Poços de Caldas (MG) – Terminou na noite desta sexta-feira (4) a Copa Zezito de Futebol Society Mirim, um dos principais torneios da base no município, reunindo mais de 350 crianças em uma grande festa do esporte no Parque Municipal Antônio Molinari. Na grande final, a equipe Meninos da Vila venceu a Escolinha Tigres pelo placar apertado de 1 a 0 e conquistou o título mais cobiçado da cidade. Já na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Coopoços goleou o Veterana por 4 a 0.
Além da disputa dentro de campo, o torneio teve um sabor especial: foi uma homenagem ao professor Zezito, uma das figuras mais importantes do futebol em Poços de Caldas e referência nacional na formação de atletas.
Trabalho de um ano coroado com o título
Após o apito final, o técnico dos campeões, Thiago Cava, celebrou muito a vitória e falou sobre o caminho até o título:
“Uma luta que veio de um ano já atrás, quando o Kallo teve a ideia de fazer o projeto. A gente vem treinando com esses meninos há um ano. E, assim, os meninos são muito guerreiros, batalhadores. O começo foi difícil pra gente. Mas com superação, apoio da família, de todo mundo... E é isso: coroando com o título hoje”, disse.
Kallo, um dos idealizadores do projeto Meninos da Vila, também destacou a trajetória e o esforço coletivo:
“Relembrando bem que a gente começou lá na quadra do Cricket, com poucos meninos, muito trabalho. Fomos juntando o grupo, trabalhando esse grupo um ano inteiro, levando sacola pra todo lado, perdendo, perdendo, perdendo... E hoje conseguimos conquistar o título mais importante da cidade. É uma honra muito grande ter esse troféu na nossa galeria, em homenagem ao Zezito. Estou muito orgulhoso e feliz com essa conquista construída durante o ano.”
Um ícone reconhecido em vida
O homenageado da competição, professor Zezito, esteve presente e se emocionou com a festa e com o carinho da comunidade esportiva:
“É um sentimento muito bom. Fiquei muito satisfeito. Agradeço à Secretaria de Esportes e à Prefeitura por terem escolhido meu nome. Ver tanto garoto bom de bola é uma satisfação muito grande. A gente que nasceu dentro do futebol, rodou o Brasil inteiro, está acostumado com isso, mas ver aqui, na cidade onde moro, essa homenagem e essa garotada jogando é especial demais.”
Zezito também ressaltou a importância de valorizar os talentos locais: “Foram 26 times, cerca de 350 meninos jogando. Tem muito talento aí que fica desperdiçado. Precisamos aproveitar esses garotos. Não sou empresário, mas agora, quando me ligarem pedindo jogador, vou indicar. Vi muita qualidade aqui. É o reconhecimento de tudo aquilo que a gente fez.”
A competição é uma parceria da Secretaria de Esportes com a Associação dos Árbitros de Poços de Caldas (AAPC).
COBERTURA - Paulo Vitor de Campos e Luciano Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário