sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Projeto Água É Que São Delas transforma a natação feminina na cidade

Poços de Caldas, MG - O projeto Água É Que São Delas, patrocinado diretamente pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, tem sido um marco na inclusão e desenvolvimento da natação feminina na cidade. Idealizado por Guilherme Henrique Noronha da Silva, com a orientação pedagógica da professora Gabriela Noronha da Silva, as atividades acontecem nas piscinas da AADV-PC e são direcionadas a meninas de 10 a 15 anos.

Um Projeto Focado na Inclusão e no Desenvolvimento

Com dois anos de atuação, o projeto oferece aulas de iniciação à natação em um ambiente seguro e confortável. Guilherme explica que a ideia nasceu ao perceber a necessidade de separar as aulas por gênero. “Eu e minha irmã Gabriela, que já somos professores em outros locais, notamos que as meninas muitas vezes se sentem constrangidas em aulas mistas. Questões como timidez, trajes de banho e a maturidade delas influenciavam no rendimento”, afirma o proponente do projeto.

Gabriela complementa destacando o impacto dessa mudança. “Iniciamos o projeto acreditando que aulas exclusivas para meninas proporcionariam um ambiente mais acolhedor e livre de preocupações desnecessárias. E deu super certo! As alunas aprendem mais rápido e com mais confiança. Hoje, colhemos frutos com alunas participando de competições e trazendo medalhas para casa”.

Resultados que Inspiram

Um dos destaques do projeto foi a participação da aluna-atleta Emily Ferreira na Copa Poços de Caldas de Natação, realizada em 9 de novembro. Mesmo diante de condições adversas, como chuva e piscina gelada, Emily representou o projeto com garra e conquistou uma medalha, coroando um ano de grandes avanços para a iniciativa.

Encerramento Festivo e Olhar para o Futuro

As atividades de 2024 foram encerradas com um festival especial entre as participantes. Durante o evento, as meninas receberam medalhas e troféus em reconhecimento ao esforço e dedicação demonstrados ao longo do ano. “Esse reconhecimento é essencial para que elas vejam significado no aprendizado e retornem ao projeto em 2025”, ressaltou Gabriela, entusiasmada com o início do terceiro ano do projeto.

 

Nenhum comentário: