terça-feira, 10 de outubro de 2023

CIDEP representa Poços em Juiz de Fora no JIMI Paradesportivo

 Poços de Caldas, MG - Aconteceu neste fim de semana, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, na cidade de Juiz de Fora, os Jogos do Interior De Minas – Jimi Paradesporto que é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e executado pela Associação Mineira do Paradesporto. Tem como objetivo fomentar a prática do esporte entre os municípios de Minas Gerais, possibilitar a qualificação técnica, tática e física dos atletas e equipes, promovendo a integração esportiva e o intercambio técnico entre várias representações municipais a fim de contribuir para o desenvolvimento do esporte.

O Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico – CIDEP foi o representante de Poços de Caldas nesta competição, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL, que incentivou e apoiou a participação do CIDEP, dando suporte no transporte e logística para essa competição.

É uma competição muito importante pois reuniu 435 paratletas de 32 municípios participantes de todo o estado de Minas Gerais, ao todo o JIMIP 2023 recebeu cerca de 835 pessoas entre comissão técnica, coordenação, arbitragem, staffs e atletas. O projeto Desafiando Limites e o projeto Tô no Jogo incentivados pala Unimed poços de Caldas através de edital para repasse do imposto do ISSQN, desenvolvem aulas gratuitas para pessoas com deficiências terem a oportunidade de mostrarem seu potencial através do esporte e, juntamente com o apoio da SMEL convênio 02/2023, do projeto Rumo ao pódio contrato nº048/23, projeto Paralímpico sem Fronteiras contrato nº047/23 e projeto ParaEsportes Live contrato nº049/23, os atletas do CIDEP, que treinam diariamente para se desenvolverem cada vez mais ficaram muito contentes com seus resultados, como relatam em depoimentos.

“Foi uma experiencia muito boa, gostei bastante do local da competição e da estrutura dos jogos. Fiquei muito ansioso para essa competição e tive a oportunidade de competir com um atleta mais experiente que eu e consegui colocar em prática tudo o que treinamos e sai com a vitória. Agora é continuar treinando e ir com tudo para cima, nos meus próximos desafios que será nas Paralimpíadas Escolares, em novembro”, falou Allan Carlos, atleta da classe BC4 da bocha paralímpica.

“Nessa competição eu pude jogar 4 partidas, ganhando todas, completamente diferente entre elas porem todas difíceis. Foi uma experiencia muito gratificante e renovadora, pois consegui colocar em prática tudo que tínhamos treinado. Eu espero que possa continuar treinando pesado para diminuir meus erros e melhorar ainda mais meus desempenhos”, André Marinho, atleta da classe BC3 da bocha paralímpica.

“Pra mim foi muito importante pois sou veterano já em competições e por poder contribuir com os atletas que estiveram pela primeira vez em uma competição, incentivando e torcendo para eles”. destacou Eric Rezende, atleta da classe F34 do paratletismo.

“Foi uma experiencia muito boa, poder participar do JIMIP, eu não imaginava que era assim a competição, tive uma vivência e participação muito positiva, consegui até medalhar em minha primeira competição pelo CIDEP ficando com o 2º lugar no arremesso de peso e em 4º no lançamento de dardo. Fiquei ainda mais motivado a continuar treinando e competindo”, disse  Flávio Henrique, atleta da classe F37 do paratletismo.

“Foi muito bacana poder participar de uma competição pelo CIDEP pela primeira vez, sonhava muito com isso apesar de não acreditar que era possível, sinto muita gratidão por esse sonho se tornar realidade. Agora é continuar treinando em busca de novos desafios”, falou Maycon Marques, atleta da classe F33 do paratletismo.

“Foi ótimo participar do JIMIP, pois consegui perceber onde posso estar melhorando fisicamente, psicologicamente e principalmente tecnicamente para continuar evoluindo cada vez mais”, destacou Valmir Avelino, atleta da classe F54 do paratletismo.

“Participar do JIMIP foi muito importante pois foi a porta de entrada para alguns dos nossos atletas que ainda não tinham participado de competições e mais uma oportunidade dos que já tinham competido de mostrarem seus potenciais. Essa competição ficou marcante pela alegria e euforia dos atletas, além de estar trazendo ótimos resultados para Poços”, disse Bruno Santos, coordenador técnico do CIDEP e técnico da bocha paralímpica.

“Fica evidente a importância de difundir e realizar eventos como o JimiP. Este encontro de pessoas, especialmente atletas com deficiência (PCD), é uma oportunidade valiosa para criar momentos significativos e histórias inspiradoras, além de compartilhar experiências.” Gleison Petreca, videomaker do projeto ParaEsportes Live.


Nenhum comentário: