Poços de Caldas, MG – O Cidep de Poços de Caldas marcou presença na edição 2024 das Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo no final de novembro. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento, que ocorre desde 2006, reuniu um recorde de 2.013 atletas-alunos, representando os 26 estados do país e o Distrito Federal.
As Paralimpíadas Escolares são conhecidas como a porta de entrada para jovens atletas com deficiência no universo do esporte de alto rendimento. Muitos dos participantes da competição tornaram-se medalhistas em Jogos Paralímpicos, como Petrúcio Ferreira, tricampeão nos 100 metros da classe T47, Leomon Moreno, ouro em Tóquio no goalball, e Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, que conquistou três ouros este ano em Paris.
Entre os destaques desta edição, esteve Arthur Xavier, mineiro de 17 anos e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris no revezamento 4x100 metros livre da classe S14. Arthur participou pela terceira vez das Paralimpíadas Escolares, mostrando o potencial de desenvolvimento dos jovens atletas nesse importante torneio.
Resultados de Poços de Caldas
Os atletas do Cidep de Poços de Caldas conquistaram importantes resultados em diferentes modalidades:
Leonardo Henrique Toledo
100 metros costa: Bronze
100 metros livre: Bronze
400 metros livre: Ouro
Revezamento: Bronze
Mel Marinho Martins
1º lugar: 100 metros peito
2º lugar: 50 metros costas
2º lugar: 100 metros livre
2º lugar: 50 metros peito
2º lugar: 50 metros livre
Futebol PC (Paralisia Cerebral)
3º lugar na competição
Destaque: Díogenes Jesus Medina
Goalball
Feminino: 2º lugar
Masculino: 3º lugar
Artilheiro: Brian
Resultado geral: Minas Gerais em 2º lugar
Geovanna Feliciano Vitti
100 metros: 3º lugar
200 metros: 3º lugar
Salto em distância: 3º lugar
Parcerias e Apoios
Os resultados foram alcançados graças à integração de diversos projetos esportivos municipais, como Desafiando Limites, Superar Limites e Tô no Jogo, realizados pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Essas iniciativas contam com o incentivo das empresas Unimed Poços e Donato Hospital de Olhos.
Há ainda o convênio Poços Paralímpica nº 002/2023, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e o Programa Esportivo Estadual – Núcleo de Fomento ao Paradesporto, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio do convênio nº 1481002204/2023.
O trabalho também conta com o apoio institucional da AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas), da ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) e da APAE Poços de Caldas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário