sexta-feira, 26 de junho de 2026

Brilho Mineiro em Natal: Atletas dão show na Copa Aginat América e miram palcos internacionais

NATAL, RN— Entre os dias 09 e 14 de junho, a capital do Rio Grande do Norte foi o epicentro da ginástica rítmica com a realização da *Copa Aginat América*. E quem passou pelo tablado potiguar não teve dúvidas: o estado de Minas Gerais está muito bem representado.

Uma delegação de talentos mineiros encantou o público e a arbitragem com séries marcadas pela precisão, graciosidade e muita garra. Entraram em quadra as atletas: Maria Flor, Amanda, Mariana, Heloísa, Luanna, Isadora de Marco, Giovana, Izadora Ramos e Gabrielly.


O Fenômeno Luanna Abraão: Chuva de Medalhas na Categoria Elite

O grande destaque da competição ficou por conta de *Luanna Abraão*, que competiu na categoria Elite Infantil. Mostrando uma maturidade técnica impressionante e um carisma que conquistou o ginásio, Luanna garantiu nada menos que quatro medalhas para a bagagem: Ouro no aparelho Fita, Ouro no aparelho Maças, Prata nas Mãos Livres e Prata no Individual Geral (soma de todos os aparelhos)

Com o título de campeã em dois aparelhos e vice-campeã geral, Luanna consolida seu nome como uma das maiores promessas da modalidade no país.


Próximas Paradas: Barcelona e Fortaleza

O ritmo de treinos não para, e o passaporte dessas ginastas já está carimbado para os próximos desafios.


Rumo à Europa

Sem tempo para descansar, a campeã Luanna já arruma as malas e embarca para *Barcelona, na Espanha, onde terá a honra de vestir o uniforme da Seleção e representar o Brasil no prestigiado Grand Prix.

Enquanto Luanna brilha em terras europeias, o foco nacional continua intenso. As atletas Gabrielly, Giovana e Izadora já estão em preparação total para o *Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Fortaleza (CE).

A participação na Copa Aginat América mostrou que essas meninas não têm limites. Parabéns às atletas, comissão técnica e familiares pelo desempenho brilhante em Natal! Ficamos na torcida por mais conquistas no Nordeste e no mundo.

Poços de Caldas brilha em Jarinu com seus talentos do BMX!

 Poços de Caldas brilha em Jarinu com seus talentos do BMX! 


Poços de Caldas, MG - No último dia 21 de junho de 2026, a cidade de Jarinu foi palco de grandes emoções no BMX, e os atletas da Associação Poços Caldense de BMX mostraram toda sua garra e talento, levando o nome da nossa cidade ao pódio e ao coração dos torcedores.

Entre os destaques:  Gabriel Henrique (Boys 11) conquistou o 4º lugar, mostrando determinação e técnica apurada.

João Bernardo (Cruiser 45/49) garantiu o 6º lugar, representando com orgulho a categoria máster.

Thiago Ramos (Junior Men) brilhou em uma das categorias mais difíceis e competitivas, alcançando o 2º lugar, um feito que enche de esperança e inspiração toda a comunidade esportiva.

Esses resultados reforçam a força e o comprometimento dos nossos atletas, que seguem firmes em sua jornada. E a emoção não para por aqui: no próximo mês, entre os dias 2 e 5 de julho, eles estarão em Cuiabá, Mato Grosso, representando Poços de Caldas no Campeonato Brasileiro de BMX 2026.

Nada disso seria possível sem o apoio fundamental dos nossos patrocinadores: Frigonossa, Nectar Saúde e 3D Móveis Planejados. Graças a eles, nossos atletas podem sonhar alto e levar o nome da cidade cada vez mais longe. Que orgulho de ver Poços de Caldas brilhar nas pistas! Que venha Cuiabá, e que nossos atletas continuem escrevendo páginas de vitória e emoção na história do esporte.

Texto: Assessoria de imprensa

Caldense: técnico Rogério Henrique é apresentado oficialmente para a imprensa

 A Associação Atlética Caldense realizou nesta quinta-feira (25/06) uma coletiva de imprensa conduzida pelo presidente Rovilson Ribeiro para apresentar oficialmente o novo treinador da equipe profissional, Rogério Henrique, e o executivo de futebol, Alex Joaquim.


A alteração no comando marca um novo momento para o departamento de futebol da Veterana, que busca fortalecer o trabalho visando a sequência da competição e a recuperação da equipe na tabela.


A coletiva teve início com o presidente Rovilson Ribeiro fazendo uma contextualização dos motivos que levaram a mudança no comando técnico.


“Tivemos um tempo grande de pré-temporada, passamos a primeira etapa da fase de classificação com poucos resultados positivos e muitos empates. O trabalho não funcionou. E chega um momento que o clube está acima de qualquer um de nós. Do presidente, do treinador. Enfim, a gente tem que dar uma resposta”, disse.


O presidente Rovilson também demonstrou otimismo com as novas contratações e destacou a confiança na nova comissão e reforçou a importância de buscar uma reação nas próximas rodadas.


“Estou muito otimista com a escolha do Rogério e do Alex e vamos colher bons resultados. Eu acredito que haja tempo para recuperação. Ainda temos quatro jogos. A proximidade entre os times que estão mais à frente e os que estão mais abaixo permite essa recuperação. É um campeonato muito difícil, é muito parelho. A gente tem a possibilidade de classificação, enxergamos isso, por isso contratamos um novo técnico. Vai dar um sangue novo, uma nova característica para uma competição que é muito apertada”, falou Rovilson.


Alex Joaquim, explicou o processo de escolha do treinador e destacou a experiência de Rogério Henrique no futebol mineiro. “Tive uma conversa com o Rovilson onde nós fizemos o acerto. Então, logo depois, nós começamos a estudar vários nomes de treinadores para assumir a Caldense. O do Rogério é um nome que me agradava muito, por já conhecer o futebol mineiro, por já ter acessos aqui dentro de Minas, e eu tenho certeza que o Rogério vai vir aqui e vai fazer um grande trabalho”, disse Alex.

O novo treinador Rogério Henrique agradeceu a confiança da diretoria e ressaltou o peso da camisa alviverde. “Primeiro, eu quero agradecer ao presidente Rovilson, a toda a sua diretoria, agradecer ao Alex pela confiança e pelo convite, dizer que é um prazer estar representando uma camisa tão pesada, não só em Minas Gerais, mas no cenário nacional, e isso traz também uma grande responsabilidade. Quando a gente aceita o convite, aceita com uma felicidade enorme, mas entendendo a responsabilidade que é”, falou o treinador.

O técnico demonstrou confiança no potencial do elenco para a sequência da temporada. “Nós temos resultados importantes para conquistar nesses próximos jogos, respeitando os nossos adversários, sabemos as dificuldades que vamos enfrentar, mas temos que estar confiantes, acima de tudo esperançosos na competência do Alex, no conhecimento que ele tem em termos do clube, do futebol mineiro, da minha experiência também, e depositar um voto de confiança nesses atletas que aí estão para que eles possam ser potencializados e, a cada vez, render mais e representar cada vez melhor essa camisa tão pesada”, falou Rogério.

Rogério Henrique também reforçou a qualidade do grupo e a necessidade de maior desempenho dentro de campo. “Nós temos um elenco de qualidade sim. É lógico que ele precisa entregar mais. Todos eles estão cientes dessa responsabilidade. Nós não estamos vestindo qualquer camisa, é uma camisa pesadíssima aqui de Minas Gerais. Eu acho que cabe a nós, a mim e ao Alex, colocarmos isso cada vez mais na cabeça dos meninos, passar confiança a eles, e eu acredito, sim. Temos que respeitar o Guarani, jogar lá é muito difícil, sempre foi, mas eu acho que nós, vestindo essa camisa da Caldense, temos totais condições de trazer um bom resultado no final de semana”.

O técnico Rogério Henrique já iniciou os trabalhos com o grupo visando o próximo compromisso da Veterana, sábado 27/06 às 17h30, diante do Guarani em Divinópolis. A equipe treina na manhã desta sexta no CT e após o almoço viaja para o duelo.


quinta-feira, 25 de junho de 2026

CIDEP conquista bronze no Regional Sudeste 1 de Goalball

Poços de Caldas, MG - O Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP) viveu um momento histórico no goalball ao conquistar o 3º lugar geral no Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball, realizado em Uberlândia/MG. A competição reuniu as principais equipes da região do Rio de Janeiro, Minas gerais e espírito santo.


FASE DE GRUPOS Resultados:

CIDEP (MG) 11 x 1 APAE Leopoldina (MG) – Fase de grupos 

CEP-CG (RJ) 8 x 8 CIDEP (MG)– Fase de grupos 

SASJO (RJ) 1 x 11 CIDEP (MG) – Fase de grupos 

CIDEP (MG)  13 x 3 IBC(RJ)  – Fase de grupos 


Na fase eliminatória:

CIDEP (MG) 17 x 7 IBC (RJ) – Quartas de final 

ADEVIBEL (MG) 16 x 8 CIDEP(MG)  – Semifinal 

CEP-CG (RJ) 1 x 5 CIDEP (MG) – Disputa pelo bronze 


Com esses resultados, o CIDEP encerrou sua participação conquistando o 3º lugar geral masculino do Regional Sudeste 1 de Goalball.

O atleta Fernando Brito Narciso, integrante da equipe de goalball do CIDEP, destacou a importância da conquista e o processo de construção do resultado durante a competição. “Foi muito bacana. Foi uma competição que a gente foi construindo, galgando nosso espaço ali e conseguimos atingir um resultado satisfatório aqui no Regional Sudeste 1 de Goalball. Esse terceiro lugar representa muito para a equipe, porque mostra todo o trabalho que vem sendo feito e a nossa evolução”, afirmou Fernando.

O atleta também falou sobre sua participação individual e a contribuição dentro do grupo durante os jogos. “A participação aqui nesse campeonato foi muito boa. Conseguimos trazer o terceiro lugar e isso foi de suma importância. Minha participação foi ajudar a equipe em vários momentos, entrando nas substituições, como titular e também contribuindo de outras formas. Eu vim para esse campeonato realmente para somar com todos, fazer parte desse objetivo coletivo”, explicou.

Para Fernando, o resultado também representa a união e o amadurecimento da equipe ao longo da competição. “Eu acho que esse ano tivemos uma evolução muito boa. Mesmo com um número menor de atletas, foi um campeonato muito relevante para todos nós.

A equipe estava concentrada, todo mundo sabia o que tinha que fazer e conseguimos executar. Ficamos muito felizes por conquistar esse terceiro lugar em equipe”, completou.

O técnico da equipe, Professor Leonardo Souza, ressaltou a postura dos atletas durante todo o campeonato . “Essa competição foi marcada pela resiliência e dedicação de toda equipe. Mesmo com situações adversas, conseguimos nos posicionar como uma equipe de excelentes resultados técnicos.

O grupo mostrou comprometimento, disciplina e uma grande capacidade de evolução”, destacou.

O técnico Professor Bruno também avaliou positivamente a participação do CIDEP e reforçou a importância do resultado alcançado em Uberlândia. “Participar do Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball foi muito importante para nossa equipe, pois conseguimos colocar em prática tudo que tínhamos treinado. Mais do que isso, conquistamos o terceiro lugar geral em uma competição com mais de 15 equipes. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e que o desenvolvimento da equipe é constante”, afirmou.

A trajetória do CIDEP no Regional Sudeste 1 de Goalball demonstra o fortalecimento do esporte paralímpico em Poços de Caldas e o impacto do trabalho realizado diariamente com atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos no projeto.

A medalha de bronze conquistada em Uberlândia representa não apenas uma colocação no pódio, mas o reconhecimento de um processo de construção, dedicação e investimento no desenvolvimento dos atletas.

Com o resultado, o CIDEP reafirma seu compromisso com o esporte paralímpico e segue buscando novos desafios, levando o nome de Poços de Caldas para competições de destaque nacional.


Regional Sudeste 1 de Goalball – Uberlândia/MG

CIDEP – 3º lugar geral | Medalha de Bronze

Apoio: Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) – Termo de Compromisso nº 014/2026.

Convênio Poços Paralímpica em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Poços de Caldas – Termo de Colaboração nº 002/2023.

Copa do Mundo Poços Ativa será aberta com programação especial no Ginásio Moleque César

 Poços de Caldas, MG - Na manhã do dia 4 de julho, o Ginásio Moleque César será palco da abertura da Copa do Mundo Poços Ativa, em um evento que reúne esporte, cultura e integração comunitária. A programação tem início às 9h e é aberta ao público.

A cerimônia de abertura contará com um desfile temático, no qual cada instrutor do projeto representará um país participante, criando um ambiente lúdico e festivo inspirado na maior competição esportiva do mundo.

Após o desfile, o público poderá acompanhar apresentações de ginástica rítmica e capoeira, destacando o trabalho desenvolvido com os alunos do projeto e valorizando diferentes expressões esportivas e culturais.

O evento integra as ações do projeto Poços Ativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura de Poços de Caldas, com oferta gratuita de atividades esportivas e incentivo à prática de exercícios físicos, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo da comunidade com o esporte e proporcionar um momento de convivência entre famílias, alunos e instrutores.

A organização convida toda a população a participar e prestigiar a abertura da competição, celebrando o esporte em um ambiente de integração e alegria.

Rafael Leôncio conquista os 25 km da Athenas Run Stronger em São Paulo

Poços de Caldas, MG – O atleta poços-caldense Rafael Leôncio da Silva voltou a se destacar no cenário nacional das corridas de rua ao conquistar o primeiro lugar na prova de 25 quilômetros da Athenas Run Stronger, segunda etapa de 2026 do Circuito Mizuno Athenas, realizada no último domingo (21), em São Paulo.

A competição, organizada pela Iguana Sports, reuniu 7.450 atletas na Marginal do Rio Pinheiros, com arena montada no Parque do Povo, na zona oeste da capital paulista. O circuito contou com provas de 6 km, 12 km, 18 km e 25 km, consolidando-se como uma das principais corridas de distâncias progressivas do país.

Rafael cruzou a linha de chegada em 1h23min16s, garantindo o lugar mais alto do pódio na prova mais longa do evento. O resultado reforça a excelente fase do corredor, que vem acumulando vitórias e pódios em importantes competições nacionais.

Após a conquista, o atleta comemorou o desempenho e destacou a satisfação de representar Poços de Caldas em provas de alto nível.

“Estou muito feliz por mais esse excelente resultado e por poder representar bem a minha cidade. Sou muito grato aos meus patrocinadores, apoiadores, amigos e, acima de tudo, a Deus, que sempre me abençoa com dedicação, disciplina e foco para fazer o que mais gosto. Agradeço também a todos que torceram por mim e ao Jornal Mantiqueira e ao Paulo Vitor pela divulgação do meu trabalho”, afirmou.

O evento apresentou um equilíbrio entre os participantes, com 51% de homens e 49% de mulheres inscritos. Nas provas de 25 quilômetros, os homens representaram 68% dos competidores, enquanto atletas entre 30 e 45 anos formaram a maior parcela dos inscritos, confirmando o alto nível técnico da disputa.

Prefeitura cria Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física

 Poços de Caldas, MG - A Prefeitura instituiu o Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física – Poços Ativa como política pública permanente para garantir acesso gratuito, contínuo e de qualidade às práticas esportivas, atividades físicas e de lazer para toda a população.

A iniciativa tem como objetivos promover saúde, qualidade de vida, inclusão social, cidadania e desenvolvimento esportivo em todas as regiões do município. O programa atenderá públicos de todas as idades, com atenção especial a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto oferecerá aulas esportivas, atividades recreativas, eventos comunitários, ações no contraturno escolar e acompanhamento por equipe multidisciplinar, formada por profissionais de áreas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A nova legislação também prevê metas anuais de atendimento, monitoramento dos resultados e transparência na divulgação das ações, investimentos e número de beneficiários atendidos.