sábado, 29 de junho de 2024

Rota Vulcão é contemplada com verba estadual para desenvolvimento do cicloturismo na região

 Poços de Caldas, MG- A divulgação da Rota do Vulcão, primeira e única rota cicloturística do mundo ao redor de uma caldeira vulcânica, agora irá mais longe.  É que ela acaba de ser inserida em um termo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), por meio de uma parceria MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Esta parceria é um acordo firmado entre a administração pública e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para o desenvolvimento de ações que beneficiem a população.

A verba liberada pela SECULT visa contemplar um plano de trabalho para o desenvolvimento do cicloturismo regional. Entre as ações que serão desenvolvidas, destaque para a reformulação do site e tradução para inglês e espanhol, criação de um aplicativo exclusivo para os cicloturistas, produção audiovisual com captação de fotos e vídeos, além de divulgação por meio de marketing digital, um documentário e uma cicloviagem com o Canal de Bike. 

Em contrapartida, a ACPC – Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas – idealizadora da Rota do Vulcão, irá realizar, por meio de cursos EAD, a qualificação dos atendentes de hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fazem parte da rota. 

Para o presidente da ACPC, Arison Siqueira, a liberação desta verba para a execução deste projeto é um marco para a Rota do Vulcão. “Todo o nosso trabalho é feito voluntariamente, com recursos vindos de doação. Agora, com esta verba, vamos poder divulgar ainda mais a rota, atraindo os cicloturistas para cá para poder apreciar as belas paisagens que fazem parte do percurso, com cachoeiras, mirantes e plantações diversas, além de lagos e represas”.


A Rota do Vulcão

A Rota do Vulcão está localizada no planalto de Poços de Caldas. É formada por 14 municípios, com 370 km de extensão e altimetria que chega a quase 10 mil metros. O percurso demonstra a “mineiralidade” da região com suas montanhas que formam a caldeira vulcânica, repleto de subidas e descidas, belezas naturais, gastronômicas, religiosas e culturais, passando por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas. 

Além disso, por se tratar de uma rota circular, o ciclista tem o privilégio de poder iniciar de onde ele quiser e ao final do percurso retornará ao seu ponto de partida. 

Para conhecer todo o percurso da Rota do Vulcão, acesse https://www.rotadovulcao.com.br

Nenhum comentário: