sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Associação Meninos da Vila/Meninos de Ouro representam o Brasil em Copa Internacional no Chile

A Associação Meninos da Vila, de Poços de Caldas, MG, juntamente com o time Meninos de Ouro, da cidade de Ouro Fino, MG, representaram o Brasil na Copa Internacional de Hualañé, realizada entre os dias 18 e 25 deste mês, na província de Curicó, no Chile.

O torneio reuniu equipes de Argentina, Uruguai, Brasil e Chile, sendo considerado uma das mais importantes competições de futebol de base da América do Sul. As equipes competiram nas categorias Sub-11, 13 e 15, vivenciando uma intensa semana de jogos, aprendizagem e intercâmbio cultural.

A delegação brasileira foi oficialmente recebida pela prefeita de Hualañé, Carolina Muñoz, gesto que marcou a importância da presença do Brasil no evento. Para a prefeita, a participação brasileira engrandece a competição. “Ter uma equipe do Brasil em terras chilenas engrandece o evento e o torna mais visível no mundo do futebol. Este intercâmbio esportivo reforça e fortalece o vínculo de Hualañé com eventos de projeção internacional, promovendo o desenvolvimento do esporte e a integração entre os jovens”, destacou a prefeita.

Durante o campeonato, os jovens atletas enfrentaram adversários de diferentes países, em uma experiência única dentro e fora das quatro linhas, promovendo crescimento desportivo, humano e cultural. O time brasileiro venceu os times Hiachipato La Florida e Atlético Unión por 1x0 e 3x0, respectivamente e empatou com as equipes Jardín del Edén e U. Católica Curicó com 0x0 e 1x1, respectivamente, sagrando-se campeão por pontos corridos e saldo de gols na U-13. Outros amistosos contra escolinhas de futebol chilena também foram realizados durante a permanência no país.

O técnico Kallo Martins, da Associação Meninos da Vila, ressaltou a importância da vivência internacional e agradeceu ao Sicoob Agrocredi, na pessoa da gerente Cristiane Souza Silva Giacchetta, e a confiança das famílias. “Levar estes atletas para uma competição fora do país é mais do que disputar jogos; é proporcionar crescimento humano, cultural e esportivo. A confiança das famílias é fundamental para que este trabalho continue a transformar este jovens”, afirmou.

Kallo também destacou o apoio da prefeita de Hualañé durante toda a estadia da delegação no Chile. “Voltamos ao Brasil carregando uma gratidão imensurável pelo carinho, pela sensibilidade e, sobretudo, pelo carisma demonstrado com os atletas brasileiros. A presença da prefeita junto aos nossos jogadores marcou de maneira especial cada um deles, transformando-se em uma lembrança afetiva que permanecerá eternamente guardada na memória afetiva e no coração desses meninos”, declarou.

Segundo ele, a cordialidade do povo chileno ultrapassou fronteiras, transformando adversários em verdadeiros irmãos dentro e fora de campo.

O presidente do Ouro Fino FC, Martinho, destacou que a união entre os projetos fortaleceu a participação no torneio. “Unir nossos jogadores para essa competição internacional eleva o nível dos atletas, amplia horizontes e mostra que o trabalho realizado nos projetos está no caminho certo. É uma oportunidade que marca a trajetória destes jovens”, afirmou.

Martinho também fez um agradecimento especial a Jehu Núñez, diretor responsável pela logística alimentar da delegação. “Com extremo cuidado, profissionalismo e sensibilidade, Jehu dedicou-se a oferecer uma alimentação pensada especialmente para agradar o paladar dos atletas brasileiros, ao mesmo tempo em que proporcionou uma rica experiência gastronómica chilena. Seu comprometimento fez dele parte da família Meninos da Vila / Meninos de Ouro”, destacou.

A associação expressou ainda reconhecimento ao professor José Silva, profissional com ampla atuação no futebol chileno, que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento técnico, tático e humano dos atletas. “Sua orientação permitiu que os jogadores vivenciassem, de maneira concreta, o futebol sul-americano em contato direto com equipes e clubes chilenos, ampliando horizontes e fortalecendo a formação esportiva”, completou Kallo.

O técnico da Associação Meninos da Vila ainda ressalta o importante apoio dado ao projeto através do vereador Wellington Guimarães, o Paulista, e pela prefeitura de Poços, através da secretária municipal de esportes, Zélia Maria Testi Moreira, na participação dos atletas na Copa Internacional de Hualañé reforçando o papel do esporte como ferramenta de formação, integração e geração de oportunidades para as novas gerações, deixando uma marca positiva tanto no futebol poços-caldense quanto no cenário internacional. “Levar o nome de Poços fora do Brasil foi um privilégio. Ver que nosso projeto atravessou fronteiras demonstra que estamos no caminho certo realizando sonhos de um futuro promissor a nossas crianças, dentro e fora dos gramados, como atletas e principalmente como cidadãos de bem”, finalizou Kallo.



Nenhum comentário: