quinta-feira, 22 de março de 2018

Crianças que passaram mal em piscina não foram intoxicadas por alimentos, segundo análise

ADRIANA RODRIGUES
adriana.mantiqueira@gmail.com

Poços de Caldas, MG – Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, as crianças que passaram mal no último dia 7, após uma aula recreativa nas piscinas do Complexo Aquático do Centro Educacional João Monteiro, zona sul da cidade, não sofreram intoxicação alimentar. O resultado da análise dos alimentos servidos pela empresa responsável pelo fornecimento da alimentação no início das atividades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) saiu ontem (22).

De acordo com setor de saúde, “a análise feita pelo laboratório Teixeira e Filho, de Andradas, confirmou que todos os alimentos, assim como a água para consumo, estavam dentro dos padrões com as características biológicas adequadas. O resultado confirma o parecer da Vigilância Epidemiológica, que já havia descartado a hipótese de intoxicação exógena baseada em análises das águas para consumo e da piscina, ambas feitas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), e que atestaram a água potável dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a de banho sem excesso de cloro para intoxicação”. Na nota é citado ainda que “a Vigilância Epidemiológica também se baseou nos sintomas apresentados pelas 11 crianças atendidas no Hospital Margarita Morales para emissão do parecer”.

O evento reunia cerca de 250 crianças de três escolas municipais. Onze delas, com idades entre 8 e 10 anos, passaram mal e foram atendidas no hospital Margarita Morales apresentavam desânimo, dor de cabeça e abdominal, náuseas e sinais de desidratação. Todas foram atendidas e liberadas no mesmo dia, sendo diagnosticados pela equipe médica, de acordo a prefeitura, quadros de insolação.

Nenhum comentário: