terça-feira, 12 de novembro de 2024

Poços celebra 45 anos de capoeira do Mestre Osmar em grande evento do Grupo Filhos do Bonfim

Poços de Caldas, MG – No último sábado, o ginásio Romeu Cagnani foi palco de uma homenagem especial ao Mestre Osmar Pereira de Souza, conhecido como Mestre Osmar, que celebrou 45 anos de trajetória na capoeira. Em entrevista, Mestre Osmar compartilhou um pouco de sua história e paixão pela arte, que começou em 1980, e falou sobre o legado que a capoeira representa para ele e para a cultura brasileira.

“Comecei minha caminhada na capoeira em 1980. Foi aqui, em Poços de Caldas, através do Mestre Sena, que fundamos o Grupo Filhos do Bonfim, e hoje estamos aqui celebrando esses 45 anos,” relembrou Mestre Osmar. O grupo Filhos do Bonfim, ao qual ele ainda pertence, é uma das organizações que ajudaram a fortalecer a capoeira na cidade e na região.

Mestre Osmar ressaltou a expansão da capoeira, que atualmente é praticada em mais de 180 países e reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. “A capoeira hoje faz parte da cultura brasileira e está espalhada pelo mundo,” afirmou. Ele destacou também os benefícios sociais e educacionais da prática, especialmente para crianças e jovens. “A capoeira tem um poder muito grande de socialização. Ela ajuda as crianças a serem mais amigas, mais compreensivas, mais humanas.”

Ao ser questionado sobre o conselho que daria aos jovens interessados em ingressar na capoeira, Mestre Osmar incentivou a prática como um caminho de aprendizado e crescimento pessoal.  

O contramestre Edy, um dos organizadores do encontro, destacou a presença e a união dos capoeiristas em torno da celebração. “Este ano, a homenagem ao mestre Osmar foi especial. Trouxemos todos os projetos para celebrar e honrar esse mestre que tanto nos inspira com sua capoeiragem,” comentou Edy ao jornal Mantiqueira.  

Nenhum comentário: