quinta-feira, 30 de abril de 2020

Treinador de goleiros de Poços faz homenagem para o pai: “Meu espelho, meu mentor”

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - No último domingo (26) foi comemorado o Dia do Goleiro. A data foi criada em 1976 para homenagear uma posição no futebol, que, em poucos segundos, pode ir do céu ao inferno com uma defesa importante ou uma falha vexatória.
Em Poços de Caldas, alguns goleiros já se destacaram com a camisa da Caldense. Nomes como Paulão, Gilberto Voador, Gilberto, Neguetti, Glaysson, entre outros tantos, defenderam com maestria as cores da Veterana. A profissão de treinador de goleiros também é um destaque na cidade com vários profissionais de gabarito que ensinam meninos a defenderem suas metas.
O professor José Carlos Quiciri é um destes professores apaixonados pela posição. Em entrevista ao Mantiqueira ele contou que a inspiração para jogar na posição ingrata veio através de incentivo de seu pai José Carlos Franco. “Ele foi goleiro, pedreiro e pai de família, enfim, um grande herói”, conta Quiciri.
O professor da Escolinha Zico 10/Coopoços lembra que o pai o levava aos campos de futebol todos os domingos. Ali ele o via jogar como goleiro e ficava encantado a cada defesa do pai.
“Embora meu pai tivesse uma paralisia na perna direita, isso nunca o impediu de fazer aquilo que amava, um exemplo de superação”, conta Quiciri, que viu o pai atuar por times como Vasquinho, Cruzeirinho e Portuguesa, todos do bairro São José.
“Sem dúvida foi meu mentor e, através do exemplo dele, me tornei um goleiro profissional. Seu exemplo de superação me fez um homem de bem e vencedor, por isto sou grato a ele por tudo que fez por mim”, conta o professor emocionado. “Quando tive câncer ele não me deixou uma única vez sequer e acreditou que eu venceria essa doença, conforme venci. Sempre esteve ao meu lado, na minha formatura na faculdade e ficou muito feliz quando me tornei treinador de goleiro. Meu espelho, meu mentor”, completou Quiciri, que fez uma promessa ao pai.
“A promessa foi de que me dedicaria a nunca deixar faltar bons goleiros. Estou tentado cumprir esta promessa e graças a Deus Poços de Caldas é um celeiro de atletas na posição, basta ajudá-los a mostrarem o quanto são bons”, finalizou o professor.

Nenhum comentário: