sábado, 10 de fevereiro de 2018

Treinador de futsal e futebol poços-caldense completa 11 anos trabalhando no golfo árabe

Poços de Caldas, MG – Rúbio Mileo Guerra Jr, o Rubinho Guerra, foi o primeiro treinador brasileiro de futsal da história a chegar na região do golfe árabe. Nesta entrevista ele fala disso e de outras situações e novidades.

Mantiqueira - O que você sente quando se lembra do ano de 2007 quando chegou no golfo árabe?
Rubinho - Foi magnífico, um sonho realizado. Primeiro porque trabalhava no Canadá simultaneamente com o futsal, era semiprofissional na Liga Canadense e tínhamos que trabalhar em outro período. Mas o Qatar na época me deu a oportunidade de treinar a seleção e de viver como treinador de futsal profissional. Aprendi muito quanto à gestão esportiva no Comitê Olímpico do Qatar e isso me proporcionou uma grande bagagem para a sequência da minha carreira. Lá, além de ser treinador, eu atuava nas áreas de desenvolvimento de mídias sociais, ajudava com opiniões no departamento de arbitragem, departamento de contratação de atletas e no geral quanto ao desenvolvimento da modalidade em países que recém-iniciavam a prática do futsal.

Mantiqueira - Depois do Qatar você também foi o primeiro brasileiro a chegar no Kuwait e nos Emirados Árabes Unidos?
Rubinho - Sim. Quando terminou meu contrato no Qatar em 2010, eu assumi como treinador do clube onde hoje estou trabalhando novamente, o Al Arabi Sporting Club, que faz parte do meu coração. Vim para o Kuwait e não só ajudei o Al Arabi na formação da equipe, mas também outros clubes que na época não tinham muitos contatos e queriam montar suas equipes, assim nos unimos todos em prol de ajudar e no Qatar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos eu ajudei mais de trinta brasileiros a chegarem no esporte. Isso fez com que eu pudesse aprender muito quanto à gestão de pessoas, problemas do dia a dia e o que o ser humano necessita para ser um vencedor. Na minha passagem pelo o Al Arabi, que é um dos maiores clubes e tradicionais do Kuwait eu como treinador sempre estive no top 3. Sempre consegui uma medalha e em 2013, após três anos no clube, fomos campeões da Copa do Rei e me tornei o primeiro treinador da história do clube a ser campeão pela modalidade de futsal, quando já tinha sido o primeiro a ganhar uma medalha oficial que foi um bronze. Após esse título eu fui contratado em 2013/2014 para comandar a seleção dos Emirados Árabes Unidos num projeto de três anos, onde fiquei trabalhando em Dubai e Sharjah no período de agosto de 2013 até agosto de 2016. Graças a Deus cumprindo bem os três anos e ajudei a desenvolver muitas bases na parte global do projeto que foi muito parecido com o do Qatar, pois a Liga de futsal nos Emirados Árabes Unidos iniciou-se em 2009, mas ainda não existiam atletas de fora. A divulgação era pequena e o esporte era bem local e conseguimos também a primeira medalha da história com a seleção na Copa do Golfo 2015. Após essa conquista finalizamos o projeto inicial e hoje estou de volta ao Kuwait para mais um projeto ambicioso, pois o Al Arabi não ganha nada desde 2013, quando vencemos a Copa do Rei. Estamos iniciando um projeto com atletas novos e creio que em dois anos o Al Arabi estará novamente entre os melhores do país.

Mantiqueira - Quanto à sua empresa AR7 Sports Management?
Rubinho - A AR7 é o meu xodó, é nela que trabalho todos os dias das 7h até uma da tarde. A necessidade de novos aprendizados é grande parte das minhas expectativas e sonhos, com isso eu desenvolvi conhecimentos básicos nas áreas de marketing esportivo, como desenhar projetos para captação de recursos com empresas do setor privado e governamental, espaços de mídia a serem negociados, propriedades, layout para divulgação de marcas em estádios, uniformes e outros, criação e desenvolvimento de mídias sociais, gerenciamento, academias de futsal e futebol, treinamento, recursos humanos, intercâmbio cultural e esportivo, gerenciamento de carreira, assessoria de imprensa e de mídia eletrônica, enfim, aprendi convivendo e trabalhando muito sobre vários outros pontos que o esporte me ensinou pelos mais de 35 anos de experiência. Sempre fui muito observador e me atiro com coração nos projetos. Quem me conhece sabe disto, hoje estou agindo bem mais com a razão e equilíbrio, mas já fui bastante inconsequente no passado, mesmo porque não tinha a experiência que tenho hoje e com o passar dos anos cheguei à conclusão que poderia oferecer este segmento ao público esportivo. Por isso criei a AR7 Sports Management, que vem atendendo projetos na África do Sul com formação de treinadores de futsal, projetos de futsal e futebol com o Sharjah Sports Council nos Emirados Árabes Unidos, temos dois atletas representados na Liga de Futsal dos Emirados Árabes Unidos, dois atletas no Bastia Futsal primeira divisão francesa, um deles é o Romarinho, nascido e criado em Poços de Caldas, o treinador da equipe Henrique Barcellos também é representado por nós e vários outros projetos, pois hoje contamos com uma assessoria de ponta desenvolvida na empresa pelo jornalista Henrique Munhos, que foi da ESPN Brasil e ainda desenvolve muitos projetos jornalísticos para grandes meios de imprensa do esporte nacional. No nosso time temos o advogado Fifa Dr. Luis Fernando Marcondes, que tem escritório em São Paulo e atende os casos jurídicos da empresa. Designers que estão em Belo Horizonte desenvolvem nossa parte de mídia eletrônica através de vídeos fotos. É um trabalho intenso e que gosto muito e posso dizer que já estou dependurando meu tempo como treinador de futsal para poder atuar com a AR7. Como treinador meu próximo passo é tentar desenvolver e passar para o futebol de campo em breve, já tive uma experiência de sucesso no Paracatu Futebol Clube, no Campeonato Brasiliense, juntamente com meu grande amigo Fabricio Souza, ex-jogador do Atlético Paranaense e filho de um dos melhores meio campo que já vi jogar na Caldense na década de 70, o Geremias. Para conhecerem o trabalho da AR7 basta acessar o website www.ar7sportsmanagement.com.br Instagram @ar7sports, Página no Facebook AR7 Sports Management.

Mantiqueira - E quanto a conversa sobre você ser o próximo treinador do Vulcão?
Rubinho - Estamos conversando sim. O período que o Vulcão irá jogar a segunda divisão é um período em que o futsal no exterior estará parado, estarei em casa para poder ajudar a iniciar o projeto, isso me deixa bastante ansioso. Estou conversando com o Fabrício, que é uma pessoa que respeito muito, e fazemos parte da comissão técnica e o Thales, dirigente. Temos trocado muitas idéias pelo whatsapp e telefonemas. Eu quero sim fazer parte, mas não queremos passar dificuldades como eles passaram ano passado e como passei em 2012. Queremos não só estar em campo, mas estar participando da gestão, claro, sem colocar dinheiro do bolso ou investimentos próprios. Já passei ao Thales que terão que escutar, vamos fazer uma folha zero trabalhando com jogadores pagos pelos clubes ou empresários, como fizemos em 2012, e o Vulcão não tem nenhum processo trabalhista do projeto de 2012, quando fui gerente do futebol. Ficaram dívidas em meu nome por cheques que paguei na praça e o Geovane Gaspar foi companheiro em todos os momentos, mas para o clube em 2012 não deixamos nenhuma dívida quanto a processos trabalhistas. Queremos repetir o projeto com cuidado, com boa alimentação aos atletas, uma casa ou sítio para eles morarem se possível perto do campo de treinamento, algo que não fique muito caro, negociar a dívida na Federação Mineira em parcelas com o que ficou de 2017 e ir pagando aos poucos. Temos a ideia de conversar com a Caldense para a criação da Copa Poços de Caldas, com a presença de um ídolo nacional dando o pontapé inicial, com dois jogos em dois domingos entre Caldense e Vulcão para arrecadar fundos ao clube e para a disputa da segunda divisão e assim começarmos essa parceria entre Rubio Guerra, AR7 Sports e Vulcão, mas com os pés no chão, pois futebol é muito difícil. Dependemos ainda da captação por parte do clube de nossos salários, que são simbólicos, é mais para mantermos em Poços de Caldas no desenvolvimento do projeto e a diretoria está empenhada em conseguir, assim conseguindo poderemos sim fechar com o Vulcão, porém, dentro de nosso planejamento.

Nenhum comentário: