quinta-feira, 25 de junho de 2026

CIDEP conquista bronze no Regional Sudeste 1 de Goalball

Poços de Caldas, MG - O Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP) viveu um momento histórico no goalball ao conquistar o 3º lugar geral no Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball, realizado em Uberlândia/MG. A competição reuniu as principais equipes da região do Rio de Janeiro, Minas gerais e espírito santo.


FASE DE GRUPOS Resultados:

CIDEP (MG) 11 x 1 APAE Leopoldina (MG) – Fase de grupos 

CEP-CG (RJ) 8 x 8 CIDEP (MG)– Fase de grupos 

SASJO (RJ) 1 x 11 CIDEP (MG) – Fase de grupos 

CIDEP (MG)  13 x 3 IBC(RJ)  – Fase de grupos 


Na fase eliminatória:

CIDEP (MG) 17 x 7 IBC (RJ) – Quartas de final 

ADEVIBEL (MG) 16 x 8 CIDEP(MG)  – Semifinal 

CEP-CG (RJ) 1 x 5 CIDEP (MG) – Disputa pelo bronze 


Com esses resultados, o CIDEP encerrou sua participação conquistando o 3º lugar geral masculino do Regional Sudeste 1 de Goalball.

O atleta Fernando Brito Narciso, integrante da equipe de goalball do CIDEP, destacou a importância da conquista e o processo de construção do resultado durante a competição. “Foi muito bacana. Foi uma competição que a gente foi construindo, galgando nosso espaço ali e conseguimos atingir um resultado satisfatório aqui no Regional Sudeste 1 de Goalball. Esse terceiro lugar representa muito para a equipe, porque mostra todo o trabalho que vem sendo feito e a nossa evolução”, afirmou Fernando.

O atleta também falou sobre sua participação individual e a contribuição dentro do grupo durante os jogos. “A participação aqui nesse campeonato foi muito boa. Conseguimos trazer o terceiro lugar e isso foi de suma importância. Minha participação foi ajudar a equipe em vários momentos, entrando nas substituições, como titular e também contribuindo de outras formas. Eu vim para esse campeonato realmente para somar com todos, fazer parte desse objetivo coletivo”, explicou.

Para Fernando, o resultado também representa a união e o amadurecimento da equipe ao longo da competição. “Eu acho que esse ano tivemos uma evolução muito boa. Mesmo com um número menor de atletas, foi um campeonato muito relevante para todos nós.

A equipe estava concentrada, todo mundo sabia o que tinha que fazer e conseguimos executar. Ficamos muito felizes por conquistar esse terceiro lugar em equipe”, completou.

O técnico da equipe, Professor Leonardo Souza, ressaltou a postura dos atletas durante todo o campeonato . “Essa competição foi marcada pela resiliência e dedicação de toda equipe. Mesmo com situações adversas, conseguimos nos posicionar como uma equipe de excelentes resultados técnicos.

O grupo mostrou comprometimento, disciplina e uma grande capacidade de evolução”, destacou.

O técnico Professor Bruno também avaliou positivamente a participação do CIDEP e reforçou a importância do resultado alcançado em Uberlândia. “Participar do Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball foi muito importante para nossa equipe, pois conseguimos colocar em prática tudo que tínhamos treinado. Mais do que isso, conquistamos o terceiro lugar geral em uma competição com mais de 15 equipes. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e que o desenvolvimento da equipe é constante”, afirmou.

A trajetória do CIDEP no Regional Sudeste 1 de Goalball demonstra o fortalecimento do esporte paralímpico em Poços de Caldas e o impacto do trabalho realizado diariamente com atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos no projeto.

A medalha de bronze conquistada em Uberlândia representa não apenas uma colocação no pódio, mas o reconhecimento de um processo de construção, dedicação e investimento no desenvolvimento dos atletas.

Com o resultado, o CIDEP reafirma seu compromisso com o esporte paralímpico e segue buscando novos desafios, levando o nome de Poços de Caldas para competições de destaque nacional.


Regional Sudeste 1 de Goalball – Uberlândia/MG

CIDEP – 3º lugar geral | Medalha de Bronze

Apoio: Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) – Termo de Compromisso nº 014/2026.

Convênio Poços Paralímpica em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Poços de Caldas – Termo de Colaboração nº 002/2023.

Copa do Mundo Poços Ativa será aberta com programação especial no Ginásio Moleque César

 Poços de Caldas, MG - Na manhã do dia 4 de julho, o Ginásio Moleque César será palco da abertura da Copa do Mundo Poços Ativa, em um evento que reúne esporte, cultura e integração comunitária. A programação tem início às 9h e é aberta ao público.

A cerimônia de abertura contará com um desfile temático, no qual cada instrutor do projeto representará um país participante, criando um ambiente lúdico e festivo inspirado na maior competição esportiva do mundo.

Após o desfile, o público poderá acompanhar apresentações de ginástica rítmica e capoeira, destacando o trabalho desenvolvido com os alunos do projeto e valorizando diferentes expressões esportivas e culturais.

O evento integra as ações do projeto Poços Ativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura de Poços de Caldas, com oferta gratuita de atividades esportivas e incentivo à prática de exercícios físicos, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo da comunidade com o esporte e proporcionar um momento de convivência entre famílias, alunos e instrutores.

A organização convida toda a população a participar e prestigiar a abertura da competição, celebrando o esporte em um ambiente de integração e alegria.

Rafael Leôncio conquista os 25 km da Athenas Run Stronger em São Paulo

Poços de Caldas, MG – O atleta poços-caldense Rafael Leôncio da Silva voltou a se destacar no cenário nacional das corridas de rua ao conquistar o primeiro lugar na prova de 25 quilômetros da Athenas Run Stronger, segunda etapa de 2026 do Circuito Mizuno Athenas, realizada no último domingo (21), em São Paulo.

A competição, organizada pela Iguana Sports, reuniu 7.450 atletas na Marginal do Rio Pinheiros, com arena montada no Parque do Povo, na zona oeste da capital paulista. O circuito contou com provas de 6 km, 12 km, 18 km e 25 km, consolidando-se como uma das principais corridas de distâncias progressivas do país.

Rafael cruzou a linha de chegada em 1h23min16s, garantindo o lugar mais alto do pódio na prova mais longa do evento. O resultado reforça a excelente fase do corredor, que vem acumulando vitórias e pódios em importantes competições nacionais.

Após a conquista, o atleta comemorou o desempenho e destacou a satisfação de representar Poços de Caldas em provas de alto nível.

“Estou muito feliz por mais esse excelente resultado e por poder representar bem a minha cidade. Sou muito grato aos meus patrocinadores, apoiadores, amigos e, acima de tudo, a Deus, que sempre me abençoa com dedicação, disciplina e foco para fazer o que mais gosto. Agradeço também a todos que torceram por mim e ao Jornal Mantiqueira e ao Paulo Vitor pela divulgação do meu trabalho”, afirmou.

O evento apresentou um equilíbrio entre os participantes, com 51% de homens e 49% de mulheres inscritos. Nas provas de 25 quilômetros, os homens representaram 68% dos competidores, enquanto atletas entre 30 e 45 anos formaram a maior parcela dos inscritos, confirmando o alto nível técnico da disputa.

Prefeitura cria Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física

 Poços de Caldas, MG - A Prefeitura instituiu o Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física – Poços Ativa como política pública permanente para garantir acesso gratuito, contínuo e de qualidade às práticas esportivas, atividades físicas e de lazer para toda a população.

A iniciativa tem como objetivos promover saúde, qualidade de vida, inclusão social, cidadania e desenvolvimento esportivo em todas as regiões do município. O programa atenderá públicos de todas as idades, com atenção especial a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto oferecerá aulas esportivas, atividades recreativas, eventos comunitários, ações no contraturno escolar e acompanhamento por equipe multidisciplinar, formada por profissionais de áreas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A nova legislação também prevê metas anuais de atendimento, monitoramento dos resultados e transparência na divulgação das ações, investimentos e número de beneficiários atendidos.

Caldense anuncia saída do técnico Wellington Simião após derrota para o Mamoré

 Poços de Caldas, MG – A Associação Atlética Caldense anunciou nesta quarta-feira (24) o desligamento do técnico Wellington Simião do comando da equipe principal. A decisão foi oficializada por meio de nota divulgada pela diretoria do clube, um dia após a derrota por 1 a 0 para o Mamoré, em Patos de Minas, pela abertura do retur no do Campeonato Mineiro Módulo II.

Além de Simião, também deixam a Veterana o auxiliar técnico Tharsus Gabriel, o preparador físico João Paulo e o gerente de futebol Eduardo Carioca, encerrando o ciclo da atual comissão técnica.

Na nota oficial, a Caldense agradeceu aos profissionais pelos serviços prestados durante o período em que estiveram no clube. “O clube agradece aos profissionais pelo empenho, dedicação, ética e profissionalismo demonstrados durante o período em que estiveram na Veterana e deseja sucesso em seus próximos desafios”, destacou a diretoria.

A diretoria executiva informou ainda que já iniciou o processo de definição do novo treinador e dos demais integrantes da comissão técnica para dar sequência à disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Os nomes dos substitutos serão anunciados após a conclusão das negociações.

A mudança ocorre em um momento decisivo da competição, em que a Caldense busca recuperação para seguir na briga por uma vaga na próxima fase do torneio estadual. O próximo compromisso da Veterana deverá marcar a estreia do novo comando técnico, caso a contratação seja concluída nos próximos dias.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Festival de judô reúne alunos e famílias no encerramento do semestre do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – A Casa do Menor Dr. Edmundo Dias foi palco de um festival de judô e uma confraternização que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida. O evento reuniu alunos dos períodos da manhã, tarde e noite, familiares, professores e convidados especiais em uma celebração que destacou a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes.

De acordo com o coordenador do projeto, José Raimundo Júnior, a iniciativa não representa o fim das atividades esportivas, mas sim uma pausa para celebrar os resultados alcançados ao longo do semestre.

“Estamos encerrando o semestre, mas não os treinos. Optamos por realizar um festival junto com uma confraternização envolvendo os alunos e suas famílias. Está sendo muito bacana ver o acolhimento da comunidade e a participação de todos”, destacou.

Um dos destaques do evento foi a presença de dois atletas de alto rendimento do SESI São Paulo, que compartilharam experiências com os alunos, relatando desafios enfrentados na carreira e a rotina exigida pelo esporte de alto nível.

Júnior explicou que o projeto Judô para a Vida caminha para seu quarto ano de atividades e conta com o apoio da empresa Valgroup. Atualmente, a iniciativa atende um número crescente de participantes, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e alunos neurodivergentes.

“O projeto tem evoluído bastante. Hoje temos a felicidade de incluir alunos PCDs e neurodivergentes, promovendo integração e desenvolvimento por meio do judô. A procura aumentou muito e estamos conseguindo atender a demanda com a divisão das turmas, mas o espaço já está ficando pequeno”, afirmou.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira na Casa do Menor, nos períodos da manhã, tarde e noite, e permanecem abertas para novos participantes.


Esporte como ferramenta de transformação

A coordenadora da Casa do Menor, Maria de Fátima Rodrigues Alves, ressaltou a importância do esporte como instrumento de educação, disciplina e inclusão social. “Esporte é vida, saúde, educação e disciplina. Quando o Júnior nos procurou com a proposta do projeto, abrimos as portas porque acreditamos muito no potencial transformador dessas atividades. As crianças gostam muito do judô e os professores realizam um trabalho maravilhoso”, destacou.

Além do judô, a instituição oferece outras atividades voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, como futsal, música e informática.

“A gente procura oferecer várias opções porque sabemos da importância de manter essas crianças ocupadas com atividades positivas. Aqui elas são acolhidas com muito carinho”, afirmou.


Mais de 20 anos de atendimento

Maria de Fátima explicou que a Casa do Menor passou por uma transformação ao longo dos anos. Até 2010, a entidade mantinha um sistema de acolhimento institucional, mas posteriormente direcionou seus esforços para projetos socioeducativos desenvolvidos no contraturno escolar. “Hoje trabalhamos exclusivamente com esse modelo de atendimento. Já são mais de 20 anos oferecendo atividades que contribuem para o crescimento pessoal e social de crianças e adolescentes”, explicou.

A manutenção da instituição ocorre por meio de parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, responsável por grande parte dos recursos destinados aos profissionais que atuam no local. O restante é obtido através de eventos beneficentes, doações e campanhas promovidas pela própria entidade. “Realizamos jantares, almoços, rifas, bingos e diversas ações para complementar os recursos necessários para manter a instituição funcionando. É um trabalho contínuo, mas muito gratificante”, concluiu.

Atletas do SESI inspiram jovens judocas durante festival do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – O festival de encerramento do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida, realizado na Casa do Menor Dr. Edmundo Dias, contou com a presença especial dos atletas de alto rendimento Vinícius Geraldo Raimundo e Gustavo Gomes de Oliveira, integrantes da equipe do SESI São Paulo. Durante o evento, os judocas compartilharam suas trajetórias no esporte e levaram uma mensagem de incentivo às crianças e adolescentes participantes do projeto.

Natural de Poços de Caldas, Vinícius Geraldo Raimundo, de 20 anos, destacou a emoção de retornar ao local onde iniciou sua trajetória esportiva e reencontrar crianças que hoje vivem uma realidade semelhante à que ele experimentou há cerca de dez anos. “É muito gratificante ver essas crianças tendo a oportunidade que eu tive. Eu me vi ali no lugar delas. Também comecei em um projeto social e sei o quanto isso é importante para a formação de uma criança. Viemos contar nossa história para mostrar que elas também podem alcançar seus sonhos”, afirmou.

Segundo o atleta, além do desenvolvimento esportivo, o judô desempenha um papel fundamental na formação pessoal dos jovens. “As crianças vêm aqui para se divertir, aprender e ficar longe das ruas e de situações de risco. Isso ajuda muito no crescimento delas dentro e fora do tatame. Ver o brilho no olhar de cada uma delas é algo muito especial”, ressaltou.


Experiência no alto rendimento

Atualmente defendendo o SESI São Paulo, um dos principais clubes do país, Vinícius participa de uma rotina intensa de treinamentos e competições. Recentemente, ele disputou o Troféu Brasil de Judô, considerado o principal campeonato de clubes do país e uma das portas de acesso à seleção brasileira principal. “O SESI é um dos maiores clubes do Brasil. Nós treinamos três vezes por dia e vivemos um ambiente muito profissional. No Troféu Brasil tivemos a oportunidade de enfrentar atletas olímpicos e medalhistas internacionais. É uma experiência incrível para quem sonha chegar ao mais alto nível do esporte”, destacou



Exemplo para as novas gerações

Também presente no evento, o judoca Gustavo Gomes de Oliveira, natural de Diadema (SP) e companheiro de equipe de Vinícius no SESI, ressaltou a importância de compartilhar experiências com as novas gerações. “É muito legal poder voltar a um projeto social e conversar com crianças que estão começando agora. Eu também comecei dessa forma, sendo acolhido por um professor que acreditou em mim mesmo quando eu não tinha condições. Hoje, viver tudo isso e perceber que posso inspirar outras pessoas é algo muito especial”, afirmou.

Gustavo também destacou a relevância do Troféu Brasil na carreira dos atletas. “É a competição mais importante do país em nível nacional e serve como caminho para a seleção brasileira. Mesmo sendo jovens, estamos competindo com atletas olímpicos e de nível internacional. Estamos trabalhando forte para, futuramente, conquistar medalhas e buscar uma vaga na seleção principal”, explicou.

Para os dois atletas, participar do festival foi uma oportunidade de retribuir ao esporte tudo aquilo que receberam ao longo da trajetória. “Quando eu era criança, admirava atletas mais experientes que visitavam os projetos e competições. Hoje estar desse lado, podendo servir de exemplo para essas crianças, é muito emocionante. Isso renova nossa motivação e mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Gustavo.