Poços de Caldas, MG - O Camping Escolar Paralímpico é uma das mais importantes iniciativas de desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil. Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o projeto reúne jovens atletas de todo o país que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares, promovendo um período de treinamentos intensivos e vivência em ambiente de alto rendimento.
Lançado em 2018 e coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, o camping tem como objetivo identificar talentos, aprimorar o desempenho técnico e preparar atletas de 11 a 18 anos para futuras convocações das seleções brasileiras paralímpicas. Durante o período de atividades, os participantes passam por uma verdadeira imersão esportiva, com rotinas semelhantes às de atletas profissionais, envolvendo treinos físicos, técnicos, táticos e acompanhamento multidisciplinar.
Nesta edição, o Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP) marca presença com três atletas e um técnico, reforçando o protagonismo de Poços de Caldas no cenário nacional do paradesporto escolar. Os atletas Diógenes Jesus Medina Sanches, Rick Elias Russi e Adrian Honório, acompanhados pelo técnico Leonardo Souza, foram selecionados após se destacarem entre os melhores do país nas Paralimpíadas Escolares.
Para os atletas, a participação no camping representa um passo fundamental na trajetória esportiva. “Poder participar do camping é muito importante para o meu desenvolvimento como atleta. Sou muito grato por essa oportunidade”, destaca Diógenes.
Já Rick, que participou pela primeira vez, ressalta o aprendizado além das quadras: “Pude desenvolver habilidades do jogo e também da convivência com atletas de todo o Brasil”.
Mesmo sendo um dos mais jovens do grupo, Adrian Honório chamou atenção da comissão técnica pelo desempenho e potencial de crescimento, mostrando que o trabalho de base realizado em Poços de Caldas tem alcançado resultados expressivos.
Segundo o técnico Leonardo Souza, o camping tem papel estratégico na renovação do esporte paralímpico brasileiro. “Estar mais uma vez no Camping Nacional me permite oferecer aos atletas uma rotina de alto rendimento, lapidando talentos de todo o Brasil. Esse trabalho é fundamental, pois garante a renovação das seleções que representarão o Brasil em campeonatos mundiais e Jogos Paralímpicos”, afirma.
De acordo com Hugo Suzuki, coordenador do Camping Escolar Paralímpico, o projeto vai além da competição.
“A proposta é proporcionar uma imersão completa no esporte, permitindo que os atletas vivenciem a rotina de alto rendimento e compreendam o que é necessário para seguir no caminho das seleções nacionais”, explica.
Os resultados alcançados pelos atletas do CIDEP são fruto da integração de políticas públicas e projetos esportivos municipais, como Superar Limites e Poços Paralímpico, desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
As ações contam ainda com o incentivo de empresas parceiras, como Unimed Poços e Donato Hospital de Olhos, além do Convênio Poços Paralímpico nº 002/2023, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e do Núcleo de Fomento ao Paradesporto – Termo de Colaboração nº 1481001145/2025.
A participação no Camping Escolar Paralímpico reforça Poços de Caldas como referência nacional na formação de atletas paralímpicos, mostrando que o investimento contínuo no esporte de base transforma talentos em futuros representantes do Brasil no cenário internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário