sexta-feira, 28 de junho de 2024

Projeto Caça Talentos capacita crianças em defesa pessoal em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Sob a coordenação do Mestre Paulão Rezende, o Projeto Caça Talentos está transformando a realidade de crianças em três núcleos distintos na cidade. Localizados no CEU Itamaraty,   Caic na zona sul, onde as aulas são ministradas pelos professores Kaio Henrique de Araujo Raimundo e Kaue Victor Santos Cesario e no Vilas Unidas, zona oeste, o projeto visa ensinar defesa pessoal e proporcionar um ambiente seguro fora das ruas.

Paulão Rezende expressa sua satisfação com os resultados alcançados até agora: “É um projeto vencedor, estou muito feliz porque as crianças estão aprendendo defesa pessoal e se afastando das áreas de risco que são as ruas.”

Os objetivos do projeto são claros: trazer as crianças para um ambiente seguro e ensinar técnicas de defesa pessoal. No momento, são oferecidas aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai em algumas unidades, enquanto outras concentram-se apenas no Jiu-Jitsu. Paulão Rezende destaca que, se a experiência continuar sendo positiva, o projeto pode expandir suas atividades para outras áreas da cidade.


Muay Thai

O Professor Pepe está responsável pelas aulas  Muay Thai do projeto. Com uma abordagem que combina disciplina e diversão, ele destaca a importância de aprender uma arte marcial não apenas como treinamento sério, mas também como uma experiência divertida e educativa.

“São  modalidades para a criançada poder aprender, se divertir também, não só treinar com seriedade, mas também brincar um pouco, uma diversão”, comenta Pepe. Além de aprender a técnica do Muay Thai, as crianças desenvolvem dinâmica corporal e melhoram a coordenação motora, habilidades essenciais para o desenvolvimento físico e mental.

“Estamos empolgados com o projeto, estamos dando início, e a ideia é focar aqui para todos saírem como futuros campeões. Essa é a nossa ideia”, destaca o Professor Pepe, enfatizando o potencial transformador das artes marciais na vida das crianças.


Jiu-Jitsu

Primo Liboni é responsável pela parte técnica do Jiu-Jitsu, proporcionando uma formação sólida e educativa para jovens talentosos. Ele destaca a importância de guiar as crianças não apenas no desenvolvimento das habilidades marciais, mas também no crescimento pessoal e cidadão.

 Ele ressalta que o projeto visa não apenas ensinar as técnicas da arte marcial, mas também desenvolver habilidades como coordenação motora, disciplina e respeito mútuo.

“Aqui a gente faz esse trabalho direcionando essas crianças para as artes marciais de uma forma bem descontraída, onde a gente quer levar essas crianças não só a serem grandes atletas, mas a serem pessoas de bem, cidadãos de bem”, enfatiza Liboni. Ele destaca que o Jiu-Jitsu, por ser uma luta mais agarrada, ajuda os jovens a desenvolverem habilidades tanto no chão quanto em pé, promovendo uma formação integral e equilibrada.


Depoimentos

“O Jiu Jitsu e o Muay Thai estão complementando as atividades esportivas aqui na Educação Integral do Vilas Unidas. São  atividades que trazem inúmeros benefícios para os nossos adolescentes: aumenta a capacidade cognitiva, gera cooperação e socialização, além de

melhorar o condicionamento físico e fortalecimento muscular”.

Cristiane Carvalho 

Gomes, professora


“O projeto Jiu-jitsu fez muita diferença para nossos alunos. O comprometimento dos alunos envolvidos é nítido. Disciplina,  atenção,  além de todo trabalho social e emocional para nossas crianças foi de fundamental importância.

Juliana Riemenschneider, 

diretora do Caic.


“As aulas do projeto de Jiu Jitsu para as crianças  do PMJ têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde. A prática do Jiu Jitsu infantil vai muito além dos aprendizados no tatame, a disciplina e excelência exigidos refletem positivamente no comportamento da criança em casa e na escola, por isso estamos muito satisfeitos com este projeto aqui no PMJ Parque Pinheiros”. 

Nara Bócoli -  Professora de Referência 


O Projeto

O Projeto Caça Talentos, que oferece aulas de Muay Thai e Jiu-Jitsu em diversos núcleos da cidade, é uma iniciativa do Instituto Monte Olimpo em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conforme legislação federal aplicável. Além de promover a prática esportiva, o projeto visa oferecer um ambiente seguro e educativo para jovens, incentivando o desenvolvimento pessoal e social através do esporte. 

Nenhum comentário: