sexta-feira, 4 de abril de 2025

Projeto de base mira o futuro com seriedade, trabalho e parcerias

Poços de Caldas, MG - O trabalho de formação de atletas em Poços de Caldas vem ganhando cada vez mais estrutura e reconhecimento. Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, o professor Marcelo Rodrigues destacou o compromisso com as categorias de base e a importante parceria entre o Poços de Caldas Futebol Clube e a Academia de Futebol Yoorin Curimbaba, que vem proporcionando oportunidades concretas para jovens talentos do município e da região.

Segundo Marcelo, os amistosos recentes com equipes estruturadas têm sido uma etapa essencial no desenvolvimento dos atletas. “É com esses jogos que a gente consegue maturar os meninos, dar oportunidades, enxergar potencial e também fortalecer esse projeto, que tem tudo para crescer ainda mais”, explicou.

Crescimento em etapas e com responsabilidade

O treinador reforça que o trabalho com a base precisa ser feito com responsabilidade e paciência. “Nosso Sub-15, por exemplo, é formado em grande parte por atletas que estavam no Sub-13 no ano passado. São meninos mais novos, em fase de adaptação e desenvolvimento. Então, é normal que os resultados ainda não sejam o foco”, afirma.

Prova disso foi o confronto diante do time Sub-15 do Brasilis,  onde o time poços-caldense acabou derrotado por 10 a 0. Marcelo, no entanto, enxerga o placar como parte do processo: “Jogamos contra uma equipe muito forte, que treina a semana inteira, e que tem uma estrutura consolidada. Isso é aprendizado para os nossos garotos.”

Já o time Sub-17 mostrou força e bom desempenho ao vencer o mesmo Brasilis por 5 a 0. “É uma equipe mais experiente, com atletas mais preparados, porque no ano passado já jogavam como Sub-15. Isso nos mostra que o trabalho está dando frutos”, comentou Marcelo.

A partida foi comandada por uma comissão técnica formada pelos professores Moura, Nenê e Pedro, e teve grande destaque técnico e tático. “Estamos muito satisfeitos com a entrega dos meninos e com os resultados que vêm surgindo”, disse.

Vivências importantes e contato com grandes estruturas

Outro ponto alto do projeto tem sido a oportunidade dos atletas conhecerem estruturas profissionais. A visita ao centro de treinamento do Brasilis, por exemplo, foi marcante para os jovens jogadores. “É um CT que já recebeu seleções internacionais como a da Costa do Marfim, e craques reconhecidos mundialmente. Lá também treinam equipes como Atlético, Cruzeiro, Corinthians e São Paulo. Isso amplia os horizontes dos nossos meninos”, destacou Marcelo.

A equipe também realizou amistoso com a tradicional Internacional de Limeira, mais uma chance de vivenciar o alto nível do futebol de base.

Sonho de disputar o Campeonato Mineiro

O foco do projeto é construir uma base sólida que permita voos maiores. Marcelo revelou que já conversa com o presidente do Poços de Caldas FC, Alessandro Gaiga, sobre a possibilidade de disputar os Campeonatos Mineiros Sub-15 e Sub-17 nos próximos anos.

“A vontade é muito grande, mas sabemos que não depende só de nós. Precisamos de apoio, de parceiros, de estrutura. Não basta querer, é preciso ter um grupo competitivo e buscar investidores para viabilizar a participação”, explica.

Apesar dos desafios, o otimismo é grande. “Estamos trabalhando para isso. A comissão técnica, os atletas, o presidente Alessandro, todos estão muito engajados nesse objetivo. O caminho é difícil, mas estamos plantando boas sementes.”

Agradecimento e compromisso com o futuro

Marcelo também agradeceu o apoio do Jornal Mantiqueira pelas divulgações constantes do projeto. “A imprensa tem um papel fundamental nesse processo, ajudando a dar visibilidade ao trabalho que está sendo feito com seriedade e muito esforço.”

Ele finaliza com um recado: “A base é o alicerce. Não se constrói um time do dia pra noite. É preciso paciência, sabedoria e trabalho constante. Mas acreditamos no projeto, acreditamos nos nossos garotos e seguimos firmes no propósito de, em breve, colocar Poços de Caldas entre os grandes formadores de atletas de Minas Gerais.”


Nenhum comentário: