URCP celebra 44 anos de história; Comemorações acontecem em duas etapas
Poços de Caldas, MG – A União Recreativa Casas Populares (URCP), uma das mais tradicionais instituições esportivas e sociais de Poços de Caldas, comemora em 2025 seus 44 anos de existência. Fundada em novembro de 1981 por Geraldo Rosa Flora Muniz, o popular “Loló”, a URCP nasceu com um propósito claro: tirar meninos das ruas e oferecer a eles um caminho de crescimento por meio do esporte.
As comemorações pelos 44 anos foram divididas em duas etapas. A primeira aconteceu no último fim de semana com um torneio amistoso reunindo escolinhas de futebol da cidade. A segunda pode ocorrer no ginásio Juca Cobra, local simbólico para Loló e que deve abrigar uma grande festa com a presença de ex-atletas e colaboradores históricos da entidade.
“Em primeiro lugar, a gente tem que agradecer a Deus por ter saúde para continuar esse projeto. Faz 44 anos que estamos na luta. Conseguimos organizar essa primeira etapa com muito esforço, arrumamos o placar, envolvemos as crianças. A segunda etapa será no Juca Cobre, se Deus quiser, com uma festa bonita e a presença de muitos ex-jogadores que querem retornar e comemorar conosco”, destacou Loló, visivelmente emocionado com a trajetória construída.
Apaixonado pelo Corinthians, Loló relembra que tudo começou em agosto de 1981, quando se mudou para o conjunto habitacional conhecido como Cohab. “Na época, as ruas não tinham nem calçadas. Os meninos jogavam bola onde podiam. Comecei com aulas de voleibol na minha própria casa, usando a área e uma rede improvisada. E aí nasceu a URCP”, recorda. Em 1990, a entidade obteve seu estatuto e passou a disputar campeonatos de futsal na cidade.
Mais que vitórias em quadra, a URCP se notabilizou pelo trabalho social. “A gente sempre procurou acompanhar os meninos de perto: na escola, em casa, na formação pessoal. Para participar do projeto Viva o Esporte/URCP, o aluno tem que ir bem nos estudos e no convívio familiar. É um projeto que ajuda os pais na formação dos filhos”, explica. Loló estima que mais de 30 mil crianças tenham passado pela URCP ao longo dessas mais de quatro décadas. “É difícil dizer quantos exatamente, mas posso garantir que muitos voltaram anos depois com seus filhos para também participarem do projeto. Me orgulho de dizer que a maioria se deu bem na vida. Poucos se desviaram, infelizmente, mas a grande maioria venceu.”
Apesar dos desafios, principalmente com pais que pressionam por espaço para seus filhos nos times, Loló garante que o amor pelo trabalho fala mais alto. “O maior prazer é ver um menino sorrindo porque tirou nota boa, porque está indo bem na escola. É isso que me move.”
O fundador também agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes, ao Poços Ativa o e demais apoiadores pela confiança e parceria ao longo dos anos. “A imprensa sempre esteve junto, os pais confiaram seus filhos a nós. Só posso dizer: muito obrigado por fazerem parte dessa história.”
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos
Nenhum comentário:
Postar um comentário