quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Final do Interbairros de Futsal acontece nesta quarta

Nesta quarta-feira (21) acontece a final do Campeonato Interbairros de Futsal no ginásio poliesportivo Arthur Mendonça Chaves. Dom Bosco e Maria Imaculada disputam o título a partir das 20h.

A entrada é gratuita.

O Campeonato Interbairros de Futsal teve início em novembro e reuniu times de vários bairros da cidade. É uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes, com a Associação dos Árbitros de Poços de Caldas (AAPC) e a Liga Poços-caldense de Futebol.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

64ª Corrida da Comarca reuniu quase 300 ciclistas em Poços de Caldas

Poços de Caldas sediou, no domingo (18), a 64ª edição da Corrida da Comarca, na modalidade speed, um dos eventos mais tradicionais do calendário esportivo do município. A competição teve início às 7h, com largada e chegada em frente ao antigo prédio da Prefeitura, na Avenida Francisco Salles, reunindo atletas de diversas regiões do Brasil.

A prova contou com disputas em várias categorias. No masculino, os atletas competiram nas categorias elite open, estreante, MTB open, master, infantojuvenil, juvenil, júnior e mirim. Já no feminino, as categorias foram elite open, master e mirim. Os três primeiros colocados das principais categorias receberam premiação em dinheiro, além de medalhas até o quinto colocado.

Na principal disputa da elite, Alisson sagrou-se campeão, com Vitor conquistando a segunda colocação, em uma prova marcada por alto nível técnico e forte competitividade. Os resultados oficiais não foram divulgados.

A secretária municipal de Esportes, Maria Zélia Testi Moreira, destacou o sucesso do retorno da competição. “Estamos super felizes porque a Corrida da Comarca voltou com bastante força. Pelos depoimentos dos ciclistas, a prova está melhor organizada, está bacana, e isso é muito gratificante para nós. São 64 edições, o que mostra a força do ciclismo e a potência desse projeto”, afirmou.

Segundo a secretária, as condições climáticas também contribuíram para o bom andamento do evento. “O tempo ajudou bastante e tivemos quase 300 inscritos, mesmo com pouco tempo de divulgação. Ainda assim, recebemos ciclistas de diversas partes do Brasil. O clima estava muito gostoso”, completou.

 

Associados da Caldense se destacam no 1º Aberto de Beach Tennis no CT Iago Silva

Os associados da Caldense tiveram participação de destaque no 1º Aberto de Beach Tennis do CT Iago Silva, realizado no último sábado (17). Com presença expressiva em diversas categorias, os atletas mostraram competitividade, integração e o fortalecimento do beach tennis dentro do clube, alcançando finais, pódios e resultados expressivos.

Na categoria Feminina D, a dupla Thaís Arashiro e Verônica Vasconcelos conquistou o vice-campeonato. Para Thaís, chegar à final foi resultado de dedicação e esforço. “Eu e minha parceira jogamos pra caramba, a gente se esforçou bastante, e acho que foi muito bom”, destacou.

Verônica também comemorou o resultado, ressaltando a evolução da dupla. “Eu não esperava chegar à final. É apenas nossa segunda competição juntas e fico muito feliz em ver que estamos evoluindo.” Para ela, o beach tennis vai além da disputa. “O importante é a integração do esporte na vida, as amizades que a gente faz. É um ambiente alegre, gostoso, de diversão”.

Já na categoria Masculina D, o título ficou com Patrick Carvalho e Márcio Guilherme. Patrick participou de seu primeiro torneio da modalidade e aprovou a experiência. “Foi bem legal, uma experiência nova. Eu venho do squash, que é um esporte muito rápido e individual, então é diferente, mas estou gostando bastante”.

Marcinho contou que a parceria surgiu de última hora. “A gente nunca tinha jogado junto. O Patrick me chamou em cima da hora e, graças a Deus, foi uma parceria de sucesso. Chegamos à final e conseguimos o título”.

Na categoria Masculina C, a dupla William Loro e Jimmy Ângelo ficou com o vice-campeonato. William destacou o espírito democrático do esporte. “O beach tennis tem uma energia muito gostosa. Formamos essa dupla para esse campeonato e, apesar da derrota na final, foi muito positivo. Chegar à final no primeiro torneio já é um grande resultado”.

Jimmy Ângelo, conselheiro da Caldense e diretor do futebol society do clube, ressaltou a importância da participação. “A Caldense incentiva muito o beach tennis. Viemos prestigiar o CT do Iago, que tem ligação com o nosso professor de tênis de campo, Taro Silva, e foi uma experiência muito boa. Já disputei dois torneios: fui campeão em um e vice neste, acho que temos futuro”.

Na categoria Feminina C, Adriana Andreani e Júlia Gracioso também ficaram com o vice-campeonato. Adriana destacou o clima do torneio. “É muito gratificante participar, todo mundo é amigo, foi muito bom”.

Para Júlia, o torneio teve um significado especial por ser sua estreia. “Foi meu primeiro torneio, nem conhecia o CT. Fui muito bem acolhida, não tem rivalidade, todo mundo vibra junto. Foi uma delícia participar.” Adriana ainda completou, em tom descontraído: “Tenho que agradecer a Júlia, que jogou muito e me carregou na partida”.

Ainda na Feminina C, o terceiro lugar ficou com as irmãs Thuany Bertozzi e Thaynara Carvalho. Elas elogiaram o ambiente do evento. “A atmosfera aqui é muito boa, estamos entre amigos”.

Thaynara brincou sobre jogar em família. “Irmãs, a gente se estranha, briga, mas sempre se une para se divertir, que é o mais importante”.

No Masculino C, Valdemir Curcioli e Giovanni Caputo garantiram o terceiro lugar. Para Valdemir, associado da Caldense, o principal objetivo foi alcançado. “O importante é jogar, se divertir e curtir a vida”.

Já na categoria Mista B, o casal Caio e Tuane Bertozzi conquistaram o vice-campeonato. Caio destacou o clima diferenciado do torneio. “Foi bem legal, um ambiente festivo, diferente. Nunca tinha participado de um evento com churrasco incluso. E jogar com a esposa é sempre especial, mesmo com as briguinhas normais da mista. Ganhar troféu junto é muito bom”.

A participação expressiva dos associados da Caldense no 1º Aberto de Beach Tennis do CT Iago Silva reforça a representatividade e o crescimento da modalidade dentro do clube. O evento evidenciou não apenas resultados esportivos, mas também a integração, o espírito coletivo e a consolidação do beach tennis como uma prática cada vez mais presente na rotina dos associados alviverdes.


Patrick Carvalho e Márcio Guilherme

Campeões categoria MASCULINA D


Thaís Arashiro e Verônica Vasconcelos

Vice-campeãs categoria FEMININA D


William Loro e Jymmi Ângelo

Vice-campeões categoria MASCULINA C


Valdemir Curcioli e Gionanni

Terceiro lugar categoria MASCULINA C


Adriana Andreani e Júlia Gracioso

Vice-campeãs categoria FEMININA C


Thuany Bertozzi e Thaynara Carvalho

Terceiro lugar categoria FEMININA C


Caio Bertozzi e Thuany Bertozzi

Vice-campeões categoria MISTA B

Finais da Peteca são destaque no fim de semana da Liga da Juventude Cristã

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas, MG - O final de semana teve como destaque nos jogos da Liga da Juventude Cristã as finais da Peteca. As partidas foram realizadas na Associação Atlética Caldense. A programação foi dedicada às disputas da modalidade peteca, nos naipes feminino e masculino, reunindo representantes de diversas igrejas do município.

Desde as primeiras partidas da manhã, as equipes demonstraram alto nível técnico, espírito esportivo e grande envolvimento das torcidas. Ao longo da rodada, foram disputados jogos eliminatórios, semifinais e finais, definindo os campeões da modalidade.

No feminino, a equipe da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias teve uma campanha consistente e conquistou o título de campeã, vencendo a grande final contra a equipe da JUCA por 2 sets a 0. A JUCA ficou com o vice-campeonato, enquanto os Vicentinos garantiram a terceira colocação. Em seguida, completaram a classificação final a Igreja Batista da Lagoinha, a Basílica Nossa Senhora da Saúde e a Paróquia São Francisco e Santa Clara.

Já no masculino, o título ficou com a Igreja do Evangelho Quadrangular – Sede, que venceu a final diante da equipe dos Vicentinos, confirmando uma campanha sólida ao longo da competição. Os Vicentinos ficaram com o vice-campeonato, seguidos pela JUCA, pela Basílica Nossa Senhora da Saúde, pela Assembleia Fé Apostólica e pela Paróquia São Francisco e Santa Clara.


Handebol

No domingo o Ginásio Poliesportivo Moleque César, no bairro Cascatinha contou com partidas das modalidades handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.

Abrindo a rodada, no handebol feminino, a equipe da JUCA venceu a Basílica Nossa Senhora da Saúde pelo placar de 7 a 5, em um jogo equilibrado e marcado por muita intensidade. Na sequência, pelo handebol masculino – categoria B, a Igreja do Evangelho Quadrangular – Sede mostrou superioridade e superou a Assembleia Fé Apostólica por 23 a 6.

Ainda pelo handebol masculino, na categoria A, a JUCA conquistou uma vitória expressiva sobre a Basílica Nossa Senhora da Saúde, fechando a partida em 14 a 3. Já no voleibol feminino, a Assembleia Fé Apostólica venceu a JUCA por 2 sets a 0, garantindo um resultado sólido na modalidade.

Encerrando a programação do dia, no voleibol masculino, a equipe Vice levou a melhor diante da Assembleia Fé Apostólica, vencendo por 2 sets a 1, em uma partida bastante disputada.

Os Jogos

O evento é um projeto aprovado por meio da Lei de Patrocínio Direto da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e tem como proponente o professor José Carlos Daré, que destacou a importância da iniciativa para a juventude local.  A arbitragem e a execução técnica da competição ficam a cargo da Daré Eventos Esportivos.

Taça Poços de Futebol Society Feminino agita o Parque Municipal

No domingo (18), o Parque Municipal Antônio Molinari sediou a Taça Poços de Futebol Society Feminino. Quatro equipes entraram em campo em busca do título: AABB Pouso Alegre, Banda da Lata, Conexão Saúde e AM World Fitness.

Na primeira fase, as equipes se enfrentaram em turno único, com jogos simultâneos, proporcionando dinamismo à competição e boa presença de público acompanhando as partidas ao longo da manhã.

Após três rodadas da fase classificatória, aconteceu a disputa pelo terceiro lugar e a grande final. As duas melhores campanhas garantiram vaga na decisão entre Banda da Lata e Conexão Saúde, enquanto AM World Fitness e AABB Pouso Alegre se enfrentaram na partida que valia o terceiro lugar.

Na final, Banda da Lata venceu por 8 a 4, ficando com o título da competição. Já na disputa de terceiro lugar, AABB Pouso Alegre levou a melhor ficando em terceiro por 2 a 0.

A Taça Poços de Futebol Society Feminino é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Associação dos Árbitros de Poços de Caldas (AAPC) e a Liga Poços-caldense de Futebol (LPF).

Tradição e desafio marcam a Volta ao Cristo Unimed 2026 em Poços de Caldas

Com uma combinação única de tradição, desafio técnico e beleza natural, Poços de Caldas se prepara para receber a 43ª edição da Volta ao Cristo Unimed, domingo, 25 de janeiro de 2026. A prova, que abre oficialmente o calendário esportivo municipal, reforça o protagonismo da cidade no cenário do atletismo de rua no Brasil e segue reconhecida como uma das 20 corridas mais difíceis do país, principalmente pela exigente subida da Serra de São Domingos.

A largada está marcada para as 7h, no Estádio Municipal Ronaldo Junqueira (Ronaldão). O percurso de 16,5 quilômetros passa por pontos emblemáticos da cidade, como as avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha, o centro histórico e o monumento do Cristo Redentor. A chegada acontece novamente no Ronaldão, após a descida por trilhas na parte posterior da serra, em estrada de terra, garantindo aos atletas uma experiência técnica, intensa e única.

Para a edição de 2026, o trajeto contará com uma mudança estratégica: a passagem será feita atrás da ADEFIP, medida que visa ampliar a segurança dos atletas e melhorar a fluidez do trânsito ao longo da prova.

Pela primeira vez, a Volta ao Cristo contará com novidades ao longo do percurso, sendo uma grande celebração, estimulando atletas e público do início ao fim.

Outra inovação são os troféus personalizados em todas as categorias, com identidade visual exclusiva e referências à cidade de Poços de Caldas. O kit atleta, a medalha e as cores temáticas da prova também ganham destaque especial em 2026, inspirados no ano de Copa do Mundo, com referências às cores do Brasil e ao sonho do hexa. A cor verde será predominante, simbolizando as belezas naturais do município.

Além do aspecto esportivo, a Volta ao Cristo Unimed movimenta significativamente o turismo esportivo, impulsionando a rede hoteleira, bares, restaurantes e o comércio local. O evento projeta Poços de Caldas como um destino preparado para receber grandes competições, com estrutura, organização e acolhimento de excelência.

Para a secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, a prova representa muito mais do que uma corrida. “A Volta ao Cristo é uma das provas mais tradicionais de Poços de Caldas e do atletismo nacional. Ela atrai atletas do Brasil e do mundo, fortalece o esporte, o turismo e a economia local. Com as inscrições já encerradas, temos a certeza de mais um ano de sucesso, celebrando o esporte, a superação e a identidade da nossa cidade”, destaca.

A Volta ao Cristo Unimed 2026 é uma realização da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e conta com o patrocínio da Unimed Poços de Caldas, parceira histórica do evento, e da Equaliv–Grupo Althaia. A edição reúne ainda uma ampla rede de apoiadores, empresas e instituições que acreditam no esporte como ferramenta de promoção da saúde, cidadania e desenvolvimento regional.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Poços de Caldas recebe 3º Torneio de Futsal Damas da Bola com equipes da região

Poços de Caldas foi palco, no último final de semana, de mais uma edição do Torneio Damas da Bola, que chegou à sua 3ª edição, consolidando-se como uma importante competição de futsal feminino na região. O evento reuniu oito equipes, vindas de diferentes cidades, promovendo integração, alto nível técnico e valorização do esporte feminino.

As partidas foram realizadas no Ginásio Moleque César. Ao final da disputa, a equipe ABC Pirassununga conquistou o título de campeã do torneio. A equipe Banda da Lata, de Poços de Caldas,  ficou com o vice-campeonato, enquanto Estiva Gerbi garantiu a terceira colocação e Aguaí encerrou a competição em quarto lugar.

O torneio é organizado por Janaína Rodrigues, que destacou a importância da iniciativa para ampliar espaços e oportunidades às mulheres no esporte, além de incentivar a prática esportiva e o intercâmbio entre equipes da região.

Zigue-Zague Gastronômico abre 2026 unindo esporte e valorização do comércio local em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O ano de 2026 começou com energia renovada para o projeto Zigue-Zague Gastronômico, iniciativa de Luciana Marinoni que utiliza o esporte como ferramenta para prestigiar, divulgar e fomentar o comércio local de Poços de Caldas. Criado em 2022, o projeto realizou nesta semana sua primeira edição do ano, reafirmando um propósito que alia atividade física, convivência social e boa gastronomia.

A parada inaugural de 2026 aconteceu na Dona Dulce Hamburgueria, que recentemente passou a atender em um novo espaço, localizado na Rua Assis Figueiredo, nº 376. O encontro reuniu integrantes do grupo de caminhada “As Marias”, que seguem firmes no compromisso diário de percorrer entre 10 e 15 quilômetros, transformando o exercício físico em um momento de descoberta e valorização da cidade.

O Zigue-Zague Gastronômico nasceu dentro do próprio grupo de caminhada, comandado por Luciana Marinoni, que todos os dias escolhe um bairro diferente para as atividades. Formado por mulheres que trabalham durante o dia, o grupo reserva parte da rotina para cuidar da saúde física e mental, encarando percursos desafiadores, com escadões, subidas, mirantes e bairros mais afastados da região central.

Foi justamente durante as pausas para um lanche, entre um trajeto e outro, que surgiu a ideia de usar essas paradas como forma de incentivar pequenos comércios de bairro. “Uma padaria, um barzinho, uma lanchonete… comércio local existe em todos os bairros. Então por que não comprar nesses locais?”, destaca Luciana Marinoni.

A proposta rapidamente saiu do papel e ganhou nome: Zigue-Zague Gastronômico. A primeira experiência aconteceu em um trailer de hot-dog na Rua Corrêa Neto e, desde então, a iniciativa só cresceu. A cada edição, o grupo descobre novos estabelecimentos, divulga os negócios nas redes sociais e cria uma relação próxima com os comerciantes.

Segundo Luciana, a receptividade tem sido marcante. “As histórias de vida dos comerciantes de bairro emocionam o grupo. Muitas vezes são pessoas que enfrentam grandes dificuldades para manter seus negócios”, relata. Como forma de reconhecimento, os estabelecimentos que recebem “As Marias” passam a contar com um selo especial, indicando que fazem parte do roteiro do Zigue-Zague e que serão visitados novamente.

Além da Dona Dulce Hamburgueria, outros pontos já integraram o circuito, como Meg Dog e Moto Fly Beer Club, e a lista de novos convites segue crescendo. Luciana também convida a população a participar do projeto, indicando locais que possam fazer parte das próximas caminhadas. “Se você conhece um lugar, faça a sugestão. Pensaremos no percurso e faremos nosso pit stop semanal durante a atividade física”, afirma.

Capoterapia promove saúde, inclusão e qualidade de vida para a terceira idade

 Poços de Caldas, MG - A capoterapia é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço nas políticas de promoção da saúde e do envelhecimento ativo. Baseada nos movimentos da capoeira, porém adaptada para a realidade da terceira idade, a modalidade une atividade física, musicalidade, socialização e valorização cultural, proporcionando inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais aos participantes.

E conduzida com dedicação e profissionalismo dos Capoterapeutas C. Mestre Edy (Edson A. Pinto) e Adriana Diniz, que desenvolvem um trabalho contínuo junto aos idosos atendidos pelos CRAS, PSFs e Sesc. Mais do que exercícios, as aulas se tornam um espaço de acolhimento, convivência e fortalecimento de vínculos, fundamentais para a saúde integral na fase do envelhecimento.

Entre os principais benefícios da capoterapia estão o aumento da mobilidade articular, a melhora do equilíbrio e da coordenação motora, o fortalecimento muscular e a prevenção de quedas, uma das maiores preocupações na terceira idade. A prática também estimula a memória, a concentração e o raciocínio, já que os movimentos são realizados ao som de músicas e ritmos tradicionais, despertando atenção e consciência corporal.

Do ponto de vista emocional e social, a capoterapia tem papel fundamental no combate ao isolamento social e à depressão, problemas comuns entre idosos. A convivência em grupo fortalece a autoestima, promove novas amizades e resgata a alegria de participar ativamente da comunidade. Muitos participantes relatam melhora no humor, na disposição diária e até na autoconfiança para realizar atividades do dia a dia.


Cultura, respeito e cidadania

Além dos benefícios à saúde, a capoterapia também atua como instrumento de valorização da cultura brasileira, resgatando elementos da capoeira, como a música, o ritmo e o respeito mútuo.

Durante as atividades, valores como cooperação, disciplina, solidariedade e respeito às diferenças são constantemente trabalhados, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa entre os participantes.

O trabalho desenvolvido Capoterapeutas C. Mestre Edy e Adriana Diniz também dialoga com ações sociais e educativas, integrando a capoterapia a projetos que fortalecem a cidadania e a participação social da pessoa idosa.


Retrospectiva de atividades e eventos


Ao longo do ano de 2025, a capoterapia esteve presente em importantes eventos que reuniram idosos de diversos locais do município, fortalecendo a integração e o sentimento de pertencimento, sempre contando com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade e do Vereador Paulista.


Abril/25 Evento Amigos do Tempo – Primeira Edição

Um momento especial que simbolizou o início de uma importante ação voltada à valorização da pessoa idosa. O evento promoveu integração, convivência e troca de experiências entre os participantes, reforçando o papel da capoterapia como ferramenta de inclusão social, bem-estar e fortalecimento de vínculos, além de incentivar um envelhecimento ativo e participativo.


Maio/25 – Especial Dia das Mães

Uma programação especial voltada à valorização das mães, com atividades físicas, momentos de reflexão, música e confraternização, reforçando o cuidado, o carinho e o reconhecimento da importância das mulheres na sociedade.


Junho/25 – Evento “Amigos do Tempo” – 

Segunda Edição - Festa Junina

Participação em uma grande festa junina que reuniu idosos de diversos CRAS da cidade. O evento promoveu cultura, lazer e socialização, com danças, apresentações e muita alegria, fortalecendo os laços entre os participantes.


Setembro/25 – Intercambio em Guaranesia

Levamos nossas alunas para participar de um evento de Capoterapia na cidade de Guaranesia/MG, trabalho organizado pelo Capoterapeuta Mestre Robson. Foi uma oportunidade de fazer passeio inesquecível e novas amizades,


03 de Outubro/25 – Dia Municipal da Capoterapia

Uma data especial dedicada à celebração da capoterapia, destacando sua importância para a saúde e o envelhecimento ativo. O evento contou com atividades coletivas, apresentações e momentos de integração entre os participantes.


Dia 06 de Novembro – Projeto Conviver – 

Compartilhando Relações de Respeito

Participação em ação voltada à promoção do respeito, da convivência saudável e do fortalecimento das relações sociais, reforçando o papel da capoterapia como ferramenta de inclusão e cidadania.


Dia 29 de Novembro – Jogos da Terceira Idade

Evento esportivo e recreativo que reuniu idosos de diversos CRAS, incentivando a prática de atividades físicas, o espírito esportivo e a integração social, mostrando que idade não é limite para o movimento e a diversão.


Um olhar para o futuro

A capoterapia segue em 2026 se consolidando como uma prática essencial para a promoção da saúde e da qualidade de vida na terceira idade. O trabalho desenvolvido demonstra que investir em atividades inclusivas, culturais e acessíveis é investir em um envelhecimento mais ativo, digno e feliz.

Caldense vence Praia do Sol por 4 a 1 na abertura da temporada de futsal

 Poços de Caldas, MG - A equipe de futsal da Associação Atlética Caldense começou a temporada com o pé direito. Em confronto disputado neste fim de semana, a Veterana superou o Praia do Sol pelo placar de 4 a 1, mostrando intensidade e bom entrosamento logo no início do ano esportivo.

No primeiro tempo, a Caldense abriu o marcador com Jadir, que aproveitou a oportunidade e colocou a equipe em vantagem antes do intervalo.

Na etapa complementar, o Praia do Sol chegou ao empate com Mauro. A reação adversária, porém, durou pouco. A Caldense retomou o controle da partida e ampliou o placar com gols de Valdeci, Soter e Helinho, que garantiram a vitória alviverde com autoridade. O resultado marca um início positivo na temporada do futsal, reforçando a preparação da Caldense para os próximos desafios. A equipe segue treinando e ajustando detalhes para evoluir ainda mais ao longo das competições de 2026.

Quadra do São José é entregue revitalizada pelo Minas Urbano em Poços de Caldas

Poços de Caldas recebe, nesta semana, o Minas Urbano, programa esportivo do Governo de Minas Gerais, realizado em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com apoio total da Prefeitura. A iniciativa tem como objetivo promover valores como coletividade, inclusão social e ocupação qualificada dos espaços públicos, por meio de modalidades urbanas que vêm crescendo no Brasil e no mundo.

Nesta sexta-feira (16), foi realizada a entrega oficial da revitalização da Quadra São José, localizada na Rua José Augusto de Carvalho, nº 545, no Bairro São José. O espaço foi totalmente renovado e oferece melhores condições para a prática esportiva, o lazer comunitário e o desenvolvimento de projetos sociais voltados principalmente para crianças e jovens da região.

A quadra recebeu nova pintura, alambrados novos, cestas e tabelas substituídas, além da revitalização do piso, garantindo mais segurança, acessibilidade e qualidade para quem utiliza o espaço. A intervenção fortalece o esporte comunitário e amplia as possibilidades de atividades esportivas e educacionais no bairro.

A cerimônia de entrega reuniu diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi, o representante da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Vicente Costa, o vereador Wellington Guimarães (Paulista) e Álvaro Cagani, representando o Legislativo. Também estiveram presentes a secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, e a coordenadora da Arena Itinerante do Minas Urbano, Rubídia Mota, além de outros secretários, vereadores e moradores da comunidade, que prestigiaram o momento.

Para o representante da CBDE, Vicente Costa, a revitalização simboliza muito mais do que uma obra física.“Essa ação deixa para a cidade um presente que representa a passagem do Minas Urbano por Poços de Caldas. É um legado concreto que valoriza o esporte, incentiva os jovens e fortalece a utilização dos espaços públicos como ambientes de convivência, cidadania e desenvolvimento humano”, destacou.

O Minas Urbano acontece em Poços de Caldas entre os dias 14 e 17 de janeiro, com entrada gratuita, no Parque José Affonso Junqueira. A arena funciona diariamente, das 13h às 21h, oferecendo uma programação diversificada e aberta a todas as idades. O público pode acompanhar e praticar modalidades como basquete 3×3, BMX, skate, futebol e breaking, entre outras, em um ambiente preparado para promover lazer, inclusão e vivências esportivas.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, ressaltou a importância do projeto para o município.“O Minas Urbano vai muito além do evento. Ele deixa um legado real para a cidade, que é a revitalização da quadra e o estímulo permanente à prática esportiva. Isso impacta diretamente na qualidade de vida, na inclusão social e no fortalecimento das políticas públicas de esporte, especialmente para crianças e jovens”, afirmou.

Já o prefeito Paulo Ney destacou que a realização do programa em Poços de Caldas foi resultado de diálogo com o Governo de Minas e de uma demanda antiga da comunidade. “Solicitamos que Poços de Caldas recebesse o Minas Urbano justamente durante o período de férias e, ao mesmo tempo, pudéssemos contemplar uma região que sempre pediu por mais incentivo ao basquete e ao esporte. A revitalização da Quadra São José melhora o atendimento à população do bairro, fortalece o esporte na região e cria novas oportunidades para nossos jovens”, ressaltou.

O projeto já passou por municípios como Frutal, Ituiutaba, Araguari, Unaí, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu e Uberlândia, reunindo, em média, 7 mil pessoas por etapa, sempre deixando como herança a revitalização de uma quadra pública e o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Matthew Featherstone recebe Ordem do Império Britânico em cerimônia no Castelo de Windsor

Poços de Caldas, MG – O dia 13 de janeiro de 2026 entrou para a história do esporte brasileiro e da trajetória pessoal de Matthew Ross Featherstone, CEO do Cricket Brasil. Em uma cerimônia solene realizada no Castelo de Windsor, na Inglaterra, Featherstone recebeu oficialmente a Ordem do Império Britânico (OBE), uma das mais altas honrarias concedidas pela Coroa britânica, outorgada pelo Rei Charles III.

A condecoração foi entregue pela Sua Alteza Real, a Princesa Anne, em um momento marcado por emoção, simbolismo e reconhecimento internacional. Featherstone foi chamado ao Castelo de Windsor nas primeiras horas do dia e teve a oportunidade de circular pelo local histórico antes de ser conduzido à cerimônia oficial.

“Foi um dia muito especial. Chegamos cedo ao castelo, caminhamos um pouco por lá e depois fui chamado pela Princesa Anne para receber o prêmio. A família real estava presente e pude sentir que todos fizeram parte daquele momento”, relatou Matt.

Apesar de receber a honraria em nome próprio, Matt fez questão de reforçar que o reconhecimento transcende sua figura individual. “Sou eu quem recebe a medalha, mas esse prêmio não é meu. Ele é do Cricket Brasil. É o resultado de muito trabalho, de muitas pessoas envolvidas ao longo de anos, que realmente merecem esse dia especial”, afirmou.

O CEO do Cricket Brasil destacou ainda que, embora apenas ele tenha estado presente na cerimônia, o sentimento foi coletivo. “Infelizmente só eu pude estar lá representando, mas foi uma honra imensa. Quem sabe, no futuro, outras pessoas do Cricket Brasil também possam viver esse momento.”

A cerimônia teve um significado ainda mais profundo para Featherstone por ter sido compartilhada com seus pais. “Foi um momento muito especial estar ali com eles. Às vezes, no Brasil, esse tipo de reconhecimento pode não parecer tão grande, mas aqui na Inglaterra nós ficamos extremamente felizes e orgulhosos por receber uma honraria diretamente do nosso Rei.”

Reconhecimento por duas décadas de trabalho no Brasil

A Ordem do Império Britânico foi concedida a Matthew Featherstone em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos no Brasil, mais especificamente em Poços de Caldas, período em que se tornou uma das principais referências na promoção, inclusão e desenvolvimento do críquete, especialmente entre crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sob sua liderança, a Cricket Brasil, com sede em Poços de Caldas, consolidou-se como um modelo internacional de esporte social, aliando formação esportiva, educação, cidadania e empoderamento. O projeto brasileiro passou a ser citado em fóruns internacionais como exemplo de como uma modalidade pouco tradicional pode se tornar ferramenta de transformação social.

“Estou muito feliz e honrado por ter sido escolhido pelo Rei Charles para esta condecoração. Tive a sorte de encontrar pessoas talentosas e comprometidas que ajudaram a tornar o críquete relevante no cenário esportivo brasileiro, principalmente para mulheres e jovens de todos os setores da sociedade”, declarou Featherstone.

Tradição familiar e feito histórico

O reconhecimento também carrega um simbolismo familiar. Em 2009, o pai de Matthew, Godfrey Eugene Featherstone, ex-jogador de rúgbi, também foi agraciado com a Ordem do Império Britânico, à época concedida pelo então Príncipe Charles. Assim, Matthew repete o feito do pai, reforçando uma trajetória marcada pelo esporte e pelo serviço à sociedade.

“Hoje eu relembro meu pai e o quanto foi especial o dia em que ele recebeu esse reconhecimento. Nunca imaginei que, anos depois, eu viveria algo parecido. É um orgulho enorme”, disse emocionado.

Poços de Caldas como ponto de virada

A ligação de Matthew Featherstone com o Brasil começou no ano 2000, quando veio a Poços de Caldas para uma estadia prevista de apenas seis meses. O que seria temporário se transformou em escolha definitiva de vida.

“Vim por causa da Aline, que estudava em Londres. Ela dizia que eu nunca mais iria querer sair do Brasil, e estava certa. Casei com ela, foi a melhor decisão da minha vida. Adoro morar no Brasil e, especialmente, em Poços de Caldas”, contou.

Desde então, Featherstone construiu uma trajetória sólida no país, unindo sua formação acadêmica — Educação Física, Psicologia do Esporte e Administração Esportiva — à experiência como atleta e gestor, para estruturar um dos projetos esportivos mais respeitados do Brasil.

Olhar para o futuro

Para Matt a honraria recebida não representa um ponto final, mas um incentivo para seguir avançando. “Acredito muito que o críquete brasileiro, especialmente o feminino, pode estar entre os melhores do mundo no futuro. Esse reconhecimento do Rei Charles mostra que estamos no caminho certo.”

Parque José Affonso Junqueira vira arena do esporte com a chegada do Minas Urbano

 Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas abriu oficialmente, na tarde desta quarta-feira(14), mais uma etapa do Minas Urbano, programa esportivo do Governo de Minas Gerais realizado em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A iniciativa tem como objetivo difundir os valores do esporte, da coletividade e da ocupação dos espaços públicos, por meio de modalidades urbanas em pleno crescimento no Brasil e no mundo.

O evento acontece entre os dias 14 e 17 de janeiro, com entrada gratuita, no Parque José Affonso Junqueira. A arena funcionará diariamente, das 13h às 21h, oferecendo ao público uma programação diversificada e aberta a todas as idades.

A abertura oficial reuniu diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi, o assessor especial do Governo de Minas Sérgio Azevedo, o diretor regional Sul da SEDESE, Rodrigo Reis, o deputado estadual Rodrigo Lopes, o vereador Wellington Guimarães (Paulista), representando o Legislativo, e o prefeito de Botelhos, Felipe Begalli. Também estiveram presentes a secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, e a coordenadora da Arena Itinerante do Minas Urbano, Rubídia Mota, além de outros secretários, vereadores e membros da comunidade, que prestigiaram o início do evento.

Durante a solenidade, o público acompanhou apresentações que abrilhantaram a abertura, como o projeto de skate, com destaque para a jovem promessa Nina, que já garantiu o título de vice-campeã brasileira na categoria Feminino Iniciante, além de apresentações do projeto de capoterapia e da ginástica rítmica.

Para Rubídia Mota, coordenadora da Arena Itinerante do Minas Urbano, levar o esporte para diferentes cidades é uma forma de ampliar horizontes e promover inclusão.“O Minas Urbano proporciona novas experiências para crianças, jovens e famílias, aproximando a população de modalidades que muitas vezes só são vistas pela televisão. Quando o esporte chega perto das pessoas, em espaços públicos e de forma gratuita, ele se torna uma poderosa ferramenta de inclusão social, convivência e transformação”, destacou.

Ao longo da programação, o público poderá acompanhar e praticar atividades como basquete 3×3, BMX, skate, futebol e breaking, entre outras modalidades, em um ambiente preparado para receber toda a comunidade, promovendo lazer, inclusão e vivências esportivas.

Em Poços de Caldas, o legado do programa será a entrega da revitalização da Quadra São José, localizada na Rua José Augusto de Carvalho, nº 545, no Bairro São José, com inauguração marcada para o dia 16 de janeiro, às 14h. A ação garante que os benefícios do evento permaneçam na cidade, incentivando a prática esportiva contínua entre os jovens.

O Minas Urbano já passou por cidades como Frutal, Ituiutaba, Araguari, Unaí, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu e Uberlândia, reunindo, em média, 7 mil pessoas por etapa. Além das experiências esportivas, cada município recebe a revitalização de uma quadra pública, assegurando um legado duradouro.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, ressaltou a importância da iniciativa para o município. “Trata-se de um grande evento, que fortalece o esporte, estimula o uso dos espaços públicos e amplia o contato da população com as modalidades urbanas, especialmente entre os jovens”, afirmou.

Para o prefeito Paulo Ney, a realização do Minas Urbano em Poços de Caldas foi resultado de uma solicitação ao Governo de Minas para que a cidade recebesse o projeto durante o período de férias. “Queríamos oferecer mais uma opção de esporte e lazer para a população, especialmente para nossas crianças e jovens. Poços de Caldas reforça, mais uma vez, sua vocação como uma cidade que acredita no esporte como ferramenta de inclusão, educação e qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Poços de Caldas sedia a 64ª Corrida da Comarca neste domingo

 No domingo (18) Poços de Caldas realiza a 64ª edição da Corrida da Comarca, modalidade speed. A competição começa às 7h, com largadas e chegadas em frente ao antigo prédio da Prefeitura, na avenida Francisco Salles. Veja o cronograma completo abaixo.

A inscrição ainda pode ser feita pela internet. O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, AAPC, Ciclopoços e Unimed.

As categorias da competição deste ano são, no masculino, elite open, estreante, MTB Open, master, infantojuvenil, juvenil, junior e mirim, e no feminino, elite open, master e mirim. Os três primeiros colocados nas principais categorias receberão prêmios em dinheiro, além de medalhas até o quinto colocado.

Largadas

7h – 1ª bateria – Mirim masculino e feminino

7h30 – 2ª bateria

Elite feminino

Master D1

Master D2

Master feminino

Junior feminino

8h50 – 3ª bateria

Master B1

Master B2

Junior masculino

Juvenil masculino

10h10 – 4ª bateria

Master A1

Master A2

Master c1

Master c2

11h30 – 5ª bateria

Elite masculino

Estreante open masculino

Open MTB masculino

Infantojuvenil

Interdições

Alguns trechos ficam temporariamente interditados por conta da realização da prova. Bo domingo, o trânsito fica interditado das 6h30 às 13h30 nas seguintes ruas: Pernambuco (entre Assis Figueiredo e Amazonas), Assis Figueiredo (entre Pernambuco e Francisco Salles), Francisco Salles (entre Assis e Amazonas), e Amazonas (entre Pernambuco e Francisco Salles).

Dom Bosco e Maria Imaculada decidem o título do Interbairros de Futsal na próxima quarta-feira

Poços de Caldas, MG - O Campeonato Interbairros de Futsal de Poços de Caldas já tem seus finalistas definidos. Dom Bosco e Maria Imaculada venceram seus compromissos na noite desta quarta-feira (14) e garantiram vaga na grande final, marcada para a próxima quarta-feira, dia 21, às 20h, no Poliesportivo Arthur Mendonça Chaves.

Na primeira semifinal, o Dom Bosco superou o Nova Aurora por 1 a 0, em um confronto equilibrado e decidido nos detalhes. Já na segunda partida da noite, o Maria Imaculada mostrou força ofensiva e venceu o São Bento por 3 a 1, garantindo presença na decisão.

O campeonato é uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas, com organização da Associação dos Árbitros de Poços de Caldas e apoio da Liga Poços-caldense de Futebol.

 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Dojo Budo-Kai promove solenidade de entrega de diplomas de Karate-Do em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG– Foi realizada no dia 10 de janeiro de 2026 a solenidade oficial de agraciamento de diplomas de Karate-Do, promovida pelo Dojo Budo-Kai / Budo Sosa-Kai Minas Gerais, academia tradicional na propagação das artes marciais em Poços de Caldas. O evento marcou a conclusão dos exames regulares da entidade e reuniu professores, praticantes e convidados ligados ao Karate tradicional.

A cerimônia foi presidida pelo Daniel Carvalho de Sousa, Renshi 6º Dan Shito-Ryu e 5º Dan Goju-Ryu, que conduziu os trabalhos e destacou a importância da disciplina, da ética e da continuidade dos valores do budô na formação dos karatekas.

Durante a solenidade, foram entregues diplomas de títulos e graduações emitidos pela World Union Budo Sosa Kai, outorgados pelo Hugo Sosa e pelo Jorge Sosa Jr., reconhecendo oficialmente a trajetória técnica e pedagógica de professores da entidade.


Títulos concedidos pela World Union Budo Sosa Kai

Renato Antônio de Oliveira – 4º Dan Shito-Ryu (Jun-Shihan); João Lúcio Vieira de Abreu – 4º Dan Shito-Ryu (Jun-Shihan); Jair Rafael Filho – 4º Dan Shito-Ryu (Jun-Shihan)

Filipe Liz de Carvalho – 3º Dan Shito-Ryu (Sensei)


Graduações emitidas pela Budo Sosa-Kai Minas Gerais

Bruno Eduardo da Silva Macena – 5º Dan Shito-Ryu; José Ary Neto – 4º Dan Shito-Ryu; Genivaldo Augusto Rodrigues – 4º Dan Shito-Ryu; Wagner Frugoli Possidônio – 4º Dan Shito-Ryu; Gabriel Augusto de Oliveira – 3º Dan Shito-Ryu; William de Souza Piconi – 2º Dan Shito-Ryu


Diplomas da World Union Budo Sosa Kai

Anderson Alves – 2º Dan Shito-Ryu; Bruno Carrijo Dias – 2º Dan Shito-Ryu; Jobson Assunção Martins – 2º Dan Shito-Ryu


Graduações recém-outorgadas pela Budo-Kai / Budo Sosa-Kai MG

Maria Eduarda Mesquita Silva – 2º Dan Shito-Ryu; Ernane da Silva – 2º Dan Shito-Ryu; João Maria Genelhu Fernandes – 1º Dan Shito-Ryu; Luis Batista Arf – 1º Dan Shito-Ryu; Mariana Germano de Sousa – 1º Dan Shito-Ryu; Luis Gustavo Aparecido – 1º Dan Shito-Ryu; Jardel Moraes Caproni – 1º Dan Shito-Ryu; Joanito S. Martins – 1º Dan Shito-Ryu.

Taça Poços de Society Feminino acontece no domingo

O Parque Municipal Antonio Molinari vai sediar no próximo domingo (18) a Taça Poços de Society Feminino. Os jogos serão realizados ao longo de todo o dia nas quadras de society do local, com partidas de manhã e à tarde.

As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas a oito equipes. As equipes interessadas podem inscrever-se pelo contato (35) 99939-6130, canal oficial da organização.

A Taça Poços de Society Feminino terá premiação em troféus e medalhas para as quatro primeiras equipes colocadas.

A competição é uma parceria da Associação dos Árbitros de Poços de Caldas (AAPC) com apoio a Liga Poços-caldense de Futebol (LPF) e a Secretaria Municipal de Esportes.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Projeto Gol de Mão – Handebol Rosa encerra 2025 com impacto social, conquistas esportivas e apoio renovado para 2026

O projeto Gol de Mão – Handebol Rosa encerrou as atividades de 2025 com resultados expressivos tanto no aspecto social quanto esportivo. Ao longo do ano, a iniciativa atendeu cerca de 130 crianças distribuídas em três polos de iniciação: nos bairros Santo André, Jardim Esperança e na Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, fortalecendo o handebol de base e ampliando o acesso ao esporte feminino em Poços de Caldas.

A professora Elaine Ferreira, coordenadora do projeto, destacou a relevância da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (LMIE) e o papel fundamental do Donato Hospital de Olhos, patrocinador do projeto.

“Todo ano faço questão de vir pessoalmente com as meninas agradecer o apoio que o Dr. Bruno Donato nos dá por meio do hospital. Ele entende a importância e a transformação que o projeto promove. O impacto social na vida de tantas meninas só é possível graças a esse incentivo financeiro — e, além disso, ele vibra e torce pelas nossas equipes”, afirmou.

As atletas também estiveram no gabinete do prefeito Paulo Ney, acompanhadas da secretária municipal de Esportes, Zelinha. Na ocasião, Elaine ressaltou a gestão esportiva no município.

“O esporte está bem gerenciado. A secretaria está atenta e empenhada em tornar Poços de Caldas uma referência, além da atenção constante aos nossos ambientes de trabalho, com melhorias e acompanhamento próximo”, destacou.

Outro agradecimento especial foi direcionado à Associação Atlética Caldense. A equipe do projeto esteve na sede do clube e no gabinete do vice-presidente Luís, acompanhada do coordenador esportivo Ailton e da secretária Deusa, reforçando a importância da parceria para as equipes de competição.

“A parceria com a Caldense tem sido fundamental. Graças a esse apoio, conseguimos disputar várias competições, elevar o nome do nosso município e estar entre os grandes do handebol feminino da região”, afirmou a treinadora.

Pensando no futuro, Elaine Ferreira anunciou com satisfação que, em 2026, o projeto Gol de Mão – Handebol Rosa seguirá ativo pelo 9º ano consecutivo, mantendo o apoio do Donato Hospital de Olhos via LMIE, o que consolida uma parceria de sucesso. A técnica também destacou que o hospital apoia outros projetos esportivos e culturais na cidade, totalizando nove projetos esportivos e quatro culturais, demonstrando forte compromisso social.

Entre os projetos esportivos incentivados estão: Vôlei Poços, CT Ana Jovem Vôlei, Superar Limites, Expansão Feminino Competição, Integração: O Esporte Fortalecendo Famílias e Viver Bem, além do Pro Hand, do professor Alexandre, e do novo apoio à atleta Ester, da Liga Jandaia, que permitirá a participação das quatro categorias na Liga Jandaia de Mococa com maior tranquilidade.

Encerrando a temporada, as equipes femininas — mirim, infantil, cadete e juvenil — finalizaram 2025 com excelentes resultados coletivos e individuais:


Resultados 2025


Mirim: 4º lugar – Liga Minas


Infantil: 3º lugar – Liga Jandaia | 3º lugar – Liga Minas


Cadete: 2º lugar – Liga Jandaia | 3º lugar – Liga Minas | 3º lugar – Zonal Mineiro | 2º lugar – LHESP


Juvenil: 1º lugar – Liga Jandaia | 3º lugar – Liga Minas | 3º lugar – Zonal Mineiro


Sub-13: 2º lugar – LIDARP


Sub-17: 4º lugar – LIDARP

Colônia de Férias da Caldense reúne diversão, esporte e socialização para crianças em janeiro

A Associação Atlética Caldense iniciou mais uma edição da sua tradicional Colônia de Férias, realizada entre os dias 12 e 23 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O evento, que já faz parte do calendário anual do clube, atende crianças de 5 a 12 anos, divididas em duas turmas, e oferece uma programação variada com atividades recreativas, esportivas e passeios externos. Todos os participantes receberam camisetas oficiais do evento.

Segundo Ailton Lopes, coordenador do Departamento de Esporte Especializado, a colônia aproveita o período de verão para atrair ainda mais crianças. “Por ser verão, a procura é maior, a turma gosta de piscina, de atividades ao ar livre. Contamos com colaboradores do clube, professores da academia e do esporte especializado, todos envolvidos para que seja um sucesso”, destacou o coordenador.

Ailton explicou ainda que a programação contempla atividades internas e externas, sempre respeitando a segurança das crianças. “Os menores ficam mais dentro do clube, por segurança, mas temos passeios como o cinema, que envolve as duas turmas. É mais um ano e será um sucesso novamente”.

A colônia é aberta tanto para sócios quanto para não sócios, modelo adotado desde o ano anterior. “O sócio paga uma taxa e o não sócio uma taxa um pouco maior. Abrimos essa exceção porque muitos têm parentes de fora e querem trazer as crianças”, explicou Lopes.

A coordenadora do Departamento de Promoções Sociais, Luana Maria, reforçou o sucesso da iniciativa já no primeiro dia. “Está a todo vapor, do jeito que planejamos junto a direção do clube. A procura foi grande, estamos recebendo cerca de 130 crianças logo no primeiro dia”, afirmou.

Luana detalhou a programação preparada para esta edição. “Tem brinquedos infláveis, piscina, pipoca, algodão-doce, passeios ao cinema, ao Cristo de bondinho e uma grande festa de encerramento. Tudo com uma equipe de profissionais capacitados para atender os associados”, afirmou a coordenadora.

A opinião das famílias também confirma a importância do projeto. A associada Thais de Paiva Prata, mãe de Davi Lopes, destacou o papel social da colônia. “É muito legal para as crianças, principalmente pela parte social, de interagir com outras crianças. Isso é muito importante para o crescimento deles”, disse a mãe.

Entre os participantes, a empolgação é visível. As amigas Heloísa Ferraz e Elis Bastos, ambas de 8 anos, não esconderam a alegria. “É muito legal, eu estou muito ansiosa”, disse Heloísa. “Eu amo a colônia de férias”, completou Elis.

Questionadas sobre a preferência entre colônia e ficar em casa, a resposta foi unânime. “Colônia de férias, porque aqui a gente se diverte, faz passeios, vai no cinema, na piscina e no bondinho. É super legal”, contaram.

O professor Thomaz Fonseca ressaltou a importância do evento para manter as crianças ativas durante as férias. “É aproveitar esse período para movimentar o clube. É um momento de socialização, muitas crianças que não se conheciam passam a se conhecer aqui. Temos muita atividade física, mas sempre com foco na diversão”, destacou Thomaz.

Com iniciativas como a Colônia de Férias, a Caldense reforça o seu compromisso com o bem-estar, o lazer e a integração dos associados, iniciando 2026 com um trabalho elogiado e uma programação que promete ainda mais atividades de qualidade ao longo do ano.

Observando

 O técnico Wellington Simião, da Caldense, tem percorrido a região observando jovens talentos. Recentemente esteve em São João da Boa Vista acompanhando um campeonato sub-16. A proposta é montar um elenco jovem, mesclado com atletas experientes, para formar um time competitivo e com condições de buscar o acesso à elite do futebol mineiro.

Liga da Juventude Cristã movimenta Poços de Caldas com esporte, fé e solidariedade

Poços de Caldas vive, a partir desta semana, um intenso clima de integração esportiva, social e religiosa com o início da edição 2025/2026 dos Jogos da Liga da Juventude Cristã (LIJUC). A competição teve abertura oficial nesta segunda-feira (12) e segue até o dia 28 de janeiro, reunindo jovens de oito igrejas do município em uma programação que alia esporte, convivência comunitária e ações solidárias.

O evento é um projeto aprovado por meio da Lei de Patrocínio Direto da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e tem como proponente o professor José Carlos Daré, que destacou a importância da iniciativa para a juventude local. Segundo ele, os jogos contam com mais de 300 participantes inscritos e serão realizados durante a semana, no período noturno, além de sábados e domingos pela manhã.

As partidas acontecem no Ginásio da Cascatinha, enquanto as disputas da modalidade peteca são realizadas no ginásio da Caldense. As modalidades em disputa são futsal, vôlei, basquete, handebol e peteca, todas com categorias masculina e feminina.

Além do caráter esportivo, Daré ressaltou o viés social da LIJUC. Cada igreja participante contribui com quatro cestas básicas, que serão destinadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura. Os donativos serão posteriormente distribuídos a famílias cadastradas na rede municipal de assistência social. A arbitragem e a execução técnica da competição ficam a cargo da Daré Eventos Esportivos.

No primeiro dia de competições, o voleibol foi o grande destaque. No feminino, a Igreja Batista da Lagoinha venceu a Basílica Nossa Senhora Aparecida por 2 sets a 0. Já no masculino, a Basílica Nossa Senhora Aparecida superou a Paróquia São Francisco e Santa Clara, também por 2 sets a 0.

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Zélia Maria Testi Moreira, a Zelinha, destacou o valor simbólico e social do evento. Para ela, a LIJUC mostra como o esporte pode caminhar lado a lado com a religiosidade, promovendo amizade, solidariedade e formação humana. “É muito bacana ver essa união das igrejas com a juventude dentro do esporte. O esporte, assim como a fé, é um caminho importante para o ser humano”, afirmou.

Zelinha também aproveitou para destacar o início de um ano marcado por intensa movimentação esportiva no município, com eventos como o Minas Urbano, que valoriza o esporte de rua, além de competições tradicionais como a Volta ao Cristo e a prova ciclística da Comaca. Segundo ela, janeiro já começou “do jeito que a cidade gosta: com esporte, participação popular e legado”, citando ainda a revitalização da quadra do bairro São José como fruto de parcerias institucionais.

Presente na abertura, o vereador Paulista, conhecido apoiador do esporte local, ressaltou a importância da LIJUC para a formação dos jovens. Ele destacou o respeito, a valorização da fé e a oportunidade de integração proporcionada pelo evento, parabenizando o professor Daré e a Secretaria de Esportes pelo apoio contínuo às iniciativas esportivas da cidade.

A cerimônia de abertura reuniu todas as equipes participantes e contou ainda com a presença do prefeito Paulo Ney, que, em seu discurso, reforçou a importância do esporte como ferramenta de inclusão, educação e cidadania, desejando sucesso às igrejas e aos jovens atletas envolvidos na competição.

Sensei Ronaldo participou do 20º Shotyugueiko, maior treinamento de campo de judô do Brasil

 Poços de Caldas, MG - Entre os dias 07 e 10 de janeiro, na cidade de Divinolândia (SP), foi realizado o 20º SHOTYUGUEIKO de Judô, considerado o maior e mais tradicional treinamento de campo da modalidade no país. O evento reuniu atletas, professores e praticantes de diversas regiões do Brasil, promovendo intenso aprimoramento técnico, troca de experiências e o fortalecimento dos valores que norteiam o judô.

Representando a Associação Atlética Caldense e os projetos de judô desenvolvido na cidade por ele, o Sensei Ronaldo, professor da modalidade há 29 anos no clube, participou ativamente do evento, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento esportivo, a formação contínua e a busca constante por atualização técnica.

O SHOTYUGUEIKO contou com a presença de grandes referências do esporte, com destaque para o judoca Rafael Silva, o “Baby”, um dos maiores nomes da história do judô brasileiro e o atleta mais medalhado do país em competições internacionais. Baby é tricampeão olímpico de bronze, conquistando medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024, feitos que o colocam entre os grandes ícones do esporte nacional. Além das medalhas olímpicas, o atleta acumula múltiplas conquistas em Campeonatos Mundiais, Mundiais por Equipes Mistas e Jogos Pan-Americanos, mantendo-se por mais de uma década entre a elite do judô mundial.

O evento também contou com a participação do Sensei Marcos Barbosa, renomado mestre de jiu-jitsu e faixa preta de judô, amplamente respeitado no cenário nacional. Marcos Barbosa é reconhecido por sua sólida formação técnica, vasta experiência como professor e por integrar com excelência os princípios do judô e do jiu-jitsu, contribuindo significativamente para a evolução técnica, tática e pedagógica de atletas e professores em todo o país.

“A participação em um evento dessa magnitude proporciona uma vivência única, com novos métodos de treinamento, atualização técnica e contato direto com diferentes escolas e realidades do judô brasileiro. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado com os atletas da Caldense e dos projetos sociais, contribuindo diretamente para o crescimento e fortalecimento do judô local.”

Além do aspecto técnico, o evento também foi marcado pelo reencontro entre amigos e pela criação de novos laços dentro da modalidade. “Foram quatro dias intensos de treinamento e muita troca de conhecimento. É tempo suficiente para viver o judô em sua essência”, destacou o Sensei Ronaldo, que também fez questão de agradecer aos organizadores Senseis Danilo Pietrucci e Diego Buzon de Souza pelo excelente trabalho. O evento contou com grande número de participantes, reunindo judocas de diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Ponta Grossa e Uberaba, entre outras cidades.

O Sensei Ronaldo segue investindo e acreditando no esporte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, disciplina e formação de valores, apoiando iniciativas que elevam o nível técnico e fortalecem o judô dentro e fora dos tatames, levando o nome da Caldense e da cidade a eventos de destaque nacional.

Calendário municipal tem corridas o ano todo

Até o momento, 26 corridas pedestres estão previstas no calendário municipal de 2026. Poços de Caldas possui vários clubes de corrida e provas ao longo de todo o ano. A mais representativa é a Volta ao Cristo, que acontece no dia 25 deste mês. Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a competição está entre as mais difíceis do país.

Tem provas para todo tipo de corredor, do iniciante ao avançado, algumas realizadas pelo município, outras com apoio da Prefeitura. Este ano, há três competições a mais do que em 2025 e pode aumentar. Veja a lista abaixo das corridas já confirmadas.

No Brasil, a corrida e a caminhada passaram a ocupar o topo do ranking das atividades físicas mais praticadas em 2025. Segundo o Panorama Setorial Fitness Brasil, as duas modalidades somam 28% da preferência dos brasileiros, superando a musculação, que aparece em segundo lugar com 26%.

O estudo atribui o aumento de 9%, em comparação com 2024, a uma tendência de maior valorização de experiências ao ar livre.

Calendário*

25 de janeiro – Volta ao Cristo

8 de março – Corrida das Divas

22 de marco – Summit Run

29 de março – Cãorrida

12 de abril – Corrida Bioforma

14 de abril – Corrida PRF

19 de abril – Sicredi Run

26 de abril – Corrida de Rua IF Sul de Minas

17 de maio – Corrida dos Pontos Turísticos Citur/Santa Casa

31 de maio – Corrida dos Bombeiros

4 a 7 de junho – Ultra do Vulcão

21 de junho – Corrida Sest Senat

28 de junho – Corrida da Apae

19 de julho – Meia Maratona das Águas

2 de agosto – Corrida Unimed

16 de agosto – Corrida da Adefip

29 de agosto – Night Run

12 e 13 de setembro – Rota do Vulcão

20 de setembro – Caldense Running

27 de setembro – Corrida da Polícia Militar

18 de outubro – Corrida Biofisic

24 de outubro – Terry Fox Run

8 de novembro – Caminhada pela Vida

15 de novembro – Mountain Experience Running

6 de dezembro – Corrida Santa Casa

13 de dezembro – Olimpic Run

*Sujeito a alterações

LIJUC 2025/2026 começa em Poços de Caldas com ampla programação esportiva e caráter solidário

Poços de Caldas, MG – A LIJUC dá início à temporada 2025/2026 na próxima segunda-feira, 12 de janeiro, reunindo dezenas de equipes e atletas em uma grande celebração do esporte, da integração comunitária e da solidariedade. A abertura oficial acontece a partir das 19h, com comparecimento obrigatório de representantes das equipes inscritas, no Ginásio Poliesportivo Moleque César.  

A competição segue até o dia 28 de janeiro, com jogos distribuídos ao longo de mais de duas semanas, envolvendo diversas modalidades coletivas e individuais, como futsal, voleibol, basquete, handebol e peteca, nas categorias masculina e feminina. As partidas acontecem principalmente no Ginásio Moleque César, na Cascatinha, com uma rodada especial de peteca realizada no Associação Atlética Caldense.

Integração, esporte e solidariedade

Além da competição esportiva, a LIJUC mantém seu tradicional caráter solidário. A organização reforça que a entrega dos alimentos arrecadados será realizada no dia da abertura, 12 de janeiro, diretamente no Ginásio Moleque César. Todos os alimentos doados pelas equipes e participantes serão destinados a ações sociais, fortalecendo o compromisso do campeonato com a comunidade.

Jogos ao longo da semana e finais decisivas

A programação prevê rodadas diárias, com jogos noturnos durante a semana e partidas pela manhã aos finais de semana. As fases classificatórias se estendem até a segunda quinzena de janeiro, culminando nas semifinais e finais das modalidades.

As decisões do futsal estão marcadas para os dias 22, 23 e 28 de janeiro, enquanto as finais de handebol acontecem no dia 27. Já o voleibol feminino e masculino terá suas finais no dia 28 de janeiro, data que marca o encerramento oficial da competição, com premiação de troféus e medalhas para as equipes campeãs e destaques do torneio.

Espírito esportivo e participação comunitária

A LIJUC 2025/2026 reúne equipes representando diferentes comunidades, paróquias, igrejas e grupos organizados, promovendo não apenas a disputa esportiva, mas também o respeito, a convivência e o espírito coletivo. A organização deseja boa sorte a todos os participantes e reforça o convite para que a população prestigie os jogos, acompanhando de perto um dos campeonatos mais tradicionais e participativos do calendário esportivo local.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Poços-caldense Lucas Suzano é convocado para a Seleção Brasileira Sub-16

Poços de Caldas, MG – O futebol de base de Poços de Caldas vive um momento especial. O jovem Lucas Suzano acaba de ser convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-16. O atleta se apresenta na próxima segunda-feira, dia 19, para um período de treinamentos sob o comando do técnico Guilherme Dalla Déa, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), centro de preparação das seleções nacionais. Atualmente Lucas Suzano defende as cores do Fluminense. 

A convocação é resultado de uma trajetória construída com muito trabalho, disciplina e apoio, desde os primeiros passos dados ainda criança nos campos de Poços de Caldas até a consolidação nas categorias de base do Fluminense Football Club.


Os primeiros passos em Poços de Caldas

Para contar a história de Lucas Suzano, o Jornal Mantiqueira ouviu o professor Marcelo Rodrigues, que acompanhou de perto o desenvolvimento do atleta. Lucas passou por quase todas as categorias de base da Academia de Futebol Yoorin Curimbaba, onde permaneceu por aproximadamente cinco anos.

Segundo Marcelo, desde cedo o garoto se destacou não apenas pelo talento, mas principalmente pelo comprometimento. “Aqui conosco, no nosso trabalho, ele foi, aos poucos, garimpando oportunidades”, relembra. A dedicação abriu portas importantes: “Ele passou por avaliações no Sociedade Esportiva Palmeiras e no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, contou o treinador.

Apesar das experiências em grandes clubes, foi no Fluminense que Lucas encontrou o ambiente ideal para seguir evoluindo. “Ele foi para o Fluminense, fez avaliação, passou e está lá há algum tempo vestindo a camisa do clube”, destacou Marcelo Rodrigues, ressaltando a adaptação e a continuidade do trabalho do atleta no futebol carioca.


Talento, dedicação e projeção nacional

Marcelo Rodrigues não esconde o orgulho ao falar do ex-aluno. “É um garoto talentosíssimo, muito dedicado”, definiu. Para o treinador, a convocação para a Seleção Brasileira é consequência natural do que Lucas vem apresentando dentro de campo. “Se continuar jogando como está e colhendo os frutos que está colhendo, é um garoto que, quem sabe, mais para frente, a gente pode até ver novamente na seleção brasileira”, projetou.

O treinador também fez questão de lembrar a importância do trabalho coletivo na formação do atleta. “A gente fica muito feliz porque ele esteve aqui conosco no nosso projeto desde o início”, afirmou. Marcelo citou ainda a atuação de Pelézinho, que à época era o responsável pela escolinha e teve papel fundamental ao oportunizar Lucas em avaliações e competições. “O Pelézinho fez um belíssimo trabalho com o Lucas, abrindo portas e criando oportunidades”, ressaltou.

Além disso, Lucas passou pelas mãos de diversos profissionais ao longo da formação, como os professores Moura, Adalto, Dionísio e o próprio Marcelo Rodrigues, acumulando experiências em competições regionais e estaduais.


Do interior às Laranjeiras

O momento decisivo na carreira de Lucas Suzano foi a chegada ao Fluminense. Marcelo relembra que um avaliador do clube carioca esteve em Poços de Caldas e se impressionou com o talento do jovem. “O Thiago, avaliador do Fluminense, veio, viu o Lucas, gostou muito e fez força para levá-lo para as Laranjeiras. Hoje ele está lá, jogando nas categorias de base, e agora chega à Seleção Brasileira”, contou Marcelo, emocionado com a conquista.

Para ele, a convocação é também um reconhecimento do trabalho sério desenvolvido na base. “Quando a gente revela nomes como o Lucas Suzano, ficamos muito felizes, porque isso mostra a seriedade do nosso trabalho com os garotos que passam por aqui”, completou.


O apoio da família, base de tudo

Por trás da trajetória de Lucas Suzano está um pilar fundamental: a família. Seus pais, César Suzano e Elaine Cristina Silva Suzano, sempre estiveram presentes, apoiando o sonho do filho desde os primeiros chutes na bola.

Como acontece com muitos jovens que almejam o futebol profissional, o caminho exigiu sacrifícios, viagens, avaliações e momentos de incerteza. Em todos eles, Lucas contou com o incentivo constante dos pais, que abraçaram o projeto de vida do filho e caminharam ao seu lado, oferecendo orientação, apoio emocional e amor incondicional.

 

Ciclismo acelera em Poços com a 64ª Prova da Comarca e ajustes no trajeto

Poços de Caldas, MG – A tradicional prova ciclística da Comarca chega à sua 64ª edição no próximo dia 18 de janeiro, movimentando atletas, equipes, poder público e a comunidade esportiva de Poços de Caldas. O evento, que carrega décadas de história e tradição, volta a colocar o ciclismo em evidência no município e integra um início de temporada marcado por grandes competições esportivas.

Edson Francisco Bruno, o Brunão, da equipe Ciclo Sport falou sobre a preparação para a prova, as expectativas da equipe e a importância dos ajustes no percurso para garantir segurança e qualidade técnica aos atletas.

Segundo Brunão, algumas melhorias no trajeto já estão sendo tratadas para que a prova aconteça da melhor forma possível. “As melhorias a gente está trabalhando agora. Vai ser feita em pontos do percurso e isso vai deixar a prova excelente. A expectativa é de uma grande competição”, afirmou.

Em relação ao desempenho esportivo, Brunão demonstrou confiança no trabalho desenvolvido pela equipe. “A expectativa da Ciclo Sport é a melhor possível. No ano passado ficamos em terceiro lugar no campeonato, agora temos novos atletas e estamos treinando forte. 

Débora Denise de Jesuz, presidente da Ciclo Sport também fez questão de agradecer o apoio recebido ao longo dos anos. “A gente só tem que agradecer à Prefeitura, que sempre nos ajudou muito, à Secretaria de Esportes e ao Wellington Paulista, que sempre corre atrás para nos apoiar. É só gratidão. Queremos fazer o máximo possível pelo esporte em geral, não só pelo ciclismo. O esporte forma cidadãos, agrega valores e melhora a vida das pessoas”, completou.

Pela Prefeitura Municipal, o secretário José Benedito Damião confirmou que o poder público está atento às demandas apresentadas e que dará todo o suporte possível para a realização da prova. “Assim como ocorreu há dois anos, a Secretaria vai dar todo o apoio necessário. Vamos fazer as pequenas correções, tapar buracos e deixar o percurso pronto para a corrida”, garantiu.

O secretário, no entanto, explicou que não haverá tempo hábil para um recapeamento completo neste momento. “Infelizmente não há tempo para um recapeamento total, até por conta de interferências e demandas envolvendo o DMAE. Mas para as próximas edições, podem ter certeza de que isso estará resolvido”, afirmou.

Atuando diretamente na articulação entre atletas, poder público e organização, o vereador Wellington Paulista ressaltou a importância histórica do evento para o município. “Estamos falando de uma prova tradicionalíssima, que completa 64 anos, e de uma equipe como a Ciclo Sports, com 52 anos de história, sempre representando muito bem Poços de Caldas”, destacou.

Segundo o vereador, houve contato direto com a Prefeitura, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Esportes para buscar soluções estruturais que garantam segurança aos atletas locais e aos visitantes. “Essa questão estrutural é fundamental, tanto para quem compete aqui quanto para os muitos atletas que vêm de fora. Também estamos colaborando na divulgação do evento”, afirmou, agradecendo ainda o apoio do Jornal Mantiqueira. Ao final, Wellington Paulista reforçou o convite à população. “Convido todos para estarem presentes no domingo, dia 18 de janeiro, prestigiando esse grande evento do esporte poços-caldense.”

Representando a Secretaria Municipal de Esportes, o diretor Israel Pereira destacou que o evento marca um início de ano intenso e positivo para o esporte na cidade. “O ano já começa fantástico. Estamos dando o pontapé inicial do esporte em janeiro, com ciclismo, corrida de rua e grandes eventos. Hoje estamos organizando a 64ª Corrida da Comarca, um circuito de rua que é um dos poucos do Brasil”, afirmou.

Israel também lembrou que outras competições importantes já estão movimentando o município. “As inscrições da Volta ao Cristo já se encerraram, o que mostra a força do esporte em Poços de Caldas. Janeiro está literalmente bombando, com muitos eventos, e isso é só o começo de várias ações que vão acontecer ao longo do ano”, disse.

O diretor fez questão de agradecer o envolvimento de diferentes secretarias municipais e da equipe da Secretaria de Esportes. “A gente fica muito feliz com o empenho de todos, com a energia da equipe e com o apoio das demais secretarias. O esporte, como sempre, puxa essa energia positiva para o município, movimenta a cidade e fortalece Poços de Caldas como referência esportiva”, concluiu.

Wellington Simião detalha projeto focado em reconstrução, observação de talentos e identidade com o clube

Poços de Caldas, MG – Apresentado oficialmente na última quinta-feira como novo treinador da Associação Atlética Caldense, Wellington Simião alou sobre o desafio de comandar a Veterana, o início do trabalho de observação de atletas, o perfil do elenco que pretende montar e a expectativa em relação aos objetivos traçados pela diretoria para a temporada.

Logo no início da conversa, Simião destacou o sentimento especial de retornar ao clube onde tem forte ligação pessoal e profissional. “É uma alegria muito grande voltar à Caldense. Eu costumo dizer que voltei para casa. A expectativa é enorme para que a gente possa desenvolver um grande trabalho e fazer o melhor possível por esse clube”, afirmou.

Segundo o treinador, apesar de assumir um novo desafio, o trabalho já começou há algum tempo, mesmo antes do anúncio oficial. Ele explicou que vem realizando um mapeamento amplo do mercado, com atenção especial a competições de base e torneios regionais. “Nós já iniciamos o trabalho buscando atletas, indo ver jogos. Assisti a partidas do Campeonato Amador de Poços de Caldas, estou acompanhando agora jogos da Copinha, além de algumas copas internacionais, onde também é possível encontrar atletas interessantes”, detalhou.

Além disso, Simião ressaltou que também está atento aos campeonatos estaduais que estão em andamento pelo país. “Essas competições estão começando agora e nós vamos observar também. Já vinha analisando jogos do ano passado, tanto do Campeonato Mineiro quanto de outras competições, justamente para garimpar atletas e trazer o melhor possível para dentro da Caldense, jogadores que possam nos ajudar nesse projeto”, explicou.

Vivendo um momento importante da carreira como treinador, Wellington reconhece que a Caldense representa um passo diferenciado em sua trajetória. “Eu já passei por alguns clubes, mas a Caldense é diferente. É um clube de tradição, de peso, com uma história muito grande. O desejo é alcançar os objetivos que foram traçados pela diretoria, para que, no final do ano, a gente possa comemorar o êxito desse trabalho”, afirmou.

O treinador deixou claro que sabe das dificuldades do cenário atual do futebol, especialmente em relação ao mercado de jogadores. “A gente sabe que o futebol está muito competitivo, que muitos atletas já estão empregados, principalmente nesse início de temporada. Mas o nosso trabalho começa justamente nesse contexto, buscando alternativas, observando bem e montando um elenco que tenha identidade com o clube e vontade de vencer”, disse.

Questionado sobre o andamento prático do projeto e o início das atividades em campo, Simião revelou que o trabalho segue de forma discreta, porém avançada. “Nós já estamos trabalhando silenciosamente. Existem algumas coisas bem adiantadas, mas o trabalho em si ainda vai passar por uma definição junto à diretoria, principalmente em relação à data de início dos treinos”, explicou.

Segundo ele, esse momento será fundamental para a adaptação dos atletas que vierem a integrar o elenco. “A ideia é trazer esses jogadores para Poços de Caldas o quanto antes, para que eles entendam rapidamente a cidade, o ambiente onde estão inseridos. A grandeza da Caldense eles já conhecem, isso é natural. Agora, eles precisam entender o contexto, se adaptar o mais rápido possível, para que possam desenvolver o melhor futebol deles”, ressaltou.

Wellington Simião também confirmou que já existem conversas em andamento com atletas que demonstraram interesse em vestir a camisa alviverde. “Já tem alguns nomes, sim. São jogadores com quem eu já conversei, atletas que estão dispostos a vir dentro da realidade que a Caldense vive hoje e, principalmente, pelo desejo que eles têm de vencer”, revelou.

Para o novo comandante, esse alinhamento entre realidade financeira, projeto esportivo e ambição profissional será determinante para o sucesso da temporada. “Nós vamos trabalhar muito para que esse projeto dê certo. Sabemos das dificuldades, mas também sabemos da força da Caldense, da sua história e do que ela representa. Com trabalho, organização e comprometimento, acredito que podemos construir algo sólido”, concluiu.

Presidente da Caldense detalha planejamento para a temporada e explica escolha de Wellington Simião para comandar a Veterana

Poços de Caldas, MG – O presidente da Associação Atlética Caldense, Rovilson Jesus Ribeiro, falou sobre o planejamento para a próxima temporada e a confiança depositada no novo técnico, Wellington Simião. A Caldense chega ao seu terceiro ano consecutivo no Módulo II do Campeonato Mineiro e busca um novo caminho para retomar competitividade, equilíbrio financeiro e identidade esportiva.

Rovilson iniciou a conversa com o Mantiqueira fazendo uma análise sincera dos últimos anos. Segundo ele, as temporadas de 2024 e 2025 foram extremamente difíceis para a Veterana, com campanhas marcadas pela luta contra o rebaixamento até as rodadas finais. “Os números estão aí, os resultados mostram isso. Brigamos até o fim para não cair, e isso é muito penoso para a Caldense”, afirmou.

O presidente fez questão de destacar que disputar o Módulo II não é motivo de vergonha, lembrando que diversos clubes tradicionais do futebol mineiro também passam por essa realidade. “O futebol é muito dinâmico, muito intenso, e hoje é caro. A Caldense não tem calendário anual e não tem os recursos necessários para manter um time o ano inteiro. Montar uma equipe para disputar um campeonato não é brincadeira”, explicou.

Nesse contexto, Rovilson foi enfático ao afirmar que o insucesso das últimas temporadas não pode ser atribuído individualmente aos profissionais que passaram pelo departamento de futebol. “Eu seria injusto se colocasse a culpa em A, B ou C. Todos tentaram, todos fizeram o possível. Trouxemos o Alex, que é um grande profissional, trabalhou demais. Depois veio o Mauro Fernandes, um técnico rodado, experiente, que montou time, se dedicou intensamente e quase adoeceu no final de tão difícil que foi. Eu me incluo nisso tudo. Sou responsável também, sou dirigente do clube e não posso me isentar”, declarou.

Ao falar sobre a chegada de Wellington Simião, o presidente reforçou que a confiança no novo comandante é total, assim como foi com os treinadores anteriores. No entanto, ele reconhece que o desafio agora é ainda maior. “A dificuldade que o Wellington vai enfrentar é igual ou até maior do que a dos outros. Por quê? Porque a ideia é trabalhar com jovens, montar um time em outro formato, dentro de um projeto diferente. Claro que vamos colocar algumas peças mais rodadas para ajudar, mas não é simples”, avaliou.

Rovilson destacou como ponto positivo a receptividade do nome de Simião junto à torcida e ao meio esportivo local. “Ele é de Poços de Caldas, foi um jogador bem-sucedido, tem feito bons trabalhos como treinador. Quando anunciamos o nome dele, a aceitação foi muito boa, e isso ajuda bastante. A confiança é grande e vamos ajudá-lo da mesma forma que ajudamos os outros profissionais”, garantiu.

Questionado sobre a situação financeira do clube e a possibilidade de parcerias, o presidente foi realista. Ele explicou que a Caldense tem buscado parceiros há anos e que, em algumas ocasiões, os acordos estiveram próximos de se concretizar, mas acabaram não avançando. “Hoje não temos uma parceria específica com aporte financeiro. O ideal seria ter um parceiro forte, que ajudasse economicamente, porque isso permitiria montar um time ainda mais competitivo”, disse.

Enquanto isso, segundo Rovilson, o trabalho tem sido feito de outra forma. “O Wellington está buscando jogadores em clubes, conversando com pessoas que têm atletas promissores, jovens que ainda não tiveram oportunidade. A Caldense, mesmo estando no Módulo II, ainda é uma camisa pesada, respeitada em Minas e até no Brasil. Isso ajuda muito”, explicou. O presidente revelou ainda que o treinador já vinha trabalhando nesse mapeamento desde o ano passado. “Quando acertamos com ele, ele já colocou o pé na estrada”, completou.

Outro ponto abordado na entrevista foi o social do clube e as críticas de alguns associados em relação ao futebol profissional. Rovilson tratou o tema com cautela e visão ampla. “Não tem como você abandonar o futebol e viver só do social. Desde que entramos aqui, evoluímos o social e mantivemos o futebol. De 2019 para cá, apesar do rebaixamento, tivemos dois anos entre os quatro melhores do Estado, fazendo futebol de forma mais econômica, com parcerias”, lembrou.

O presidente reforçou que a atual gestão não trabalha para acabar com nenhuma modalidade esportiva. “Existem opiniões diferentes, claro. Tem sócio que prefere o fim do futebol, mas não estamos aqui para isso. Queremos fazer o futebol de forma menos penosa financeiramente”, afirmou.

Segundo ele, o grande desafio é manter o equilíbrio entre futebol e atividades sociais. “O estatuto permite que usemos recursos dentro de um limite para manter o futebol, mas não podemos sangrar o social em prol dele. As outras modalidades esportivas e os eventos sociais fazem parte do clube. Se perdermos receitas, não vamos ter nem social, nem futebol. O caminho é o equilíbrio”, concluiu.

Câmara de Poços de Caldas aprova Votos de Congratulações a Renan Muniz pelo livro Almanaque da Caldense

 Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou por unanimidade Votos de Congratulações ao jornalista e gerente de comunicação da Caldense, Renan Muniz, pela elaboração do livro Almanaque da Caldense, um trabalho de quatro anos de pesquisa que catalogou todos os jogos, jogadores e técnicos da história da Veterana.

O requerimento foi uma proposição do vereador Álvaro Cagnani, apresentado ao presidente da Câmara, Douglas Dofu, aprovado pelos demais integrantes do plenário.  Renan Muniz foi convidado para ir ao Legislativo e recebeu os votos assinados pelos vereadores.

“O Almanaque revela com sensibilidade e profundidade os bastidores da gloriosa Caldense. Celebra-se não apenas a publicação de um livro, mas o nascimento de uma obra histórica, que carrega orgulho e respeito por uma das instituições esportivas mais tradicionais da nossa região. Um registro rico, detalhado e emocionante da Caldense”, diz o documento.

“Um verdadeiro presente para os torcedores, atletas, dirigentes e todos aqueles que reconhecem a importância cultural e social da Caldense, ao destacar histórias, personagens e momentos que marcaram o clube”, destacou o vereador Álvaro Cagnani.

“Agradeço aos vereadores pela lembrança e a todos que colaboraram com a produção deste Almanaque. Que este livro inspire pesquisadores a também registrarem a história de outras instituições da cidade, dos mais diversos setores. Assim poderemos fazer com que toda a população conheça histórias tão incríveis quanto a da Caldense”, disse Renan, que durante o evento doou um exemplar do livro à biblioteca da Câmara para que os moradores da cidade tenham acesso ao registro histórico.

O Almanaque da Caldense está disponível na Caldense Store, lojinha do clube.

Ginastas poços-caldenses realizam intercâmbio técnico na Bulgária, potência da ginástica rítmica

Poços de Caldas, MG - As ginastas poços-caldenses Lara Bastos Silva e Luana Rabelo Abrão, atletas da Escola Mineira de Ginástica Rítmica, estão desde o início de janeiro em Sófia, capital da Bulgária, país reconhecido como a maior potência histórica da ginástica rítmica mundial. A viagem acontece sob a orientação do técnico Branco Cardoso e integra um período de intercâmbio técnico e treinamento intensivo.

A estadia, que costuma durar entre 15 e 21 dias, tem como foco um “training camp” de alto rendimento. Durante esse período, as atletas treinam em clubes búlgaros de elite, recebendo orientações de treinadoras locais conhecidas internacionalmente como as “Pérolas de Ouro” da ginástica rítmica.

Segundo o técnico Branco Cardoso, o trabalho desenvolvido vai muito além do treinamento convencional. “Estamos realizando um intercâmbio técnico e um treinamento intensivo. Elas aprimoram a técnica corporal, o manejo de aparelhos e a expressão artística, absorvendo a essência da ginástica búlgara”, explicou.

Para Lara Bastos, a experiência tem um significado especial. “Participar desta viagem está sendo a realização de um sonho. Estar aqui na Bulgária, onde a ginástica é tão forte, me faz ver o esporte de outra forma. Meu foco principal é aperfeiçoar meus movimentos e ganhar a confiança necessária para as competições nacionais deste ano. Cada correção que recebo aqui é um aprendizado valioso”, afirmou a ginasta, que destaca ainda o desejo de absorver ao máximo a cultura de disciplina e perfeição do país.

Já Luana Abrão ressalta o impacto da vivência na sua formação como atleta. “Essa jornada agrega uma maturidade imensa na minha carreira. Ver de perto como as melhores do mundo treinam me motiva a buscar a excelência. Não é só sobre os exercícios, é sobre a postura de atleta”, disse. Segundo ela, o retorno ao Brasil será marcado por uma bagagem técnica maior e uma nova visão sobre desafios e superação. “É uma experiência transformadora que me dá mais garra para seguir na ginástica”, disse a atleta

De acordo com o técnico Branco Cardoso, o principal propósito da viagem é o refinamento técnico. “A Bulgária dita o ritmo da ginástica rítmica mundial. Trazer as meninas para a Europa serve para elevar o nível de competitividade delas perante o cenário brasileiro e internacional”, destacou.

Ele explica ainda que o intercâmbio surgiu por meio de parcerias e do esforço da Escola Mineira de Ginástica Rítmica em oferecer o que há de melhor no mundo às atletas de elite.

Além dos ganhos técnicos, Branco enfatiza os benefícios psicológicos da experiência. “Elas voltam entendendo o que é o alto rendimento de verdade. Isso reflete em notas melhores, mais segurança em quadra e serve de inspiração para todas as outras atletas da nossa escola em Poços de Caldas”, concluiu. 

Técnico Simião é apresentado oficialmente e pede união de todos: “Juntos vamos conseguir o objetivo”

Poços de Caldas, MG - A Caldense realizou na manhã desta quinta-feira (08/01), na sala do conselho, na sede social do clube, uma coletiva de imprensa para apresentação do técnico Wellington Simião. A diretoria executiva também esteve presente. Foi abordado o planejamento do futebol profissional para a temporada 2026.

Participaram da coletiva Rovilson Ribeiro (presidente), Luís Fernando Soares (1º vice), Luiz Carlos Pioli (2º vice), Leandro Moreno (presidente do conselho), Leonardo Prado (diretor de futebol), Wellington Simião (técnico) e representantes dos mais variados veículos de comunicação, que participaram com perguntas sobre diversos temas. Na abertura, o presidente Rovilson explicou o motivo da escolha por Simião e de qual será o perfil do elenco nesta temporada.

“Nós trabalhamos dois anos no Módulo II em um modelo que não funcionou. Mas não por conta das pessoas que trabalharam, foi um contexto geral. Atuamos em conjunto, diretoria e comissão de futebol. E no final do ano de 2025 tivemos algumas reuniões da diretoria, traçamos a parte econômica para 2026, pois além do futebol profissional o clube envolve uma estrutura na parte social e esporte especializado. O futebol está dentro das nossas preocupações e infelizmente nesses dois anos não conseguimos o acesso e isso nos deixa muito chateados, preocupados, pela grandeza da Caldense, pelo nome que a Caldense tem. E conversando nas reuniões, optamos pelo Wellington Simião, que nos apresentou um projeto de trabalho, o qual analisamos, nos reunimos novamente e chegamos a um consenso de ele ser o nosso técnico. O Wellington já está trabalhando na busca de atletas e vamos fazer um time operário, um time jovem, essa é a proposta. Evidentemente virão algumas peças mais rodadas para dar um suporte. A gente sabe a dificuldade que é o futebol profissional, o custo é alto, mas vamos trabalhar firme em busca do acesso”, disse o presidente Rovilson Ribeiro.

Em seguida também se pronunciaram os demais dirigentes alviverdes presentes. Depois, o técnico Wellington Simião foi chamado à mesa para receber as boas-vindas da diretoria do clube, vestiu a camisa alviverde, beijou o escudo da Veterana e disse realizar um sonho.

“É motivo de muita alegria estar aqui hoje, é um sonho realizado. Quando criança, quis ser atleta profissional de futebol e graças e Deus tive essa oportunidade, depois que encerrei comecei a estudar para o pós-carreira e entendi que o caminho seria ser treinador. Estamos planejando um 2026, onde queremos conquistar objetivos, isso foi traçado junto à diretoria, com todo o respaldo que eles estão oferecendo para que possamos fazer um grande trabalho”.

Simião está trabalhando intensamente nos bastidores monitorando atletas. “Já estou fazendo algumas viagens. Acompanhei alguns jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em Jaú, São Carlos, Araraquara, e até do Campeonato Amador de Poços, para observar alguns atletas, alguns inclusive já trabalharam comigo. Estamos de olhos bem atentos ao mercado, aquilo que está acontecendo dentro da nossa cidade, da região e no futebol brasileiro. Tenho algumas viagens marcadas agora para janeiro e fevereiro, para que eu possa garimpar mais o mercado”, disse.

Sobre analisar os jogadores que se destacarem no Módulo I do Mineiro, que irá começar semana que vem, Simião disse também estar atento. “Quando terminar o Módulo I do Mineiro, sabemos que alguns atletas vão para times de Série B e Série C do Brasileiro em vez de disputarem o Módulo II, mas vai um adendo: os reforços têm que se encaixar dentro da nossa realidade financeira. E o principal: não é só pensar no financeiro. Não é sobre dinheiro, é sobre oportunidade, é sobre quem quer estar aqui e vestir essa camisa representando a Caldense. É esse sentimento que eu quero que os atletas tenham, que é o meu. Eu não vim aqui por dinheiro, eu vim pela oportunidade, pelo amor que eu tenho pela Caldense. Eu quero atletas com essa vontade, esse carinho, esse respeito e a vontade de vestir a camisa da Caldense, para que a gente possa fazer um grande ano”, falou.

O técnico alviverde deixou claro que o segredo do sucesso na temporada será a união entre todas as frentes envolvidas com o time. “Eu só sou uma peça da engrenagem, eu necessito dos atletas, da diretoria, da imprensa, do nosso torcedor, do empresariado que tem que entender e estar junto conosco. Muito se cobra do futebol da Caldense, da direção, mas a gente precisa também de ajuda. É muito fácil estar do outro lado e cobrar. Mas vir aqui e tentar ajudar são muito poucos que estão dispostos. Então pelo encarecidamente que o empresariado, o torcedor, o poços-caldense, queira estar junto com a Caldense, por que essa vai ser a diferença. Todos juntos vamos conseguir chegar no objetivo principal”, finalizou o técnico.

Empresas interessadas em apoiar o futebol profissional da Caldense podem entrar em contato através do e-mail marketing@caldense.com.br e fazer um orçamento para o melhor opção de pacote de mídia visando a temporada 2026.


Sobre 

Wellington Simião

Foi jogador da Caldense em 2005 e 2013, atuou como meia. No Sul de Minas jogou também por Poços de Caldas FC, VEC, depois rodou o Brasil, atuando em times como Luverdense (MT), São José (SP), Brusque (SC), Bragantino (SP), Guarani (SP). Disputou a Série A do Brasileirão pelo Avaí (SC) e a Série B pelo Coritiba (PR). Parou de jogar em 2020 e no ano seguinte iniciou a carreira como treinador, no Poços de Caldas FC. Também trabalhou no Passos FC, Luverdense, Atlético de Três Corações, Minas Boca e Villa Real. Está com 38 anos e se tornou o primeiro técnico poços-caldense da era profissional da Veterana.

Volta ao Cristo atinge limite de inscrições

 Poços de Caldas, MG - A 43ª edição da Volta ao Cristo Unimed vai ser uma das mais agitadas. A competição alcançou o limite de dois mil participantes e já encerrou as inscrições. A prova acontece no dia 25, com presença de atletas nacionais e internacionais.

A Volta ao Cristo Unimed está entre as 20 corridas mais difíceis do Brasil por conta da famosa subida da Serra de São Domingos rumo ao monumento do Cristo Redentor.

A largada está prevista para as 7h no Estádio Municipal Ronaldo Junqueira, o Ronaldão. Os atletas vão correr 16.5 km passando pelas avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha rumo ao centro de Poços, dobrar nas Thermas Antonio Carlos, subir a ladeira da rua Assis até o monumento do Cristo Redentor e retornar ao ponto de partida descendo a parte de trás da montanha com trecho em estrada de terra, acessando novamente as avenidas na zona oeste.

A premiação inclui R$ 3 mil para os vencedores no masculino e no feminino, R$ 2 mil para os segundos colocados, R$ 1.500 para os terceiros, R$ 1 mil para os seguintes e R$ 500 para quem chegar em quinto lugar, além de troféus e medalhas.

Poços de Caldas terá Jogos Municipais das Pessoas Idosas

 Poços de Caldas, MG- Poços de Caldas vai realizar neste ano os primeiros Jogos Municipais das Pessoas Idosas (Jomi). A competição inédita foi instituída por meio da lei 10.066, de 7 janeiro de 2026, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Paulo Ney de Castro Júnior.

O objetivo central é estimular a prática esportiva entre as pessoas idosas.

Os Jogos Municipais das Pessoas Idosas serão realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, com recursos do Fundo Municipal de Esportes e Lazer ou por meio de patrocínios e doações dentro do Projeto Empresa Amiga do Esporte e do Lazer.

O evento será uma parceria entre a Secretaria de Esportes, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura.

A lei cria também o Comitê de Organização dos Jogos Municipais das Pessoas Idosas, responsável pela coordenação, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos jogos. O comitê vai elaborar o calendário e o regulamento geral e técnico dos jogos.

Constituem princípios e diretrizes do Jomi, a participação das pessoas idosas, por meio de organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação dos jogos; enfoque nas pessoas idosas enquanto principais agentes e destinatários das transformações a serem efetivadas por meio desta política; gestão transversal enquanto forma de atuação em busca da construção de políticas públicas integradas, por meio de ações articuladas entre os diversos setores da administração pública; entre outros.

Para a realização dos jogos, a Secretaria de Esportes poderá celebrar convênios, acordos de cooperação e protocolos de intenções com organizações da sociedade civil; instituições de ensino nacionais e internacionais, públicas ou privadas; empresas e entidades do serviço social autônomo visando à organização e realização dos jogos.

Datas, modalidades esportivas e outros detalhes serão definidos em breve.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Poços de Caldas recebe o projeto Minas Urbano

 Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas será palco da próxima etapa do Minas Urbano, programa esportivo do Governo de Minas Gerais, realizado em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O projeto tem como objetivo difundir os valores do esporte, da coletividade e da ocupação dos espaços públicos, por meio de modalidades urbanas que estão em pleno crescimento no Brasil e no mundo.

O evento acontece entre os dias 14 e 17 de janeiro, com entrada gratuita, no Parque José Affonso Junqueira. A arena funcionará diariamente, das 13h às 21h.

O público poderá acompanhar e praticar atividades como basquete 3×3, BMX, skate, futebol e breaking, entre outras modalidades, em um ambiente preparado para receber toda a comunidade, promovendo lazer, inclusão e experiências esportivas.

O Minas Urbano já passou por cidades como Frutal, Ituiutaba, Araguari, Unaí, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu e Uberlândia, reunindo, em média, 7 mil pessoas por etapa.

Além das experiências esportivas, cada município recebe a revitalização de uma quadra pública, garantindo um legado duradouro para os jovens e para a cidade.

Em Poços de Caldas, o legado será entregue na Quadra São José, localizada na Rua José Augusto de Carvalho, nº 545, no Bairro São José, com inauguração marcada para o dia 16 de janeiro, às 14h.

A realização do Minas Urbano representa um avanço significativo para o município. “Trata-se de um grande evento, que fortalece o esporte, estimula o uso dos espaços públicos e amplia o contato da população com as modalidades urbanas, especialmente entre os jovens”, afirma a secretária de Esportes, Zélia Maria Testi.

A abertura oficial da arena acontece no dia 14 de janeiro, às 14h.

Mais informações: @minas_urbano

YouTube: Minas Urbano

Corrida ciclística da Comarca acontece no dia 18

 As bikes vão tomar conta do centro de Poços de Caldas no dia 18, quando acontece a 64ª edição da Corrida da Comarca, modalidade speed. A competição começa às 7h, com largadas e chegadas em frente ao antigo prédio da Prefeitura, na avenida Francisco Salles.

Inscrição

A inscrição  é R$ 60 e pode ser feita pela internet. O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Ciclo Sport e Unimed.

Percurso

Além da avenida Francisco Salles, o percurso inclui as ruas Assis Figueiredo, Pernambuco e Amazonas. São várias voltas pelos quarteirões centrais.

Categorias

Masculino

Elite open (de 19 a 59 anos)

Estreante (partir de 19 anos)

MTB Open (a partir de 19 anos)

Master A1 (30 a 34 anos)

Master A2 (35 a 39 anos)

Master B1 (40 a 44 anos)

Master C1 (50 a 54 anos)

Master C2 (55 a 59 anos)

Master D1 (60 a 64 anos)

Master D2 (a partir de 65 anos)

Infantojuvenil (13 e 14 anos)

Juvenil (15 e 16 anos)

Junior (17 e 18 anos)

Mirim (11 anos ou menos)


Feminino

Elite open (a partir de 16 anos)

Master (a partir de 39 anos)

Mirim (14 anos ou menos)

Premiação

Os três primeiros colocados nas principais categorias receberão prêmios em dinheiro, além de medalhas até o quinto colocado.

Projeto Athenas - Bom de Bola, Bom de Escola encerra 2025 com crescimento, inclusão e fortalecimento do futebol feminino em Poços de Caldas.

O Projeto Athenas – Bom de Bola, Bom de Escola encerra o ano de 2025 celebrando importantes conquistas e um crescimento expressivo desde o início de suas atividades, em 2024. Ao longo deste ano, o projeto ampliou de forma significativa a participação de crianças e adolescentes de Poços de Caldas, atendendo atualmente mais de 130 alunos, com idades entre 8 e 15 anos.

Um dos principais destaques do período foi o fortalecimento do futebol feminino, que apresentou aumento considerável no número de participantes, reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a valorização das meninas no esporte.

O projeto é totalmente gratuito e integra o Programa de Lei de Incentivo ao Esporte do município de Poços de Caldas, possibilitando que crianças e adolescentes tenham acesso ao esporte de forma organizada, segura e orientada. Atualmente, os participantes treinam e participam de três modalidades esportivas: futsal, society e futebol de campo, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional.

Segundo o proponente do projeto, professor Gustavo Henrique Camargo Fonseca, os resultados refletem o envolvimento coletivo e a confiança da comunidade.

“O Projeto Athenas vem crescendo desde 2024 e isso mostra que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. O aumento da participação, principalmente das meninas, reforça que estamos cumprindo nosso papel junto às crianças, adolescentes e famílias do município”, destaca.

O professor Ralf de Siqueira, que atua diretamente nas atividades, reforça que o crescimento vai além dos números.

“Mais do que formar atletas, buscamos formar cidadãos, trabalhando valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe. O apoio recebido ao longo de 2025 foi fundamental para esse avanço”, afirma.

O Projeto Athenas também faz questão de agradecer aos apoiadores e parceiros que contribuíram para o sucesso das atividades em 2025, em especial ao Hotel Golden, apoiador do projeto ao longo do ano, à Secretaria Municipal de Esporte, por toda a colaboração e suporte oferecidos, e a todas as famílias de Poços de Caldas, que confiaram e acreditaram na proposta do projeto.

Para marcar o encerramento das atividades, foi realizada uma festa de confraternização, reunindo alunos, professores e familiares. Na ocasião, as meninas participantes receberam medalhas de participação, simbolizando o reconhecimento pelo empenho e dedicação ao longo do ano.

O Projeto Athenas já confirmou seu retorno em 2026, com a expectativa de ampliar ainda mais o atendimento e seguir contribuindo para o desenvolvimento social, educacional e esportivo de crianças e adolescentes de Poços de Caldas.

Curso de atualização de arbitragem em futsal acontece neste mês

Nos dias 23 e 24, haverá o Curso de Reciclagem de Arbitragem de Futsal, voltado à atualização técnica de árbitros e profissionais envolvidos nas competições da modalidade.

A capacitação gratuita e a inscrição pode ser feita na internet.

O curso será ministrado por Vantuir José Batista, profissional com longa trajetória na arbitragem nacional, com atuação em competições da Liga Nacional de Futsal (LNF), LPF, FMFS, CBFS e FMF. Vantuir é graduado pela Fasar – Faculdade Santa Rita, pós-graduado em gestão esportiva e atualmente coordena projetos sociais no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O local do curso é a Liga Poços-caldense de Futebol – LPF (avenida Antônio Carlos, 77, Cascatinha). Na sexta, será das 18h30 às 22h, e, no sábado, das 8h às 11h e das 13h às 18h.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Projetos sociais de atletismo de Poços de Caldas participam da Corrida AADV 2025

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi palco, no dia 31 de dezembro de 2025, da Corrida AADV 2025, evento esportivo que reuniu atletas de diferentes projetos sociais e esportivos do município. Entre os participantes estiveram o Projeto do Amanhã – Atletas do Futuro e o Projeto JUPAM – Jovens Unidos para Um Amanhã Melhor, ambos com atuação consolidada no incentivo ao esporte e à formação cidadã.

O Projeto do Amanhã – Atletas do Futuro, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (TT 031/2025) e com empresa incentivadora a Unimed, marcou presença na competição com seus atletas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento esportivo e social. A coordenação administrativa do projeto é de Miranel de Oliveira Domingos, com supervisão técnica de Joana Darc Jeremias e apoio de Luiz Roberto Domingos e Waldir Pelozi. A equipe também destacou o apoio dos patrocinadores, com agradecimento especial à Bioanálise Laboratórios, parceira importante para o acompanhamento e desempenho dos atletas.

Também participou da Corrida AADV o Projeto JUPAM – Jovens Unidos para Um Amanhã Melhor, aprovado por meio de Patrocínio Municipal (Termo 082/2025). A coordenação administrativa é de Waldir Pillosio, com supervisão técnica de Daniela Squarsado Tófoli e auxílio de Luiz Roberto Domingos. Os atletas do projeto disputaram provas com distâncias variadas, chegando a até 16 quilômetros, demonstrando preparo físico, disciplina e espírito esportivo.

Entre os destaques da equipe JUPAM esteve Mislene Aparecida Paiva, que conquistou a 4ª colocação geral na competição. Também representaram o projeto os atletas Ariane Apolinário Barbosa, Carla Maria Sances dos Reis, Josiane de Souza Veronesi de Lima, João Vitor Fernandes, Caio Durvalino Fernandes, Nicolas Domingos dos Santos, Victor Veronesi de Lima, Rafael Camargo de Brito, Alexander Assis Moraes, Luiz Roberto Domingos, Soraya Lilian dos Santos, Rodrigo Dorvalino Fernandes, Dijaime Rodrigues Carolino e Danilo Henrique Idesti.