sábado, 2 de dezembro de 2023

“Zumba Alegria”: o ritmo que transforma Poços de Caldas em um palco de saúde

 Poços de Caldas, MG - A alegria e a saúde se entrelaçam graças ao dedicado trabalho da professora Alessandra Cristina Gouveia de Andrade e ao projeto “Zumba Alegria”, que celebra seu segundo ano de sucesso. O apoio essencial do Thermas All Inclusive Resort, como patrocinador principal, aliado ao suporte da Secretaria de Esporte e à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, tem possibilitado que esse projeto floresça e proporcione benefícios notáveis para toda a cidade.

A professora Alessandra compartilhou sua gratidão em um balanço do ano de 2023 do “Zumba Alegria”: “Sim, foi um ano bacana, um ano excelente, bastante alunas, muita diversão, e eu quero agradecer, né? Ao Thermas All Inclusive Resort, à Secretaria de Esporte, à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e à Lei do Incentivo, que possibilitaram esse projeto no ano de 2023. Estamos encerrando agora, dia 20 de dezembro, mas ainda dá tempo de participar das aulas. A partir de fevereiro, estaremos de volta, graças a Deus. Um novo projeto foi aprovado.”

O “Zumba Alegria” não apenas proporciona momentos de diversão e movimento, mas também promove a saúde física e mental dos participantes. As aulas, totalmente gratuitas, continuarão a animar a comunidade no próximo ano. Alessandra anunciou: “No ano que vem, estaremos novamente no Country Club, segundas e quartas-feiras, às 18:00, no ginásio Isa Sarraf, no Centro Comunitário Marina Colada aqui no Mar, e no bairro Maria Colada, das 19h às 20h, nas terças e quintas-feiras.”

Enquanto as alunas expressam a tristeza pela pausa nas aulas durante janeiro, Alessandra enfatiza a importância do descanso para o sucesso do projeto: “O projeto tem a duração de 10 meses, mas no próximo ano serão 11 meses. É necessário dar um descanso, apesar de ser uma diversão para todos. Estar aqui é algo prazeroso, faz bem para a mente, o corpo e a alma. Mas no ano que vem, estaremos aqui novamente, se Deus quiser.” 


Depoimentos

Em meio aos ritmos contagiantes do “Zumba Alegria”, Andreia Paula Sanches compartilha sua experiência e entusiasmo por fazer parte desse projeto que tem mudado vidas na comunidade. Os benefícios físicos e emocionais se tornam evidentes para aqueles que se entregam às aulas animadas e revitalizantes. “Os benefícios que trazem sim, eu faço, já faz mais de 1 ano. O projeto que tem aqui faz muito bem pra gente. Atividade física sai um pouco o sedentarismo. É uma aula que a gente vem, diverte. Além disso, a gente exercita o corpo e é uma aula que beneficia todos.”

Outro depoimento que ecoa as transformações trazidas pelo “Zumba Alegria” é o de Marcília Consoline. “Meu nome é Marcília Consoline, eu faço parte do projeto já há quase 2 anos, né?” compartilha Marcília. “Desde a outra professora que tinha, e assim pra mim é ótimo, me ajudou bastante, né? Nas minhas dores musculares no relaxamento, dá uma leveza no corpo, né?” A experiência de Marcília destaca não apenas os benefícios físicos, mas também a redução do estresse e a promoção do relaxamento, elementos essenciais para a saúde integral.

Diante das palavras de Marcília, fica evidente que o “Zumba Alegria” não é apenas uma atividade física, mas uma terapia para o corpo e a mente. “Eu acho que esse tipo de projeto as pessoas deveriam aproveitar, diminuir a frequência de médico, de medicamentos, ótimo pro corpo e pra mente também o melhor remédio, melhor remédio, não tem remédio melhor, vamos dançar,” conclui Marcília, incentivando todos a abraçarem a oportunidade de cuidar de si mesmos através da dança e do movimento. 

Já Maria Estela Ribeiro Cândido destacou os inúmeros benefícios físicos, mentais e sociais que a prática dessa dança tem proporcionado à comunidade poços-caldense. “A zumba nos traz muitos benefícios, é físico, mental e social. No físico, nos ajuda no cardio a controlar nosso peso. No mental, já teve muitos casos de pessoas com problemas de depressão que lutaram contra através da dança. E no social, nos promove bastante divertimento, alegria e nos proporciona também amizades. É o nosso tempo de priorizar a nossa vida, no corre-corre lá do dia a dia, e a gente vem aqui para poder dançar e se divertir,” destaca Maria Estela.

Andréa Gomes també falou com a reportagem. “Faço Zumba aqui com a Alessandra há um ano mais ou menos, e eu adoro. É o que a outra amiga falou, nos traz benefícios, não é, para a saúde mental. E o nome já diz, Zumba Alegria. Então assim, nos proporciona diversas coisas e o mais que prioriza mesmo é a alegria de estar aqui, todo mundo junto, dançando.”

A essência alegre do projeto é destacada por Andréa, que enfatiza a importância do ambiente descontraído e divertido proporcionado pelas aulas de Zumba. “É excelente dica que eu dou para quem quiser vir, é um projeto gratuito, não tem custo nenhum. Duas vezes na semana e é ótimo. O ritmo preferido a gente gosta muito de é do agito, mesmo que ela põe muita música de agito e tal, então é bem contagiante, muita alegria mesmo.” 

Nenhum comentário: