Poços de Caldas, MG - O projeto de cricket realizado em Poços de Caldas conta atualmente com cerca de 3.500 praticantes espalhados em vários núcleos. São atletas de idades variadas, muitos deles disputando competições internacionais e com isso os treinos são puxados, podendo provocar algumas lesões. Esta semana o projeto ganhou um parceiro importante para cuidar de possíveis lesões destes atletas. Foi firmada uma parceria com a Clínica de Fisioterapia Humanus, que passa a atender toda a equipe. O responsável pelo projeto de cricket em Poços de Caldas Matt Featherstone destaca a nova parceria e comemora a nova conquista. “Estamos felizes por esta nova parceria que vai atender nossas crianças. Temos quase 3.500 praticantes nesta cidade e vamos buscar um trabalho de prevenção de lesões que é muito importante. Queremos em 2020 chegar a um número de cinco mil praticantes e certamente vamos precisar dos trabalhos da clínica. Temos atletas em tratamento, infelizmente, já que eu gostaria que não houvesse esta necessidade, mas é praticamente impossível evitar lesões e esta parceria realmente é um dos pontos altos para o cricket de Poços de Caldas”, disse Featherstone.
Para Elton Luiz Godoy Landre, proprietário da Clínica de Fisioterapia Humanus, a parceria é muito importante. Ele conta que ela veio de uma maneira inusitada, já que não conhecia o esporte. “Percebemos que o não só a gente da clínica, mas boa parte do Brasil não conhece o cricket, que é uma modalidade que está engatinhando. Por isso nós, técnicos em lesões e na parte de fisioterapia, encontramos um grande e gostoso desafio promover tratamentos numa modalidade em que ainda precisamos estudar a biomecânica específica do esporte e encontrar estratégias de prevenção e de promoção da saúde destes atletas. Num esporte popular é fácil tratar, faz parte do nosso dia a dia, mas o desafio nos levou a abraçar o cricket. Um esporte com uma interação social incrível, porém, pouco estudo para nós, fisioterapeutas brasileiros. Para nós é uma satisfação muito grande entrar neste projeto e fazer parte desta gestão que está sendo iniciada. Teremos uma equipe de coordenação técnica que vai trabalhar especificamente com este novo esporte”, falou Landre. “No mesmo mês que firmamos a parceria o cricket comemora o título sul-americano e vimos que o potencial deste esporte é muito grande e queremos fazer parte deste crescimento”, finalizou Landre.
Cricket em Poços
Iniciado em 2011, através do inglês Matthew Featherstone, técnico e capitão da seleção brasileira masculina e representante oficial do cricket nas Américas, o Projeto Cricket Poços de Caldas nasceu com o objetivo de popularizar o esporte, que é o segundo mais praticado no mundo. Com grande aceitação das entidades e da população, o programa contribui com a comunidade local, oferecendo desenvolvimento esportivo, recreação e descobrindo novos talentos do esporte. O projeto atende atualmente alunos a partir de 6 anos de idade, que gratuitamente frequentam as aulas em núcleos como a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV), Casa do Menor, Colégio Municipal, Associação Atlética Caldense, Projeto Bem Viver, Parque Municipal, entre outros. “Temos muitos parceiros que fazem nosso cricket cada dia mais forte, como a Alcoa, Caixa Econômica Federal, Ong Cidadania e Moradia, Associação Atlética Caldense, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Hotel Minas Gerais, Departamento Municipal de Eletricidade, Caixa Econômica Federal, Clínica de Fisioterapia Humanus e ICC Mundial. Sem eles o projeto não teria crescido tanto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário