sábado, 29 de junho de 2024

Com a presença do Troféu Larry O’Brien, National Cup começa neste sábado em Poços de Caldas

 Poços de Caldas (MG) – Tudo pronto para a National Cup 2024, maior campeonato promovido pelo NBA Basketball School no mundo, que começa neste sábado, dia 29, e vai até domingo, dia 7, na cidade mineira de Poços de Caldas. Ao todo, mais de 450 atletas de 30 equipes de sete estados do país (Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo) vão competir em busca dos títulos (e dos anéis) nas categorias sub-12 e sub-15 (masculina e feminina), comandados por cerca de 60 técnicos. O evento terá convidados especiais: Helen Luz (ex-WNBA, campeã mundial e medalhista olímpica), Alex Garcia (ex-NBA e ex-capitão da Seleção Brasileira) e Mari Camargo (ex-atleta da Seleção Brasileira) estão confirmados na primeira edição da National Cup. E o Troféu Larry O’Brien, taça entregue aos campeões da temporada da liga, já está na cidade e estará em exposição para o público no Parque do Cristo.


– Serão dias de muito basquete, de muita interação e experiências incríveis. A National Cup é um marco para o NBA Basketball School, é o maior campeonato do programa já realizado pela NBA no mundo. Vai ser bacana ver essa garotada, que vem de vários lugares do país, se divertindo, competindo, vivendo essa atmosfera, convivendo com ídolos do esporte. Estamos todos ansiosos – afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.


– Estamos muito animados pelo início da National Cup. Poços de Caldas nos recebeu de braços abertos e tenho certeza de que será um evento inesquecível. Pensamos em um evento para todos, não apenas para os atletas que vão conhecer e competir na cidade, mas também para os fãs locais, que vão ter um contato mais próximo com a NBA, encontrar com ídolos do esporte e poder ver bem de pertinho a taça da National Cup e o Troféu Larry O’Brien. Vão ser dias incríveis – comentou Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pela implantação e supervisão do NBA Basketball School no Brasil.


Todos os mais de 100 jogos da National Cup (sub-12 masculino, sub-15 feminino, sub-15 Starter masculino e sub-15 All-Star masculino) serão disputados na Associação Atlética Caldense e no Colégio Pelicano, enquanto que desafios, treinos e as atividades extras serão no SESC e no Colégio Sete de Setembro. No dia 7 de julho serão disputados o Torneio de 3 Pontos Wilson, o Desafio de Habilidades Wilson e as finais – transmissão ao vivo no YouTube. Os campeões receberão anéis e bonés de campeão da primeira edição da National Cup, além de 35 premiações individuais como ‘MVP’, ‘Fair Play’, etc.


Durante todo o período do campeonato, uma programação repleta de atividades pela cidade, eventos pensados para oferecer experiências a fãs de todas as idades, famílias e comunidade, como Kids Run (3 a 10 anos), FanZone (Parque Municipal), exposição de memorabília (Parque do Cristo), clínicas sociais e a loja oficial do NBA Basketball School.


Wilson, New Era e Liga de Basquete Feminino (LBF) são apoiadores oficiais da competição.


PRESENÇA FEMININA + INCLUSÃO + LBF


Mais de 70 meninas estão inscritas na National Cup, que terá ainda equipes femininas de dois projetos sociais convidadas (Recanto Verde Sol-SP e Novo Basquete Arceburgo-MG). As meninas ainda terão a oportunidade de participar de uma clínica exclusiva em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF).


CLÍNICAS SOCIAIS


Na programação da National Cup, a organização vai promover clínicas sociais, com jovens e crianças de escolas do município. Todas serão realizadas no Parque Municipal das 14h às 15h30min e estima-se mais de 350 participantes.

Projeto Atletismo Poços de Caldas brilha na I Meia Maratona UNIFAE em São João da Boa Vista

Poços de Caldas, MG - No último domingo, dia 23 de junho de 2024, a cidade de São João da Boa Vista sediou a I Meia Maratona UNIFAE, que atraiu corredores de diversas partes dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A competição foi dividida em categorias masculinas e femininas, nas distâncias de 5, 10 e 21 km.

Um dos destaques do evento foi o Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, que trouxe para a disputa o talentoso estudante/atleta Júlio Cesar Nadalete Nogueira, competindo na categoria masculina dos 21 km.

Júlio demonstrou um desempenho excepcional ao longo de toda a prova e sagrou-se o grande campeão geral na categoria dos 21 km. Durante boa parte do percurso, ele se manteve na segunda posição, porém, nos momentos decisivos, conseguiu superar seu adversário e conquistar a vitória. O trajeto desafiador, marcado por subidas e descidas nas ruas de São João da Boa Vista, testou a resistência e habilidade dos participantes.

O Projeto Atletismo Poços de Caldas, realizado em parceria pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conta com o importante apoio da Unimed Poços, que através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento esportivo na região. Reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo, o projeto tem como objetivo principal a formação de novos talentos no esporte.

A equipe do Projeto Atletismo Poços de Caldas agradece à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Poços de Caldas, à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, à Unimed Poços e à Confederação Brasileira de Atletismo pelo apoio fundamental que possibilitou a participação e o sucesso de Júlio Cesar Nadalete Nogueira nesta importante competição esportiva

Rota Vulcão é contemplada com verba estadual para desenvolvimento do cicloturismo na região

 Poços de Caldas, MG- A divulgação da Rota do Vulcão, primeira e única rota cicloturística do mundo ao redor de uma caldeira vulcânica, agora irá mais longe.  É que ela acaba de ser inserida em um termo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), por meio de uma parceria MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Esta parceria é um acordo firmado entre a administração pública e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para o desenvolvimento de ações que beneficiem a população.

A verba liberada pela SECULT visa contemplar um plano de trabalho para o desenvolvimento do cicloturismo regional. Entre as ações que serão desenvolvidas, destaque para a reformulação do site e tradução para inglês e espanhol, criação de um aplicativo exclusivo para os cicloturistas, produção audiovisual com captação de fotos e vídeos, além de divulgação por meio de marketing digital, um documentário e uma cicloviagem com o Canal de Bike. 

Em contrapartida, a ACPC – Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas – idealizadora da Rota do Vulcão, irá realizar, por meio de cursos EAD, a qualificação dos atendentes de hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fazem parte da rota. 

Para o presidente da ACPC, Arison Siqueira, a liberação desta verba para a execução deste projeto é um marco para a Rota do Vulcão. “Todo o nosso trabalho é feito voluntariamente, com recursos vindos de doação. Agora, com esta verba, vamos poder divulgar ainda mais a rota, atraindo os cicloturistas para cá para poder apreciar as belas paisagens que fazem parte do percurso, com cachoeiras, mirantes e plantações diversas, além de lagos e represas”.


A Rota do Vulcão

A Rota do Vulcão está localizada no planalto de Poços de Caldas. É formada por 14 municípios, com 370 km de extensão e altimetria que chega a quase 10 mil metros. O percurso demonstra a “mineiralidade” da região com suas montanhas que formam a caldeira vulcânica, repleto de subidas e descidas, belezas naturais, gastronômicas, religiosas e culturais, passando por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas. 

Além disso, por se tratar de uma rota circular, o ciclista tem o privilégio de poder iniciar de onde ele quiser e ao final do percurso retornará ao seu ponto de partida. 

Para conhecer todo o percurso da Rota do Vulcão, acesse https://www.rotadovulcao.com.br

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Fábio Paulista coordena o CEU Itamaraty com novos projetos e melhorias

 Poços de Caldas, MG - O CEU Itamaraty tem visto grandes mudanças desde a chegada de Fábio Paulista como coordenador, há dois meses. Fábio tem trabalhado para fortalecer e expandir as atividades oferecidas pelo centro.

“Eu vim com uma grande satisfação para poder contribuir com a minha experiência também e fazer com que o CEU possa crescer cada vez mais”, compartilha Fábio sobre sua motivação inicial. “No primeiro momento, para a gente organizar a nossa casa, colocar as coisas em ordem, organizar projetos, organizar estrutura. E com isso a gente já tá aí na frente dois meses fazendo um trabalho para fazer a diferença.”

Questionado sobre os projetos em andamento, Fábio destaca a diversidade de atividades oferecidas. “Aqui temos mais de uma secretaria junto conosco. Temos a Secretaria de Esportes, Secretaria de Cultura e Promoção Social também. Então, agrega bastantes projetos. Hoje com teatro, futsal, judô, jiu-jitsu, pique, dança. São bastantes coisas que agregam aqui dentro. Para atender não só as escolas, o PMJ, mas também a comunidade.”

Sobre as recentes melhorias estruturais, Fábio detalha: “A reforma está trazendo muitas melhorias. Muita pintura, organização de pisos e a ampliação da quadra para oferecer mais espaço. A biblioteca também está passando por uma renovação, incluindo a troca de piso. Estamos trabalhando na parte externa com pintura e ajustes na pista de skate para implementar mais projetos aqui dentro.”

Fábio expressa sua gratidão à equipe e à comunidade pelo acolhimento caloroso desde sua chegada: “Aqui eu cheguei sem dificuldade nenhuma. A equipe, todos os funcionários, eu tenho que agradecer por me receber com o coração aberto. Hoje tenho uma equipe de excelência, que realiza um grande trabalho e se preocupa muito com o local e com a comunidade. Isso é importante, trabalhar com a razão, mas também com o coração, fazendo o melhor para a Zona Leste, fazendo o melhor para essa comunidade.”

Finalizando, Fábio Paulista agradece ao prefeito Sérgio pela confiança depositada em seu trabalho: “Agradeço também a confiança do prefeito Sérgio por ter me indicado para este cargo. Meu compromisso é não decepcioná-lo, continuando a trazer melhorias e novos projetos para o CEU Itamaraty”, finaliza.

Projeto Esportivo Zezito Escola de Futebol promove cidadania e transformação

Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira destaca nesta edição o Projeto Esportivo Zezito Escola de Futebol,. Com aulas realizadas no CEU Itamaraty, o projeto é liderado por Zezito, um dos treinadores mais respeitados do futebol brasileiro, conhecido por sua experiência e sucesso na Caldense, onde foi responsável pela montagem do time campeão mineiro em 2002.

Zezito compartilhou a importância e os objetivos do projeto: “Nós temos um projeto aqui muito importante e que tem uma parceria com o PMJ. Atendemos cerca de 100 crianças. Nosso foco vai além da prática esportiva. Queremos também trabalhar o comportamento e promover uma educação através do esporte.”

O projeto não se limita apenas ao ensino do futebol, mas busca também desenvolver valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito mútuo. Para Zezito, o esporte é uma ferramenta poderosa para moldar o caráter dos jovens e oferecer oportunidades de crescimento pessoal.

“Através do esporte, queremos educar esses jovens não apenas como atletas, mas como cidadãos conscientes e responsáveis”, complementa Zezito.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o Projeto Esportivo Zezito Escola de Futebol é uma plataforma de transformação positiva na vida das crianças e adolescentes da região, oferecendo-lhes não apenas habilidades esportivas, mas também lições valiosas para toda a vida.

Para mais informações sobre inscrições e atividades do projeto, os interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Zezito no CEU Itamaraty.


 

Projeto Caça Talentos capacita crianças em defesa pessoal em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Sob a coordenação do Mestre Paulão Rezende, o Projeto Caça Talentos está transformando a realidade de crianças em três núcleos distintos na cidade. Localizados no CEU Itamaraty,   Caic na zona sul, onde as aulas são ministradas pelos professores Kaio Henrique de Araujo Raimundo e Kaue Victor Santos Cesario e no Vilas Unidas, zona oeste, o projeto visa ensinar defesa pessoal e proporcionar um ambiente seguro fora das ruas.

Paulão Rezende expressa sua satisfação com os resultados alcançados até agora: “É um projeto vencedor, estou muito feliz porque as crianças estão aprendendo defesa pessoal e se afastando das áreas de risco que são as ruas.”

Os objetivos do projeto são claros: trazer as crianças para um ambiente seguro e ensinar técnicas de defesa pessoal. No momento, são oferecidas aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai em algumas unidades, enquanto outras concentram-se apenas no Jiu-Jitsu. Paulão Rezende destaca que, se a experiência continuar sendo positiva, o projeto pode expandir suas atividades para outras áreas da cidade.


Muay Thai

O Professor Pepe está responsável pelas aulas  Muay Thai do projeto. Com uma abordagem que combina disciplina e diversão, ele destaca a importância de aprender uma arte marcial não apenas como treinamento sério, mas também como uma experiência divertida e educativa.

“São  modalidades para a criançada poder aprender, se divertir também, não só treinar com seriedade, mas também brincar um pouco, uma diversão”, comenta Pepe. Além de aprender a técnica do Muay Thai, as crianças desenvolvem dinâmica corporal e melhoram a coordenação motora, habilidades essenciais para o desenvolvimento físico e mental.

“Estamos empolgados com o projeto, estamos dando início, e a ideia é focar aqui para todos saírem como futuros campeões. Essa é a nossa ideia”, destaca o Professor Pepe, enfatizando o potencial transformador das artes marciais na vida das crianças.


Jiu-Jitsu

Primo Liboni é responsável pela parte técnica do Jiu-Jitsu, proporcionando uma formação sólida e educativa para jovens talentosos. Ele destaca a importância de guiar as crianças não apenas no desenvolvimento das habilidades marciais, mas também no crescimento pessoal e cidadão.

 Ele ressalta que o projeto visa não apenas ensinar as técnicas da arte marcial, mas também desenvolver habilidades como coordenação motora, disciplina e respeito mútuo.

“Aqui a gente faz esse trabalho direcionando essas crianças para as artes marciais de uma forma bem descontraída, onde a gente quer levar essas crianças não só a serem grandes atletas, mas a serem pessoas de bem, cidadãos de bem”, enfatiza Liboni. Ele destaca que o Jiu-Jitsu, por ser uma luta mais agarrada, ajuda os jovens a desenvolverem habilidades tanto no chão quanto em pé, promovendo uma formação integral e equilibrada.


Depoimentos

“O Jiu Jitsu e o Muay Thai estão complementando as atividades esportivas aqui na Educação Integral do Vilas Unidas. São  atividades que trazem inúmeros benefícios para os nossos adolescentes: aumenta a capacidade cognitiva, gera cooperação e socialização, além de

melhorar o condicionamento físico e fortalecimento muscular”.

Cristiane Carvalho 

Gomes, professora


“O projeto Jiu-jitsu fez muita diferença para nossos alunos. O comprometimento dos alunos envolvidos é nítido. Disciplina,  atenção,  além de todo trabalho social e emocional para nossas crianças foi de fundamental importância.

Juliana Riemenschneider, 

diretora do Caic.


“As aulas do projeto de Jiu Jitsu para as crianças  do PMJ têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde. A prática do Jiu Jitsu infantil vai muito além dos aprendizados no tatame, a disciplina e excelência exigidos refletem positivamente no comportamento da criança em casa e na escola, por isso estamos muito satisfeitos com este projeto aqui no PMJ Parque Pinheiros”. 

Nara Bócoli -  Professora de Referência 


O Projeto

O Projeto Caça Talentos, que oferece aulas de Muay Thai e Jiu-Jitsu em diversos núcleos da cidade, é uma iniciativa do Instituto Monte Olimpo em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conforme legislação federal aplicável. Além de promover a prática esportiva, o projeto visa oferecer um ambiente seguro e educativo para jovens, incentivando o desenvolvimento pessoal e social através do esporte. 

Presidente da Caldense lamenta campanha e desmente boatos de pedido de licença da FMF

Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com 

pvcampos@gmail.com 

 


Poços de Caldas, MG - Em uma temporada marcada por altos e baixos, a Caldense encerrou sua participação no Campeonato Mineiro do Módulo II comemorando o não rebaixamento para a segunda divisão, na verdade equivalente à terceira divisão de Minas Gerais. O presidente do clube, Rovilson Jesus Ribeiro, concedeu uma entrevista exclusiva ao Mantiqueira nesta edição de sábado, abordando os desafios enfrentados e os planos para o futuro próximo.


Balanço

Questionado sobre o balanço da campanha, Ribeiro expressou uma mistura de decepção e determinação. “Sofremos uma decepção muito grande. Montamos um time com muito cuidado, trouxemos um treinador com excelente currículo, o Mauro Fernandes, que tem um carinho especial pela Caldense”, destacou Ribeiro. Ele continuou relatando as dificuldades encontradas nos últimos dois anos, ressaltando que apesar dos esforços, os resultados não correspondiam às expectativas.

“Faltou tranquilidade em momentos cruciais para segurar resultados que nos dariam a classificação com mais facilidade”, lamentou o presidente. No entanto, Ribeiro enfatizou a determinação da equipe na última partida, decisiva para suas aspirações. “Chegamos na última partida em condições praticamente iguais com dois times da região, Boa e VEC. Conseguimos a vitória por 1x0 contra uma equipe muito boa do North, graças às grandes defesas de Omar no primeiro tempo”, explicou.

Com os olhos já voltados para o futuro, Ribeiro mencionou os planos ambiciosos para 2025, ano do centenário do clube. “Estamos focados em reestruturar e fortalecer a Caldense. Queremos voltar às glórias e conquistar o acesso que nossa torcida merece”, afirmou, destacando também a importância de projetos sociais para o clube. 

“A Caldense vai iniciar o ano do seu centenário disputando o módulo 2, mas ainda temos a oportunidade de buscar o retorno à elite antes de setembro”, acrescentou o presidente, demonstrando otimismo quanto às perspectivas futuras.

Ao analisar os tropeços ao longo da temporada, Ribeiro apontou questões como falta de concentração e até mesmo alguns momentos de azar. “Em alguns jogos, faltou aquela concentração no final. Às vezes, também contamos com a sorte, que nos escapou em momentos cruciais”, lamentou. 

Apesar dos desafios enfrentados, Ribeiro expressou um misto de alívio e determinação em relação ao futuro da Caldense. “Estamos aliviados por permanecer na divisão atual, mas nosso foco já está voltado para o centenário. Queremos celebrar essa marca histórica com a Caldense cada vez mais forte e competitiva”, concluiu o presidente.

“Não podemos dizer que estamos felizes, apenas aliviados. Agora, nosso foco é melhorar para retornar ao nosso padrão normal de desempenho”, afirmou Ribeiro. Ele destacou a importância de aproveitar o período sem competições para planejar com antecedência. “Com o futebol parado até o próximo campeonato, temos um desafio significativo pela frente. Não temos estrutura para manter um time ativo no segundo semestre, o que é bastante negativo”, explicou o presidente.

Ribeiro mencionou a proximidade das eleições no clube como um fator adicional de complexidade no planejamento. “Este ano temos eleições, então precisamos começar o trabalho o mais cedo possível para montar uma equipe estruturada e competitiva”, destacou. Ele também apontou as dificuldades de formar um grupo coeso no início do ano devido aos compromissos dos jogadores nos campeonatos regionais.

“É um processo desafiador, pois muitos dos nossos jogadores têm outras atividades durante o início do ano. Precisamos encontrar formas de montar um time coeso e bem preparado para os desafios que virão”, concluiu Ribeiro. 


Parceria

Rovilson relembrou os tempos da parceria que movimentou o futebol profissional do clube e consegui bons resulados. “Durante os anos de 2019 a 2022, tivemos uma parceria que trouxe suas próprias batalhas e sucessos. Em 2019, fomos o melhor time na fase de classificação da Série D, buscando o acesso para a Série C. Infelizmente, enfrentamos dificuldades em um jogo crucial contra o Ituano devido a questões arbitrais”, lembrou Ribeiro.

A parceria continuou em 2020, onde a Caldense alcançou novamente uma posição entre os quatro primeiros da elite do Campeonato Mineiro. “Em 2021, ficamos em quinto ou sexto lugar, sem a possibilidade de rebaixamento, mas mantendo a competitividade”, acrescentou o presidente. Em 2022, com uma espinha dorsal composta por jogadores remanescentes da parceria anterior, o clube novamente se destacou entre os líderes da competição.

Ribeiro enfatizou as diferenças na construção de um time contínuo versus um time montado para um único campeonato. “Quando você tem um time em constante evolução, jogando regularmente e aprendendo com vitórias e derrotas, você constrói uma equipe sólida”, explicou. “Porém, quando montamos um time para um campeonato específico, como foi o nosso caso, corremos o risco de não alcançar o sucesso desejado, e infelizmente, não fomos totalmente bem-sucedidos”, reconheceu.

Apesar dos desafios enfrentados, Ribeiro valorizou os aprendizados e as conquistas alcançadas durante a parceria. “É importante reconhecer os altos e baixos, pois eles nos moldam e nos ensinam valiosas lições para o futuro”, concluiu o presidente.


Retorno da parceria

Questinamos o presidente se agora seria o momento de considerar novas parcerias. “Essa é uma pergunta importante que estamos analisando”, comentou Ribeiro. Ele destacou que a saída da parceria anterior não foi unilateral e envolveu diversos fatores. “Não foi decisão apenas da nossa direção ou deles. Uma série de circunstâncias levou ao fim dessa colaboração”, explicou o presidente.

Ribeiro enfatizou que, durante o período da parceria, houve comprometimento mútuo e respeito entre as partes. “Fizemos questão de cumprir com nossos compromissos e mantivemos um relacionamento bastante positivo”, afirmou. No entanto, o presidente lamentou os desafios enfrentados, incluindo críticas e desentendimentos que surgiram ao longo do processo.

“Infelizmente, houve situações desagradáveis, como ofensas e mal-entendidos que afetaram o ambiente de trabalho. Isso certamente teve um impacto negativo em nossa colaboração naquele momento”, disse Ribeiro, mencionando a participação do vice-presidente Luis Fernando em tentativas de mediação.

Com o segundo semestre sem atividades competitivas, Ribeiro expressou otimismo em relação às possibilidades futuras. “Vamos avaliar o que o futuro reserva e considerar novas oportunidades de parceria para montar um time com uma estrutura ainda mais sólida”, concluiu o presidente.


Licença

Recentemente, surgiram novos boatos sobre a possibilidade da diretoria da Caldense pedir licença na Federação Mineira de Futebol e interromper suas atividades no futebol por um período. Em resposta a essas especulações, o presidente Rovilson Jesus Ribeiro esclareceu a situação lamentando os rumores disseminados por fontes não identificadas que visam apenas tumultuar o ambiente.

“Falam que a diretoria não quer mais o futebol, que estamos contra, e até chegaram a especular que poderíamos pedir licença da federação. Quero deixar claro que não há nenhuma verdade nesses comentários”, afirmou Ribeiro, enfatizando sua decepção com os boatos. Ele destacou a dedicação da diretoria em promover o futebol de base e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento esportivo na região.

“É lamentável ter que responder a essas especulações, mas quero assegurar a todos que a Caldense não tem intenção alguma de encerrar suas atividades no futebol. Pelo contrário, estamos comprometidos em fortalecer nossas categorias de base”, esclareceu o presidente. Ele ressaltou os esforços recentes da Caldense em reativar as escolinhas de futebol de campo, proporcionando oportunidades para jovens talentos desde as categorias sub-11 até sub-20. “Neste ano, inclusive, tivemos a satisfação de levar quatro jovens para disputar o Módulo 2, mostrando nosso comprometimento com o futuro do clube”, acrescentou Ribeiro. No entanto, ele reconheceu as dificuldades enfrentadas e a necessidade contínua de apoio  para manter e expandir essas iniciativas. 

“É crucial entender que não se trata apenas de apoio financeiro, mas de um suporte geral que englobe diversas áreas”, destacou Ribeiro. Ele enfatizou o esforço contínuo da Caldense em honrar todos os compromissos assumidos ao longo dos anos. “Não é uma tarefa fácil para a Caldense arcar com todos os custos necessários para manter um time competitivo”, ressaltou o presidente, afirmando que o clube sempre teve reputação de cumprir com suas obrigações.

 “Nunca passou pela nossa cabeça querer acabar. Nosso foco está em encontrar maneiras e mecanismos para não apenas manter, mas também melhorar nosso futebol”, afirmou. Ele lamentou a falta de compreensão por parte de alguns críticos externos sobre os desafios econômicos envolvidos na gestão de um clube de futebol profissional.

“Falar que é fácil encontrar soluções é não ter noção do grau de dificuldade que enfrentamos”, acrescentou Ribeiro. Ele enfatizou a importância de um apoio contínuo da comunidade e de potenciais parceiros para garantir que a Caldense continue a ser um ponto de referência no cenário esportivo regional.


Eleições

Ribeiro enfatizou que o momento é de reflexão e de manter o foco no desenvolvimento e fortalecimento da Caldense. “Estamos avaliando cuidadosamente o nosso futuro e buscando formas de melhorar a situação do clube”, afirmou. Ele reiterou o compromisso da diretoria em continuar trabalhando para enfrentar os desafios e superar as adversidades que surgem no caminho.

“É um período crucial para nós, e estamos concentrados em encontrar soluções e estratégias que nos permitam progredir”, concluiu Ribeiro.  Ele destacou a importância de uma decisão conjunta da diretoria, conselho e demais apoiadores sobre os próximos passos. “Nos reuniremos para definir se continuaremos à frente ou se daremos espaço para novos colaboradores se juntarem a nós”, explicou o presidente.

Ribeiro enfatizou o caráter democrático do processo eleitoral e a abertura para diferentes visões e propostas. “Não importa quantas chapas teremos. O que importa é que seja um processo democrático e que todos que participarem o façam com boas intenções”, afirmou. Ele reiterou o compromisso da Caldense em não apenas manter, mas encontrar novos caminhos para fortalecer o futebol do clube.

“Não estamos aqui para acabar com nada. Estamos aqui para encontrar soluções e avançar”, destacou Ribeiro, ressaltando a determinação da diretoria em enfrentar os desafios e superar os obstáculos que surgirem. 


O clube

Rovilson enfatizou os avanços recentes e as novidades em diversas áreas. “O clube está passando por uma fase muito positiva, com muitas obras em andamento e um grande impulso na parte social”, afirmou Ribeiro. Ele destacou as melhorias significativas em todos os setores, especialmente nos eventos sociais que têm cativado a comunidade. “Recentemente, realizamos uma festa junina que foi um grande sucesso, com duas apresentações musicais e uma programação diversificada que agradou a todos os participantes”, acrescentou.

Além dos eventos sociais, Ribeiro ressaltou o vigor dos esportes especializados no clube. “Estamos com modalidades como vôlei, basquete, handebol, beach tennis, tênis de campo, entre outras, operando a todo vapor. As lutas também têm tido um desempenho notável”, destacou o presidente. Ele mencionou ainda o sucesso do grupo de corrida da Caldense, que tem atraído cada vez mais participantes e se consolidado como de destaque na região.

Ele enfatizou o compromisso contínuo em fortalecer todas as vertentes do clube para proporcionar o melhor para os sócios e a comunidade. “Estamos muito felizes com o que temos alcançado até agora e continuaremos trabalhando com dedicação para melhorar ainda mais”, concluiu.

Alunos de stand up paddle da Caldense disputam Circuito Mineiro no Bortolan

 Foi realizada no último domingo (23/06), a 3ª Edição do Circuito Mineiro de Stand Up Paddle, na Represa Bortolan. Os competidores disputaram categorias divididas por equipamento, desde o sub-race até o fan-race, incluindo profissionais (percurso de 9 km), amadores (5 km e 2 km) e kids (800 m).


Na categoria kids 800 m, cinco atletas da Caldense participaram e subiram no pódio, já na categoria 2,5 km duas atletas do feminino alviverde competiram e uma chegou ao pódio. O professor da Caldense Júnior Pretoni venceu sua categoria. Confira os resultados dos representantes da Veterana:


Kids (800 m)

1º lugar: Gustavo

2º lugar: João

3º lugar: Marcelo


Feminino (2.500 m)

3º lugar: Lorena


Amador (5 km)

1º lugar: Júnior Pretoni

Colégio Pelicano homenageia alunos por conquistas nos Jogos Escolares

 Poços de Caldas, MG - O Colégio Pelicano realizou no dia 24/06, uma cerimônia de entrega de medalhas para os alunos que participaram dos Jogos Escolares Fase Regional, sediada em Extrema.

“Nós, do Colégio Pelicano, achamos que nossos alunos merecem esse carinho, pois nossos atletas além de vitoriosos são comprometidos com o pedagógico, assim fortalecemos e consolidamos o processo de educação na escola. A direção tem muito orgulho desses alunos/atletas, por isso promovemos uma entrega oficial de medalhas, certificados e um delicioso café para agradecer o compromisso, dedicação e responsabilidade que nossos alunos/atletas, adquirem participando desses campeonatos”, destacou a diretoria. 

As entregas foram para as seguintes equipes:

Vôlei de praia feminino módulo l e basquete feminino módulo l - certificado de participação.

Basquete feminino módulo ll - medalha de bronze

Basquete masculino módulo I - medalha de ouro.

Joipe

 O Joipe - Jogos Internos do Colégio Pelicano - não é apenas uma competição interclasses,  é uma interação escolar que envolve toda a escola. 

Realizado há mais de 25 anos, vem movimentando e dando alegria ao Colégio e mostrando o  comprometimento entre todos os envolvidos.

Nesses anos de história, já tivermos muitas inovações e esse ano fizemos uma Cerimônia de Abertura digna de olimpíadas. 

Todas as salas do Ensino Médio se empenharam em montar coreografias de Cheerleard, a famosa torcida americana, e nossos alunos nos surpreenderam com suas coreografias incríveis.

O evento de abertura aconteceu no dia 21 de junho.

Ciclista Ruberlei Coutinho Retorna na Copa Internacional de MTB

No último final de semana, o   ciclista Ruberlei Coutinho marcou seu retorno às competições na terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. Após um período afastado devido a uma cirurgia, Coutinho enfrentou um desafiador circuito técnico e conquistou o quinto lugar.

  “Estou muito contente com meu desempenho e sei que posso melhorar ainda mais nos próximos desafios”. O ciclista também aproveitou para agradecer o apoio recebido: “Gostaria de agradecer à Secretaria de Esporte e à Prefeitura de Poços de Caldas pelo suporte fundamental para minha participação neste evento”. 

Cricket Brasil homenageia mais um parceiro em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O crescimento do cricket no Brasil é motivo de orgulho no mundo todo. Poços de Caldas  respira a modalidade, tem projetos em todos os cantos e é a casa da seleção brasileira. Tudo isto graças a um trabalho de destaque de Matt Featherstone com a ajuda de muitos parceiros.

Esta semana Matt e alguns integrantes da equipe homenagearam um destes parceitos. Eles estiveram na Clínica Matos e foram recebidos pelo Dr. Caio Matos. a.

“Sem dúvida, esta parceria é de longa data. Estamos entregando a camisa hoje, mas a colaboração já perdura há bastante tempo”, destacou Matt Featherstone durante o encontro. “É um orgulho tê-los como parceiros do Cricket. Estamos muito gratos pela dedicação e apoio contínuo.”

Além da camisa comemorativa, o Dr. Caio Matos recebeu um quadro especial como reconhecimento pela colaboração. A camisa em questão será utilizada pela mais nova seleção brasileira em competições internacionais, representando o país em eventos fora do Brasil.

“O próximo marco será o Sul-Americano no próximo ano, em setembro, onde esta camisa terá um papel especial”, revelou Featherstone. “Esta é apenas uma pequena lembrança do trabalho excepcional realizado pelo Caio em parceria conosco.”

O Dr. Caio Matos expressou sua gratidão e entusiasmo em relação à parceria estabelecida com o Cricket Brasil, um dos principais projetos esportivos da cidade.

“Para mim, é um projeto muito especial, com pessoas especiais que estão trazendo propósitos significativos para nossa comunidade”, destacou o Dr. Caio Matos em uma entrevista exclusiva. Ele enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho conjunto para o desenvolvimento local.

“Fazer parte disso e testemunhar o crescimento do cricket, ver como o esporte cresceu e se expandiu, é realmente gratificante. Isso é muito legal”, expressou o Dr. Caio, ressaltando o impacto positivo do esporte na região.

Sobre a dinâmica da parceria, Dr. Caio explicou: “É um apoio mútuo. Na parte dermatológica, estamos sempre disponíveis para atender às necessidades de toda a equipe, proporcionando tratamentos dermatológicos quando necessário. Também estamos presentes em eventos, sempre que possível.”

“É uma experiência enriquecedora estar ao lado de amigos e apoiar um esporte que cresce cada vez mais. Estamos juntos nessa jornada, contribuindo para o sucesso do Cricket Brasil”, concluiu o Dr. Caio Matos. 

Atleta da Academia Vision/Paulão Rezende, Instituto Monte Olimpo é bronze no Brasileiro

 Poços de Caldas, MG - O jovem talento do jiu-jitsu, João Eduardo, de 12 anos, mais conhecido como Joãozinho, brilhou no Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), em Barueri-SP, no último final de semana conquistando a medalha de Bronze em sua primeira participação no evento. Integrante da renomada Casa do Atleta, equipe Vision/Paulão Rezende/ Instituto Monte Olimpo, liderada pelo Mestre Paulão Rezende, Joãozinho demonstrou habilidade e determinação ao enfrentar competidores de alto nível.

Apesar de não ter alcançado o lugar mais alto do pódio, Joãozinho expressou sua satisfação com sua performance no campeonato e prometeu retornar no próximo ano ainda mais forte e preparado. O atleta destacou a importância do apoio de seus professores, parceiros de treino e patrocinadores, agradecendo a todos pelo suporte e confiança depositados em seu talento.

A jornada de Joãozinho no Campeonato Brasileiro é um reflexo de sua dedicação, comprometimento e paixão pelo esporte, e sua conquista da medalha de Bronze representa um marco em sua carreira promissora. Com um futuro brilhante pela frente, o jovem atleta se torna um exemplo de superação e inspiração para a comunidade esportiva.

Mestre Paulão Rezende compartilhou sua opinião sobre o talento e a determinação de Joãozinho no mundo do Jiu-jitsu. Rezende destacou que Joãozinho sempre demonstrou ser um talento nato e resiliente, mostrando disposição para se dedicar aos treinos com rigor e disciplina. Ao chegar na Casa do Atleta, longe de sua família, Joãozinho enfrentou momentos de saudade, evidenciando seu forte vínculo familiar e o apoio fundamental de seu pai João Ricardo, sua mãe Cristina e sua irmã Lindsay, todos faixas pretas que compreendem a importância de treinar com atletas de alto rendimento. Mestre Paulão expressou sua convicção de que Joãozinho estará sempre entre os melhores do mundo, agradecendo a confiança da família do atleta, o apoio dos patrocinadores de Aguai, sua esposa Talita e o faixa preta Clayton, diretor da Escola Francisco Escobar. Ele também agradeceu ao mestre Fabrício Moreira, à Secretaria de Esportes, ao Prefeito Sérgio e ao vereador Paulista pelo apoio ao projeto. Essa mensagem reforça o compromisso e a união em torno do desenvolvimento esportivo de Joãozinho e ressalta a importância do suporte familiar e da comunidade para o sucesso do atleta.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Ciclista de Poços de Caldas conquista o título de campeão na 2ª Etapa da Copa Brasil BMX

 Poços de Caldas, MG - No último fim de semana, a cidade de Indaiatuba-SP foi palco de intensas disputas no cenário nacional do BMX. A 2ª etapa da Copa Brasil BMX reuniu os principais pilotos do país em uma competição acirrada. Entre eles, destacou-se o atleta poços-caldense Raphael Alves Silva, representando com maestria a Associação Poços-caldense de Bicicross.

Raphael conquistou o título de campeão, superando seus adversários com habilidade e determinação. 

 

Poços sedia terceira etapa do Mineiro de BMX no fim de semana

 Poços de Caldas, MG - As bikes vão agitar o Parque Municipal Antonio Molinari no fim de semana. O local recebe sábado e domingo (29 e 30) a 3ª etapa do Campeonato Mineiro de BMX. A competição terá 35 atletas de Poços de Caldas. Ao todo, devem participar 200 esportistas.

As provas serão disputadas em 33 categorias, no masculino e no feminino, entre elas, elite, cruiser, júnior e master.


Programação

Sábado – Dia 29

15h às 18h – Treinos oficiais

Domingo – Dia 30

8h30 – Trenos oficiais

10h – Início das competições

O campeonato tem parceria do BMX Poços Clube com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

“Esse evento é muito importante para Poços e para o BMX. Ajuda a descobrir novos talentos. Além de incentivar o esporte, tem retorno para o setor turístico também”, destaca o diretor do clube, Adriel Correa, o Téo.


Referência

Em setembro de 2023, Poços sediou a final do Sul-mineiro de BMX. A pista do Parque Municipal tornou-se uma referência para a modalidade esportiva. “A nossa pista está em condições fantásticas de utilização e hoje é uma referência para a toda a região. A realização do campeonato na cidade mostra a força do BMX local, que já revelou grandes talentos”, analisa o secretário de Esportes, Fernando dos Santos, o Pelé.


BMX

BMX significa “Bicycle Motocross” e tem origem nos Estados Unidos na década de 1960. O esporte ganhou destaque nos anos 1970, com a criação da Associação Nacional de BMX no país estadunidense. No Brasil, o BMX teve início na década de 1970, quando jovens entusiastas começaram a praticá-lo em pistas improvisadas. No entanto, o esporte ganhou reconhecimento oficial no país na década de 1980, com a criação da Confederação Brasileira de Bicicross, que mais tarde se tornou a Confederação Brasileira de Ciclismo BMX.

O esporte cresceu em popularidade no Brasil ao longo dos anos, com a formação de equipes, a participação em competições nacionais e internacionais, e a inclusão do BMX Freestyle nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o que trouxe ainda mais visibilidade para o esporte.

National Cup, da NBA Basketball School, vai reunir mais de 400 atletas em Poços de Caldas

 Poços de Caldas (MG) – Poços de Caldas será sede da National Cup, maior campeonato promovido pelo NBA Basketball School no mundo. A cidade mineira vai receber mais de 400 atletas (categorias sub-12 e sub-15) em 30 equipes de sete estados do país (Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo), além de cerca de 60 técnicos, entre os dias 29 de junho e 7 de julho. Helen Luz (ex-WNBA, campeã mundial e medalhista olímpica), Alex Garcia (ex-NBA e ex-capitão da Seleção Brasileira) e Mari Camargo (ex-atleta da Seleção Brasileira) são os convidados especiais já confirmados na primeira edição da National Cup. No dia 7 de julho serão disputados o Torneio de 3 Pontos Wilson, o Desafio de Habilidades Wilson e as finais – transmissão ao vivo no YouTube. Durante todo o período do campeonato, várias atividades vão acontecer pela cidade, eventos pensados para oferecer experiências a fãs de todas as idades, famílias e comunidade.

– Serão mais de 400 jovens jogando basquete… Vai ser muito legal acompanhar de perto essa primeira edição da National Cup, ver tantos meninos e meninas juntos pela paixão pelo basquete. Fiquei feliz com o convite e estou muito animado em poder interagir, conversar com eles, trocar experiências, estar perto dessa nova geração que é o futuro do nosso esporte. Vai ser um super campeonato, jovens de vários estados, de várias partes do país… Vai ser muito bacana – afirmou Alex Garcia, ‘Embaixador’ do programa NBA Basketball School no Brasil.

– A National Cup é um marco para o programa NBA Basketball School. Vamos reunir mais de 400 jovens e essa experiência vai muito além das quadras. Serão dez dias de ativações, experiências, oportunidade de fazer novas amizades, no maior campeonato já realizado pela NBA no mundo. Estamos muito animados, ansiosos para ver essa garotada em quadra – afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.

Todos os jogos da National Cup (sub-12 masculino, sub-15 feminino, sub-15 Starter masculino e sub-15 All-Star masculino) serão disputados na Associação Atlética Caldense e no Colégio Pelicano, enquanto que desafios, treinos e as atividades extras serão no SESC e no Colégio Sete de Setembro. Os campeões receberão anéis de campeão da primeira edição da National Cup. Durante todo o período do evento serão promovidas ativações para todas as idades, como Kids Run (3 a 10 anos), FanZone (Parque Municipal), exposição de memorabília (Parque do Cristo), clínicas sociais e a loja do NBA Basketball School.

– Estamos ansiosos pela National Cup. É um evento especial, vai ser a maior competição da rede no mundo, uma programação que vai além da quadra, com ativações, eventos, clínicas, uma série de ações que vão fazer com que sejam dias inesquecíveis. Temos que agradecer a todos de Poços de Caldas pela recepção, por terem abraçado a National Cup desde a primeira conversa. Estamos cuidado do evento nos mínimos detalhes e tenho certeza de que vai ser incrível – comentou Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pela implantação e supervisão do NBA Basketball School no Brasil.

Wilson e Liga de Basquete Feminino (LBF) são apoiadores oficiais da competição.


PRESENÇA FEMININA + INCLUSÃO + LBF

Mais de 70 meninas estão inscritas na National Cup, que terá ainda equipes femininas de dois projetos sociais convidadas. As meninas ainda terão a oportunidade de participar de uma clínica exclusiva em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF).


CLÍNICAS SOCIAIS

Na programação da National Cup, a organização vai promover clínicas sociais, com jovens e crianças de escolas do município. Todas serão realizadas no Parque Municipal das 14h às 15h30min e estima-se mais de 350 participantes.


PROGRAMAÇÃO


29.06 – Media Day (participação de todos os atletas)

29.06 – Kids Run (inscrições abertas para a comunidade local / 3 a 10 anos)

30.06 – Início do Campeonato + Desafios

30.06 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

01.07 a 05.07 – Clínica Sociais (Parque Municipal / 14h às 15h30min)

05.07 – Término do Campeonato + Classificação dos Desafios

06.07 – Clínica Feminina LBF (14h) e clínica sub-12 (15h30min) – Parque Municipal

06.07 – Disputa de Terceiro Lugar (todas as categorias)

06.07 – FanZone (Parque Municipal)

06.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Torneio de 3 Pontos Wilson / Desafio de Habilidades Wilson

07.07 – Desafios Finais / Finais (todas as categorias)


• Todos os participantes da Kids Run vão receber medalhas de participação

• Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas ‘de pódio’

• Será entregue um troféu para o campeão de cada categoria

• Os campeões do Torneio de 3 Pontos e do Desafio de Habilidades receberão troféus

• Haverá o troféu ‘Fair Play’ para as equipes mais disciplinadas de cada categoria

• Troféus de ‘MVP’ para os destaques das categorias sub-15

• Atletas destaques de cada partida serão premiados com certificados

• Distribuição de brindes


SERVIÇO

National Cup – NBA Basketball School

Datas: 29.06 a 07.07

Categorias: sub12 (M), sub-15 (F), sub-15 (starter M) e sub-15 (All-Star M)

Locais de Competição: Associação Atlética Caldense e Colégio Pelicano

Locais de Treinos e Desafios: Colégio Sete de Setembro e SESC

Local: Poços de Caldas (MG)


Mais informações

Comunicação NBA / Brasil

Samy Vaisman

+ 55 21 98672-6284

mpcrio@mpcrio.com

Twitter @mpcriocom

Instagram @mpcriocom

www.mpcrio.com

Equipe de Ginástica Rítmica de Poços de Caldas Brilha na Copa Roberta Gaio em Mogi Guaçu

Poços de Caldas, MG - No último sábado, dia 22 junho, a equipe Ginástica Rítmica de Poços de Caldas, teve uma participação de destaque na Copa Roberta Gaio realizado na cidade de Mogi Guaçu em São Paulo. O evento reuniu um total de 20 equipes e 400 atletas de diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo. “Nossas 21 ginastas brilharam muito no torneio representando o projeto de Ginástica Rítmica que acontece no Clube da Alcoa, através do projeto Poços Ativa e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Retornamos para casa com um total de 44 medalhas e as maiores notas em suas respectivas categorias, demonstrando o alto nível de competência e dedicação das jovens atletas, o desempenho surpreendente, refletindo o trabalho conjunto da equipe”, explicou a orgulhosa Professora Marcella Cristina Moraes, que ministra as aulas com muito empenho e dedicação.

“Vale ressaltar que as aulas do projeto de Ginástica Rítmica são gratuitas e ocorrem todas as terças e quintas-feiras. As crianças interessadas em fazer parte desse programa podem entrar em contato através do número 35 99218-2651 ou o Instagram @gr_pocosdecaldas”, acrescentou Erik Pereira da Silva, que coordenador do projeto.

“Essa iniciativa oferece uma oportunidade valiosa para que jovens talentos desenvolvam suas habilidades na modalidade e representem nossa cidade em vários eventos”, 

finaliza Tatiane Aparecida da Silva, coordenadora do Clube da Alcoa.

quarta-feira, 26 de junho de 2024


 

Destaques de Poços no Troféu Minas Gerais

 Poços de Caldas, MG - Os talentos poços-caldenses brilharam no Troféu Minas Gerais, com uma impressionante performance em diversas categorias.

João Gabriel Mesquita Silva destacou-se ao conquistar a medalha de ouro na modalidade Kata, demonstrando habilidade e precisão em sua execução técnica.

Lucas Melo Franco também alcançou o pódio, garantindo a medalha de bronze na categoria Kumite, evidenciando sua destreza e determinação nos combates.

Isadora Siqueira Martins mostrou sua versatilidade ao conquistar a medalha de ouro em Kata e a medalha de bronze em Kumite, refletindo seu domínio nas técnicas de formas e nos confrontos diretos.

Giovani Fonseca Oliveira foi outro destaque notável, alcançando o ouro tanto em Kata quanto em Kumite, consolidando sua posição como um competidor completo e habilidoso.

Miguel Otávio da Silva contribuiu com uma excelente performance, conquistando a medalha de prata na categoria Kata, demonstrando sua técnica refinada e dedicação nos movimentos.

Marcos Pereira Amorim mostrou sua garra ao conquistar a medalha de bronze em Kumite, competindo com determinação e habilidade nas lutas individuais.

Leonardo Henrique de Carvalho brilhou ao garantir a medalha de ouro na modalidade Kata, exibindo sua maestria nas sequências de movimentos técnicos.

Luis Guilherme Duarte de Souza encerrou as conquistas poços-caldenses com chave de ouro, conquistando o ouro em Kumite, evidenciando sua força e estratégia nos combates.

 

Academia Gobu-Kai se destaca no Troféu Minas Gerais, em Lambari

Poços de Caldas, MG - Na última semana, dia 16, o professor de karatê Ernani Gonçalves da Silva, da Academia Gobu-Kai, participou com sua equipe do Troteu Minas Gerais, um evento promovido pela Federação Mineira de Karatê e Interestilos, sediado em Lambari.

Ernani destacou o apoio crucial da prefeitura de Poços de Caldas, que providenciou o transporte para a equipe, além de recursos financeiros para cobrir as taxas de inscrição. Apesar dos desafios em aumentar o número de participantes devido à escassez de alunos e questões financeiras, a equipe teve uma performance impressionante.

Com oito atletas representando a academia, Ernani e seus alunos conquistaram um total de seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. 

“Para mim, foi um resultado muito bom, considerando a competição intensa. Tínhamos a chance de ficar em quarto lugar se tivéssemos conquistado apenas mais uma medalha de ouro, o que nos daria um troféu”, comentou Ernani Gonçalves da Silva.

A competição contou com a participação de academias de várias cidades da região, incluindo Juiz de Fora, Pouso Alegre, Lambari, Varginha, Nepomuceno e Três Pontas.  


Gobu-Kai

Localizada no bairro Santa Rosália, a Academia Gobu-Kai tem se destacado não apenas pelo ensino de artes marciais, mas também por seu impacto social positivo na comunidade local.

O projeto “Karatê Kids Socializando” começou inicialmente na creche do bairro, oferecendo aulas gratuitas para crianças. O sucesso do projeto logo atraiu a atenção das mães, que incentivaram a filha do fundador da academia, Maria Eduarda, a começar a dar aulas particulares também sem custo para os alunos.

“A gente não cobrava nada das crianças. É o nosso serviço”, destaca Ernani. Com o apoio crescente da comunidade, a academia expandiu suas instalações, embora o tatame montado inicialmente já esteja se mostrando pequeno diante da demanda crescente.

Além de promover aulas e treinamentos regulares, a Academia Gobu-Kai retomou sua participação em competições, uma tradição desde os tempos em que a gente era aluno de outra academia. 

Atualmente, a Academia Gobu-Kai oferece treinamentos para aqueles que desejam aprender karatê e outras artes marciais. Interessados podem visitar as instalações localizadas na Rua José Togne, 230, ao lado da creche do Santa Rosália. Ernani continua buscando novos projetos e oportunidades para expandir o acesso às atividades da academia. 

Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho, Secretário de Esportes, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo professor Ernani Gonçalves da Silva, da Academia Gobu-Kai. “Estamos comprometidos em apoiar todas as modalidades esportivas, e sinto uma certa frustração por ainda não termos conseguido expandir adequadamente o karatê e o kung fu”, declarou Pelezinho. No entanto, ele ressaltou que já está em contato com o professor Ernani para explorar novas oportunidades de ampliação desses projetos.

“É um projeto tão bonito, tão bem feito e acima de tudo, um projeto que está formando pessoas e caráter”, acrescentou o secretário. Ele destacou que é uma missão pessoal e um compromisso da Secretaria e da Prefeitura de Poços de Caldas poder contribuir significativamente com essas iniciativas.

 

Meia Maratona das Águas acontece no dia 14 de julho

 Poços de Caldas, MG - A 15ª edição da tradicional Meia Maratona das Águas Poços Pocinhos vai ser no dia 14 de julho, domingo. A largada é às 8h na Rodovia do Contorno, em Poços, com chegada em Pocinhos do Rio Verde, em Caldas.

O percurso tem 22,3 km e belas paisagens naturais rumo ao balneário. A inscrição custa R$ 90 e pode ser feita aqui. A página inclui também o regulamento completo. Há um limite de 300 atletas.

Para corredores de Poços e de Caldas, a inscrição custa R$ 70 e pode ser feita também na Secretaria Municipal de Esportes (rua São José, 345, Country Club, ao lado do Samu). Já idosos têm desconto de 50%.

A premiação inclui dinheiro, medalhão e troféu. A prova é disputada nas categorias: geral, adulto A e B, veterano A, B, C e D, e equipe, para masculino, e geral, adulto e veterano A, B e C, e equipe no feminino.

Há ainda a premiação Cidade de Poços de Caldas e Cidade de Caldas, no masculino e feminino.

A competição é uma realização conjunta das prefeituras de Caldas e de Poços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2082.

Corrida da Apae acontece no domingo

 Poços de Caldas, MG - Com inscrições já encerradas, a Corrida da Apae chega à 10ª edição. A prova vai ser no próximo domingo (30), com largada às 8h, na avenida João Pinheiro, na Vila Cruz, em frente a sede da associação.

Ao todo, 1200 atletas vão participar.

A corrida vai agitar a zona oeste e é tanto para corredores quanto para caminhantes. Haverá provas de 3, 6, 12 e 21 quilômetros. O percurso vai ser no sentido centro-bairro. A programação inclui ainda uma versão para crianças, com largada às 10h.

Trânsito

Pela manhã, haverá interdições parciais e temporárias nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha e ainda rumo à Unifal, ponto máximo do percurso. Motoristas devem ficar atentos.

Kits

A retirada do kit é no sábado (29), das 9h às 18h, para os moradores de Poços de Caldas, e no dia da prova, das 6h30 às 7h30, para os demais atletas, na sede da Apae (Praça Paulo Afonso Junqueira).

Premiação

Todos os participantes vão ganhar medalhas de participação. Além disso, serão premiados os cinco primeiros, categoria geral, de cada prova (6 a 21 km), no masculino e no feminino, com troféus.

Categorias

Caminhada da família

Corrida kids

6, 12 e 21 km:

– Geral – Feminino e Masculino

– Até 29 anos

– 30 a 39 anos

– 40 a 49 anos

– 50 a 59 anos

– Acima de 60 anos

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Victor Bianco encerra Primeiro Turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí de Kart em Terceiro Lugar

Poços de Caldas, MG - O piloto poços-caldense Victor Bianco conquistou a terceira colocação geral no primeiro turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí de Kart, após uma performance impressionante na etapa final realizada no último fim de semana.

Victor Bianco demonstrou sua habilidade ao longo do campeonato, culminando em uma brilhante atuação na quinta etapa. Na classificação para a corrida decisiva, assegurou o quarto lugar. Durante as corridas do dia, Bianco conquistou a segunda posição na primeira prova e a terceira posição na segunda prova, consolidando sua posição com um desempenho consistente.

A soma desses resultados lhe garantiu o segundo lugar na etapa, reforçando sua posição de destaque no campo competitivo. Ao final do primeiro turno, Bianco assegurou o terceiro lugar na classificação geral do campeonato, demonstrando não apenas talento, mas também consistência ao longo das cinco corridas.

Em entrevista, Victor Bianco expressou sua satisfação com o desempenho: “Estou muito feliz com minha performance neste primeiro turno. Foi uma competição acirrada e de alto nível, e terminar em terceiro lugar geral é um grande reconhecimento do trabalho árduo e dedicação”. “Agradeço a todos que me apoiaram principalmente a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ao Thermas Resort Hotel, através da lei de incentivo ao esporte “Poços de Caldas no Kart”,  Drogaria Americana, União Química S/A, Box Door Mídia Exterior, Posto do Toninho, Posto de Molas Tarzan, Decortinas, Race Protection Karts e a Equipe Kel Karts.”

O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí de Kart segue agora para o segundo turno, onde Victor Bianco continuará a buscar o topo do pódio e se consolidar na competição.


Sobre Victor Bianco

Victor Bianco, natural de Poços de Caldas, é um piloto de kart atualmente competindo na categoria F4 sprinter, com um estilo de pilotagem consistente e um grau elevado de talento na pilotagem.


Sobre o Campeonato San Marino Fuzzy Açaí de Kart

O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí de Kart é um campeonato realizado pelo kartódromo internacional San Marino, sob a fiscalização e organização da Federação de Automobilismo de São Paulo, sendo a única competição federada no interior do estado de São Paulo, conta com 10 categorias: Mirim, Cadete, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Master, X30 Graduados, X30 Sênior, F4 Graduados, F4 Sprinter e Shifter,  reunindo pilotos de alto nível em disputas emocionantes e acirradas.


terça-feira, 25 de junho de 2024

National Cup, da NBA Basketball School, vai reunir mais de 400 atletas na Caldense

 Entre os dias 29 de junho e 7 de julho, Poços de Caldas irá receber a National Cup, maior campeonato promovido pelo NBA Basketball School no mundo. A Caldense será a sede principal do evento. Estarão na cidade mais de 400 atletas (categorias sub-12 e sub-15) em 30 equipes de sete estados do país (Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo), além de cerca de 60 técnicos.


Helen Luz (ex-WNBA, campeã mundial e medalhista olímpica), Alex Garcia (ex-NBA e ex-capitão da Seleção Brasileira) e Mari Camargo (ex-atleta da Seleção Brasileira) são os convidados especiais já confirmados na primeira edição da National Cup. No dia 7 de julho serão disputados o Torneio de 3 Pontos Wilson, o Desafio de Habilidades Wilson e as finais, com transmissão ao vivo no YouTube. Durante todo o período do campeonato, várias atividades vão acontecer pela cidade, eventos pensados para oferecer experiências a fãs de todas as idades, famílias e comunidade.


“Vai ser muito legal acompanhar de perto essa primeira edição da National Cup, ver tantos meninos e meninas juntos pela paixão pelo basquete. Fiquei feliz com o convite e estou muito animado em poder interagir, conversar com eles, trocar experiências, estar perto dessa nova geração que é o futuro do nosso esporte. Vai ser um super campeonato, jovens de vários estados, de várias partes do país. Vai ser muito bacana”, afirmou Alex Garcia, ‘Embaixador’ do programa NBA Basketball School no Brasil.


“A National Cup é um marco para o programa NBA Basketball School. Vamos reunir mais de 400 jovens e essa experiência vai muito além das quadras. Serão dez dias de ativações, experiências, oportunidade de fazer novas amizades, no maior campeonato já realizado pela NBA no mundo. Estamos muito animados, ansiosos para ver essa garotada em quadra”, afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.


Todos os jogos da National Cup (sub-12 masculino, sub-15 feminino, sub-15 Starter masculino e sub-15 All-Star masculino) serão disputados na Associação Atlética Caldense e no Colégio Pelicano, enquanto que desafios, treinos e as atividades extras serão no SESC e no Colégio Sete de Setembro. Os campeões receberão anéis de campeão da primeira edição da National Cup. Durante todo o período do evento serão promovidas ativações para todas as idades, como Kids Run (3 a 10 anos), FanZone (Parque Municipal), exposição de memorabília (Parque do Cristo), clínicas sociais e a loja do NBA Basketball School.


“Estamos ansiosos pela National Cup. É um evento especial, vai ser a maior competição da rede no mundo, uma programação que vai além da quadra, com ativações, eventos, clínicas, uma série de ações que vão fazer com que sejam dias inesquecíveis. Temos que agradecer a todos de Poços de Caldas pela recepção, por terem abraçado a National Cup desde a primeira conversa. Estamos cuidado do evento nos mínimos detalhes e tenho certeza de que vai ser incrível”, comentou Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pela implantação e supervisão do NBA Basketball School no Brasil. Wilson e Liga de Basquete Feminino (LBF) são apoiadores oficiais da competição.


PRESENÇA FEMININA + INCLUSÃO + LBF

Mais de 70 meninas estão inscritas na National Cup, que terá ainda equipes femininas de dois projetos sociais convidadas. As meninas ainda terão a oportunidade de participar de uma clínica exclusiva em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF).


CLÍNICAS SOCIAIS

Na programação da National Cup, a organização vai promover clínicas sociais, com jovens e crianças de escolas do município. Todas serão realizadas no Parque Municipal das 14h às 15h30min e estima-se mais de 350 participantes.


PROGRAMAÇÃO

29.06 – Media Day (participação de todos os atletas)

29.06 – Kids Run (inscrições abertas para a comunidade local / 3 a 10 anos)

30.06 – Início do Campeonato + Desafios

30.06 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

01.07 a 05.07 – Clínica Sociais (Parque Municipal / 14h às 15h30min)

05.07 – Término do Campeonato + Classificação dos Desafios

06.07 – Clínica Feminina LBF (14h) e clínica sub-12 (15h30min) – Parque Municipal

06.07 – Disputa de Terceiro Lugar (todas as categorias)

06.07 – FanZone (Parque Municipal)

06.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Exposição de Memorabília (Parque do Cristo)

07.07 – Torneio de 3 Pontos Wilson / Desafio de Habilidades Wilson

07.07 – Desafios Finais / Finais (todas as categorias)


• Todos os participantes da Kids Run vão receber medalhas de participação

• Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas ‘de pódio’

• Será entregue um troféu para o campeão de cada categoria

• Os campeões do Torneio de 3 Pontos e do Desafio de Habilidades receberão troféus

• Haverá o troféu ‘Fair Play’ para as equipes mais disciplinadas de cada categoria

• Troféus de ‘MVP’ para os destaques das categorias sub-15

• Atletas destaques de cada partida serão premiados com certificados

• Distribuição de brindes


SERVIÇO

National Cup – NBA Basketball School

Datas: 29/06 a 07/07

Cidade: Poços de Caldas (MG)

Locais de Competição: Associação Atlética Caldense e Colégio Pelicano

Locais de Treinos e Desafios: Colégio Sete de Setembro e SESC

Categorias: sub12 (M), sub-15 (F), sub-15 (starter M) e sub-15 (All-Star M)


Guarani vence Torneio Integração de Futebol Amador

Poços de Caldas, MG - No último sábado (22), aconteceu a grande final do Torneio Integração Luiz Alberto Troiani de Futebol Amador. Em partida equilibrada no estádio municipal Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, na zona oeste da cidade, o Guarani venceu o Nova Aurora por 1 a 0.

Quem marcou o gol da vitória foi Marcelinho, ainda no primeiro tempo. O jogo aconteceu no começo da noite. Houve uma homenagem a Troiani, que dá nome à competição.

Empresário local, Luiz Alberto Troiani foi presidente da Liga Poços-caldense de Futebol entre 1998 e 2000, demonstrando compromisso com o desenvolvimento do esporte e a integração entre os atletas.

O Torneio Integração começou em abril e teve participação de dezenas de times locais, incluindo os destaques do Futebol Amador de 2023 das séries A e B. A competição é uma parceria da Liga Poços-caldense de Futebol com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Associação de Árbitros de Poços de Caldas.

CiMTB Poços de Caldas: Karen Olimpio confirma excelente fase e faz a dobradinha com vitória no XCO

 A etapa de Poços de Caldas da Copa Internacional de Mountain Bike, realizada no Parque do Cristo, foi praticamente perfeita para a ciclista Karen Olimpio. Melhor colocada do Brasil no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), ocupando a 30ª posição, Karen garantiu a dobradinha neste domingo (23). Após ter vencido na sexta-feira (21) o Short Track (XCC), nesta tarde ela liderou de ponta a ponta o Cross Country Olímpico (XCO), garantindo a vitória em 1h21min27.


Com o resultado, a ciclista assumiu a liderança em ambas as disputas da temporada de 2024 na Super Elite feminina. No Short Track, Karen Olimpio tem 88 pontos contra 80 de Isabella Lacerda. Na classificação geral, que soma os pontos do XCC com o XCO, Karen tem agora 198 pontos contra 192 da segunda colocada, que também é Isabella, a atual campeã das duas disputas após ter levado ambos troféus em 2023. Todas as campeãs e campeões da Super Elite na história da CiMTB estão disponíveis no link: https://cimtb.com.br/hall-da-fama/.


Logo no início da prova Karen Olimpio impôs um ritmo forte e já ao término da primeira volta conseguiu escapar das concorrentes. Aos poucos, foi construindo sua vantagem, até completar as 6 voltas com folga de 3min51 para a vice-campeã, Isabella Lacerda. O top 5 da etapa teve ainda Yarela Obando (CHI), Iara Caetano e Luiza Cocuzzi. Completaram o pódio as atletas Liege Silva Walter, Carolina Ferreira, Danielle Moraes, Gabriela Ferolla e Jacksiane Polidorio.


“Desde o momento em que conheci a pista de Poços de Caldas eu curti demais o circuito. Ele é bem natural e exige do atleta saber contornar bem a primeira parte, porque exigia pilotagem, enquanto a segunda metade é bem física.Treinei bem quando cheguei aqui e consegui traçar bem minha estratégia”, comentou Karen. “No fim da primeira volta vi que abri uma diferença e aí fui abrindo até o final. Mesmo com a folga, eu sabia que não podia deixar o ritmo cair. Contente por ganhar XCC e XCO. Pontos importantes no ranking mundial, para chegar bem nas provas internacionais que vêem pela frente”, comemorou Karen, que somou mais 70 pontos no ranking UCI neste fim de semana.


Embora tenha perdido a camisa de líder, Isabella Lacerda encontrou motivos para comemorar a segunda colocação do dia no Parque do Cristo. “Prova de superação. Quem me acompanha sabe. Lutei contra eu mesma, tentando entregar meu melhor e o resultado é consequência. Não ganhei, mas saio de Poços feliz com a segunda posição. Alinhei sem colocar pressão em mim, apenas entregar meu melhor. Deixei a bike fluir até cruzar a linha de chegada”, afirmou Isabella.. 


UCI Junior Series

A etapa de Poços de Caldas da CiMTB teve um tempero especial, ao sediar uma das etapas do calendário mundial da UCI Junior Series. Ao todo, são 36 provas durante a temporada de 2024 com essa classificação, sendo apenas cinco delas realizadas na América do Sul. E a campeã foi uma estrangeira, a ciclista Florencia Rojo, a Pupi. Ela concluiu 4 voltas em 56min17, ficando pouco mais de 4 minutos à frente de Nina Carvalho. Completaram o top 5 da categoria as atletas Samara Rodrigues, Anna Vitoria Vieira e Lauriany Neves.


“A pista de Poços de Caldas tem uma trilha muito técnica e também muito física. Gostei muito de competir aqui. Fui melhorando meu desempenho a cada volta, porque na verdade o circuito exigia demais. A cidade é linda e o Parque do Cristo é repleto de atividades acontecendo, ou seja, uma experiência rica que pude ter aqui”, disse Pupi. “O Parque do Cristo lembra muito o Parque San Cristóbal. Um lugar muito gostoso de visitar”, concluiu a campeã da categoria Júnior. 


Demais categorias femininas

Outras sete categorias tiveram as campeãs da etapa de Poços de Caldas definidas na tarde deste domingo: Iara Caetano (Sub-23), Ana Laura Ferreira (Sub-17), Hani Rodrigues (Sub-15), Livia Pellizzari (Sub-12), Raphaella Pelaquim (Sub-40), Franciele Regina (Sub-50) e Renata Couto (Over-50).

Apoiadores e patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Zé Gabriel lidera de ponta a ponta o XCO e também faz a dobradinha na CiMTB Poços de Caldas

 A disputa da Super Elite masculina encerrou com chave de ouro a etapa de estreia da Copa Internacional de Mountain Bike, em Poços de Caldas (MG), na tarde deste domingo (23). Após 7 voltas completadas no circuito do Cross Country Olímpico (XCO), o atleta local José Gabriel Marques conquistou a vitória e de quebra garantiu a dobradinha da etapa, após ter vencido o Short Track (XCC) na sexta-feira (21). Um fim de semana que pode ser considerado perfeito, para ele que nasceu e foi criado na cidade, tendo feito toda a base de sua carreira treinando no local da corrida, o Parque do Cristo, na Serra de São Domingos.


E a vitória também aconteceu repetindo o enredo da Super Elite feminina, vencida por Karen Olimpio. José Gabriel Marques liderou do começo ao fim, sem deixar chances para seus adversários o acompanharem. Se na primeira volta passou 18 segundos à frente de Luiz Cocuzzi, aos poucos a diferença foi aumentando, para vencer com mais de 3 minutos de vantagem para Cocuzzi, que chegou a ocupar a quinta colocação, mas se recuperou no fim e garantiu o segundo lugar do dia. Enquanto Zé Gabriel fechou em 1h16min08, Cocuzzi concluiu sua corrida em 1h19min21.


“Inexplicável o sentimento de ganhar na minha casa, logo na estreia do evento aqui em Poços. Posso dizer que estou devolvendo para a montanha tudo que ela sempre me deu. Isso é o mais importante de tudo. Estou feliz com a entrega. Andei muito mais do que eu esperava. Havia planejado fazer um tempo por volta e consegui andar um minuto abaixo do que era esperado, então é muito gratificante ver que a performance está voltando. Tudo que treinei no início do ano está sendo entregue hoje. Tenho que agradecer a torcida de todos aqui no Parque do Cristo, que foram muito calorosos comigo. Foi fantástico”, vibrou Zé Gabriel.


Completaram ainda o top 5 da categoria os ciclistas Fernando Nunes, também na casa de 1h19min de prova, e Sherman Trezza e Edson Rezende, ambos na casa de 1h20min de prova. O pódio, que tem os dez primeiros de cada categoria no XCO, teve ainda Nicolas Machado, Rodrigo Silva, Nicolas Delich (CHI), Otávio Queiroz e Leandro Donizete.

“Foi uma prova muito intensa. E foi merecida a vitória do Zé Gabriel, porque ele estava muito forte hoje. Infelizmente eu não estava em condições de andar junto. Até tentei acompanhá-lo na primeira volta, mas quase tive que abandonar a prova. Tive que me recuperar, passei algumas voltas no pelotão de perseguição ao líder, para tentar me encontrar, até que três voltas depois acelerei com o Edson Rezende e tirei gás de onde eu não tinha. Até queria tentar perseguir o Zé, mas o melhor foi segurar e garantir o vice-campeonato, que me garantia também a liderança geral”, comentou Cocuzzi, líder nas duas disputas da Super Elite, a do XCC e a geral - que soma o XCC ao XCO.


Demais categorias masculinas do dia

Logo às 8h da manhã deste domingo, quatro baterias exclusivas do XCO foram realizadas na CiMTB Poços de Caldas. Sagraram-se campeões: João Erildo (Sub-55), Luiz Lotti (Sub-60), Adalberto Gerez (Sub-65) e Dilermano de Fátima Melo (Over-65). Na sequência, às 10h, mais cinco baterias, que tiveram como campeões: Paulo Henrique Marinho (Sub-30), Daniel Oliveira (Sub-35), José André de Souza (Sub-40), João Paulo Firmino (Sub-45) e Edivando Souza Cruz (Sub-50).


Todos os resultados da etapa

Os resultados das mais de 50 categorias que foram disputadas durante os três dias de prova no Parque do Cristo, em Poços de Caldas, estão disponíveis no site do SeuEsporte.App: https://seuesporte.app/cimtb-2024/. No mesmo link está também disponível a classificação geral da temporada de 2024 da Copa Internacional de MTB.


Apoiadores e patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização contou com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.


Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.


Mais informações sobre a CiMTB:

Site: https://www.cimtb.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/cimtb

Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Poços de Caldas no cenário dos grandes eventos com a Copa Internacional de Mountain Bike

Poços de Caldas, MG - A realização da Copa Internacional de Mountain Bike neste fim de semana em Poços de Caldas foi um grande espetáculo. O Parque do Cristo foi o cenário perfeito de uma competição cheia de adrenalina, com muita disputa e reunindo alguns dos principais ciclistas do Brasil. O sucesso foi completo e muito comemorado pelos organizadores. O organizador da competição, Rogério Bernardes, destacou a receptividade calorosa da cidade e o empenho das autoridades locais e parceiros para tornar o evento um sucesso.

Durante sua fala, Bernardes enfatizou a importância da estrutura oferecida pela cidade, que inclui não apenas o Parque do Cristo com suas trilhas desafiadoras, mas também uma vasta rede de hospedagem, bares e restaurantes, essenciais para acolher os participantes e suas equipes.

“Para nós, é uma satisfação enorme estar aqui em Poços de Caldas. A cidade nos acolheu de uma maneira muito diferenciada, com apoio integral da Prefeitura Municipal, das secretarias, empresas locais e de todos os nossos parceiros”, declarou Rogério Bernardes.

O evento não se resumiu apenas à competição esportiva, mas também representa um impacto significativo na economia local, gerando empregos temporários, movimentando o comércio e contribuindo para o desenvolvimento turístico da região. Bernardes ressaltou que o trabalho de longo prazo é essencial para consolidar a Copa Internacional como um dos principais eventos esportivos do país.

“A Copa Internacional é composta por quatro etapas ao longo do ano. Começamos em Nova Lima, passamos por Araxá e agora estamos aqui em Poços de Caldas. A última etapa será em Congonhas, em setembro. Este campeonato não só define os campeões nacionais, mas também conta pontos para rankings estaduais, nacionais e internacionais, elevando sua importância para a modalidade”, explicou o organizador.

Ao longo dos quase 30 anos de história da Copa Internacional, mais de 50 países já participaram do evento, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e o orgulho dos organizadores. Para Rogério Bernardes, o futuro da competição em Poços de Caldas é promissor, reforçando o compromisso de continuar contribuindo para o crescimento e a valorização do mountain bike no Brasil e no mundo. 

“As pessoas ficaram encantadas com a cidade  que é muito preparada para receber evento assim, pela oferta de bares e restaurantes, hotéis. Então você tem uma estrutura enorme aqui na cidade para receber grandes eventos como esta competição”, destacou Rogério.  “Para nós foi  uma satisfação enorme estar aqui em Poços, cidade que acolheu a prova de uma maneira muito diferenciada.


Apoio

O prefeito Sérgio Azevedo esteve no evento no domingo e destacou a importância da competição para a cidade. “É gratificante ver como o Parque do Cristo tem se desenvolvido, recebendo cada vez mais investimentos e eventos de renome internacional como este”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou a presença de cerca de pilotos que mesmo percorrendo todo o Brasil e até mesmo o mundo, elogiram Poços de Caldas como um dos melhores lugares que já visitaram.

“A opinião dos pilotos nos enche de orgulho e nos motiva a continuar melhorando, atraindo novos eventos e mais pessoas para descobrir as maravilhas de Poços de Caldas, assim como os próprios poçoscaldenses têm redescoberto nossa cidade e o Parque do Cristo”, acrescentou Sérgio Azevedo.

O prefeito destacou o sucesso da etapa da Copa Internacional em Poços de Caldas, revelando que muitos participantes expressaram surpresa por não terem visitado a cidade antes. “Agora, eles não querem mais sair daqui e pedem para que Poços de Caldas se torne uma etapa permanente desta competição”, disse ele, reafirmando o compromisso da cidade em consolidar o evento no calendário esportivo local. “A prefeitura tem dado total apoio a eventos como este, não só na parte estrutural, mas também financeiramente quando necessário. Sem esse suporte, seria difícil para o evento alcançar o sucesso que temos visto”, concluiu Sérgio Azevedo, destacando o empenho da administração municipal em promover o desenvolvimento e a valorização do esporte em Poços de Caldas.


Associação

Arison Siqueira, da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas, expressou sua satisfação e destacou a grandiosidade do evento realizado no Alto do Parque do Cristo, durante a terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike.

“Este ano é um momento de muita alegria para nossa associação e para toda a comunidade de Poços de Caldas e região, por sediarmos um dos maiores eventos ciclísticos do Brasil aqui no Parque do Cristo”, afirmou Arison. Ele destacou que a parceria para realizar o evento começou há dois anos e meio e foi concretizada com sucesso neste fim de semana, em colaboração com a Prefeitura, as secretarias municipais e a CITUR.

 “Estamos muito felizes com a quantidade de atletas que vieram participar e o público que compareceu para assistir. A pista recebeu muitos elogios pela qualidade e desafio que oferece”, acrescentou Arison. “A Associação dos Ciclistas foi fundada em Poços de Caldas com o objetivo de promover o ciclismo em todas as suas vertentes. Eventos de renome como este não apenas incentivam o esporte, mas também mostram à população que a bicicleta pode ser tanto um meio de transporte quanto uma opção de lazer e competição”, explicou Arison, destacando o papel fundamental do evento na promoção do ciclismo na cidade.

“Continuamos ao lado do poder executivo na luta por melhorias nas ciclovias, na expansão da malha cicloviária e na garantia de mais segurança para os ciclistas. Nosso objetivo é claro: fortalecer ainda mais o ciclismo em Poços de Caldas”, concluiu Arison Siqueira, enfatizando o compromisso contínuo da associação com o desenvolvimento e a segurança dos ciclistas na região.


Competidores

A reportagem conversou com alguns dos competidores. Junior Salles, representante dos Laranjas Bikers e Poços Tec, expressou sua grande satisfação com a realização do evento de mountain bike em Poços de Caldas, destacando a importância do evento para o cenário nacional e para a cidade. “Estamos muito felizes com este evento em Poços de Caldas, que representa muito bem o cenário nacional. Poços merece sediar eventos como este devido à sua localização privilegiada, sua natureza exuberante, a estrutura da cidade e, especialmente, pelos atletas que sempre representam nossa cidade”, afirmou Junior.

“Poços é um celeiro de grandes atletas, como Renato Rezende, atleta olímpico, Temo Scherma, que embora não seja daqui, treina conosco e sempre está presente, e Zé Gabriel, que tem se destacado bastante”, destacou. Junior aproveitou para agradecer à Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas por trazer o evento para a cidade, além de mencionar o apoio fundamental de Rogério da CMTB e de toda a Secretaria de Esportes, incluindo Pelezinho e o Prefeito Sérgio Azevedo. “Estão de parabéns por termos este evento maravilhoso aqui na nossa cidade. Quero parabenizar todos os atletas que participaram do evento e todos os envolvidos por tornarem este evento tão brilhante”, acrescentou Junior.

Ele enfatizou o crescimento do evento a cada ano, observando que mais pessoas estão se envolvendo e participando das diversas categorias oferecidas. “Ano que vem, se Deus quiser, teremos um evento ainda maior e mais belo”, concluiu Junior Salles.

O ciclista Carlos Mendes, representando Campestre, ostentou com orgulho a camiseta de líder durante a etapa realizada em Poços de Caldas. Em uma conversa com o Mantiqueira, Carlos compartilhou sua experiência e os desafios enfrentados na competição. “A camiseta de líder pesa muito, eu tenho que mantê-la. Consegui conquistá-la em Nova Lima, em primeiro lugar, e depois em Araxá. Segurei ela aqui também e venci em primeiro lugar na maratona da categoria veterano”, destacou Carlos Mendes, evidenciando sua determinação e sucesso nas etapas anteriores.

Sobre a prova em Poços de Caldas, Carlos Mendes comentou sobre a crescente tradição do evento. “Esta prova parece estar se tornando tradicional. A pista aqui ficou sensacional. É uma pista desafiadora, difícil, mas muito gostosa de percorrer. Treinamos bastante para enfrentar esses desafios”, respondeu ele, elogiando a qualidade da estrutura e o nível de dificuldade do percurso.

Carlos Mendes revelou seus planos para a próxima etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. “A próxima etapa será em Congonhas, que é a final da CMTB. Estamos nos preparando intensamente para enfrentar mais esse desafio”, afirmou.

Carlos também enfatizou a importância do apoio recebido. “Os patrocínios, o apoio da prefeitura e de diversos parceiros são fundamentais para nós. Eles nos ajudam nas viagens, nas competições, no pagamento das inscrições. Sem eles, não conseguiríamos manter nosso desempenho”, reconheceu Carlos Mendes, expressando sua gratidão pela colaboração e suporte que tornam possível sua participação nas competições. Ao final, Carlos Mendes destacou: “Apenas temos que agradecer a todos que nos apoiam. Estamos motivados e prontos para os desafios que estão por vir”.





Alunos do Clube de Judô prestam última homenagem ao mestre Matsuo

Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas amanheceu nesta segunda-feira de luto. Morreu, aos 82 anos, o sensei Mitsuisha Matsuo. Ele foi internado recentemente para cuidar de um problema de saúde, havia apresentado uma melhora, mas no fim da noite de domingo acabou falecendo. Matsuo nasceu no dia 2 de fevereiro de 1942 e era natural de Tóquio, Japão. Mudou-se para o Brasil na década de 1960 para trabalhar com agronomia, mas foi no judô que ele se profissionalizou e, desde então, vivia de ensinar os princípios e fundamentos do “caminho suave” aos seus alunos, destacando-se no país como um dos mais renomados professores de judô.

Líder do Clube de Judô Poços de Caldas, Matsuo foi responsável pela formação de gerações de judocas em Poços de Caldas e toda região. Seu nome era um dos mais respeitados no judô mundial.

E foram estes alunos que fizeram uma linda homenagem em despedida ao mestre. Vestidos com os kimonos, eles estiveram o tempo todo ao lado do caixão. Emocionados, saudaram o sensei pela última vez. 


Repercussão

A morte do sensei Matsuo causou grande comissão Nas redes sociais, Anderson Carvalho, coordenador do Clube de Judo Poços de Caldas, destacou: “Sensei Matsuo dedicou sua vida ao ensino do judô, com maestria e dedicação, inspirando inúmeras gerações de alunos com sua sabedoria e disciplina. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”.

Para o Mestre Paulão Rezende a cidade perdeu uma das pessoas mais importantes da arte marcial. “Matsuo certamente fará muita falta para seus alunos”. 

O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou que o sensei Matsuo é uma daquelas pessoas insubstituíveis. “Uma lenda do esporte, um homem que amava o judô e seus alunos e por eles direcionava sua própria vida”.

Fábio Dechichi lembrou o tempo que começou no judô ainda criança. “Era menino quando comecei a treinar o sensei Matsuo. Depois o tempo passou, a gente se afastou um pouco, mas os ensinamentos que tive com ele levo até hoje em minha vida”, disse Dechichi.

Outro que usou as redes sociais para agradecer o sensei Matsuo foi Ronaldo Rezende. Ele postou foto ao lado do mestre ainda muito novo. Num texto emocionado, Ronaldo, que hoje é um dos principais senseis da cidade, destacou os ensinamentos de Matsuo. Em um trecho, Ronaldo escreveu: “Sensei Matsuo, o senhor será eternamente lembrado não apenas por suas habilidades incomparáveis, mas pelo impacto profundo que teve em nossas vidas. Sua presença física pode ter partido, mas seu espírito e suas lições continuarão a nos guiar e inspirar. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós”.


Cuidado

Sensei Matsuo tinha um cuidado muito especial com o Clube de Judô. O local era a segunda casa do mestre do judô que veio do Japão e fez de Poços de Caldas sua terra do coração. Tinha verdadeira paixão pela cidade e, principalmente pelo Clube de Judô localizado no Vilas Unidas. 

Era ali que ele ministrava suas aulas, seus ensinamentos. Muitas vezes era ali que dormia a espera dos alunos do dia seguinte. Às vezes era duro com os alunos, mas também carinhoso com todos. Em datas especiais, como Dias das Crianças, Natal e Páscoa, por exemplo, distribuía doces e presentes para todos. Eram dias em que a felicidade era evidente no rosto do sensei.

Agora a vida segue. O Clube de Judô vai passar por uma reforma e logo voltará a abrir as portas para os alunos. Nesta volta eles não terão mais o mestre que aprenderam a amar, mas certamente os ensinamentos e as lições que tiveram do sensei ficarão guardados para sempre.


Pesar

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, lamentou o falecimento de Sensei Mitsuisha Matsuo, ocorrido na noite de domingo, 23 de junho.  Sensei Matsuo, Mestre 6º Dan Kodansha, esteve à frente do Clube de Judô de Poços de Caldas por cerca de 49 anos, dedicando sua vida ao ensino técnico e filosófico do judô. Seu trabalho incansável no projeto social gratuito na zona oeste da cidade formou gerações de judocas e cidadãos, inspirando a todos com seu exemplo de dedicação e paixão pelo esporte.

“Neste momento, a Prefeitura de Poços de Caldas se solidariza com a família, amigos e toda a comunidade judoca, celebrando a vida e o legado de Sensei Matsuo, que continuará a inspirar e guiar as futuras gerações”.


sábado, 22 de junho de 2024

Caldense vence e se livra do vexame do rebaixamento. Tradicionais Boa e Tupi vão para a terceira divisão

Poços de Caldas, MG - Acabou o sofrimento do torcedor da Caldense. O time venceu o North neste sábado no Ronaldão e conseguiu se livrar do rebaixamento para a terceira divisão. O jogo terminou 1x0 para a Veterana, gol marcado por João Guilherme aos 22 minutos do segundo tempo. Os tradicionais Tupi, de Juiz de Fora, e o Boa Esporte, de Varginha, foram rebaixados e vão disputar a temporada de 2025 na terceira divisão.

Agora a diretoria da Caldense vai dispensar o time e a comissão técnica. A equipe só volta a jogar em 2025, ano do centenário do clube. 


Resultados da rodada:

Betim Futebol 2x0 Tupi, Nacional de Muriaé 3x1 Aymorés, Mamoré 3x2 Varginha, Democrata SL 0x1 Valériodoce, Caldense 1x0 North e Boa Esporte 0x2 URT.


Classificados

Betim, Aymorés, Valériodoce, URT, North e Mamoré passam para a segunda etapa e brigam pelo acesso para a elite de Minas em 2025. 



CiMTB: Karen Olimpio e Zé Gabriel vencem o Short Track em Poços

 Poços de Caldas, MG- O Parque do Cristo, tradicional ponto turístico de Poços de Caldas recebeu nesta sexta-feira (21) o primeiro dia de provas da Copa Internacional de Mountain Bike. O principal evento da modalidade na América Latina faz nesta semana sua estreia no município do Sul de Minas Gerais, o 21º distinto a receber o evento. Nas duas principais provas do dia, Super Elite Feminina e Masculina do Short Track, vitórias de Karen Olimpio e José Gabriel Marques.

Outra seis disputas foram realizadas antes das Super Elites, coroando como demais campeões do Short Track (XCC) os seguintes atletas: Florencia Monsalvez (Open Feminina), Juarez Machado (E-MTB), Daniel Zoia (Máster), Vinicius Lacerda (Cadete), Leonardo Bernardes (Teen) e Henrique Bravo (Júnior).


Super Elite Feminina

A disputa entre as mulheres teve um começo com Iara Caetano atacando nas duas primeiras voltas, até ser neutralizada pelas concorrentes. Após cerca de metade da corrida, Karen Olimpio fez um ataque certeiro e não deu chances para as rivais, vencendo com mais de 1 minuto de folga para a vice-campeã, Luiza Cocuzzi. O top 5 teve ainda a chilena Yarela Obando, seguida de Isabella Lacerda e Iara Caetano.

“Imenso prazer de competir aqui em Poços de Caldas. Primeira vez que venho para pedalar na cidade e o lugar é fenomenal. É aquilo que temos em Minas Gerais, muitas montanhas e visuais lindos. Sabia que a disputa seria intensa, pelo fato de o circuito ser rápido. Exigia você acertar muito bem as linhas. Fiz uma boa preparação para esta temporada”, disse Karen. “Analisei nas primeiras voltas as adversárias e por volta do sétimo minuto apertei o ritmo. Consegui me distanciar nas voltas seguintes, algo que eu gosto de fazer quando estou me sentindo bem. Saber que a estratégia deu certo me deixa bastante feliz, ainda mais pelo resultado alcançado”, finalizou.


Super Elite Masculina

Entre os homens, foi apenas nos minutos finais da prova, com três voltas para o fim, que o ciclista vencedor, José Gabriel Marques, conseguiu se destacar. Zé Gabriel também cruzou a linha de chegada com uma boa folga para seus rivais, quase 40 segundos à frente do vice-campeão, Luiz Cocuzzi. O pódio da disputa teve ainda o chileno Nicolas Delich, Nicolas Machado e Rodrigo Silva Rosa.

“Agradeço a torcida de todos que me apoiaram aqui. Uma pista que eu ajudei a reconstruir, já que sou aqui de Poços de Caldas. Finalmente poder competir aqui, é algo de outro nível. Para mim, ainda está caindo a ficha”, contou Zé Gabriel. “Eu cheguei aqui após ter alguns probleminhas de saúde, então queria testar como estaria o corpo. Precisava me reencontrar e nada melhor do que voltar à montanha que me criou, nessa altitude de mais de 1.600 metros. Foi realmente fantástico”, completou o campeão do dia.


Programação sábado 

e domingo

No sábado (22), a ação começa mais cedo, às 8h20, com as três disputas das bike elétricas no Cross Country Olímpico (XCO), seguidas das categorias de base masculinas do XCO (UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12) a partir de 10h20. A terceira largada do dia será às 14h, quando centenas de ciclistas competirão na tradicional prova da Maratona, em 17 categorias: E-MTB Young e Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, DUPLAS, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo.

O terceiro e último dia tem como atração a Mirim e mais quatro largadas do Cross Country Olímpico: a primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65; a segunda será às 10h, com as categorias masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50; a terceira é a largada exclusiva feminina, às 12h, com as categorias Super ELITE (Elite + Sub23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12); por fim, às 14h, a última largada da competição, com a Super Elite masculina (Elite + Sub-23).

A única novidade em termos de programação está no horário da categoria Mirim, na manhã de domingo. Geralmente às 11h30, a disputa dos pequenos teve que ser alterada para às 9h, para se ajustar a logística das atrações do Parque do Cristo.


Agenda de shows

Ao todo, seis shows musicais serão realizados no Parque do Cristo durante os três dias de evento, uma tradição em todas as etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. As bandas que se apresentaram no primeiro dia foram: The Bartos e Sá Gabriel e Deivid Santos. Neste sábado, mais três apresentações:  Flávia Jorge e Raoni Loran, às 15h, no Palco Café; Banda Harmônica, às 17h, na Rampa do Cristo; e Helena Daher & Pedro Soares, às 18h30, no Mercado Cristo. Já no domingo, apenas a Ópera Rock Acústico se apresentará para o público, às 14h30, no Palco Café.


Apoiadores e 

patrocinadores

Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau - Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).


As cidades na 

história da CiMTB

Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.


A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. 


Top 5 do Short Track Elite Feminina

1 - Karen Olimpio - 22min13

2 - Luiza Cocuzzi - 23min37

3 - Yarela Obando (CHI) - 23min28

4 - Isabella Lacerda - 23min29

5 - Iara Caetano - 24min05


Top 5 do Short Track Elite Masculina

1 - José Gabriel Marques - 23min44 

2 - Luiz Cozuzzi - 24min21

3 - Nicolas Delich (CHI) - 24min24

4 - Nicolas Machado - 24min32

5 - Rodrigo Silva Rosa - 24min34

 


Projeto Arte Capoeira: Educação e Cultura na Escola João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - Eduardo Ferreira Senna, conhecido como Mestre Du, compartilhou detalhes sobre o Projeto Arte Capoeira, que há mais de 17 anos tem transformado vidas na Escola João Pinheiro, em Poços de Caldas. Esta semana o grupo fez uma visita  ao espaço do Carlão da Capoeira, localizado na Vila Cruz.  Mestre Du destacou a importância e os benefícios que a capoeira proporciona às crianças e jovens participantes.

“O Projeto Arte Capoeira, do Grupo Filhos do Bom Fim, apoiado pela Recapoços, é uma iniciativa muito especial. Nossa escola tem sido uma parceira fundamental, apoiando integralmente o projeto e incentivando o envolvimento das crianças com a capoeira”, explicou Mestre Du.

Ele enfatizou que a capoeira não apenas promove cultura e esporte, mas também educação e conhecimento, enriquecendo a vida dos participantes de várias maneiras. “Hoje, nossos alunos aprendem capoeira regional, e muitos já conquistaram diferentes cordões, demonstrando seu progresso e dedicação”, disse Mestre Du com orgulho.

Além dos aspectos físicos, a capoeira também beneficia os praticantes culturalmente, mentalmente e musicalmente. “As crianças cantam músicas que contam histórias do Brasil e transmitem conhecimento”, destacou ele, ressaltando a riqueza cultural da arte.

Mestre Du também compartilhou sobre sua própria trajetória na capoeira, uma tradição familiar que remonta várias gerações. “Somos uma família de capoeiristas. Meu mestre é meu irmão, e essa ligação familiar nos ensina não apenas a arte da capoeira, mas também seus valores e tradições”, afirmou ele.

Juliana Araújo, professora referência do ensino integral na Escola João Pinheiro, expressou gratidão durante uma visita ao Centro de Capoeira, onde alunos tiveram uma experiência enriquecedora com a arte afro-brasileira.

“Agradeço à Prefeitura Municipal e ao vereador Paulista pelo apoio constante ao projeto do mestre Du”, disse Juliana. “A capoeira não é apenas um movimento social ou uma história de resistência; é uma oportunidade para nossas crianças desenvolverem um amor pelo esporte, pela coletividade e pela solidariedade”, enfatizou.

Ela destacou a importância do envolvimento dos alunos, que demonstraram grande animação durante a visita. “Foi incrível ver como os alunos se empolgaram. Para muitos, foi a primeira vez visitando este patrimônio público de Poços de Caldas”, revelou Juliana.

Além de proporcionar novas experiências fora da sala de aula, a visita também promoveu interação e aprendizado entre os estudantes. “Para nossos alunos, sair da escola, pegar um ônibus e compartilhar um lanche juntos representa uma inovação significativa. É papel da escola continuar incentivando essas experiências enriquecedoras”, concluiu Juliana. 

O vereador Paulista acompanhou a visita do grupo da escola durante a visita ao Centro de Capoeira.