terça-feira, 25 de junho de 2024

National Cup, da NBA Basketball School, vai reunir mais de 400 atletas na Caldense

 Entre os dias 29 de junho e 7 de julho, Poços de Caldas irá receber a National Cup, maior campeonato promovido pelo NBA Basketball School no mundo. A Caldense será a sede principal do evento. Estarão na cidade mais de 400 atletas (categorias sub-12 e sub-15) em 30 equipes de sete estados do país (Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo), além de cerca de 60 técnicos.


Helen Luz (ex-WNBA, campeã mundial e medalhista olímpica), Alex Garcia (ex-NBA e ex-capitão da Seleção Brasileira) e Mari Camargo (ex-atleta da Seleção Brasileira) são os convidados especiais já confirmados na primeira edição da National Cup. No dia 7 de julho serão disputados o Torneio de 3 Pontos Wilson, o Desafio de Habilidades Wilson e as finais, com transmissão ao vivo no YouTube. Durante todo o período do campeonato, várias atividades vão acontecer pela cidade, eventos pensados para oferecer experiências a fãs de todas as idades, famílias e comunidade.


“Vai ser muito legal acompanhar de perto essa primeira edição da National Cup, ver tantos meninos e meninas juntos pela paixão pelo basquete. Fiquei feliz com o convite e estou muito animado em poder interagir, conversar com eles, trocar experiências, estar perto dessa nova geração que é o futuro do nosso esporte. Vai ser um super campeonato, jovens de vários estados, de várias partes do país. Vai ser muito bacana”, afirmou Alex Garcia, ‘Embaixador’ do programa NBA Basketball School no Brasil.


“A National Cup é um marco para o programa NBA Basketball School. Vamos reunir mais de 400 jovens e essa experiência vai muito além das quadras. Serão dez dias de ativações, experiências, oportunidade de fazer novas amizades, no maior campeonato já realizado pela NBA no mundo. Estamos muito animados, ansiosos para ver essa garotada em quadra”, afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.


Todos os jogos da National Cup (sub-12 masculino, sub-15 feminino, sub-15 Starter masculino e sub-15 All-Star masculino) serão disputados na Associação Atlética Caldense e no Colégio Pelicano, enquanto que desafios, treinos e as atividades extras serão no SESC e no Colégio Sete de Setembro. Os campeões receberão anéis de campeão da primeira edição da National Cup. Durante todo o período do evento serão promovidas ativações para todas as idades, como Kids Run (3 a 10 anos), FanZone (Parque Municipal), exposição de memorabília (Parque do Cristo), clínicas sociais e a loja do NBA Basketball School.


“Estamos ansiosos pela National Cup. É um evento especial, vai ser a maior competição da rede no mundo, uma programação que vai além da quadra, com ativações, eventos, clínicas, uma série de ações que vão fazer com que sejam dias inesquecíveis. Temos que agradecer a todos de Poços de Caldas pela recepção, por terem abraçado a National Cup desde a primeira conversa. Estamos cuidado do evento nos mínimos detalhes e tenho certeza de que vai ser incrível”, comentou Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pela implantação e supervisão do NBA Basketball School no Brasil. Wilson e Liga de Basquete Feminino (LBF) são apoiadores oficiais da competição.


PRESENÇA FEMININA + INCLUSÃO + LBF

Mais de 70 meninas estão inscritas na National Cup, que terá ainda equipes femininas de dois projetos sociais convidadas. As meninas ainda terão a oportunidade de participar de uma clínica exclusiva em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF).


CLÍNICAS SOCIAIS

Na programação da National Cup, a organização vai promover clínicas sociais, com jovens e crianças de escolas do município. Todas serão realizadas no Parque Municipal das 14h às 15h30min e estima-se mais de 350 participantes.


PROGRAMAÇÃO

29.06 – Media Day (participação de todos os atletas)

29.06 – Kids Run (inscrições abertas para a comunidade local / 3 a 10 anos)

30.06 – Início do Campeonato + Desafios

30.06 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

01.07 a 05.07 – Clínica Sociais (Parque Municipal / 14h às 15h30min)

05.07 – Término do Campeonato + Classificação dos Desafios

06.07 – Clínica Feminina LBF (14h) e clínica sub-12 (15h30min) – Parque Municipal

06.07 – Disputa de Terceiro Lugar (todas as categorias)

06.07 – FanZone (Parque Municipal)

06.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Torneio de 3 Pontos Wilson / Desafio de Habilidades Wilson

07.07 – Desafios Finais / Finais (todas as categorias)


• Todos os participantes da Kids Run vão receber medalhas de participação

• Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas ‘de pódio’

• Será entregue um troféu para o campeão de cada categoria

• Os campeões do Torneio de 3 Pontos e do Desafio de Habilidades receberão troféus

• Haverá o troféu ‘Fair Play’ para as equipes mais disciplinadas de cada categoria

• Troféus de ‘MVP’ para os destaques das categorias sub-15

• Atletas destaques de cada partida serão premiados com certificados

• Distribuição de brindes


SERVIÇO

National Cup – NBA Basketball School

Datas: 29/06 a 07/07

Cidade: Poços de Caldas (MG)

Locais de Competição: Associação Atlética Caldense e Colégio Pelicano

Locais de Treinos e Desafios: Colégio Sete de Setembro e SESC

Categorias: sub12 (M), sub-15 (F), sub-15 (starter M) e sub-15 (All-Star M)


Guarani vence Torneio Integração de Futebol Amador

Poços de Caldas, MG - No último sábado (22), aconteceu a grande final do Torneio Integração Luiz Alberto Troiani de Futebol Amador. Em partida equilibrada no estádio municipal Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, na zona oeste da cidade, o Guarani venceu o Nova Aurora por 1 a 0.

Quem marcou o gol da vitória foi Marcelinho, ainda no primeiro tempo. O jogo aconteceu no começo da noite. Houve uma homenagem a Troiani, que dá nome à competição.

Empresário local, Luiz Alberto Troiani foi presidente da Liga Poços-caldense de Futebol entre 1998 e 2000, demonstrando compromisso com o desenvolvimento do esporte e a integração entre os atletas.

O Torneio Integração começou em abril e teve participação de dezenas de times locais, incluindo os destaques do Futebol Amador de 2023 das séries A e B. A competição é uma parceria da Liga Poços-caldense de Futebol com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Associação de Árbitros de Poços de Caldas.

CiMTB Poços de Caldas: Karen Olimpio confirma excelente fase e faz a dobradinha com vitória no XCO

 A etapa de Poços de Caldas da Copa Internacional de Mountain Bike, realizada no Parque do Cristo, foi praticamente perfeita para a ciclista Karen Olimpio. Melhor colocada do Brasil no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), ocupando a 30ª posição, Karen garantiu a dobradinha neste domingo (23). Após ter vencido na sexta-feira (21) o Short Track (XCC), nesta tarde ela liderou de ponta a ponta o Cross Country Olímpico (XCO), garantindo a vitória em 1h21min27.


Com o resultado, a ciclista assumiu a liderança em ambas as disputas da temporada de 2024 na Super Elite feminina. No Short Track, Karen Olimpio tem 88 pontos contra 80 de Isabella Lacerda. Na classificação geral, que soma os pontos do XCC com o XCO, Karen tem agora 198 pontos contra 192 da segunda colocada, que também é Isabella, a atual campeã das duas disputas após ter levado ambos troféus em 2023. Todas as campeãs e campeões da Super Elite na história da CiMTB estão disponíveis no link: https://cimtb.com.br/hall-da-fama/.


Logo no início da prova Karen Olimpio impôs um ritmo forte e já ao término da primeira volta conseguiu escapar das concorrentes. Aos poucos, foi construindo sua vantagem, até completar as 6 voltas com folga de 3min51 para a vice-campeã, Isabella Lacerda. O top 5 da etapa teve ainda Yarela Obando (CHI), Iara Caetano e Luiza Cocuzzi. Completaram o pódio as atletas Liege Silva Walter, Carolina Ferreira, Danielle Moraes, Gabriela Ferolla e Jacksiane Polidorio.


“Desde o momento em que conheci a pista de Poços de Caldas eu curti demais o circuito. Ele é bem natural e exige do atleta saber contornar bem a primeira parte, porque exigia pilotagem, enquanto a segunda metade é bem física.Treinei bem quando cheguei aqui e consegui traçar bem minha estratégia”, comentou Karen. “No fim da primeira volta vi que abri uma diferença e aí fui abrindo até o final. Mesmo com a folga, eu sabia que não podia deixar o ritmo cair. Contente por ganhar XCC e XCO. Pontos importantes no ranking mundial, para chegar bem nas provas internacionais que vêem pela frente”, comemorou Karen, que somou mais 70 pontos no ranking UCI neste fim de semana.


Embora tenha perdido a camisa de líder, Isabella Lacerda encontrou motivos para comemorar a segunda colocação do dia no Parque do Cristo. “Prova de superação. Quem me acompanha sabe. Lutei contra eu mesma, tentando entregar meu melhor e o resultado é consequência. Não ganhei, mas saio de Poços feliz com a segunda posição. Alinhei sem colocar pressão em mim, apenas entregar meu melhor. Deixei a bike fluir até cruzar a linha de chegada”, afirmou Isabella.. 


UCI Junior Series

A etapa de Poços de Caldas da CiMTB teve um tempero especial, ao sediar uma das etapas do calendário mundial da UCI Junior Series. Ao todo, são 36 provas durante a temporada de 2024 com essa classificação, sendo apenas cinco delas realizadas na América do Sul. E a campeã foi uma estrangeira, a ciclista Florencia Rojo, a Pupi. Ela concluiu 4 voltas em 56min17, ficando pouco mais de 4 minutos à frente de Nina Carvalho. Completaram o top 5 da categoria as atletas Samara Rodrigues, Anna Vitoria Vieira e Lauriany Neves.


“A pista de Poços de Caldas tem uma trilha muito técnica e também muito física. Gostei muito de competir aqui. Fui melhorando meu desempenho a cada volta, porque na verdade o circuito exigia demais. A cidade é linda e o Parque do Cristo é repleto de atividades acontecendo, ou seja, uma experiência rica que pude ter aqui”, disse Pupi. “O Parque do Cristo lembra muito o Parque San Cristóbal. Um lugar muito gostoso de visitar”, concluiu a campeã da categoria Júnior. 


Demais categorias femininas

Outras sete categorias tiveram as campeãs da etapa de Poços de Caldas definidas na tarde deste domingo: Iara Caetano (Sub-23), Ana Laura Ferreira (Sub-17), Hani Rodrigues (Sub-15), Livia Pellizzari (Sub-12), Raphaella Pelaquim (Sub-40), Franciele Regina (Sub-50) e Renata Couto (Over-50).

Apoiadores e patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Zé Gabriel lidera de ponta a ponta o XCO e também faz a dobradinha na CiMTB Poços de Caldas

 A disputa da Super Elite masculina encerrou com chave de ouro a etapa de estreia da Copa Internacional de Mountain Bike, em Poços de Caldas (MG), na tarde deste domingo (23). Após 7 voltas completadas no circuito do Cross Country Olímpico (XCO), o atleta local José Gabriel Marques conquistou a vitória e de quebra garantiu a dobradinha da etapa, após ter vencido o Short Track (XCC) na sexta-feira (21). Um fim de semana que pode ser considerado perfeito, para ele que nasceu e foi criado na cidade, tendo feito toda a base de sua carreira treinando no local da corrida, o Parque do Cristo, na Serra de São Domingos.


