Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 21 de março, o Grupo AsMarias comemorou duas datas de grande importância: seus sete anos de fundação e o primeiro aniversário da aprovação da Lei Municipal que institui o “Dia das Marias” como data festiva em Poços de Caldas. Criado por Luciana Marinoni, o grupo, inicialmente formado por um pequeno número de mulheres, cresceu ao longo dos anos e se consolidou como um símbolo de força, união e transformação na cidade.
A celebração teve como ponto alto uma caminhada cultural que levou as participantes a uma viagem pela história de Poços de Caldas. Guiada pela arquiteta e urbanista Adriane Matthes, a atividade foi uma oportunidade única de aprender e refletir sobre a cidade, observando-a sob uma nova perspectiva. Adriane compartilhou com o grupo detalhes sobre a famosa lenda das “Três Porteiras”, um relato popular que foi utilizado em sua dissertação de mestrado. A lenda, que aborda a origem de alguns bairros de Poços de Caldas, conecta as tradições e mitos locais à história da cidade, fazendo com que as participantes se sentissem mais conectadas com os lugares por onde passavam.
A Importância de Conhecer a História Local
O evento não apenas celebrou o aniversário do grupo, mas também reforçou a importância de conhecer a história de uma cidade para se sentir parte dela. “Só se sente parte quem conhece a história!”, destacou Adriane Matthes, uma das grandes defensoras dessa proposta de valorização do patrimônio cultural local.
Durante a noite memorável, a caminhada se tornou um momento de reflexão sobre as raízes de Poços de Caldas e a construção coletiva da identidade da cidade. Para as integrantes do grupo, atividades como essa são uma forma de aproximar as mulheres de seus espaços, fazendo com que se sintam protagonistas na transformação social e cultural de sua cidade.
AsMarias: União, Diversão e Solidariedade
Ser parte do grupo AsMarias é mais do que participar de caminhadas. Trata-se de fazer parte de uma rede de apoio, que une mulheres de diferentes idades, profissões e classes sociais em torno de valores comuns: o empoderamento feminino, a motivação para a prática de atividades físicas e o bem-estar coletivo. Através do esporte, da cultura, da filantropia, da espiritualidade e de tantas outras áreas, as Marias buscam não apenas cuidar de si mesmas, mas também transformar a sociedade ao seu redor.
A participação de diversas autoridades locais, como os vereadores Luca Arruda, Álvaro Cagnani, e Wellington Guimarães (Paulista), além do Secretário de Cultura Nando Gonçalves e do Secretário de Turismo Arison Darróz, demonstra o apoio institucional à causa. O evento foi, portanto, também uma forma de reconhecer o impacto positivo do grupo na cidade e na vida de tantas mulheres.
De Um Pequeno Grupo a Uma Grande Comunidade
O Grupo AsMarias nasceu em 2018, com apenas nove mulheres se reunindo para realizar caminhadas e trilhas por Poços de Caldas, tanto na área urbana quanto rural. O crescimento foi rápido, e, durante a pandemia, o grupo atingiu proporções imensas, chegando a contar com 600 mulheres, organizadas em três grupos de WhatsApp para dar conta da enorme demanda.
Composto por mulheres de todas as idades, profissões e classes sociais, o grupo se destaca pela inclusão e pela valorização do ser mulher, independentemente de suas diferenças. O que une todas as participantes é o desejo de estar juntas, apoiando umas às outras e, assim, fortalecendo uma comunidade de amizade e solidariedade.
O Impacto do “Dia das Marias”
O projeto que levou à criação da Lei Municipal do “Dia das Marias” foi idealizado pelas vereadoras Regina Cioffi e Luzia Martins, e visa reconhecer o valor das mulheres do grupo e a importância do convívio, respeito e apoio mútuo presentes no AsMarias. A aprovação dessa lei é uma forma de celebrar as Marias e garantir que sua contribuição à cidade seja devidamente reconhecida.
O “Dia das Marias” será uma data para recordar o impacto positivo do grupo, que vai além das caminhadas e das atividades físicas. AsMarias, com sua energia contagiante, têm contribuído de forma significativa para a construção de uma sociedade mais unida, solidária e, principalmente, mais empoderada.
O Futuro do Grupo AsMarias
O futuro do grupo AsMarias é promissor. Novas expedições estão previstas para acontecer ao longo deste ano, sempre com o intuito de levar conhecimento e cultura aos participantes. “AsMarias transformam, e, assim, acredito que, conhecendo mais um pouco sobre a história dos lugares por onde passamos, ‘As Marias’ irão também contribuir com a história de nossa querida Poços de Caldas”, falou Luciana Marinoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário