terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Renato Rezende se prepara para o Mundial e espera retratação de Tiago Leifert


Poços de Caldas, MG - Renato Rezende, ídolo do BMX brasileiro, visitou ontem a redação do Mantiqueira. De passagem pela cidade ele disse que está feliz em Paulínia e que dificilmente deixa a cidade paulista e retorna para Poços de Caldas. Renato também falou sobre a polêmica envolvendo o apresentador da Rede Globo Tiago Leifert. Durante a semana, ao comentar o doping de Lance Edward Armstrong, Tiago insinuou que ciclismo não é esporte de verdade. O fato causou revolta entre os ciclistas do Brasil e Renato chegou a postar um vídeo respondendo ao apresentador. Outro tema abordado pelo piloto foi sua preparação para o Mundial que acontece na Nova Zelândia.

Mantiqueira - Como está este início de temporada?
Renato Rezende - O início de ano está sendo muito bom. Tenho uma estrutura fantástica em Paulínia, fazendo tudo que um atleta precisa para uma boa temporada. Estou com uma base legal. No final do ano passado fui para o Rio de Janeiro onde  passei uns dias com a família e aproveitei para treinar bastante na cidade. Acredito que fiz uma pré-temporada muito boa, bem completa, toda preparada pelo meu treinador Daniel Jorge. Me sinto muito bem, talvez até melhor que no ano passado e acredito que este ano vai ser muito bom na minha carreira.

Mantiqueira - O Campeonato Mundial é a principal competição sua este ano?
Renato Rezende - Tenho várias competições importantes, mas o Mundial é com certeza a mais importante. Sou o único brasileiro com vaga garantida. O Brasil ainda tem mais três vagas para o campeonato, mas ainda não sei os critérios que serão adotados para definir o restante da equipe.

Mantiqueira - Em termos de apoio como está sua estrutura?
Renato Rezende - Estou aguardado o Bolsa Pódio que deve sair ainda este ano e vai melhorar ainda mais minhas condições de treinamentos. Com este apoio terei condições de ir em todas as competições importantes, coisa que não vinha acontecendo. Renovei com todos os meus patrocinadores e isto mostra que venho agradando. Tenho apoio da NeoNutri, Vzan, Nissan, Oakley, além de uma parceria importante com a Dirty Bike, que vem cuidado com muito carinho de minha bicicleta.  Existe ainda uma parceria com a Pro 1 Sports que vem cuidado de minha carreira na questão do marketing. Junta-se a tudo isto o  apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério dos Esportes e  Confederação Brasileira de Ciclismo. Este parceiros são fundamentais na minha carreira e me dão condições de me destacar. Atualmente stou concorrendo ao prêmio de melhor atleta do ano pela Bike Action, uma das melhores revistas especializadas do país. Para vencer esta disputa conto com o voto de todos os fãs. Para me ajudar é só entrar em minha página no Facebook, procurar Renato Rezende e votar em mim.

Mantiqueira - Você se mostra feliz em Paulínia. Existe possibilidade de volta para Poços de Caldas?
Renato Rezende - Está tudo dando muito certo em Paulínia. A família está adaptada, meus irmãos estão correndo bem, tanto o Eduardo quanto o Léo estão treinando em alto nível e este ano vamos competir pela primeira vez juntos. Tudo isto foi conquistado graças a estrutura oferecida pela cidade. Para ser muito sincero dificilmente troco o que me foi oferecido naquela cidade para voltar para Poços de Caldas.

Mantiqueira - Sobre a polêmica frase do Tiago Leifert de que o ciclismo não é esporte de verdade você gravou uma resposta. Como você viu a repercussão?
Renato Rezende - Nem esperava um repercussão tão grande sobre este caso. Gravei um vídeo que teve 1700 compartilhamentos na rede social, mais de 11 mil exibições no You Tube e também em grandes portais como Uol e Terra. Fiquei muito triste com a frase dele. Foi de uma infelicidade muito grande que ofendeu muita gente. Ele está negando o que disse, mas tenho o vídeo e ficou muito claro que ele realmente menosprezou a modalidade. Foi uma pena porque sou fã dele, porém, neste ele mandou muito mal. Espero que meu vídeo chegue nele e que ele tenha a humildade de retratar. Ficou ruim o que foi dito. O Tiago precisa conhecer o ciclismo e ver que  ele é sim um esporte de verdade. O bom deste caso é que mostrou que o ciclismo é um esporte unido. A resposta nas redes sociais foi bem rápida. Todo mundo apoiou e se manifestou defendendo a modalidade.  Qualquer esporte precisa que o atleta esteja focado e no ciclismo não é diferente.  No esporte individual como o ciclismo não tem ninguém para nos ajudar. Se em uma corrida o atleta não estiver 100% ele não vai ter a ajuda de ninguém como acontece em esportes coletivos. Treinamos tanto como um jogador de futebol ou até mais.

Nenhum comentário: