sábado, 27 de junho de 2026

Gijo conquista vice-campeonato em maratona de mountain bike em Poço Fundo

Poços de Caldas, MG – O ciclista Luiz Lotti Neto, Gijo, conquistou o vice-campeonato na maratona Asca Bike, disputada na cidade de Poço Fundo. A prova teve um percurso de 65 quilômetros e reuniu atletas da modalidade em um grande desafio de resistência e técnica.

Após a competição, Gijo comemorou o resultado e agradeceu pelo desempenho alcançado. “Muito feliz com o resultado. Só tenho que agradecer a Deus por tudo ter dado certo e também aos meus patrocinadores pelo apoio durante toda a temporada”, destacou o atleta.

Gijo também fez um agradecimento especial aos patrocinadores INCORPE Instituto do Coração Poços, Hotel Nacional Inn Poços de Caldas e Hard Rock Bike, ressaltando a importância do incentivo para a continuidade de sua participação nas competições.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Espanha é Minas no pódio: Luanna Abraão conquista duas medalhas no Grand Premium de Ginástica Rítmica

Platja d’Aro, Espanha – Entre os dias 20 e 24 de maio, os olhos do mundo da ginástica rítmica estiveram voltados para as arenas espanholas, que sediaram o Grand Premium Platja d’Aro, um dos torneios mais competitivos da temporada internacional. Em meio a fortes delegações europeias e atletas de alto nível técnico, o destaque brasileiro veio de Minas Gerais. A ginasta Luanna Abraão, representante da Escola Mineira de Ginástica Rítmica, conquistou duas medalhas para o Brasil e consolidou-se como um dos grandes nomes da competição.


Domínio técnico e duplo pódio

O desempenho de Luanna foi marcado pela precisão técnica e pela expressividade artística, características que impressionaram a exigente banca de arbitragem internacional.

A primeira conquista veio na prova de Fita, na qual a ginasta executou uma série de alta complexidade e excelente domínio do aparelho, garantindo a medalha de prata. Na sequência, voltou à quadra para disputar a prova de Maças, alcançando mais uma excelente apresentação e assegurando a medalha de bronze.


O reconhecimento no pódio

Uma fotografia oficial do evento registra a dimensão da conquista. No pódio do Grand Premium, diante do painel da organização Aliança Gimnàstica Rítmica, Luanna Abraão aparece com a bandeira do Brasil ao lado das demais medalhistas da competição. Ao fundo, na área destinada às delegações, atletas de diversos países acompanharam a cerimônia de premiação, evidenciando o caráter internacional do torneio.


Fruto de um trabalho de excelência

O duplo pódio conquistado na Espanha reflete não apenas o talento de Luanna, mas também o trabalho desenvolvido pela Escola Mineira de Ginástica Rítmica. A preparação técnica, o refinamento coreográfico e o planejamento para competições internacionais vêm colocando atletas mineiras em evidência nos principais eventos da modalidade.

Com as medalhas de prata e bronze na bagagem, Luanna Abraão e a comissão técnica da Escola Mineira retornam ao Brasil com importantes resultados e já voltam suas atenções para os próximos desafios do calendário nacional e internacional.

Atletas conquistam título e pódios na Copa Poços de Jiu-Jítsu

Poços de Caldas, MG – Os atletas do professor Betinho conquistaram importantes resultados na Copa Poços de Jiu-Jítsu. O principal destaque foi Elton, que se tornou campeão pela primeira vez na Faixa Azul ao vencer a final por finalização.

A equipe também obteve outros bons resultados na competição. Yezo ficou com o segundo lugar na Faixa Verde, Wandinha foi vice-campeã na Faixa Azul, Hello Kittie conquistou o segundo lugar na Faixa Branca e Beto terminou como vice-campeão na Faixa Preta.

Após a competição, o professor Betinho agradeceu o apoio recebido da secretária municipal de Esportes, Zelinha, pelo incentivo à participação no evento; do vereador Paulista, pelo apoio aos atletas; das psicólogas Roberta e Kauane, pelo trabalho desenvolvido com a saúde mental dos atletas por meio do Projeto Vem...Ser; e dos patrocinadores exclusivos Lyla Café e Fernanda Del Carmem Ink Tattoo.

Competição inédita reúne talentos do jiu-jítsu no Ginásio Miguel Zanetti

Poços de Caldas, MG – O Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti foi palco, no último domingo, 21 de junho, de um evento que reuniu atletas, familiares e amantes das artes marciais em Poços de Caldas. A Copa Poços BJJ Fight – Lutas Casadas apresentou um formato diferente das competições tradicionais de jiu-jítsu, com confrontos individuais previamente definidos, valorizando a técnica, o equilíbrio entre os competidores e o espetáculo esportivo.

Idealizada pelo professor Leandro Henrique Rosa, conhecido no meio esportivo como Leandro Zangado, faixa-preta de jiu-jítsu 3º grau, coordenador do Projeto Leandro Zangado Teen (LZ Team Jiu-Jitsu), a competição reuniu atletas de Poços de Caldas e de cidades como Alfenas, Pouso Alegre e São João da Boa Vista (SP), promovendo integração entre equipes e fortalecendo o crescimento da modalidade na região.

Segundo Leandro Zangado, o objetivo foi oferecer ao público um evento dinâmico e diferente dos campeonatos convencionais. “Foi a primeira vez que realizamos esse formato em Poços de Caldas. As lutas são casadas, ou seja, cada atleta faz apenas um combate, previamente estudado para que haja equilíbrio técnico entre os competidores. Pensamos em proporcionar um grande espetáculo para o público e valorizar cada atleta individualmente”, explicou.

O organizador destacou que a realização da Copa Poços BJJ Fight representa mais um passo no fortalecimento do jiu-jítsu no município e na consolidação de Poços de Caldas como sede de eventos esportivos. “Nossa intenção é fazer um evento de qualidade para prestigiar os atletas, suas famílias e também engrandecer o nome da cidade. Recebemos competidores de várias cidades e isso movimenta o esporte e fortalece o intercâmbio entre as equipes.”


Apoio foi fundamental para realização do evento 

Leandro fez questão de agradecer aos patrocinadores e apoiadores que contribuíram para que o projeto saísse do papel. “Graças a Deus contamos com pessoas que acreditam no nosso trabalho. O vereador Paulista sempre nos apoia, assim como o Jornal Mantiqueira, que divulga nossos projetos e acompanha nossa caminhada. Também somos muito gratos aos nossos patrocinadores e parceiros, porque sem eles seria impossível realizar um evento dessa dimensão.”


Mais de 25 anos dedicados ao jiu-jítsu

Com uma trajetória de mais de duas décadas e meia nos tatames, Leandro Zangado é um dos nomes mais respeitados da modalidade na região. Faixa-preta 3º grau, ele acumula conquistas importantes como títulos sul-americanos, participações em campeonatos brasileiros e segue competindo na categoria Master. “Tenho mais de 25 anos de jiu-jítsu. Sempre fui competidor, disputei Brasileiro, conquistei título sul-americano e recentemente fui campeão de um torneio em Cambuí. Mesmo aos 45 anos continuo competindo porque acredito que precisamos dar o exemplo para os nossos alunos.”

O professor Claysson Felizola Júnior destacou que o maior objetivo é deixar um legado para as novas gerações. “Mais importante do que formar campeões é formar cidadãos. O jiu-jítsu ensina respeito, disciplina, autocontrole e perseverança. Quem entra no tatame sai uma pessoa diferente. Não é apenas uma transformação física, mas também psicológica e emocional.”

Segundo ele, esse trabalho de formação vem sendo desenvolvido diariamente por meio do Projeto Leandro Zangado Teen, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

Presente à competição, o vereador Paulista destacou a importância da iniciativa para o esporte local e elogiou o trabalho realizado por Leandro e pela equipe LZ Team. “O Leandro é um grande parceiro e desenvolve um trabalho social fantástico. Ele faz parte da equipe do professor Claysson e, junto com outros projetos esportivos, realiza um trabalho muito importante para nossa cidade. Tenho certeza de que este foi o primeiro de muitos eventos desse porte em Poços de Caldas.”

O parlamentar ressaltou ainda que a Câmara Municipal busca incentivar ações que utilizam o esporte como instrumento de transformação social. “Representamos a Câmara Municipal e entendemos a importância do esporte na formação das pessoas. Sempre estaremos apoiando iniciativas sérias como essa.”


Secretaria de Esportes destaca crescimento da modalidade

Representando a Secretaria Municipal de Esportes, Zelinha, a gerente Ludmila Vieira Pereira ressaltou a satisfação da Prefeitura em apoiar eventos que incentivam a prática esportiva e promovem integração entre atletas de diferentes idades. “É muito gratificante ver o Ginásio Miguel Zanetti completamente cheio, reunindo crianças, jovens, adultos e famílias acompanhando o jiu-jítsu. Trata-se de um esporte extremamente democrático e que vem crescendo de forma muito significativa em Poços de Caldas.”

Segundo Ludmila, a expansão das artes marciais no município é resultado do trabalho conjunto entre professores, projetos esportivos e o apoio oferecido pelo poder público. “Percebemos um crescimento exponencial das modalidades de luta em todos os cantos da cidade. A Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura apoiam professores, alunos e projetos que desenvolvem esse trabalho. Nossa equipe está comprometida com o sucesso de cada evento esportivo realizado no município.”

Ela acrescentou que o incentivo ao esporte faz parte da política pública da administração municipal. “Estou representando a secretária Zélia Testi e o prefeito Paulo Ney, reafirmando o compromisso da administração em apoiar iniciativas como esta, que aproximam as famílias, valorizam nossos espaços esportivos e promovem qualidade de vida.”


 

Chute Certo amplia atendimento e fortalece formação de jovens pelo esporte

Poços de Caldas, MG – Mais do que ensinar fundamentos do futebol, o projeto social Chute Certo segue consolidando sua missão de transformar vidas por meio do esporte. Ao encerrar as atividades do primeiro semestre de 2026, a iniciativa comemora o crescimento do número de participantes, a ampliação das categorias atendidas, o fortalecimento do futebol feminino e, principalmente, os resultados obtidos na formação cidadã de crianças e adolescentes de Poços de Caldas.

Coordenado pelo professor Flávio Andrade, o Flavinho, o projeto completa seis anos consecutivos de atuação, tornando-se referência no incentivo à prática esportiva e na inclusão social de jovens da região do bairro Monte Verde.

Segundo o coordenador, o semestre foi marcado por uma evolução significativa em diversos aspectos, desde o aumento do número de participantes até o amadurecimento dos alunos dentro e fora das quatro linhas. “Estamos finalizando mais um semestre com muita satisfação. O Chute Certo chega ao sexto ano de trabalho e percebemos um crescimento muito grande na procura pelo projeto. A cada semestre aumentam o número de alunos e também o interesse das famílias. Isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido pela comunidade”, afirmou Flavinho.


Crianças cada vez mais novas passam a integrar o projeto

Uma das novidades deste ano foi a ampliação da faixa etária atendida. O projeto passou a receber crianças a partir dos 6 anos de idade, antecipando o contato com a prática esportiva e permitindo um desenvolvimento mais completo dos participantes.

Além dos estudantes da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, as atividades também recebem crianças e adolescentes de outras escolas da região e moradores dos bairros vizinhos. “Este ano começamos a atender crianças menores, de seis e sete anos. Também recebemos muitos alunos que moram nas proximidades e estudantes de outras escolas. Isso amplia bastante o alcance social do projeto e fortalece ainda mais o nosso trabalho”, explicou.


Futebol feminino cresce e ganha cada vez mais espaço

Outro destaque do semestre foi o aumento da participação feminina. Conforme Flavinho, o número de meninas inscritas cresceu consideravelmente, reforçando uma tendência observada nos últimos anos e demonstrando o interesse das jovens pela modalidade. “O futebol feminino vem crescendo bastante dentro do projeto. Temos percebido uma adesão cada vez maior das meninas, o que nos deixa extremamente felizes. O esporte é para todos, e oferecer esse espaço de participação é muito importante.”

Ao mesmo tempo, os meninos também seguem evoluindo tecnicamente, com diversos atletas iniciando participação em competições esportivas após passarem pelo processo de formação realizado pelo Chute Certo. “Muitos dos nossos alunos já começaram a disputar campeonatos e competições. Isso mostra que eles estão evoluindo tecnicamente e ganhando confiança para representar a cidade em outros eventos.”


Muito além do futebol

Embora os resultados esportivos sejam motivo de comemoração, Flavinho destaca que o maior objetivo do projeto continua sendo a formação humana dos participantes.

Segundo ele, os reflexos positivos podem ser percebidos diariamente no comportamento, na disciplina e no relacionamento dos alunos com familiares, professores e colegas. “O que mais nos orgulha é perceber a evolução no comportamento dessas crianças. A disciplina melhora muito, o respeito aumenta e a escola participa diretamente desse processo. Trabalhamos sempre em parceria com a família e com os professores. O futebol acaba sendo uma ferramenta para ensinar valores que eles levarão para a vida inteira.”

Para o professor, acompanhar essa transformação representa uma das maiores recompensas do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. “É muito gratificante ver crianças que chegaram tímidas, sem disciplina ou com dificuldades de convivência e hoje são referências para os colegas. Isso demonstra a força que o esporte tem como instrumento de educação e inclusão.”


Projeto consolidado graças às parcerias

Ao longo de seis anos, muitas crianças e adolescentes já passaram pelo Chute Certo. Para Flavinho, a continuidade do projeto só é possível graças ao apoio recebido de parceiros públicos e privados.

Ele fez questão de destacar o incentivo da Unimed, da Secretaria Municipal de Esportes, da Prefeitura de Poços de Caldas e também da imprensa local, que acompanha e divulga as ações da iniciativa. “É um projeto consolidado e que só continua existindo graças ao apoio dos nossos parceiros. A Unimed acredita no esporte como ferramenta de transformação social. A Secretaria de Esportes e a Prefeitura também oferecem todo o suporte necessário para que possamos desenvolver esse trabalho. E a imprensa sempre esteve ao nosso lado, divulgando nossas atividades e valorizando aquilo que fazemos.”

Segundo o coordenador, esse conjunto de parcerias permite que o projeto continue crescendo e alcançando um número cada vez maior de famílias.


Atividades retornam em agosto

Com o encerramento do semestre letivo, o Chute Certo entra em recesso durante o mês de julho, acompanhando o calendário escolar. As atividades serão retomadas normalmente no início de agosto.

As aulas acontecem exclusivamente no bairro Monte Verde, sendo realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã e às segundas e quartas-feiras no período da tarde, contemplando diferentes categorias.

O projeto atende crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, tanto da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira quanto de outras unidades de ensino e moradores da região.

Flavinho destaca que novos interessados podem ingressar no projeto a qualquer momento. “Quem quiser participar pode nos procurar diretamente aqui no projeto. As portas estão abertas para meninos e meninas que desejam praticar esporte, fazer novas amizades e aprender valores importantes para a vida.”

 

Jemg: Poços sedia etapa estadual das modalidades paralímpicas em agosto

 Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas volta a sediar a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais. De 24 a 29 de agosto, a cidade receberá os competidores nas modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O objetivo da competição é revelar talentos, promover a inclusão social e contribuir na formação da cidadania por meio da atividade física.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Testi, destaca que Poços de Caldas está pronta para receber todos os competidores e que a etapa estadual paralímpica será um sucesso mais uma vez.

O Jemg é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Jogos Escolares: Estudantes embarcam para fase regional que será disputada em Passos

 Poços de Caldas, MG - Estudantes das escolas de Poços de Caldas vão a Passos na próxima semana para disputar a fase regional sul dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg. Ao todo, uma delegação de 104 pessoas, entre alunos e professores, viaja segunda-feira (29) para a cidade da região sede das competições.

As modalidades disputadas pelos estudantes poços-caldense são: Vôlei feminino – módulo 2 (Colégio Municipal); Basquete masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Colégio Pelicano); Futsal feminino – módulo 2 – (Francisco Escobar); Xadrez masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Feminino: David Campista, Vitalina Rossi e João Eugênio) / Masculino: IF Sul de Minas, Mariquinhas Brochado e Pelicano; Basquete 3×3 masculino – módulos 1 e 2 (Cepoc) e Vôlei de praia masculino – módulos 1 e 2 (Colégio São José).

A etapa regional sul reúne equipes e atletas de cidades vizinhas que conquistaram classificação nas fases microrregionais, consolidando-se como uma das etapas mais competitivas do calendário esportivo escolar mineiro. Poços vai competir com times de cidades como Machado, Cruzília, Pouso Alegre, Três Corações, entre outras, e dve conseguir bons resultados.

A etapa é classificatória para a fase estadual.