E a vitória também aconteceu repetindo o enredo da Super Elite feminina, vencida por Karen Olimpio. José Gabriel Marques liderou do começo ao fim, sem deixar chances para seus adversários o acompanharem. Se na primeira volta passou 18 segundos à frente de Luiz Cocuzzi, aos poucos a diferença foi aumentando, para vencer com mais de 3 minutos de vantagem para Cocuzzi, que chegou a ocupar a quinta colocação, mas se recuperou no fim e garantiu o segundo lugar do dia. Enquanto Zé Gabriel fechou em 1h16min08, Cocuzzi concluiu sua corrida em 1h19min21.


“Inexplicável o sentimento de ganhar na minha casa, logo na estreia do evento aqui em Poços. Posso dizer que estou devolvendo para a montanha tudo que ela sempre me deu. Isso é o mais importante de tudo. Estou feliz com a entrega. Andei muito mais do que eu esperava. Havia planejado fazer um tempo por volta e consegui andar um minuto abaixo do que era esperado, então é muito gratificante ver que a performance está voltando. Tudo que treinei no início do ano está sendo entregue hoje. Tenho que agradecer a torcida de todos aqui no Parque do Cristo, que foram muito calorosos comigo. Foi fantástico”, vibrou Zé Gabriel.


Completaram ainda o top 5 da categoria os ciclistas Fernando Nunes, também na casa de 1h19min de prova, e Sherman Trezza e Edson Rezende, ambos na casa de 1h20min de prova. O pódio, que tem os dez primeiros de cada categoria no XCO, teve ainda Nicolas Machado, Rodrigo Silva, Nicolas Delich (CHI), Otávio Queiroz e Leandro Donizete.

“Foi uma prova muito intensa. E foi merecida a vitória do Zé Gabriel, porque ele estava muito forte hoje. Infelizmente eu não estava em condições de andar junto. Até tentei acompanhá-lo na primeira volta, mas quase tive que abandonar a prova. Tive que me recuperar, passei algumas voltas no pelotão de perseguição ao líder, para tentar me encontrar, até que três voltas depois acelerei com o Edson Rezende e tirei gás de onde eu não tinha. Até queria tentar perseguir o Zé, mas o melhor foi segurar e garantir o vice-campeonato, que me garantia também a liderança geral”, comentou Cocuzzi, líder nas duas disputas da Super Elite, a do XCC e a geral - que soma o XCC ao XCO.


Demais categorias masculinas do dia

Logo às 8h da manhã deste domingo, quatro baterias exclusivas do XCO foram realizadas na CiMTB Poços de Caldas. Sagraram-se campeões: João Erildo (Sub-55), Luiz Lotti (Sub-60), Adalberto Gerez (Sub-65) e Dilermano de Fátima Melo (Over-65). Na sequência, às 10h, mais cinco baterias, que tiveram como campeões: Paulo Henrique Marinho (Sub-30), Daniel Oliveira (Sub-35), José André de Souza (Sub-40), João Paulo Firmino (Sub-45) e Edivando Souza Cruz (Sub-50).


Todos os resultados da etapa

Os resultados das mais de 50 categorias que foram disputadas durante os três dias de prova no Parque do Cristo, em Poços de Caldas, estão disponíveis no site do SeuEsporte.App: https://seuesporte.app/cimtb-2024/. No mesmo link está também disponível a classificação geral da temporada de 2024 da Copa Internacional de MTB.


Apoiadores e patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização contou com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Poços de Caldas no cenário dos grandes eventos com a Copa Internacional de Mountain Bike

Poços de Caldas, MG - A realização da Copa Internacional de Mountain Bike neste fim de semana em Poços de Caldas foi um grande espetáculo. O Parque do Cristo foi o cenário perfeito de uma competição cheia de adrenalina, com muita disputa e reunindo alguns dos principais ciclistas do Brasil. O sucesso foi completo e muito comemorado pelos organizadores. O organizador da competição, Rogério Bernardes, destacou a receptividade calorosa da cidade e o empenho das autoridades locais e parceiros para tornar o evento um sucesso.

Durante sua fala, Bernardes enfatizou a importância da estrutura oferecida pela cidade, que inclui não apenas o Parque do Cristo com suas trilhas desafiadoras, mas também uma vasta rede de hospedagem, bares e restaurantes, essenciais para acolher os participantes e suas equipes.

“Para nós, é uma satisfação enorme estar aqui em Poços de Caldas. A cidade nos acolheu de uma maneira muito diferenciada, com apoio integral da Prefeitura Municipal, das secretarias, empresas locais e de todos os nossos parceiros”, declarou Rogério Bernardes.

O evento não se resumiu apenas à competição esportiva, mas também representa um impacto significativo na economia local, gerando empregos temporários, movimentando o comércio e contribuindo para o desenvolvimento turístico da região. Bernardes ressaltou que o trabalho de longo prazo é essencial para consolidar a Copa Internacional como um dos principais eventos esportivos do país.

“A Copa Internacional é composta por quatro etapas ao longo do ano. Começamos em Nova Lima, passamos por Araxá e agora estamos aqui em Poços de Caldas. A última etapa será em Congonhas, em setembro. Este campeonato não só define os campeões nacionais, mas também conta pontos para rankings estaduais, nacionais e internacionais, elevando sua importância para a modalidade”, explicou o organizador.

Ao longo dos quase 30 anos de história da Copa Internacional, mais de 50 países já participaram do evento, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e o orgulho dos organizadores. Para Rogério Bernardes, o futuro da competição em Poços de Caldas é promissor, reforçando o compromisso de continuar contribuindo para o crescimento e a valorização do mountain bike no Brasil e no mundo. 

“As pessoas ficaram encantadas com a cidade  que é muito preparada para receber evento assim, pela oferta de bares e restaurantes, hotéis. Então você tem uma estrutura enorme aqui na cidade para receber grandes eventos como esta competição”, destacou Rogério.  “Para nós foi  uma satisfação enorme estar aqui em Poços, cidade que acolheu a prova de uma maneira muito diferenciada.


Apoio

O prefeito Sérgio Azevedo esteve no evento no domingo e destacou a importância da competição para a cidade. “É gratificante ver como o Parque do Cristo tem se desenvolvido, recebendo cada vez mais investimentos e eventos de renome internacional como este”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou a presença de cerca de pilotos que mesmo percorrendo todo o Brasil e até mesmo o mundo, elogiram Poços de Caldas como um dos melhores lugares que já visitaram.

“A opinião dos pilotos nos enche de orgulho e nos motiva a continuar melhorando, atraindo novos eventos e mais pessoas para descobrir as maravilhas de Poços de Caldas, assim como os próprios poçoscaldenses têm redescoberto nossa cidade e o Parque do Cristo”, acrescentou Sérgio Azevedo.

O prefeito destacou o sucesso da etapa da Copa Internacional em Poços de Caldas, revelando que muitos participantes expressaram surpresa por não terem visitado a cidade antes. “Agora, eles não querem mais sair daqui e pedem para que Poços de Caldas se torne uma etapa permanente desta competição”, disse ele, reafirmando o compromisso da cidade em consolidar o evento no calendário esportivo local. “A prefeitura tem dado total apoio a eventos como este, não só na parte estrutural, mas também financeiramente quando necessário. Sem esse suporte, seria difícil para o evento alcançar o sucesso que temos visto”, concluiu Sérgio Azevedo, destacando o empenho da administração municipal em promover o desenvolvimento e a valorização do esporte em Poços de Caldas.


Associação

Arison Siqueira, da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas, expressou sua satisfação e destacou a grandiosidade do evento realizado no Alto do Parque do Cristo, durante a terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike.

“Este ano é um momento de muita alegria para nossa associação e para toda a comunidade de Poços de Caldas e região, por sediarmos um dos maiores eventos ciclísticos do Brasil aqui no Parque do Cristo”, afirmou Arison. Ele destacou que a parceria para realizar o evento começou há dois anos e meio e foi concretizada com sucesso neste fim de semana, em colaboração com a Prefeitura, as secretarias municipais e a CITUR.

 “Estamos muito felizes com a quantidade de atletas que vieram participar e o público que compareceu para assistir. A pista recebeu muitos elogios pela qualidade e desafio que oferece”, acrescentou Arison. “A Associação dos Ciclistas foi fundada em Poços de Caldas com o objetivo de promover o ciclismo em todas as suas vertentes. Eventos de renome como este não apenas incentivam o esporte, mas também mostram à população que a bicicleta pode ser tanto um meio de transporte quanto uma opção de lazer e competição”, explicou Arison, destacando o papel fundamental do evento na promoção do ciclismo na cidade.

“Continuamos ao lado do poder executivo na luta por melhorias nas ciclovias, na expansão da malha cicloviária e na garantia de mais segurança para os ciclistas. Nosso objetivo é claro: fortalecer ainda mais o ciclismo em Poços de Caldas”, concluiu Arison Siqueira, enfatizando o compromisso contínuo da associação com o desenvolvimento e a segurança dos ciclistas na região.


Competidores

A reportagem conversou com alguns dos competidores. Junior Salles, representante dos Laranjas Bikers e Poços Tec, expressou sua grande satisfação com a realização do evento de mountain bike em Poços de Caldas, destacando a importância do evento para o cenário nacional e para a cidade. “Estamos muito felizes com este evento em Poços de Caldas, que representa muito bem o cenário nacional. Poços merece sediar eventos como este devido à sua localização privilegiada, sua natureza exuberante, a estrutura da cidade e, especialmente, pelos atletas que sempre representam nossa cidade”, afirmou Junior.

“Poços é um celeiro de grandes atletas, como Renato Rezende, atleta olímpico, Temo Scherma, que embora não seja daqui, treina conosco e sempre está presente, e Zé Gabriel, que tem se destacado bastante”, destacou. Junior aproveitou para agradecer à Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas por trazer o evento para a cidade, além de mencionar o apoio fundamental de Rogério da CMTB e de toda a Secretaria de Esportes, incluindo Pelezinho e o Prefeito Sérgio Azevedo. “Estão de parabéns por termos este evento maravilhoso aqui na nossa cidade. Quero parabenizar todos os atletas que participaram do evento e todos os envolvidos por tornarem este evento tão brilhante”, acrescentou Junior.

Ele enfatizou o crescimento do evento a cada ano, observando que mais pessoas estão se envolvendo e participando das diversas categorias oferecidas. “Ano que vem, se Deus quiser, teremos um evento ainda maior e mais belo”, concluiu Junior Salles.

O ciclista Carlos Mendes, representando Campestre, ostentou com orgulho a camiseta de líder durante a etapa realizada em Poços de Caldas. Em uma conversa com o Mantiqueira, Carlos compartilhou sua experiência e os desafios enfrentados na competição. “A camiseta de líder pesa muito, eu tenho que mantê-la. Consegui conquistá-la em Nova Lima, em primeiro lugar, e depois em Araxá. Segurei ela aqui também e venci em primeiro lugar na maratona da categoria veterano”, destacou Carlos Mendes, evidenciando sua determinação e sucesso nas etapas anteriores.

Sobre a prova em Poços de Caldas, Carlos Mendes comentou sobre a crescente tradição do evento. “Esta prova parece estar se tornando tradicional. A pista aqui ficou sensacional. É uma pista desafiadora, difícil, mas muito gostosa de percorrer. Treinamos bastante para enfrentar esses desafios”, respondeu ele, elogiando a qualidade da estrutura e o nível de dificuldade do percurso.

Carlos Mendes revelou seus planos para a próxima etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. “A próxima etapa será em Congonhas, que é a final da CMTB. Estamos nos preparando intensamente para enfrentar mais esse desafio”, afirmou.

Carlos também enfatizou a importância do apoio recebido. “Os patrocínios, o apoio da prefeitura e de diversos parceiros são fundamentais para nós. Eles nos ajudam nas viagens, nas competições, no pagamento das inscrições. Sem eles, não conseguiríamos manter nosso desempenho”, reconheceu Carlos Mendes, expressando sua gratidão pela colaboração e suporte que tornam possível sua participação nas competições. Ao final, Carlos Mendes destacou: “Apenas temos que agradecer a todos que nos apoiam. Estamos motivados e prontos para os desafios que estão por vir”.





Alunos do Clube de Judô prestam última homenagem ao mestre Matsuo

Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas amanheceu nesta segunda-feira de luto. Morreu, aos 82 anos, o sensei Mitsuisha Matsuo. Ele foi internado recentemente para cuidar de um problema de saúde, havia apresentado uma melhora, mas no fim da noite de domingo acabou falecendo. Matsuo nasceu no dia 2 de fevereiro de 1942 e era natural de Tóquio, Japão. Mudou-se para o Brasil na década de 1960 para trabalhar com agronomia, mas foi no judô que ele se profissionalizou e, desde então, vivia de ensinar os princípios e fundamentos do “caminho suave” aos seus alunos, destacando-se no país como um dos mais renomados professores de judô.

Líder do Clube de Judô Poços de Caldas, Matsuo foi responsável pela formação de gerações de judocas em Poços de Caldas e toda região. Seu nome era um dos mais respeitados no judô mundial.

E foram estes alunos que fizeram uma linda homenagem em despedida ao mestre. Vestidos com os kimonos, eles estiveram o tempo todo ao lado do caixão. Emocionados, saudaram o sensei pela última vez. 


Repercussão

A morte do sensei Matsuo causou grande comissão Nas redes sociais, Anderson Carvalho, coordenador do Clube de Judo Poços de Caldas, destacou: “Sensei Matsuo dedicou sua vida ao ensino do judô, com maestria e dedicação, inspirando inúmeras gerações de alunos com sua sabedoria e disciplina. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”.

Para o Mestre Paulão Rezende a cidade perdeu uma das pessoas mais importantes da arte marcial. “Matsuo certamente fará muita falta para seus alunos”. 

O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou que o sensei Matsuo é uma daquelas pessoas insubstituíveis. “Uma lenda do esporte, um homem que amava o judô e seus alunos e por eles direcionava sua própria vida”.

Fábio Dechichi lembrou o tempo que começou no judô ainda criança. “Era menino quando comecei a treinar o sensei Matsuo. Depois o tempo passou, a gente se afastou um pouco, mas os ensinamentos que tive com ele levo até hoje em minha vida”, disse Dechichi.

Outro que usou as redes sociais para agradecer o sensei Matsuo foi Ronaldo Rezende. Ele postou foto ao lado do mestre ainda muito novo. Num texto emocionado, Ronaldo, que hoje é um dos principais senseis da cidade, destacou os ensinamentos de Matsuo. Em um trecho, Ronaldo escreveu: “Sensei Matsuo, o senhor será eternamente lembrado não apenas por suas habilidades incomparáveis, mas pelo impacto profundo que teve em nossas vidas. Sua presença física pode ter partido, mas seu espírito e suas lições continuarão a nos guiar e inspirar. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós”.


Cuidado

Sensei Matsuo tinha um cuidado muito especial com o Clube de Judô. O local era a segunda casa do mestre do judô que veio do Japão e fez de Poços de Caldas sua terra do coração. Tinha verdadeira paixão pela cidade e, principalmente pelo Clube de Judô localizado no Vilas Unidas. 

Era ali que ele ministrava suas aulas, seus ensinamentos. Muitas vezes era ali que dormia a espera dos alunos do dia seguinte. Às vezes era duro com os alunos, mas também carinhoso com todos. Em datas especiais, como Dias das Crianças, Natal e Páscoa, por exemplo, distribuía doces e presentes para todos. Eram dias em que a felicidade era evidente no rosto do sensei.

Agora a vida segue. O Clube de Judô vai passar por uma reforma e logo voltará a abrir as portas para os alunos. Nesta volta eles não terão mais o mestre que aprenderam a amar, mas certamente os ensinamentos e as lições que tiveram do sensei ficarão guardados para sempre.


Pesar

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, lamentou o falecimento de Sensei Mitsuisha Matsuo, ocorrido na noite de domingo, 23 de junho.  Sensei Matsuo, Mestre 6º Dan Kodansha, esteve à frente do Clube de Judô de Poços de Caldas por cerca de 49 anos, dedicando sua vida ao ensino técnico e filosófico do judô. Seu trabalho incansável no projeto social gratuito na zona oeste da cidade formou gerações de judocas e cidadãos, inspirando a todos com seu exemplo de dedicação e paixão pelo esporte.

“Neste momento, a Prefeitura de Poços de Caldas se solidariza com a família, amigos e toda a comunidade judoca, celebrando a vida e o legado de Sensei Matsuo, que continuará a inspirar e guiar as futuras gerações”.


sábado, 22 de junho de 2024

Caldense vence e se livra do vexame do rebaixamento. Tradicionais Boa e Tupi vão para a terceira divisão

Poços de Caldas, MG - Acabou o sofrimento do torcedor da Caldense. O time venceu o North neste sábado no Ronaldão e conseguiu se livrar do rebaixamento para a terceira divisão. O jogo terminou 1x0 para a Veterana, gol marcado por João Guilherme aos 22 minutos do segundo tempo. Os tradicionais Tupi, de Juiz de Fora, e o Boa Esporte, de Varginha, foram rebaixados e vão disputar a temporada de 2025 na terceira divisão.

Agora a diretoria da Caldense vai dispensar o time e a comissão técnica. A equipe só volta a jogar em 2025, ano do centenário do clube. 


Resultados da rodada:

Betim Futebol 2x0 Tupi, Nacional de Muriaé 3x1 Aymorés, Mamoré 3x2 Varginha, Democrata SL 0x1 Valériodoce, Caldense 1x0 North e Boa Esporte 0x2 URT.


Classificados

Betim, Aymorés, Valériodoce, URT, North e Mamoré passam para a segunda etapa e brigam pelo acesso para a elite de Minas em 2025. 



CiMTB: Karen Olimpio e Zé Gabriel vencem o Short Track em Poços

 Poços de Caldas, MG- O Parque do Cristo, tradicional ponto turístico de Poços de Caldas recebeu nesta sexta-feira (21) o primeiro dia de provas da Copa Internacional de Mountain Bike. O principal evento da modalidade na América Latina faz nesta semana sua estreia no município do Sul de Minas Gerais, o 21º distinto a receber o evento. Nas duas principais provas do dia, Super Elite Feminina e Masculina do Short Track, vitórias de Karen Olimpio e José Gabriel Marques.

Outra seis disputas foram realizadas antes das Super Elites, coroando como demais campeões do Short Track (XCC) os seguintes atletas: Florencia Monsalvez (Open Feminina), Juarez Machado (E-MTB), Daniel Zoia (Máster), Vinicius Lacerda (Cadete), Leonardo Bernardes (Teen) e Henrique Bravo (Júnior).


Super Elite Feminina

A disputa entre as mulheres teve um começo com Iara Caetano atacando nas duas primeiras voltas, até ser neutralizada pelas concorrentes. Após cerca de metade da corrida, Karen Olimpio fez um ataque certeiro e não deu chances para as rivais, vencendo com mais de 1 minuto de folga para a vice-campeã, Luiza Cocuzzi. O top 5 teve ainda a chilena Yarela Obando, seguida de Isabella Lacerda e Iara Caetano.

“Imenso prazer de competir aqui em Poços de Caldas. Primeira vez que venho para pedalar na cidade e o lugar é fenomenal. É aquilo que temos em Minas Gerais, muitas montanhas e visuais lindos. Sabia que a disputa seria intensa, pelo fato de o circuito ser rápido. Exigia você acertar muito bem as linhas. Fiz uma boa preparação para esta temporada”, disse Karen. “Analisei nas primeiras voltas as adversárias e por volta do sétimo minuto apertei o ritmo. Consegui me distanciar nas voltas seguintes, algo que eu gosto de fazer quando estou me sentindo bem. Saber que a estratégia deu certo me deixa bastante feliz, ainda mais pelo resultado alcançado”, finalizou.


Super Elite Masculina

Entre os homens, foi apenas nos minutos finais da prova, com três voltas para o fim, que o ciclista vencedor, José Gabriel Marques, conseguiu se destacar. Zé Gabriel também cruzou a linha de chegada com uma boa folga para seus rivais, quase 40 segundos à frente do vice-campeão, Luiz Cocuzzi. O pódio da disputa teve ainda o chileno Nicolas Delich, Nicolas Machado e Rodrigo Silva Rosa.

“Agradeço a torcida de todos que me apoiaram aqui. Uma pista que eu ajudei a reconstruir, já que sou aqui de Poços de Caldas. Finalmente poder competir aqui, é algo de outro nível. Para mim, ainda está caindo a ficha”, contou Zé Gabriel. “Eu cheguei aqui após ter alguns probleminhas de saúde, então queria testar como estaria o corpo. Precisava me reencontrar e nada melhor do que voltar à montanha que me criou, nessa altitude de mais de 1.600 metros. Foi realmente fantástico”, completou o campeão do dia.


Programação sábado 

e domingo

No sábado (22), a ação começa mais cedo, às 8h20, com as três disputas das bike elétricas no Cross Country Olímpico (XCO), seguidas das categorias de base masculinas do XCO (UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12) a partir de 10h20. A terceira largada do dia será às 14h, quando centenas de ciclistas competirão na tradicional prova da Maratona, em 17 categorias: E-MTB Young e Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, DUPLAS, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo.

O terceiro e último dia tem como atração a Mirim e mais quatro largadas do Cross Country Olímpico: a primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65; a segunda será às 10h, com as categorias masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50; a terceira é a largada exclusiva feminina, às 12h, com as categorias Super ELITE (Elite + Sub23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12); por fim, às 14h, a última largada da competição, com a Super Elite masculina (Elite + Sub-23).

A única novidade em termos de programação está no horário da categoria Mirim, na manhã de domingo. Geralmente às 11h30, a disputa dos pequenos teve que ser alterada para às 9h, para se ajustar a logística das atrações do Parque do Cristo.


Agenda de shows

Ao todo, seis shows musicais serão realizados no Parque do Cristo durante os três dias de evento, uma tradição em todas as etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. As bandas que se apresentaram no primeiro dia foram: The Bartos e Sá Gabriel e Deivid Santos. Neste sábado, mais três apresentações:  Flávia Jorge e Raoni Loran, às 15h, no Palco Café; Banda Harmônica, às 17h, na Rampa do Cristo; e Helena Daher & Pedro Soares, às 18h30, no Mercado Cristo. Já no domingo, apenas a Ópera Rock Acústico se apresentará para o público, às 14h30, no Palco Café.


Apoiadores e 

patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


As cidades na 

história da CiMTB

Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. 


Top 5 do Short Track Elite Feminina

1 - Karen Olimpio - 22min13

2 - Luiza Cocuzzi - 23min37

3 - Yarela Obando (CHI) - 23min28

4 - Isabella Lacerda - 23min29

5 - Iara Caetano - 24min05


Top 5 do Short Track Elite Masculina

1 - José Gabriel Marques - 23min44 

2 - Luiz Cozuzzi - 24min21

3 - Nicolas Delich (CHI) - 24min24

4 - Nicolas Machado - 24min32

5 - Rodrigo Silva Rosa - 24min34

 


Projeto Arte Capoeira: Educação e Cultura na Escola João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - Eduardo Ferreira Senna, conhecido como Mestre Du, compartilhou detalhes sobre o Projeto Arte Capoeira, que há mais de 17 anos tem transformado vidas na Escola João Pinheiro, em Poços de Caldas. Esta semana o grupo fez uma visita  ao espaço do Carlão da Capoeira, localizado na Vila Cruz.  Mestre Du destacou a importância e os benefícios que a capoeira proporciona às crianças e jovens participantes.

“O Projeto Arte Capoeira, do Grupo Filhos do Bom Fim, apoiado pela Recapoços, é uma iniciativa muito especial. Nossa escola tem sido uma parceira fundamental, apoiando integralmente o projeto e incentivando o envolvimento das crianças com a capoeira”, explicou Mestre Du.

Ele enfatizou que a capoeira não apenas promove cultura e esporte, mas também educação e conhecimento, enriquecendo a vida dos participantes de várias maneiras. “Hoje, nossos alunos aprendem capoeira regional, e muitos já conquistaram diferentes cordões, demonstrando seu progresso e dedicação”, disse Mestre Du com orgulho.

Além dos aspectos físicos, a capoeira também beneficia os praticantes culturalmente, mentalmente e musicalmente. “As crianças cantam músicas que contam histórias do Brasil e transmitem conhecimento”, destacou ele, ressaltando a riqueza cultural da arte.

Mestre Du também compartilhou sobre sua própria trajetória na capoeira, uma tradição familiar que remonta várias gerações. “Somos uma família de capoeiristas. Meu mestre é meu irmão, e essa ligação familiar nos ensina não apenas a arte da capoeira, mas também seus valores e tradições”, afirmou ele.

Juliana Araújo, professora referência do ensino integral na Escola João Pinheiro, expressou gratidão durante uma visita ao Centro de Capoeira, onde alunos tiveram uma experiência enriquecedora com a arte afro-brasileira.

“Agradeço à Prefeitura Municipal e ao vereador Paulista pelo apoio constante ao projeto do mestre Du”, disse Juliana. “A capoeira não é apenas um movimento social ou uma história de resistência; é uma oportunidade para nossas crianças desenvolverem um amor pelo esporte, pela coletividade e pela solidariedade”, enfatizou.

Ela destacou a importância do envolvimento dos alunos, que demonstraram grande animação durante a visita. “Foi incrível ver como os alunos se empolgaram. Para muitos, foi a primeira vez visitando este patrimônio público de Poços de Caldas”, revelou Juliana.

Além de proporcionar novas experiências fora da sala de aula, a visita também promoveu interação e aprendizado entre os estudantes. “Para nossos alunos, sair da escola, pegar um ônibus e compartilhar um lanche juntos representa uma inovação significativa. É papel da escola continuar incentivando essas experiências enriquecedoras”, concluiu Juliana. 

O vereador Paulista acompanhou a visita do grupo da escola durante a visita ao Centro de Capoeira. 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Atletas da família Paulão Rezende Brazilian Jiu-Jitsu brilham no Campeonato Open de Poço Fundo

 Poço Fundo, MG -   Os atletas da equipe Paulão Rezende Brazilian Jiu-Jitsu (PRBJJ) se destacaram brilhantemente no tradicional Campeonato Open de Poço Fundo, competição com 16 anos de história que reúne talentos da região.

“Ficamos em segundo lugar na classificação geral, competindo lado a lado com atletas de Andradas. Este foi um resultado incrível para nossa equipe, especialmente nos absolutos”, comemora mestre Paulão Rezende.

O destaque individual foi para Caleb, na faixa azul, que teve uma performance excepcional durante todo o campeonato, conquistando vitórias significativas para a equipe.

A equipe PRBJJ vem se preparando intensamente para os desafios, visando o próximo campeonato que será realizado em Poços de Caldas. Trata-se do Jiu-Jits das Montanhas. “Estamos orgulhosos de resgatar a tradição do sul de Minas com o Jiu-Jitsu das Montanhas, um evento que promove não apenas a competição, mas também o espírito esportivo e comunitário”, destaca o representante da equipe.

Além das conquistas no tatame, o ambiente familiar e de apoio entre os atletas na casa do PRBJJ também foi um fator de destaque, contribuindo para o sucesso coletivo da equipe.

“Parabenizamos todos os campeões e, em especial, Caleb pelo seu desempenho excepcional. Seguimos firmes na preparação para os próximos desafios e comprometidos em representar bem nossa cidade”, finaliza Paulão Rezende.

Para mais informações sobre os eventos futuros da equipe PRBJJ e como participar, entre em contato através das redes sociais da equipe ou visite nosso centro de treinamento.


Destaques

A equipe Paulão Rezende Brazilian Jiu-Jitsu (PRBJJ) celebra os destaques individuais de seus atletas no Campeonato Open de Poço Fundo, onde demonstraram habilidades excepcionais e determinação no tatame. Abaixo estão os principais atletas que se destacaram:


Rian Santa Rosa 

Idade: 21 anos

Faixa: Azul


Kaio Henrique de Araujo Raimundo

Idade: 24 anos

Faixa: Azul


Maike Goulart

Idade: 19 anos

Faixa: Azul


João Ricardo Florêncio

Idade: 14 anos

Faixa: Laranja

Categoria: Peso leve


Diogo da Silva Pereira

Idade: 15 anos


Gabriel Henrique Ferreira

Idade: 17 anos

Categoria: Leve


Esses atletas da PRBJJ demonstraram habilidade técnica,  dedicação e espírito competitivo durante o campeonato, representando com orgulho sua equipe e a cidade de Poço Fundo.

 

Crianças da Família Paulão Rezende Brazilian Jiu-Jitsu no Campeonato de Poço Fundo

 Poço Fundo, MG - Além dos destaques individuais dos atletas mais experientes, as crianças também se destacaram no Campeonato Open de Poço Fundo, representando com entusiasmo a equipe Paulão Rezende Brazilian Jiu-Jitsu (PRBJJ). Abaixo estão os jovens talentos que participaram do evento: Thayla Vitória Alves Bastos - Categoria: Infanti - Faixa: Branca; Rafael Alves - Faixa: Cinza e branca; 

Sabrina Alves - Faixa: Amarela

Luiz Eduardo Goulart Lopes - Faixa: Amarela e branca.

Essas crianças mostraram habilidades promissoras no tatame, competindo com determinação e mostrando um excelente progresso técnico conforme avançam em suas graduações de faixa. 

A equipe PRBJJ continua a incentivar e apoiar o desenvolvimento desses jovens talentos, proporcionando-lhes um ambiente de treinamento positivo e desafiador sob a orientação do Sensei Paulão Rezende.


 

Festival do Projeto Judô Semeando o Futuro encanta participantes com diversão e aprendizado

Poços de Caldas, MG - O Projeto Judô Semeando o Futuro, coordenado pelo Sensei Ronaldo Rezende, realizou seu festival semestral com grande entusiasmo em evento realizado no ginásio Issa Sarraff

A iniciativa, que opera através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio essencial da Unimed, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes, está em seu sexto ano de atividades. Inicialmente lançado em outros locais, o projeto encontrou sua casa atualmente no Centro Comunitário Maria Imaculada, onde atende não apenas os alunos do Jardim 1 e Jardim 2 do Centro de Educação Infantil Beija-Flor, mas também crianças, adolescentes e adultos de toda a cidade.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão ao projeto, que envolve não só os alunos do Imaculado, mas também de várias outras áreas de Poços de Caldas. Hoje, reunimos cerca de 86 a 90 participantes, o que demonstra o impacto positivo que o judô tem na nossa comunidade”, destaca Sensei Ronaldo Rezende.

O festival do primeiro semestre não marca o fim das atividades do projeto, que continua a oferecer treinamentos e eventos ao longo do ano.

“É fundamental o apoio dos pais para o sucesso contínuo do projeto. Eles têm sido incríveis em apoiar seus filhos e participar ativamente das atividades”, acrescenta o coordenador.

Além de promover a prática esportiva do judô, o projeto também enfatiza valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

O projeto  tem suas atividades distribuídas ao longo da semana. Nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, a primeira turma, às oito e meia, é composta pelos alunos da Escola Beija Flor, seguida, às nove e meia, pelos alunos da comunidade atendidos pelo projeto.

“Toda segunda e quarta-feira, estamos lá esperando por vocês. O que é especial é ver pais e filhos treinando juntos, fortalecendo não apenas os laços familiares, mas também os valores transmitidos pelo judô”, destaca Ronaldo Rezende, Sensei responsável pelo projeto.

Ronaldo também enfatiza a importância dos apoiadores do projeto. “A Secretaria de Esportes, através da Lei Municipal de Estrutura do Esporte, e a Unimed Costa Caldas são nossos grandes parceiros. Sem o apoio da Unimed, seria difícil atendermos tantos alunos como fazemos hoje.”

Além de ensinar técnicas de judô, o projeto promove valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento integral dos participantes.

Para mais informações sobre como participar do Projeto Judô Semeando o Futuro e suas próximas atividades, os interessados podem entrar em contato com o Sensei no Centro Comunitário Maria Imaculada.

Atleta, Mãe e apoiadora do Projeto Judô Semeando o Futuro

 Atleta, Mãe e apoiadora do Projeto Judô Semeando o Futuro

Poços de Caldas, MG - Aline Bonora, atleta e mãe de Vinícius Bonora, também atleta de judô, representa não apenas a Unimed, patrocinadora do projeto Judô Semeando o Futuro, mas também os valores de união familiar e dedicação ao esporte.

“É uma oportunidade única poder praticar judô junto com meu filho. Sabemos o quanto o esporte é importante na vida das crianças, e o projeto do sensei Ronaldo Rezende exemplifica como o judô pode unir a família em torno de valores como disciplina e respeito”, destaca Aline.

Como cooperada da Unimed, Aline valoriza o apoio da empresa ao projeto. “É de suma importância termos patrocinadores que acreditam no poder transformador do esporte. Estou muito feliz por representar tanto o projeto quanto a Unimed.”

Vinícius Bonora, filho de Aline, ao ser questionado sobre como é treinar judô junto com a mãe, responde com entusiasmo: “É bom, é muito bom, estou muito feliz em treinar com minha mãe”, destacou Vinícius.

O envolvimento de Aline e Vinícius no Judô Semeando o Futuro não só fortalece os laços familiares como inspira outros participantes do projeto. 

Projeto São José: transformando vidas através do esporte

Poços de Caldas, MG -  O Projeto São José, coordenado pelo professor Rubens Gustavo Rodrigues, o  Tuta, completa seu oitavo ano de atividades no bairro São José, impactando positivamente a vida das crianças da comunidade.

Iniciativas como essa têm sido essenciais para retirar as crianças das ruas e proporcionar-lhes atividades construtivas e educativas. Segundo Tuta, o projeto tem sido um sucesso contínuo, graças ao apoio fundamental de parceiros como o Parque Temático Walter World, Secretaria de Esporte Municipal, e a Prefeitura de Poços de Caldas.

“É importante o apoio das empresas e instituições públicas, pois isso possibilita que projetos como o nosso tenham continuidade e alcancem mais crianças”, destaca Tuta.

As atividades do projeto acontecem de segunda a sexta-feira, das seis às oito da noite, na quadra do bairro São José. Qualquer criança interessada pode participar das atividades esportivas oferecidas pelo projeto.

“Realizamos competições internas entre os participantes. Recentemente, levamos nossa equipe Sub-11 para jogos amistosos em Poços de Caldas. Conseguimos importantes vitórias”, compartilha Tuta, orgulhoso dos resultados alcançados pelos jovens atletas.

O projeto não apenas ensina habilidades esportivas, mas também valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito mútuo, fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.

Para mais informações sobre o Projeto São José e como participar, os interessados podem se dirigir diretamente à quadra no bairro São José durante os horários de funcionamento das atividades.

 

Caldense recebe o North sábado às 15h e conta com apoio da torcida na luta pela permanência no Módulo II

 A Caldense irá receber o North neste sábado (22) no Ronaldão lutando pela permanência no Módulo II 2024. A partida irá definir o futuro da equipe alviverde no estadual e mais do que nunca a equipe precisa da vitória e do apoio dos torcedores.


A Veterana está com 8 pontos em 5º lugar, mesma pontuação de VEC (4º lugar) e Boa (6º lugar). A diferença está nos critérios de desempate. O Boa tem um saldo inferior, já Caldense e VEC estão rigorosamente com a mesma campanha, sendo que o time de Varginha leva vantagem no quinto critério de desempate, menor número de cartões vermelhos.


Para se manter no Módulo II, a Veterana precisa terminar a competição pelo menos em quinto lugar, já que o último colocado sofrerá o descenso para a Segunda Divisão. Para não depender de outros resultados, o Verdão precisa vencer seu jogo de modo que termine a rodada com um saldo superior aos concorrentes, caso ambos também vençam. Todos os jogos irão acontecer no mesmo horário. O VEC visita o Mamoré e o Boa recebe a URT.


Esta semana o presidente Rovilson Ribeiro fez uma balanço da campanha da equipe até aqui. “Decepcionante. Surgem muitos comentários de que não houve planejamento. Mas não foi, desde março nós estamos trabalhando, trouxemos um técnico de grande bagagem no futebol, montamos um elenco bem estruturado, que não virou. E nós tivemos algumas situações em três ou quatro jogos que estivemos à frente no placar e não tivemos a estrutura de segurar os resultados. Enfim, a gente fica muito chateado, mas agora não podemos baixar a guarda, porque temos um jogo importantíssimo contra o North e temos que definir nossa vida nesse jogo com uma vitória. Estive no CT, conversei com a comissão técnica e jogadores. Está todo mundo muito chateado, mas a gente tem que levantar a cabeça e ganhar esse jogo, independente de outros resultados”, disse.


Campanhas

A Veterana vem dos seguintes resultados: North (0-1), URT (0-1), Boa (0-0), Mamoré (0-0), VEC (1-0), VEC (0-0), Mamoré (1-1), Boa (1-1), URT (2-3) e ocupa a 5ª posição do Grupo B com 8 pontos. Já o North é o 1ª colocado do grupo com 18 pontos e acumula uma campanha com 6 vitórias, 0 empates e 3 derrotas. Na última rodada venceu o Mamoré por 1 a 0.


Retrospecto

O North foi fundado em junho de 2022. As equipes se enfrentaram apenas uma vez, justamente na primeira rodada do Módulo II 2024, em Montes Claros. Vitória do North por 1 a 0, gol do meia Daniel Costa.


Arbitragem

Juiz: Michel Patrick Costa Guimarães (MG).

Auxiliares: Emílio Junio Nascimento Santos (MG) e João Paulo Gomes Pereira (MG)

Quarto Juiz: Luís Carlos Brum (MG).

Analista de campo: Ângelo Antônio Ferrari (MG).


Este será o terceiro jogo da Veterana na competição a ser apitado pelo árbitro Michel Patrick. Os demais foram:

04/05/2024: NORTH 1-0 CALDENSE

06/06/2024: CALDENSE 1-1 MAMORÉ


Ingressos

Os ingressos para Caldense e North estão sendo vendidos antecipadamente nesta sexta das 9h às 18h na sede social do clube. Depois, no sábado a partir das 13h na bilheteria do Ronaldão. Abertura dos portões às 14h. Entrada gratuita para crianças até 11 anos e 11 meses (quantidade limitada) e entrada livre para sócio torcedores. Meia entrada para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos com documento de identificação e pessoas com deficiência com comprovante. O valor é de 30 reais a inteira e 15 reais a meia. Somente a arquibancada coberta será utilizada.


Transmissão

A partida será exibida ao vivo com imagens pelo canal da TV Caldense no YouTube, em cadeia com a TV Poços (TV Aberta) e no streaming da FMF TV.

Handebol feminino de Poços empata com Cabo Verde em jogo marcado por celebração especial

Poços de Caldas, MG - O ginásio Issa Sarraff, no Country Club, foi palco de um grande confronto na noite desta quinta-feira, válido pela Lidarp. As equipes de handebol feminino de Poços de Caldas e Cabo Verde protagonizaram um jogo equilibrado do início ao fim, resultando em um empate emocionante: 15 a 15.

“Foi um grande jogo, nossas meninas estiveram atrás no placar algumas vezes, mas soubemos buscar o resultado e por pouco não conseguimos a vitória”, comentou a professora Elaine Ferreira, técnica da equipe local.

Além da intensidade da partida, o evento também foi marcado por uma tocante homenagem. Após o término do jogo, as jogadoras do time de Poços de Caldas prestaram uma homenagem especial a Toninho, motorista da prefeitura. No dia de seu aniversário, Toninho foi surpreendido com presentes e um bolo diretamente na quadra. A equipe cantou “Parabéns pra você” e registrou o momento com uma sessão de fotos, demonstrando o carinho e gratidão pelo seu trabalho.

Toninho é um servidor público dedicado há 40 anos, sendo 28 deles na Secretaria Municipal de Esportes. A celebração contou com a presença do Secretário de Esportes, Fernando Henrique dos Santos (Pelezinho), e do vereador Paulista, que se juntaram às comemorações em reconhecimento ao trabalho e à dedicação de Toninho à comunidade esportiva de Poços de Caldas. 

CiMTB começa a escrever sua história em Poços de Caldas a partir desta sexta

 A Copa Internacional de Mountain Bike tem seu início na cidade de Poços de Caldas entre sexta e domingo (21 a 23), em uma grande arena montada no Parque do Cristo, tradicional ponto turístico da cidade. Cerca de 600 ciclistas, vindos de quase 200 cidades de 12 estados do Brasil e de outros dois países, Chile e Peru, estarão participando da etapa de estreia no circuito. Trata-se da 21ª cidade a sediar uma das etapas da principal competição de mountain bike da América Latina em seus 29 anos de história.


Responsáveis pelo show principal dentro das pistas, os atletas das Super Elites nacional e internacional marcam presença em Poços de Caldas. Entre os homens, estão confirmados nomes como José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Nicolas Delich (CHI), Nicolas Machado, Sherman Trezza, Frank Farfan (PER), entre outros. No feminino, brigarão pelo título atletas como Karen Olimpio, Yarela Obando (CHI), Hercília Najara, Isabella Lacerda, Iara Caetano, Luiza Cocuzzi, entre outras.


Ao todo, serão 49 as disputas durante os três dias de evento, que premiarão os atletas em três modalidades diferentes: o Short Track (XCC), apenas na sexta-feira (19), em um circuito de pouco menos de 1 km por volta; a Maratona (XCM), apenas na tarde de sábado, num circuito de 14 km por volta; e o Cross Country Olímpico (XCO), na manhã de sábado e durante todo o domingo, em um circuito de 4 km por volta. 


Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).

Acesso ao Parque

A organização da CiMTB lista abaixo todas as formas possíveis de acesso ao Parque do Cristo. A opção mais utilizada nos eventos - ir de carro - será possível, porém é importante lembrar que o local é administrado pela iniciativa privada (Citur), ou seja, todos os estacionamentos lá são pagos e têm limitação do número de vagas. Assim, para garantir vaga de estacionamento com antecedência, atletas, expositores e visitantes em geral devem adquirir o pacote – válido pelos três dias de evento – pelo endereço: https://ingressos.citur.com.br/produto/citur-pc-cimtb. O valor do pacote para estacionar o veículo é de R$ 60,00.


Aqueles que não adquirirem uma vaga de estacionamento terão as seguintes opções para chegar ao Parque do Cristo:


1.⁠ ⁠Carro: Apenas para desembarcar a bike, com alguém devendo descer com o carro imediatamente.

2.⁠ ⁠Teleférico: (Não é permitido levar a bike). O ingresso para subir e descer custa R$ 60,00, mas o atleta e dois acompanhantes pagam meia, assim como os moradores da cidade. Horário de funcionamento especial para o evento: sexta (21) e sábado (22) das 7h às 20h (subida até às 19h) e domingo (23) das 7h às 19h (subida até às 18h).

3.⁠ ⁠VAN: Ponto de partida no teleférico na cidade – R$ 30,00 por pessoa para subir e descer (sábado e domingo).

4.⁠ ⁠Táxi ou carro por aplicativo: O App “20 BUSCAR” é o parceiro oficial da CiMTB em Poços de Caldas e o valor da corrida deve ser cerca de R$ 35,00 por viagem, dependendo do local de partida ou destino no retorno.

5.⁠ ⁠Moto Táxi: cerca de R$ 20,00 por viagem.

6.⁠ ⁠Motocicleta: Se não houver vaga, a moto deverá descer imediatamente.

7.⁠ ⁠Subir de bike ou a pé: (Via pista ou trilha que parte de Fonte dos Amores). Uma parte da estrada estará sinalizada com cones para dar mais segurança aos usuários.


Vale ainda ressaltar que, durante os três dias do evento, a estrada de acesso principal ao Parque do Cristo estará funcionando em mão única. Ou seja, o caminho para ir embora do local será pela Estrada dos Pessegueiros, com o término pelo bairro Vila Rica.


Agenda de shows


Ao todo, seis shows musicais serão realizados no Parque do Cristo durante os três dias de evento, uma tradição em todas as etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. As bandas que se apresentarão são: The Bartos, Sá Gabriel e Deivid Santos, Flávia Jorge e Raoni Loran, Banda Harmônica, Helena Daher & Pedro Soares e Ópera Rock Acústico. Serão três palcos diferentes espalhados pelo Parque: Mercado Cristo, Palco Café e Rampa do Cristo.


Programação completa prova e shows


Sexta-feira - 21/06/2024:


08h30 às 18h: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes

10h às 16h: Treino oficial Maratona exceto na pista XCC quando estiverem acontecendo provas

10h às 16h: Treino oficial XCO exceto na pista XCC quando estiverem acontecendo provas

13h30: 1ª a 6ª largadas XCC – Máster Masc. (ACIMA DE 34 ANOS), Cadete Masc. (DE 23 A 34 ANOS), Geral Fem. (ACIMA DE 15 ANOS), Teen Masc. (DE 12 A 16 ANOS), Júnior Masculina (17 E 18 ANOS), Elétrica Masc. (ACIMA DE 15 ANOS)

16h10: 7ª largada XCC – Super Elite Feminina

16h40: 8ª largada XCC – Super Elite Masculina

17h30: Show The Bartos – Rampa do Cristo

17h30: Premiação todas as baterias XCC

18h30: Show Sá Gabriel e Deivid Santos – Mercado Cristo


Sábado - 22/06/2024:

08h às 18h: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes

08h20:1ª largada XCO – E-MTB (elétricas) – Masculina PRO, Feminina PRO e Masculina Master

10h20: 2a  largada XCO Masculina – UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12

12h15: Premiação 1ª e 2ª LARGADA

13h30 às 16h: treino livre XCO (trecho usado pelo XCM não poderá ser usado no treino do XCO)

14h: 3ª  largada Maratona – E-MTB Young e Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, DUPLAS, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo

15h: Show Flávia Jorge e Raoni Loran – Palco Café

16h30: Horário corte da Maratona na Linha de Chegada

17h: Show Banda Harmônica – Rampa do Cristo

17h30: Premiação 3ª largada

18h30: Show Helena Daher & Pedro Soares – Mercado Cristo


Domingo  - 23/06/2024:

07h30 às 13h: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes

08h: 1ª  largada XCO Masculina – (Sub-55, Ultra, Sub-60, Sub-65, Over-65)

09h: Categoria Mirim e Premiação após a prova

10h:  2ª  largada XCO Masculina – (Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50)

10h30: Premiação 1ª largada

12h: 3ª  largada XCO Feminina – Super ELITE (Elite + Sub-23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12

13h: Premiação 2a largada + Concurso Redação e Desenho

14h: 4ª  largada XCO MASCULINA – Super Elite masculina (Elite + Sub-23)

14h30: Show Ópera Rock Acústico – Palco Café

15h40: Premiação 3ª largada

16h15: Premiação 4ª largada


Cidades na história da CiMTB

Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.


História da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Reunião discute detalhes do edital de patrocínio direto para projetos esportivos

Poços de Caldas, MG - Aconteceu na manhã desta quinta-feira na sede da Secretaria Municipal de Esportes uma reunião com interessados em participar do edital de patrocínio direto para projetos esportivos em 2024. Este ano houve um atraso na abertura do edital, o que só aconteceu agora. Assim os projetos aprovados vão entrar em vigor nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro. 

A reunião foi comandada pela professora Andréa Martins, que explicou detalhamento o que cada proponente precisa fazer. “É preciso que cada proponente acompanhe de perto cada fase da criação do projeto, esteja bem entrosado com o elaborador do projeto. Assim a chance do projeto ser aprovado pela comissão é maior”, destacou Andréa. 

Serão destinados R$ 700 mil a projetos que visam fomentar e auxiliar a promoção e execução de atividades esportivas, paradesportivas, físicas e de lazer no município, por meio de patrocínio direto. As propostas devem ser entregues até o dia 12 de julho na Secretaria de Esportes, que fica na rua São José, 345, Country Club, ao lado do Samu, de segunda a sexta, das 8h às 18h. 

Durante a reunião realizada ontem a professora da Secretaria de Esportes focou bastante na questão de fazer todo o processo corretamente. Detalhes como documentação de todos os envolvidos, autorizações de instituições, planilha orçamentária e prestação de contas, tudo foi muito bem explicado. “Nossa função é ajudar a pessoa a ter seu projeto bem feito e aprovado. Se algo tiver errado por qualquer detalhe que seja a comissão ficará mais complicada a aprovação do projeto”, destacou Andréa. 

Em 2023, foram aprovados 126 projetos, divididos nas seguintes categorias: produção e realização de eventos e transmissões, campeonatos esportivos, provas ou jogos; atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades relacionadas à prática esportiva, atividade física, lazer ou com o esporte em geral; produção de pesquisa, levantamento de dados relacionados a ações esportivas; atendimento a projetos esportivos/educacionais; e incentivo/valorização de atletas de competição.

Qualquer dúvida neste processo iniciação da elaboração dos projetos pode ser tirada com as professoras Andréa e Alessandra, na Secretaria de Esportes. 

 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Como ir para o Parque do Cristo durante a CiMTB Poços de Caldas

 Poços de Caldas, MG - A etapa de estreia da Copa Internacional de Mountain Bike em Poços de Caldas promete movimentar o Parque do Cristo, entre os dias 21 e 23 de junho. Pensando em organizar o local da melhor forma, para garantir o conforto na chegada de atletas, equipes de trabalho e também os turistas que irão visitar a arena do evento, a organização lista todas as formas possíveis de acesso ao Parque.


A opção mais utilizada nos eventos, que é ir de carro, será possível, porém é importante lembrar que o Parque do Cristo é administrado pela iniciativa privada (Citur), ou seja, todos os estacionamentos do local são pagos e têm limitação do número de vagas. Assim, para garantir vaga de estacionamento com antecedência, atletas, expositores e visitantes em geral, devem adquirir o pacote - válido pelos três dias de evento - no endereço: https://ingressos.citur.com.br/produto/citur-pc-cimtb. O valor do pacote para estacionar o veículo é de R$ 60,00.


Aqueles que não adquirirem uma vaga de estacionamento terão as seguintes opções para chegar ao Parque do Cristo:


1.⁠ ⁠Carro: Apenas para desembarcar a bike, com alguém devendo descer com o carro imediatamente.

2.⁠ ⁠Teleférico: (Não é permitido levar a bike). O ingresso para subir e descer custa R$ 60,00, mas o atleta e dois acompanhantes pagam meia, assim como os moradores da cidade. Horário de funcionamento especial para o evento: sexta (21) das 9h às 21h, sábado (22) das 7h às 21h e domingo (23) das 7h às 19h.

3.⁠ ⁠VAN: Ponto de partida no teleférico na cidade – R$ 30,00 por pessoa para subir e descer.

4.⁠ ⁠Táxi ou carro por aplicativo: O App “20 BUSCAR” é o parceiro oficial da CiMTB em Poços de Caldas e o valor da corrida deve ser cerca de R$ 35,00 por viagem, dependendo do local de partida ou destino no retorno.

5.⁠ ⁠Moto Táxi: cerca de R$ 20,00 por viagem.

6.⁠ ⁠Motocicleta: Se não houver vaga, a moto deverá descer imediatamente.

7.⁠ ⁠Subir de bike ou a pé: (Via pista ou trilha que parte de Fonte dos Amores). Uma parte da estrada estará sinalizada com cones para dar mais segurança aos usuários.


Vale ainda ressaltar que, durante os três dias do evento, a estrada de acesso principal (Estrada Pedra Balão) ao Parque do Cristo estará funcionando em mão única. Ou seja, a única forma de ir embora do local será pela Estrada dos Pessegueiros, com o término a saída pelo bairro Vila Rica.


Programação das provas

A programação da CiMTB em Poços de Caldas seguirá quase que integralmente o padrão da atual temporada. Na sexta-feira (21), acontecem as oito largadas do Short Track, a partir de 13h45, com término previsto para às 17h. Haverá transmissão ao vivo na Rede Minas para todo estado de Minas Gerais (a partir de 16h), Canal do YouTube da CIMTB, TV Poços e SulMinasTV.


No sábado (22), a ação começa mais cedo, às 8h20, com as três disputas das bike elétricas no XCO, seguidas das categorias de base masculinas do XCO (UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12) a partir de 10h20. A terceira largada do dia será às 14h, quando centenas de ciclistas competirão na tradicional prova da Maratona, em 17 categorias.


O terceiro e último dia tem como atração a Mirim e mais quatro largadas do Cross Country Olímpico: a primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65; a segunda será às 10h, com as categorias masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50; a terceira é a largada exclusiva feminina, às 12h, com as categorias Super ELITE (Elite + Sub23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12); por fim, às 14h, a última largada da competição, com a Super Elite masculina (Elite + Sub-23).


A única novidade em termos de programação está no horário da categoria Mirim, na manhã de domingo. Geralmente às 11h30, a disputa dos pequenos teve que ser alterada para às 9h, para se ajustar a logística das atrações do Parque do Cristo.


História da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial


1ª Edição do GuaçuCup teve a presença do projeto Meninos da Vila

Poços de Caldas, MG - No último sábado (15) Mogi Guaçu, SP, foi palco da abertura da 1ª Edição do GuaçuCup, um torneio de futebol society infantil para categorias sub-9 e sub-11. O evento contou com a participação de 12 equipes e aproximadamente 200 jogadores, destacando-se como uma celebração do esporte na região.

O projeto Meninos da Vila marcou presença com sua equipe sub-11, realizando uma rodada tripla na Arena Show de Bola, um moderno complexo esportivo que oferece tecnologia de ponta e um ambiente acolhedor para todos os participantes.

A equipe de Poços, acompanhada pelo técnico Thiago Cava, pelo auxiliar técnico Kallo Martins e pelo preparador físico Wesley Moreira, iniciou sua jornada com uma vitória apertada de 1x0 contra a Escola de Futebol Rick Braganhole, de São João da Boa Vista, SP. Em seguida, superou a Independente Futebol Clube, de Limeira, SP, por 2x1. No entanto, no último confronto do dia, foi derrotada pela equipe Brasil Top Skills (BTS), de Mogi Guaçu, SP, por 2x1. Com esses resultados, o projeto Meninos da Vila garantiu sua classificação para a próxima fase, que acontecerá no dia 29 de junho, novamente em Mogi Guaçu, SP.

“Levamos nossa torcida-família com sorriso e muita energia positiva para nossos meninos e tenho certeza que este evento ficará marcado, com momentos inesquecíveis, na memória afetiva de cada jogador”, comentou Vanessa Amaral, mãe do jogador Nick Marduy.

O técnico Thiago Cava se diz orgulhoso pela sequência do time para a próxima fase. A habilidade dos meninos deu a eles vitórias importantes na abertura do torneio. Ele diz que os jovens atletas têm mostrado um espírito de equipe incrível e um compromisso inabalável com o treino e o jogo. “Nas últimas semanas, enfrentamos desafios significativos, mas o desempenho deles em campo foi excepcional. Conseguimos superar equipes fortes graças ao trabalho árduo, à dedicação e ao talento de cada um dos nossos jogadores”, comenta Cava.

Na primeira etapa do torneio, foram realizadas 18 partidas, com um total de 70 gols marcados. A edição do GuaçuCup promete premiar o campeão e vice-campeão, além do goleiro menos vazado, artilheiro e a melhor torcida, que será definida através de votação nas redes sociais. O evento também atraiu captadores de clubes de futebol, como Maccabi (Heitor Camju), Ferroviária (Cláudio Lopes) e Athlético Paranaense (Wellington Costa), ampliando as oportunidades para os jovens talentos se destacarem no cenário esportivo.

O auxiliar técnico Kallo Martins diz estar ciente de que os desafios que os esperam serão ainda maiores, mas está confiante de que a equipe continuará a dar o seu melhor. Ele afirma que continuará com treinos intensos, focando em melhorar as habilidades e estratégias. Acredita que, com a mesma determinação e esforço, poderão alcançar novos triunfos. “Gostaria também de agradecer aos pais, que têm sido um apoio fundamental, e aos nossos jogadores, cuja energia positiva nos impulsiona a cada jogo. Vamos juntos, como uma grande família, rumo à próxima fase e, quem sabe, à vitória final”, finaliza Martins.

A equipe sub-11 do Meninos da Vila é formada pelo jogadores Diogo de Paula, Pedro Barbosa, Pedro Chiavegatti, Eduardo Costa, Leonardo Oliveira, Gustavo Quites, Nicolas Marduy, Davi Domingues, Murilo Campos, Gabriel Marduy, Davi Cândido, João Anunciação, Noah Nastrini, Gabriel Garroni, Sérgio Neto, Arthur Aleixo, Davi Sales, Lucca Melo e Pedro Braga.


LEGENDA: MENINOS_DA_VILA.JPG


EQUIPE Meninos da Vila, acompanhada pelo auxiliar técnico Kallo Martins, pelo técnico Thiago Cava e pelo preparador físico Wesley Moreira, na GuaçuCup


FOTO: NATÁLIA CRUZ


Plano Municipal de Esportes e Lazer discute enfoque em Atividades de Lazer Específicas para Poços de Caldas

 A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com a Comissão de Estudos, está promovendo uma série de encontros temáticos que visam a construção do Plano Municipal de Esportes e Lazer. A iniciativa busca envolver a comunidade e especialistas para traçar metas e ações para o desenvolvimento do esporte e lazer na cidade.

Nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 19h, no Sesc (Salão Independência), acontece o último encontro com foco no tema “Enfoque em Atividades de Lazer Específicas para Poços de Caldas”. A escolha dos temas para discussão foi feita por especialistas da área, garantindo que os debates sejam relevantes e de alto nível.

O Plano Municipal de Esportes e Lazer, lançado em março durante o 1º Fórum Municipal de Esportes e Lazer, procura definir diretrizes para o futuro do esporte e lazer na cidade. As reuniões temáticas, realizadas no Sesc, são fundamentais para o processo de construção do plano, permitindo a participação da comunidade e o levantamento de sugestões e ideias.

Para o secretário de Esportes, Fernando dos Santos, participar dos encontros é uma oportunidade única. “Estamos construindo o futuro do esporte em Poços de Caldas. Depois desses encontros, vamos mostrar os resultados obtidos e como eles influenciarão nas políticas públicas de esporte e lazer”, afirmou o secretário.


Serviço:


Data: 20/06

Tema: Enfoque em Atividades de Lazer Específicas para Poços de Caldas

Hora: 19h00

Local: Sesc (Salão Independência)

Endereço: R. Paraná, 229 – Centro

Alunos do Colégio Pelicano demonstram solidariedade durante os jogos internos

Poços de Caldas, MG - Durante os Jogos Internos do Colégio Pelicano (JOIPE), além da intensa competição esportiva, os alunos do Ensino Fundamental II demonstraram um espírito solidário exemplar ao arrecadarem cerca de 1500 litros de leite.

As modalidades esportivas foram disputadas com vigor e determinação, refletindo o comprometimento dos estudantes em buscar suas melhores performances. No entanto, foi a prova de arrecadação de leite que verdadeiramente destacou o espírito de união e solidariedade entre os participantes.

“Agradecemos aos estudantes e às famílias que apoiaram os eventos escolares, tornando possível essa significativa arrecadação de leite”, afirmou a direção do Colégio Pelicano. No dia 19 de junho de 2024, os 1500 litros de leite foram entregues como doação às seguintes entidades beneficentes: Lar Irmã Catarina; Associação das Damas de Caridade; Asilo Vinha do Senhor; Lar dos Velhinhos de São Vicente de Paulo; Casa do Caminho.

Essas instituições beneficiadas receberam não apenas o leite, mas também a solidariedade e o carinho dos alunos do Colégio Pelicano, que entendem a importância de contribuir para a comunidade.

 

Professor da AAC fica entre os três melhores no Paulista de Judô

 Foi realizado o Campeonato Paulista de Veteranos de Judô, em Aguaí (SP), no sábado (15/06). O evento contou com a presença de judocas oriundos de todas as regiões do Estado de São Paulo e chama a atenção por ser um dos campeonatos mais difíceis do Brasil, por contar com a participação de medalhistas mundiais de diferentes época e medalhistas atuais da categoria.

O professor de judô da Associação Atlética Caldense, Sensei Júnior, participou e conseguiu a terceira colocação entre os melhores do Estado de São Paulo, vencendo várias lutas por ippon. “Foi uma experiência muito boa devido ao nível técnico do campeonato. Fizemos lutas duras e fiquei muito feliz pelo resultado, considerando que fui superado apenas pelo campeão da categoria e ainda sim por pontos”, disse.

Toda a preparação, tanto física quanto técnica, é realizada nas dependências do clube, que tem se destacado na modalidade em diversas competições. O próximo desafio será o Campeonato Brasileiro, a ser realizado no mês de agosto em Anápolis (GO).

Para o Sensei Júnior, o fato do professor/técnico acumular experiências em competições é importante para obter conteúdo a ser repassado aos seus atletas. “Vejo como imprescindível o técnico ter vivido a experiência de competir e só assim obter conteúdo a ser repassado. Participo de competições desde criança, a adrenalina é sempre a mesma, assim como o nervosismo. Por isso, vivendo essa experiência saberemos a maneira certa de motivar o atleta”, concluiu.

Atletas da Academia Nova Era Gym Brilham no Campeonato Paulista de Veteranos em Aguai, SP

Poços de Caldas, MG - A cidade de Aguai, interior de São Paulo, foi palco neste final de semana de um dos eventos mais esperados pelos judocas veteranos do Estado. O Campeonato Paulista de Veteranos reuniu 330 atletas de diversas regiões, todos em busca de conquistas na final da categoria.

O destaque inicial foi para Sensei Elton Fiebig, de 52 anos e faixa preta 6 Dan (Kodansha), que demonstrou sua maestria ao vencer os três combates por Ippon, a pontuação máxima, e conquistou o primeiro lugar na categoria M-5 Pesado. “Para mim, o maior objetivo é me manter ativo e apresentar um judô de qualidade para servir de exemplo aos alunos e novas gerações”, comentou o Sensei, refletindo sobre sua motivação e comprometimento com o esporte.

Na categoria M-1, destinada aos atletas entre 30 e 34 anos, Juliano Donizete Teodoro também brilhou no Pesado, garantindo o terceiro lugar após intensas batalhas. “Buscar essa medalha e levá-la para casa é motivo de alegria e dever cumprido. Procuro ser um exemplo para minha filha, que também pratica judô, sempre superando adversidades”, afirmou Juliano, ressaltando sua dedicação e inspiração familiar.

Além dos feitos alcançados neste campeonato, a Academia Nova Era Gym já se prepara para novos desafios. No próximo sábado, o aluno Gustavo Tabet representará o Estado no Campeonato Brasileiro, na categoria Sub-18, no Rio de Janeiro. Tabet, que liderou o Ranking Paulista após cinco etapas, promete continuar seu excelente desempenho e levar o nome de São Paulo ainda mais longe.

Capoterapia no Cristo Redentor: um dia de realizações e emoções

Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira (19), sob o olhar majestoso do Cristo Redentor, um grupo especial de idosos realiza um sonho há muito acalentado. Em evento organizado pelo contramestre Edy - Edson Aparecido - e Adriana Diniz, também Capoterapeia. 

“Essa visita aqui no Cristo é um sonho realizado para muitos dos nossos idosos”, explicou Ed, responsável pelo trabalho de Capoterapia em vários locais da cidade.  “Muitas das senhoras dos núcleos onde praticamos a Capoterapia sempre me diziam que ver o Cristo Redentor era um desejo profundo delas.”

Para o contramestre Ed e Adriana, tornar esse sonho realidade não foi tarefa simples. “Era um sonho meio que difícil, pelos trâmites, pela logística”, admitiu. No entanto, graças ao apoio do ex-secretário de governo Paulo Ney e do vereador Wellington Paulista, encontraram uma solução que permitiu a todos desfrutar desse momento único.

“Conseguimos o teleférico para todos, conseguimos a estrutura necessária aqui para fazer esse passeio”, explicou, destacando a importância da acessibilidade para idosos que enfrentam desafios de mobilidade. “Tenho alunos aqui com 93, 94 anos, que viveram suas vidas em Poços de Caldas e cujo sonho era visitar o Cristo Redentor.”

“Uma senhora me disse uma vez, ‘não posso morrer sem ver o Cristo Redentor’.” Hoje, graças aos esforços coordenados, esse sonho se tornou realidade para muitos. “Muita gente nunca teve a oportunidade de vir aqui antes”, acrescentou o contramestre, destacando a importância deste dia para a comunidade.

Enquanto os idosos exploravam o mirante, contemplando a vista deslumbrante da cidade, Ed e Adriana sorriam ao ver a alegria estampada nos rostos de seus alunos. Este evento não apenas proporcionou uma experiência única, mas também destacou o poder da capoeira não apenas como arte marcial, mas como uma ferramenta de inclusão e realização de sonhos.

Para Ed e sua turma, este dia no Cristo Redentor não será esquecido tão cedo. É um lembrete de que, com determinação e apoio mútuo, barreiras podem ser superadas e sonhos podem se tornar realidade, mesmo nas alturas de Poços de Caldas.

“Essas pessoas ajudaram a construir Poços de Caldas, viveram suas vidas inteiras aqui e nunca tiveram o prazer de estar aqui”. “Graças às nossas autoridades, que realmente abraçaram nossa causa, o trabalho de Capoterapia ganhou um valor enorme através delas.”

O contramestre Ed explicou que a maioria das idosas presentes não é originalmente da região. “Elas vieram de diversos lugares, unidas pelo serviço de Capoterapia que oferecemos”, destacou. Desde 2019, Ed lidera essas atividades sem interrupções. “Muitas saíram da depressão através deste trabalho”, enfatizou, orgulhoso do impacto positivo que a Capoterapia tem tido na vida de tantas pessoas.

O serviço de Capoterapia envolve múltiplos núcleos, cada um com seu propósito e liderança dedicada. “Temos núcleo no PSF Formosa, Gota de Leite com a coordenadora Gisele, o projeto Encantadores de Alma da psicóloga Ana Paula, e o núcleo do CIADES coordenado por Vileide, que disponibilizou seus idosos para este momento especial”, enumerou contramestre Ed, demonstrando a rede colaborativa que possibilitou este evento.

Ao todo, aproximadamente 130 senhoras viram seu sonho se realizar ao experimentar o teleférico e contemplar o Cristo Redentor pela primeira vez. “Para muitas delas, esta é a primeira vez que andam no teleférico e conhecem este monumento tão querido”, revelou.



Depoimentos


Para Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho, Secretário de Esportes,  a oportunidade de levar as pessoas a conhecerem o Cristo Redentor é algo muito especial.  “Tem que ter um carinho enorme por este pessoal. A gente vê eles praticando a capoeira de uma forma incrível e passeios como este se torna uma recompensa inesquecível”, continuou Pelezinho.

Para o Secretário, cada realização como esta traz uma grande satisfação. “Então, com certeza, a gente fica feliz com essas realizações, com certeza que o objetivo é expandir cada vez mais esses núcleos para que essas pessoas possam ter essas oportunidades”, concluiu Pelezinho, reafirmando o compromisso de promover o esporte como meio de inclusão e bem-estar para todos.

Gisele Bernardes, coordenadora da Fungotac, compartilhou sua experiência  ao participar do e passeio promovido pela Capoterapia ao Cristo Redentor com os idosos da Capoterapia. Ela falou sobre o Projeto Fortalecer.  “O Projeto Fortalecer é um projeto da Fungotac e é um serviço de fortalecimento de vínculos que busca conectar e enriquecer a vida dos participantes.”

Gisele destacou a importância deste evento especial, organizado em parceria com a Capoterapia. “Fomos convidados pelo contramestre Ed, da Capoterapia e foi muito importante já que muitos deles nunca tinham vindo aqui no Cristo.”

O passeio, segundo Gisele, foi uma experiência altamente positiva para os participantes.  “Através desta parceria proporcionamos não apenas momentos de lazer, mas também oportunidades de aprendizado e interação entre os idosos e os praticantes de Capoterapia.”

Atualmente, o grupo da Fungotac é composto por 30 idosos, mas a demanda por participação é alta. “Temos demanda para mais”, revelou Gisele, indicando o potencial de expansão e os benefícios contínuos que o projeto pode oferecer à comunidade.

Quem também conversou com a reportagem foi o vereador Wellington Guimarães, o Paulista  “É um momento especial para esses idosos”, afirmou Paulista, destacando o carinho e o amor dedicados por todas as instituições envolvidas. “Um trabalho realizado com muito carinho, com muito amor por todas as instituições.”

Paulista fez questão de mencionar a importância de parceiros fundamentais como o contramestre Ed e Adriana Diniz, que lideram diretamente a Capoterapia. “A gente tem diversos amigos que fazem esse trabalho, e um deles muito especial é o contramestre Ed e a Adriana, que atuam diretamente com a Capoterapia.”

Para o vereador, o dia do passeio ao Cristo Redentor representa não apenas alegria para os idosos, mas também uma oportunidade de união e apoio mútuo. “Hoje é um dia muito especial, um dia de alegria para eles. Nós ficamos felizes também por estarmos juntos e tentando ajudar de alguma forma a proporcionar toda essa condição para eles estarem aqui nesse local sensacional.”

Um dos responsáveis por ajudar na logística de lavar os idosos até o Cristo Redentor foi o ex-secretário de Governo Paulo Ney.  Ele já conhecia o projeto de Capoterapia. “Há poucas semanas estive visitando o projeto no Mirante Rita, onde o contramestre Ed destacou o sonho de muitos desses idosos é conhecer o Cristo. Alguns visitaram o Cristo há muito tempo, mas a maioria nunca teve essa oportunidade”, disse. 

Para Paulo Ney, o dia foi de celebração e realização. “Hoje é um dia muito bacana, um dia de comemoração, e dá para ver a felicidade no rosto de cada um”, expressou, observando como alguns nunca imaginaram ter essa oportunidade. “Estou aqui feliz, um dia de capitalização, um dia muito bacana.”

O secretário também enfatizou a transformação positiva do local. “É um local que realmente vale a pena visitar, está completamente transformado para melhor”, destacou Ney, mencionando as melhorias trazidas pelas concessões de turismo que ampliaram as possibilidades de contemplação na Serra do Cristo.

“É isso que é bacana ver: as pessoas vindo aqui, celebrando e aproveitando o local para desfrutar”, concluiu Ney, ressaltando o impacto positivo deste dia memorável não apenas para os participantes, mas para toda a comunidade que compartilha deste momento de realização e gratidão.


terça-feira, 18 de junho de 2024

Caldense se reapresenta focada no jogo que irá definir futuro da equipe no estadual

 O elenco da Caldense se reapresentou na manhã desta terça-feira (18) no Ninho dos Periquitos para uma semana que irá definir o futuro da equipe no estadual. No próximo sábado, dia 22, às 15h, a Veterana recebe o líder North no Ronaldão e precisa da vitória para se manter no Módulo II.

O presidente da Caldense, Rovilson Ribeiro, esteve no CT, onde conversou com comissão e atletas mais uma vez para cobrar resultados e falou sobre a importância da dedicação e vitória diante do North no próximo sábado para a permanência da equipe no Módulo II.

A Veterana está com 8 pontos em 5º lugar, mesma pontuação de VEC (4º lugar) e Boa (6º lugar). A diferença está nos critérios de desempate. O Boa tem um saldo inferior, já Caldense e VEC estão rigorosamente com a mesma campanha, sendo que o time de Varginha leva vantagem no quinto critério de desempate, menor número de cartões vermelhos.

Para se manter no Módulo II, a Veterana precisa terminar a competição pelo menos em quinto lugar, já que o último colocado sofrerá o descenso para a Segunda Divisão. Para não depender de outros resultados, o Verdão precisa vencer seu jogo de modo que termine a rodada com um saldo superior aos concorrentes, caso ambos também vençam. Todos os jogos irão acontecer no mesmo horário. O VEC visita o Mamoré e o Boa recebe a URT.

Ingressos

Os ingressos para Caldense e North serão vendidos antecipadamente nesta quarta, quinta e sexta das 9h às 18h na sede social do clube. Depois no sábado a partir das 13h na bilheteria do Ronaldão. Abertura dos portões às 14h. Entrada gratuita para crianças até 11 anos e 11 meses (quantidade limitada) e entrada livre para sócio torcedores. Meia entrada para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos com documento de identificação e pessoas com deficiência com comprovante. O valor é de 30 reais a inteira e 15 reais a meia. Somente a arquibancada coberta será utilizada.

Handebol da Caldense empata na LHESP

 Poços de Caldas, MG - A equipe de handebol masculino da Caldense realizou no domingo (16/06) mais uma partida pela LHESP, Liga de Handebol do Estado de São Paulo. A Veterana enfrentou o Itatiba EC no Ginásio Arthur de Mendonça Chaves e obteve um importante empate em 27 a 27. Os gols alviverdes foram marcados por Jhonatan, Claudemir (4), Leandro (2), Luiz Henrique (10), José Mauro (3), João Amoreli (3) e Conrado (4).

A partida contou com a presença de um bom público para torcer pela Veterana. “Jogo muito emocionante. Ficamos atrás do placar o tempo todo, o time de Itatiba é muito forte e jogam a muito tempo juntos. Conseguimos buscar o empate, até chegamos a virar o placar, mas eles são muito experientes e o jogo foi muito equilibrado. Como esse é o segundo ano que a gente está jogando a LHESP, ainda estamos pegando as manhas da competição”, disse o técnico Ricardo Gabrioli.

No próximo domingo a Caldense enfrenta Indaiatuba fora de casa pela LHESP. Atualmente a Veterana está na quinta colocação da tabela. Os primeiros quatro colocados avançam para a chave ouro, fase final do campeonato.

Sucesso marca a 3ª etapa do Brasileiro de Hard Enduro em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, MG - Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Poços de Caldas, foi palco da eletrizante 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE). Conhecida como King “off” the Jungle, a prova é uma das mais tradicionais do circuito nacional e trouxe este ano o tema “WAR” (guerra), proporcionando um espetáculo único aos participantes e espectadores.

A edição deste ano, intitulada WAR EDITION, atraiu pilotos de todo o Brasil, com as inscrições esgotando rapidamente. O prólogo, realizado no sábado na pedreira local, contou com maquinários abandonados que proporcionaram uma cenografia impressionante. Obstáculos desafiadores como a “War Zone”, com explosões, fumaça, chamas e até uma chuva artificial, testaram a habilidade dos competidores.

Fabio de Melo, organizador do evento, destacou a importância da inovação constante. “Cada ano buscamos trazer algo novo, seja em trilhas ou obstáculos. Este ano, a ‘War Zone’ foi um destaque, exigindo o máximo dos pilotos.”

No segundo dia, as trilhas bem sinalizadas e adequadas ao nível de cada categoria garantiram uma disputa justa e acirrada. “Nosso objetivo foi manter a dificuldade planejada e assegurar que nenhum piloto perdesse PCs, focando a competição na habilidade de cada um,” afirmou Fabinho. Para não facilitar, a organização fez com que todas as categorias passassem pelo “mar de pedras”, trecho da pedreira extremamente técnico e desafiador.

A repercussão foi extremamente positiva entre os pilotos participantes do King “off” the Jungle. Apesar das dificuldades típicas do Hard Enduro e a grande quantidade de trilhas, 98% dos pilotos conseguiram concluir a prova, o que demonstrou que o nível das trilhas estava adequadamente ajustado para todas as categorias.

Para Hugo Rego, diretor de Turismo de Poços de Caldas, destacou o impacto positivo do evento na cidade. “O King ‘off’ the Jungle é um evento que já se consolidou como uma das maiores competições de Hard Enduro do Brasil, e isso se reflete diretamente no turismo local. Durante os dias de competição, todos os hotéis da cidade ficaram lotados, e a movimentação nos restaurantes, bares e comércios foi intensa. A presença de competidores, equipes e espectadores de diversas regiões do país gerou um aumento significativo na receita turística, beneficiando toda a cadeia econômica de Poços de Caldas. Estamos muito satisfeitos com os resultados e continuaremos a apoiar eventos como este, que trazem benefícios tangíveis para o nosso município e ajudam a promover a cidade como um destino turístico de destaque no Brasil.”

Para aqueles que não puderam estar presentes, o prólogo foi transmitido ao vivo pelo canal YouTube Junior 230 Brasil, com cenas de drones e comentários que levaram os espectadores para dentro da ação.

O BRHE contou com o patrocínio de 230 Brasil, Velox Proteção Off Road, RPM Rental Bike, MXF Motors, KTM, Husqvarna, Beta, Sherco e BMS Racing, mostrando a força e o crescimento do esporte no cenário nacional.

Resultados – King Off The Jungle – 
3ª etapa do Campeonato

Categoria Gold
1º) Rigor Rico
2º) Ronaldo Poletto
3º) Eduardo Furtado
4º) Olavo Sousa Sá
5º) Willian Roger Roque

Categoria Silver
1º) Pedro Henrique Zanetti
2º) Benedito Coser Benê
3º) Eder Scheidegger Giovanelli
4º) Victor Miranda
5º) Douglas Wilton Pedrozo

Categoria Over 40 Silver
1º) Tiago Teixeira
2º) Danny Valle
3º) Caio Freitas
4º) João Caçador
5º) Fabricio Romani

Categoria Bronze
1º) Augusto Toshiro Matsumori
2º) Lucas Silveira
3º) Vincenzo Barbagalo
4º) Cesar Vinicius Costa Boaventura
5º) Leonardo Tavares

Categoria Bronze Air Cooled
1º) Juninho Xavier
2º) Rodrigo Dias
3º) Emerson Alderige do Couto
4º) Luis Guilherme Solcia
5º) André Porfirio Vieira

Categoria Iron
1º) Alexandre Ferreira de Almeida
2º) José Sávio Junqueira Vilela de Paiva
3º) João Alberto Lima Bouhid Caçador
4º) Lucas Trabalhi
5º) João Pedro Beti

Categoria Iron Air Cooled
1º) Jonas Uchôa Mendes da Silva
2º) Juyter Rosa Dias
3º) Kawe Matheus de Oliveira
4º) Charles Matos
5º) Jailom Riciati