quinta-feira, 17 de abril de 2025

Poços Ativa promove saúde e bem-estar com aulas de funcional gratuitas

 A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do programa Poços Ativa, segue promovendo qualidade de vida e bem-estar para a população com as aulas gratuitas de funcional. A atividade, realizada na Praça Municipal João Monteiro, é conduzida pela instrutora Claudiane Souza da Silva e tem conquistado cada vez mais participantes.

O funcional é uma atividade física completa, que trabalha o corpo de forma integrada, melhorando força, resistência, equilíbrio e coordenação. Mais do que um exercício, é uma oportunidade de cuidar da saúde, sair do sedentarismo, aumentar a disposição e até fazer novas amizades.

Tudo acontece com o acompanhamento de profissionais capacitados, garantindo segurança, orientação e motivação durante as aulas. O objetivo é oferecer uma experiência positiva com o exercício físico, respeitando o ritmo de cada participante e incentivando um estilo de vida mais ativo e saudável.

Com essa iniciativa, o Poços Ativa reforça seu compromisso com a saúde e a qualidade de vida da comunidade, oferecendo acesso gratuito a atividades que fazem bem para o corpo e para a mente. Em um mundo cada vez mais corrido, se movimentar nunca foi tão importante.

Crescimento do vôlei em Poços é celebrado em amistoso entre projetos locais

  

Poços de Caldas, MG – O vôlei masculino de Poços de Caldas vem ganhando força e visibilidade, e na última segunda-feira (14/04), essa evolução pôde ser conferida de perto no Ginásio Isah Sarraf, durante um amistoso entre as equipes Expansão Vôlei e Val Vôlei, ambas pertencentes ao programa municipal Poços Ativa.

O jogo foi marcado por rallys emocionantes, parciais acirradas e muita entrega dos atletas em quadra. Ao final dos cinco sets disputados, a equipe Expansão Vôlei Poços Ativa saiu com a vitória, fechando o confronto em 4 sets a 1. A partida de volta já está sendo programada para acontecer na “casa” do Val Vôlei, na região sul da cidade.

O Poços Ativa é um programa que atende aproximadamente 3 mil pessoas em diversos polos da cidade, promovendo saúde, esporte e qualidade de vida por meio de aulas e atividades físicas gratuitas. O vôlei é uma das modalidades que mais cresce dentro do projeto.

Além do bom nível técnico apresentado, o amistoso teve como destaque a integração entre os projetos, o que foi exaltado por ambos os lados. Para Luís Eduardo, técnico do Val Vôlei, a experiência foi extremamente positiva: “Foi uma experiência muito bacana, muito organizada. Para muitos dos nossos atletas, foi a primeira vez em uma situação de jogo. Só haviam treinado até agora. Com base no que apresentamos, agora sabemos onde precisamos melhorar e onde acertamos. Vamos seguir treinando forte.”

Já Sara Constantino, integrante da comissão técnica do Expansão Vôlei Poços Ativa, também destacou o caráter formativo e técnico da partida: “Foi um amistoso muito produtivo, independentemente do placar. Conseguimos colocar todos os atletas para jogarem, o que é essencial em um jogo-treino. Pude observar a movimentação, o entrosamento e como os atletas reagiram a diferentes formações. Os meninos tiveram uma postura respeitosa, prestando atenção, se orientando e se ajudando.”

Sara também ressaltou a importância da retomada do projeto após um período de pausa: “Começamos como Expansão Vôlei, tivemos uma pausa e agora estamos integrados ao Poços Ativa, o que fortalece e solidifica o projeto. Essa parceria com a Prefeitura traz tranquilidade e continuidade, algo fundamental para pensarmos em crescimento a longo prazo.”

Além disso, ela enfatizou que o objetivo agora é ampliar ainda mais o alcance do vôlei na cidade, atingindo diferentes idades e públicos:

“O projeto está crescendo e, com ele, a modalidade também. A tendência é alcançar mais pessoas e consolidar ainda mais o vôlei como um dos esportes fortes de Poços.” 

Atleta Poços Caldense conquista 2º lugar geral nos 35k da Ultra Desafio UD Bertioga

Poços de Caldas, MG - O final de semana foi de superação e conquista!!! 

A atleta Fabíola Granato competiu na Ultra Desafio UD Bertioga, uma das provas mais desafiadoras do litoral paulista, Fabíola Granato brilhou ao conquistar o 2º lugar geral na distância de 35km, enfrentando condições extremas e um percurso exigente.

A prova, que aconteceu em Bertioga-SP, é parte de uma série de desafios de resistência com percursos de 8km, 15km, 35km e 55km. 

Fabíola participou da categoria 35k, completando o trajeto em impressionantes 3 horas e 30 minutos.

Com o sol forte e altas temperaturas, o percurso testou os limites dos competidores. A travessia pelas praias da Enseada e da Riviera de São Lourenço trouxe uma beleza singular à prova, mas também elevou o nível de dificuldade.

“Foi uma prova muito dura, com uma reta interminável sob um calor intenso. A maior dificuldade foi correr na areia, que tira completamente o impulso da passada. Mas a paisagem compensou cada passo. Estou muito feliz com o meu resultado!”, comentou Fabíola.

Agradeço imensamente aos meus treinadores Rafael Matos e Valter Pereira. 

Agradecimento aos treinos do professor Robson Alvarenga da Caldense.

Setor 35 é inaugurado e apresenta novo conceito de academia de escalada em Poços

Poços de Caldas, MG – Foi inaugurada no último sábado (12) a Academia de Escalada Setor 35, o mais novo espaço esportivo e cultural da cidade. A abertura oficial contou com um festival infantil e uma animada competição, atraindo participantes de várias cidades e amantes da escalada. O projeto é idealizado por Luiz Henrique Leocadio, escalador há quase 30 anos, que celebra a realização de um sonho antigo.

“Minha vida inteira é dedicada ao esporte. Esse projeto une tudo o que eu acredito: esporte, cultura, arte, gastronomia e convivência. É um conceito novo para Poços de Caldas, pensado para catalisar a juventude, unir as pessoas e fortalecer o turismo da cidade”, destacou Luiz, um dos quatro sócios do Setor 35, ao lado de Tony, Ana e Ellen.

A inauguração teve clima de celebração, com muitos curiosos e atletas testando a estrutura moderna da academia. A competição seguiu o formato de “festival”, mais descontraído, sem finais tradicionais. Cada participante recebe uma ficha de pontuação e escala diversas linhas (vias de escalada), somando pontos a cada conquista. Ao final, vence quem acumular mais pontos, mas o espírito de confraternização prevalece.

Modalidade olímpica e acessível

A escalada tem ganhado destaque mundial, especialmente após sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com três modalidades: boulder (sem corda, com colchões de proteção), lead (com corda) e velocidade (corrida vertical). Para os Jogos de Paris, cada uma das categorias ganhará medalha própria, reforçando a relevância do esporte.

No Setor 35, a modalidade oferecida é o boulder. “É ideal para quem quer começar. A pessoa pode vir sozinha, não precisa de um parceiro. É tudo muito seguro, temos colchões especiais e orientação para todos os níveis. Crianças, adultos e até idosos podem praticar”, explica Luiz.

Além da liberdade que a modalidade proporciona, Luiz destaca os benefícios físicos e mentais: “Trabalha coordenação motora, criatividade, concentração e o corpo inteiro. É perfeito para quem não gosta de academia tradicional, mas quer um esporte completo”.


Um sonho que começou longe

O Setor 35 nasceu da vontade de Luiz de transformar a paixão pela escalada em algo maior. Morando nos Estados Unidos, ele começou a desenvolver o projeto por lá, mas decidiu voltar a Poços de Caldas após o diagnostico de alzheimer do avô. “Foi uma decisão de coração. Voltei para cá com o projeto já em andamento. Cheguei no dia 2 de janeiro e agora, em abril, estamos inaugurando. É uma alegria ver a cidade abraçando essa ideia”.


Espaço e funcionamento

Localizada na Rua Monsenhor Alderigi, nº 484, a academia funciona com sistema semelhante ao de academias convencionais: diária, plano mensal ou anual. As informações completas estão disponíveis no Instagram oficial (@setor35), onde é possível realizar inscrições, conferir horários e conhecer mais sobre as atividades.

“Estamos prontos para receber todos, com muito profissionalismo e acolhimento. Nosso objetivo é que o Setor 35 se torne um ponto de encontro da cidade, promovendo saúde, cultura e integração”, finaliza Luiz.

Poços celebra 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços e Mantiqueira relembra esta história de sucesso

Poços de Caldas, MG – Em 2010, um sonho começou a tomar forma nas mentes e nos corações de dois amigos: O professor de Educação Física André Oliveira e o ex-jogador Paulista. Ambos compartilhavam o desejo de contribuir com o esporte na cidade e proporcionar às crianças uma oportunidade de crescimento através do futebol. Unidos pela paixão e pela amizade, deram início a um projeto que, este ano, completa 15 anos de história: a Escolinha Zico 10/Coopoços.

Essa é a primeira reportagem especial do Mantiqueira em homenagem aos 15 anos da escolinha. Ao longo da série, vamos revisitar os momentos que marcaram essa trajetória vitoriosa, com relatos emocionantes dos protagonistas dessa história. Na edição de hoje, entrevistamos Sérgio Azevedo — Sérgio da Coopoços — figura central na consolidação do projeto, além dos fundadores André Oliveira, Paulista e da técnica Marcela Carvalho.

O sonho que  virou realidade

Em 2010, ao procurarem Sérgio Azevedo com a ideia de criar uma escolinha de futebol, André e Paulista encontraram receptividade imediata. Sérgio, apaixonado por futebol e torcedor fanático do Flamengo, já alimentava o desejo de oferecer mais opções de lazer e desenvolvimento para os cooperados, especialmente para as crianças.

“Então eu tinha uma pretensão aqui na proposta de ampliar os benefícios para o associado, principalmente para as crianças. Queria que as crianças tivessem atividade”, relembra Sérgio.

A proposta dos amigos veio ao encontro desse objetivo, e Sérgio não perdeu tempo. Mas ele queria algo grandioso, que tivesse um nome forte por trás. Foi então que surgiu a ideia de buscar a franquia da Escola de Futebol Zico 10. A ideia veio de Jucilene, que trabalhava com Sérgio na época, que  encontrou informações sobre a franquia e trouxe a sugestão. O nome Zico brilhou aos olhos de todos.

“Aí eu vi esse negócio da escola do Zico, coisa boa. E aí veio o orçamento. Achei cara. Jucilene disse: ‘muito barato! Muito barato! Olha o benefício que vai ser’, comentou Jucilene”.


Um feito histórico:  trazer Zico a Poços de Caldas

Um dos momentos mais icônicos dessa trajetória foi, sem dúvida, a vinda de Zico para a inauguração da escolinha em Poços de Caldas — algo considerado impossível por muitos. Sérgio insistiu. Ligou, mandou e-mails, negociou. E conseguiu o que ninguém imaginava: o craque confirmou presença.

“Até que cheguei num sábado, abri meu e-mail, o cara me respondeu: ‘você venceu’. Não sei por quê, mas o homem falou que vai”, conta Sérgio, emocionado ao lembrar.

Determinando-se a confirmar pessoalmente, ele viajou ao Rio de Janeiro, encontrou Zico, ouviu dele próprio a confirmação e ainda conseguiu um vídeo do craque anunciando sua vinda a Poços. “Aí eu tive certeza que vinha”.

A inauguração foi um espetáculo à parte. O ginásio poliesportivo lotado de flamenguistas e fãs do futebol vibrou com a presença do ídolo. Zico foi incansável: autografou camisas, tirou fotos com todos e esbanjou simpatia. Após o evento, foi jantar no tradicional restaurante Pampa, onde mais uma vez fez questão de atender a todos que o esperavam, mesmo sendo já quase uma da manhã.


Um exemplo de humildade

A simplicidade e atenção de Zico marcaram todos que participaram daquele momento. Sérgio lembra com carinho: “Você vê como é que é um cara que sabe o que é a importância dele para as pessoas. E hoje você tem uns caras que não são nada e te esnobam como se fossem alguém. E o Zico, que é o Zico, foi o primeiro a querer tratar bem todos os fãs.”

Em uma conversa informal com o craque, Sérgio perguntou como ele conseguia lidar com a rotina intensa de assédio dos fãs: “Ele falou: ‘tem que ter é paciência e memória’. Eu fiquei encucado com isso. Aí ele falou: ‘pra lembrar que tem que ter paciência’.”


Os frutos do trabalho coletivo

Desde então, a escolinha cresceu e se consolidou como uma referência no esporte local. Sérgio destaca a importância dos nomes que passaram pelo projeto — entre eles, a técnica Marcela Carvalho, primeira treinadora de futebol do projeto. “O Paulista e o André começaram, depois vieram outros nomes, o Zé Carlos somou muito, cada um teve a sua história própria.”

Hoje, alguns dos alunos da primeira turma já são pais — um sinal do tempo que passou e do legado construído.

Uma festa que celebra o passado e projeta o futuro

Para marcar os 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços, Sérgio e a equipe planejam uma grande festa. Existe, inclusive, uma nova tentativa de trazer Zico novamente à cidade. A presença do eterno camisa 10 do Flamengo seria o fechamento perfeito para esse ciclo de sucesso, mas, mesmo que não aconteça, o evento será um marco.

“Independente dele vir ou não, a festa tem que ser. É uma coisa muito marcante. A escolinha foi muito boa pra proposta, atraiu os associados também. Foi ótimo.”

A Escolinha Zico 10/Coopoços é um exemplo de como sonhos se realizam quando há dedicação, parceria e paixão. Uma história que começou com dois amigos e um ideal, encontrou apoio em quem acreditou e venceu todas as barreiras com coragem, humildade e amor ao esporte.

 

Sonho com projeto social resulta na Escolinha Zico 10/Coopoços

 Poços de Caldas, MG- Apaixonado por futebol desde criança, o professor de educação física André Oliveira viu na Escolinha Zico 10/Coopoços a um antigo sonho: oferecer oportunidades a jovens atletas por meio do esporte. Ele foi o idealizador do projeto que uniu paixão, experiência e responsabilidade social, em parceria com o ex-jogador Paulista e com o apoio da Coopoços.

Na época Andre já tinha  mais de 10 anos de atuação em academias e também atuava como comentarista esportivo da TV Poços. “Sempre tive vontade de atuar diretamente dentro do esporte, e a chance se concretizou com a criança da Zico 10/Coopoços Juntos, eu e o tiramos esse projeto do papel”, conta.

André lembrou que a iniciativa nasceu com estrutura sólida. Com apoio do presidente da Coopoços, Sérgio, que abraçou a ideia desde o início, o projeto até hoje atende crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. Além do ensino dos fundamentos do futebol, o trabalho ainda hoje tem um forte viés social. “Vamos muito além do treino. Priorizamos atenção à saúde  e suporte nutricional. Em alguns núcleos a prioridade sempre foram crianças carentes

“A parceria com a Escolinha Zico 10 veio como um selo de qualidade para nós. Conseguimos construir algo que vai muito além do futebol – é um projeto de vida, um legado para toda uma geração”, destacou André com orgulho.

Para André Oliveira, fazer parte da história da equipe ao lado do Paulista, Sérgio e tantos outros envolvidos é motivo de enorme orgulho. “Entramos neste projeto com o coração cheio de sonhos e muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Acho que conseguimos”

Paulista relembra início da Escolinha Zico 10/Coopoços: “Mudou a história da minha vida”

 Poços de Caldas, MG - Em 17 de maio de 2010, data do aniversário de sua filha, o então jogador profissional de futebol Paulista dava o primeiro passo rumo a um projeto que mudaria não apenas a sua trajetória, mas também a de centenas de crianças e adolescentes: a criação da escolinha de futebol Zico 10/Coopoços.

Naturalmente envolvido com o esporte, Paulista conciliava os últimos momentos de sua carreira nos gramados com o desejo de dar início a um novo ciclo. E foi com esse espírito de renovação e propósito que nasceu a parceria com a Coopoços, cooperativa dos servidores municipais de Poços de Caldas.

“Foi algo super importante, que mudou a história da minha vida. Eu ainda jogava profissionalmente, e meu grande sonho era finalizar minha carreira iniciando um novo projeto, algo que tivesse um impacto real na vida das pessoas”, conta.

O início de tudo foi impulsionado por uma amizade de longa data. Ao lado do professor de educação física André Oliveira, Paulista deu forma a uma ideia que já vinha sendo amadurecida entre conversas e sonhos: uma escolinha de futebol que unisse formação esportiva, cidadania e inclusão social.

A oportunidade surgiu com a apresentação do projeto ao então presidente da Coopoços, Sérgio, conhecido carinhosamente como “Sérgio da Coopoços”, e sua diretoria, composta por Ana Alice, Alexandre e Rogério. A proposta de oferecer aulas de futebol para os filhos dos cooperados encantou a todos e foi aprovada.

“A gente queria um trabalho voltado para crianças e adolescentes, filhos dos servidores. E foi um sucesso desde o início.”

O primeiro treino aconteceu em 10 de outubro de 2010, data que ficou marcada como o nascimento oficial da escolinha Zico 10 em parceria com a Coopoços. Desde então, o projeto cresceu, ganhou reconhecimento e deixou marcas profundas na comunidade.

Além de Paulista e André, o projeto contou no início com professores da academia da Coopoços como Marcela, Thiago e Diogo, que ajudaram a consolidar um trabalho de base sério e comprometido.

Com o tempo, a escolinha passou a contar com uma equipe multidisciplinar, que incluía nutricionistas, fisioterapeutas e atividades complementares. Frutas eram distribuídas aos alunos, eventos especiais faziam parte do calendário e as competições internas davam espaço para os meninos mostrarem o que estavam aprendendo — tudo em um ambiente de apoio e formação.

“Foi algo sensacional. A escolinha fez uma diferença enorme na vida de muitas famílias. A gente sempre teve um carinho especial pelos filhos dos cooperados, e ver que hoje muitos daqueles meninos são amigos, alguns até se tornaram profissionais do futebol, é algo muito gratificante.”

Mas mais do que formar atletas, o objetivo principal sempre foi formar cidadãos. E, segundo Paulista, esse legado continua vivo e sendo bem conduzido nos dias de hoje por nomes como Zé Carlos e Canhoto, que estão à frente da escolinha com competência e dedicação.

Ao relembrar a jornada iniciada em 2010, Paulista não esconde o orgulho e a emoção. O impacto da escolinha também reverberou em sua vida profissional. Foi por meio desse trabalho que ele foi convidado, anos depois, a assumir a Secretaria de Esportes em 2017, o que abriu as portas para sua carreira política como vereador — sendo eleito e reeleito em Poços de Caldas.

“As sementes foram lançadas ali. Tanto no esporte como na minha vida pública, tudo começou com esse projeto. Quando você faz algo com prazer e motivação, as coisas tendem a dar certo. E, graças a Deus e às pessoas que confiaram em mim, deu certo.”

Hoje, ele observa de longe, mas com o mesmo carinho de quem esteve desde o primeiro minuto. Paulista agradece à diretoria da Coopoços, aos professores e, principalmente, às famílias que acreditaram no projeto.

“O segredo do sucesso foi a confiança de todos. Famílias, professores, diretores, alunos. Juntos, fizemos a diferença. E fico muito feliz em saber que a escolinha continua em boas mãos. Que venham novos projetos e novas histórias.”

Marcela Carvalho relembra trajetória com carinho e orgulho

 Poços de Caldas, MG - Marcela Carvalho fez história ao se tornar a primeira mulher a treinar uma escolinha de futebol em Poços de Caldas. Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, ela compartilhou memórias e reflexões sobre o período que marcou o início de sua carreira profissional.

“Assim como a escolinha teve uma grande importância na vida de muitas crianças, ela também foi fundamental na minha vida profissional”, contou Marcela. Ainda estagiária quando começou sua atuação, ela foi convidada pelo então prefeito e pelos professores André e Paulista para integrar o projeto de futebol inspirado na metodologia do Zico, que estava sendo implantado na academia da Coopoços.

“Receber esse convite foi uma grande honra. Eu sempre tive uma paixão enorme pelo futebol e, até então, não havia mulheres atuando na preparação física ou diretamente no treinamento dessas crianças. Fui a primeira e abracei esse desafio com amor e responsabilidade”, lembra.

Marcela trabalhou com crianças de diferentes idades, de 4 a 16 anos, e criou laços duradouros com os alunos e colegas de equipe. “Era um contato muito próximo, de muito carinho. Tivemos professores incríveis ao longo do tempo, como o Tiago, o André e o Paulista. Cada um deixou sua marca.”

Com um perfil exigente, mas afetuoso, Marcela destaca que mantinha uma linha de cobrança, especialmente no aspecto físico, sempre com o objetivo de ajudar os alunos a evoluírem dentro do esporte. “Era firme, mas com amor. Queria que eles estivessem preparados, não só para o futebol, mas para a vida”, afirma.

Hoje, atuando como secretária no governo de Paulo Ney, Marcela reconhece a influência determinante daquela fase em sua formação. “Aquilo me definiu como profissional. Ali aprendi sobre responsabilidade, empatia e proximidade com as pessoas. Foi naquele ambiente, com aquelas crianças, que nasceu a profissional que sou hoje.”

Ela finaliza a entrevista com uma homenagem ao atual coordenador da escolinha. “Parabéns ao Zé Carlos, que está à frente hoje, e a todos os professores que mantêm esse projeto vivo. É uma iniciativa linda, que continua transformando vidas.”


Clínica Tavinho leva lenda do futevôlei à Caldense e encanta associados

 O Departamento de Futvôlei da caldense promoveu na noite de ontem (14/04) a Clínica Tavinho, um evento exclusivo para sócios que proporcionou a oportunidade de aprender com uma verdadeira lenda do esporte.

Luiz Otávio de Souza Talon Robes, o Tavinho, possui um currículo impressionante. Quatro vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão mundial, cinco vezes campeão do Torneio Amigos do Futevôlei, campeão da Liga Nacional de Futevôlei 2023, sete vezes vencedor do Open Nacional, oito vezes campeão do FTV Brasil, oito vezes campeão carioca e eleito quatro vezes o melhor atleta do Brasil.

Segundo o conselheiro alviverde Marquinho Noronha, um dos organizadores da clínica, a presença de Tavinho é um marco para o clube. “É um exemplo de dedicação, treina muito, vive do esporte. Trouxemos ele para compartilhar sua experiência, mostrar os desafios da modalidade e fomentar ainda mais o crescimento do futevôlei. Trazer uma referência como essa é um enorme prazer para nós, apaixonados por esse esporte”, destacou.

Noronha também celebrou a grande procura pelo evento, que teve as vagas esgotadas em poucas horas. “Foi um sucesso absoluto. Um evento como esse, que oferece tanto aos nossos associados, certamente retornará ao clube em outras edições, permitindo que ainda mais sócios possam vivenciar a experiência de aprender com o Tavinho”, afirmou.

Para Tavinho, o convite para ministrar a clínica na Caldense foi motivo de grande satisfação. “Os sócios foram incríveis, receptivos e muito empenhados. Estão em um nível muito bom no esporte, e espero ter contribuído com o crescimento deles no futevôlei. Quero voltar mais vezes para acompanhar essa evolução de perto”, disse o atleta.

Durante a clínica, Tavinho trabalhou fundamentos essenciais do futevôlei, como posicionamento em quadra, passes e correções posturais. “Procuro sempre ensinar como aproveitar melhor os espaços da quadra. E, no final, fazemos uma dinâmica mais descontraída, com situações de jogo em que eles possam aplicar tudo que aprenderam. É sempre uma troca muito rica”, finalizou o campeão.

BMX Poços Clube se destaca na 2ª etapa do Campeonato Paulista com 35 atletas e 30 pódios em Americana

O BMX Poços Clube mais uma vez representou com garra e talento a cidade de Poços de Caldas na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, realizada no último dia 13 de abril, na cidade de Americana (SP). A equipe levou 35 atletas à competição e conquistou resultados expressivos, reafirmando seu protagonismo na modalidade.

Ao todo, 30 atletas do clube subiram ao pódio. Quatro deles sagraram-se campeões da etapa, seis foram vice-campeões, quatro conquistaram o terceiro lugar, e outros dezessete garantiram posições de destaque nas demais colocações de pódio, demonstrando a força coletiva da equipe em diversas categorias.

Com esse desempenho, o BMX Poços Clube garantiu a 3ª colocação no ranking geral de clubes da competição, consolidando-se entre as principais forças do Campeonato Paulista de BMX Racing em 2025.

A etapa, considerada uma das mais disputadas do campeonato, contou com a presença de clubes de todo o estado de São Paulo, além de clubes de Minas Gerais e Paraná, isso reforçou o alto nível técnico da competição. Mesmo diante de grandes adversários, os atletas poços-caldenses mostraram dedicação, preparo e espírito esportivo, fruto do trabalho contínuo realizado pelo clube.

O BMX Poços Clube segue seu calendário de competições ao longo do ano, focado no desenvolvimento de seus atletas desde as categorias de base até os níveis mais avançados, sempre levando o nome de Poços de Caldas ao pódio.

Resultado 2ª Etapa Campeonato Paulista de BMX Racing – Americana


Campeões

Junia Coutinho – Women 17/29 Anos

João Paulo Luz – Boys 09 Anos

Brendon Fernandes – Men 25/29 Anos

Eduardo Martins – Cruiser 30/34 anos

Vice-Campeões

Gabriela Camargo – Girls 15/16 Anos

Mateus Henrique Lobo – Boys 10 Anos

Eduardo Felipe – Novatos 15/16 Anos

Diego Rangel – Cruiser 17/29 Anos

José Paduani – Cruiser 30/34 Anos

Kaique Milani – Elite Men

3º lugar

Thiago Mendes – Novatos 09/10 Anos

Enzo Madella – Boys 13 Ano

Marcio Mendonca – Cruiser 50/54 Anos

Eduardo Martins – MTB Open

Demais colocações

Lavinia Coutinho – Girls 11/12 Anos – 4° Lugar

Ezequiel Marreiro – Mtb Open – 4° Lugar

Guilherme Correa – Boys 11 Anos – 5º Lugar

Enrico Frazão – Boys 14 Anos – 5° Lugar

Andre Albanese – Junior Men – 5º Lugar

Rafael Coutinho – Mtb Open – 5° Lugar

Rian dos Santos – 5° Lugar

Escola Barra Brava Jiu-Jitsu Personal conquista 12 medalhas na 4ª Copa Ragnarok em São José do Rio Pardo/SP

A Escola Barra Brava Jiu-Jitsu Personal brilhou no último fim de semana durante a 4ª Copa Ragnarok, realizada em São José do Rio Pardo/SP. Com uma delegação de 11 atletas, a equipe voltou para casa com 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, além de um importante destaque na categoria submission.

O evento marcou a estreia de nove dos atletas, que participaram pela primeira vez de uma competição oficial de jiu-jitsu, mostrando garra, dedicação e talento no tatame.

Um dos grandes destaques foi a jovem Aninha, de apenas 14 anos, carinhosamente apelidada de Wandinha. Mesmo sem experiência prévia no submission, ela encarou a categoria com coragem e conquistou o vice-campeonato, perdendo a final por uma diferença mínima — apenas uma vantagem. A performance surpreendeu e emocionou a equipe, demonstrando o espírito de superação e determinação que marca o projeto.

Além do excelente desempenho, a equipe fez questão de agradecer o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Esportes, na pessoa da secretária Zélia Maria Testi Moreira (Zelinha), que viabilizou o transporte dos atletas mesmo com o pedido sendo feito apenas quatro dias antes do evento.

“Sem a Secretaria e o empenho da Zelinha, nada disso teria sido possível. Ela correu atrás e tornou esse sonho realidade para nossos atletas”, destacou a equipe em nota de agradecimento.

A equipe também fez questão de reconhecer o apoio constante do vereador Wellington Guimarães, o Paulista, que sempre contribui dentro do possível, e da Del Carmem Tattoo Ink, grande incentivadora e principal apoiadora do projeto “Mudando Vidas Ensinando Jiu-Jitsu”, que já acumula 17 anos de história e transformação social.

Prefeito Paulo Ney visita Projeto Caça Talentos e destaca impacto social do esporte

Poços de Caldas, MG – O prefeito Paulo Ney visitou, na tarde desta quarta-feira (16), o Projeto Caça Talentos, uma iniciativa que atende alunos do 6º ao 9º ano no contraturno escolar com aulas de jiu-jitsu, promovendo o desenvolvimento físico, pessoal e social de dezenas de crianças e adolescentes do município.

Acompanhado da secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, e do diretor do Departamento de Políticas Públicas Esportivas, Israel Pereira, o prefeito participou das atividades e conversou com os alunos e profissionais que integram o projeto.

Durante a visita, Paulo Ney destacou a importância da ação esportiva como ferramenta de transformação social. “O Caça Talentos é um projeto maravilhoso, sobretudo pela sua função social: tira as crianças da rua e as traz para o esporte. O jiu-jitsu tem esse papel fundamental de ensinar respeito, foco e autoconfiança. Vim conhecer esse projeto de perto, já admirava o trabalho do Mestre Paulão, e fico ainda mais impressionado. Estamos valorizando os espaços esportivos da cidade e esse, em especial, recentemente recebeu melhorias. Além do jiu-jitsu, aqui também temos outras atividades como o críquete. É isso que temos que fazer: ocupar nossos espaços com ações que beneficiem a comunidade”, afirmou.

Coordenado pelo Mestre Paulão Rezende, referência nacional no jiu-jitsu, o projeto é desenvolvido atualmente em três polos: Vilas Unidas, CEU na Zona Leste e CAIC na Zona Sul. A proposta é proporcionar aos alunos não apenas a prática esportiva, mas também a possibilidade de um futuro como atletas de alto rendimento.Para a secretária Zélia Maria Testi Moreira, o impacto positivo do projeto é visível. “É uma grata satisfação ver, em uma tarde como hoje, tantas crianças praticando esportes, longe do computador e do celular, aprendendo disciplina e valores. Isso é muito importante e merece todo nosso apoio”, destacou.

O coordenador e idealizador do projeto, Mestre Paulão, celebrou a presença do prefeito e da equipe da Secretaria de Esportes. “Que alegria receber o prefeito Paulo Ney a secretaria de Esportes Zelinha e o querido Israel em nosso projeto Caça Talentos. Sabemos que a agenda dele é lotada e isso nos motiva ainda mais nessa entrega. Quero agradecer o diretor da escola Wilson Hedy Molinari Beto, 

a coordenadora do Villas Unidas Educação Integral,  Aline Bueno, os nossos Professores Pepe Vasconcelos e o Primo Liboni pois esse conjunto de profissionais fazem acontecer com maestria esse projeto incrível.  Nosso projeto é focado em formar futuros atletas campeões, nós não damos aulas nós damos treinos, pois a proposta do projeto é de continuidade, crianças e adolescentes se tornando referência para as crianças da redondeza e da cidade com futuros títulos e muitas medalhas”, destacou Paulão Rezende

O professor Breno Liboni, um dos treinadores, destacou que o projeto teve início em março do ano passado e já colhe frutos. “Graças a Deus conseguimos renovar o projeto para 2025, o que é essencial. A ideia é levar esses meninos mais longe. Nosso sonho é ver atletas que saíram de um projeto social se tornarem campeões mundiais. Quando percebemos talento, levamos essas crianças para treinar na sede da Academia Paulo Rezende, com mais intensidade. Queremos que vivam do jiu-jitsu e mudem suas perspectivas de vida. Essa é a missão que seguimos dentro da linhagem do mestre Paulão, que desde 1994 forma atletas reconhecidos mundialmente.”

O diretor da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Roberto Henrique Ramiro, também enfatizou a importância da iniciativa dentro do período integral da escola. “Todos os alunos que participam aqui no CAIC são nossos estudantes. O esporte faz uma diferença enorme na vida deles. Tira das ruas, do risco das drogas, e dá uma nova perspectiva. Muitos já demonstram interesse em seguir uma carreira esportiva. Além do jiu-jitsu, nossa escola oferece natação, judô, aulas pedagógicas de apoio e outras ações educativas. É um trabalho completo”, explicou.


Referência em cidadania e inclusã

O Projeto Caça Talentos já se consolidou como uma referência em Poços de Caldas quando se trata de inclusão social por meio do esporte. Muito mais do que treinar técnicas de jiu-jitsu, o projeto desenvolve a autoconfiança, o senso de pertencimento, o espírito de equipe e o respeito mútuo, impactando positivamente as comunidades onde está presente.

 

Caldense vence jogo-treino no Ronaldão diante do SEV Hortolândia por 4 a 0

 Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quarta-feira (16/04), a Caldense realizou seu terceiro jogo-treino da fase preparatória para o Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o SEV Hortolândia e venceu por 4 a 0.

A partida inicialmente seria no CT, mas foi transferida para o Estádio com o objetivo de que o elenco se adapte ao campo e ao horário em que irá atuar na competição. O SEV é um time comandado pelo grupo de empresários que manteve parceria com a equipe alviverde há poucos anos.

Foram disputados dois tempos de 45 minutos. A movimentação foi a primeira da equipe nesta temporada no Ronaldão e foi aberta ao público. Compareceram diretores e conselheiros do clube, inclusive a Diretoria Executiva com o presidente Rovilson Ribeiro e os vices Luis Fernando e Luiz Carlos Pioli, bem como torcedores e representantes das torcidas organizadas Lama Verde e Torcida Jovem, além da imprensa.

Logo no início, cruzamento alviverde para a área, Sandoval apareceu para tocar de cabeça e abrir o placar. A Veterana pressionava em chutes de fora da área e quase ampliou em chute cruzado de Nestor aos 18. No lance seguinte Henrique Rocha recebeu passe e tocou de primeira perto da meta. Os visitantes responderam com Robson, sem perigo.

Na marca de 40 minutos, troca de passas, Nestor Mansur recebeu na entrada da área e bateu de chapa no canto para ampliar. Em seguida, o SEV saiu na cara do gol e Samuel Pires fez uma grande defesa. A Caldense teve chance de ampliar e o goleiro Mancha salvou à queima roupa.No segundo tempo o técnico Thiago Oliveira foi promovendo diversas alterações para testar diferentes formações e possibilidades.

A Veterana seguiu criando oportunidades e apresentando mais posse de bola. A equipe criou inúmeras chances, Hélio Paraíba bem posicionado na área marcou duas vezes nos minutos finais e fechou o placar: Caldense 4 x 0 SEV Hortolândia.

A Veterana estreia no Campeonato Mineiro Módulo II dia 04 de maio às 10h contra o Patrocinense no Ronaldão.


SÓCIO TORCEDOR

Faça seu plano de Sócio-torcedor Duson 2025 e garanta entrada em todos os jogos com mando de campo da Veterana. O plano “Sócio-torcedor Centenário” oferece uma experiência completa, acompanha uma série de itens emblemáticos, como a camisa especial com design do mapa de Poços, o Almanaque da Caldense, 10% de desconto em produtos oficiais, proporciona acesso a jogos e eventos da Caldense e é limitado a 100 unidades. Também há a opção do plano “Sócio-torcedor Básico”, destinado àqueles que queiram apenas ter acesso aos jogos e eventos. O valor é de R$ 200 para o pacote Centenário e de R$ 120 para o Básico. 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Guilherme Del Sarto e João Ortuso conquistam título da Etapa Vitória do Circuito Nacional de Beach Tennis

 s jovens talentos Guilherme Del Sarto e João Ortuso foram os grandes campeões da categoria 16 anos Masculino na Etapa Vitória do Circuito Nacional Infantojuvenil de Beach Tennis, realizada entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, na capital capixaba. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), reuniu os principais nomes da nova geração do beach tennis brasileiro.

Além do troféu, a dupla garantiu um feito importante: a conquista do Wild Card para a chave principal do BT 200 de Vila Velha, um dos torneios mais relevantes do calendário nacional da modalidade.

Com a vitória, Guilherme Rodrigues Del Sarto subiu 220 posições no ranking, alcançando a posição 855 e se firmando como uma das grandes promessas do beach tennis brasileiro. O desempenho impecável dos atletas durante a etapa chamou a atenção dos presentes e reforçou o potencial da dupla para voos ainda maiores.

A Etapa Vitória faz parte do calendário GA+ da CBT, voltado ao desenvolvimento das categorias de base no beach tennis. O evento foi um sucesso de organização, estrutura e nível técnico, consolidando o Espírito Santo como um polo importante para o crescimento do esporte no país.

Atletas de Poços de Caldas se destacam na Corrida das Divas

Poços de Caldas, MG – O Projeto Atletismo Poços de Caldas – Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo, sob coordenação do professor Sídnei Carlos De Parolis e com incentivo da Unimed Poços, marcou presença com excelentes resultados na tradicional Corrida das Divas, realizada recentemente.

Representando o projeto, os alunos Reinaldo de Lima Dias, Anderson Augusto de Oliveira e Rosemeire de Lima Dias brilharam em suas categorias. Reinaldo, competindo na faixa etária de 45 a 49 anos, alcançou a 5ª colocação geral na prova masculina dos 5 km, com uma performance de destaque entre atletas de diversas idades.

Na prova de 10 km, Anderson Augusto foi o grande nome da categoria 18 a 29 anos, conquistando o primeiro lugar com excelente tempo e ritmo. Já Rosemeire de Lima Dias completou a ótima participação da equipe ao garantir o vice-campeonato na categoria 45 a 49 anos dos 5 km feminino.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (8.624/09), com apoio da Unimed Poços. Reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo, o projeto tem revelado talentos e incentivado a prática esportiva na cidade.


 

Atletas de Poços de Caldas brilham na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Poços de Caldas, MG — Os atletas poços-caldenses mais uma vez foram destaque nas pistas. Neste fim de semana, a cidade de Americana (SP) sediou a 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, e os representantes da Associação Poços-caldense de BMX brilharam com grandes resultados, enchendo de orgulho a comunidade esportiva da cidade.

Entre os destaques da equipe estão Miguel Lima (categoria Boys 8), Matheus Mathias (Boys 10), Marina Lima (Girls 13/14) e Raphael Alves (Boys 16), que protagonizaram apresentações de alto nível, com muita técnica, dedicação e espírito esportivo.

O evento, realizado na Pista Municipal de Bicicross André Stocovich Neto, reuniu atletas de várias partes do estado e exigiu o máximo dos competidores. Mesmo diante de uma disputa acirrada, os atletas de Poços de Caldas mostraram que estão entre os melhores do BMX paulista, com atuações marcantes.

A Associação Poços-caldense de BMX agradeceu o apoio dos patrocinadores que tornam essa trajetória possível: Frigonossa, Animal Med e a Secretaria Municipal de Esportes. O incentivo dessas parcerias é essencial para fortalecer o esporte na cidade e revelar novos talentos nas pistas.

Novos membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer tomam posse

 Foi realizada na tarde desta terça-feira, 15, no Centro Administrativo Sebastião Navarro Vieira, a posse dos novos membros, entre titulares e suplentes, que passam a compor o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) de Poços de Caldas. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Ney de Castro Júnior e da secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Teste Moreira.


Criado pela Lei Municipal nº 8.648, de 24 de março de 2010, o CMEL é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que tem como principal objetivo colaborar com a organização do esporte e do lazer no município. Entre suas atribuições estão o apoio à criação de políticas públicas, a promoção da integração entre áreas como saúde, educação, defesa social e turismo por meio do esporte, além da análise das prestações de contas do Fundo Municipal Pró-Esporte.


Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Ney ressaltou a importância dos conselhos municipais como ferramentas de participação social e fortalecimento das políticas públicas. Em sua fala, destacou o papel estratégico do CMEL para a cidade: “É com muita alegria que damos posse aos novos conselheiros e conselheiras do CMEL, pessoas que se dispõem a contribuir com o desenvolvimento do esporte e do lazer em nossa cidade. O Conselho tem um papel fundamental na construção de um plano municipal de esportes forte, participativo e eficiente. Temos feito investimentos importantes no setor, com a reforma e construção de espaços esportivos, fomento a projetos sociais e apoio a eventos que movimentam a cidade. Mas nada disso se sustenta sem planejamento, diálogo e controle social. Por isso, conte conosco para que, juntos, possamos ampliar ainda mais o alcance das ações, garantindo qualidade de vida, saúde, cidadania e oportunidades para todos.”


A secretária Zélia Maria Teste Moreira também parabenizou os novos conselheiros e enfatizou a importância do trabalho coletivo. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e ter um Conselho atuante é essencial para podermos identificar demandas, propor soluções e construir um caminho mais justo e participativo para todos os segmentos da comunidade esportiva”, disse.


Após a assinatura dos termos de posse, os membros realizaram a eleição da nova mesa diretora, que será responsável por coordenar os trabalhos do CMEL durante o próximo biênio.


A composição atual do Conselho reúne representantes do poder público e da sociedade civil, com a missão de zelar pela memória esportiva da cidade, apoiar ações que estimulem a prática de atividades físicas e contribuir para o fortalecimento da cultura esportiva em Poços de Caldas.


Confira a nova composição do Conselho:


I – Representantes da Secretaria Municipal de Esportes


Titular: Zélia Maria Testi Moreira


Suplente: Israel Souza Pereira


II – Representantes da Secretaria Municipal de Esportes


Titular: Eduardo Vinhas Pereira


Suplente: Sandra Nuncio Heldt


III – Representantes da Secretaria Municipal de Educação


Titular: Odaísa Cristina Santos Pires


Suplente: Wagner de Souza Freitas


IV – Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social


Titular: Marcela Brito de Carvalho Messias


Suplente: Flávio Antônio de Andrade


V – Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana


Titular: Lucas Marques Ferreira Magela


Suplente: Milena Mendonça Alvise


VI – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Titular: Thomas Mariussi


Suplente: Fábio de Freitas


VII – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Titular: Sandra Maria Teixeira Pamplona Quinteiro


Suplente: Márcio Augusto Scherma


VIII – Representantes da Liga Poçoscaldense de Futebol


Titular: Carlos Alberto da Silva


Suplente: Wladimyr Cury


IX – Representantes do Serviço Social do Comércio – SESC


Titular: Gustavo Lucas Pacheco de Figueiredo


Suplente: Andriély Cristina Fernal


X – Representantes do Serviço Social do Transporte – SEST/SENAT


Titular: Aline de Oliveira Rosa


Suplente: Lucas Fernandes de Souza


XI – Representantes do Conselho Regional de Educação Física – CREF


Titular: Carlos Alberto dos Santos


Suplente: Rodolfo Mataveli


A nova composição do CMEL fortalece a articulação entre poder público e sociedade civil, promovendo o avanço de políticas integradas que valorizam o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento social.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Etapa microrregional do xadrez classifica estudantes para próxima fase em Campestre

Poços de Caldas, MG - A fase microrregional do xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada no último fim de semana no ginásio municipal Issah Sarraf, em Poços de Caldas, reunindo 40 alunos da rede pública e privada. As disputas definiram os quatro melhores colocados de cada categoria, que agora seguem para a próxima etapa, em Campestre.


O evento contou com a presença da secretária municipal de Esportes, Zelia Testi, do professor Deusdedit Assis Filho, o “Dedão”, do vereador Paulista e do instrutor do projeto Poços Ativa, professor William Silva. Ao final das partidas, foram definidos os classificados por módulo e gênero.

No Módulo 1, categoria feminina, avançaram Manuela Silva (E.E. David Campista), Esther Santos (E.M. Edyr Frayha), Celena Micaela (E.M. Vitalina Rossi) e Livia Marques (Pelicano). No masculino, os classificados foram Felipe Petry (Caic), Vinicius Freitas (Pelicano), Arthur Silva (E.M. José Gregório) e Ediel Romão (Pelicano).

Já no Módulo 2, na categoria feminina, seguem adiante Lavinia Russo (E.M. Vitalina Rossi), Luiza Valentina (Pelicano) e Aryanne Silva (Pelicano). No masculino, os classificados foram João Linhares, Santiago Micael e Enzo Campos, todos do IF Sul de Minas, além de Gabriel Artur (Pelicano).

A secretária de Esportes, Zelia Testi, destacou a importância do evento. “Os Jogos Escolares cumpriram seu papel, mostrando que o esporte é um caminho para o desenvolvimento integral dos jovens e para o fortalecimento dos laços entre os estudantes”. Ela ainda ressaltou que “o principal objetivo dos JEMG é fomentar a prática do esporte com fins educativos, além de promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos”.

Após a etapa microrregional, os classificados disputam as fases regional e estadual. Os Jogos Escolares de Minas Gerais selecionam os representantes do Estado para as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.

Júnia conquista o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em Americana

Poços de Caldas, MG - No último fim de semana, a atleta Júnia brilhou mais uma vez ao conquistar o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, realizada na cidade de Americana. Com desempenho sólido e constante, ela garantiu o título da etapa e reafirma sua posição de destaque no cenário nacional do esporte.

Bicampeã brasileira de BMX, Júnia vem se consolidando como uma das principais atletas da modalidade, com uma trajetória marcada por evolução, dedicação e conquistas expressivas.

Mais do que uma vitória individual, a conquista carrega o valor de um sonho em família. O esporte também é vivido intensamente por seus familiares: sua filha demonstrou grande talento e força, ficando em quarto lugar, com muita garra e determinação. Já o marido, que vinha se destacando com primeiros lugares em todas as classificatórias, acabou enfrentando um desequilíbrio no gate na final, o que o levou ao quinto lugar — ainda assim, uma colocação de destaque que demonstra o alto nível de competitividade da família.

“Ter minha família ao meu lado, dentro e fora da pista, é o que torna tudo ainda mais especial. Cada conquista é nossa. Cada desafio, também. Dividir isso. Também quero expressar minha profunda gratidão à Alcoa, empresa que acredita no esporte e investe em talentos locais. O apoio e o incentivo que recebo têm sido fundamentais para o meu desenvolvimento dentro do BMX. Ter uma empresa tão comprometida com a comunidade e com o crescimento dos atletas da nossa cidade faz toda a diferença na minha trajetória. Obrigada, Alcoa, por caminhar (e pedalar) ao meu lado nessa jornada”, finalizou Júlia.

Projeto  Junia Coutinho , realizado através da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Esportes, sendo incentivada pela empresa @alcoa conforme a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09.

Liga ProTennis agita Espírito Santo do Pinhal em sua 2ª Etapa

 Poços de Caldas, MG - Espírito Santo do Pinhal (SP) recebeu entre os dias [inserir datas exatas] a 2ª etapa da Liga ProTennis 2025, realizada nas quadras do tradicional Clube de Campo Caco Velho. O torneio reuniu atletas de diferentes cidades da região e destacou-se pela competitividade e alto nível técnico das partidas.


Destaque no Feminino Livre

Na categoria Feminino Livre, o título ficou com Bruna Junqueira, que sagrou-se campeã após vencer Malu Salles, atleta da casa, por 6/4 e desistência no segundo set. Bruna mostrou solidez ao longo do torneio, incluindo uma vitória contundente nas quartas de final sobre Talita Barbosa por 6/1 6/0.

Malu Salles também teve destaque na campanha ao eliminar Luana Leda em uma semifinal eletrizante por 6/1, 4/6 e 10/8. Luana, por sua vez, havia vencido Karine Camara nas quartas com autoridade, por 6/0 6/0.

Outra partida bastante equilibrada foi o confronto entre Nayara Nóbrega e Gabriela Rangel, de Andradas, nas quartas de final. Gabriela levou a melhor no match tiebreak, vencendo por 7/6, 3/6 e 10/5.


Resultados das demais categorias

Na categoria A, Gabriel Tramonte chegou às quartas de final, mas foi superado por Pedro Reis com parciais de 6/3 e 6/2.

Na A35+, Paulo Sólon de Oliveira Galo fez uma partida bastante equilibrada contra Guilherme Faggion, mas acabou eliminado nas quartas com parciais de 7/5, 2/6 e 2/10.

Já na categoria Elite, o representante de Pinhal, Luís André Araújo, alcançou a semifinal, mas acabou sendo derrotado por Luiz Alves, de São João da Boa Vista, por 6/4 e 6/3.

Jovem atleta da Caldense é contratada por clube capixaba e se despede da equipe com emoção

 Poços de Caldas,MG- Na última sexta-feira, 11 de abril, a equipe de base da Caldense se despediu da jovem atleta Ana Laura Fernandes, de apenas 12 anos, da categoria Mirim de Handebol. Promissora no cenário esportivo, Ana foi contratada pelo Clube Capixaba/Colégio Alternativo, da cidade de Serra, no Espírito Santo.

Integrante do projeto esportivo da Caldense há dois anos, Ana Laura ingressou nas equipes de competição há exatamente um ano. Desde então, se destacou não apenas por sua habilidade técnica, mas também pela coragem e dedicação em quadra. Seu desempenho chamou a atenção e garantiu sua participação em categorias superiores, atuando também no infantil e no juvenil.

A transferência da atleta aconteceu após o técnico capixaba Júlio Nobre assistir a vídeos e publicações da jovem em ação, divulgados nas redes sociais da equipe. Em contato com a treinadora Elaine, e após conversas com os familiares, além da checagem da estrutura oferecida pelo novo clube, a equipe da Caldense entendeu que essa seria uma oportunidade única para o desenvolvimento da atleta.

Além de uma estrutura esportiva de qualidade, Ana terá acesso a uma educação sólida e maior visibilidade em competições de alto nível.

A despedida foi marcada por emoção. As companheiras de equipe organizaram um encontro especial, que contou com a presença do coordenador de esportes da Caldense, Ailton Lopes Junior. Ele fez questão de discursar, oferecer palavras de incentivo à jovem e presenteá-la com itens da equipe. Ana se emocionou com o carinho recebido e agradeceu pela trajetória vivida no clube.

O nome de Ana Laura Fernandes segue agora como uma esperança para o futuro do esporte brasileiro — e um orgulho para a Caldense, que ajudou a lapidar mais um talento.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Campeonato Interbairros teve seis jogos no fim de semana

Poços de Caldas,MG - No último fim de semana aconteceram seis jogos do Campeonato Interbairros – Taça Carlão da Usab 2025. As partidas foram no Bandolão e no Córrego Dantas, com disputas equilibradas entre os times dos bairros.

Ao todo, a competição tem participação de 24 equipes distribuídas em seis grupos, sendo cada grupo com quatro equipes. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em jogos de turno único. Ao término desta fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, totalizando 12 equipes classificadas, além dos quatro melhores terceiros colocados, totalizando 16 equipes na fase de oitavas.

Os próximos jogos acontecem nos dias 26 e 27 de abril.

O Interbairros vai até julho. A final está marcada para o dia 5 de julho, no Bandolão. O campeonato é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a AAPC – Associação dos Árbitros de Poços de Caldas.

Resultados do Interbairros


 

sábado, 12 de abril de 2025

Skate ganha espaço no Projeto Poços Ativa como ferramenta de inclusão e transformação social

 O Projeto Poços Ativa, referência em promover saúde, bem-estar e cidadania por meio do esporte em Poços de Caldas, segue inovando. O skate passa a integrar oficialmente as atividades oferecidas pelo programa, com uma proposta que vai muito além da prática esportiva.

Mais do que um esporte radical, o skate se consolida como uma ferramenta poderosa de inclusão social, desenvolvimento físico e fortalecimento emocional. Ao fazer parte do Poços Ativa, ele oferece aos participantes de todas as idades uma experiência rica em aprendizado, movimento e convivência.

A modalidade estimula habilidades como equilíbrio, coordenação motora, concentração e condicionamento físico. Mas seus benefícios vão além do corpo: o skate também contribui para o aumento da autoestima, da autoconfiança e do senso de pertencimento.

Outro destaque é o espírito comunitário que o skate naturalmente carrega. A prática promove a convivência, o respeito às diferenças, a cooperação e a superação de desafios , valores fundamentais na formação de cidadãos conscientes, resilientes e ativos.

Por ser democrático e acessível, o skate também quebra barreiras: não exige uniformes caros nem estruturas complexas, o que facilita a adesão e amplia o alcance do projeto, tornando-o ainda mais inclusivo.

Seja para crianças que estão dando as primeiras voltas, jovens em busca de expressão ou adultos que querem se movimentar de forma criativa, o skate agora tem espaço garantido dentro do Poços Ativa.

Mais do que ensinar manobras, o skate ensina lições de vida. E é com essa energia positiva que o Projeto Poços Ativa segue transformando realidades e fortalecendo o esporte como caminho para uma sociedade mais saudável, justa e unida.

O Projeto Poços Ativa, referência em promover saúde, bem-estar e cidadania por meio do esporte em Poços de Caldas, segue inovando. O skate passa a integrar oficialmente as atividades oferecidas pelo programa, com uma proposta que vai muito além da prática esportiva.

Mais do que um esporte radical, o skate se consolida como uma ferramenta poderosa de inclusão social, desenvolvimento físico e fortalecimento emocional. Ao fazer parte do Poços Ativa, ele oferece aos participantes de todas as idades uma experiência rica em aprendizado, movimento e convivência.

A modalidade estimula habilidades como equilíbrio, coordenação motora, concentração e condicionamento físico. Mas seus benefícios vão além do corpo: o skate também contribui para o aumento da autoestima, da autoconfiança e do senso de pertencimento.

Outro destaque é o espírito comunitário que o skate naturalmente carrega. A prática promove a convivência, o respeito às diferenças, a cooperação e a superação de desafios , valores fundamentais na formação de cidadãos conscientes, resilientes e ativos.

Por ser democrático e acessível, o skate também quebra barreiras: não exige uniformes caros nem estruturas complexas, o que facilita a adesão e amplia o alcance do projeto, tornando-o ainda mais inclusivo.

Seja para crianças que estão dando as primeiras voltas, jovens em busca de expressão ou adultos que querem se movimentar de forma criativa, o skate agora tem espaço garantido dentro do Poços Ativa.

Mais do que ensinar manobras, o skate ensina lições de vida. E é com essa energia positiva que o Projeto Poços Ativa segue transformando realidades e fortalecendo o esporte como caminho para uma sociedade mais saudável, justa e unida.

Piloto Raphael Alves Silva brilha no BMX Race e se destaca entre os melhores da América

Poços de Caldas (MG) – O jovem piloto Raphael Alves Silva, representante da Associação Poços-caldense de Bicicross, foi um dos grandes destaques no Campeonato Latino e Pan-Americano de BMX Race, realizado na charmosa cidade de Chillán, no Chile. Reunindo os 32 melhores pilotos do continente, a competição foi marcada por disputas intensas e um altíssimo nível técnico. Com garra e determinação, Raphael conquistou um lugar entre os 12 melhores pilotos das Américas, consolidando-se como uma das grandes promessas da modalidade.

O desempenho do atleta foi resultado de muito foco, dedicação e paixão pelo esporte. Enfrentando nomes de peso do cenário internacional, Raphael mostrou resiliência e técnica a cada bateria disputada. Sua performance colocou Poços de Caldas em evidência e reforçou o potencial do BMX brasileiro em competições de alto rendimento.

Além do esforço pessoal, o piloto fez questão de destacar a importância do apoio recebido para chegar até esse momento. Raphael agradeceu especialmente à sua família, patrocinadores e apoiadores, que viabilizaram sua presença em uma competição tão expressiva. Entre os nomes citados estão: 3D Móveis Planejados, Néctar, Dr. Eduardo Junqueira (ortopedista), Studio Lab Fit, Rodrigo Flora (massagista), além da Secretaria Municipal de Esportes, Prefeitura de Poços de Caldas, TV Poços e a Clínica de Estética Vana.

O atleta também reconheceu o esforço coletivo por meio da rifa solidária organizada para ajudar nos custos da viagem e da participação no evento.

Um agradecimento especial foi feito ao treinador e ídolo do BMX brasileiro, Renato Rezende, que acompanhou Raphael de perto durante todo o campeonato. Segundo o piloto, a presença do técnico foi essencial para seu bom desempenho: “O Renato esteve ao meu lado o tempo todo, oferecendo orientação, suporte técnico e palavras de incentivo. Foi um apoio fundamental, que fez toda a diferença”, ressaltou.

Ser reconhecido entre os melhores das Américas é mais que uma conquista pessoal. É também o reflexo do trabalho coletivo, da força da comunidade e do potencial dos atletas brasileiros. O feito de Raphael Alves Silva inspira novos talentos e demonstra que, com esforço, apoio e determinação, é possível ir longe — dentro e fora das pistas.

 

Campeonato Interbairros tem jogos neste sábado e domingo

 No sábado e no domingo acontecem os jogos da segunda rodada do Campeonato Interbairros – Taça Carlão da Usab 2025. As partidas acontecem em dois estádios, Bandolão e Córrego Dantas. Todos os jogos têm entrada gratuita e podem ser acompanhados pelo público. 

Programação

Sábado – Dia 12

Bandolão:

15h – Jardim Brasil x Caio Junqueira

18h – Santa Rita x Quisisana

Domingo – Dia 13

Córrego Dantas:

8h – São José x Itamaraty

10h – Esperança x Chiqueirão

Bandolão:

8h – Kennedy 2 x Azaleias

10h – São Banto x Santo André

A competição tem participação de 24 equipes, distribuídas em seis grupos, sendo cada grupo com quatro equipes. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em jogos de turno único. Ao término desta fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, totalizando 12 equipes classificadas, além dos quatro melhores terceiros colocados, totalizando 16 equipes na fase de oitavas.

O Interbairros vai até julho. A final está marcada para o dia 5 de julho, no Bandolão. O campeonato é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a AAPC – Associação dos Árbitros de Poços de Caldas.

Atletas do BMX Poços Clube representam o Brasil no Pan-Americano e Latino-Americano no Chile

Nos dias 5 e 6 de abril, a cidade de Chillán, no Chile, foi palco de um dos eventos mais importantes do calendário internacional de BMX Racing: o Campeonato Pan-Americano e Latino-Americano da modalidade. O evento reuniu mais de 900 pilotos de diversos países, com um nível técnico altíssimo e média superior a 20 atletas por categoria.

O Brasil esteve representado por uma delegação determinada e talentosa, entre eles nove atletas do BMX Poços Clube, que fizeram bonito nas pistas chilenas. A equipe enfrentou baterias desafiadoras e, mesmo diante de adversários experientes de toda a América, conquistou resultados expressivos, com atletas se classificando para as finais e levando o nome de Poços de Caldas ao pódio internacional.

A participação no campeonato foi marcada por garra, superação e muito aprendizado. “Competir em um evento desse porte é uma experiência única. Nossos atletas se dedicaram intensamente para chegar até aqui e mostraram que o trabalho feito em Poços está no caminho certo”, destacou a coordenação do clube.

O prefeito Paulo Ney também comemorou o desempenho da equipe e ressaltou a importância do investimento em projetos esportivos no município. “Esses jovens atletas representam com orgulho o nosso município em competições de alto nível. A presença deles em um campeonato internacional reforça o quanto o esporte transforma vidas e abre portas. Em Poços, temos valorizado cada vez mais essas iniciativas, pois acreditamos no esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, social e educacional,” afirmou.

Além do prestígio de representar o Brasil, a presença da equipe poços-caldense em Chillán reafirma a força do projeto local de formação de atletas e o compromisso com o desenvolvimento do esporte. As competições internacionais são fundamentais para o amadurecimento técnico dos ciclistas, que ganham mais confiança e ritmo ao enfrentarem grandes nomes do BMX latino-americano.

O BMX Poços Clube segue firme no seu propósito de fomentar o esporte, promover talentos e representar Poços de Caldas em grandes palcos. A participação no Chile entra para a história do clube e deixa a certeza de que novos voos internacionais ainda estão por vir.


Resultados Pan-Americano de BMX Racing – Chillán/Chile

Mateus Henrique Lobo – Boys 10 Anos – 5º lugar

Guilherme Correa – Boys 11 Anos – 12º lugar

Vitor Lima – Boys 12 anos – 10º lugar

Gabriela Camargo – Girls 13/14 Anos – Vice-Campeã

Enrico Frazão – Boys 14 Anos – 14° Lugar

Augusto Brandão – Boys 15 Anos – 7º lugar

Andre Albanese – Boys 16 Anos-14° Lugar

Gabriel Correa – Boys 16 Anos – 9º lugar

Pamella Valentim – Elite Women – 13º lugar

Resultados Latino-Americano de BMX Racing – Chillán/Chile

Mateus Henrique Lobo – Boys 10 Anos

Guilherme Correa – Boys 11 Anos

Vitor Lima – Boys 12 anos – 10º lugar

Gabriela Camargo – Girls 13/14 Anos – 4º lugar

Enrico Frazão – Boys 14 Anos – 14° Lugar

Augusto Brandão – Boys 15 Anos – 7º lugar

Andre Albanese – Boys 16 Anos- 14° Lugar

Gabriel Correa – Boys 16 Anos – 8º lugar

Pamella Valentim – Elite Women – 13º lugar

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Etapa Municipal dos Jogos Escolares se encerra em Poços com destaque para escolas classificadas

Poços de Caldas, MG – A etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) está chegando ao seu final. Nesta sexta-feira, ocorreram as finais das modalidades coletivas, e neste sábado (12) será a vez do xadrez. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, esta fase começou na última segunda-feira (7), reunindo times e atletas de 32 escolas públicas e particulares.​


 

A coordenadora de Desporto, Recreação e Cultura do Colégio Pelicano, Alessandra Muniz, expressou sua satisfação com o desempenho das equipes:​


“Estamos muito felizes com o excelente trabalho efetuado por todos os professores. Destaco especialmente o handebol, pois o professor Marcos Gabriel vem crescendo muito profissionalmente graças à sua dedicação e estudo, conseguindo classificar as duas equipes de handebol masculino. O Colégio Pelicano classificou seis equipes para a etapa microrregional, incluindo todas as equipes de basquete. Todos estão de parabéns pela dedicação e empenho.”​


O professor Rafael Soares, do Colégio COC, também comemorou a conquista:​


“Uma grande conquista, um campeonato muito difícil, com 26 equipes. Chegar numa final num torneio desse é muito difícil, muito concorrido. Todas as equipes muito fortes desde o começo da rodada. Quero dar os parabéns para a organização, para a Secretaria de Esportes, para minha escola, para a diretoria que me dá todo o apoio lá na escola também sempre, com tudo que eu preciso lá. Agradecer mesmo. E dar os parabéns para outra equipe também, que fez valer a nossa vitória hoje. O Padrão jogou muito hoje aqui também. E parabenizar os meus meninos aí. Jogaram muito desde o começo. Eles são merecedores desse resultado hoje aqui. Estou muito feliz.”​


Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).​


Os times e atletas vencedores passam para a etapa microrregional, que será realizada em Campestre em maio. Em seguida, acontecem as fases regional e estadual. Os JEMG selecionam os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.​


O objetivo dos Jogos Escolares é valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do estado de Minas Gerais.



As escolas classificadas para a etapa microrregional, que será realizada em Campestre em maio, são:​


Módulo 1:


Basquete feminino: Colégio Pelicano​


Basquete masculino: Colégio Pelicano​


Futsal feminino: Caic​


Futsal masculino: Cepoc​


Handebol feminino: Escola Municipal Pedro Afonso​


Handebol masculino: Colégio Pelicano​


Voleibol feminino: Cepoc​ 


Voleibol masculino: Colégio São José​


Módulo 2:


Basquete feminino: Colégio Pelicano​


Basquete masculino: Colégio Pelicano​


Futsal feminino: Escola Estadual Francisco Escobar​


Futsal masculino: Colégio Sete de Setembro​


Handebol feminino: Escola Estadual Edmundo Cardillo​


Handebol masculino: Colégio Pelicano​


Voleibol feminino: Colégio Municipal​



Voleibol masculino: Colégio Escola Padrão​

Pilotos poços-caldenses disputam etapa do Hard Enduro Brasileiro e Latino-Americano

Poços de Caldas, MG - Os pilotos de poços-caldenses, Pedro Zanetti e Marco Oliveira (categoria Silver), e Alexei Abrão (categoria Iron), estão participando da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE), que acontece em Barão de Cocais, MG. A prova também é válida pelo Campeonato Latino-Americano da modalidade.

O evento, chamado Barãomaniacs 2025, será realizado entre os dias 11 e 13 de abril e é considerado uma das competições mais tradicionais do hard enduro no país. A etapa promete reunir grandes nomes do cenário nacional e internacional na cidade mineira.

Para o piloto Alexei Abrão, a prova se destaca pela excelente organização, trilhas desafiadoras e pela receptividade da comunidade local. “Em 2025, o evento ganha ainda mais relevância por ser uma etapa oficial do Latino-Americano de Hard Enduro, consolidando sua importância no cenário internacional da modalidade sobre duas rodas”, destacou Abrão.

O experiente Pedro Zanetti explicou que a etapa será dividida em três dias intensos de competição: sexta, sábado e domingo. “Na sexta-feira, teremos o prólogo, uma pista de super enduro bastante técnica, seguido por dois dias de corrida nas trilhas exigentes da Montanha dos Cristais e da Montanha do Ferro”, finalizou Zanetti.

Com o título de La Ruta Impossible, a competição deve reunir cerca de 200 pilotos, representando mais de 15 países e 10 estados brasileiros.


Atletas de Poços de Caldas se destacam no Troféu Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo

Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas teve representantes de destaque na disputa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, realizado entre os dias 28 e 31 de março de 2025, na cidade de Bragança Paulista (SP). A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e chega à sua quarta edição, com participação cada vez mais expressiva de atletas universitários.

Nesta edição, o evento contou com a participação de 788 atletas federados – sendo 295 mulheres e 493 homens – além de 255 atletas universitários, divididos em 117 do naipe feminino e 138 do masculino. As disputas foram organizadas em seis etapas ao longo de três dias de competição.

Representando Poços de Caldas, os atletas Rafaela Cristine Maciel de Sousa e Júlio Cesar Nadalete Nogueira participaram pelo Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, sob coordenação do professor Sídnei Carlos De Parolis e com incentivo da Unimed Poços, via Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09.

A atleta Rafaela Cristine brilhou na prova do arremesso do peso, conquistando o vice-campeonato com a excelente marca de 16,64 metros. Com esse resultado, ela passa a ocupar a segunda posição no ranking nacional adulto da modalidade, confirmando seu alto nível técnico e o potencial de seguir como um dos grandes nomes do atletismo brasileiro. “Parabéns à Rafaela pela sua dedicação tanto nos treinamentos quanto nas competições”, celebrou o professor Sídnei.

Já o atleta Júlio Cesar Nadalete Nogueira competiu nas provas de 10.000 metros rasos e 5.000 metros rasos, que contaram com a elite do atletismo nacional. Júlio obteve 7º lugar na prova dos 10.000 metros, realizada na sexta-feira, e 9º lugar nos 5.000 metros, disputados no sábado. Mesmo com o curto intervalo entre as provas, ele conseguiu melhorar suas marcas pessoais, demonstrando evolução e excelente preparo físico.

O projeto Atletismo Poços de Caldas é reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo da CBAt, e segue sendo referência na formação de jovens atletas. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da Unimed Poços.

 O professor Sídnei De Parolis agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, à Prefeitura de Poços de Caldas, à empresa Unimed Poços e à Confederação Brasileira de Atletismo, pelo suporte na participação dos atletas nesta importante competição do calendário nacional.

Torneio da Academia Yoorin Curimbaba reúne talentos regionais e atrai olhares do Palmeiras​

Poços de Caldas, MG – No último final de semana, a Academia de Futebol Yoorin Curimbaba promoveu um torneio que reuniu equipes de base de Poços de Caldas e região, destacando-se como um importante evento para o desenvolvimento do futebol local. O torneio contou com a presença de times de cidades como Varginha, Pouso Alegre e São João da Boa Vista, além da participação especial do avaliador técnico do Palmeiras, Marcos Pirassununga.​

Fernando Henrique dos Santos,  Pelezinho, organizador do evento, enfatizou a importância de torneios como este para a integração regional e a descoberta de novos talentos:​

“O objetivo desse torneio é unir a região. Trouxemos escolas de referência como Varginha, Pouso Alegre, São João da Boa Vista. É uma oportunidade para os meninos serem observados por clubes como o Palmeiras.”​

A presença de Marcos Pirassununga reforçou o caráter seletivo do torneio. O avaliador do Palmeiras destacou a qualidade dos jovens atletas e a organização do evento:​

“É sempre um prazer estar de volta a Poços de Caldas, uma cidade hospitaleira. O torneio foi muito bem organizado, com times competitivos. Estamos sempre em busca de novos talentos para a Sociedade Esportiva Palmeiras, e eventos como este são fundamentais para isso.”​

Pirassununga também comentou sobre o desafio atual de encontrar novos talentos no futebol:​

“Há 10, 15 anos, eu andava menos e achava mais talentos. Hoje, infelizmente, é o contrário. Mas não podemos desanimar. Precisamos continuar buscando, especialmente em lugares sérios que organizam torneios desse nível.”​

O jovem João Gabriel  expressou sua empolgação com a competição e seu sonho de se tornar jogador profissional:​ “Eu acho da hora porque você tem vários amigos, enfrenta times fortes e tem que lutar pra ganhar a bola. Quero ser igual ao Cristiano Ronaldo.”​

A Academia de Futebol Yoorin Curimbaba tem se destacado na formação de jovens atletas, com participações em torneios nacionais e internacionais. Recentemente, a academia fortaleceu sua parceria com o Poços de Caldas Futebol Clube, visando ampliar as oportunidades para os talentos locais. ​


 

Professor de judô da Caldense é homenageado na Câmara Municipal

 Poços de Caldas, MG - Na noite de 8 de abril de 2025, às 19h30, durante uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Poços de Caldas, o judoca e professor Ronaldo Rezende de Figueiredo foi homenageado com o Diploma “Lázaro Walter Alvise”, em reconhecimento à sua significativa contribuição para o esporte no município. A honraria celebra sua longa trajetória de dedicação ao judô e à formação de atletas e cidadãos.

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, gratidão e reflexões. Ronaldo fez questão de destacar o papel fundamental da Associação Atlética Caldense, clube ao qual está vinculado desde 1996. Neste ano, em que a Caldense comemora seu centenário, o professor completa 29 anos de atuação na instituição — uma história pautada pelo compromisso, excelência e amor ao esporte.


Biografia de Ronaldo Rezende de Figueiredo

Nascido em 7 de julho de 1970, em Poços de Caldas (MG), Ronaldo sempre teve paixão pelo esporte. Aos 9 anos, encontrou no judô sua verdadeira vocação, iniciando sua trajetória no Clube de Judô de Poços de Caldas sob a orientação do saudoso Sensei Matsuo. Com o incentivo de seu pai, Geraldo, compreendeu desde cedo que o esporte vai muito além da competição: é ferramenta de formação humana.

Ao longo dos anos, praticou diversas modalidades, mas foi no judô que se destacou. Participou de treinos, eventos e competições, representando tanto a Federação Paulista quanto a Federação Mineira de Judô, conquistando resultados expressivos, incluindo o título de Campeão Mineiro de Judô.

Em novembro de 1996, a convite de seu mestre, passou a integrar o quadro de professores da Associação Atlética Caldense, onde permanece até hoje. É também o idealizador do Projeto Faixa Verde, criado em 2019, voltado a sócios-atletas do clube, com ênfase no desenvolvimento social e formativo.

Fora da Caldense, Ronaldo desenvolveu importantes projetos sociais. Atuou voluntariamente no Conjunto Habitacional em 2000 (com apoio da Alcoa e da COHAB) e, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, levou o judô a instituições como a Escola Padrão (2019), o Instituto Federal (2020–2021) e o Centro Comunitário Maria Imaculada, onde atua desde 2022.

Sua caminhada é marcada pela formação de gerações de atletas. Muitos seguiram carreira na Educação Física, tornando-se também professores de judô; outros se destacaram em diferentes áreas esportivas. Para Ronaldo, a maior conquista é o impacto transformador do esporte na vida das pessoas.

Ao longo da carreira, recebeu diversas homenagens, como o prêmio Destaque Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes. Mesmo sem buscar reconhecimento, sente-se honrado por ter seu trabalho valorizado. Para ele, ser professor de judô é muito mais do que ensinar técnicas: é formar cidadãos, transmitir valores e construir uma comunidade alicerçada nos princípios do judô — respeito, honestidade, gratidão e compaixão.


Agradecimentos

Ronaldo expressa sua profunda gratidão a todos que fizeram parte de sua trajetória. Com carinho e emoção, presta homenagem ao pai, Geraldo, e ao professor Sensei Matsuo, que já partiram, mas deixaram um legado eterno.

Agradece ainda: À mãe, Aparecida, pelo exemplo de disciplina e incentivo ao esporte;

À esposa, Janete Vianna de Figueiredo, e aos filhos, Mariane e Leonardo, por serem sua base e inspiração diária;

À netinha Laura, à nora Paula e ao genro Jefferson, além de todos os irmãos e sobrinhos, que sempre estiveram ao seu lado.

“Minha família é meu maior tesouro”, afirma, emocionado.


Palavras Finais

“Receber essa homenagem é, sem dúvida, uma grande honra. Mas a maior conquista de todas é olhar para trás e ver quantas vidas foram tocadas pelo judô, quantos sonhos foram incentivados e quantas histórias se cruzaram com a minha ao longo dessa caminhada.

Acredito que, quando fazemos algo com o coração, os frutos surgem naturalmente. O esporte me ensinou que a verdadeira vitória está em nunca desistir de lutar, em valorizar cada pequeno passo — e, principalmente, em compartilhar o que se aprende.

Que esta homenagem inspire outros a acreditarem no poder transformador do esporte e no valor de plantar sementes de esperança por onde passamos.”

Caldense acerta retorno de Fábio Sá

 A Caldense acertou o retorno do lateral Fábio Sá, um dos destaques da equipe na última temporada e autor de dois gols. O atleta joga tanto pela lateral-esquerda, quanto pela lateral-direita, versatilidade que o diferenciou em diversos clubes. Agora chega para fortalecer ainda mais a Veterana na disputa do Módulo II.

Natural de São José dos Campos (SP), Fábio Sá fez a categoria de base no Coritiba. Depois vestiu a camisa de diversos times paulistas, como Batatais, Mirassol, Desportivo Brasil e Sertãozinho. Teve experiência no futebol carioca, quando defendeu o Cabofriense e também no futebol mineiro, onde passou pela URT e disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023.

Chegou à Caldense em 2024 e teve grandes atuações. Balançou as redes contra VEC e Mamoré. Chamou a atenção pela velocidade e ofensividade. Em seguida disputou a Copa Paulista pelo São Caetano e no ano de 2025 jogou Paulistão A2 pelo Rio Claro. Agora retorna à Veterana para ajudar a equipe na busca pelo acesso, o atleta se apresentou no CT no início da tarde desta quinta-feira.

Fábio Sá

Fábio Alexandre de Sá Júnior

Posição: lateral-esquerdo/direito

Nascimento: 29/05/1995

Altura: 1,71 m

Origem: São José dos Campos-SP

Clubes: Coritiba, Batatais, Desportivo Brasil, Cabofriense, Sertãozinho, URT, Rio Claro, Caldense, São Caetano, Rio Claro.

Jogos Escolares: modalidades coletivas encerram nesta sexta

 Poços de Caldas, MG- A etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas gerais está chegando ao fim. Nesta quinta e sexta (10 e 11) acontecem as últimas partidas das modalidades coletivas. No sábado (12) é a vez do xadrez.

Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, esta fase começou na última segunda-feira (7), reunindo times e atletas de 32 escolas públicas e particulares.

Os Jemg são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – Feemg.


Fases

Os times e atletas vencedores passam para a etapa microrregional, que será realizada em Campestre em maio. Em seguida, acontecem as fases regional e estadual. Os Jemg selecionam os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

O objetivo do Jogos Escolares é valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do estado de Minas Gerais.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Inscrições em corridas devem crescer 26% em 2025

 Poços de Caldas, MG- A procura eventos esportivos, especialmente, as corridas pedestres, deve registrar um crescimento de 26% em 2025. A estimativa é da Ticket Sports, apresentada durante o 3º Summit AbraCEO, realizado em São Paulo.

O avanço do setor é impulsionado por um aumento no número de eventos e pela adesão crescente da população. Em 2024, a plataforma registrou alta de 45% no volume de inscrições.

Além disso, um levantamento anual divulgado pelo aplicativo de atividades físicas Strava indicou que a corrida foi o esporte “social” que mais cresceu no mundo em 2024, com um grande aumento no número de pessoas que a praticam em grupo. No Brasil, a popularidade foi ainda mais notável na base de dados do app, com o total de praticantes crescendo em 109%, quase o dobro da média mundial, que ficou em 59%.

Poços de Caldas possui vários clubes de corrida e um calendário municipal com provas ao longo de todo o ano. Além das competições realizadas pela Prefeitura, como a Volta ao Cristo e a Sem Silvestre, há os eventos apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes.

O próximo evento é a corrida rústica da Olimpíada dos Trabalhadores, voltada a funcionários das empresas locais da cidade, que vai ser no dia 1º de maio. Depois, em junho, tem a Corrida do Bombeiros. Veja calendário abaixo.


Correr faz bem

A corrida é uma aliada contra problemas de saúde pública. Correr pode fazer muito bem para o corpo e para a mente. Dentre os benefícios, a prática da corrida pode ajudar a saúde do coração e dos pulmões, aumentar a força e a estabilidade das articulações, reduzir o risco de doenças crônicas e contribuir para prevenir sintomas de depressão, ansiedade e estresse.


Calendário municipal (sujeito a alterações)

 

Corrida rústica da Olimpíada dos Trabalhadores – 1º de maio

3ª Corrida dos Bombeiros – 1º de junho

Corrida da Apae – 29 de junho

16ª Meia Maratona das Águas Poços-Pocinhos – 20 de julho

Corrida da Adefip – 17 de agosto

Quebrando o Silêncio – agosto

4ª Caldense Running – 14 de setembro

Corrida da Polícia Militar – 26 de outubro

Corrida Sest Senat – novembro

Corrida Minas São Paulo – 16 de novembro

Corrida da Santa Casa

Corrida Sem Silvestre – 31 de dezembro

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Profissionais da área esportiva recebem o Diploma Lázaro Walter Alvisi

Poços de Caldas, MG - Na noite da última terça-feira, 08, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas a solenidade de entrega do Diploma do Mérito Esportivo “Lázaro Walter Alvisi”, oportunidade em que quinze profissionais foram homenageados pelos vereadores. Participaram da cerimônia o secretário municipal de Turismo, Arison Danziger Darróz Siqueira, representando o Poder Executivo, familiares e amigos dos agraciados.

A sessão solene é realizada anualmente, atendendo à Resolução n. 828/2018, com o objetivo de reconhecer e valorizar aqueles contribuem para o desenvolvimento do esporte ou se destacam nas mais diversas modalidades.

Para o presidente da Câmara, Douglas Dofu (União), a homenagem não só é prestada aos indicados pelos vereadores, mas também ao saudoso radialista que dá nome ao diploma. “Esta é uma justa homenagem aos atletas do nosso município e àqueles que incentivam o esporte, que se dedicam e representam tão bem nossa cidade. Instituímos esse reconhecimento no mês em que celebramos o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, valorizando o esporte como ferramenta de transformação social”, comentou.

Sob a regência do maestro Edgard Gomes, acompanhado da musicoterapeuta Letícia Graciolli, a Orquestra de Flauta Doce de Poços de Caldas se apresentou durante a solenidade, com a participação de crianças de 7 a 12 anos da Escola Municipal João Pinheiro.


Homenageados


Ronaldo Rezende de Figueiredo. Judoca e ciclista poços-caldense, professor de artes marciais. Indicado pelo vereador Aliff Jimenes;

Zélia Maria Testi Moreira. Secretária Municipal de Esportes, premiada ex-atleta local. Indicada pelo vereador Álvaro Cagnani;

Guilherme Giusti Marinho. Judoca há mais de 20 anos, professor do projeto social Judô Juca Cobra e campeão mineiro. Indicado pelo vereador Diney Lenon;

Robson Alvarenga. Atleta de alto rendimento e técnico de corrida, com passagem pelo CIDEP. Indicado pelo vereador Douglas Dofu;

Eric Resende da Cruz. Paratleta e vice-campeão do Meeting Paralímpico de 2021. Indicado pelo vereador Flavinho;

Cleber Vieira Borges. Técnico de futebol e atuante no campeonato amador. Indicado pelo vereador Kleber Silva;

Lindsay Mariano Vilas Boas. Campeã de cricket. Integrante da 1ª equipe profissional da Confederação Brasileira de Cricket. Indicada pelo vereador Lucas Arruda;

Ramires Cassemiro de Oliveira. Técnico de esgrima e atuante na esgrima paralímpica da ADEFIP. Também é educador físico local. Indicado pelo vereador Marcos Sansão;

Gabriel Pereira Nunes. Medalhista de jiu-jitsu, representa a cidade no esporte. Estuda para ser educador físico. Indicado pelo vereador Marcus Togni.

Cibele Penido Pereira. Atuou na AADV e no projeto Recriança. Iniciou o Projeto Movimente-se. Indicada pela vereadora Pastora Mel;

Marcelo Liberal Pereira Bortoluzzi. Atleta de natação e educador físico. Competidor master e professor. Indicado pelo vereador Ricardo Sabino;

Isabella Fernanda Teixeira Gouvea. Ex-instrutora do Viva Esporte, coordena o projeto Volare de Ginástica Rítmica. Indicada pelo vereador Neno;

Maria Bernadete Sousa Adolfo. Corredora, medalhista em competições locais e nacionais, integrante do grupo “As Marias”. Indicada pelo vereador Tiago Mafra;

Esteferson Rodrigo Marcimiano. Atleta de artes marciais. Integrante do Poços Ativa. Coordenador técnico do Clube de Judô. Um dos grandes nomes do Judô da região. Indicado pelo vereador Tiago Braz; 

Flávio Antônio de Andrade. Ex-jogador de futebol profissional, foi atuante na Secretaria de Esportes e coordena o Projeto Escola de Futebol Chute Certo. Indicado pelo vereador Paulista.




Academia Clayson Jr recebe mestre Cícero Costha para seminário de Jiu-Jitsu em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – A cidade recebeu no último fim de semana um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu mundial: o mestre Cícero Costha. A visita fez parte de um seminário técnico promovido pela Academia Clayson Jr Jiu-Jitsu, reunindo praticantes e entusiastas da modalidade em um encontro de alto nível.

O evento teve como foco a apresentação de posições e atualizações técnicas, com ensinamentos diretamente do mestre que formou uma legião de campeões mundiais ao longo das últimas décadas. Reconhecido internacionalmente, Cícero Costha é referência quando o assunto é formação de atletas de elite no Jiu-Jitsu competitivo.

A Academia Clayson Jr, anfitriã do seminário, representa há quase 15 anos a equipe Cícero Costha na região do Sul de Minas. Sob o comando do professor Clayson Jr, a equipe tem se destacado em competições regionais e nacionais, com títulos expressivos tanto em disputas individuais quanto por equipe.

“É sempre um prazer receber o mestre Cícero em nossa cidade, sempre realizando um trabalho de alto nível e muito atual, agregando muito ao nosso Jiu-Jitsu em Poços e na região”, afirmou Clayson Jr. “Sinto-me honrado em poder representar a equipe aqui por todos esses anos e colher muitos resultados positivos em todas as competições que participamos. O trabalho continua cada vez mais forte e temos grandes projetos pela frente.”

Além do foco em competição, a academia também atua com projetos sociais, contribuindo para a inclusão de jovens no esporte e a disseminação da arte suave em diferentes comunidades da região. Segundo Clayson Jr, a equipe segue em crescimento constante, tanto em número de filiais quanto em alunos engajados.

“Quero agradecer a todos os alunos que confiam no nosso trabalho, a todos os professores que se dedicam diariamente para o nosso crescimento, e a todos que fortalecem nossa equipe e o Jiu-Jitsu na região. Meu muito obrigado”, completou.

 

Dirigente do COB visita Poços e elogia projeto de cricket desenvolvido na cidade

Poços de Caldas, MG – O gerente esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Geraldo Campestrini, esteve em Poços de Caldas nesta semana para conhecer de perto o projeto de críquete desenvolvido na cidade pela Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil).

Durante a visita, Campestrini esteve acompanhado de Matt Featherstone, presidente do Cricket Brasil, e juntos fizeram uma visita oficial ao prefeito Paulo Ney. O encontro contou também com a presença da secretária municipal de Esportes, Zélia Testi Moreira , Zelinha; do secretário de Desenvolvimento Social, Franco Martins; e do secretário de Comunicação, Scud.

“Fico muito feliz em poder visitar Poços de Caldas e ver um projeto tão bem organizado como o da Confederação Brasileira de cricket, com engajamento comunitário e pessoas praticando a modalidade. É visível o potencial de evolução e esperamos que esse modelo possa ser replicado em outras cidades, contribuindo para o crescimento nacional do esporte”, afirmou.

Campestrini também ressaltou a importância do cricket no cenário olímpico, já que a modalidade foi recentemente incluída nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. “Agora temos um olhar voltado para a excelência esportiva do críquete no Brasil. A expectativa é que a modalidade ganhe ainda mais força e permanência no movimento olímpico.”

Questionado sobre a possibilidade de Poços de Caldas sediar grandes competições, o dirigente foi enfático ao reconhecer o potencial da cidade. “Já tivemos aqui eventos como o Sul-Americano, e vejo que a cidade reúne as condições necessárias para receber grandes competições. A infraestrutura e o perfil turístico da cidade são grandes atrativos.” 

O prefeito Paulo Ney ressaltou o orgulho da cidade em ser considerada a capital brasileira do cricket. A presença de Geraldo Campestrini reforçou o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido na cidade, que hoje abriga um dos principais polos da modalidade no país.

“Poços tem um orgulho muito grande de ser a capital brasileira do cricket, e a vinda do COB aqui só reforça isso. Vimos de perto o trabalho bacana que é feito, não só esportivamente, mas também na área social. Agora, com o críquete sendo reconhecido como esporte olímpico, isso traz ainda mais incentivo à prática”, afirmou o prefeito.

Os projetos sociais que tem forte atuação nas escolas públicas do município, foi um dos pontos destacados por Paulo Ney. “A gente vê a quantidade de crianças, principalmente da rede pública, que participam. Com o apoio do COB e o fortalecimento da Seleção Brasileira, o esporte tende a crescer ainda mais aqui e em todo o Brasil.”

O prefeito também comentou sobre as possibilidades de Poços de Caldas sediar grandes competições de críquete no futuro e revelou que a prefeitura trabalha para melhorar a infraestrutura da cidade para a prática da modalidade. “Essa foi uma das pautas que colocamos na mesa: queremos que o COB nos ajude a desenvolver ainda mais nossa estrutura esportiva. A ideia é que Poços se consolide como referência nacional no críquete e possa receber eventos de grande porte.”

A visita do gerente esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Geraldo Campestrini, a Poços de Caldas nesta semana foi celebrada com entusiasmo por Matt Featherstone. Segundo Matt, o momento representa um marco na consolidação do críquete como esporte olímpico e no fortalecimento da modalidade no Brasil.

“Estamos muito felizes em receber o Geraldo. Essa é apenas a primeira de muitas visitas do COB a Poços de Caldas, que já é considerada a capital brasileira do cricket. A presença dele reforça a importância do trabalho que estamos realizando aqui e o potencial da cidade no cenário esportivo nacional”, afirmou Matt.

O presidente destacou a expectativa em torno do próximo dia 25, data oficial em que o cricket será formalmente integrado ao programa olímpico. A modalidade retornará às Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles 2028, depois de mais de um século fora do calendário.

“Estamos preparando o críquete para os próximos 50, 60 anos. Embora o ciclo olímpico funcione de quatro em quatro anos, acreditamos que o críquete veio para ficar como parte permanente da história olímpica. Essa transição é histórica, e o Brasil está se posicionando muito bem nesse cenário”, declarou.

Featherstone também enfatizou a importância do apoio institucional e da parceria com o poder público. “A visita ao prefeito Paulo Ney foi fundamental para fortalecer esses laços. Poços tem um papel central no desenvolvimento da modalidade, e essa conexão com o COB é essencial para o futuro.”

O dirigente revelou ainda que há muitos planos em andamento. “Estamos trabalhando para trazer mais jogos, mais equipes, mais professores. A estrutura está crescendo a cada ano. Em 15 anos de história com o criket aqui no Brasil, vejo um progresso constante, e sei que isso só tende a aumentar.” 

 A secretária municipal de Esportes, Zélia Testi Moreira, Zelinha, também comentou a visita de Geraldo Campestrini, gerente esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à cidade. Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, ela ressaltou o simbolismo do momento para Poços de Caldas, que vem se consolidando como referência nacional no cricket.

“É um marco para nós. Ter o COB na cidade, reconhecendo o trabalho feito com o críquete, é extremamente importante. Poços é considerada a capital brasileira do críquete, e todo esse reconhecimento reforça o apoio que a prefeitura tem dado para a estrutura que temos hoje”, destacou Zelinha.

A secretária ressaltou o impacto social da modalidade, especialmente por sua base de formação estar nas escolas públicas. “O criket já está em uma esfera mais profissional, mas mantém uma forte pegada social. A maioria das atletas da Seleção Brasileira saiu dos nossos projetos escolares. Isso mostra o poder transformador do esporte na vida das pessoas.”

Além do cricket, Zelinha reforçou que a secretaria trabalha com diversos outros projetos esportivos e que a gestão está empenhada em fortalecer essas iniciativas. “Temos muitos programas que nos orgulham. Neste primeiro ano, estamos focados em organizar melhor esses projetos, criando instrumentos para que os fomentadores do esporte tenham mais segurança ao buscar recursos e apresentá-los em editais.”

Ela adiantou que estudos estão sendo realizados para aprimorar a estrutura de apoio aos projetos esportivos, visando atender a todas as faixas etárias da população. “Queremos garantir que o esporte esteja presente em todos os pontos da cidade, das crianças aos idosos, promovendo saúde, inclusão e cidadania.”


Reconhecimento na Câmara

Zelinha também comentou a homenagem que recebeu recentemente na Câmara Municipal, durante uma cerimônia que homenageou o saudoso Lázaro Walter Alvise, figura importante do esporte local.

“Fiquei muito honrada com o convite do vereador Álvaro Cagnani. Lázaro foi um grande esportista, torcedor apaixonado da Caldense, comentarista esportivo em uma época em que era tudo mais difícil. Foi emocionante também reencontrar pessoas com trajetórias marcantes no esporte da cidade. Foi uma semana muito feliz”, concluiu.

Escola Barra Brava Jiu-Jitsu representa Poços de Caldas na Copa Raknarok em São José do Rio Pardo (SP)

Poços de Caldas,MG - No próximo domingo, dia 13 de abril, a Escola Barra Brava Jiu-Jitsu estará representando o município de Poços de Caldas (MG) na tradicional Copa Raknarok de Jiu-Jitsu, que acontece em São José do Rio Pardo (SP). A equipe levará 15 atletas ao campeonato, reforçando o comprometimento com o esporte e o desenvolvimento social por meio da arte suave.

A participação é resultado do trabalho sério desenvolvido pela escola através do projeto social “Mudando Vidas Ensinando Jiu-Jitsu”, que tem como principal objetivo transformar realidades por meio do esporte, com foco especial na juventude.

Entre os destaques da delegação estão os jovens atletas Yezo e Lais, ambos com apenas 14 anos, que têm suas trajetórias marcadas por histórias de superação pessoal e dedicação ao Jiu-Jitsu. A importância do projeto em suas vidas foi reconhecida recentemente com a visita da secretária municipal de Esportes, Zelinha, que esteve pessoalmente na escola. Na ocasião, ela conversou com os jovens, levando palavras de incentivo e valorizando o papel do esporte como ferramenta de transformação social.

“Foi um momento especial. A presença da secretária motivou ainda mais nossos atletas, especialmente o Yezo e a Lais, que são verdadeiros exemplos de superação. Ver o poder do esporte mudando vidas nos fortalece para continuar nessa caminhada”, destacou o professor Betinho. 

A Barra Brava também agradece ao apoio contínuo do vereador Wellington Guimarães, o Paulista, que acompanha e incentiva o projeto há mais de nove anos, e à Del Carmem Ink Tattoo, empresa parceira que contribui diretamente para o desenvolvimento dos atletas.