terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tênnis Center vai realizar Torneio Interno

A Academia Tennis Center de Poços de Caldas está se preparando para seu terceiro Torneio Interno. A competição será nos dias 3, 4 e 5 de setembro nas categorias A, B, C e até 14 anos e feminino.
Este torneio contará pontos para o ranking de Poços de Caldas para participar da competição e só reunirá competidores da cidade.
O valor da inscrição: R$ 25,00 que everão ser feitas com o Wesley na secretaria da academia ou através dotelefone 3713-2157. O prazo para as inscrições se encerra amanhã.
A Academia Tennis Center trabalha com crianças de cinco a doze anos, tendo uma equipe de pré-competições de 12 a 14 anos e outra equipe de competição que começa dos 14 anos e vai até o profissional.
A academia Tênis Center tem três quadras de saibro e outras duas de piso rápido e é localizada no Santa Ângela e é aberta para os praticantes da cidade. Maiores informações do trabalho pode ser acessado na internet pelo site www.tenniscenter. com.br que é um portal do tênis com informação geral do tênis a nível de Brasil, estadual e mundial. Poços de Caldas participa da Liga Cristais São Marcos de Tênis, composta por Poços de Caldas, SãoJoão da Boa Vista e São José do Rio Pardo. Cada mês uma cidade realiza um torneio com cerca de 250 inscritos.

Caldense recebe ex-jogador da década de 50

ACS da Caldense - Poços de Caldas, MG - Na tarde de ontem (30), a assessoria de imprensa da Caldense recebeu o ex-jogador de futebol da Veterana no final dos anos 1960 e início da década de 70, Paulo Gomes Negrão – ex-lateral-direito e filho do craque da Caldense nas décadas de 1920 e 1930, João Gomes Negrão. A visita do ex-jogador ao clube foi motivada pela veiculação da campanha Caldense de Todos os Tempos, que começou no dia 5 passado.
Paulo Negrão começou a jogar futebol nas categorias de base do clube, em 1958, quando tinha 18 anos. O ex-lateral-direito da Veterana defendeu o brasão do clube até 1962. Hoje, aos 71 anos, revela a importância de uma campanha histórica como a Caldense de Todos os Tempos à cidade e ao sul de Minas, e diz de seu interesse em participar, com o objetivo de auxiliar o clube a resgatar a memória do futebol de Poços.
O ex-jogador da Veterana disse que no tempo em que era atleta, a Caldense vencia todos os jogos pela região. “Nosso time contava com a habilidade de jogadores como Gadinho, Joel Borges, Mané da Pinta, Cuca, Zé Roberto, Jadir, Massinha, Espigão, Zoé, Fubá, Eurípedes e China, dentre outros craques do passado. Os times da Vila Cruz e do colégio Marista eram muito fortes e sempre quando os enfrentávamos as partidas eram muito equilibradas. Eram jogos difíceis, verdadeiros clássicos da região, que reuniam muita gente nas arquibancadas”, lembra Negrão.
O ex-jogador afirma ter saudade do time com quem jogava, em especial de seus treinadores Clodô, Scassiotti e Romeu Cagnani. Negrão se emociona ao falar de seu pai, que foi um dos primeiros jogadores a vestir a camisa da Caldense, em 1925. “Meu pai foi um bom jogador e, acima de tudo, um grande homem. Já ouvi pessoas entendidas da bola dizerem que João Gomes Negrão foi o melhor lateral-direito da época na região. Da antiga geração de jogadores da Caldense, meu pai foi o último a nos deixar. Ele inclusive foi uma das principais fontes consultadas pelo jornalista Hugo Pontes, quando produzia o livro História e Glórias da Caldense. Até recebeu homenagem do clube, quando a obra foi publicada”, revela Negrão.
O atleta da Veterana da década de 60 cita antigos jogadores do clube para compor uma de suas seleções da Caldense de Todos os Tempos, como José Bertola, João Gomes Negrão, Mauro Ramos de Oliveira, Mantovani, Euzébio, Careca, Caetano Lamberti, Luiz Alexandre, Antonio Marques dos Santos (Tatu), Salvador de Simoni, Domingos Lamberti, Luiz Moretti, Tino, Oswaldo Ricci, Cherubim Borelli, Benedito de Castro e Antonio Vincci. “Meu pai dizia que estes jogadores foram os melhores entre 1925 e 1935. Para mim, eles deveriam ser homenageados por terem sido os primeiros a vestir a camisa da Veterana e a mostrar um belo trabalho logo no início da história do clube”, declara Negrão.
O torcedor e o profissional da imprensa têm até o dia 15 de setembro para votar nos jogadores que devem compor as duas seleções da história da Caldense, antes e depois de 1975.
Para participar, o interessado deve enviar os nomes dos jogadores escolhidos para qualquer um dos endereços jornalismo @caldense.com.br e niltong junqueira@ yahoo. com.br.
O interessado também pode colaborar com a campanha postando sua lista no blog de Nilton Junqueira, www. niltonjunqueira .wordpress.com.
Além da internet, os participantes poderão registrar suas seleções também em papel. Nesta semana, serão disponibilizadas urnas de votação em dois pontos dentro das dependências da Associação Atlética Caldense e um na loja de materiais esportivos Sport Luck. A estratégia do clube é levar a campanha até as pessoas que não têm acesso à web. Para mais informações sobre a Caldense de Todos os Tempos, o interessado pode entrar em contato com a assessoria de imprensa do clube através do telefone (35) 3722-1110. Outra opção é comparecer à sede da Caldense, que fica na rua Pernambuco, 1.145, centro, ou acessar a página da Veterana na internet - www. caldense.com.br.

FutPoços

A equipe infantil do Futpoços mostrou bom futebol contra o Gremio Mitsui, ganhando de 8 x 0, com sete gols de Cris e um do zagueiro Macarrão. Os garotos, assim, garantiram a vaga para a próxima fase. A comemoração foi grande nos vestiários, aproveitando também o aniversário do assessor de imprensa Mário Balbino. A equipe volta a campo somente no dia 11 de setembro para encerrar a fase de classificação e jogar contra o Arena Gol a Gol. Os atletas do Futpoços estarão, no próximo fim de semana, em Caconde-SP, para disputar mais um campeonato de categoria de base, organizado pelo arbitro da CBF Cleber Wellington Abade.
Confira todos os resultados do Campeonato Infantil da LPF: Arena gol a gol 00 X 04 Bola na Rede; Poços de Caldas FC 00 X 04 ADC Alcoa e EC Guanabara 00 X 00 Fert-Mitsui.

Taça Poços de Caldas na reta final

Está chegando na reta final a Taça Poços de Caldas de Futebol, competição que antecede o Campeonato Amador de 2010. Confira os resultados do final de semana: Curimbaba 02 X 01 Ponte Preta; EC Guanabara 03 x 02 Gremio Vila Nova; Bom Sucesso 01 X 02 Guarani FC e AEE Flamengo 01 X 01 Social FC (PENALTIS ) AEE Flamengo 02 X 04 Social FC

Copa Zona Sul define os quatro melhores

Bola na Rede x Sest Senat/Madeireira do Edinho e URCP x ADC Alcoa são os confrontos de amanhã na semifinal da Copa Zona Sul de Futsal, competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes.
Na noite de ontem mais uma rodada com muitos gols foi realizada no ginásio Juca Cobra. No primeira duelo da noite o Bola na Rede fez 2x0 no Sporting Aphas e garantiu sua vaga entre os quatro melhores. No jogo seguinte muito equilíbrio. A URCP conquistou a classificação ao fazer 3x2 no FutPoços. A terceira vaga ficou com a ADC Alcoa que goleou o Poços de Caldas por 7x3 e a última vaga foi para o Sest Senat/Madeireira do Edinho que não tomou conhecimento da equipe doBanda da Lata e venceu por 7x1.
A rodada de amanhã, que definirá os finalistas da Copa Sul Sul começa às 19h30. Os dois finalistas jogam no dia 8 de setembro em busca do título da competição.

Brasil conquista o 14º título sul americano

Poços de Caldas acabou fazendo muito bem para a seleção brasileira feminina de voleibol que no último domingo foi campeã sul-americana no Perú.
A equipe escolheu a cidade para seus últimos dias de preparação para o campeonato e conquistou o título sem perder nenhum jogo.
O Brasil conquistou o 14º título continental, domingo, ao vencer a Argentina por 3 sets a 0 (26/24, 25/20 e 25/18), em 1h25, na decisão do Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil Feminino de Vôlei. A partida foi disputada no ginásio do Coliseo Miguel Grau de Callao, em Lima, no Peru. Brasil e Argentina conquistaram as duas vagas para o Campeonato Mundial de 2011 na Turquia. A ponteira Gabriela Guimarães foi a maior pontuadora do jogo com 19 pontos. Pelo lado argentino, a jogadora Micaela Spahh marcou 11 vezes. Para conquistar o título do torneio, o Brasil precisou superar a Argentina duas vezes, além das equipes da Bolívia e da Colômbia na fase de grupos e do Chile nas semifinais. O técnico da seleção brasileira, Antonio Rizolla, comemorou a 14º título continental.
“A felicidade por esse título é muito grande. Jogamos uma partida perfeita. Conseguimos inutilizar a Argentina em todos os fundamentos. Estou muito satisfeito, ainda mais porque a Argentina é uma equipe dificílima”, disse o treinador.
Jogo -Mesmo sem o apoio da torcida, a seleção argentina foi superior no primeiro set. As argentinas controlaram o jogo até o segundo tempo técnico quando permitiu a reação brasileira. Com oito pontos, a ponteira Carla Reginato ajudou o Brasil a virar a partida e fechar o set em 26/24.
O Brasil começou melhor o segundo set e tinha a vantagem de 8/6 no primeiro tempo técnico. O bloqueio brasileiro continuou funcionando no final da parcial e o Brasil fechou a parcial em 25/20.
No terceiro set, a desconcentração argentina ajudou a equipe brasileira. As argentinas tinham dificuldades para transpor o bloqueio verde e amarelo. As brasileiras se aproveitaram dos erros das rivais e se mantiveram na frente em todo o set. O Brasil fechou o set em 25/18, e o jogo em 3 sets a 0.
O Brasil jogou com Naiane, Carla, Gabriela, Stephanie, Raquel e Rosamaria, além da líbero Juliana. Entraram: Isabella, Nayara e Paula

domingo, 29 de agosto de 2010

Zico tem recepção calorosa em Poços

Num ginásio poliesportivo tomado por fãs de todas as idades, Zico deu o ponta-pé inicial para as atividades da escolinha de futebol Zico 10/Coopoços. Zico sentou-se ao lado de Sérgio Azevedo, presidente da Coopoços e entre um autógrafo e outro, falou da importância do trabalho com garotos da iniciação esportiva.O ídolo frisou a necessidade de se formar o cidadão. “Nunca trabalhei pensando em formar apenas um atleta. É necessário encaminharmos bem o jovem para que ele tenha uma vida longe de problemas diversos que podem aparecer no seu caminho”, disse ele. Foi apresentado um vídeo em homenagem ao ex-jogador entre outras homenagens.
Sérgio, responsável pela franquia da Zico 10 em Poços de Caldas terá na linha de frente de trabalho o ex-zagueiro Paulista e o comentarista André Oliveira, que serão auxiliados por um grupo de profissionais de primeira linha da Coopoços.
“A festa agora acabou e o trabalho está na hora de começar. Vamos mandar dois professores ao Rio de Janeiro. Eles vão ficar uns dois dias na capital carioca e na volta vamos traçar as diretrizes do trabalho. Acredito que num prazo de 15 há 20 dias estaremos iniciando efetivamente as aulas”, disse Sérgio Azevedo. A escolinha já nasce grande. A equipe tem 150 inscritos, todos filhos de associados da Coopoços, que somados às vagas da Secretaria de Esportes chegam um grupo com pouco mais de 200 alunos.
Durante uma concorrida coletiva acontecida nas dependências do Palace Hotel, Zico contou aos jornalistas um pouco sobre os detalhes do trabalho da escolinha Zico 10 e também sobre seu trabalho atual no Flamengo. Questionado se o time da Gávea ja tinha um treinador em vista ele se negou a responder. A reportagem do Mantiqueira perguntou se o futebol arte é coisa do passado e ele citou as qualidades do Santos de Neymar, Ganso e Robinho que no primeiro semestre encheu os olhos da torcida brasileira com um grande futebol. Zico evitou comentar o trabalho de Dunga na seleção brasileira e disse que a derrota para a Holanda na última Copa do Mundo foi um resultado normal. “Fizemos um excelente primeiro tempo mas não conseguimos jogar na segunda etapa e fomos derrotados. A Holanda se mostrou um adversário de qualidade e a vitória foi merecida. A torcida brasileira tem que aprender a perder também. Do outro lado tem times qualificados e que podem perfeitamente nos derrotarem”, disse ele.
Após a coletiva Zico foi cercado por inúmeros fãs e atencioso, passou um bom tempo dando autógrafos e tirando fotos. Ele viaja hoje, por volta das 10h para Campinas onde vai acompanhar o jogo do Flamengo contra o Guarani pelo Campeonato Brasileiro.

Na terra das águas, pilotos fazem poeira

O calor de 30 graus ajudou a levantar a adrenalina na reta final do rali de velocidade cross country, a Mitsubishi Cup. Poços de Caldas foi o palco escolhido pelas equipes das categorias TR4 Light, TR4 R, L200 RS e L200 Triton RS para a disputa da 5ª etapa da competição. Devido ao clima seco dos últimos dias, sem chuva e com calor forte, o que se viu ao redor da pista foi uma grande nuvem de poeira, um componente a mais a ser driblado pelos competidores.
Com o melhor índice de qualidade de vida, Poços de Caldas, recebeu pela segunda vez consecutiva uma etapa da Mitsubishi Cup, que teve a pista deste ano remodelada em 30%, com novos trechos e ampliação da área destinada ao público, que compareceu para fazer festa. Realizada no Distrito Industrial , cerca de mil pessoas suportaram o dia quente para prestigiar os atletas. Com 27 quilômetros, a pista alternou trechos estreitos com piso de terra batida e pedra.
Há apenas duas etapas do fim do campeonato, os resultados do dia começaram a esboçar sinais de decisão. Na categoria Pajero TR4 R Light uma novidade: a dupla estreiante Carlos Henrique Bevilaqua e Jesse de Souza, de São Paulo, que começou a participar da modalidade por intermédio dos amigos. "Sempre gostei de velocidade e por indicação de amigos criei coragem para comprar um carro e seguir em frente, mesmo que as etapas sirvam de treinamento para o campeonato do ano que vem", comentou o piloto Carlos Henrique.
O vencedor da TR4 R Light foi Elder Benito e Dalmo Bergantin, de Indaiatuba (SP), que seguem na briga pela disputa da liderança com a dupla que ficou com o segundo lugar: os paulistas Renato Kahn e Gilze Ferriera de Araújo. "Esta foi nossa primeira vitória. Apesar de estarmos bem na classificação geral, conquistamos os pontos mantendo a freqüência no pódio sem necessariamente subir no topo mais alto. Essa regularidade nos resultados fez com que estivéssemos muito próximos da conquista do campeonato, mas esta vitória de hoje tem um gosto especial, pois a disputa está muito acirrada. Nada está decidido ainda", disse o piloto Elder.
Na TR4 R, os vencedores foram os líderes na classificação geral. A dupla paulista Paulo Rugna e Adriana Parra mantiveram os bons resultados das provas passadas e continuam liderando a categoria. "Nada disso acontece sem a ajuda da equipe, que é muito boa. Em uma prova técnica como esta, que ainda teve a poeira contra todos nós - piloto e carro - contarmos com o trabalho da equipe faz toda a diferença", analisou a navegadora Adriana. O segundo lugar ficou a com a dupla também de São Paulo, Rodrigo Menberg e Luis Pelipe Eckel.
A categoria L200 RS não teve novidades. O pódio manteve a tradicional dobradinha catarinense com as duplas Jorge Vieira Diener e Vitor José Muech, de São Caetano do Sul. Das cinco etapas, eles venceram quatro e ficaram uma em segundo lugar. "Estamos afinados e indo para a reta final bem tranqüilos", avaliou Jorge. Renato Rosales e Plínio José Muech, de Criciúma, conquistaram a segunda colocação na prova considerada "muito técnica por ambos". Ao que tudo indica, serão eles que irão disputar a grande final.
Na categoria L200 Triton RS, a dupla goiana roubou a festa até então dos paulistas: Marcos Cassol e Rodrigo Mello ficaram com o primeiro lugar. "Nas três provas do dia nós brigamos por segundos de diferença em relação aos competidores. A vitória foi suada pela determinação e garra com que fomos atrás dela, nem tanto pelo calor que fez e que ajudou a esquentar o dia", brincou Marcos Cassol. Reinaldo Varella e Edu Bampi ficaram com o segundo lugar. "A nosso favor temos o fato de que somos uma dupla constante em termos de resultados, além disso, nem sempre o mais gostoso é vencer. Hoje, por exemplo, a torcida do público é que fez a diferença para nós", finalizou Varella.
Premiação - A Mitsubishi Cup tem a maior premiação do automobilismo distribuindo troféus e prêmios em dinheiro aos campeões em todas as etapas e também uma premiação especial para os vencedores das categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R ao final da temporada deste ano: uma viagem exclusiva para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, um dos mais luxuosos do Nordeste.
A Mitsubishi Cup tem patrocínio Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Mira Transportes, Daslu Homem, Magneti Marelli, Transzero e Artfix.
Capotamentos e atropelamentos - A etapa de Poços de Caldas este ano foi uma das mais emocionantes da temporada. Além da enorme nuvem de poeira que tomou conta do Distrito Industrial durante todas as provas, três capotamentos foram registrados, todos sem nenhuma gravidade para pilotos e navegadores. O rali em Poços no entanto fez uma vítima. Um veado campeiro foi atropelado por um dos competidores e morreu.
Guazzelli desclassificado - Único representante de Poços de Caldas na competição, Ãngelo Guazzelli era todo otimismo antes da prova. “Apesar de não brigar pelo título, correr em casa tem um sabor especial”, disse ele. Guazzelli participou normalmente da corrida, terminou na quinta colocação mas acabou sendo desclassificado por ter um GPS em seu carro. O aparelho foi proibido pela organização mas Guazzelli disse que não havia recebido nenhum comunicado oficial e por isto manteve o equipamento em seu carro. O piloto chamou a atenção pelo fato do aparelho ter sido visto pelo vistoriador na sexta-feira mas mesmo assim ele não foi alertado. “Infelizmente isto aconteceu comigo aqui, na minha casa, o que acaba gerando uma dor mais forte.Tudo bem, sou de acatar o regulamento e não será agora que isto vai mudar. Não sei porque não fui informado na vistoria que o GPS não poderia ficar ali pois estava visível para o vistoriador”, disse ele.

sábado, 28 de agosto de 2010

Provas do Mitsubish Cup agitam o Distrito Industrial de Poços hoje

Chegou o dia. Pilotos de diversos Estados do Brasil enfrentam a pista do Distrito Industrial neste sábado para a quinta etapa do Mitsubish Cup Sudeste, principal rali de regularidade do país.
É a segunda vez que a cidade recebe a competição, que este ano terá menos carros que em 2009. A explicação da organização é que muitos competidores estiveram no Rally dos Sertões, que terminou recentemente e preferiram descansar por mais alguns dias ou devido outros problemas. Cerca de 50 carros vão largar hoje na remodelada pista do Distrito Industrial.
"O Rali dos Sertões acabou há apenas uma semana e muitos carros não conseguiram chegar a tempo ou não foram revisados mas isto não vai influenciar na beleza do espetáculo", disse o gerente técnico dos eventos da Mitsubish, Detlef Altwig.
Angelo Guazzeli é o representante de Poços de Caldas no campeonato. O piloto mudou de navegador mas está longe da briga pelo título da temporada. Ano passado, quando o rali chegou a Poços de Caldas, ele era um dos favoritos ao título. "Tivemos alguns problemas no início da temporada e este ano acabei optando em fazer um campeonato mais light, sem aquela preocupação de buscar o título. Acabei fazendo um campeonato mais divertido, digamos assim, curtindo mais a temporada, as provas, os desafios, levando mais para o lado do hobby. Foi muito bom para a cabeça já que ano passado foi muita pressão porque levamos muito a sério o campeonato", disse Guazelli. Para o piloto poços-caldense, a prova deste ano deve ser uma das melhores da temporada. Ele aprovou as mudanças feitas na pista que deve colaborar para um belo espetáculo para o público. "Tem o fato de correr em casa que torna a prova mais prazeirosa ainda", disse ele. Ano passado Guazzeli fez uma prova quase perfeita em Poços de Caldas e terminou na segunda colocação. Sobre a troca do navegador ele não entrou em detalhes, mas deixou claro que a eliminação na etapa de Ribeirão Preto, ano passado, acabou contribuindo para a mudança. Naquela prova a dupla, formada por Guazelli e Paulo Brites, venceu, mas foi eliminada devido a irregularidades no carro. "Aquele fato acabou dando estresse na equipe e preferimos dar um tempo este ano, deixar a poeira baixar e logo vamos sentar para replanejar a próxima temporada", disse ele. O navegador de Guazelli na prova de hoje em Poços será Alessandro Fabrício.
A organização espera um grande público na etapa deste sábado em Poços de Caldas. Devido ao clima seco a expectativa é que os pilotos encontrem uma pista lisa, o que dará mais emoção à prova. "As condições serão bem mais difíceis do que ano passado e acreditamos que teremos bastante escapadas da pista", disse Betlef. que ressaltou o equilíbrio da atual temporada com empates nas categorias Triton e RS. "A temporada está sendo muito acirrada e a emoção vai até a última etapa, com certeza", disse ele. Sobre a possibilidade de Poços de Caldas fazer parte fixa do calendário do Mitsubish Cup, Betlef disse que as chances são grandes. "Se continuarmos com o apoio que estamos tendo da cidade vamos retornar todos os anos. Estamos preocupados com a área do Distrito Industrial, que está começando a ser ocupada e a SME já se prontificou a nos ajudar neste sentido e se der certo e conseguirmos uma boa área vamos voltar muitas vezes a Poços de Caldas", completou.
A sexta-feira foi de muito trabalho para pilotos e mecânicos, pois aconteceram as vistorias para as categorias Pajero Tr4 e L200 rRS no parque José Affonso Junqueira. Tudo foi rigorosamente inspecionado para que não aconteçam imprevistos durante a prova. Foram vistoriados desde documentos, itens de segurança, motores, suspensão, pneus. Os carros precisam ser rigorosamente iguais em todos os itens. "Durante a prova o trabalho dos mecânicos é fundamental para que o piloto obtenha bons resultados. A cada volta o carro é checado. São várias revisões durante uma etapa do rali. É muito trabalho e tem que gostar muito do que faz. É sofrido, é divertido, cansativo mas é muito bom. A cada hora estamos num lugar mas não troco esta vida", disse Ederson, mecânico da equipe Chico Racing de São Bento do Sul-SC. Ele esteve no Rally dos Sertões e veio direto para Poços para participar desta etapa.
A largada acontece a partir das 8h e a entrada para o público será gratuita. A premiação este ano será no mesmo local das competições e está prevista para 16h.

Poços recebe visita hoje do “Galinho de Quintino”

Uma lenda viva do futebol brasileiro e mundial, ídolo de uma geração acostumada ao futebol arte. Este é Arthur Antunes Coimbra, ou simplesmente Zico, ou ainda, “Galinho de “Quintino”, apelido que ganhou no início de carreira devido ao seu corpo franzino. Quintino é o nome do bairro onde ele nasceu. Zico visita Poços de Caldas para inaugurar a franquia de sua escolinha, a Zico 10, que em Poços se chamará Zico 10/Coopoços.
Zico deve chegar a Poços de Caldas por volta das 18h onde será recepcionado no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves.
A Zico 10/Coopoços que terá à frente o presidente da entidade Sérgio Azevedo, o ex-zagueiro Paulista e o comentarista da TV Poços André Oliveira.
A vinda de Zico a cidade foi facilitada pelo fato do Flamengo jogar em Campinas com o Guarani amanhã. Segundo Sérgio da Coopoços o único gasto para trazer o “Galinho” a Poços será com um carro que sairá da cidade até Campinas para buscar o ídolo do futebol brasileiro.
“Será um evento grandioso, inesquecível e que será gratuito mas que por ser beneficente vamos pedir um quilo de alimento para os sócios da Coopoços e dois quilos para a população em geral”, disse Sérgio.
Devido a importância de Zico no futebol brasileiro é esperado uma grande quantuidade de pessoas no poliesportivo. Segundo Sérgio haverá exibiçaõ de gols do ex-craque do flamengo entre outros atrativos ao público
A previsão é de que os trabalhos da nova escolinha comecem o mais rápido possível. “Em setembro acho já que estaremos trabalhando com a criançada mas isso ainda não foi conversado. Falta ainda chegar os uniformes e a escolinha acabou sendo lançada mais rápido do que estávamos preparados, devido a compromissos do Zico. Acredito que as atividades da Zico 10 se iniciam no mais tardar dia 20 de setembro.
Além de André e Paulista, Sérgio disse que toda uma estrutura da academia da Coopoços será colocada à disposição dos meninos. Outros três professores tambpém vão ajudar nos trabalhos.
Para André Oliveira o início dos trabalhos está sendo aguardado com muita ansiedade. “Quero apenas ressaltar que a Zico 10/Coopoços é uma nova opção para a cidade dentre as muitas outras que existem hoje. Seremos parceiros de todas as escolinhas e estamos chegandoi para somar, ser mais uma escolinha de qualidade no meio de uma infinidade que Poços de Caldas tem”, falou André que é comentarista do programa Bate Bola da TV Poços.
A escolinha Zico10/Coopoços tem ainda uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes que vai ceder duas praças esportivas para os treinamentos e em troca terá 60 vagas na equipe de André e Paulista e Sérgio.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mitsubishi Cup chega a Poços de Caldas

Pilotos de todo o Brasil já estão na cidade para a quinta etapa da temporada do Mitsubish Cup Sudeste. É a segunda vez consecutiva que Poços recebe a competição, que será disputada na pista do Distrito Industrial. “Devido à instalação de algumas empresas no local, o traçado recebeu modificações este ano, mas estas mudanças foram pequenas e serão quase despercebidas”, disse Lelo, secretário de esportes.
As novidades estão por conta de uma pista que foi 30% remodelada, com novos trechos e ampliação da área destinada ao público. Devido ao fácil acesso, a torcida será um componente extra na etapa. As provas serão realizadas em um piso de terra batida com muita pedra e que será influenciado pela ausência de chuva dos últimos dias.
Ano passado os pilotos foram unânimes em apontar que o traçado da pista de Poços de Caldas era um dos melhores da temporada e elogiaram bastante a cidade. Isto talvez tenha sido suficiente para que a cidade fosse escolhida pela Mitsubishi para sediar a 5ª etapa do Rali Cross Country de velocidade.
Hoje acontece a vistoria para as categorias Pajero Tr4 e L200 rRS no parque José Affonso Junqueira, das 10h às 17h.
As provas acontecem amanhã (28), com largada a partir das 8h. A premiação este ano será no mesmo local das competições e está prevista para 16h. A competição tem 11 anos com etapas são itinerantes, acontecem em pistas de terra exclusivas e montadas em circuito fechado.

Renato Rezende na ESPN

Atual campeão mundial e uma das principais esperanças do Brasil nos próximos jogos olímpicos, o piloto de Poços de Caldas Renato Rezende será um dos destaques de hoje no canal por assinatura ESPN. Renatinho vai estar no programa “Planeta EXPN”. O programa tem exibição em vários horários do dia e a presença do campeão poços-caldense comprova a importância dele no BMX nacional. Vale conferir.

Brasil bate a Argentina e garante o primeiro lugar

Uma partida digna de final de campeonato. Assim pode ser definido o clássico sul-americano entre o Brasil e a Argentina pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil Feminino de Vôlei. Ontem, as brasileiras venceram as argentinas por 3 sets a 2 (20/25, 25/18, 25/18, 24/26 e 15/13), em 2h05, em partida realizada na cidade de Toronto, no Peru.
O resultado da partida com a Argentina confirmou o primeiro lugar das brasileiras no grupo A do Sul-Americano e manteve a invencibilidade verde e amarela no torneio. Na semifinal que será disputada amanhã, às 19h, em Lima, o Brasil enfrentará o Chile. As chilenas garantiram a classificação para a semifinal com a vitória ontem sobre o Paraguai por 3 sets a 0 (25/13, 25/12 e 25/12), 1h07.
A outra semifinal que será disputada amanhã, às 21h, reunirá as seleções da Argentina e do Peru. Os vencedores das partidas semifinais estarão automaticamente classificados para o Mundial da categoria, que ocorrerá na Turquia, em 2011. O Brasil está na luta pelo 14º título sul-americano. Para a meio de rede Raquel Vasconcelos, as brasileiras tiveram que se ajustar ao jogo das argentinas na partida de ontem.
“O jogo foi muito difícil. Tivemos que ajustar a nossa marcação no segundo set para vencer a partida. A partir desse momento nosso bloqueio começou a funcionar. Agora temos que nos concentrar no Chile para nos apresentarmos bem e garantir nossa vaga no Mundial” disse a jogadora.
Antes de disputar o Sul-Americano, a seleção comandada por Antonio Rizola treinou desde maio no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Em julho, a equipe disputou quatro amistosos contra o time da Itália, nas cidades de Campos dos Goytacazes e Teresópolis, no Rio de Janeiro. E a série amistosa terminou empatada com duas vitórias para cada lado. Na fase final de preparação o time esteve em Poços de Caldas e chegou a participar de um quadrangular com equipes adultas do interior paulista. O time ficou em segundo lugar. O Brasil jogou com Naiane, Isabella, Carla, Gabriela, Stephanie e Raquel, além da líbero Juliana.
Entraram: Paula, Nayara, Rosamaria e Valquíria

Etapa estadua do JIMIl terá 178 equipes

Vão participar da etapa estadual do Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas (Jimi) 178 equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, voleibol e handebol e atletas de ginástica artística e ginástica trampolim, ciclismo, peteca, natação, atletismo, triátlon, natação para portadores de necessidades especiais, basquetebol para cadeirantes e tênis de mesa adaptado.
As competições acontecerão de 9 a 17 de outubro, em Montes Claros.
Desta etapa participarão as seis equipes campeãs da etapa regional, realizada em Manhuaçu (sudeste), Camanducaia (sul), Ituiutaba (triângulo), Janaúba (norte), Itabira (centro) e Jequitinhonha (nordeste). Também participarão as equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada da Divisão A1 e a campeã e vice-campeã da Divisão A2 das competições de 2009 e as equipes da cidade-sede do JIMI 2010.
Regional - Na etapa regional do JIMI 2010, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Uberlândia e Betim foram os municípios campeões na classificação geral. Os atletas dos seis municípios participaram de competições masculinas e femininas de basquete, futsal, voleibol e handebol, das quais participaram representantes de 167 municípios. As equipes de Juiz de Fora totalizaram 205 pontos, contra 183 de Uberlândia, 166 de Ipatinga, 146 de Montes Claros, 145 de Passos e 126 de Betim. Na segunda colocação ficaram os municípios de Manhuaçu, São Lourenço, Monte Carmelo, Janaúba, Santa Luzia e Teófilo Otoni. Conquistaram a terceira colocação geral, os municípios de Viçosa, Camanducaia, Uberaba, Diamantina, Itabira e Almenara. Da etapa inicial microrregional do Jimi 2010 participaram das competições 6.676 atletas de 630 equipes, representando 186 municípios.

Alemanha é campeã no futsal

Depois de cinco meses de competição, distribuídos em 34 jogos em 19 rodadas semanais, o Campeonato Interno de Futsal 2010, realizado pela Associação Atlética Caldense, chega ao final. Na noite de ontem (25), o ginásio poliesportivo do clube foi palco dos jogos das finais. A bola balançou as redes por 15 vezes nas disputas de 3º lugar e do grande campeão da competição.
No primeiro jogo, iniciado às 19h30, a Argentina goleou a França por 6 a 0 e conquistou a terceira colocação no campeonato. A segunda partida da noite – a grande final – teve início às 20h e foi marcada pela disputa acirrada entre as equipes. O jogo teve boa parte do primeiro tempo sem gols. Num lançamento preciso do goleiro Stéfano Gaiga, o craque João Pedro Prata mandou para o fundo da rede, abrindo o placar da final e eletrizando a partida.
Depois de abrir quatro gols de diferença no placar, a equipe da Alemanha levou a melhor, mesmo com a Itália – que até então era a grande favorita ao título – diminuindo a diferença nos instantes finais da partida. Com o vitorioso resultado final de 6 a 3, a Alemanha sagrou-se a grande campeã do Campeonato Interno de Futsal 2010 da Caldense.
Artilheiros - Ao longo da competição, foram 293 gols, gerando uma média de sete por partida. A artilharia do campeonato ficou por conta de três pivôs, João Paulo Silva, da Itália, João Pedro Prata, da Alemanha, que foi eleito pela comissão organizadora o melhor jogador da competição, e Felipe Gouveia, da Argentina. Cada um marcou 26 gols durante o campeonato, gerando um fato inédito na história da competição. Os três artilheiros, empatados, receberam troféus. Além dos artilheiros, os goleiros também receberam troféus de congratulação por terem atuado por todos os times que disputaram o campeonato. Foram prestadas homenagens do departamento de Esportes Especializados ao mesário da competição, Reginaldo Martins Pinheiro, pela atuação voluntária e constante em todos os jogos; à assessoria de imprensa do clube, pela cobertura completa e divulgação de todos os dados da competição ao longo de seus cinco meses; e ao organizador do evento, Júnio Aparecido Pereira, o professor Juninho, pela boa gestão do campeonato e dos times atuantes. O coordenador do departamento revela que o intuito da realização de cada torneio interno é a geração de atrativos aos frequentadores do clube. “Nosso desafio é sempre atender bem o associado através da promoção de eventos como esse, quando são reunidos alunos e seus familiares em competições sadias e que sempre têm uma mensagem educativa a passar através do esporte”, afirma Wagner Sidney Silva.
Saber ganhar e perder - Para Eloísio do Carmo Lourenço, pai de aluno e técnico da Alemanha na última rodada do campeonato, as crianças devem aprender que as competições existem para que as pessoas cresçam. “Estamos tranquilos em saber que os nossos filhos estão em boas mãos. Sabemos que aqui tem pessoas sérias, honestas. E melhor que isso é saber que as crianças estão sendo bem conduzidas pelo esporte, que é um bem para o cidadão, porque o ensina a ganhar, a perder e a ser um alguém na vida. O desejo de vitórias tem que existir em todos os momentos, mas, devemos entender que muitas vezes perdemos, porém, isso é apenas um incentivo para buscarmos nossos objetivos na vida”, declara Lourenço.
A comissão organizadora da competição destaca o êxito do evento para os esportes especializados do clube. Segundo Juninho, a edição de 2010 do Campeonato Interno de Futsal marcará a história dos torneios do clube na modalidade. “Foi maravilhosa a participação dos garotos neste campeonato. A competição foi um sucesso. Arrisco-me a dizer que foi a melhor edição da história dos torneios e campeonatos internos juvenis de futsal da Caldense. Estou seguro de que nas próximas edições absorveremos tudo o que existiu de positivo, e acrescentaremos tudo o que for de melhor para abrilhantar ainda mais essa saudável competição”, declara o Juninho.
Ao final da edição de 2010 do Campeonato Interno de Futsal, a comissão organizadora selecionou os melhores jogadores de cada posição para disputarem os próximos torneios da modalidade na cidade. Os organizadores criaram dois times – Caldense A e Caldense B, que jogarão juntos as competições de futsal. O primeiro torneio pós-campeonato Interno deverá acontecer já no mês que vem como parte da programação de aniversário de 85 anos da Associação Atlética Caldense. A data e o nome do evento ainda serão confirmados pela organização nas próximas semanas.

Poços esteve na Meia Maratona Internacional do Rio

No último domingo (22), cerca de 20 mil corredores se reuniram na praia de São Conrado para disputar a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A prova, um total de 21.097 m, passou por Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e teve chegada no Aterro do Flamengo.
Poços de Caldas foi representada pela Assessoria Pé Q Voa, que deu suporte para 30 corredores - 16 da própria assessoria, 9 da Corredores de Poços Unidos (Sorpus), 3 corredores de Andradas e 2 de São João da Boa Vista-SP.
“Todos os atletas de Poços e região tiveram excelentes participações colocando esta prova no calendário para 2011”, disse o professor José Luiz de Azevedo, diretor técnico da Pé Q Voa e instrutor de educação física do 29ª Batalhão da Polícia Militar.
Ligeirinho - O ultramaratonista Adilson “Ligeirinho” estará neste final de semana no Rio de Janeiro, onde participará da Ultramaratona Rio 24 horas Fuzileiros Navais. A prova será disputada na pista de atletismo da Escola Naval (próximo ao aeroporto Santos Dumont) e terá início às 9h de sábado (28).

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Deficientes visuais fazem atividades aquáticas na AADV

Cerca de cinquenta deficientes visuais da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV) participam do projeto Acquativa, que tem Cibele Penido Pereira como empreendedora e professora.
Através do projeto é possível levar qualidade de vida diferenciada aos portadores de deficiência visual assistidos por Cibele. "Fazer natação aqui na AADV para mim foi ótimo. Eu tinha insônia e depois que comecei a hidroginástica nunca mais tive este problema", disse Vanira, que pratica as atividades na AADV duas vezes por semana. Eliana é outra beneficiada pelo projeto, com as atividades na piscina aquecida da AADV. Ela conta que a socialização que aconteceu através do projeto também é um diferencial na vida dos deficientes. "Este projeto deveria ter em todas as instituições, é muito saudável e só fez bem para minha saúde, todos colaboram num trabalho importante feito em grupo, é tudo de bom", disse ela. A reportagem conversou com Cibele que destacou todos os pontos da iniciativa.
Mantiqueira – Como foi feito este projeto na AADV?
Cibele Penido Pereira – Este projeto foi feito através da Lei de Incentivo à Cultura e tem como incentivador a Circullare, que contribui para a sua realização, cobre todos os gastos. O projeto foi aprovado em abril deste ano e é tudo muito novo. A piscina foi inaugurada em fevereiro e todos estão muito satisfeitos com as atividades dentro d´água.
Mantiqueira – Você já atuava com este tipo de atividade?
Cibele – Antes eu atuava aqui na instituição como professora de orientação e mobilidade e como a piscina havia sido reformada e coberta tive a ideia de fazer o projeto pela Lei de Incentivo. Sou formada em educação física e não vinha atuando na área e vi uma grande oportunidade de exercer minha profissão. O projeto foi aprovado e começamos em abril.
Mantiqueira – As atividades aquáticas atende que tipo de público?
Cibele – Atendemos crianças de cinco anos até adultos de 90 anos e as atividades são de hidroginástica, que atende mais o idoso, e a natação que tem um público composto mais por crianças e adultos. As atividades são trabalhadas de acordo com o interesse do aluno.
Mantiqueira – Quais as outras opões que vocês trabalham?
Cibele – Temos algumas crianças com dificuldade de aprendizagem e trabalhamos os jogos educativos. A própria natação é uma grande aliada da criança, proporcionando melhor percepção corporal, dando uma noção do espaço, além da parte da inclusão social. A natação é a opção mais indicada pelos especialistas para as atividades em grupo. Eles tomam conhecimentos das regras, planos de aprendizagem, técnicas, além de um direcionamento para o lado competitivo. Já a hidroginástica é trabalhada numa forma geral e por ser mais procurada pelos idosos visa a qualidade de vida além de melhoras de posturas, equilíbrio. Eles mesmo gostam muito de nos mostrar as evoluções em suas vidas e destacam que é tudo graças ao trabalho feito aqui na AADV. Muitos chegaram com dores nas costas, insônia, como a dona Vanira relatou para vocês, entre vários outros problemas.
Mantiqueira – Como são divididos os grupos de trabalho?
Cibele – Geralmente colocamos turmas pequenas com cerca de cinco pessoas, às vezes em duplas ou trio e fica mais fácil fazer o trabalho com eles. Nos grupos de hidroginástica, além do benefício físico e motor também tem o lado psicológico pois é trabalhada a socialização, provocando aumento da autoestima.
Mantiqueira – Existe a possibilidade deles participarem de alguma competição?
Cibele – Até pelo fato do nosso projeto ser recente, ter começado em abril, além de alguns fatores mais burocráticos, eles tiveram suas evoluções um pouco atrasadas. Temos o intuito deles participarem de competições, mas ainda não existe uma previsão de quando isso deve acontecer. O que todo mundo precisa saber e se conscientizar é que o portador de deficiência tem condições de fazer qualquer atividade com muita competência. Recentemente, aconteceu o mundial de natação paraolímpica e o Brasil ficou em quinto lugar. A natação trouxe 26 medalhas. Seria muito interessante para eles participarem de competições e a natação ainda tem a vantagem de ser uma atividade individual, não depende do coletivo e queremos sim participar de disputas. A AADV já tem experiência em campeonatos, pois tem o goolbal, também um projeto da Lei de Incentivo à Cultura, e queremos estender para outros esportes.
Mantiqueira – Como o aluno pode participar do projeto na AADV?
Cibele – É feito um processo de triagem. A pessoa que tem algum tipo de deficiência visual vem aqui, os técnicos fazem uma análise caso a caso e os selecionados passam a frequentar a instituição e a fazer as diversas atividades. Só pela Lei de Incentivo são três projetos, sendo dois na área esportiva e ainda um de música, coordenado pela professora Flávia. Temos ainda um apoio da prefeitura que disponibiliza professores e da própria entidade. É uma boa parceria.
Mantiqueira – Qual a maneira mais fácil de ensinar uma atividade para um deficiente visual?
Cibele – Geralmente as pessoas que enxergam acompanham uma aula através da demonstração do professor e acompanham o ritmo dos alunos. Para os alunos que não enxergam nada, primeiramente é feito um trabalho fora da água, mostramos como será o movimento e eles decoram muito rápido. Dentro da água eu faço a orientação do movimento que eles têm que fazer e eles acompanham. Na hidroginástica, as aulas para as pessoas que têm certa visão são feitas por repetições, enquanto que na natação é por tempo, para respeitar o ritmo de cada um. Vale ressaltar que trabalhamos com deficientes totalmente cegos e outros com baixa visão.

Termina primeira fase da Copa Zona Sul

A primeira fase da Copa Zona Sul de Futsal terminou ontem a noite no ginásio Juca Cobra e agora apenas oito equipes seguem na competição. Confira os resultados das partidas que encerraram a fase classificatória: Esporte Nações 1 x 13 ADC Alcoa, Sporting Aphas 1x1 Aphas São José e URCP 1x3 Poços de Caldas. A segunda fase, que é eliminatória, será realizada na próxima segunda feira com os seguintes jogos: Bola na Rede x Sporting Aphas, FutPoços x URCP, ADC Alcoa x Poços de Caldas e Banda da Lata x Sest-Senat/Madeireira do Edinho. Os vencedores garantem vaga na semifinal.
A Copa Zona Sul é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e terá sua partida final no dia 8 de setembro.

Zico estará em Poços de Caldas inaugurando franquia de escolinha

Um dos principais nomes do futebol mundial e ídolo eterno do Flamengo, Zico estará em Poços de Caldas neste sábado para inaugurar a franquia de sua escolinha na cidade. A Zico 10/Coopoços tem à frente o presidente da entidade Sérgio Azevedo, o ex-zagueiro Paulista e o comentarista da TV Poços André Oliveira.
A vinda de Zico a Poços de Caldas foi facilitada pelo fato do Flamengo jogar em Campinas com o Guarani no próximo domingo. Segundo Sérgio da Coopoços o único gasto para trazer o “Galinho” a Poços será com um carro que sairá da cidade até Campinas para buscar o ídolo do futebol brasileiro. O ex-jogador será recepcionado no polisportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves e sua chegada está prevista para as 18h.
“Será um evento grandioso, inesquecível e que será gratuito mas que por ser beneficente vamos pedir um quilo de alimento para os sócios da Coopoços e dois quilos para a população em geral”, disse Sérgio.
A vinda de Zico que assinará o contrato da franquia de sua escolinha em Poços traz uma nova opção para a cidade. A previsão é de que os trabalhos comecem o mais rápido possível. “Em setembro acho já que estaremos trabalhando com a criançada mas isso ainda não foi conversado. Falta ainda chegar os uniformes e a escolinha acabou sendo lançada mais rápido do que estávamos preparados, devido a compromissos do Zico. Acredito que as atividades da Zico 10 se iniciam no mais tardar dia 20 de setembro.
Além de André e Paulista, Sérgio disse que toda uma estrutura da academia da Coopoços será colocada à disposição dos meninos. Outros três professores tambpém vão ajudar nos trabalhos. “ Teremos ainda uma estrutura da academia que ajudará muito, com nutricionistas, terapeutas, psicólogos e ainda vamos fazer um acompanhamento de perto sobre o desempenho escolar dos alunos. Se um aluno da escolinha estiver com dificuldades escolares vamos bancar um professor particular que vai ajudar a criança a se recuperar”, disse Sérgio.
Para André Oliveira o início dos trabalhos está sendo aguardado com muita ansiedade. “Quero apenas ressaltar que a Zico 10/Coopoços é uma nova opção para a cidade dentre as muitas outras que existem hoje. Seremos parceiros de todas as escolinhas e estamos chegandoi para somar, ser mais uma escolinha de qualidade no meio de uma infinidade que Poços de Caldas tem”, falou André que é comentarista do programa Bate Bola da TV Poços.
A escolinha Zico10/Coopoços tem ainda uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes que vai ceder duas praças esportivas para os treinamentos e em troca terá 60 vagas na equipe de André e Paulista e Sérgio.

Brasil vence a Colômbia e se garante na semifinal

O Brasil conquistou a segunda vitória na 17ª edição do Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil Feminino de Vôlei. Ontem, as brasileiras bateram as colombianas por 3 sets a 0 (25/12, 25/09 e 28/26), em 1h17, em partida realizada na cidade de Toronto, no Peru.
Com o resultado a equipe comandada pelo técnico Antonio Rizola garantiu uma vaga nas semifinais da competição. Na luta pelo 14º título do torneio, e por uma das duas vagas em jogo para o Mundial da categoria, que ocorrerá na Turquia, em 2011, as brasileiras enfrentarão as argentinas hoje, às 22h. O jogo valerá a primeira posição no grupo A do torneio.
As argentinas também estão invictas no torneio. Nesta QUARTA-FEIRA (25.08), a Argentina venceu a Bolívia por 3 sets a 0 (25/14, 25/15 e 25/3). O técnico brasileiro Antonio Rizolla sabe da importância do clássico sul americano que será disputado nesta hoje, em Toronto.
"O jogo contra a Argentina definirá a primeira colocação do nosso grupo. O nosso objetivo nesse torneio é a classificação para o Mundial. Por isso vamos com tudo para essa partida já pensando na conquista da vaga" disse o treinador brasileiro.
O Brasil jogou com Naiane, Isabella, Carla, Gabriela, Stephanie e Raquel, além da líbero Juliana. Antes de disputar o Sul-Americano, a seleção comandada por Antonio Rizola treinou desde maio no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Em julho, a equipe disputou quatro amistosos contra o time da Itália, nas cidades de Campos dos Goytacazes e Teresópolis, no Rio de Janeiro e depois veio até Poços de Caldas para a fase final de preparação.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gijo é campeão da Copa Internacional

A cidade mineira de Congonhas sediou, no domingo (22), a última etapa da Copa Internacional Levorin de MTB. Num circuito exigente e com dificuldades acentuadas devido ao tempo ensolarado e seco, o poços-caldense Luiz Lotti Neto, o Gijo, mais uma vez conquistou um resultado expressivo. Correndo pela categoria sub-45 ele cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com uma vantagem de quase quatro minutos sobre o segundo colocado. A Copa Internacional é uma das competições mais importantes realizadas no Brasil, sendo dividida em três etapas, duas de cross country e uma de maratona. O piloto de Poços enfrentou muitas dificuldades durante o percurso, mas, segundo ele, o calor foi o adversário mais difícil a ser batido. "Enfrentamos muito sol e poeira além de toda preocupação que eu tinha com o equipamento. Furar um pneu, cair iria prejudicar muito meu desempenho já que o circuito é muito técnico e qualquer bobeira custaria a vitória", disse Gijo.
A etapa de domingo foi a maratona com um percuso de 55 km completados por Gijo em pouco mais de duas horas e meia. "Apesar da vitória não foi fácil para mim. Faltou água, tive câimbras pois forcei demais para trazer esta vitória para Poços de Caldas, mas o importante e que no final das contas deu tudo certo", disse ele.
Gijo disputou com mais 55 pilotos em sua categoria, sendo que no geral 1.300 competidores largaram para a prova. "Este tipo de prova afeta até mesmo o fator psicológico pois é longa e você nunca sabe os obstáculos que vai encontrar pela frente", disse.
A conquista do título da Copa Internacional acaba enchendo o atleta de motivação. Ele, que vinha de um resultado negativo durante o Campeonato Brasileiro, quando ficou na quarta colocação, acabou dando a volta por cima e agora parte para o Mundial com mais confiança, apesar de esperar mais dificuldades. "A categoria sub-45 está sendo muito visada, pilotos da elite estão migrando para minha categoria e isso vai ser um problema a mais já que o nível está muito forte", disse Gijo. O Mundial acontece dia 12 de setembro em Camboriu-SC. Gijo está em ritmo intenso de treinamentos para a competição. "Estou com equipamento novo que vou estrear no Mundial e em termos de motivação esta vitória na Copa Internacional foi muito positiva para mim. Eu precisava desta vitória e o esforço que fiz foi compensado", disse. Devido à baixa umidade do ar, Gijo está adaptando seus horários de treinos, que eram na hora do almoço, e agora devem ser em novo período. Além dos treinos na estrada, ele treina a parte muscular. Gijo conta com apoio da TV Poços e da Secretaria de Esportes. Poços de Caldas ainda foi representada na Copa Internacional por Sherman Trezza, que ficou em terceiro lugar na categoria Sub-23.

Fumaça perde por nocaute em SP

O boxeador de Poços de Caldas Fernando Fumaça não foi feliz na defesa do cinturão latino-americano. Lutando na noite de ontem contra Claudionei “Casca” Lacerda, Fumaça foi surpreendido no décimo round e acabou perdendo por nocaute.
Durante toda a luta Fumaça teve domínio absoluto das ações e a vitória por pontos parecia garantida. “O Fumaça deu azar já que foi melhor, dominou o combate mas o Casca acabou conseguindo encaixar um bom golpe que o derrubou”, disse Antônio de Souza que estava acompanhando o duelo disputado em São Paulo.
Com a derrota, Fernando Fumaça teve adiado temporariamente o sonho de lutar pelo título mundial. O boxeador deve traçar nos próximos dias os rumos de sua carreira e qual será sua nova rotina de treinamentos para os próximos compromissos.
“Casca” Lacerda aproveitou bem a grande chance de integrar os 15 primeiros de uma classificação mundial pela primeira vez. Ex-campeão latino pelo CMB, o boxeador foi prejudicado pela má gestão de dirigentes que o fizeram ficar afastado dos tablados por uma temporada, entre 2008 e 2009 e com a vitória sobre Fumaça agora passa a ser o boxeador brasileiro com boas possibilidades de buscar o título mundial da categoria leve (61,2k) ainda este ano.
Fernando Fumaça conta com apoio da Climepe/Oxicooper, TV Poços, Secretaria de Esportes e Hotel Rex.

Escolinha participa de etapa em Sorocaba

Com a participação de mais de 600 atletas, aconteceu no último final de semana, em Sorocaba, a terceira etapa da Copa Regional de Bicicross. A competição contou com a participação dos alunos da escolinha de bicicross. “Nossos meninos estiveram muito bem na competição no interior paulista e provaram mais uma vez que todo o empenho trazem cada vez mais grandes resultados para o esporte e para nossa cidade”, disse Elber Oliveira, professor da escolinha de Poços de Caldas. Mesmo sem poder contar com a presença de todos os seus integrantes, muitos por motivos financeiros, a escolinha foi bem representada. Os meninos de Poços de Caldas chegaram em Sorocaba com um dia de antecedência e isto acabou sendo fundamental para os bons resultados que conquistaram.
Pedro Henrique Modesti Cassiano, Marcus Vinícius Modesti Cassiano, Pietro Meneghini, Pedro Afonso Oliveira, Murilo Beazoti, Franklin Vitor, João Paulo Rodrigues, Eduardo Ferreira, Felipe Nogueira, Cainã Carlos, Tais Mendes, Alex Cassiano, Kaique A. Teixeira e Elber Oliveira foram os pilotos que representaram a equipe na etapa. “É bom ressaltar que o grupo recebe o apoio importantíssimo das mães e pais que sempre acompanham e dão total apoio a todos”, disse Elber.
A escolinha de BMX, através da lei municipal de incentivo, conta com o apoio do Hotel Minas Gerais e da SME. As aulas acontecem gratuitamente às terças e quintas em dois períodos e aos sábados de manhã na pista do parque municipal. “Quero convidar todos os interessados para fazer parte desse grupo que vem crescendo a cada dia”, finalizou
A cidade também esteve representada em Sorocaba pelos integrantes do Bicicross Poços Clube, mas como já está se tornando rotineiro não houve interesse na divulgação dos resultados por parte de seu presidente. Em todas as competições que o Bicicross Poços Clube participa a reportagem busca informações dos resultados e sempre existe a promessa de que eles serão repassados mas isto nunca acontece.

Brasil atropela a Bolívia na estreia

O Brasil teve uma estreia sem sustos na 17ª edição do Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil Feminino de Vôlei. Lutando por seu 14º título na competição e por uma das duas vagas em jogo no Mundial da categoria, que acontecerá na Turquia, em 2011, a equipe comandada pelo técnico Antônio Rizola derrotou a Bolívia por 3 sets a 0 (25/21, 25/10 e 25/6), em 1h12, ontem, em partida realizada na cidade de Tarapoto, no Peru.
Com o resultado, o Brasil larga na frente no Grupo A da competição, que conta também com Colômbia e Argentina. Colombianas, hoje, às 22h (de Brasília), e argentinas, na amanhã, no mesmo horário, serão as próximas adversárias da equipe brasileira na competição.
O Grupo B também conta com quatro seleções: Peru, Paraguai, Venezuela e Chile. Os times jogarão todos contra todos dentro de seus respectivos grupos. As duas seleções com melhor índice técnico de cada chave passarão para as semifinais, que serão disputadas em Lima, capital peruana.
Para o técnico Antônio Rizola, o equilíbrio da primeira parcial foi consequência do nervosismo inicial das jovens atletas brasileiras.
"Tivemos certa dificuldade no primeiro set. As meninas entraram um pouco nervosas, mas depois conseguimos engrenar e mantivemos um bom ritmo até o fim da partida. Precisaremos de toda atenção no próximo jogo, contra a Colômbia, que é um time de grande potencial. Muitos acham que apenas a Aregntina nos preocupa nesta primeira fase, mas nosso pensamento está totalmente voltado para a Colômbia neste momento", afirma o técnico brasileiro.
Antes de disputar o Sul-Americano, a seleção comandada por Antonio Rizola treinou desde maio no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Em julho, a equipe disputou quatro amistosos contra o time da Itália, nas cidades de Campos dos Goytacazes e Teresópolis, no Rio de Janeiro. E a série amistosa terminou empatada com duas vitórias para cada lado.
Na fase final a equipe esteve em Poços de Caldas onde passou um período de 10 dias e disputou um quadrangular e terminou na segunda colocação

Mitsubishi Cup na reta final

Poços de Caldas recebe, pela segunda vez consecutiva a 5ª etapa da Mitsubishi Cup, rali de velocidade cross country. As novidades estão por conta de uma pista que foi 30% remodelada, com novos trechos e ampliação da área destinada ao público. Devido ao fácil acesso, a torcida será um componente extra na etapa que será realizada no Distrito Industrial, km 21 da rodovia do Contorno. As provas serão realizadas em um piso de terra batida com muita pedra e que será influenciado pela ausência de chuva dos últimos dias. “Vai ter muita poeira. É bom todo mundo estar preparado”, comenta Detlef Altwig, diretor técnico da Mitsubishi Cup. Além disso, ele também recomenda que as equipes fiquem atentas aos trechos mais estreitos dos 27 km da pista. “É um percurso muito técnico e requer a atenção dos pilotos, pois em alguns momentos, se o carro escapar, pode acabar comprometendo o resultado final”, afirma.
A disputa nas quatro categorias - Pajero TR4R Light, Pajero TR4R, L200 RS e L200 Triton RS - promete ser acirrada, uma vez que o campeonato já passou da metade, faltando apenas mais duas etapas. Na categoria Pajero TR4R Light, a dupla formada pelos catarinenses Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz continua na liderança do campeonato, com 17 pontos de vantagem em relação à dupla que agora ocupa a segunda colocação: os paulistas Renato Kahn e Gilze Araújo, que ultrapassaram Eder Benito e Dalmo Bergantin.
Já na TR4R, Paulo Rugna e Adriana Parra continuam na liderança, com 122 pontos, apesar de não terem vencido a última etapa em Jaguariúna.
Atrás deles, com apenas quatro pontos de diferença está a dupla catarinense Willians Joares Dums e Jorge Adriano Peters. “Vamos manter a concentração para garantir ainda mais pontos e nos manter na liderança. Esta prova com certeza será decisiva para nós”, comenta o piloto Paulo Rugna.
Na categoria L200 RS, as duplas catarinenses continuam disputando a atenção e as primeiras posições, que segue sendo liderada por Juliano Jorge Diener e Vitor José Munch, de São Bento do Sul, seguidos por Renato Rosales e Plínio André Bergamo Junior, de Criciúma, na segunda colocação.
Mas as fortes emoções estão por conta da definição do líder da competição na categoria L200 Triton RS, uma vez que apenas dois pontos separam os líderes Reinaldo Varella e Edu Bampi da dupla segunda colocada: Christian Baumgart e Beco Andreotti, que apesar de terem vencido a quarta etapa do campeonato ainda não passaram os líderes.
“Vamos continuar com a mesma estratégia, ou seja partir para o tudo ou nada”, diz o navegador Beco Andreotti.
Premiação - Troféus e prêmios em dinheiro aos campeões, em todas as etapas, e também uma premiação especial para os vencedores das categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R ao final da temporada deste ano: uma viagem para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia.

Futpoços faz amistosos visando Copa em Caconde

Quatro equipes do Futpoços estiveram em campo no último sábado (21), realizando amistosos visando à preparação das equipes que irão participar da II Copa de CacondeSP, entre os dias 4 a 7 de setembro. A equipe sub-11 derrotou a Mitsui pelo placar de 2 a 1, gols assinalados pelos atletas Jorlan e Luis Miguel . No jogo seguinte a equipe sub-13 venceu também a Mitsui por 4 a 3. Lucas fez 2 gols, Bruninho e Caique fecharam o placar. As outras equipes, sub-17 e sub-15, jogaram entre si fazendo trabalho tático.
Selecionados - Nos dias 19 e 20 de agosto foram realizadas, no campo da ADC Alcoa, avaliações para a equipe do Pão de Açucar. O Futpoços teve três atletas aprovados para outras etapas que serão realizadas em São Paulo. Os atletas Lucas Donizete (13 anos), Guilherme Diniz e Jean (ambos 16 anos) agradaram os olheiros.
Para os treinadores do Futpoços Rafael Oliveira e Matheus Henrique, esta avaliação não só mostrou a competência do trabalho, como motivou os atletas para futuras avaliações. “Agora temos que fazer um trabalho especial com os garotos aprovados para deixá-los bem preparados para os testes em São Paulo. O Futpoços também está prestes a fechar um contrato com outro garoto da escola. O atleta Gustavinho está com algumas propostas de clubes e estamos estudando uma melhor opção para o garoto. Vale lembrar que temos outro atleta já participando do Campeonato Paulista pela equipe de Franca. Thiago Xavier está há oito meses no clube e já com proposta para profissionalizar. Estamos felizes por tudo e isto mostra o trabalho que todos aqui estão fazendo”.

Jornalista participa de campanha da Veterana

ACS - Caldense - A campanha Caldense de Todos os Tempos, que começou no último dia 5, continua entre os torcedores da Veterana e profissionais da imprensa de Poços e região. Desde semana passada, a assessoria de imprensa do clube vem recebendo, com maior intensidade, listas diversas contendo os jogadores eleitos pela torcida para compor as duas seleções da história da Caldense, antes e depois de 1975.
Na tarde de ontem (24), a contribuição veio de um dos maiores ícones da imprensa esportiva da cidade, Lázaro Walter Alvisi, que desde os anos 1930 acompanha o futebol da Veterana. Naquela época, e nas décadas posteriores, o jornalista e radialista viajava por todo o Brasil cobrindo os jogos da Caldense pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
“O fato mais marcante em minha carreira foi a estreia da Veterana na série A do Brasileirão, em Caxias do Sul-RS, em 1979, quando a Caldense já começou o campeonato vencendo o Caxias por 1 a 0. O clube teve uma trajetória brilhante naquela fase do campeonato, inclusive empatando com o Internacional de Porto Alegre, em 1 a 1, aqui no estádio do Ronaldão. O Inter foi campeão invicto naquele ano, com apenas cinco empates, sendo que um desses empates foi contra a Caldense”, lembra Alvisi.
Campanha - Quanto à campanha, o jornalista montou três listas distintas. A primeira delas contém os nomes de jogadores que atuaram do clube nos anos 40 e 50. A segunda é composta por atletas da década de 1960, e a terceira lista traz nomes de jogadores que defenderam o brasão da Caldense dos anos 70 até os dias de hoje. Segundo Alvisi, é importante oferecer aos torcedores opções de antigos jogadores, que fizeram história na Caldense, mas que hoje podem ser facilmente esquecidos pela maioria da nova geração.
“Nos anos 40 e 50, podemos destacar os brilhantes jogadores Júlio Teixeira, Paulo Roberto e Mauro Ramos de Oliveira na linha defensiva.
Tino, Brandãozinho e Botelho na linha intermediária e Esaú Benedete.
Dos anos 60 a 70, que para mim foi a época de ouro do clube, destaco o futebol genial dos jogadores Carlos, Zoé, Miguel Ângelo Benedete, Fubá, Marinho, Wander e Nonato, dentre outros. E da década de 70 até hoje, muitos fizeram história, dentre eles, destaco Gilberto Voador, Arnaldo, Buzuca, Neto, Luiz Carlos Maravilha, Carlos Roberto, Ailton Lira, Cafuringa e Ganzepe. São muitos os grandes jogadores que passaram pela Veterana, dentre os quais vários jogaram na seleção brasileira. Estes que sugeri são alguns dos nomes memoráveis”, declara Alvisi.
História - O radialista revela a importância da campanha Caldense de Todos os Tempos para a história de Poços. “Sabemos que o brasileiro tem a memória muito curta e acho que a campanha tem muito a contribuir com a história da nossa gente. A Caldense chegou a ficar 57 partidas invicta e poucos sabem disso. A Veterana tem toda uma história de conquistas e também faz parte da história de Poços. Nesse sentido, a campanha vem fazer o resgate da memória daqueles que defenderam a nossa cidade”, ressalta Alvisi. A Campanha Caldense de Todos os Tempos continua até o dia 15 de setembro. Para participar, o interessado precisa apenas enviar uma mensagem – contendo dois ou mais nomes dos jogadores que devem entrar para a história do clube – para qualquer um dos endereços jornalismo@caldense.com.br e niltongjunqueira @ yahoo.com.br. O interessado também pode colaborar com a campanha postando sua lista no blog de Nilton Junqueira www. niltonjunqueira. wordpress. com. Para mais informações o torcedor ou profissional da imprensa pode entrar em contato com a assessoria de imprensa do clube através do telefone (35) 3722-1110. Outra opção é comparecer à sede da Caldense, que fica na rua Pernambuco, 1.145, no centro, ou acessar a página da Veterana na Internet, www. caldense.com.br.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seletiva para o Sul-americano é realizada em Poços de Caldas

No último domingo, a cidade foi sede da seletiva para o Sul-Americano de Karate IKGA para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em outubro, em Montevidéu, Uruguai. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves e reuniu os melhores atletas de suas academias.
Competidores de todo o Brasil estiveram presentes no evento, que também reuniu atletas locais, a maioria da Budo-Kai. No mesmo dia aconteceu a I Copa Open de Karate Sensei Marcelo Arantes, que homenageou uma das maiores personalidades mineiras da modalidade, fundador da Confederação Brasileira de Karate e Federação Mineira de Karate.
Além de atletas campeões e medalhistas mineiros, brasileiros e mundiais, que vieram em busca das poucas vagas da seletiva, também estiveram presentes o presidente da Internacional Karate Goju-Kai Association no Brasil, Renshi Shihan Luiz Antônio de Araujo Kotsubo, o vice-presidente da IKGA Brasil, Shihan Sérgio Antonio Nascimento, o medalhista mundial e selecionado para o Sul-americano Shihan Odair Akira Saito e o homenageado sensei Marcelo Guimarães Arantes.
Uma das autoridades máximas no evento, Renshi Shihan Luiz Antônio de Araujo Kotsubo destacou o crescimento da modalidade na cidade. "Quero primeiramente agradecer a população de Poços pela acolhida que nossa entidade teve, além do incentivo que percebi para a prática do karate. Também a oportunidade que o professor Daniel de Carvalho deu para realizarmos em Poços esta importante seletiva para o Sul-americano. O karatê que praticamos tem por princípio não só o esporte, como foi demonstrado aqui, porém o mais importante são os ensinamentos passados pelo professor para os alunos dentro das academias. São estes ensinamentos que vão moldar o jovem e quando ele chegar numa idade adulta será um cidadão de bem e que luta sempre pelos mais fracos buscando o caminho da paz", disse Kotsubo.
A academia Budo-Kai de Poços de Caldas foi novamente um dos grandes destaques da competição. Atletas como Marcos Vieira e Ana Paula Boleta demonstraram o grande nível técnico que a academia apresenta. "Além deste lado de competição que foi visto neste domingo o karate é um esporte que só traz benefícios para o praticante. Além de fazer um grande bem na parte física, atua no psicológico, nos deixa mais confiantes para lidarmos com o dia-a-dia.
Claro que as competições são importantes para nós, que assim conseguimos colocar em prática o que treinamos na academia todos os dias", disse ele. Para Marcos, o mais importante do karate é conhecer as técnicas de defesa para saber como agir até mesmo em sua rotina fora das academias. "A gente nunca sabe o que pode acontecer e uma boa preparação nunca é demais. É importante deixar claro que nunca é bom ter a intenção de machucar ninguém, mas é uma arte marcial que te passa mais segurança", disse ele, que treina na Budo-Kai há quase dois anos todos os dias. O atleta vem se destacando, sendo que já foi vice-campeão mineiro e é nome certo que representa a equipe nas competições pelo Estado e atualmente em sua categoria é o segundo melhor de Minas. "Tenho ainda mais duas etapas este ano do Mineiro e vou buscar a primeira colocação. A graduação vem com o tempo e tenho tudo para ir longe dentro do esporte, até mesmo porque o trabalho do sensei Daniel é muito bom e isto fica claro nas grandes competições como esta realizada em Poços de Caldas neste final de semana", finaliza.
Para o sensei Daniel, da academia Budo-Kai, o evento em Poços de Caldas foi motivo de orgulho para todos. Ele destacou ainda a hegemonia da equipe local, que há cinco anos é campeã do ranking da Federação Mineira de Karate. "Trabalhamos 30 dias ao mês em busca de vitórias e é uma grande honra para nós estarmos nestas importantes competições aqui em nossa casa", disse ele, que terminou agradecendo, em nome da Budo-Kai, o apoio dos familiares, do Projeto Viva o Esporte, entre outros importantes parceiros.
Paralelamente à seletiva para o Sul-americano, aconteceu a I Copa Open de Karate Sensei Marcelo Arantes, com a presença do homenageado, que é de Belo Horizonte e destacou o relacionamento entre atletas e árbitros, que precisa estar em sintonia para o bom andamento das competições. "O karate é uma arte marcial que foi adaptada há cerca de 50 anos para competições. Neste longo tempo, como era natural, houve muita evolução e hoje, por se tratar de um esporte de contato, não se permite ferimentos no atleta e por isso exige dos árbitros um aperfeiçoamento constante. Eles precisam ter um reflexo muito rápido para saber se um adversário quis atingir o outro de uma forma que provocasse um ferimento mais sério. Estamos lutando para que o karate seja um esporte olímpico mas o comitê não quer que o karate se torne violento e por isto vamos investir em treinamentos de árbitros, além de manter a preocupação com equipamentos de segurança para os atletas. Durante um combate não precisa que um atleta seja agressivo e quebre o dente do oponente e é isto que estamos cobrando hoje dos juízes", disse Arantes. Sobre o evento ele salientou a evolução que os atletas estão demonstrando.
"Acompanho o karate há mais de 30 anos vejo a grande evolução da modalidade. Hoje os atletas são rápidos além de uma estatura física de impressionar e a tendência é que venham mais evoluções", finaliza o sensi, que foi peça chave no crescimento do karate no Brasil. Arantes conseguiu, quando era presidente da Confederação Brasileira, colocar federações em todos os Estados e atualmente é uma das pessoas mais respeitadas dentro da modalidade.

Atleta de Poços de Caldas quebra recorde em Campeonato Brasileiro

O atleta Alexandre Villas Boas participou da competição de supino Desafio de Gigantes, que aconteceu em Pirangi-SP, no final de semana. Ele conquistou o título pela terceira vez, e ainda com um sabor especial nesta disputa, pois bateu o recorde brasileiro de sua categoria ao levantar 220 quilos. O campeonato fez jus ao nome, pois apenas grandes atletas de todo o país estiveram presentes, fato que engrandeceu ainda mais o título de Alexandre, que ainda trouxe a condecoração de melhor atleta.
Ao levantar os 220 quilos Alexandre quebrou um recorde que já durava sete anos. A marca anterior era de 207 quilos. Vale lembrar que este recorde é pertencente à categoria 75 a 82,5 quilos adulto. Alexandre competiu com mais 170 atletas. "Foi um campeonato muito bem organizado, muita disputa, competidores muito bem preparados, mas eu estava melhor e trouxe este resultado para Poços de Caldas", disse ele.
O atleta não descansa e já no próximo final de semana entra em ação na cidade de Leme, interior de São Paulo, onde disputa o Sul-Americano. Devido à conquista do título brasileiro, Alexandre já entra na competição como um dos principais favoritos. O atleta diz que sua condição física está muito boa e o fato de uma competição longa em seguida a outra não vai atrapalha, pois sua programação de treinos já previa isto. O atleta treina diariamente na Academia Perfomance onde é feita toda a sua programação. "Estou ainda dolorido com a rotina de treinos seguida de competição, é muito levantamento de peso mas é assim mesmo. Isto não vai me atrapalhar em Leme. Estou bem, não tenho lesão alguma e esta dorzinha muscular que estou sentindo é normal", disse ele, que em setembro disputa o Pan-Americano. Com o título do Brasileiro Alexandre aumentou seu currículo de vitórias. Além dos três campeonato brasileiros, é tricampeão mineiro e tricampeão paulista além de um título mundial. "Venho insistindo ainda na questão de patrocínio. Tenho apoio da Secretaria de Esportes para viagens e alimentação mas em Poços ainda é complicado para um apoio mais forte. Atletas de cidade menores, como Cabo Verde e Muzambinho por exemplo, têm empresas que apoiam seus atletas, mas aqui por enquanto ainda não apareceu alguém interessado.
Estou tentando fechar com a RJ Suplementos, que está interessada em me apoiar e pode ser que dê certo", finaliza Alexandre.

Caldense é campeã no squash

ACS - Caldense - A 3ª etapa do Campeonato Mineiro de Squash, evento inédito em Poços que aconteceu no último fim de semana - dias 21 e 22 - na sede da Associação Atlética Caldense, revelou os talentos de Poços no cenário do squash nacional. As quadras do clube ficaram lotadas de competidores, disputando troféus em diversas categorias. Os dois dias de competições reuniram centenas de espectadores, que estiveram presentes no clube para prestigiar o evento, que pela primeira vez sai de Belo Horizonte. Os atletas da Caldense representaram muito bem a cidade, levando às quadras jogadores de alto nível técnico, que disputam torneios de squash expressivos na região. Ao todo, seis atletas de Poços de Caldas conquistaram medalhas, e três deles foram campeões em suas respectivas categorias. Na 6ª classe, Guilherme Nacadairo recebeu medalha de bronze. Ailton Lopes, professor de squash da Caldense, foi o campeão da 4ª classe. Renato Alves, também professor, foi campeão da 2ª classe, numa final eletrizante contra Franco Otávio. Na categoria Feminino, Wanessa Miguel foi a terceira colocada. E a grande campeã mineira de squash é a atleta da Caldense Helena Dias.
A atleta, que já vem trazendo troféus para a cidade em várias etapas dos circuitos regionais de squash, conquista agora um título inédito para o esporte da região. "Estou muito feliz por esta conquista. Os jogos que fiz foram desgastantes, contra adversárias difíceis. Mas, com muito esforço e dedicação diários, conseguimos cravar esta importante marca para o squash de Poços. Esta conquista eu divido com todos os atletas da Caldense", declara Helena.
Para o atleta e diretor de squash da Caldense, Franco Otávio - medalha de prata na 2ª classe - a satisfação do clube em receber uma competição estadual se mostra no empenho de cada jogador da equipe de squash da Caldense. "É uma honra para nós recebermos este evento, e temos certeza de que Poços já está no centro das atenções de organizadores de torneios de squash da região. Todos os jogos apresentaram alto nível técnico e equilíbrio entre os atletas.
Conversando com o Daniel Penna, ele me garantiu que no ano que vem mais uma etapa do Campeonato Mineiro voltará a ser realizada na sede da Caldense", revela Franco.
O presidente da Federação Mineira de Squash, Daniel Penna, destacou a importância de se ter uma estrutura como a da Caldense para a realização de um evento esportivo importante como o que foi realizado no clube no fim de semana. "Sempre tivemos o desejo de levar o campeonato até o interior, mas, até então não encontrávamos cidades que pudessem oferecer uma estrutura tão grandiosa como esta que vimos. Além de Poços de Caldas ser uma belíssima cidade, a estrutura da Caldense é fantástica, o que facilita a realização de eventos desta envergadura. E o melhor é que este Campeonato Mineiro revelou muitos talentos do squash na cidade. Ano que vem estaremos aqui outra vez, com mais uma maratona de jogos", declara Penna.

Fernando Fumaça defende título hoje

O boxeador Fernando Fumaça faz, hoje, um dos combates mais importantes de sua vida. O baiano, que mora e treina em Poços de Caldas, tentará a defesa do título latino-americano contra Claudinei Lacerda, conhecido como Casca. Durante sua preparação em Poços de Caldas visando o combate de hoje Fumaça trouxe o boxeador Adailton de Jesus, que mora em São Paulo, além o treinador Gilvan Bispo, da Bahia.
A luta de hoje será na Barra Funda e fecha a programação da noite que ainda tem a decisão do Campeonato Paulista. "É a luta mais esperada do ano para mim e chegou o meu momento. Espero ter, no dia 25, a resposta se vou ou não brigar pelo título mundial" disse, em meio a muita expectativa. Este combate acontece pelo fato de Fernando Fumaça ter sido desafiado por Casca. O Conselho Mundial de Boxe exige que se o detentor de um título fordesafiado, ele tem que defender seu título e isto acabou acontecendo com Fernando Fumaça. O desafio foi aceito, pois Casca é um atleta que vem crescendo muito e seu ranking possibilita que ele desafie o atual campeão. Fumaça convoca a torcida de Poços para ir ao ginásio e ser uma ajuda a mais para ele superar seu adversário. No entanto, o boxeador disse que ficou em cima da hora para pedir para a prefeitura disponibilizar transporte para a torcida da cidade e por isto quem quiser prestigiar o evento terá que ir por meios próprios. "Estou muito focado para a luta que será muito perigosa para mim, uma luta dura e com o auxilio de Gilvan e Adailton meus treinos estão muito fortes e tudo precisa dar certo para que eu traga este grande resultado para Poços de Caldas" disse Fumaça.
"Agradeço muito ao Mantiqueira que está sempre me ajudando na divulgação das atividades, tanto em eventos, lutas e meu projeto, acompanha minha carreira e isto é muito importante para mim. Agradeço ainda à Climepe, Oxicooper, TV Poços, Secretaria de Esportes e Hotel Rex. Não posso esquecer o apoio da torcida e dos alunos do meu projeto. Meu objetivo é formar o cidadão e vamos trabalhar ainda para que Poços tenha eventos voltados para o boxe de dois em dois meses", finaliza Fumaça.
Treinador da seleção brasileira e da seleção baiana de boxe, Gilvan Bispo está em Poços de Caldas acompanhando de perto a preparação de Fumaça. O treinador, especialista em revelar talentos no boxe brasileiro, acredita que a hora de Fernando Fumaça é agora. Para ele o boxeador de Poços tem reais possibilidades de manter o título e ser o futuro campeão mundial da categoria. "O Fumaça está muito bem física e tecnicamente. Está focado na luta, tranquilo, vem de uma vitória no Boxe Espetacular e isso dá mais confiança. Ele está muito bem para fazer este combate", disse o treinador, que elogiou muito as condições de peso e técnicas de Fumaça. "É só aguardar a hora do combate, superar a ansiedade e depois partir para o título mundial", diz. Segundo ele, logo após o combate serão feitos todos os acertos e fechamentos de contratos para a luta que valerá o título mundial. A previsão é que o combate valendo o mundial aconteça ainda este ano, possivelmente em novembro ou dezembro. Fumaça está treinando três vezes ao dia, duas horas cada período, além de passar por uma mudança em sua alimentação, feita especialmente por uma nutricionista. Bispo veio a Poços de Caldas diretamente de Sergipe comandando a seleção baiana no Campeonato Brasileiro. Sua equipe conquistou o título por equipes tanto no masculino quanto no feminino.
"Não podia deixar de vir apoiar o Fernando para esta luta, que será muito dura, conheço muito vem o seu adversário, estudamos ele muito bem, traçamos uma tática de luta e estamos pronto para este desafio. Não vim de Salvador atoa e com certeza vamos buscar avitória", diz.

Muitos gols na rodada da Copa Zona Sul

Foi realizada na noite de ontem no ginásio Juca Cobra mais uma rodada da Copa Zona Sul de Futsal. Com os artilheiros inspirados, 25 gols foram marcados, com destaque para o Grêmio Mitsui. Confira todos os resultados: Grêmio Mitsui 6x0 São Sebastião/Viva o Esporte, Banda da Lata/Viva o Esporte 2x3 FutPoços. Caic/Viva o Esporte 1x5 Poços de Caldas e Bola na Rede 5x3 URCP.
A Copa Zona Sul tem mais uma rodada amanhã quando serão conhecidos os classificados para a segunda fase. A decisão do campeonato está previsto para acontecer dia 8 de setembro no Juca Cobra.

Poços participa da Média Paulista

Neste final de semana, os atletas do ciclismo participaram da 7a. etapa do campeonato da Média Paulista, que aconteceu na cidade de São Carlos-SP. "Foi uma prova de estrada muito dura ,sendo o mesmo trajeto que os atletas profissionais disputarão no Brasileiro de ciclismo", disse um dos competidores locais. O atleta Edson Bruno conquistou o 5° lugar. Roberto Morais foi o 7° colocado em sua categoria e Maylon Tamura também foi um dos destaques. ]A equipe Ciclo Sport agradece ao apoio de seus parceiros, fundamentais na conquista de seus bons resultados.

Judô

O clube do Judô de Poços de Caldas participou no último domingo, 22, na cidade de Caxambú, da 4º Etapa do Circuito Sul Mineiro de Judô, conquistando o 2º lugar e sagrando-se vice-campeão. A equipe de Poços rece o apoio da Climepe, Alcoa e da cidade. O grupo é comandando pelo sensei Matsuo que que está na cidade há mais de 30 anos e é um dos mestres mais respeitados do Brasil.

domingo, 22 de agosto de 2010

Poços oferece opções de atividade física para crianças e idosos

Poços de Caldas, MG, 22/08/10 – Uma grande variedade de atividades físicas é oferecida em Poços pela Secretaria de Esportes (SME) e o projeto Viva o Esporte, atraindo crianças e idosos e abrangendo vários pontos na cidade. O Viva o Esporte atende mais de  40 núcleos e cerca de 4.800 alunos e os projetos da SME atendem uma média de dois mil alunos em vários espaços. A reportagem esteve durante a semana acompanhando alguns destes projetos, como o do Lar dos Velhinhos, do voleibol e do atletismo.
Carinho e dedicação - Um dos projetos mais bonitos e que exige muita dedicação dos professores está no Lar dos Velhinhos, no bairro Dom Bosco. Atendendo a idosos entre 60 e 100 anos de idade, este projeto se destaca pela cumplicidade entre os internos e os professores que cuidam das atividades. A professora Andriély Cristina Cornélio contou um pouco da rotina de trabalhos com os idosos. Segundo ela, o Lar dos Velhinhos procura dar uma qualidade de vida para seus internos, muitos deles bastante debilitados físicamente e as atividades desenvolvidas ajudam muito na mudança do estilo de vida que levam. "A maioria fica vendo TV o tempo todo e procuramos levá-los para uma caminhada, tomar sol, fazer alongamento e para alguns que estão em melhores condições é feito um exercício de fortalecimento, além de muita recreação", disse. A dedicação dos profissionais chega a emocionar, já que a maioria dos idosos chegou numa fase da vida em que praticamente volta a ser criança. Além das brincadeiras com bolas são desenvolvidos jogos diversos, específicos para eles, como jogo de bola ao cone, que simula uma partida de boliche. "Qualquer brincadeira com bola eles adoram", disse ela. Durante as atividades os idosos são divididos em grupos e ficam ansiosos para participar. "As vezes só de pegar um bastão e ficar brincando com eles já é motivo de muita felicidade para todos. Quando eu não vou ao Lar dos Velhinhos eles me cobram, perguntam porque eu não estava lá. Se durante um passeio alguns não podem ir, quando voltamos eles reclamam que sentiram falta de mim e do grupo que foi na caminhada. É muito gratificante estar aqui com eles", conta ela. A principal dificuldade de trabalhar com os idosos e realmente a debilitação física da maioria. São várias as deficiências, alguns inclusive são cegos, outros são cadeirantes, entre vários problemas e é preciso que o professor tenha um cuidado individual. "Ajudamos o idoso na atividade física pois senão ele não conseguiria interagir com o grupo". Cerca de 90 idosos do Lar dos Velhinhos são atendidos pelo projeto que é do Viva o Esporte.
Muitos internos ficam sentados, olhando para o nada, isolados, e o principal objetivo do trabalho de Andriély e os outros professores é evitar este tipo de comportamento. "Se ficaram parados a cabeça não trabalha, ficar sem fazer nada é muito ruim, principalmente nesta faixa etária", disse ela. Além das atividades físicas, os idosos ainda são atendidos por fisioterapeutas e profissionais que ajudam em quase tudo que eles fazem no dia-a-dia. "Nossos exercícios são muito simples mas para eles é fundamental", finalizou a jovem e dedicada professora.
Iniciação no vôlei - Poços de Caldas, MG – O segundo projeto visitado foi o do voleibol, desenvolvido no ginásio da UFMG, antigo Colégio Sete de Setembro. Coordenado pelo professor Alexandre Peres Valverde, com apoio de Renato de Sousa, o projeto recebe alunos da iniciação, entre 10 e 18 anos e que sonham um dia serem iguais aos ídolos da seleção brasileira. Os meninos são divididos por categorias que vão do mirim ao infanto-juvenil. Os treinamentos são às terças e quintas. Estes treinos nestes dias são voltados apenas para os iniciantes e recebem meninos que nunca tiveram um treinamento específico para a prática do voleibol. São repassados todos os fundamentos para que eles possam desenvolver seu potencial e mudar de categoria.
O trabalho com os iniciantes visa selecionar os melhores em cada categoria que vão representar Poços de Caldas nas competições. Os meninos selecionados para os campeonatos treinam em dias separados dos iniciantes. Do projeto de Valverde saem os atletas que competem pela Liga Sãojoanense, onde apenas Poços de Caldas representa Minas Gerais, Jojuninho e Joju. O projeto do voleibol é da Secretaria Municipal de Esportes.
Fábrica de campeões - Outro projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes e coordenado por Sidney Carlos de Parolis acontece na nova pista de atletismo. O local vem se tornando uma verdadeira fábrica de campeões, que fazem da modalidade em Poços de Caldas uma das mais fortes de Minas Gerais. A prova disso é a classificação de alguns atletas para a fase nacional dos Jogos Escolares, que acontece em setembro em Fortaleza. O professor Sidney, um dos profissionais mais respeitados na área, comemora o resultado conquistado no final de semana passado em Patos de Minas. Juliana Rocha foi uma das classificadas. Ela competiu nas provas dos 75 metros e 250 metros e venceu as duas. Bárbara Monteiro ficou na terceira colocação na prova combinada. No masculino o destaque ficou com Wesley, segundo colocado nos 100 e 200 metros rasos. "Gostaria de ressaltar a grande importância dos professores de educação física das escolas que estes meninos representam. O professor Eduardo Vinhas, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouveia Cardillo, foi fundamental no descobrimento da Juliana", conta Sidney.
Através desses professores é feita uma seletiva, em que os destaques são enviados para trabalhar com Sidney na pista de atletismo. "Nesta seletiva todos os alunos da escola são avaliados e os que se destacam são enviados para a gente treinar. Este trabalho é de extrema importância pois um aluno descoberto lá na escola que não iria aparecer no nosso projeto pode ter potencial para ser um grande campeão. Sem o trabalho deste dedicados professores de educação física eu poderia ficar sem conhecer estes meninos", conta Sidney, que ainda destaca os trabalhos do professor Agnaldo da Escola Maria Ovídia que descobriu o atleta Wesley Henrique da Silva, um dos destaque do atletismo de Poços de Caldas. Wesley, nos Jogos Escolares realizados em Poços em 2007 foi vice-campeão brasileiro e este ano foi vice-campeão estadual dos 100 e 200 metros. Outra escola que ajuda no trabalho de Sidney é a Irmão José Gregório, através da colaboração da diretora Rosamar, da vice Lourdes e uma participação muito importante da professora de educação física Dulceny. "Nos foram abertas as portas da escola para que realizássemos o projeto de identificação do talento no esporte e pudéssemos descobrir novos valores na modalidade. Hoje temos quase cinquenta alunos treinando na pista de atletismo só da Escola Irmão José Gregório", contou Sidney, que ressaltou que no revezamento 4x75 todos os atletas que representam Poços de Caldas eram da escola Irmão José Gregório.
Sidnei ainda falou sobre a atual temporada e destaca um crescimento muito grande nas atividades. "Este ano a gente teve um ganho grande no projeto com a chegada da professora Janaína. Isto nos possibilitou dividir a turma por categorias. Janaína trabalha com a iniciação. Está ficando muito bacana, as crianças estão conhecendo o atletismo de uma forma lúdica, divertida e dentro de alguns anos vão ter bons resultados. Os atletas de competição ficam sob minha responsabilidade", disse o professor. Os interessados em participar dos treinamentos podem procurar a Secretaria de Esportes ou ir diretamente na pista de atletismo. Os treinos são todos os dias à tarde e aos sábados pela manhã.
Outros atletas de Sidnei que participaramdos Jogos Escolares em Patos de Minas: Bárbara Monteiro que obteve a terceira colocação na prova tetratlo, e os atletas: Dayane Beraldo, Douglas Teixeira Beraldo, Adriana Cristina de Souza, Jorel Corban e Souza Silva, Samuel Venâncio, Leonardo Bibiano, Claudio Jones e Célio de Souza Freire, que também obtiveram boas colocações em suas provas.
“ Gostaria de destacar o apoio da SMEL através de seu secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos pelo apoio nos treinamentos e na participação em viagens da equipe”, completou Sidnei

Budo-Kai promove exame de graduação e seletiva de karate

Está acontecendo hoje (22), a partir de 8h30, no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, com entrada franca, a seletiva nacional de karate IKGA para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em outubro, em Montevidéu, Uruguai. É realizada também a I Copa Open de Karate Sensei Marcelo Arantes, evento que homenageia uma das maiores personalidades mineiras da modalidade, fundador da Confederação Brasileira de Karate e Federação Mineira de Karate.
Além da presença de atletas campeões e medalhistas mineiros, brasileiros e mundiais, que disputarão as poucas vagas para a seletiva e a Copa, também estarão presentes o presidente da Internacional Karate Goju-Kai Association no Brasil, Renshi Shihan Luiz Antônio de Araujo Kotsubo, o vice- presidente da IKGA Brasil, Shihan Sérgio Antonio Nascimento, o medalhista mundial e selecionado para o Sul-Americano Shihan Odair Akira Saito e o homenageado sensei Marcelo Guimarães Arantes.
A Budo-Kai agradece ao apoio dos familiares, da Secretaria Municipal de Esportes e do Projeto Viva o Esporte, à Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, entre outros importantes parceiros.
Exame - Ontem (21), foi realizado o exame de graduação superior, aplicado por Renshi Shihan Luiz Antonio de Araújo Kotsubo e Shihan Odair Akira Saito, também nas dependências do poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. Formaram-se pela Internacional Karate Goju-Kai Association (IKGA) os mais novos faixas pretas da Academia Bud-Kai/SME, além de graduações de 2º, 3º e 4º grau dos professores da academia.

ADC-Alcoa e Guanabara vencem na segunda do infantil

Na tarde de ontem no campo da ADC-Alcoa foram disputadas duas partidas pelo Campeonato Infantil promovido pela Liga Poços-caldense de futebol.
No primeiro jogo muito equilíbrio e o time da ADC-Alcoa venceu o Ferti Mitsui por 1x0.
Na partida seguinte o Guanabara de Botelhos foi bastante superior ao Sporting Aphas e venceu por 4x1.
Taça Poços de Caldas - tem sequencia hoje os jogos da primeira rodada da Taça Poços de Caldas. Confira as partidas: Grêmio Vila Nova x Estância São José, Guanabara x Sporting Aphas, Curimbaba x Vila Nova, Bom Sucesso x Internacional, Grêmio x Guarani, Flamengo x Atlético Rosário e Social x Corinthians Poços de Caldas.

sábado, 21 de agosto de 2010

Roubo virtual

O  mundo da internet é atualmente uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa, seja ela criança ou idosa. É um mundo fascinante que, a cada dia traz inovações que chegam a assustar. Pensou como será daqui há cinco, dez anos? Apesar das inúmeras facilidades e conforto que a internet trouxe ao mundo, há um lado negro explorado por pessoas inescrupulosas, que se aproveitam da facilidade desta ferramenta para cometer diversos crimes. É possível, através da internet, desviar dinheiro de bancos e assediar crianças em chats. Enfim, todo crime está se tornando possível com um simples clique no teclado. Ao mesmo tempo em que é útil e essencial para muita gente, é um perigo. Você pode estar pensando o que tem a ver este assunto com minha editoria que é esportiva? Tudo. Imagine um repórter deixar uma redação de um jornal, deslocar-se até um evento esportivo ou qualquer outro que seja, fazer entrevistas, tirar fotos, voltar à redação, escrever o texto, passar para seu editor, ver este texto publicado, às vezes virando uma manchete ou até um furo de reportagem no dia seguinte. Sensacional, não? Agora, imagine que este mesmo texto, sem tirar nenhuma linha, nenhuma vírgula - às vezes até com o “clique aqui” em um jornal impresso - com as mesmas fotos que por ele ou seu fotógrafo em um outro jornal que não teve trabalho algum, a não ser o de manter um “editor” navegando e simplesmente colocando tudo o que vê pela frente sem a devida autorização? É exatamente isto que acontece na maioria das cidades, geralmente as do interior e principalmente nas rodadas dos campeonatos nacionais. É possível ver cadernos inteiros editados desta maneira. Um verdadeiro ato criminoso feito por funcionários a mando de donos de jornais que acreditam que não existe punição para este tipo de crime.
O leitor deve estar se perguntando como saber se um texto é roubado ou se foi ultilizado dentro da lei. É muito simples. Quando um texto de uma cobertura esportiva nacional, política, TV ou qualquer outro tema é publicado sem nenhuma assinatura, e nem ao menos uma citação de fonte, ele é roubado de algum site. A lei de direitos autorais exige a citação da fonte de uma informação. Texto sem estes cuidados com certeza é roubado. Novamente, o leitor pode perguntar: “O que tenho a ver com isto?” Tem a ver, e muito. Está sendo enganado por um órgão de imprensa que não respeita nem seus colegas de profissão e isso mancha a credibilidade do veículo. Como o jornal deve agir com seus anunciantes se não respeita seus leitores?
Faço parte da equipe do Mantiqueira desde 1987. O jornal estava iniciando a era off set. Já, naquela época, o Mantiqueira comprava todo o material nacional que era publicado em suas páginas. Não existia internet e na redação havia um telex que mandava notícias até a meia-noite. Este material era da Agência Estado, que foi parceira por vários anos. Depois o jornal trocou de agência e atualmente as notícias nacionais são mandandas pela Folhapress. Todo o noticiário nacional, inclusive as fotos de grandes jogos, é comprado e com sua fonte devidamente citada. Como tem que ser. Se acontece de uma foto sair sem crédito, o jornal, no dia seguinte, coloca uma errata e o devido crédito é citado. Então, é assim que funciona. Honestidade é tudo em qualquer setor e na internet não pode ser é diferente.

Zico estará em Poços de Caldas inaugurando franquia de escolinha

Um dos principais nomes do futebol mundial e ídolo eterno do Flamengo, Zico estará em Poços de Caldas no próximo dia 28 para inaugurar a franquia de sua escolinha na cidade. A Zico 10/Coopoços tem à frente o presidente da entidade Sérgio Azevedo, o ex-zagueiro Paulista e o comentarista da TV Poços André Oliveira. Confira entrevista com os três empreendedores do projeto.
Mantiqueira – Quando começou a amadurecer a ideia deste projeto?
Sérgio – Já era uma ideia antiga da Coopoços de criar um projeto voltado para a criança. Fui procurado pelo André Oliveira e o Paulista e acabamos nos unindo devido à seriedade da iniciativa que nos foi proposta pelos dois. Vimos ali que poderíamos ter uma parceria boa e um trabalho que poderia dar bons resultados em curto espaço de tempo. Zico estará em Poços de Caldas inaugurando franquia de escolinha As negociações foram feitas em certo segredo para não gerar uma expectativa antes da hora.
Mantiqueira – Como a possibilidade de criar uma franquia da Zico 10 surgiu?
Sérgio – Foi meio que por acaso. Eu nem sabia que existia a escolinha do Zico e quando tomei conhecimento do projeto gostei muito. É um projeto que está sendo lançado em todo o Brasil, a meta de Zico é abrir 1000 franquias e atualmente existem pouco mais de 100. Mandei um e-mail para ele, falei muito de Poços de Caldas e sobre a possibilidade da escolinha vir para nossa cidade. Ele pediu muitas informações sobre a cidade, a região que abrangia. Por ser uma cidade-polo do sul de Minas, que tem um universo de quase um milhão de habitantes, eles começaram a se interessar e a coisa foi acontecendo. O mais interessante é que o Zico não vai nas inaugurações de suas escolinhas e em Poços de Caldas ele quer vir.
Mantiqueira – A presença dele está realmente confirmada?
Sérgio – Sim. Dia 29, domingo, o Flamengo joga em Campinas com o Guarani. O time chega na cidade paulista dia 28 e neste dia vamos buscá-lo em Campinas. Será um evento grandioso, inesquecível e por esta razão estamos pensando até mesmo em mudar o local. Inicialmente marcamos o evento para o ginásio Moleque César na Cascatinha mas é quase certo que Zico seja recepcionado no poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. Nossa intenção inicial de levar para o Cascatinha é porque ali é o reduto do Flamengo na cidade, mas a dimensão que a visita de Zico a Poços está causando faz com que seja necessária a mudança. A definição do local sai entre segunda ou terça-feira. O que é certo por enquanto é a realização do evento, que será gratuito mas que por ser beneficente vamos pedir um quilo de alimento para os sócios da Coopoços e dois quilos para a população em geral.
Mantiqueira – Como será este evento?
Sérgio – Como eu já disse, será inesquecível para quem o presenciar. Todo mundo pode ir, faço aqui um convite para que ninguém fique de fora desta festa. O Zico está acima de qualquer clube e é admirado até mesmo por não torcedores do Flamengo. Para as crianças que não viram ele jogar vai ter um telão com seus jogos, seus gols, vamos sortear DVD autografado por ele.
Mantiqueira – Depois de tudo certo, qual a previsão para o início das atividades da Zico 10 em Poços?
Sérgio – Queremos começar o mais rápido possível. Em setembro acho já que estaremos trabalhando com a criançada mas isso ainda não foi conversado. Falta ainda chegar os uniformes e a escolinha acabou sendo lançada mais rápido do que estávamos preparados, devido a compromissos do Zico. Se não aproveitássemos o jogo do Flamengo em Campinas dia 28, dificilmente ele viria a Poços numa outra data. Acredito que as atividades da Zico 10 se iniciam no mais tardar dia 20 de setembro.
Mantiqueira – Além de Paulista e André Oliveira, quem mais estará lidando diretamente com a garotada?
Sérgio – O André e o Paulista serão os homens de frente da escolinha e vamos disponibilizar mais três professores da academia Coopoços para ajudar nos trabalhos. Teremos ainda uma estrutura da academia que ajudará muito, com nutricionistas, terapeutas, psicólogos e ainda vamos fazer um acompanhamento de perto sobre o desempenho escolar dos alunos. Se um aluno da escolinha estiver com dificuldades escolares vamos bancar um professor particular que vai ajudar a criança a se recuperar.
Mantiqueira – Além de treinos, a escolinha estará nas competições da cidade?
Sérgio – Vamos sim e queremos estes meninos representando a Coopoços nos campeonatos da cidade. Àmedida em que forem crescendo irão mudando de categoria e disputando outros campeonatos até chegar no time adulto da Coopoços.
Mantiqueira – Como será exatamente seu trabalho na Zico 10?
André Oliveira - Desde que me formei professor de educação física, há 10 anos, que trabalho com academia mas sou um apaixonado por futebol. Cresci jogando futebol, sou comentarista da TV Poços e tenho um afinidade muito grande com o futebol. Sempre tive vontade de atuar diretamente dentro do futebol e agora vou ter estar chance. Tenho uma amizade de longos anos com o Paulista. Ele é um ex-jogador profissional com uma larga experiência pois defendeu inúmeros clubes ao longo de sua carreira, é uma pessoa respeitada, tem conhecimento e acabamos nos unindo. Eu entro com a vontade de trabalhar e ele com sua experiência e tiramos este projeto do papel.Confesso que é um sonho antigo, que foi aceito pelo Sérgio, que tem uma grande visão esportiva e de gerenciamento de negócios e vamos à luta. De início vamos trabalhar com meninos de 8 a 15 anos. Buscamos algumas parcerias, vamos trazer através da Climepe um médico que em algumas oportunidade cuidará dos meninos, vamos buscar um plano odontológico para eles. Em alguns núcleos vamos trabalhar com crianças carentes, com deficiência nutricional. Acabamos de fechar uma parceria com o Mário Hortifruti. Muitos garotos não têm a possibilidade nem mesmo de tomar um café e vamos procurar dar as condições para suportem os treinamentos. Todo este trabalho que estamos iniciando também será voltado para esta parte social, não será apenas limitado e ensinar os fundamentos do futebol, vamos ver como está o relacionamento familiar da criança. Queremos dar regras, limites, respeito para este menino e que ele nunca se desvie por maus caminhos. A parceria com o Zico apenas engrandeceu no nosso trabalho. Queremos corresponder à expectativa que está sendo depositada em nós, tanto pelo Sérgio da Coopoços quanto pela prefeitura, através do Lelo, que vai nos ceder o espaço do Prontidão no Cohab e o campo do parque municipal. Em troca alguns meninos serão selecionados pela Secretaria de Esportes, meninos carentes que vão estar conosco sem custo algum. É um projeto ambicioso e a vinda do Zico será um evento interessante para toda a cidade e a região. Vamos levar os meninos para fazer intercâmbio com outras escolinhas e até mesmo com o Flamengo no Rio de Janeiro. Estou entrando neste projeto por ele estar sendo muito bem trabalhado e muito bem desenvolvido e será um sucesso.
Mantiqueira – O que a experiência do zagueiro Paulista vai ajudar neste projeto?
Paulista – Quando eu jogava futebol eu sempre tive o sonho de que quando parasse pudesse continuar dentro do esporte e junto às crianças. O que aprendi, o que vivi profissionalmente será muito importante agora. Diante desta oportunidade que estou tendo fico muito motivado e vou fazer o máximo para ajudar na formação deste meninos. Será um trabalho em conjunto feito por pessoas sérias e agora vamos esperar que o trabalho comece para valer e colocar em prática tudo que estamos planejando. A finalidade é exclusivamente social. Nenhum menino vai pagar nada para jogar. O único custo que terão será com a compra do uniforme.