sábado, 27 de junho de 2026

Gijo conquista vice-campeonato em maratona de mountain bike em Poço Fundo

Poços de Caldas, MG – O ciclista Luiz Lotti Neto, Gijo, conquistou o vice-campeonato na maratona Asca Bike, disputada na cidade de Poço Fundo. A prova teve um percurso de 65 quilômetros e reuniu atletas da modalidade em um grande desafio de resistência e técnica.

Após a competição, Gijo comemorou o resultado e agradeceu pelo desempenho alcançado. “Muito feliz com o resultado. Só tenho que agradecer a Deus por tudo ter dado certo e também aos meus patrocinadores pelo apoio durante toda a temporada”, destacou o atleta.

Gijo também fez um agradecimento especial aos patrocinadores INCORPE Instituto do Coração Poços, Hotel Nacional Inn Poços de Caldas e Hard Rock Bike, ressaltando a importância do incentivo para a continuidade de sua participação nas competições.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Espanha é Minas no pódio: Luanna Abraão conquista duas medalhas no Grand Premium de Ginástica Rítmica

Platja d’Aro, Espanha – Entre os dias 20 e 24 de maio, os olhos do mundo da ginástica rítmica estiveram voltados para as arenas espanholas, que sediaram o Grand Premium Platja d’Aro, um dos torneios mais competitivos da temporada internacional. Em meio a fortes delegações europeias e atletas de alto nível técnico, o destaque brasileiro veio de Minas Gerais. A ginasta Luanna Abraão, representante da Escola Mineira de Ginástica Rítmica, conquistou duas medalhas para o Brasil e consolidou-se como um dos grandes nomes da competição.


Domínio técnico e duplo pódio

O desempenho de Luanna foi marcado pela precisão técnica e pela expressividade artística, características que impressionaram a exigente banca de arbitragem internacional.

A primeira conquista veio na prova de Fita, na qual a ginasta executou uma série de alta complexidade e excelente domínio do aparelho, garantindo a medalha de prata. Na sequência, voltou à quadra para disputar a prova de Maças, alcançando mais uma excelente apresentação e assegurando a medalha de bronze.


O reconhecimento no pódio

Uma fotografia oficial do evento registra a dimensão da conquista. No pódio do Grand Premium, diante do painel da organização Aliança Gimnàstica Rítmica, Luanna Abraão aparece com a bandeira do Brasil ao lado das demais medalhistas da competição. Ao fundo, na área destinada às delegações, atletas de diversos países acompanharam a cerimônia de premiação, evidenciando o caráter internacional do torneio.


Fruto de um trabalho de excelência

O duplo pódio conquistado na Espanha reflete não apenas o talento de Luanna, mas também o trabalho desenvolvido pela Escola Mineira de Ginástica Rítmica. A preparação técnica, o refinamento coreográfico e o planejamento para competições internacionais vêm colocando atletas mineiras em evidência nos principais eventos da modalidade.

Com as medalhas de prata e bronze na bagagem, Luanna Abraão e a comissão técnica da Escola Mineira retornam ao Brasil com importantes resultados e já voltam suas atenções para os próximos desafios do calendário nacional e internacional.

Atletas conquistam título e pódios na Copa Poços de Jiu-Jítsu

Poços de Caldas, MG – Os atletas do professor Betinho conquistaram importantes resultados na Copa Poços de Jiu-Jítsu. O principal destaque foi Elton, que se tornou campeão pela primeira vez na Faixa Azul ao vencer a final por finalização.

A equipe também obteve outros bons resultados na competição. Yezo ficou com o segundo lugar na Faixa Verde, Wandinha foi vice-campeã na Faixa Azul, Hello Kittie conquistou o segundo lugar na Faixa Branca e Beto terminou como vice-campeão na Faixa Preta.

Após a competição, o professor Betinho agradeceu o apoio recebido da secretária municipal de Esportes, Zelinha, pelo incentivo à participação no evento; do vereador Paulista, pelo apoio aos atletas; das psicólogas Roberta e Kauane, pelo trabalho desenvolvido com a saúde mental dos atletas por meio do Projeto Vem...Ser; e dos patrocinadores exclusivos Lyla Café e Fernanda Del Carmem Ink Tattoo.

Competição inédita reúne talentos do jiu-jítsu no Ginásio Miguel Zanetti

Poços de Caldas, MG – O Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti foi palco, no último domingo, 21 de junho, de um evento que reuniu atletas, familiares e amantes das artes marciais em Poços de Caldas. A Copa Poços BJJ Fight – Lutas Casadas apresentou um formato diferente das competições tradicionais de jiu-jítsu, com confrontos individuais previamente definidos, valorizando a técnica, o equilíbrio entre os competidores e o espetáculo esportivo.

Idealizada pelo professor Leandro Henrique Rosa, conhecido no meio esportivo como Leandro Zangado, faixa-preta de jiu-jítsu 3º grau, coordenador do Projeto Leandro Zangado Teen (LZ Team Jiu-Jitsu), a competição reuniu atletas de Poços de Caldas e de cidades como Alfenas, Pouso Alegre e São João da Boa Vista (SP), promovendo integração entre equipes e fortalecendo o crescimento da modalidade na região.

Segundo Leandro Zangado, o objetivo foi oferecer ao público um evento dinâmico e diferente dos campeonatos convencionais. “Foi a primeira vez que realizamos esse formato em Poços de Caldas. As lutas são casadas, ou seja, cada atleta faz apenas um combate, previamente estudado para que haja equilíbrio técnico entre os competidores. Pensamos em proporcionar um grande espetáculo para o público e valorizar cada atleta individualmente”, explicou.

O organizador destacou que a realização da Copa Poços BJJ Fight representa mais um passo no fortalecimento do jiu-jítsu no município e na consolidação de Poços de Caldas como sede de eventos esportivos. “Nossa intenção é fazer um evento de qualidade para prestigiar os atletas, suas famílias e também engrandecer o nome da cidade. Recebemos competidores de várias cidades e isso movimenta o esporte e fortalece o intercâmbio entre as equipes.”


Apoio foi fundamental para realização do evento 

Leandro fez questão de agradecer aos patrocinadores e apoiadores que contribuíram para que o projeto saísse do papel. “Graças a Deus contamos com pessoas que acreditam no nosso trabalho. O vereador Paulista sempre nos apoia, assim como o Jornal Mantiqueira, que divulga nossos projetos e acompanha nossa caminhada. Também somos muito gratos aos nossos patrocinadores e parceiros, porque sem eles seria impossível realizar um evento dessa dimensão.”


Mais de 25 anos dedicados ao jiu-jítsu

Com uma trajetória de mais de duas décadas e meia nos tatames, Leandro Zangado é um dos nomes mais respeitados da modalidade na região. Faixa-preta 3º grau, ele acumula conquistas importantes como títulos sul-americanos, participações em campeonatos brasileiros e segue competindo na categoria Master. “Tenho mais de 25 anos de jiu-jítsu. Sempre fui competidor, disputei Brasileiro, conquistei título sul-americano e recentemente fui campeão de um torneio em Cambuí. Mesmo aos 45 anos continuo competindo porque acredito que precisamos dar o exemplo para os nossos alunos.”

O professor Claysson Felizola Júnior destacou que o maior objetivo é deixar um legado para as novas gerações. “Mais importante do que formar campeões é formar cidadãos. O jiu-jítsu ensina respeito, disciplina, autocontrole e perseverança. Quem entra no tatame sai uma pessoa diferente. Não é apenas uma transformação física, mas também psicológica e emocional.”

Segundo ele, esse trabalho de formação vem sendo desenvolvido diariamente por meio do Projeto Leandro Zangado Teen, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

Presente à competição, o vereador Paulista destacou a importância da iniciativa para o esporte local e elogiou o trabalho realizado por Leandro e pela equipe LZ Team. “O Leandro é um grande parceiro e desenvolve um trabalho social fantástico. Ele faz parte da equipe do professor Claysson e, junto com outros projetos esportivos, realiza um trabalho muito importante para nossa cidade. Tenho certeza de que este foi o primeiro de muitos eventos desse porte em Poços de Caldas.”

O parlamentar ressaltou ainda que a Câmara Municipal busca incentivar ações que utilizam o esporte como instrumento de transformação social. “Representamos a Câmara Municipal e entendemos a importância do esporte na formação das pessoas. Sempre estaremos apoiando iniciativas sérias como essa.”


Secretaria de Esportes destaca crescimento da modalidade

Representando a Secretaria Municipal de Esportes, Zelinha, a gerente Ludmila Vieira Pereira ressaltou a satisfação da Prefeitura em apoiar eventos que incentivam a prática esportiva e promovem integração entre atletas de diferentes idades. “É muito gratificante ver o Ginásio Miguel Zanetti completamente cheio, reunindo crianças, jovens, adultos e famílias acompanhando o jiu-jítsu. Trata-se de um esporte extremamente democrático e que vem crescendo de forma muito significativa em Poços de Caldas.”

Segundo Ludmila, a expansão das artes marciais no município é resultado do trabalho conjunto entre professores, projetos esportivos e o apoio oferecido pelo poder público. “Percebemos um crescimento exponencial das modalidades de luta em todos os cantos da cidade. A Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura apoiam professores, alunos e projetos que desenvolvem esse trabalho. Nossa equipe está comprometida com o sucesso de cada evento esportivo realizado no município.”

Ela acrescentou que o incentivo ao esporte faz parte da política pública da administração municipal. “Estou representando a secretária Zélia Testi e o prefeito Paulo Ney, reafirmando o compromisso da administração em apoiar iniciativas como esta, que aproximam as famílias, valorizam nossos espaços esportivos e promovem qualidade de vida.”


 

Chute Certo amplia atendimento e fortalece formação de jovens pelo esporte

Poços de Caldas, MG – Mais do que ensinar fundamentos do futebol, o projeto social Chute Certo segue consolidando sua missão de transformar vidas por meio do esporte. Ao encerrar as atividades do primeiro semestre de 2026, a iniciativa comemora o crescimento do número de participantes, a ampliação das categorias atendidas, o fortalecimento do futebol feminino e, principalmente, os resultados obtidos na formação cidadã de crianças e adolescentes de Poços de Caldas.

Coordenado pelo professor Flávio Andrade, o Flavinho, o projeto completa seis anos consecutivos de atuação, tornando-se referência no incentivo à prática esportiva e na inclusão social de jovens da região do bairro Monte Verde.

Segundo o coordenador, o semestre foi marcado por uma evolução significativa em diversos aspectos, desde o aumento do número de participantes até o amadurecimento dos alunos dentro e fora das quatro linhas. “Estamos finalizando mais um semestre com muita satisfação. O Chute Certo chega ao sexto ano de trabalho e percebemos um crescimento muito grande na procura pelo projeto. A cada semestre aumentam o número de alunos e também o interesse das famílias. Isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido pela comunidade”, afirmou Flavinho.


Crianças cada vez mais novas passam a integrar o projeto

Uma das novidades deste ano foi a ampliação da faixa etária atendida. O projeto passou a receber crianças a partir dos 6 anos de idade, antecipando o contato com a prática esportiva e permitindo um desenvolvimento mais completo dos participantes.

Além dos estudantes da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, as atividades também recebem crianças e adolescentes de outras escolas da região e moradores dos bairros vizinhos. “Este ano começamos a atender crianças menores, de seis e sete anos. Também recebemos muitos alunos que moram nas proximidades e estudantes de outras escolas. Isso amplia bastante o alcance social do projeto e fortalece ainda mais o nosso trabalho”, explicou.


Futebol feminino cresce e ganha cada vez mais espaço

Outro destaque do semestre foi o aumento da participação feminina. Conforme Flavinho, o número de meninas inscritas cresceu consideravelmente, reforçando uma tendência observada nos últimos anos e demonstrando o interesse das jovens pela modalidade. “O futebol feminino vem crescendo bastante dentro do projeto. Temos percebido uma adesão cada vez maior das meninas, o que nos deixa extremamente felizes. O esporte é para todos, e oferecer esse espaço de participação é muito importante.”

Ao mesmo tempo, os meninos também seguem evoluindo tecnicamente, com diversos atletas iniciando participação em competições esportivas após passarem pelo processo de formação realizado pelo Chute Certo. “Muitos dos nossos alunos já começaram a disputar campeonatos e competições. Isso mostra que eles estão evoluindo tecnicamente e ganhando confiança para representar a cidade em outros eventos.”


Muito além do futebol

Embora os resultados esportivos sejam motivo de comemoração, Flavinho destaca que o maior objetivo do projeto continua sendo a formação humana dos participantes.

Segundo ele, os reflexos positivos podem ser percebidos diariamente no comportamento, na disciplina e no relacionamento dos alunos com familiares, professores e colegas. “O que mais nos orgulha é perceber a evolução no comportamento dessas crianças. A disciplina melhora muito, o respeito aumenta e a escola participa diretamente desse processo. Trabalhamos sempre em parceria com a família e com os professores. O futebol acaba sendo uma ferramenta para ensinar valores que eles levarão para a vida inteira.”

Para o professor, acompanhar essa transformação representa uma das maiores recompensas do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. “É muito gratificante ver crianças que chegaram tímidas, sem disciplina ou com dificuldades de convivência e hoje são referências para os colegas. Isso demonstra a força que o esporte tem como instrumento de educação e inclusão.”


Projeto consolidado graças às parcerias

Ao longo de seis anos, muitas crianças e adolescentes já passaram pelo Chute Certo. Para Flavinho, a continuidade do projeto só é possível graças ao apoio recebido de parceiros públicos e privados.

Ele fez questão de destacar o incentivo da Unimed, da Secretaria Municipal de Esportes, da Prefeitura de Poços de Caldas e também da imprensa local, que acompanha e divulga as ações da iniciativa. “É um projeto consolidado e que só continua existindo graças ao apoio dos nossos parceiros. A Unimed acredita no esporte como ferramenta de transformação social. A Secretaria de Esportes e a Prefeitura também oferecem todo o suporte necessário para que possamos desenvolver esse trabalho. E a imprensa sempre esteve ao nosso lado, divulgando nossas atividades e valorizando aquilo que fazemos.”

Segundo o coordenador, esse conjunto de parcerias permite que o projeto continue crescendo e alcançando um número cada vez maior de famílias.


Atividades retornam em agosto

Com o encerramento do semestre letivo, o Chute Certo entra em recesso durante o mês de julho, acompanhando o calendário escolar. As atividades serão retomadas normalmente no início de agosto.

As aulas acontecem exclusivamente no bairro Monte Verde, sendo realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã e às segundas e quartas-feiras no período da tarde, contemplando diferentes categorias.

O projeto atende crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, tanto da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira quanto de outras unidades de ensino e moradores da região.

Flavinho destaca que novos interessados podem ingressar no projeto a qualquer momento. “Quem quiser participar pode nos procurar diretamente aqui no projeto. As portas estão abertas para meninos e meninas que desejam praticar esporte, fazer novas amizades e aprender valores importantes para a vida.”

 

Jemg: Poços sedia etapa estadual das modalidades paralímpicas em agosto

 Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas volta a sediar a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais. De 24 a 29 de agosto, a cidade receberá os competidores nas modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O objetivo da competição é revelar talentos, promover a inclusão social e contribuir na formação da cidadania por meio da atividade física.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Testi, destaca que Poços de Caldas está pronta para receber todos os competidores e que a etapa estadual paralímpica será um sucesso mais uma vez.

O Jemg é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Jogos Escolares: Estudantes embarcam para fase regional que será disputada em Passos

 Poços de Caldas, MG - Estudantes das escolas de Poços de Caldas vão a Passos na próxima semana para disputar a fase regional sul dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg. Ao todo, uma delegação de 104 pessoas, entre alunos e professores, viaja segunda-feira (29) para a cidade da região sede das competições.

As modalidades disputadas pelos estudantes poços-caldense são: Vôlei feminino – módulo 2 (Colégio Municipal); Basquete masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Colégio Pelicano); Futsal feminino – módulo 2 – (Francisco Escobar); Xadrez masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Feminino: David Campista, Vitalina Rossi e João Eugênio) / Masculino: IF Sul de Minas, Mariquinhas Brochado e Pelicano; Basquete 3×3 masculino – módulos 1 e 2 (Cepoc) e Vôlei de praia masculino – módulos 1 e 2 (Colégio São José).

A etapa regional sul reúne equipes e atletas de cidades vizinhas que conquistaram classificação nas fases microrregionais, consolidando-se como uma das etapas mais competitivas do calendário esportivo escolar mineiro. Poços vai competir com times de cidades como Machado, Cruzília, Pouso Alegre, Três Corações, entre outras, e dve conseguir bons resultados.

A etapa é classificatória para a fase estadual.

Caldense tem partida decisiva contra o Guarani em Divinópolis

 Poços de Caldas, MG - A Caldense encara o Guarani de Divinópolis neste sábado (27/06) às 17h30. A Veterana vê a partida como uma decisão para se afastar da parte de baixo da tabela e entrar de vez na briga pela classificação à próxima fase.

Com a chegada do novo técnico, Rogério Henrique, a expectativa é de que o time suba de produção e encontre o caminho dos gols. Nesta sexta pela manhã o grupo treinou no Ninho dos Periquitos e logo após o almoço viajou para Divinópolis, onde fica em absoluta concentração para o duelo.

Para a função de preparador físico, a Caldense acertou a chegada de Denis Rocha, que estava por último no Votuporanguense na série A2 do Paulistão e no ano passado trabalhou no Uberlândia.


Retrospecto e curiosidades

O retrospecto geral do confronto entre Caldense e Guarani aponta 53 jogos, 20 vitórias, 20 empates, 13 derrotas, 51 gols pró e 37 gols contra.


Primeiro jogo: 15/07/1976, empate por 1 a 1 (Amistoso)

Último jogo: 17/06/2026, empate em 0 a 0

Maior vitória da Caldense: 3 a 0, pelo estadual de 1978 e Torneio Incentivo de 1983

Jogadores da Caldense que mais enfrentaram o Guarani: Chiquinho Assis e Gilberto Voador (16 jogos), Mirandinha (15 jogos)

Jogadores da Caldense que marcaram gols no Guarani: Mirandinha (9 gols), Gilbertinho (5 gols)

Jogo com maior público: 28/03/2004, vitória por 2 a 1 no Ronaldão com 5212 pagantes.

Fonte: Almanaque da Caldense de Renan Muniz


Retornos: Natan Lima, Théo (após cumprirem suspensão automática)

Pendurados: João Vitor, Jadson Félix (2 amarelos)

Receberam 01 amarelo: Lucca Schmidt, Gustavo Chedid, Nathan, Julian, Gustavo Queiroz, Bruno Ghiraldi.


Arbitragem

Juiz: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG)

Auxiliares: Weyder Marques Borges (MG) e Andressa Oliveira Pereira (MG)

Quarto Juiz: Antônio Fernandes da Costa (MG).


Transmissão

A partida será exibida ao vivo com imagens pelo canal da Federação Mineira de Futebol no YouTube.

IMS/Poços: Documentário resgata a trajetória do primeiro campeão negro do futebol brasileiro

 Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Secretaria Municipal de Cultura, convida a população para a exibição gratuita do documentário “O Médico e a Bola”, que acontece no próximo sábado, 27 de junho, às 16h, no cinema do Instituto Moreira Salles (IMS Poços). Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Mário Carvão e o pesquisador Roberto Tereziano.

Com 15 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos, o filme resgata a trajetória de Paulino de Souza, personagem fundamental para a história de Poços de Caldas e do futebol brasileiro. Filho de ex-escravizados, Paulino foi o responsável por trazer a primeira bola de futebol para a cidade, em 1904, e, dois anos depois, tornou-se o primeiro campeão negro do futebol brasileiro ao conquistar um título pelo Botafogo.

Além de sua importância para o esporte nacional, Paulino teve papel decisivo na introdução do futebol em Poços de Caldas, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade na cidade e para a construção de uma tradição esportiva que, anos mais tarde, daria origem a importantes clubes, como a Associação Atlética Caldense.

Produzido a partir de extensa pesquisa histórica, o documentário reúne documentos de arquivo, entrevistas e reconstruções visuais para revisitar a memória da família Souza e destacar sua contribuição para a formação cultural, esportiva e social de Poços de Caldas e do Brasil. A obra também propõe uma reflexão sobre memória, protagonismo negro e a valorização de personagens que, apesar de sua relevância histórica, permaneceram por décadas à margem dos registros oficiais.

Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com o pesquisador Roberto Tereziano, referência nos estudos sobre cultura afro-brasileira e representatividade negra, e com o diretor Mário Carvão, que compartilhará os bastidores da pesquisa e da produção do filme.

“O Médico e a Bola” foi produzido por meio do edital de patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Poços de Caldas. A finalização da obra contou com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, incentivo cultural da Alcoa e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é de Olho-Pião Filmes, Trama Ação Urbana e Michelle Veloso, com apoio da Carvalho Agência Cultural e da Cinemateca Brasileira.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Poços de Caldas com a valorização da memória, da cultura e da história local, promovendo o acesso gratuito à produção audiovisual e incentivando o reconhecimento de personagens que contribuíram para a construção da identidade do município e do país.


Serviço

Exibição do documentário “O Médico e a Bola” e bate-papo com Mário Carvão e Roberto Tereziano

Data: 27 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Instituto Moreira Salles (IMS Poços) – Rua Teresópolis, 90 – Poços de Caldas

Entrada: Gratuita, sujeita à lotação da sala. As senhas serão distribuídas 60 minutos antes da sessão, com limite de uma por pessoa.

Mais informações: (35) 3722-2776.a

II Moto Poços Festival promete reunir motociclistas de vários estados e arrecadar alimentos para entidades beneficentes

Poços de Caldas, MG – A cidade de Poços de Caldas será palco da segunda edição do Moto Poços Festival, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de agosto de 2026, no estacionamento do Estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão). O evento é organizado por Humberto Perez, representante do Canibais Moto Clube em Minas Gerais, em parceria com outros dez moto clubes, e tem como objetivo consolidar o município como referência no turismo motociclístico nacional.

A iniciativa surgiu a partir da crescente presença de motociclistas da região e de diversos estados brasileiros que visitam Poços de Caldas. Além de fortalecer a cultura motociclística, o festival busca divulgar os atrativos turísticos da cidade, incentivar a hospitalidade e movimentar a economia local por meio do turismo e do comércio.

Outro destaque do evento será o caráter solidário. A entrada será mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados à APAE de Poços de Caldas e a outras instituições beneficentes do município.

A expectativa da organização é receber cerca de 3 mil visitantes rotativos durante os três dias de programação. O público contará com apresentações de 10 bandas, praça de alimentação, expositores de diversos segmentos, exposição de concessionárias de motocicletas, estacionamento fechado com segurança, além da participação da cervejaria Ecobier, tenda de bebidas quentes, refrigerantes, sucos, energéticos, água e chocolates.

O II Moto Poços Festival contará ainda com o apoio de patrocinadores, expositores, do vereador Paulista e das secretarias municipais de Esportes, Turismo e Cultura.

De acordo com o coordenador geral do evento, Humberto Perez, a proposta é fortalecer o motociclismo como ferramenta de integração, turismo e solidariedade, promovendo um encontro que reúna apaixonados por motocicletas e beneficie a comunidade por meio da arrecadação de alimentos.

Mais de 50 projetos esportivos e culturais têm apoio da Alcoa

Iniciativas ampliam o acesso da comunidade a atividades de cultura, esporte, lazer e formação

A Alcoa apoiará, ao longo de 2026, 53 projetos culturais e esportivos em Poços de Caldas, por meio das Leis Municipais de Incentivo à Cultura e ao Esporte. As iniciativas contemplam diferentes públicos e territórios, contribuindo para ampliar o acesso da comunidade a atividades de lazer, formação, convivência e desenvolvimento social.

Ao todo, os recursos somam R$ 1 milhão. O montante será destinado a 33 propostas voltadas ao setor artístico-cultural, que juntas receberão R$ 563 mil, e a 20 iniciativas esportivas, contempladas com quase R$ 460 mil. Os projetos incluem ações que fortalecem a produção cultural local, estimulam a prática esportiva, valorizam talentos da cidade e promovem oportunidades de participação para crianças, jovens e demais públicos da comunidade.

Para a Alcoa, o apoio contribui para que projetos aprovados pelo município saiam do papel e cheguem à população, movimentando também a cadeia de profissionais, produtores, educadores, atletas, prestadores de serviço e instituições envolvidas na execução das atividades.

“A cultura e o esporte têm um papel essencial na formação das pessoas e no fortalecimento dos vínculos comunitários. A Lei de Incentivo por dedução fiscal é um mecanismo extremamente estratégico, que permite às empresas participarem de forma ativa e impulsionar iniciativas que transformam a realidade da nossa cidade”, explica Fernanda Ferrante, Diretora Interina de Operações da Alcoa.  

Segundo Nando Gonçalves, Secretário Municipal de Cultura de Poços de Caldas, a continuidade do apoio fortalece diretamente os agentes culturais e esportivos do município. “Recebemos com muito entusiasmo a continuidade deste aporte expressivo da Alcoa, que contempla tanto a cultura quanto o esporte local. Esse investimento chega diretamente aos fazedores de cultura e atletas, permitindo que trabalhem com estrutura e devolvam esse valor à comunidade em forma de transformação social”.

A atuação por meio das Leis Municipais de Incentivo se soma às demais iniciativas sociais apoiadas pela Alcoa em Poços de Caldas, onde a companhia mantém presença desde 1965. Ao longo de sua trajetória no município, a empresa tem contribuído com ações voltadas ao desenvolvimento local, em parceria com organizações da sociedade civil, poder público e comunidades.


Sobre a Alcoa

Referência mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e responsabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); dois escritórios: São Paulo (SP) e Poços de Caldas (MG); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 10 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um legado de excelência para as gerações futuras.


Legenda da foto:

 Representantes dos projetos apoiados, da Alcoa e das secretarias de Cultura e Esporte durante formalização das parcerias 


Brilho Mineiro em Natal: Atletas dão show na Copa Aginat América e miram palcos internacionais

NATAL, RN— Entre os dias 09 e 14 de junho, a capital do Rio Grande do Norte foi o epicentro da ginástica rítmica com a realização da *Copa Aginat América*. E quem passou pelo tablado potiguar não teve dúvidas: o estado de Minas Gerais está muito bem representado.

Uma delegação de talentos mineiros encantou o público e a arbitragem com séries marcadas pela precisão, graciosidade e muita garra. Entraram em quadra as atletas: Maria Flor, Amanda, Mariana, Heloísa, Luanna, Isadora de Marco, Giovana, Izadora Ramos e Gabrielly.


O Fenômeno Luanna Abraão: Chuva de Medalhas na Categoria Elite

O grande destaque da competição ficou por conta de *Luanna Abraão*, que competiu na categoria Elite Infantil. Mostrando uma maturidade técnica impressionante e um carisma que conquistou o ginásio, Luanna garantiu nada menos que quatro medalhas para a bagagem: Ouro no aparelho Fita, Ouro no aparelho Maças, Prata nas Mãos Livres e Prata no Individual Geral (soma de todos os aparelhos)

Com o título de campeã em dois aparelhos e vice-campeã geral, Luanna consolida seu nome como uma das maiores promessas da modalidade no país.


Próximas Paradas: Barcelona e Fortaleza

O ritmo de treinos não para, e o passaporte dessas ginastas já está carimbado para os próximos desafios.


Rumo à Europa

Sem tempo para descansar, a campeã Luanna já arruma as malas e embarca para *Barcelona, na Espanha, onde terá a honra de vestir o uniforme da Seleção e representar o Brasil no prestigiado Grand Prix.

Enquanto Luanna brilha em terras europeias, o foco nacional continua intenso. As atletas Gabrielly, Giovana e Izadora já estão em preparação total para o *Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Fortaleza (CE).

A participação na Copa Aginat América mostrou que essas meninas não têm limites. Parabéns às atletas, comissão técnica e familiares pelo desempenho brilhante em Natal! Ficamos na torcida por mais conquistas no Nordeste e no mundo.

Poços de Caldas brilha em Jarinu com seus talentos do BMX!

 Poços de Caldas brilha em Jarinu com seus talentos do BMX! 


Poços de Caldas, MG - No último dia 21 de junho de 2026, a cidade de Jarinu foi palco de grandes emoções no BMX, e os atletas da Associação Poços Caldense de BMX mostraram toda sua garra e talento, levando o nome da nossa cidade ao pódio e ao coração dos torcedores.

Entre os destaques:  Gabriel Henrique (Boys 11) conquistou o 4º lugar, mostrando determinação e técnica apurada.

João Bernardo (Cruiser 45/49) garantiu o 6º lugar, representando com orgulho a categoria máster.

Thiago Ramos (Junior Men) brilhou em uma das categorias mais difíceis e competitivas, alcançando o 2º lugar, um feito que enche de esperança e inspiração toda a comunidade esportiva.

Esses resultados reforçam a força e o comprometimento dos nossos atletas, que seguem firmes em sua jornada. E a emoção não para por aqui: no próximo mês, entre os dias 2 e 5 de julho, eles estarão em Cuiabá, Mato Grosso, representando Poços de Caldas no Campeonato Brasileiro de BMX 2026.

Nada disso seria possível sem o apoio fundamental dos nossos patrocinadores: Frigonossa, Nectar Saúde e 3D Móveis Planejados. Graças a eles, nossos atletas podem sonhar alto e levar o nome da cidade cada vez mais longe. Que orgulho de ver Poços de Caldas brilhar nas pistas! Que venha Cuiabá, e que nossos atletas continuem escrevendo páginas de vitória e emoção na história do esporte.

Texto: Assessoria de imprensa

Caldense: técnico Rogério Henrique é apresentado oficialmente para a imprensa

 A Associação Atlética Caldense realizou nesta quinta-feira (25/06) uma coletiva de imprensa conduzida pelo presidente Rovilson Ribeiro para apresentar oficialmente o novo treinador da equipe profissional, Rogério Henrique, e o executivo de futebol, Alex Joaquim.


A alteração no comando marca um novo momento para o departamento de futebol da Veterana, que busca fortalecer o trabalho visando a sequência da competição e a recuperação da equipe na tabela.


A coletiva teve início com o presidente Rovilson Ribeiro fazendo uma contextualização dos motivos que levaram a mudança no comando técnico.


“Tivemos um tempo grande de pré-temporada, passamos a primeira etapa da fase de classificação com poucos resultados positivos e muitos empates. O trabalho não funcionou. E chega um momento que o clube está acima de qualquer um de nós. Do presidente, do treinador. Enfim, a gente tem que dar uma resposta”, disse.


O presidente Rovilson também demonstrou otimismo com as novas contratações e destacou a confiança na nova comissão e reforçou a importância de buscar uma reação nas próximas rodadas.


“Estou muito otimista com a escolha do Rogério e do Alex e vamos colher bons resultados. Eu acredito que haja tempo para recuperação. Ainda temos quatro jogos. A proximidade entre os times que estão mais à frente e os que estão mais abaixo permite essa recuperação. É um campeonato muito difícil, é muito parelho. A gente tem a possibilidade de classificação, enxergamos isso, por isso contratamos um novo técnico. Vai dar um sangue novo, uma nova característica para uma competição que é muito apertada”, falou Rovilson.


Alex Joaquim, explicou o processo de escolha do treinador e destacou a experiência de Rogério Henrique no futebol mineiro. “Tive uma conversa com o Rovilson onde nós fizemos o acerto. Então, logo depois, nós começamos a estudar vários nomes de treinadores para assumir a Caldense. O do Rogério é um nome que me agradava muito, por já conhecer o futebol mineiro, por já ter acessos aqui dentro de Minas, e eu tenho certeza que o Rogério vai vir aqui e vai fazer um grande trabalho”, disse Alex.

O novo treinador Rogério Henrique agradeceu a confiança da diretoria e ressaltou o peso da camisa alviverde. “Primeiro, eu quero agradecer ao presidente Rovilson, a toda a sua diretoria, agradecer ao Alex pela confiança e pelo convite, dizer que é um prazer estar representando uma camisa tão pesada, não só em Minas Gerais, mas no cenário nacional, e isso traz também uma grande responsabilidade. Quando a gente aceita o convite, aceita com uma felicidade enorme, mas entendendo a responsabilidade que é”, falou o treinador.

O técnico demonstrou confiança no potencial do elenco para a sequência da temporada. “Nós temos resultados importantes para conquistar nesses próximos jogos, respeitando os nossos adversários, sabemos as dificuldades que vamos enfrentar, mas temos que estar confiantes, acima de tudo esperançosos na competência do Alex, no conhecimento que ele tem em termos do clube, do futebol mineiro, da minha experiência também, e depositar um voto de confiança nesses atletas que aí estão para que eles possam ser potencializados e, a cada vez, render mais e representar cada vez melhor essa camisa tão pesada”, falou Rogério.

Rogério Henrique também reforçou a qualidade do grupo e a necessidade de maior desempenho dentro de campo. “Nós temos um elenco de qualidade sim. É lógico que ele precisa entregar mais. Todos eles estão cientes dessa responsabilidade. Nós não estamos vestindo qualquer camisa, é uma camisa pesadíssima aqui de Minas Gerais. Eu acho que cabe a nós, a mim e ao Alex, colocarmos isso cada vez mais na cabeça dos meninos, passar confiança a eles, e eu acredito, sim. Temos que respeitar o Guarani, jogar lá é muito difícil, sempre foi, mas eu acho que nós, vestindo essa camisa da Caldense, temos totais condições de trazer um bom resultado no final de semana”.

O técnico Rogério Henrique já iniciou os trabalhos com o grupo visando o próximo compromisso da Veterana, sábado 27/06 às 17h30, diante do Guarani em Divinópolis. A equipe treina na manhã desta sexta no CT e após o almoço viaja para o duelo.


quinta-feira, 25 de junho de 2026

CIDEP conquista bronze no Regional Sudeste 1 de Goalball

Poços de Caldas, MG - O Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP) viveu um momento histórico no goalball ao conquistar o 3º lugar geral no Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball, realizado em Uberlândia/MG. A competição reuniu as principais equipes da região do Rio de Janeiro, Minas gerais e espírito santo.


FASE DE GRUPOS Resultados:

CIDEP (MG) 11 x 1 APAE Leopoldina (MG) – Fase de grupos 

CEP-CG (RJ) 8 x 8 CIDEP (MG)– Fase de grupos 

SASJO (RJ) 1 x 11 CIDEP (MG) – Fase de grupos 

CIDEP (MG)  13 x 3 IBC(RJ)  – Fase de grupos 


Na fase eliminatória:

CIDEP (MG) 17 x 7 IBC (RJ) – Quartas de final 

ADEVIBEL (MG) 16 x 8 CIDEP(MG)  – Semifinal 

CEP-CG (RJ) 1 x 5 CIDEP (MG) – Disputa pelo bronze 


Com esses resultados, o CIDEP encerrou sua participação conquistando o 3º lugar geral masculino do Regional Sudeste 1 de Goalball.

O atleta Fernando Brito Narciso, integrante da equipe de goalball do CIDEP, destacou a importância da conquista e o processo de construção do resultado durante a competição. “Foi muito bacana. Foi uma competição que a gente foi construindo, galgando nosso espaço ali e conseguimos atingir um resultado satisfatório aqui no Regional Sudeste 1 de Goalball. Esse terceiro lugar representa muito para a equipe, porque mostra todo o trabalho que vem sendo feito e a nossa evolução”, afirmou Fernando.

O atleta também falou sobre sua participação individual e a contribuição dentro do grupo durante os jogos. “A participação aqui nesse campeonato foi muito boa. Conseguimos trazer o terceiro lugar e isso foi de suma importância. Minha participação foi ajudar a equipe em vários momentos, entrando nas substituições, como titular e também contribuindo de outras formas. Eu vim para esse campeonato realmente para somar com todos, fazer parte desse objetivo coletivo”, explicou.

Para Fernando, o resultado também representa a união e o amadurecimento da equipe ao longo da competição. “Eu acho que esse ano tivemos uma evolução muito boa. Mesmo com um número menor de atletas, foi um campeonato muito relevante para todos nós.

A equipe estava concentrada, todo mundo sabia o que tinha que fazer e conseguimos executar. Ficamos muito felizes por conquistar esse terceiro lugar em equipe”, completou.

O técnico da equipe, Professor Leonardo Souza, ressaltou a postura dos atletas durante todo o campeonato . “Essa competição foi marcada pela resiliência e dedicação de toda equipe. Mesmo com situações adversas, conseguimos nos posicionar como uma equipe de excelentes resultados técnicos.

O grupo mostrou comprometimento, disciplina e uma grande capacidade de evolução”, destacou.

O técnico Professor Bruno também avaliou positivamente a participação do CIDEP e reforçou a importância do resultado alcançado em Uberlândia. “Participar do Campeonato Regional Sudeste 1 de Goalball foi muito importante para nossa equipe, pois conseguimos colocar em prática tudo que tínhamos treinado. Mais do que isso, conquistamos o terceiro lugar geral em uma competição com mais de 15 equipes. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e que o desenvolvimento da equipe é constante”, afirmou.

A trajetória do CIDEP no Regional Sudeste 1 de Goalball demonstra o fortalecimento do esporte paralímpico em Poços de Caldas e o impacto do trabalho realizado diariamente com atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos no projeto.

A medalha de bronze conquistada em Uberlândia representa não apenas uma colocação no pódio, mas o reconhecimento de um processo de construção, dedicação e investimento no desenvolvimento dos atletas.

Com o resultado, o CIDEP reafirma seu compromisso com o esporte paralímpico e segue buscando novos desafios, levando o nome de Poços de Caldas para competições de destaque nacional.


Regional Sudeste 1 de Goalball – Uberlândia/MG

CIDEP – 3º lugar geral | Medalha de Bronze

Apoio: Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) – Termo de Compromisso nº 014/2026.

Convênio Poços Paralímpica em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Poços de Caldas – Termo de Colaboração nº 002/2023.

Copa do Mundo Poços Ativa será aberta com programação especial no Ginásio Moleque César

 Poços de Caldas, MG - Na manhã do dia 4 de julho, o Ginásio Moleque César será palco da abertura da Copa do Mundo Poços Ativa, em um evento que reúne esporte, cultura e integração comunitária. A programação tem início às 9h e é aberta ao público.

A cerimônia de abertura contará com um desfile temático, no qual cada instrutor do projeto representará um país participante, criando um ambiente lúdico e festivo inspirado na maior competição esportiva do mundo.

Após o desfile, o público poderá acompanhar apresentações de ginástica rítmica e capoeira, destacando o trabalho desenvolvido com os alunos do projeto e valorizando diferentes expressões esportivas e culturais.

O evento integra as ações do projeto Poços Ativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura de Poços de Caldas, com oferta gratuita de atividades esportivas e incentivo à prática de exercícios físicos, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo da comunidade com o esporte e proporcionar um momento de convivência entre famílias, alunos e instrutores.

A organização convida toda a população a participar e prestigiar a abertura da competição, celebrando o esporte em um ambiente de integração e alegria.

Rafael Leôncio conquista os 25 km da Athenas Run Stronger em São Paulo

Poços de Caldas, MG – O atleta poços-caldense Rafael Leôncio da Silva voltou a se destacar no cenário nacional das corridas de rua ao conquistar o primeiro lugar na prova de 25 quilômetros da Athenas Run Stronger, segunda etapa de 2026 do Circuito Mizuno Athenas, realizada no último domingo (21), em São Paulo.

A competição, organizada pela Iguana Sports, reuniu 7.450 atletas na Marginal do Rio Pinheiros, com arena montada no Parque do Povo, na zona oeste da capital paulista. O circuito contou com provas de 6 km, 12 km, 18 km e 25 km, consolidando-se como uma das principais corridas de distâncias progressivas do país.

Rafael cruzou a linha de chegada em 1h23min16s, garantindo o lugar mais alto do pódio na prova mais longa do evento. O resultado reforça a excelente fase do corredor, que vem acumulando vitórias e pódios em importantes competições nacionais.

Após a conquista, o atleta comemorou o desempenho e destacou a satisfação de representar Poços de Caldas em provas de alto nível.

“Estou muito feliz por mais esse excelente resultado e por poder representar bem a minha cidade. Sou muito grato aos meus patrocinadores, apoiadores, amigos e, acima de tudo, a Deus, que sempre me abençoa com dedicação, disciplina e foco para fazer o que mais gosto. Agradeço também a todos que torceram por mim e ao Jornal Mantiqueira e ao Paulo Vitor pela divulgação do meu trabalho”, afirmou.

O evento apresentou um equilíbrio entre os participantes, com 51% de homens e 49% de mulheres inscritos. Nas provas de 25 quilômetros, os homens representaram 68% dos competidores, enquanto atletas entre 30 e 45 anos formaram a maior parcela dos inscritos, confirmando o alto nível técnico da disputa.

Prefeitura cria Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física

 Poços de Caldas, MG - A Prefeitura instituiu o Projeto Municipal de Esporte, Lazer e Atividade Física – Poços Ativa como política pública permanente para garantir acesso gratuito, contínuo e de qualidade às práticas esportivas, atividades físicas e de lazer para toda a população.

A iniciativa tem como objetivos promover saúde, qualidade de vida, inclusão social, cidadania e desenvolvimento esportivo em todas as regiões do município. O programa atenderá públicos de todas as idades, com atenção especial a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto oferecerá aulas esportivas, atividades recreativas, eventos comunitários, ações no contraturno escolar e acompanhamento por equipe multidisciplinar, formada por profissionais de áreas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A nova legislação também prevê metas anuais de atendimento, monitoramento dos resultados e transparência na divulgação das ações, investimentos e número de beneficiários atendidos.

Caldense anuncia saída do técnico Wellington Simião após derrota para o Mamoré

 Poços de Caldas, MG – A Associação Atlética Caldense anunciou nesta quarta-feira (24) o desligamento do técnico Wellington Simião do comando da equipe principal. A decisão foi oficializada por meio de nota divulgada pela diretoria do clube, um dia após a derrota por 1 a 0 para o Mamoré, em Patos de Minas, pela abertura do retur no do Campeonato Mineiro Módulo II.

Além de Simião, também deixam a Veterana o auxiliar técnico Tharsus Gabriel, o preparador físico João Paulo e o gerente de futebol Eduardo Carioca, encerrando o ciclo da atual comissão técnica.

Na nota oficial, a Caldense agradeceu aos profissionais pelos serviços prestados durante o período em que estiveram no clube. “O clube agradece aos profissionais pelo empenho, dedicação, ética e profissionalismo demonstrados durante o período em que estiveram na Veterana e deseja sucesso em seus próximos desafios”, destacou a diretoria.

A diretoria executiva informou ainda que já iniciou o processo de definição do novo treinador e dos demais integrantes da comissão técnica para dar sequência à disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Os nomes dos substitutos serão anunciados após a conclusão das negociações.

A mudança ocorre em um momento decisivo da competição, em que a Caldense busca recuperação para seguir na briga por uma vaga na próxima fase do torneio estadual. O próximo compromisso da Veterana deverá marcar a estreia do novo comando técnico, caso a contratação seja concluída nos próximos dias.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Festival de judô reúne alunos e famílias no encerramento do semestre do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – A Casa do Menor Dr. Edmundo Dias foi palco de um festival de judô e uma confraternização que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida. O evento reuniu alunos dos períodos da manhã, tarde e noite, familiares, professores e convidados especiais em uma celebração que destacou a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes.

De acordo com o coordenador do projeto, José Raimundo Júnior, a iniciativa não representa o fim das atividades esportivas, mas sim uma pausa para celebrar os resultados alcançados ao longo do semestre.

“Estamos encerrando o semestre, mas não os treinos. Optamos por realizar um festival junto com uma confraternização envolvendo os alunos e suas famílias. Está sendo muito bacana ver o acolhimento da comunidade e a participação de todos”, destacou.

Um dos destaques do evento foi a presença de dois atletas de alto rendimento do SESI São Paulo, que compartilharam experiências com os alunos, relatando desafios enfrentados na carreira e a rotina exigida pelo esporte de alto nível.

Júnior explicou que o projeto Judô para a Vida caminha para seu quarto ano de atividades e conta com o apoio da empresa Valgroup. Atualmente, a iniciativa atende um número crescente de participantes, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e alunos neurodivergentes.

“O projeto tem evoluído bastante. Hoje temos a felicidade de incluir alunos PCDs e neurodivergentes, promovendo integração e desenvolvimento por meio do judô. A procura aumentou muito e estamos conseguindo atender a demanda com a divisão das turmas, mas o espaço já está ficando pequeno”, afirmou.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira na Casa do Menor, nos períodos da manhã, tarde e noite, e permanecem abertas para novos participantes.


Esporte como ferramenta de transformação

A coordenadora da Casa do Menor, Maria de Fátima Rodrigues Alves, ressaltou a importância do esporte como instrumento de educação, disciplina e inclusão social. “Esporte é vida, saúde, educação e disciplina. Quando o Júnior nos procurou com a proposta do projeto, abrimos as portas porque acreditamos muito no potencial transformador dessas atividades. As crianças gostam muito do judô e os professores realizam um trabalho maravilhoso”, destacou.

Além do judô, a instituição oferece outras atividades voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, como futsal, música e informática.

“A gente procura oferecer várias opções porque sabemos da importância de manter essas crianças ocupadas com atividades positivas. Aqui elas são acolhidas com muito carinho”, afirmou.


Mais de 20 anos de atendimento

Maria de Fátima explicou que a Casa do Menor passou por uma transformação ao longo dos anos. Até 2010, a entidade mantinha um sistema de acolhimento institucional, mas posteriormente direcionou seus esforços para projetos socioeducativos desenvolvidos no contraturno escolar. “Hoje trabalhamos exclusivamente com esse modelo de atendimento. Já são mais de 20 anos oferecendo atividades que contribuem para o crescimento pessoal e social de crianças e adolescentes”, explicou.

A manutenção da instituição ocorre por meio de parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, responsável por grande parte dos recursos destinados aos profissionais que atuam no local. O restante é obtido através de eventos beneficentes, doações e campanhas promovidas pela própria entidade. “Realizamos jantares, almoços, rifas, bingos e diversas ações para complementar os recursos necessários para manter a instituição funcionando. É um trabalho contínuo, mas muito gratificante”, concluiu.