sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Zigue-Zague Gastronômico abre 2026 unindo esporte e valorização do comércio local em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O ano de 2026 começou com energia renovada para o projeto Zigue-Zague Gastronômico, iniciativa de Luciana Marinoni que utiliza o esporte como ferramenta para prestigiar, divulgar e fomentar o comércio local de Poços de Caldas. Criado em 2022, o projeto realizou nesta semana sua primeira edição do ano, reafirmando um propósito que alia atividade física, convivência social e boa gastronomia.

A parada inaugural de 2026 aconteceu na Dona Dulce Hamburgueria, que recentemente passou a atender em um novo espaço, localizado na Rua Assis Figueiredo, nº 376. O encontro reuniu integrantes do grupo de caminhada “As Marias”, que seguem firmes no compromisso diário de percorrer entre 10 e 15 quilômetros, transformando o exercício físico em um momento de descoberta e valorização da cidade.

O Zigue-Zague Gastronômico nasceu dentro do próprio grupo de caminhada, comandado por Luciana Marinoni, que todos os dias escolhe um bairro diferente para as atividades. Formado por mulheres que trabalham durante o dia, o grupo reserva parte da rotina para cuidar da saúde física e mental, encarando percursos desafiadores, com escadões, subidas, mirantes e bairros mais afastados da região central.

Foi justamente durante as pausas para um lanche, entre um trajeto e outro, que surgiu a ideia de usar essas paradas como forma de incentivar pequenos comércios de bairro. “Uma padaria, um barzinho, uma lanchonete… comércio local existe em todos os bairros. Então por que não comprar nesses locais?”, destaca Luciana Marinoni.

A proposta rapidamente saiu do papel e ganhou nome: Zigue-Zague Gastronômico. A primeira experiência aconteceu em um trailer de hot-dog na Rua Corrêa Neto e, desde então, a iniciativa só cresceu. A cada edição, o grupo descobre novos estabelecimentos, divulga os negócios nas redes sociais e cria uma relação próxima com os comerciantes.

Segundo Luciana, a receptividade tem sido marcante. “As histórias de vida dos comerciantes de bairro emocionam o grupo. Muitas vezes são pessoas que enfrentam grandes dificuldades para manter seus negócios”, relata. Como forma de reconhecimento, os estabelecimentos que recebem “As Marias” passam a contar com um selo especial, indicando que fazem parte do roteiro do Zigue-Zague e que serão visitados novamente.

Além da Dona Dulce Hamburgueria, outros pontos já integraram o circuito, como Meg Dog e Moto Fly Beer Club, e a lista de novos convites segue crescendo. Luciana também convida a população a participar do projeto, indicando locais que possam fazer parte das próximas caminhadas. “Se você conhece um lugar, faça a sugestão. Pensaremos no percurso e faremos nosso pit stop semanal durante a atividade física”, afirma.

Nenhum comentário: