sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Muito além da corrida: Volta ao Cristo deixa legado esportivo, cultural e social

 Poços de Caldas, MG - A secretária municipal de Esportes de Poços de Caldas, Zélia Maria Testi Moreira, a Zelinha, fez um balanço minucioso, detalhado e extremamente positivo da última edição da Volta ao Cristo, classificando o evento como um marco não apenas esportivo, mas também institucional, cultural e social para o município. Segundo ela, a sensação ainda é de entusiasmo diante da repercussão alcançada junto aos atletas e ao público.

“A gente ainda está respirando essa corrida. Foi uma prova que agradou, pelo menos pelo que a gente entende, quase 100% dos corredores, dos participantes dessa edição”, afirmou a secretária, ressaltando que o retorno recebido reforça que o caminho adotado pela organização foi acertado. Para Zelinha, a Volta ao Cristo de 2026 confirmou que Poços de Caldas vive um momento muito especial no esporte, fruto de planejamento, diálogo e construção coletiva.


PARCERIAS

Ao longo de sua fala, a secretária destacou de forma enfática a importância das parcerias com a iniciativa privada, classificando esse apoio como essencial para o crescimento e a qualificação dos eventos esportivos no município. “Essa parceria das empresas junto ao esporte só engrandece aquilo que a gente quer construir. O esporte de Poços está vivendo um grande momento, seja no apoio dentro dos editais, seja com empresas que patrocinam projetos e associações, seja por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e agora também com esse crescimento dentro da própria prefeitura, com o apoio direto das empresas”, explicou.

Segundo Zelinha, essa união tem permitido transformar projetos, melhorar experiências e oferecer estruturas cada vez mais qualificadas aos atletas. “A gente consegue transformar para melhor, trazer grandes melhorias e grandes experiências para os nossos corredores e para os nossos atletas por meio dessa parceria. Isso gera um legado. É uma satisfação não só no projeto em si, mas no esporte como um todo. Cada empresa vai deixando um legado dentro do esporte do município”, destacou.

Entre os parceiros, a secretária fez questão de enfatizar o papel da Unimed Poços de Caldas, patrocinadora máster da prova e presença constante ao longo das edições. “A Unimed foi a empresa que puxou essa fila. Ela já está na Volta ao Cristo há bastante tempo, é uma empresa que respira projetos esportivos e é muito parceira da nossa Secretaria de Esportes”, afirmou. Segundo Zelinha, quando a Unimed associa seu nome a um projeto esportivo, isso gera confiança e segurança para outras empresas. “Quem não conhece vê o nome da Unimed e entende que aquele projeto é garantido, bem executado, que tem finalidade e seriedade”, completou.

Outro destaque foi a participação do Grupo Grupo Althaia, por meio do produto Equaliv, voltado especificamente ao público esportista. A secretária explicou que a presença da marca agregou valor ao evento e surpreendeu positivamente muitos corredores. “Eles têm um produto destinado para atletas, com todo um cuidado na apresentação. Agrega muito junto ao esporte. Muitos corredores ficaram encantados, porque não conheciam ainda. Foi uma maneira da Equalive se apresentar, mostrando um produto de qualidade”, relatou. Além disso, o kit do atleta contou com vitamina C, item bastante utilizado e aprovado pelos praticantes da corrida de rua.

Zelinha também ressaltou a participação de instituições de ensino que abraçaram o evento. A Rede Merlin, representando a tradicional Rede Objetivo em Poços de Caldas, e o Colégio Bilíngue MapleBear marcaram presença como parceiros, levando suas marcas para dentro do estádio e contribuindo para abrilhantar o dia da prova. “São parceiros que estiveram lado a lado conosco”, frisou.

Um dos diferenciais desta edição, segundo a secretária, foi a criação de um espaço exclusivo destinado às chamadas “lojinhas”. A iniciativa trouxe organização e inovação para dentro da prova. “Foi um espaço pensado para oferecer uma experiência diferente. Os corredores tiveram acesso a preços diferenciados em tênis e roupas esportivas, além de serviços como açaí, massagem e outros atendimentos. Isso trouxe um diferencial muito positivo”, avaliou.

Zelinha fez questão de citar ainda uma extensa lista de parceiros que contribuíram para o sucesso da Volta ao Cristo. Entre eles, Uniodonto, Vila Sul, Hospital Donato — que disponibilizou consultas oftalmológicas inteiramente gratuitas aos participantes — Sicredi, Unicred, Fotop, responsável pelo registro completo de todo o processo da prova, Café Orfeu, que ofereceu degustação aos corredores, Stamp Sua ideia, Carvalho Guerra Corretor de Seguros, Unicred e Jussara Mahik, clínica de spa e estética. “Muita gente esteve conosco. Cada um colaborou de uma forma diferente, e isso abrilhantou ainda mais o evento”, destacou. Também foram parceiros do evento os meios de hospedagem Hotel das Águas, Pousada do Sesc, Hotel D’Oeste, além do Sest Senat e do Cricket Brasil/Poços, reforçando a integração entre esporte, turismo e economia local, e consolidando a Volta ao Cristo como um dos maiores e mais completos eventos esportivos do calendário de Poços de Caldas.


PODER PÚBLICO

Na avaliação da secretária, não é possível falar do sucesso da Volta ao Cristo sem reconhecer o papel fundamental do poder público. “A prefeitura é a grande parceira responsável pelo acontecimento desse evento esportivo. Quem está ali no dia da prova não imagina todo o processo que acontece para que ela se realize”, explicou. Segundo ela, a Secretaria de Esportes conta com secretarias irmãs, que atuam de forma integrada. Houve trânsito seguro, apoio da Secretaria de Obras, suporte da Secretaria de Saúde com ambulância e atendimento, além da participação de diversos outros setores. “É um evento da prefeitura como um todo, não é um evento específico da Secretaria de Esportes. Todas as secretarias trabalham juntas para que tudo saia a contento”, afirmou, destacando a atuação conjunta da Prefeitura de Poços de Caldas.


PARTE CULTURAL

Outro ponto amplamente celebrado por Zelinha foi a forte presença da cultura local durante o evento. A secretária explicou que a ideia foi trazer para a Volta ao Cristo um “recheio cultural”, algo comum em grandes provas realizadas em grandes centros. “A gente ficou muito feliz porque conseguimos fazer todo esse processo artístico e cultural com pessoas da nossa cidade”, destacou. Durante o fim de semana, o público acompanhou apresentações de fanfarra, bateria de escola de samba, capoeira, o grupo Poços Ativa, além de músicos, DJ e apresentações tanto no sábado quanto no domingo. “Foi tudo com gente do nosso município, mostrando a potência que Poços de Caldas tem não só no esporte, mas em todas as áreas”, ressaltou.

Segundo a secretária, as atrações culturais deram um gás extra aos corredores e foram muito bem recebidas. “O pessoal curtiu, gostou da novidade, e isso cria agora uma responsabilidade grande para a gente pensar em 2027 e no que vamos trazer de novo”, comentou.

Por fim, Zelinha revelou que a alta procura pela prova já aponta para um futuro ainda mais promissor. As inscrições se encerraram com pouco mais de dez dias, o que levou o prefeito Paulo Ney a anunciar a ampliação do número de vagas para as próximas edições. “A gente vai soltar essa prova com maior antecedência, para que as pessoas possam se organizar melhor, e com certeza esperamos um recorde de participantes na edição de 2027”, concluiu.

 

Nenhum comentário: