quarta-feira, 30 de abril de 2025

Sócio-torcedores da Caldense vivenciam rotina de atleta e participam de desafios no CT

 Na manhã deste domingo (27/04) foi realizado no Ninho dos Periquitos o Jogador Por Um Dia 2025. Os sócio-torcedores da Caldense marcaram presença no CT da Veterana para sentirem na pele como é a rotina de um atletas profissional, com a supervisão da própria comissão técnica alviverde.

O sócio-torcedores conheceram toda a estrutura que a Caldense oferece para seu plantel profissional. Ao chegarem no Centro de Treinamento, conversaram com o técnico Thiago Oliveira, que explicou como é a programação de treinos a cada semana.

Em seguida foram para o departamento de fisiologia, onde o fisiologista Guilherme Noronha explicou e exemplificou as avaliações que são feitas diariamente, através de termografia e testes de salto para avaliar a musculatura e fadiga dos atletas.

Depois os torcedores acompanharam os trabalhos do fisioterapeuta Arthur Pinheiro para saberem como são os procedimentos de prevenção e tratamento de eventuais lesões dos atletas. Por fim foram para o campo.

Houve um trabalho de aquecimento comandado pelo auxiliar de preparação física Airton Trevisan, com alongamentos e fundamentos, como passes e cabeceios.

O auxiliar técnico Souza explicou algumas metodologias de trabalho aplicada no cotidiano, propôs algumas dinâmicas focadas em velocidade de raciocínio, ataque ao espeço e o analista de desempenho Lucas Rocha abordou os vídeos que são exibidos aos jogadores, tanto para melhorar a performance do grupo, como para estudar os adversários.

Os participantes foram divididos em times para terem uma noção das dimensões do campo. Por fim houve uma série de desafios valendo camisas da Veterana. O primeiro consistiu em um ataque contra defesa, três contra três. Os trios se enfrentavam durante um minuto e quem vencesse avançava até a final.

Nos desafios de fundamentos, o de passe consistiu em acertar um pequeno gol a cerca de 30 metros de distância. Já o de cruzamento, o objetivo foi cobrar um escanteio e acertar um boneco posicionado na marca do pênalti. Houve ainda o desafio de acertar o travessão a partir de um chute de dentro da meia-lua e o de marcar um gol em cobrança de falta com barreira.


Confira os campeões de cada desafio:


Ataque x Defesa

Trio campeão: Sérgio Ventura, Carlos Vieira, João.


Precisão de passe

Campeões: Douglas, João


Precisão de cruzamento

Campeão: Iago Medina


Desafio do travessão

Campeões: Samuel, Douglas


Cobrança de falta

1º Lugar: Samuel

2º Lugar: Gustavo

3º Lugar: Thiago


Participaram do evento cerca de 30 sócio-torcedores, inclusive uma sócio-torcedora, a Isabela. Faça você também seu plano de sócio-torcedor na Caldense Store, tenha acesso a uma série de benefícios e ajude a Veterana ficar ainda mais forte!

Laudos do Estádio Ronaldão são todos aprovados; Realizada reunião do plano de ação

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (29/04), a Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial a validação e aprovação de todos os laudos do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira para receber jogos e o público nos jogos da Caldense na temporada 2025.

Os laudos são: Segurança, Prevenção e Combate a Incêndio, Engenharia, Condições Sanitárias e de Higiene. Toda a documentação e as adequações às novas exigências vinham sendo tratadas desde outubro do ano passado, em um trabalho envolvendo diversos órgãos, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Esportes e foram formalmente aprovadas.

Com isso, o Ronaldão está apto a receber as partidas de futebol profissional e atende todas as exigências determinadas pelas autoridades. Os laudos do estádio estão disponíveis para consulta no site da FMF.

Plano de Ação

Também na manhã desta terça-feira (29/04), foi realizada a reunião para traçar o plano de ação para o jogo de estreia da Veterana no Campeonato Mineiro Módulo II 2025 no domingo às 10h da manhã diante do Patrocinense.

A reunião obrigatória é realizada na semana que antecede cada partida da competição, onde é discutido o planejamento de segurança e logística do evento. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Secretaria de Esportes, membros das torcidas organizadas Lama Verde e Torcida Jovem, responsáveis pela lanchonete do estádio e colaboradores da Caldense.

Todos tomaram conhecimento do que precisa ser feito antes, durante e após o jogo para garantir a segurança de todos os presentes, bem como debateram possibilidades para otimizar cada ponto no que tange a organização de uma partida de futebol, seguindo o protocolo estabelecido pelas autoridades.


Arquibancada descoberta estará disponível na estreia da Caldense e ingressos terão preços acessíveis

 Atendendo a inúmeros pedidos de torcedores, a diretoria da Caldense decidiu abrir a arquibancada descoberta do Ronaldão na partida de estreia da Veterana no próximo domingo (04/05) às 10 horas da manhã no Ronaldão contra o Patrocinense. O preço será o valor mínimo estabelecido pela FMF: 10 reais a meia-entrada e 20 reais a inteira.

Na arquibancada coberta o valor será de 15 reais a meia-entrada e 30 reais a inteira. O clube já fez a solicitação da carga de ingressos para a Federação Mineira e aguarda a chegada dos tickets para anunciar os horários de venda.

O torcedor que desejar garantir entrada em todos os jogos com mando de campo da Caldense na competição tem a opção de fazer o plano de Sócio-torcedor Duson, que oferece ainda uma série de outros benefícios.

Caráter experimental

A arquibancada descoberta será utilizada em caráter experimental no primeiro jogo da Veterana em casa, para que o clube sinta como será a demanda de público no espaço. Caso a demanda de público supra os custos operacionais da abertura do local, outros jogos também poderão ser realizadas utilizando a descoberta, uma vez que abrir a descoberta implica em uma série de custos operacionais e de logística, desde os colaboradores de bilheteria, portaria, segurança, até lanchonete, limpeza, policiamento, entre diversos outros fatores.

“Estamos no ano do centenário, montamos um time forte e estamos atendendo uma solicitação da abertura da arquibancada descoberta. Vamos fazer para esse primeiro jogo como um teste. Espero que consigamos levar um bom público para que isso permaneça durante o campeonato. Muito obrigado, vamos em frente e Arriba Caldense!”, disse o presidente Rovilson Ribeiro em vídeo publicado nas redes sociais do clube.

Equipe de Peteca da Caldense disputa 4º Aberto de Machado

 No último fim de semana, a equipe de peteca da Associação Atlética Caldense participou do 4º Aberto de Peteca de Machado, realizado no Clube dos 30. O torneio, que contou com elevado nível técnico, foi dividido em três categorias (A, B e C), com oito duplas em cada, organizadas em dois grupos por categoria.

A Veterana esteve representada pelos atletas Vinícius, Júlio, Celso, Tiago, Gilson, Lúcio, Eduardo e Leonardo. As duplas que competiram foram:


Celso e Thiago Teixeira – Categoria A

Júnior e Vinícius – Categoria B

Lúcio e Gilson – Categoria B

Eduardo e Leonardo – Categoria C

Entre os destaques, as duplas Lúcio/Gilson e Eduardo/Leonardo avançaram até as semifinais de suas respectivas categorias, terminando a competição na quarta colocação.

O torneio teve partidas bastante disputadas e foi considerado de alto nível em todas as categorias. Depois de muitos anos, a Caldense conseguiu reunir um grande número de atletas para representar o clube na modalidade, reforçando o compromisso com a valorização de diversas práticas esportivas.


Handebol da Caldense disputa rodadas intensas em São Sebastião do Paraíso e Vargem Grande do Sul

Poços de Caldas, MG - No último fim de semana, a equipe de handebol da Associação Atlética Caldense participou de uma série de jogos pelas categorias Mirim, Infantil e Juvenil, em compromissos realizados em São Sebastião do Paraíso e Vargem Grande do Sul.

No sábado, em São Sebastião do Paraíso, a equipe Mirim enfrentou as donas da casa e foi superada por 14 a 3. No Infantil, a Caldense lutou bastante, mas acabou derrotada por 21 a 11. Já no Juvenil, a Veterana mostrou força e venceu o Phoenix/Famep por 26 a 11, com destaque para Gabriella Campos, eleita MVP da partida.

No domingo, em Vargem Grande do Sul, a equipe Mirim disputou duas partidas, sendo superada por S.S. Paraíso (22 a 5) e por Vargem Grande do Sul (14 a 4). No Infantil, a Caldense reagiu e venceu Vargem Grande do Sul por 17 a 8, com Lavinia Mendes se destacando como MVP. O Juvenil voltou a mostrar sua força ao bater São Sebastião do Paraíso por 20 a 16, com Nicole Caixeta sendo eleita a melhor em quadra.

Ao todo, 38 atletas participaram das atividades, mostrando o crescimento e o trabalho de base realizado no projeto. A equipe Mirim, formada recentemente, conta com jogadoras que estão há apenas dois meses no time. O Infantil passa por reformulações, devido à subida de diversas atletas para a categoria Juvenil. Já a equipe Juvenil, considerada a mais forte da Caldense no momento, é composta em sua maioria por jogadoras da categoria Cadete e tem grandes chances de conquistar o título da Liga.

O handebol da Caldense segue em ritmo acelerado de evolução, reforçando o compromisso do clube com a formação esportiva e o desenvolvimento das categorias de base.

“Este final de semana conseguimos levar 38 meninas para competir em 2 dias, com toda estrutura que a Caldense nos proporciona. Agradecemos ainda a parceria de 8 anos com o Donato Hospital de Olhos que fomenta a base garantindo o sucesso do projeto”, destacou a professora Elaine Ferreira. 

terça-feira, 29 de abril de 2025

Campeonato Interbairros retorna em junho

 Poços de Caldas, MG - Devido à realização da Olimpíada dos Trabalhadores em maio, o Campeonato Interbairros de Futebol Amador terá uma pausa e vai retornar no dia 1º de junho. No último fim de semana, aconteceram jogos da segunda rodada.

Houve duas goleadas. Maria Imaculada fez 4 a 0 no Country Club. Santa Rosália venceu o Itamaraty com o mesmo placar. Nova Aurora e Cohab empataram em 0 a 0. Vila Rica ganhou do Contorno 1 por 2 a 0 e São Bento bateu o Kennedy por 1 a 0.

A competição tem participação de 23 equipes, distribuídas em seis grupos, sendo cada grupo com quatro equipes. Todos os jogos têm entrada gratuita e podem ser acompanhados pelo público.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em jogos de turno único. Ao término desta fase, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, totalizando 12 equipes classificadas, além dos quatro melhores terceiros colocados, totalizando 16 equipes na fase de oitavas.

O Interbairros vai até julho. A final está marcada para o dia 5 de julho, no Bandolão. O campeonato é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a AAPC – Associação dos Árbitros de Poços de Caldas.

Master Caldense vence Master Perdões em amistoso do Centenário

 No sábado, 26 de abril de 2025, a equipe Master da Associação Atlética Caldense esteve na cidade de Perdões-MG para mais um amistoso em comemoração ao Centenário do clube. Mostrando bom entrosamento e espírito competitivo, a Veterana venceu o Master Perdões por 3 a 1.

Os gols da Caldense foram marcados por Claudinho, Zé Ramos e Tônico, enquanto Chiquinho descontou para a equipe da casa. A partida foi marcada pelo equilíbrio no início, mas a experiência e a qualidade técnica dos jogadores alviverdes fizeram a diferença ao longo do jogo.


Caldense contrata lateral Mastherson, que vem de quatro acessos consecutivos e dois títulos

A Caldense acertou a contratação do lateral Mastherson, que acumula quatro acessos consecutivos, com Mamoré, Aymorés, Uberaba, União Barbarense e dois títulos, com Mamoré e União Barbarense. O jogador atua principalmente pela direita, mas também joga pela esquerda.

Natural de Ubá (MG), jogou ao longo de sua carreira por diversos times mineiros, como Nacional de Muriaé, Aymorés, Mamoré e Uberaba. Nesse período foi campeão da Segunda Divisão em 2023 com o Mamoré e trabalhou com o técnico Thiago Oliveira em 2024. Também teve passagem no futebol paraibano, quando vestiu a camisa do Pombal.

Atualmente estava defendendo o União Barbarense. No último final de semana, foi campeão do Paulistão A4, campanha em que disputou 17 jogos e marcou 3 gols, inclusive um dos gols da equipe na vitória que decretou o acesso diante do Araçatuba.

Jogador vitorioso, vem acumulando uma série de acessos nos últimos anos. Subiu com o Mamoré em 2023 da Segunda Divisão para o Módulo II, obteve acesso com o Aymorés em 2024 do Módulo II para o Módulo I, subiu em 2024 com o Uberaba da Segunda Divisão para o Módulo II e conquistou acesso em 2025 com o União Barbarense no Paulistão A4 para o Paulistão A3.

Agora chega à Veterana com a missão também de ajudar o grupo a alcançar o acesso de volta à elite do futebol mineiro no ano do centenário.


MASTHERSON

Mastherson Gabriel Barbosa Lopes

Posição: Lateral-direito/esquerdo

Nascimento: 05/01/2002

Altura: 1,74 m

Origem: Ubá (MG)

Clubes: Nacional de Muriaé, Aymorés, Mamoré, Pombal (PB), Uberaba, União Barbarense.


Caldense: Tiago Oliveira avalia preparação e projeta confronto contra Patrocinense

Poços de Caldas, MG — A Caldense entra oficialmente na contagem regressiva para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II. No próximo domingo, dia 4 de maio, a equipe comandada pelo técnico Tiago Oliveira fará sua primeira partida na competição diante da Patrocinense, no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. A preparação foi marcada por quatro amistosos, com duas vitórias e duas derrotas, sendo o último deles uma goleada expressiva por 6 a 1 sobre o Vila Real, de Machado, no sábado (27).

A vitória no último teste serviu como injeção de ânimo para a Veterana. O técnico Tiago Oliveira destacou a evolução do time ao longo dos compromissos preparatórios. “Estamos evoluindo. Começamos com um teste mais difícil contra a Inter de Limeira, equipe forte que vai disputar o título da Série D. Depois fomos diminuindo um pouco o nível dos adversários, mas o mais importante foi a nossa evolução tática. Variamos o sistema nessas partidas e chegamos preparados para a estreia”, explicou.

Durante a partida contra o Vila Real, o treinador testou diferentes formações e avaliou jogadores que ainda disputam vaga no time titular. “Temos possibilidades. Hoje o Gleicinho também trabalhou bem, é uma opção. Estou muito satisfeito com a entrega e a dedicação dos atletas. O mais importante é ter essa característica vitoriosa de buscar resultados, independentemente de onde vamos jogar. Mas sabemos que nesta semana que antecede a estreia ainda temos ajustes a fazer.”

Tiago Oliveira foi direto ao apontar onde o foco da equipe estará nos próximos dias. “Temos que evoluir ainda algumas questões internas. Mas se vocês observarem, a cada jogo estamos crescendo. Hoje já tivemos mais finalizações e gols. Defensivamente ainda precisamos ajustar algumas situações. O grupo está fisicamente bem, embora alguns atletas tenham chegado em níveis diferentes. Esta semana será essencial para a adaptação de todos e para reforçar a parte tática.”

Para o técnico da Caldense, a estreia contra a Patrocinense é tratada com extrema seriedade. “Já estamos pensando no Patrocinense há algumas semanas. Para nós, é como uma final de Campeonato Mundial. Falo sempre para os jogadores que o próximo jogo é o mais importante. Sabemos que eles montaram um time forte, estão investindo bem. Conheço a estrutura de lá, trabalhei na Patrocinense e sei da seriedade e do investimento financeiro que estão fazendo.”

Apesar do respeito ao adversário, o treinador mostra confiança. “Estamos trabalhando com os pés no chão, conscientes das dificuldades, mas muito confiantes e convictos de que vamos fazer uma boa estreia. Felizmente, nosso departamento médico está tranquilo, ninguém lesionado. Isso é resultado do trabalho da nossa comissão técnica, como o professor Caldiron, o Ailton Trevisan, o Guilherme e o pessoal da fisiologia. Todos estão contribuindo para que tenhamos o grupo à disposição.”

Do outro lado do amistoso, o treinador do Vila Real, Simião, também fez uma análise positiva da partida. “Estar aqui no CT da Caldense, onde fui muito feliz, é sempre especial. Esse amistoso foi importante para os nossos meninos, que tiveram a oportunidade de vivenciar um jogo mais técnico e difícil, onde não tiveram tanto domínio das ações e precisaram lidar com a pressão e a intensidade de uma equipe mais forte.”

Segundo ele, o teste serviu como preparação para os desafios da primeira divisão do Campeonato Mineiro Sub-20, onde o Vila Real terá adversários como Cruzeiro, Atlético e América. “Vamos ter confrontos mais duros. Para o clube, é a primeira vez na elite; para mim, é a segunda. Já tive essa experiência e sei das dificuldades. Mas temos bons jogadores, alguns com passagem pelo Flamengo, e vamos ajustar os detalhes durante a pré-temporada.”

Simião também aproveitou para elogiar o trabalho de Tiago Oliveira à frente da Caldense. “É um trabalho maravilhoso, com leitura tática apurada. O que ele nos apresentou hoje foi muito importante para nossa evolução.”

 

Atletas de Poços Conquistam Títulos na Quarta Copa Ragnarok de Jiu Jitsu com Apoio da Prefeitura

 Atletas de Poços Conquistam Títulos nCom o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, os atletas da cidade brilharam na Quarta Copa Ragnarok de Jiu Jitsu, realizada em São José do Rio Pardo, SP, no último dia 13 de abril. Os jovens e adultos poços-caldenses se destacaram em diversas categorias, conquistando importantes títulos e colocando Poços de Caldas em evidência no cenário esportivo regional.

Categoria Kids (até 13 anos de idade)

– Iezo Miguel Nascimento Souto – Vice-Campeão

– Ana Laura Nascimento Souto – Vice-Campeã

– Lais Mariah Souza Goulart – Campeã

Categoria Jiu Jitsu Adolescentes

– Nicole Guilia Biavati – Campeã

– Maryna Lameu Nogueira – Campeã

Categoria Adulto

– Elton Miguel Souto – Campeão

– João Gustavo pacobello machado – Campeão

-Gabriel Biavatti– Vice-Campeão

– Erik – Vice-Campeão

– Davi Miguel da Cruz – Vice-Campeãoa

– Jose Roberto Santos Lino – Campeão

Categoria Submission Kids

– Ana Laura Nascimento Souto – Vice-Campeã

O professor e atleta, Jose Roberto Santos Lino responsável pela equipe ressaltou a importância do suporte recebido. “O apoio da administração municipal foi fundamental para que nossos atletas pudessem se preparar da melhor forma e representar Poços de Caldas com tanto brilho”, destacou.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria, também celebrou os resultados. “Essas conquistas mostram que o investimento no esporte transforma vidas e leva o nome de Poços de Caldas ainda mais longe. Estamos muito orgulhosos desses atletas e reafirmamos o compromisso de seguir incentivando o esporte em todas as modalidades”, afirmou.

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Esportes, reforça seu compromisso de continuar incentivando o desenvolvimento dos atletas locais, garantindo condições adequadas para que possam evoluir e representar a cidade em grandes competições. 

Projeto esportivo em nova fase: anunciada a oficialização da Associação Sementes do Futuro

Poços de Caldas, MG - O educador esportivo Fernando Henrique dos Santos,  Pelezinho, conversou com o Jornal Mantiqueira neste fim de semana e anunciou a oficialização da Associação Sementes do Futuro, projeto que vem sendo desenvolvido desde 2006 e agora ganha nova identidade e estrutura jurídica. A iniciativa, que nasceu dentro da antiga Mitsui — hoje Yoorin —, segue com apoio da empresa Curimbaba e amplia seus horizontes com o objetivo de atuar na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes da cidade.

Segundo Pelezinho, o projeto vem passando por uma renovação completa. “Hoje vamos estar mudando a logo da escolinha, o uniforme da escolinha, vamos estar indo com uma nova estrutura. Estamos trazendo novos profissionais para trabalhar. Enfim, agora é mais uma associação com fins esportivos e culturais. A gente está fazendo um segmento bem diferenciado para trabalhar realmente na formação, não só do atleta, mas da pessoa, do cidadão.”

Com ampla experiência à frente de projetos educacionais e esportivos, Pelezinho retorna à ativa com motivação redobrada e uma nova equipe. “Graças a Deus, muitos anos de experiência trabalhando com projetos assim, e hoje estou podendo voltar com essa nova estrutura e vontade de fazer diferente. Queremos oferecer mais uma opção de oportunidade para meninos e meninas que gostam de esporte, futebol ou que sonham um dia em ser um atleta profissional.” 

“Graças a Deus, estou sendo muito bem aceito novamente entre as escolinhas e clubes como Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Atlético, Inter, onde tenho boas relações. Todos estão felizes por eu estar voltando, para fazer aquilo que sempre fiz, que gosto de fazer e que, com certeza, faz parte da minha vida.”

Outro destaque é o retorno de Adalto Viana Bastos. “O Adalto é o casamento que mais durou dentro do esporte. Foram 18 anos juntos. No meu afastamento, ele também se ausentou, e agora estamos voltando juntos. Recentemente fizemos uma visita ao professor neco, porque sou da época de Neco, Lolo, Rubens, Pelado — pessoas que foram referência para mim. Hoje posso estar com eles novamente e quero levar todos para o Serrão. Começamos juntos e vamos terminar juntos.”

A equipe da nova fase da associação também contará com Nenê, profissional de Educação Física formado e ex-atleta profissional, que atuou por anos em Botelhos e região. “Agora ele também é o novo professor do Projeto Associação Sementes do Futuro”, reforça Pelezinho.


Retorno à Curimbaba: 

Durante o evento de lançamento, Adalto falou sobre sua saída e retorno à Curimbaba. “Saí da Curimbaba para trabalhar com o Kalo, uma pessoa que me ajudou quando eu precisei. Mas foram 19 anos de Curimbaba, não podia apagar isso da minha memória. Nunca deixei de sentir um sentimento bom pela Curimbaba.”

Adalto destacou o convite feito por Pelezinho como determinante para sua volta. “Graças a Deus, o Pelé reuniu comigo, me convidou para voltar e estou aí, feliz. Dizem que o bom filho à casa torna, né?”


Reconhecimento do poder público

Presente no evento, o vereador Paulista, também comentou sobre a importância do projeto. “A escolinha Curimbaba sempre foi uma referência no nosso município, com grandes profissionais se destacando no âmbito municipal, estadual e até nacional. Fico muito feliz por esse novo passo que estão dando com a associação.”

Paulsita parabenizou a equipe envolvida. “Desejo muito sucesso ao Pelé, ao Marcelo, ao Neném, ao Adalto, que há muito tempo fazem um excelente trabalho. Agora, com mais estrutura e melhores condições, vão fazer ainda melhor.”

 

Cricket Brasil celebra filiação ao COB em marco histórico para o cricket no Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket no país, mas também marca uma nova fase de desenvolvimento, visibilidade e reconhecimento internacional da modalidade.

A inclusão da Confederação Brasileira de Cricket no quadro de filiadas do COB chega em um momento especial, acompanhando o movimento global de expansão do cricket, que recentemente foi reintegrado ao programa olímpico após 125 anos de ausência. A participação da modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 promete alçar o esporte a novos patamares em termos de popularidade e profissionalização.

O presidente da CBC, Matt Featherstone, celebrou a conquista histórica com palavras emocionadas:

“Hoje foi um dia muito especial. Desde 2001, quando formamos a Associação Brasileira de Cricket, pensamos em ser um esporte olímpico um dia. Agora chegou a hora. O cricket, depois de 125 anos, está de volta. Parabéns ao time que trabalhou muito para isso acontecer. 25/4/2025 é uma data histórica para a nossa confederação.”

O processo de filiação envolveu anos de trabalho intenso, organização de competições nacionais, projetos de base e a promoção do cricket como uma modalidade acessível e inclusiva para diversas regiões do país. O reconhecimento do COB não apenas valida esse esforço como abre novas portas para investimentos, estruturação técnica e preparação de atletas para a cena internacional.

Para o COB, a entrada do Cricket Brasil representa também um fortalecimento do compromisso em apoiar esportes em crescimento, diversificando ainda mais o leque de modalidades olímpicas no país.

Com a filiação oficializada, a confederação já projeta seus próximos passos: a realização de competições nacionais qualificatórias, o fortalecimento dos centros de treinamento e a formação das seleções que representarão o Brasil nas futuras edições dos Jogos Pan-Americanos e nos Jogos Olímpicos.

Este é, sem dúvida, um novo capítulo para o cricket brasileiro — um capítulo repleto de possibilidades, sonhos e conquistas.

 A filiação ao COB representa novas oportunidades para o desenvolvimento técnico da modalidade, acesso a programas de apoio ao atleta, além da integração do cricket nas estratégias de promoção e preparação olímpica nacional.

A Confederação Brasileira de Cricket vem trabalhando intensamente na popularização da modalidade no país, com projetos de base, campeonatos regionais e programas de formação de atletas. A oficialização da filiação ao COB valida esse esforço e abre caminhos para maior visibilidade, patrocínios e investimentos estratégicos.

“O crescimento do cricket no Brasil reflete o dinamismo e a diversidade do esporte no cenário global. A filiação da CBC ao COB é um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido e nos prepara para uma trajetória de sucesso rumo aos Jogos Olímpicos”, destacou Featherstone.

A partir deste novo marco, o Cricket Brasil planeja expandir suas ações em todo o território nacional, fortalecer as seleções brasileiras e preparar o país para figurar entre as potências emergentes da modalidade no cenário internacional.

  

sábado, 26 de abril de 2025

Caldense goleia Villa Real por 6 a 1 no último jogo-treino antes da estreia no Módulo II

Na manhã deste sábado (26/04), a Caldense realizou seu quarto e último jogo-treino preparatório para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o Villa Real no CT Ninho dos Periquitos e venceu por 6 a 1. 

O Villa Real se prepara para a disputa da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro Sub-20 e é comandado pelo técnico Wellington Simião, ex-jogador da Veterana. 

Logo aos nove minutos de partida, jogada pela direita, cruzamento para a área, Willian Mococa recebeu a bola nas costas da zaga e acertou um petardo no ângulo para abrir o marcador para a Caldense. Na marca de 17, Hélio Paraíba recebeu lançamento pelo centro, matou no peito com categoria e tocou por cima do goleiro para fazer o segundo.

O Villa Real reagiu em seguida, em chute cruzado diminuiu aos 19 com Tivito. A Veterana voltou a se impor, Hélio Paraíba recebeu um bolão na cara do gol e tocou na saída do goleiro para fazer o terceiro. Aos 28, Vitor Braga dominou a bola no meio campo, viu o goleiro adversário adiantado, arriscou o gol que Pelé não fez e marcou o quarto.

Na etapa complementar o técnico Thiago Oliveira fez diversas alterações. Henrique Rocha roubou uma bola no ataque aos 9 e fez o quinto. Na marca de 28, tentativa de cruzamento para a área, toque de mão, pênalti. Igor Lemos cobrou de cavadinha e matou o goleiro para fechar a goleada. Caldense 6 x 1 Villa Real.

A Veterana estreia no Campeonato Mineiro Módulo II dia 04 de maio às 10h da manhã contra o Patrocinense no Ronaldão.


RENAN MUNIZ / CALDENSE

Poços Ativa oferece aulas gratuitas de funcional para a terceira idade

 O treinamento funcional tem se mostrado uma excelente ferramenta para a promoção da saúde na terceira idade. Com exercícios adaptados e movimentos que simulam as atividades do dia a dia, essa modalidade tem ajudado idosos a melhorarem sua força, equilíbrio, coordenação e mobilidade — fatores essenciais para manter a independência e a qualidade de vida ao longo dos anos.

Além dos benefícios físicos, o funcional também impacta positivamente o bem-estar mental, promovendo autoestima, socialização e combate ao sedentarismo. A prática é segura, diverida e altamente eficaz, especialmente quando realizada sob a orientação de profissionais qualificados.

Pensando em levar mais saúde e movimento para esse público, a Secretaria Municipal de Esportes, por meio do projeto Poços Ativa, oferece aulas gratuitas de funcional para a terceira idade em diferentes pontos da cidade. A iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão, o envelhecimento ativo e a valorização de uma vida saudável em todas as fases.

As turmas são formadas em horários acessíveis e em espaços públicos preparados para receber os alunos com segurança e conforto.

Olimpíada dos Trabalhadores vai agitar toda a cidade

Neste sábado (26) acontecem as primeiras provas da Olimpíada dos Trabalhadores. A modalidade que vai inaugurar o calendário de competições é a natação. As provas aquáticas serão no Country Club, a partir das 14h, no masculino e no feminino. O público pode acompanhar gratuitamente, assim como as demais competições que vão durar todo o mês de maio em vários locais da cidade.

Abertura

A abertura oficial vai ser no dia 1º, Dia do Trabalhador, no estádio municipal Ronaldo Junqueira, a partir das 8h, com muita festa das equipes das 51 empresas e instituições inscritas. Haverá desfile das delegações e apresentações especiais, além da prova de corrida rústica e das primeiras partidas de futebol de campo.

A programação da semana inicial inclui ainda vôlei no ginásio da Cascatinha e da Caldense e futsal em vários ginásios no dia 2. Já no dia 3, acontecem as provas de atletismo na pista municipal, a partir das 8h. No dia 4, além do futebol de campo no Bandolão e no Córrego Dantas, acontecem provas de mountain bike no Parque Ecológico da Zona Sul, a partir das 7h.

Modalidades

Ao todo, 30 modalidades vão reunir mais de mil atletas das empresas participantes promovendo a interação e estimulando o espírito esportivo, quebrando barreiras hierárquicas e promovendo a competição saudável.

Além das modalidades da semana inicial da Olimtra, há também basquete, beach tennis, bocha, ciclismo, dama, dominó, futebol de mesa, futebol society, futevôlei, golfe, handebol, judô, malha, peteca, pebolim, sinuca, snooker, squash, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei de areia e xadrez.

Projeto “Amigos do Tempo” é lançado com tarde festiva para quase 200 idosos

Poços de Caldas, MG- Uma tarde de música, dança, reencontros e muita alegria marcou o lançamento oficial do projeto Amigos do Tempo, que reuniu nesta semana cerca de 200 idosos de diferentes grupos da cidade de Poços de Caldas. O evento, realizado com o apoio de empresas locais e em parceria com diversas instituições, foi a primeira ação concreta de uma iniciativa que promete transformar a vivência da terceira idade no município ao longo de todo o ano.

O projeto nasce com o objetivo de fortalecer vínculos, combater o isolamento e oferecer aos idosos espaços de convivência, cultura e lazer.

“É um projeto muito lindo, realizado por meio de uma grande parceria entre os CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, a Fungotac, o Círculo de Arte e a Capoterapia do Mestre Ed. Estou muito feliz por fazer parte disso. Valorizar e socializar os idosos é um compromisso que precisamos honrar todos os dias”, destacou o vereador Paulista durante o evento.

A psicóloga Patrícia Cristine Rodrigues, que coordena os grupos de fortalecimento de vínculo da pessoa idosa no CRAS, explica que o projeto é apenas o começo de uma ampla rede de encontros e ações voltadas ao bem-estar da terceira idade.

“Hoje é a inauguração do projeto ‘Amigos do Tempo’. A ideia é realizar atividades contínuas com os idosos: encontros, eventos, oficinas culturais e momentos de lazer. Queremos prevenir o isolamento, proporcionar alegria e manter os laços sociais ativos. Estamos muito felizes com o resultado do primeiro encontro”, declarou.

Além da recepção calorosa, o lançamento contou com programação variada: apresentações musicais, dinâmicas em grupo, atividades de capoterapia com o Mestre Ed, distribuição de camisetas personalizadas e um lanche especial para todos os participantes. A tarde teve como trilha sonora a energia da dupla Giovani e Denilson, que animou o público com repertório animado e interativo.

A psicóloga Márcia Freire Dias, também envolvida no projeto, reforçou a importância de iniciativas como essa para o bem-estar emocional da população idosa.

“O nome ‘Amigos do Tempo’ reflete muito bem o espírito do projeto. O tempo é valioso e estar com amigos é fundamental para a qualidade de vida. Trabalhar com os idosos é cuidar de vínculos, é oferecer um espaço onde eles se sintam pertencentes, valorizados e acolhidos. É um trabalho muito bonito e necessário.”

A tarde de confraternização foi possível graças ao apoio de empresas da cidade, que abraçaram a proposta e contribuíram ativamente para a realização do evento. Destaque para os apoiadores Hotel Fazenda Poços, Lajes Concreta e Faculdade Anhanguera, que possibilitaram desde a estrutura do local até os brindes oferecidos aos participantes. A ação também contou com os parceiros Fungotac, Capoterapia, Círculo de Arte e a já mencionada participação artística da dupla Giovani e Denilson.

Patrícia Cristine reforçou ainda que a proposta é integrar cada vez mais instituições e serviços voltados à terceira idade em Poços de Caldas. “A ideia é ampliar. Hoje começamos com três instituições, mas queremos incluir muitas outras. Acreditamos que a união dos serviços e das forças da cidade em prol dos idosos fará uma diferença real na vida deles.”

O evento foi considerado um sucesso por todos os envolvidos, com feedbacks emocionados dos participantes e expectativa já criada para os próximos encontros. Como bem destacou o vereador Paulista, “é só o começo de algo muito maior.”

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Artes marciais como ferramenta de transformação em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas,  as artes marciais têm sido mais do que um esporte — têm sido um caminho de transformação social, disciplina e esperança. À frente desse movimento estão Fernando Magalhães Silva, faixa preta de jiu-jitsu da equipe FEUBJJ, e Éveliny Priscila Amaral, atleta faixa roxa da mesma equipe, que juntos desenvolvem um trabalho de impacto na comunidade local e em cidades da região.]

Fernando, também professor de capoeira do grupo Muzenza sob a supervisão do Mestre Barracão, de Curitiba, é praticante de artes marciais há mais de 27 anos. Ao longo de quase três décadas, ele se dedicou a ensinar não apenas técnicas de combate, mas valores que moldam o caráter: disciplina, respeito, foco, fé e amor ao próximo.

“Eu sou prova viva de que é possível acreditar no esporte, mesmo sem apoio, mesmo quando muitos não acreditavam. E hoje a gente segue firme, quase 30 anos lutando por isso, dando aulas, viajando, competindo, representando Poços de Caldas por toda a região”, afirma Fernando com orgulho.O projeto vai além dos tatames. Com aulas oferecidas em várias cidades, a missão é clara: afastar crianças do mundo das drogas, resgatar valores dentro das famílias e mostrar que, sim, é possível sonhar e realizar. “Buscamos incluir nossos alunos, especialmente as crianças, ensinando que o respeito deve estar na escola e dentro de casa também. Tudo isso com fé, porque sem Deus nada seria possível”, destaca Fernando, que faz questão de lembrar da importância da espiritualidade em cada passo da caminhada.

Ao lado dele, Éveliny Amaral é destaque nos treinos e nas competições. Como faixa roxa de jiu-jitsu, ela representa a força feminina dentro das artes marciais e é exemplo de superação e determinação para meninas que desejam seguir o mesmo caminho. Juntos, eles formam uma dupla dedicada a transformar realidades e a plantar sementes de esperança através do esporte.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho, procurar aulas ou apoiar os projetos pode entrar em contato com a equipe. “Estamos sempre abertos para receber novos alunos, parceiros, pessoas que acreditam no poder do esporte, como a gente acredita”, conclui Fernando.


Associação Meninos da Vila celebra 1 ano de dedicação, crescimento e sonhos realizados

Poços de Caldas, MG - A Associação Meninos da Vila acaba de completar o seu primeiro ano de atividades, e o que era apenas um sonho, hoje é uma realidade que inspira. Fundada com o objetivo de formar jovens atletas dos 7 aos 17 anos nas categorias de base do futebol de campo, futsal e futebol society, a associação já conta com mais de 120 atletas em constante evolução e participação em torneios importantes nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Segundo o diretor Kallo Martins, os primeiros passos não foram fáceis. “No início enfrentamos muitas dificuldades, desde estrutura até à adesão dos primeiros atletas, mas nunca deixamos de acreditar. O crescimento foi constante e hoje temos orgulho de dizer que o projeto tomou proporções que nem imaginávamos. É um sucesso que pertence a todos os envolvidos”, disse Kallo.

O compromisso com a responsabilidade, dedicação e seriedade foi a chave para que o projeto ganhasse corpo. Cada atleta é preparado com paciência e respeito ao seu tempo de desenvolvimento, sendo colocado na vitrine do futebol de forma consciente e estratégica. Ao longo deste ano, diversos atletas participaram de jogos avaliativos em clubes e escolas de formação futebolística renomadas, disputando campeonatos mineiros, paulistas entre outros.

Kallo faz questão de agradecer aos pais, que sempre confiaram e incentivaram o projeto. “O apoio dos pais foi e continua a ser fundamental. Eles acreditaram no nosso trabalho e, principalmente, no potencial dos seus filhos, permitindo que estejam em constante preparação conosco”, disse o diretor.

O reconhecimento também se estende aos patrocinadores, que apoiaram desde o início sem medir esforços, demonstrando que investir no esporte e na formação de cidadãos de bem é um ato de grande valor social.

Para celebrar esta data marcante, a Associação Meninos da Vila foi convidada a levar duas equipes, sub-15 e sub-13, ao Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, do São Paulo Futebol Clube, em Cotia, SP, considerado o melhor da América Latina. Para eles foi uma experiência única, onde os jovens puderam mostrar o seu talento em jogos avaliativos frente a um dos maiores clubes do país, vivenciando de perto o que é o ambiente profissional de uma categoria de base.

“Essa visita ao CT do São Paulo com toda a certeza, permanecerá por muito tempo no coração de cada um dos nossos atletas que lá foram. Foi um dia especial, um verdadeiro sonho realizado daqueles que mostram que, com trabalho sério e dedicação, tudo é possível. Para o jovens jogadores estar presente em um ambiente de alto rendimento, repleto de história e conquistas, foi uma experiência transformadora para todos os envolvidos”, comentou o diretor.

Segundo Marita Fabiano, integrante da direção da associação, essa visita, como outras que fizeram e outras que irão fazer, simboliza muito mais do que uma simples partidas de futebol, representa o reconhecimento de um projeto que vem crescendo com responsabilidade e dedicação, oferecendo oportunidades concretas para seus atletas.

A diretora afirmou que esse momento trouxe mais do que um jogo: trouxe visibilidade, esperança e motivação para continuarmos trabalhando com dedicação e propósito. “Seguimos firmes, formando não só atletas, mas cidadãos com valores e sonhos grandes”, disse Marita.

A visita ao CT do São Paulo FC é a prova do excelente andamento da Associação Meninos da Vila, que segue mostrando seriedade, compromisso e um impacto real na formação dos jovens. Dias de comemoração como esse reforçam que o projeto cria caminhos sólidos para que os atletas possam sonhar alto e realizar.

Este primeiro ano é apenas o começo. Muitos outros eventos e conquistas já fazem parte da história da associação, que se orgulha não só de formar jogadores, mas cidadãos de carácter, preparados para a vida dentro e fora dos campos.


Sócio-torcedores da Caldense recebem camisas e participam de quizz em evento especial

 Durante a cerimônia de lançamento do “Manto Centenário” na noite de quarta-feira (26/04) na sede social do clube, houve um evento com diversas atividades.

A diretoria executiva do clube, através do presidente Rovilson Ribeiro e o vices Luís Fernando e Luiz Carlos Pioli fez um pronunciamento a respeito do centenário do clube.

Foi feita a apresentação dos patrocinadores da equipe para a temporada: Alares, Mart Minas, Embracon, Duson, Unimed, Sest Senat e Márcio Suplementos.

Aconteceu a entrega das carteirinhas e camisas de sócio-torcedor, com desing do mapa de Poços de Caldas e do botton para que os torcedores marquem o local em que moram na camisa. O Almanaque da Caldense, incluso no plano de sócio-torcedor, será lançado e entregue no segundo semestre.

Em seguida também foi realizado um quizz com três baterias de 10 perguntas sobre a Caldense valendo prêmios. Um total de 25 grupos de até seis integrantes participaram. O grupo vencedor foi o “Paulo’s Team”, com 23 acertos e levou duas camisas oficiais e outros produtos oficiais da Veterana. Por fim sorteio foi feito um sorteio brindes ao público presente.


A Classificação final do Quizz da Caldense foi a seguinte:

1º Lugar: Paulo’s Team (23 acertos)

2º Lugar: Miguelândia (20 acertos)

3º Lugar: Lucas Rocha (16 acertos)

4º Lugar: Misa 49 (15 acertos)

5º Lugar: Master 50 e Santa Ceia (13 acertos)

6º Lugar: Tralala (12 acertos)

7º Lugar: Comigo Ninguém Pode, Carlos Alberto e Felipe-Lica (11 acertos)

Taça Sub-20 definirá campeão nesta sexta-feira

Poços de Caldas,MG - A Taça Poços Sub-20 está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (25) acontece a grande final, entre Sport FC e Tigres, às 20h, no estádio municipal Benedito Bandola, o Bandolão, na zona oeste da cidade.

A entrada é gratuita. A expectativa é de grande público e um jogo de alto nível técnico. Os dois times tiveram uma grande desempenho ao longo do campeonato.

A Taça Sub-20 é uma parceria da Liga Poços-caldense de Futebol com a Associação de Árbitros de Poços de Caldas e a Secretaria Municipal de Esportes.

Caldense firma parceria que conecta o futebol de Poços de Caldas com a melhor banda larga da região

 A Alares, operadora de telecomunicações sediada em São Paulo, presente em 7 estados e 228 cidades brasileiras, reforça seu compromisso com a cidade de Poços de Caldas ao anunciar a parceria com o time de futebol da Associação Atlética Caldense. O apoio da operadora ao clube vem em um momento chave, no qual ele completa seus 100 anos de existência.


Com cerca de 15 mil sócios e uma estrutura que abriga diversas modalidades esportivas além do futebol profissional, a Caldense é um símbolo importante da cidade, sendo conhecida como “Veterana”. O patrocínio contempla a presença da marca nos ombros da camisa oficial, além de exposição no estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), no centro de treinamento, no clube social e no backdrop de entrevistas.

“Estar ao lado da Caldense em seu centenário é uma forma de reconhecer a importância do clube para a cidade e seus moradores. A Alares é hoje o principal provedor de internet de Poços de Caldas e queremos estar cada vez mais próximos da população, não apenas oferecendo a melhor experiência em conectividade, mas também apoiando iniciativas da comunidade”, destaca Anderson Oliveira, Diretor Comercial da Alares.

“Para nós da Caldense é uma honra contar com o apoio da Alares nesta temporada tão especial e histórica, que é o ano do centenário da Veterana. A Alares está presente nas camisas oficiais do jogo do time, que está sendo um sucesso de venda entre os torcedores, e em uma série de outros pontos de mídia do clube. A empresa é referência em qualidade de internet, velocidade e estabilidade. Assim como a Caldense, que é uma das maiores e mais tradicionais equipes de Minas Gerais. Será uma parceria de muito sucesso!”, disse Renan Muniz, Gerente de Marketing da Caldense.

Oferta especial para sócios do clube

A Alares ainda preparou uma oferta exclusiva para os sócios do Clube e os sócio-torcedores da Caldense: até dia 30 de abril, os associados podem contratar 800MB de internet por R$99,99. O pacote ainda inclui 1 mês de Premiere gratuito, e a partir do segundo mês, o serviço continua disponível para contratação pelo valor de R$59,90 mensais. As condições estarão todas descritas na oferta.

Sobre a Alares

Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.

Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.

Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.

Atletas do Projeto Atletismo Poços de Caldas conquistam títulos nos Jogos Universitários Mineiros e garantem vaga nos JUBs 2025

O Projeto Atletismo Poços de Caldas, realizado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o apoio da empresa incentivadora Unimed Poços, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09, e do Centro Nacional de Formação em Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), celebra mais uma importante conquista para o esporte local.

Durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs 2025), dois atletas do projeto se destacaram e garantiram vaga na seleção que representará Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2025), que acontecerão na cidade de Brasília.

A estudante/atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa foi campeã na prova de Arremesso do Peso, demonstrando técnica, força e preparação. Já o estudante/atleta Júlio César Nadalete Nogueira conquistou o primeiro lugar na prova dos 5.000 metros rasos, se destacando entre os melhores fundistas universitários do estado.

Com os resultados, Rafaela e Júlio agora integram a Seleção Mineira Universitária e representarão Minas Gerais na principal competição universitária do país.

O professor Sidnei Carlos De Parolis, técnico responsável pelo projeto, destacou a importância do trabalho contínuo de base e da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Essas conquistas são fruto de um trabalho sério, feito com planejamento, dedicação e apoio institucional. É muito gratificante ver nossos atletas se destacando em nível estadual e agora nacional. Estamos muito orgulhosos e confiantes de que farão bonito nos JUBs”, afirmou.

A Prefeitura de Poços de Caldas parabeniza os atletas pelo excelente desempenho e reforça seu compromisso com o fomento ao esporte de base e de rendimento. O Projeto Atletismo Poços de Caldas tem se consolidado como uma referência na formação de talentos e na promoção de oportunidades por meio do esporte.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Caldense apresenta o ‘Manto Centenário’ para homenagear craques do passado

 Poços de Caldas, MG - Em evento na noite desta quarta-feira (23/04) no Piano’s Bar, na sede social da Caldense, foram apresentados os novos uniformes oficiais de jogo da Veterana para a temporada 2025. Um grande público compareceu e o “Manto Centenário”, com camisa, meião e shorts, foi lançado com o desfile dos jogadores Sandoval, Léo Cruz, Samuel Pires, William Menezes e João Altizani.


Manto Centenário

Na década de 1930 os jogadores da Caldense foram apelidados de “Os Periquitos Mineiros” pela cor verde da camisa. A alcunha foi utilizada até o início dos anos 60 para se referir à Veterana e ajudou a eternizar a figura do periquito como mascote oficial da equipe.

Sob o nome de “Periquitos Mineiros” a Caldense viveu momentos de glória em sua trajetória, passou por dificuldades, enfrentou desafios e superou adversidades. Venceu grandes adversários e obteve grandes triunfos. Em 2025 a equipe quer novamente fazer história e conquistar o sonhado retorno à elite do futebol mineiro.

Para homenagear os grandes craques do passado, o “Manto Centenário”, uniforme oficial número 1 da Veterana para a temporada do centenário do clube, conta com design de pena de periquito, para literalmente levar os “Periquitos Mineiros” à campo e resgatar a história alviverde.

Já o uniforme número 2, faz uma referência à camisa de 1925, a primeira da história da Caldense, com listras verticais em verde e branco, além de um detalhe nas costas da silhueta do escudo da Veterana com asas, simbolizando os “Periquitos Mineiros”. 

Ambos mantos são fabricado pela Duson em tecido brilhante e apresentam detalhes dourados na gola e nas mangas, em comemoração ao centenário alviverde, e exibem um patch especial com o logo dos 100 anos em dourado na parte frontal. Nos jogos do Campeonato Mineiro Módulo II um dos jogadores da equipe irá atuar com o número 100 nas costas para simbolizar a data festiva.

O conceito da camisa foi desenvolvido pelo departamento de marketing do clube. “Nos últimos anos elaboramos camisas temáticas relacionadas diretamente com a história e o momento da Caldense. Em 2023 foi a camisa com ‘pele de cobra’ em alusão aos ‘onze cobras muito nossos’ do hino, em 2024 a textura de armadura para representar a ‘batalha pelo acesso’ e agora uma referência ao termo ‘Periquitos Mineiros’, alcunha que por décadas foi utilizada para representar a Veterana. O resultado final ficou incrível, uma representação muito marcante da história alviverde”, disse o responsável pelo layout, Renan Muniz. O Manto Centenário está disponível na Caldense Store pelo valor de R$ 179,90 ou online via Central de Atendimento da Caldense pelo WhatsApp (35) 9 9958-3047, com pagamento do produto e do frete via PIX. Como promoção de lançamento, as primeiras 100 unidades saem pelo preço promocional de 150 reais. O envio é feito para todo o Brasil via correio.  

Caldense agenda jogo-treino aberto diante do Villa Real no Ninho dos Periquitos

 Poços de Caldas, MG - A Caldense marcou seu quarto jogo-treino preparatório visando o Campeonato Mineiro Módulo II 2025. Depois de enfrentar Inter de Limeira, Pouso Alegre e SEV Hortolândia, a Veterana irá encarar o Villa Real no sábado (26/04) às 10 horas da manhã no Centro de Treinamento Ninho dos Periquitos. A atividade será aberta ao público e imprensa. O Villa Real é uma equipe que surgiu em Juiz de Fora, mas que em 2024 se mudou para Machado (MG). Atualmente é comandada pelo técnico Wellington Simião, ex-jogador da Veterana e está se preparando para a disputa da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro Sub-20, marcada para começar em meados de maio. A movimentação será muito importante para a comissão técnica alviverde observar na prática aquilo que vem sendo treinado no dia a dia de treinamentos no CT. O elenco vem se preparando intensamente visando a estreia no Módulo II, marcada para o dia 04 de maio às 10 horas da manhã contra o Patrocinense no Ronaldão.

Jogador por um dia

No domingo (27/04) às 10 horas da manhã no CT Ninho dos Periquitos, os sócio-torcedores da Caldense terão a oportunidade de vivenciar a experiência de um jogador profissional, com atividades físicas, técnicas e desafios valendo brindes. Faça seu plano de sócio-torcedor e participe desse evento exclusivo!


Secretaria de Esportes realiza dedetização e limpeza das caixas d’água das quadras esportivas

 Poços de Caldas, MG- A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realizou nos últimos dias a dedetização e a limpeza das caixas d’água das quadras esportivas sob sua responsabilidade. A ação, que faz parte de um cronograma contínuo de manutenção preventiva, reforça o compromisso da administração com a qualidade e segurança dos espaços públicos destinados à prática esportiva.

As intervenções ocorreram em diversos equipamentos esportivos do município e visam garantir um ambiente saudável e adequado tanto para os atletas quanto para a comunidade que utiliza as quadras para atividades de lazer e esporte.

De acordo com a secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, esse tipo de ação é fundamental para manter os espaços em plenas condições de uso. “A limpeza e dedetização das caixas d’água fazem parte da nossa rotina de cuidados com os espaços públicos. Nosso objetivo é oferecer ambientes limpos, seguros e preparados para receber a população. Investir na manutenção é também uma forma de valorizar o esporte e a cidadania”, destacou. A iniciativa contempla não apenas a prevenção de pragas e doenças, mas também o zelo pelo patrimônio público, que é de todos. A Secretaria reforça que esse tipo de serviço é realizado periodicamente e continuará sendo prioridade dentro da gestão.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

45ª OLIMTRA movimenta Poços com mais de 50 empresas e 29 modalidades esportivas

Poços de Caldas, MG - A 45ª edição da OLIMTRA – Olimpíada dos Trabalhadores de Poços de Caldas começa neste sábado, dia 26 de abril, com as provas de Natação Masculino e Feminino na piscina do Country Club. A tradicional competição, promovida pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas com organização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reúne neste ano um número histórico de participantes: são 51 empresas confirmadas e uma programação extensa que vai até o dia 31 de maio.

O ponto alto da abertura oficial será no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, quinta-feira, às 08h30, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, com tradicional cerimônia de abertura com a entrada das delegações e presença de autoridades locais.

Mais do que medalhas, a OLIMTRA simboliza a valorização da classe de trabalhadores  por meio do esporte, promovendo integração, saúde e espírito de equipe. A cada edição, a competição reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida, transformando ambientes de trabalho em espaços também de convivência e espírito esportivo.

A Secretaria de Esportes, responsável pela organização e execução da OLIMTRA, tem sido um dos pilares da valorização da prática esportiva em Poços de Caldas. Com uma equipe dedicada e planejamento eficiente, o torneio se mantém como um dos maiores eventos esportivos da cidade, fomentando o protagonismo dos trabalhadores e o fortalecimento dos laços entre empresas e comunidade. 


PAULO AMÉRICO - MEMÓRIA VIVA DO ESPORTE

terça-feira, 22 de abril de 2025

Cricket Caldense estreia com vitória no Poços Bash

Na manhã do último sábado (19/04), a equipe de cricket da Caldense fez sua estreia no Poços Bash 2025. A Veterana enfrentou o Poços Heat e venceu 113 a 110.

A partida aconteceu no Parque Ecológico Municipal da Zona Sul. A Veterana foi campeã da competição no ano passado e vai em busca do bicampeonato. São cinco equipes participantes, todas jogam contra todas em busca do título: Caldense, Poços Heat, Sixers, Hornets e Poços Eagles.

A equipe alviverde volta a atuar no dia 01/05, quinta-feira, às 9h da manhã diante dos Sixers. Depois joga dia 03/05 contra o Poços Eagles no mesmo horário e fecha a fase de classificação dia 10/05 às 13h contra os Hornets.

As duas melhores equipes fazem a final no dia 17/05 às 9h. Todos os jogos acontecem no Parque Ecológico.

Pedro Ferreira se destaca nas etapas do Campeonato Brasileiro de Big Trail em Camboriú (SC)

Poços de Caldas, MG - Neste ultimo fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Big Trail foi realizado em Camboriú SC, na pista de treinamento da Conexão BigTrail, o piloto Pedro Ferreira brilhou nas trilhas, conquistando ótimos resultados na terceira e quarta etapas da competição, na categoria trail que são as motos de 200 a 499cc.

A competição, que ocorreu em um cenário deslumbrante, mas desafiador, exigiu muita técnica e resistência dos participantes. E Pedro Ferreira, conhecido pelo seu talento nas provas off-road, mostrou seu potencial desde o primeiro dia da competição. 

Primeira Etapa: Uma Performance de Destaque

No primeiro dia da disputa, Pedro Ferreira arrancou com tudo e se manteve firme entre os líderes. Após horas de trilhas técnicas e trechos de terreno difícil, Pedro terminou o dia na terceira colocação, garantindo uma posição de destaque e colocando-se como um forte candidato ao pódio. A performance foi impressionante, considerando o nível de exigência da prova, e o piloto teve seu nome marcado entre os favoritos no campeonato.

Segunda Etapa: Superação em Meio aos Desafios

No entanto, o segundo dia da competição foi marcado por imprevistos. Durante a corrida, a moto de Pedro apresentou problemas mecânicos, o que comprometeu seu desempenho. Apesar do contratempo, a força de vontade e a habilidade do piloto o levaram a terminar a etapa em quarto lugar, mantendo-se entre os primeiros colocados da competição e seu favoritismo no campeonato. 

“Não foi fácil. Tivemos um problema técnico, mas não poderia simplesmente desistir. A competição exige superação e, com muito esforço, consegui garantir a quarta colocação. Isso é só mais um passo para o meu objetivo no campeonato”, comentou Pedro Ferreira, aliviado ao final da prova.

Desafio e Superação

As condições desafiadoras do terreno de Camboriú exigiram muita preparação física e mental dos pilotos, e Pedro demonstrou sua determinação ao conseguir se manter competitivo, mesmo diante das adversidades. A etapa de Camboriú ficará marcada para o piloto, que, mesmo com o contratempo, conseguiu se manter entre os melhores.

Com o desempenho nas duas etapas, Pedro Ferreira segue firme em sua busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Big Trail. Agora, com o foco nas próximas provas, ele segue trabalhando para corrigir qualquer falha mecânica e continuar sua jornada de sucesso nas trilhas do Brasil.

A próxima etapa do campeonato em Brasília DF, promete ser igualmente desafiadora, mas Pedro já se prepara para encarar novos obstáculos e, quem sabe, alcançar os primeiros lugares novamente.

Final da Taça Poços Sub-20 acontece na sexta-feira

A Taça Poços Sub-20 chega ao seu momento decisivo. Após duas semifinais disputadas no Bandolão, estão definidas as equipes finalistas da edição 2025 da competição.

Na primeira semifinal, realizada no dia 16, o Sport FC garantiu a vaga na grande final com uma vitória expressiva sobre o Real Boa Vista FC pelo placar de 4 a 0. A segunda semifinal, entre Tigres e Frigonossa, aconteceu no dia 17 e definiu o segundo finalista da competição. Tigres avançou.

 

Final

 

Dia 25 – Sexta


20h – Sport FC x Tigres


Local: Estádio Bandolão


A entrada é gratuita. A expectativa é de grande público e um jogo de alto nível técnico.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Poços Ativa promove saúde e bem-estar com aulas de funcional gratuitas

 A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do programa Poços Ativa, segue promovendo qualidade de vida e bem-estar para a população com as aulas gratuitas de funcional. A atividade, realizada na Praça Municipal João Monteiro, é conduzida pela instrutora Claudiane Souza da Silva e tem conquistado cada vez mais participantes.

O funcional é uma atividade física completa, que trabalha o corpo de forma integrada, melhorando força, resistência, equilíbrio e coordenação. Mais do que um exercício, é uma oportunidade de cuidar da saúde, sair do sedentarismo, aumentar a disposição e até fazer novas amizades.

Tudo acontece com o acompanhamento de profissionais capacitados, garantindo segurança, orientação e motivação durante as aulas. O objetivo é oferecer uma experiência positiva com o exercício físico, respeitando o ritmo de cada participante e incentivando um estilo de vida mais ativo e saudável.

Com essa iniciativa, o Poços Ativa reforça seu compromisso com a saúde e a qualidade de vida da comunidade, oferecendo acesso gratuito a atividades que fazem bem para o corpo e para a mente. Em um mundo cada vez mais corrido, se movimentar nunca foi tão importante.

Crescimento do vôlei em Poços é celebrado em amistoso entre projetos locais

  

Poços de Caldas, MG – O vôlei masculino de Poços de Caldas vem ganhando força e visibilidade, e na última segunda-feira (14/04), essa evolução pôde ser conferida de perto no Ginásio Isah Sarraf, durante um amistoso entre as equipes Expansão Vôlei e Val Vôlei, ambas pertencentes ao programa municipal Poços Ativa.

O jogo foi marcado por rallys emocionantes, parciais acirradas e muita entrega dos atletas em quadra. Ao final dos cinco sets disputados, a equipe Expansão Vôlei Poços Ativa saiu com a vitória, fechando o confronto em 4 sets a 1. A partida de volta já está sendo programada para acontecer na “casa” do Val Vôlei, na região sul da cidade.

O Poços Ativa é um programa que atende aproximadamente 3 mil pessoas em diversos polos da cidade, promovendo saúde, esporte e qualidade de vida por meio de aulas e atividades físicas gratuitas. O vôlei é uma das modalidades que mais cresce dentro do projeto.

Além do bom nível técnico apresentado, o amistoso teve como destaque a integração entre os projetos, o que foi exaltado por ambos os lados. Para Luís Eduardo, técnico do Val Vôlei, a experiência foi extremamente positiva: “Foi uma experiência muito bacana, muito organizada. Para muitos dos nossos atletas, foi a primeira vez em uma situação de jogo. Só haviam treinado até agora. Com base no que apresentamos, agora sabemos onde precisamos melhorar e onde acertamos. Vamos seguir treinando forte.”

Já Sara Constantino, integrante da comissão técnica do Expansão Vôlei Poços Ativa, também destacou o caráter formativo e técnico da partida: “Foi um amistoso muito produtivo, independentemente do placar. Conseguimos colocar todos os atletas para jogarem, o que é essencial em um jogo-treino. Pude observar a movimentação, o entrosamento e como os atletas reagiram a diferentes formações. Os meninos tiveram uma postura respeitosa, prestando atenção, se orientando e se ajudando.”

Sara também ressaltou a importância da retomada do projeto após um período de pausa: “Começamos como Expansão Vôlei, tivemos uma pausa e agora estamos integrados ao Poços Ativa, o que fortalece e solidifica o projeto. Essa parceria com a Prefeitura traz tranquilidade e continuidade, algo fundamental para pensarmos em crescimento a longo prazo.”

Além disso, ela enfatizou que o objetivo agora é ampliar ainda mais o alcance do vôlei na cidade, atingindo diferentes idades e públicos:

“O projeto está crescendo e, com ele, a modalidade também. A tendência é alcançar mais pessoas e consolidar ainda mais o vôlei como um dos esportes fortes de Poços.” 

Atleta Poços Caldense conquista 2º lugar geral nos 35k da Ultra Desafio UD Bertioga

Poços de Caldas, MG - O final de semana foi de superação e conquista!!! 

A atleta Fabíola Granato competiu na Ultra Desafio UD Bertioga, uma das provas mais desafiadoras do litoral paulista, Fabíola Granato brilhou ao conquistar o 2º lugar geral na distância de 35km, enfrentando condições extremas e um percurso exigente.

A prova, que aconteceu em Bertioga-SP, é parte de uma série de desafios de resistência com percursos de 8km, 15km, 35km e 55km. 

Fabíola participou da categoria 35k, completando o trajeto em impressionantes 3 horas e 30 minutos.

Com o sol forte e altas temperaturas, o percurso testou os limites dos competidores. A travessia pelas praias da Enseada e da Riviera de São Lourenço trouxe uma beleza singular à prova, mas também elevou o nível de dificuldade.

“Foi uma prova muito dura, com uma reta interminável sob um calor intenso. A maior dificuldade foi correr na areia, que tira completamente o impulso da passada. Mas a paisagem compensou cada passo. Estou muito feliz com o meu resultado!”, comentou Fabíola.

Agradeço imensamente aos meus treinadores Rafael Matos e Valter Pereira. 

Agradecimento aos treinos do professor Robson Alvarenga da Caldense.

Setor 35 é inaugurado e apresenta novo conceito de academia de escalada em Poços

Poços de Caldas, MG – Foi inaugurada no último sábado (12) a Academia de Escalada Setor 35, o mais novo espaço esportivo e cultural da cidade. A abertura oficial contou com um festival infantil e uma animada competição, atraindo participantes de várias cidades e amantes da escalada. O projeto é idealizado por Luiz Henrique Leocadio, escalador há quase 30 anos, que celebra a realização de um sonho antigo.

“Minha vida inteira é dedicada ao esporte. Esse projeto une tudo o que eu acredito: esporte, cultura, arte, gastronomia e convivência. É um conceito novo para Poços de Caldas, pensado para catalisar a juventude, unir as pessoas e fortalecer o turismo da cidade”, destacou Luiz, um dos quatro sócios do Setor 35, ao lado de Tony, Ana e Ellen.

A inauguração teve clima de celebração, com muitos curiosos e atletas testando a estrutura moderna da academia. A competição seguiu o formato de “festival”, mais descontraído, sem finais tradicionais. Cada participante recebe uma ficha de pontuação e escala diversas linhas (vias de escalada), somando pontos a cada conquista. Ao final, vence quem acumular mais pontos, mas o espírito de confraternização prevalece.

Modalidade olímpica e acessível

A escalada tem ganhado destaque mundial, especialmente após sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com três modalidades: boulder (sem corda, com colchões de proteção), lead (com corda) e velocidade (corrida vertical). Para os Jogos de Paris, cada uma das categorias ganhará medalha própria, reforçando a relevância do esporte.

No Setor 35, a modalidade oferecida é o boulder. “É ideal para quem quer começar. A pessoa pode vir sozinha, não precisa de um parceiro. É tudo muito seguro, temos colchões especiais e orientação para todos os níveis. Crianças, adultos e até idosos podem praticar”, explica Luiz.

Além da liberdade que a modalidade proporciona, Luiz destaca os benefícios físicos e mentais: “Trabalha coordenação motora, criatividade, concentração e o corpo inteiro. É perfeito para quem não gosta de academia tradicional, mas quer um esporte completo”.


Um sonho que começou longe

O Setor 35 nasceu da vontade de Luiz de transformar a paixão pela escalada em algo maior. Morando nos Estados Unidos, ele começou a desenvolver o projeto por lá, mas decidiu voltar a Poços de Caldas após o diagnostico de alzheimer do avô. “Foi uma decisão de coração. Voltei para cá com o projeto já em andamento. Cheguei no dia 2 de janeiro e agora, em abril, estamos inaugurando. É uma alegria ver a cidade abraçando essa ideia”.


Espaço e funcionamento

Localizada na Rua Monsenhor Alderigi, nº 484, a academia funciona com sistema semelhante ao de academias convencionais: diária, plano mensal ou anual. As informações completas estão disponíveis no Instagram oficial (@setor35), onde é possível realizar inscrições, conferir horários e conhecer mais sobre as atividades.

“Estamos prontos para receber todos, com muito profissionalismo e acolhimento. Nosso objetivo é que o Setor 35 se torne um ponto de encontro da cidade, promovendo saúde, cultura e integração”, finaliza Luiz.

Poços celebra 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços e Mantiqueira relembra esta história de sucesso

Poços de Caldas, MG – Em 2010, um sonho começou a tomar forma nas mentes e nos corações de dois amigos: O professor de Educação Física André Oliveira e o ex-jogador Paulista. Ambos compartilhavam o desejo de contribuir com o esporte na cidade e proporcionar às crianças uma oportunidade de crescimento através do futebol. Unidos pela paixão e pela amizade, deram início a um projeto que, este ano, completa 15 anos de história: a Escolinha Zico 10/Coopoços.

Essa é a primeira reportagem especial do Mantiqueira em homenagem aos 15 anos da escolinha. Ao longo da série, vamos revisitar os momentos que marcaram essa trajetória vitoriosa, com relatos emocionantes dos protagonistas dessa história. Na edição de hoje, entrevistamos Sérgio Azevedo — Sérgio da Coopoços — figura central na consolidação do projeto, além dos fundadores André Oliveira, Paulista e da técnica Marcela Carvalho.

O sonho que  virou realidade

Em 2010, ao procurarem Sérgio Azevedo com a ideia de criar uma escolinha de futebol, André e Paulista encontraram receptividade imediata. Sérgio, apaixonado por futebol e torcedor fanático do Flamengo, já alimentava o desejo de oferecer mais opções de lazer e desenvolvimento para os cooperados, especialmente para as crianças.

“Então eu tinha uma pretensão aqui na proposta de ampliar os benefícios para o associado, principalmente para as crianças. Queria que as crianças tivessem atividade”, relembra Sérgio.

A proposta dos amigos veio ao encontro desse objetivo, e Sérgio não perdeu tempo. Mas ele queria algo grandioso, que tivesse um nome forte por trás. Foi então que surgiu a ideia de buscar a franquia da Escola de Futebol Zico 10. A ideia veio de Jucilene, que trabalhava com Sérgio na época, que  encontrou informações sobre a franquia e trouxe a sugestão. O nome Zico brilhou aos olhos de todos.

“Aí eu vi esse negócio da escola do Zico, coisa boa. E aí veio o orçamento. Achei cara. Jucilene disse: ‘muito barato! Muito barato! Olha o benefício que vai ser’, comentou Jucilene”.


Um feito histórico:  trazer Zico a Poços de Caldas

Um dos momentos mais icônicos dessa trajetória foi, sem dúvida, a vinda de Zico para a inauguração da escolinha em Poços de Caldas — algo considerado impossível por muitos. Sérgio insistiu. Ligou, mandou e-mails, negociou. E conseguiu o que ninguém imaginava: o craque confirmou presença.

“Até que cheguei num sábado, abri meu e-mail, o cara me respondeu: ‘você venceu’. Não sei por quê, mas o homem falou que vai”, conta Sérgio, emocionado ao lembrar.

Determinando-se a confirmar pessoalmente, ele viajou ao Rio de Janeiro, encontrou Zico, ouviu dele próprio a confirmação e ainda conseguiu um vídeo do craque anunciando sua vinda a Poços. “Aí eu tive certeza que vinha”.

A inauguração foi um espetáculo à parte. O ginásio poliesportivo lotado de flamenguistas e fãs do futebol vibrou com a presença do ídolo. Zico foi incansável: autografou camisas, tirou fotos com todos e esbanjou simpatia. Após o evento, foi jantar no tradicional restaurante Pampa, onde mais uma vez fez questão de atender a todos que o esperavam, mesmo sendo já quase uma da manhã.


Um exemplo de humildade

A simplicidade e atenção de Zico marcaram todos que participaram daquele momento. Sérgio lembra com carinho: “Você vê como é que é um cara que sabe o que é a importância dele para as pessoas. E hoje você tem uns caras que não são nada e te esnobam como se fossem alguém. E o Zico, que é o Zico, foi o primeiro a querer tratar bem todos os fãs.”

Em uma conversa informal com o craque, Sérgio perguntou como ele conseguia lidar com a rotina intensa de assédio dos fãs: “Ele falou: ‘tem que ter é paciência e memória’. Eu fiquei encucado com isso. Aí ele falou: ‘pra lembrar que tem que ter paciência’.”


Os frutos do trabalho coletivo

Desde então, a escolinha cresceu e se consolidou como uma referência no esporte local. Sérgio destaca a importância dos nomes que passaram pelo projeto — entre eles, a técnica Marcela Carvalho, primeira treinadora de futebol do projeto. “O Paulista e o André começaram, depois vieram outros nomes, o Zé Carlos somou muito, cada um teve a sua história própria.”

Hoje, alguns dos alunos da primeira turma já são pais — um sinal do tempo que passou e do legado construído.

Uma festa que celebra o passado e projeta o futuro

Para marcar os 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços, Sérgio e a equipe planejam uma grande festa. Existe, inclusive, uma nova tentativa de trazer Zico novamente à cidade. A presença do eterno camisa 10 do Flamengo seria o fechamento perfeito para esse ciclo de sucesso, mas, mesmo que não aconteça, o evento será um marco.

“Independente dele vir ou não, a festa tem que ser. É uma coisa muito marcante. A escolinha foi muito boa pra proposta, atraiu os associados também. Foi ótimo.”

A Escolinha Zico 10/Coopoços é um exemplo de como sonhos se realizam quando há dedicação, parceria e paixão. Uma história que começou com dois amigos e um ideal, encontrou apoio em quem acreditou e venceu todas as barreiras com coragem, humildade e amor ao esporte.

 

Sonho com projeto social resulta na Escolinha Zico 10/Coopoços

 Poços de Caldas, MG- Apaixonado por futebol desde criança, o professor de educação física André Oliveira viu na Escolinha Zico 10/Coopoços a um antigo sonho: oferecer oportunidades a jovens atletas por meio do esporte. Ele foi o idealizador do projeto que uniu paixão, experiência e responsabilidade social, em parceria com o ex-jogador Paulista e com o apoio da Coopoços.

Na época Andre já tinha  mais de 10 anos de atuação em academias e também atuava como comentarista esportivo da TV Poços. “Sempre tive vontade de atuar diretamente dentro do esporte, e a chance se concretizou com a criança da Zico 10/Coopoços Juntos, eu e o tiramos esse projeto do papel”, conta.

André lembrou que a iniciativa nasceu com estrutura sólida. Com apoio do presidente da Coopoços, Sérgio, que abraçou a ideia desde o início, o projeto até hoje atende crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. Além do ensino dos fundamentos do futebol, o trabalho ainda hoje tem um forte viés social. “Vamos muito além do treino. Priorizamos atenção à saúde  e suporte nutricional. Em alguns núcleos a prioridade sempre foram crianças carentes

“A parceria com a Escolinha Zico 10 veio como um selo de qualidade para nós. Conseguimos construir algo que vai muito além do futebol – é um projeto de vida, um legado para toda uma geração”, destacou André com orgulho.

Para André Oliveira, fazer parte da história da equipe ao lado do Paulista, Sérgio e tantos outros envolvidos é motivo de enorme orgulho. “Entramos neste projeto com o coração cheio de sonhos e muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Acho que conseguimos”

Paulista relembra início da Escolinha Zico 10/Coopoços: “Mudou a história da minha vida”

 Poços de Caldas, MG - Em 17 de maio de 2010, data do aniversário de sua filha, o então jogador profissional de futebol Paulista dava o primeiro passo rumo a um projeto que mudaria não apenas a sua trajetória, mas também a de centenas de crianças e adolescentes: a criação da escolinha de futebol Zico 10/Coopoços.

Naturalmente envolvido com o esporte, Paulista conciliava os últimos momentos de sua carreira nos gramados com o desejo de dar início a um novo ciclo. E foi com esse espírito de renovação e propósito que nasceu a parceria com a Coopoços, cooperativa dos servidores municipais de Poços de Caldas.

“Foi algo super importante, que mudou a história da minha vida. Eu ainda jogava profissionalmente, e meu grande sonho era finalizar minha carreira iniciando um novo projeto, algo que tivesse um impacto real na vida das pessoas”, conta.

O início de tudo foi impulsionado por uma amizade de longa data. Ao lado do professor de educação física André Oliveira, Paulista deu forma a uma ideia que já vinha sendo amadurecida entre conversas e sonhos: uma escolinha de futebol que unisse formação esportiva, cidadania e inclusão social.

A oportunidade surgiu com a apresentação do projeto ao então presidente da Coopoços, Sérgio, conhecido carinhosamente como “Sérgio da Coopoços”, e sua diretoria, composta por Ana Alice, Alexandre e Rogério. A proposta de oferecer aulas de futebol para os filhos dos cooperados encantou a todos e foi aprovada.

“A gente queria um trabalho voltado para crianças e adolescentes, filhos dos servidores. E foi um sucesso desde o início.”

O primeiro treino aconteceu em 10 de outubro de 2010, data que ficou marcada como o nascimento oficial da escolinha Zico 10 em parceria com a Coopoços. Desde então, o projeto cresceu, ganhou reconhecimento e deixou marcas profundas na comunidade.

Além de Paulista e André, o projeto contou no início com professores da academia da Coopoços como Marcela, Thiago e Diogo, que ajudaram a consolidar um trabalho de base sério e comprometido.

Com o tempo, a escolinha passou a contar com uma equipe multidisciplinar, que incluía nutricionistas, fisioterapeutas e atividades complementares. Frutas eram distribuídas aos alunos, eventos especiais faziam parte do calendário e as competições internas davam espaço para os meninos mostrarem o que estavam aprendendo — tudo em um ambiente de apoio e formação.

“Foi algo sensacional. A escolinha fez uma diferença enorme na vida de muitas famílias. A gente sempre teve um carinho especial pelos filhos dos cooperados, e ver que hoje muitos daqueles meninos são amigos, alguns até se tornaram profissionais do futebol, é algo muito gratificante.”

Mas mais do que formar atletas, o objetivo principal sempre foi formar cidadãos. E, segundo Paulista, esse legado continua vivo e sendo bem conduzido nos dias de hoje por nomes como Zé Carlos e Canhoto, que estão à frente da escolinha com competência e dedicação.

Ao relembrar a jornada iniciada em 2010, Paulista não esconde o orgulho e a emoção. O impacto da escolinha também reverberou em sua vida profissional. Foi por meio desse trabalho que ele foi convidado, anos depois, a assumir a Secretaria de Esportes em 2017, o que abriu as portas para sua carreira política como vereador — sendo eleito e reeleito em Poços de Caldas.

“As sementes foram lançadas ali. Tanto no esporte como na minha vida pública, tudo começou com esse projeto. Quando você faz algo com prazer e motivação, as coisas tendem a dar certo. E, graças a Deus e às pessoas que confiaram em mim, deu certo.”

Hoje, ele observa de longe, mas com o mesmo carinho de quem esteve desde o primeiro minuto. Paulista agradece à diretoria da Coopoços, aos professores e, principalmente, às famílias que acreditaram no projeto.

“O segredo do sucesso foi a confiança de todos. Famílias, professores, diretores, alunos. Juntos, fizemos a diferença. E fico muito feliz em saber que a escolinha continua em boas mãos. Que venham novos projetos e novas histórias.”

Marcela Carvalho relembra trajetória com carinho e orgulho

 Poços de Caldas, MG - Marcela Carvalho fez história ao se tornar a primeira mulher a treinar uma escolinha de futebol em Poços de Caldas. Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, ela compartilhou memórias e reflexões sobre o período que marcou o início de sua carreira profissional.

“Assim como a escolinha teve uma grande importância na vida de muitas crianças, ela também foi fundamental na minha vida profissional”, contou Marcela. Ainda estagiária quando começou sua atuação, ela foi convidada pelo então prefeito e pelos professores André e Paulista para integrar o projeto de futebol inspirado na metodologia do Zico, que estava sendo implantado na academia da Coopoços.

“Receber esse convite foi uma grande honra. Eu sempre tive uma paixão enorme pelo futebol e, até então, não havia mulheres atuando na preparação física ou diretamente no treinamento dessas crianças. Fui a primeira e abracei esse desafio com amor e responsabilidade”, lembra.

Marcela trabalhou com crianças de diferentes idades, de 4 a 16 anos, e criou laços duradouros com os alunos e colegas de equipe. “Era um contato muito próximo, de muito carinho. Tivemos professores incríveis ao longo do tempo, como o Tiago, o André e o Paulista. Cada um deixou sua marca.”

Com um perfil exigente, mas afetuoso, Marcela destaca que mantinha uma linha de cobrança, especialmente no aspecto físico, sempre com o objetivo de ajudar os alunos a evoluírem dentro do esporte. “Era firme, mas com amor. Queria que eles estivessem preparados, não só para o futebol, mas para a vida”, afirma.

Hoje, atuando como secretária no governo de Paulo Ney, Marcela reconhece a influência determinante daquela fase em sua formação. “Aquilo me definiu como profissional. Ali aprendi sobre responsabilidade, empatia e proximidade com as pessoas. Foi naquele ambiente, com aquelas crianças, que nasceu a profissional que sou hoje.”

Ela finaliza a entrevista com uma homenagem ao atual coordenador da escolinha. “Parabéns ao Zé Carlos, que está à frente hoje, e a todos os professores que mantêm esse projeto vivo. É uma iniciativa linda, que continua transformando vidas.”


Clínica Tavinho leva lenda do futevôlei à Caldense e encanta associados

 O Departamento de Futvôlei da caldense promoveu na noite de ontem (14/04) a Clínica Tavinho, um evento exclusivo para sócios que proporcionou a oportunidade de aprender com uma verdadeira lenda do esporte.

Luiz Otávio de Souza Talon Robes, o Tavinho, possui um currículo impressionante. Quatro vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão mundial, cinco vezes campeão do Torneio Amigos do Futevôlei, campeão da Liga Nacional de Futevôlei 2023, sete vezes vencedor do Open Nacional, oito vezes campeão do FTV Brasil, oito vezes campeão carioca e eleito quatro vezes o melhor atleta do Brasil.

Segundo o conselheiro alviverde Marquinho Noronha, um dos organizadores da clínica, a presença de Tavinho é um marco para o clube. “É um exemplo de dedicação, treina muito, vive do esporte. Trouxemos ele para compartilhar sua experiência, mostrar os desafios da modalidade e fomentar ainda mais o crescimento do futevôlei. Trazer uma referência como essa é um enorme prazer para nós, apaixonados por esse esporte”, destacou.

Noronha também celebrou a grande procura pelo evento, que teve as vagas esgotadas em poucas horas. “Foi um sucesso absoluto. Um evento como esse, que oferece tanto aos nossos associados, certamente retornará ao clube em outras edições, permitindo que ainda mais sócios possam vivenciar a experiência de aprender com o Tavinho”, afirmou.

Para Tavinho, o convite para ministrar a clínica na Caldense foi motivo de grande satisfação. “Os sócios foram incríveis, receptivos e muito empenhados. Estão em um nível muito bom no esporte, e espero ter contribuído com o crescimento deles no futevôlei. Quero voltar mais vezes para acompanhar essa evolução de perto”, disse o atleta.

Durante a clínica, Tavinho trabalhou fundamentos essenciais do futevôlei, como posicionamento em quadra, passes e correções posturais. “Procuro sempre ensinar como aproveitar melhor os espaços da quadra. E, no final, fazemos uma dinâmica mais descontraída, com situações de jogo em que eles possam aplicar tudo que aprenderam. É sempre uma troca muito rica”, finalizou o campeão.

BMX Poços Clube se destaca na 2ª etapa do Campeonato Paulista com 35 atletas e 30 pódios em Americana

O BMX Poços Clube mais uma vez representou com garra e talento a cidade de Poços de Caldas na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, realizada no último dia 13 de abril, na cidade de Americana (SP). A equipe levou 35 atletas à competição e conquistou resultados expressivos, reafirmando seu protagonismo na modalidade.

Ao todo, 30 atletas do clube subiram ao pódio. Quatro deles sagraram-se campeões da etapa, seis foram vice-campeões, quatro conquistaram o terceiro lugar, e outros dezessete garantiram posições de destaque nas demais colocações de pódio, demonstrando a força coletiva da equipe em diversas categorias.

Com esse desempenho, o BMX Poços Clube garantiu a 3ª colocação no ranking geral de clubes da competição, consolidando-se entre as principais forças do Campeonato Paulista de BMX Racing em 2025.

A etapa, considerada uma das mais disputadas do campeonato, contou com a presença de clubes de todo o estado de São Paulo, além de clubes de Minas Gerais e Paraná, isso reforçou o alto nível técnico da competição. Mesmo diante de grandes adversários, os atletas poços-caldenses mostraram dedicação, preparo e espírito esportivo, fruto do trabalho contínuo realizado pelo clube.

O BMX Poços Clube segue seu calendário de competições ao longo do ano, focado no desenvolvimento de seus atletas desde as categorias de base até os níveis mais avançados, sempre levando o nome de Poços de Caldas ao pódio.

Resultado 2ª Etapa Campeonato Paulista de BMX Racing – Americana


Campeões

Junia Coutinho – Women 17/29 Anos

João Paulo Luz – Boys 09 Anos

Brendon Fernandes – Men 25/29 Anos

Eduardo Martins – Cruiser 30/34 anos

Vice-Campeões

Gabriela Camargo – Girls 15/16 Anos

Mateus Henrique Lobo – Boys 10 Anos

Eduardo Felipe – Novatos 15/16 Anos

Diego Rangel – Cruiser 17/29 Anos

José Paduani – Cruiser 30/34 Anos

Kaique Milani – Elite Men

3º lugar

Thiago Mendes – Novatos 09/10 Anos

Enzo Madella – Boys 13 Ano

Marcio Mendonca – Cruiser 50/54 Anos

Eduardo Martins – MTB Open

Demais colocações

Lavinia Coutinho – Girls 11/12 Anos – 4° Lugar

Ezequiel Marreiro – Mtb Open – 4° Lugar

Guilherme Correa – Boys 11 Anos – 5º Lugar

Enrico Frazão – Boys 14 Anos – 5° Lugar

Andre Albanese – Junior Men – 5º Lugar

Rafael Coutinho – Mtb Open – 5° Lugar

Rian dos Santos – 5° Lugar

Escola Barra Brava Jiu-Jitsu Personal conquista 12 medalhas na 4ª Copa Ragnarok em São José do Rio Pardo/SP

A Escola Barra Brava Jiu-Jitsu Personal brilhou no último fim de semana durante a 4ª Copa Ragnarok, realizada em São José do Rio Pardo/SP. Com uma delegação de 11 atletas, a equipe voltou para casa com 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, além de um importante destaque na categoria submission.

O evento marcou a estreia de nove dos atletas, que participaram pela primeira vez de uma competição oficial de jiu-jitsu, mostrando garra, dedicação e talento no tatame.

Um dos grandes destaques foi a jovem Aninha, de apenas 14 anos, carinhosamente apelidada de Wandinha. Mesmo sem experiência prévia no submission, ela encarou a categoria com coragem e conquistou o vice-campeonato, perdendo a final por uma diferença mínima — apenas uma vantagem. A performance surpreendeu e emocionou a equipe, demonstrando o espírito de superação e determinação que marca o projeto.

Além do excelente desempenho, a equipe fez questão de agradecer o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Esportes, na pessoa da secretária Zélia Maria Testi Moreira (Zelinha), que viabilizou o transporte dos atletas mesmo com o pedido sendo feito apenas quatro dias antes do evento.

“Sem a Secretaria e o empenho da Zelinha, nada disso teria sido possível. Ela correu atrás e tornou esse sonho realidade para nossos atletas”, destacou a equipe em nota de agradecimento.

A equipe também fez questão de reconhecer o apoio constante do vereador Wellington Guimarães, o Paulista, que sempre contribui dentro do possível, e da Del Carmem Tattoo Ink, grande incentivadora e principal apoiadora do projeto “Mudando Vidas Ensinando Jiu-Jitsu”, que já acumula 17 anos de história e transformação social.

Prefeito Paulo Ney visita Projeto Caça Talentos e destaca impacto social do esporte

Poços de Caldas, MG – O prefeito Paulo Ney visitou, na tarde desta quarta-feira (16), o Projeto Caça Talentos, uma iniciativa que atende alunos do 6º ao 9º ano no contraturno escolar com aulas de jiu-jitsu, promovendo o desenvolvimento físico, pessoal e social de dezenas de crianças e adolescentes do município.

Acompanhado da secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, e do diretor do Departamento de Políticas Públicas Esportivas, Israel Pereira, o prefeito participou das atividades e conversou com os alunos e profissionais que integram o projeto.

Durante a visita, Paulo Ney destacou a importância da ação esportiva como ferramenta de transformação social. “O Caça Talentos é um projeto maravilhoso, sobretudo pela sua função social: tira as crianças da rua e as traz para o esporte. O jiu-jitsu tem esse papel fundamental de ensinar respeito, foco e autoconfiança. Vim conhecer esse projeto de perto, já admirava o trabalho do Mestre Paulão, e fico ainda mais impressionado. Estamos valorizando os espaços esportivos da cidade e esse, em especial, recentemente recebeu melhorias. Além do jiu-jitsu, aqui também temos outras atividades como o críquete. É isso que temos que fazer: ocupar nossos espaços com ações que beneficiem a comunidade”, afirmou.

Coordenado pelo Mestre Paulão Rezende, referência nacional no jiu-jitsu, o projeto é desenvolvido atualmente em três polos: Vilas Unidas, CEU na Zona Leste e CAIC na Zona Sul. A proposta é proporcionar aos alunos não apenas a prática esportiva, mas também a possibilidade de um futuro como atletas de alto rendimento.Para a secretária Zélia Maria Testi Moreira, o impacto positivo do projeto é visível. “É uma grata satisfação ver, em uma tarde como hoje, tantas crianças praticando esportes, longe do computador e do celular, aprendendo disciplina e valores. Isso é muito importante e merece todo nosso apoio”, destacou.

O coordenador e idealizador do projeto, Mestre Paulão, celebrou a presença do prefeito e da equipe da Secretaria de Esportes. “Que alegria receber o prefeito Paulo Ney a secretaria de Esportes Zelinha e o querido Israel em nosso projeto Caça Talentos. Sabemos que a agenda dele é lotada e isso nos motiva ainda mais nessa entrega. Quero agradecer o diretor da escola Wilson Hedy Molinari Beto, 

a coordenadora do Villas Unidas Educação Integral,  Aline Bueno, os nossos Professores Pepe Vasconcelos e o Primo Liboni pois esse conjunto de profissionais fazem acontecer com maestria esse projeto incrível.  Nosso projeto é focado em formar futuros atletas campeões, nós não damos aulas nós damos treinos, pois a proposta do projeto é de continuidade, crianças e adolescentes se tornando referência para as crianças da redondeza e da cidade com futuros títulos e muitas medalhas”, destacou Paulão Rezende

O professor Breno Liboni, um dos treinadores, destacou que o projeto teve início em março do ano passado e já colhe frutos. “Graças a Deus conseguimos renovar o projeto para 2025, o que é essencial. A ideia é levar esses meninos mais longe. Nosso sonho é ver atletas que saíram de um projeto social se tornarem campeões mundiais. Quando percebemos talento, levamos essas crianças para treinar na sede da Academia Paulo Rezende, com mais intensidade. Queremos que vivam do jiu-jitsu e mudem suas perspectivas de vida. Essa é a missão que seguimos dentro da linhagem do mestre Paulão, que desde 1994 forma atletas reconhecidos mundialmente.”

O diretor da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Roberto Henrique Ramiro, também enfatizou a importância da iniciativa dentro do período integral da escola. “Todos os alunos que participam aqui no CAIC são nossos estudantes. O esporte faz uma diferença enorme na vida deles. Tira das ruas, do risco das drogas, e dá uma nova perspectiva. Muitos já demonstram interesse em seguir uma carreira esportiva. Além do jiu-jitsu, nossa escola oferece natação, judô, aulas pedagógicas de apoio e outras ações educativas. É um trabalho completo”, explicou.


Referência em cidadania e inclusã

O Projeto Caça Talentos já se consolidou como uma referência em Poços de Caldas quando se trata de inclusão social por meio do esporte. Muito mais do que treinar técnicas de jiu-jitsu, o projeto desenvolve a autoconfiança, o senso de pertencimento, o espírito de equipe e o respeito mútuo, impactando positivamente as comunidades onde está presente.

 

Caldense vence jogo-treino no Ronaldão diante do SEV Hortolândia por 4 a 0

 Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quarta-feira (16/04), a Caldense realizou seu terceiro jogo-treino da fase preparatória para o Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o SEV Hortolândia e venceu por 4 a 0.

A partida inicialmente seria no CT, mas foi transferida para o Estádio com o objetivo de que o elenco se adapte ao campo e ao horário em que irá atuar na competição. O SEV é um time comandado pelo grupo de empresários que manteve parceria com a equipe alviverde há poucos anos.

Foram disputados dois tempos de 45 minutos. A movimentação foi a primeira da equipe nesta temporada no Ronaldão e foi aberta ao público. Compareceram diretores e conselheiros do clube, inclusive a Diretoria Executiva com o presidente Rovilson Ribeiro e os vices Luis Fernando e Luiz Carlos Pioli, bem como torcedores e representantes das torcidas organizadas Lama Verde e Torcida Jovem, além da imprensa.

Logo no início, cruzamento alviverde para a área, Sandoval apareceu para tocar de cabeça e abrir o placar. A Veterana pressionava em chutes de fora da área e quase ampliou em chute cruzado de Nestor aos 18. No lance seguinte Henrique Rocha recebeu passe e tocou de primeira perto da meta. Os visitantes responderam com Robson, sem perigo.

Na marca de 40 minutos, troca de passas, Nestor Mansur recebeu na entrada da área e bateu de chapa no canto para ampliar. Em seguida, o SEV saiu na cara do gol e Samuel Pires fez uma grande defesa. A Caldense teve chance de ampliar e o goleiro Mancha salvou à queima roupa.No segundo tempo o técnico Thiago Oliveira foi promovendo diversas alterações para testar diferentes formações e possibilidades.

A Veterana seguiu criando oportunidades e apresentando mais posse de bola. A equipe criou inúmeras chances, Hélio Paraíba bem posicionado na área marcou duas vezes nos minutos finais e fechou o placar: Caldense 4 x 0 SEV Hortolândia.

A Veterana estreia no Campeonato Mineiro Módulo II dia 04 de maio às 10h contra o Patrocinense no Ronaldão.


SÓCIO TORCEDOR

Faça seu plano de Sócio-torcedor Duson 2025 e garanta entrada em todos os jogos com mando de campo da Veterana. O plano “Sócio-torcedor Centenário” oferece uma experiência completa, acompanha uma série de itens emblemáticos, como a camisa especial com design do mapa de Poços, o Almanaque da Caldense, 10% de desconto em produtos oficiais, proporciona acesso a jogos e eventos da Caldense e é limitado a 100 unidades. Também há a opção do plano “Sócio-torcedor Básico”, destinado àqueles que queiram apenas ter acesso aos jogos e eventos. O valor é de R$ 200 para o pacote Centenário e de R$ 120 para o Básico. 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Guilherme Del Sarto e João Ortuso conquistam título da Etapa Vitória do Circuito Nacional de Beach Tennis

 s jovens talentos Guilherme Del Sarto e João Ortuso foram os grandes campeões da categoria 16 anos Masculino na Etapa Vitória do Circuito Nacional Infantojuvenil de Beach Tennis, realizada entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, na capital capixaba. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), reuniu os principais nomes da nova geração do beach tennis brasileiro.

Além do troféu, a dupla garantiu um feito importante: a conquista do Wild Card para a chave principal do BT 200 de Vila Velha, um dos torneios mais relevantes do calendário nacional da modalidade.

Com a vitória, Guilherme Rodrigues Del Sarto subiu 220 posições no ranking, alcançando a posição 855 e se firmando como uma das grandes promessas do beach tennis brasileiro. O desempenho impecável dos atletas durante a etapa chamou a atenção dos presentes e reforçou o potencial da dupla para voos ainda maiores.

A Etapa Vitória faz parte do calendário GA+ da CBT, voltado ao desenvolvimento das categorias de base no beach tennis. O evento foi um sucesso de organização, estrutura e nível técnico, consolidando o Espírito Santo como um polo importante para o crescimento do esporte no país.

Atletas de Poços de Caldas se destacam na Corrida das Divas

Poços de Caldas, MG – O Projeto Atletismo Poços de Caldas – Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo, sob coordenação do professor Sídnei Carlos De Parolis e com incentivo da Unimed Poços, marcou presença com excelentes resultados na tradicional Corrida das Divas, realizada recentemente.

Representando o projeto, os alunos Reinaldo de Lima Dias, Anderson Augusto de Oliveira e Rosemeire de Lima Dias brilharam em suas categorias. Reinaldo, competindo na faixa etária de 45 a 49 anos, alcançou a 5ª colocação geral na prova masculina dos 5 km, com uma performance de destaque entre atletas de diversas idades.

Na prova de 10 km, Anderson Augusto foi o grande nome da categoria 18 a 29 anos, conquistando o primeiro lugar com excelente tempo e ritmo. Já Rosemeire de Lima Dias completou a ótima participação da equipe ao garantir o vice-campeonato na categoria 45 a 49 anos dos 5 km feminino.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (8.624/09), com apoio da Unimed Poços. Reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo, o projeto tem revelado talentos e incentivado a prática esportiva na cidade.


 

Atletas de Poços de Caldas brilham na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Poços de Caldas, MG — Os atletas poços-caldenses mais uma vez foram destaque nas pistas. Neste fim de semana, a cidade de Americana (SP) sediou a 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, e os representantes da Associação Poços-caldense de BMX brilharam com grandes resultados, enchendo de orgulho a comunidade esportiva da cidade.

Entre os destaques da equipe estão Miguel Lima (categoria Boys 8), Matheus Mathias (Boys 10), Marina Lima (Girls 13/14) e Raphael Alves (Boys 16), que protagonizaram apresentações de alto nível, com muita técnica, dedicação e espírito esportivo.

O evento, realizado na Pista Municipal de Bicicross André Stocovich Neto, reuniu atletas de várias partes do estado e exigiu o máximo dos competidores. Mesmo diante de uma disputa acirrada, os atletas de Poços de Caldas mostraram que estão entre os melhores do BMX paulista, com atuações marcantes.

A Associação Poços-caldense de BMX agradeceu o apoio dos patrocinadores que tornam essa trajetória possível: Frigonossa, Animal Med e a Secretaria Municipal de Esportes. O incentivo dessas parcerias é essencial para fortalecer o esporte na cidade e revelar novos talentos nas pistas.

Novos membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer tomam posse

 Foi realizada na tarde desta terça-feira, 15, no Centro Administrativo Sebastião Navarro Vieira, a posse dos novos membros, entre titulares e suplentes, que passam a compor o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) de Poços de Caldas. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Ney de Castro Júnior e da secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Teste Moreira.


Criado pela Lei Municipal nº 8.648, de 24 de março de 2010, o CMEL é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que tem como principal objetivo colaborar com a organização do esporte e do lazer no município. Entre suas atribuições estão o apoio à criação de políticas públicas, a promoção da integração entre áreas como saúde, educação, defesa social e turismo por meio do esporte, além da análise das prestações de contas do Fundo Municipal Pró-Esporte.


Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Ney ressaltou a importância dos conselhos municipais como ferramentas de participação social e fortalecimento das políticas públicas. Em sua fala, destacou o papel estratégico do CMEL para a cidade: “É com muita alegria que damos posse aos novos conselheiros e conselheiras do CMEL, pessoas que se dispõem a contribuir com o desenvolvimento do esporte e do lazer em nossa cidade. O Conselho tem um papel fundamental na construção de um plano municipal de esportes forte, participativo e eficiente. Temos feito investimentos importantes no setor, com a reforma e construção de espaços esportivos, fomento a projetos sociais e apoio a eventos que movimentam a cidade. Mas nada disso se sustenta sem planejamento, diálogo e controle social. Por isso, conte conosco para que, juntos, possamos ampliar ainda mais o alcance das ações, garantindo qualidade de vida, saúde, cidadania e oportunidades para todos.”


A secretária Zélia Maria Teste Moreira também parabenizou os novos conselheiros e enfatizou a importância do trabalho coletivo. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e ter um Conselho atuante é essencial para podermos identificar demandas, propor soluções e construir um caminho mais justo e participativo para todos os segmentos da comunidade esportiva”, disse.


Após a assinatura dos termos de posse, os membros realizaram a eleição da nova mesa diretora, que será responsável por coordenar os trabalhos do CMEL durante o próximo biênio.


A composição atual do Conselho reúne representantes do poder público e da sociedade civil, com a missão de zelar pela memória esportiva da cidade, apoiar ações que estimulem a prática de atividades físicas e contribuir para o fortalecimento da cultura esportiva em Poços de Caldas.


Confira a nova composição do Conselho:


I – Representantes da Secretaria Municipal de Esportes


Titular: Zélia Maria Testi Moreira


Suplente: Israel Souza Pereira


II – Representantes da Secretaria Municipal de Esportes


Titular: Eduardo Vinhas Pereira


Suplente: Sandra Nuncio Heldt


III – Representantes da Secretaria Municipal de Educação


Titular: Odaísa Cristina Santos Pires


Suplente: Wagner de Souza Freitas


IV – Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social


Titular: Marcela Brito de Carvalho Messias


Suplente: Flávio Antônio de Andrade


V – Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana


Titular: Lucas Marques Ferreira Magela


Suplente: Milena Mendonça Alvise


VI – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Titular: Thomas Mariussi


Suplente: Fábio de Freitas


VII – Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Titular: Sandra Maria Teixeira Pamplona Quinteiro


Suplente: Márcio Augusto Scherma


VIII – Representantes da Liga Poçoscaldense de Futebol


Titular: Carlos Alberto da Silva


Suplente: Wladimyr Cury


IX – Representantes do Serviço Social do Comércio – SESC


Titular: Gustavo Lucas Pacheco de Figueiredo


Suplente: Andriély Cristina Fernal


X – Representantes do Serviço Social do Transporte – SEST/SENAT


Titular: Aline de Oliveira Rosa


Suplente: Lucas Fernandes de Souza


XI – Representantes do Conselho Regional de Educação Física – CREF


Titular: Carlos Alberto dos Santos


Suplente: Rodolfo Mataveli


A nova composição do CMEL fortalece a articulação entre poder público e sociedade civil, promovendo o avanço de políticas integradas que valorizam o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento social.