sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Luiz Felipe se especializa em provas longas e busca vaga para o Mundial

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira entrevistou o super atleta Luiz Felipe de Oliveira Domingos, do Projeto do Amanhã – Atleta do Futuro. Nascido em uma família de atletas, ele se especializou em provas de longa distância e está entre os principais nomes do esporte brasileiro em sua categoria, 18 a 23 anos. Na carreira estão resultados como o vice-campeonato mundial de Duathlon, cinco vezes campeão brasileiro de duathlon, cinco vezes campeão paulista de duathlon, campeão do triathlon Edurance, em Brasília, terceiro colocado no 70.3 em Florianópolis, terceiro colocado no 70.3 em Fortaleza, terceiro colocado no 70.3 do Rio de Janeiro, sexto colocado no 70.3 e, Buenos Aires, prova válida pelo Campeonato Sul-Americano de 70.3, campeão brasileiro de triathlon longo, entre outros. O atleta ainda contabiliza convocação durante três anos seguidos para o Campeonato Mundial de Multsports e estave no Canadá, em 2017, Dinamarca, em 2018, e Pedravendra em 2019. O Projeto do Amanhã – Atleta do Futuro tem coordenação administrativa de Miranel de Oliveira Domingos, representando a prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal e Esportes e Lazer, pela lei municipal de incentivo ao esporte, incentivo Hotel Nacional Inn e Climepe. Tem ainda o patrocínio municipal da prefeitura. Luiz Felipe conta também com apoio da A Copiativa, Format Loteamentos, 2000 Turismo, Laboratório Bioanálise, Fisiocorpus, Dechichi Bike Fit, Osteopatia Poços de Caldas e Barbearia Costa.
Mantiqueira - Após a excelente participação que você teve no Ironnman 70.3, no Rio de Janeiro, a sua temporada acabou?
Luiz Felipe de Oliveira Domingos - A temporada do calendário oficial já encerrei, mas vou disputar duas competições que são a Corrida Integração, em Campinas, agora em outubro, e a Ouro Bikers, uma ultramaratona de mountain bike que acontece em dezembro na cidade de Ouro Fino.

Mantiqueira - Vindo de uma tradicional família de esportistas não seria diferente com você que também foi para este caminho. Quando você sentiu que era seu momento?
Luiz Felipe - Desde sempre, acho eu. Minha mãe era atleta e a gente corria com o Tio Chico [Olivino Martins Alvarenga, mais conhecido com Seu Chico Corredor], que era como um avô para mim. Desde muito pequeno eu já corria com ele e ia para as provas, sendo assim meu começo. Sempre escutei minha mãe falar que eu tinha tudo para ser um grande atleta, um corredor de rua, mas eu adorava bicicleta. Numa certa época fiquei rebelde, não queria mais participar de corridas de rua e queria apenas as bicicletas. Minha mãe ficou chateada, queria eu nas corridas de qualquer forma, mas falei para ela que só correria se fosse de bicicleta. Acabei vencendo ela pelo cansaço e ela me presenteou com a tão sonhada bike. No começo eu participava das corridas de rua, geralmente aos domingo, e quando voltava para casa treinava com a bike.

Mantiqueira - E quando você viu que daria para conciliar as corridas de rua com a bicicleta numa mesma competição?
Luiz Felipe - Foi através do Fernando Dechichi, proprietário da Dechichi Bike Fit, que deu a ideia de uma competir no duathlon. O problema é que minha bicicleta era de mountain bike e para esta prova eu precisaria de uma de corrida de estrada. Ele me emprestou uma bike por um período para eu treinar. Fui para a prova e logo em minha estreia fui campeão. Minha mãe, vendo que eu tinha jeito, me presenteou com uma bicicleta de estrada. Daí em diante comecei a treinar com a ajuda do Leandro Marques, ir para as provas e fui vencendo, me destacando e ganhando cada vez mais confiança.

Mantiqueira - Daí para o Triathlon foi questão de tempo?
Luiz Felipe - Com certeza. Foi mais uma evolução, porém, a natação sempre era o problema. Eu sabia nadar corretamente, porém, a parte técnica e competição eu era meio devagar. Fui treinando e ganhando sabedoria. Como era mais lento na água eu sabia que tinha condições de me recuperar na estrada com a bicicleta, e dava certo. Sempre chagava no pódio graças ao poder de recuperação com a bicicleta.

Mantiqueira - E as grandes competições, quando vieram?
Luiz Felipe - Graças à Lei de Incentivo ao Esporte comecei a ter oportunidades de grandes provas. Estive no Mundial de Duathlon Sprint Olímpico e fui vice-campeão. Na mesma prova fui sexto melhor do mundo de duathlon sprint. No triathlon fui para a franquia do ironman por gostar de provas mais longas, onde comecei a me destacar bastante. Estive em competições na Argentina e outras localidades e agora estou fazendo o circuito brasileiro de longa distância para buscar uma vaga para o Campeonato Mundial.

Nenhum comentário: