Prova reuniu cerca de dois mil atletas do Brasil e do exterior e confirmou mais uma vez o status de uma das corridas mais desafiadoras do mundo
Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas viveu um domingo de forte emoção, superação e celebração do esporte com a realização da 43ª Volta ao Cristo Unimed. Tradicional no calendário esportivo nacional e internacional, a prova reuniu cerca de dois mil atletas, vindos de diversas regiões do Brasil e também do exterior, que enfrentaram os 16,4 quilômetros de percurso considerados entre os mais exigentes do mundo, especialmente pela icônica e desafiadora subida até o Cristo Redentor.
Na categoria masculina, o grande campeão foi o atleta queniano Wilson Mutua Mainá, que confirmou seu favoritismo e cruzou a linha de chegada com o excelente tempo de 00:56:12. Na segunda colocação ficou Carlos de Oliveira Santos, com 00:59:12, seguido por Laurindo Nunes Neto, terceiro com 00:59:35. Completaram o pódio Júlio César N. Nogueira, em quarto lugar (01:00:20), e Glinilson Gilbert de Carvalho, quinto colocado (01:01:39).
Já na disputa feminina, o destaque foi a atleta de Pouso Alegre, Raquel Pereira, que conquistou o título ao completar a prova em 01:11:47. Em segundo lugar chegou Tatiana Rodrigues Fernandes (01:16:21), seguida por Adriana Domingos da Silva, terceira colocada com 01:18:45. A quarta posição ficou com Dara Oliveira Santana (01:20:17), e o quinto lugar foi da poços-caldense Tatiele Roberta de Carvalho, atleta olímpica que competiu mesmo contundida e demonstrou garra e espírito esportivo ao completar a prova em 01:24:59.
Organização, inovação e participação recorde
Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, da Secretaria Municipal de Esportes, destacou o sucesso da edição, especialmente pela grande adesão dos atletas e pelas inovações implementadas na organização do evento.
“Nós tivemos que encerrar as inscrições com antecedência, foram quase 15 dias antes, porque alcançamos o limite de dois mil atletas. Criamos aqui um espaço de convivência, de relacionamento, para as famílias e para o público. São ações que a gente desenvolve para interagir de verdade com as pessoas”, afirmou.
“Quero agradecer muito toda a imprensa e o Jornal Mantiqueira, que é nosso parceiro desde o início. Estamos sempre juntos nessa corrida. Continuamos sendo uma prova municipal, nacional e internacional”, ressaltou.
Entre as novidades, Lelo destacou o modelo de largadas separadas, priorizando atletas de elite e os melhores classificados da edição anterior, além do uso do tempo líquido, que garante justiça na classificação final.
“É uma questão de método. O tempo líquido é quem define o melhor percurso, dentro dos nossos controles. A largada diferenciada dá mais condição para a elite, mas o que vale é o desempenho na prova”, explicou.
Crescimento da participação feminina e visão de futuro
A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, comemorou especialmente o crescimento da participação feminina na Volta ao Cristo. “Quase 40% dos inscritos são mulheres nessa corrida desafiadora. Estamos muito felizes com isso. E já deixo um desafio para o ano que vem: queremos chegar a 50% de participação feminina”, destacou.
Zelinha também ressaltou o trabalho da equipe da Secretaria e o apoio fundamental dos patrocinadores. “Quero agradecer muito a minha equipe, ao diretor esportivo Israel e aos nossos parceiros. São muitos patrocinadores, mas preciso destacar a Unimed e a Equaliv–Grupo Althaia, que lideram essa grande rede de apoio. Queremos cada vez mais empresas acreditando no esporte para fazermos eventos ainda melhores”, afirmou.
Segundo a secretária, o planejamento dos eventos esportivos é contínuo. “A cabeça da gente no esporte não para. É como atleta, a gente quer se superar sempre. A Secretaria tem uma essência criativa e queremos trazer novas estratégias e elevar cada vez mais o nível dos nossos eventos”, completou.
Apoio do poder público e impacto para a cidade
O prefeito Paulo Ney também acompanhou o evento e destacou a importância da Volta ao Cristo para Poços de Caldas. “Mais um grande evento, muito forte na nossa cidade. É uma corrida tradicional que, a cada ano, vem inovando. Preparamos uma estrutura diferenciada para receber mais de dois mil corredores de todo o Brasil e até do exterior”, afirmou. O prefeito reforçou o compromisso da administração municipal com o esporte. “O apoio da Prefeitura ao esporte é constante. A Volta ao Cristo é uma das provas mais tradicionais que temos e sempre buscamos alinhar o esporte à educação e à qualidade de vida. É um momento especial para a cidade, que se engrandece com um evento desse porte”, completou.
Câmara Municipal
O vereador Paulista, um dos representantes da Câmara Municipal na 43ª Volta ao Cristo Unimed, destacou a importância do evento para Poços de Caldas e o impacto positivo da competição para a cidade. “Estamos aqui mais uma vez, a Volta ao Cristo voltou com força total, e nós também, representando a Câmara Municipal. É um momento muito especial para todos nós e para a cidade. Um evento que engrandece Poços de Caldas, pela organização, pela estrutura montada e, principalmente, pela presença de tantos atletas. Ficamos muito felizes de estar presentes e de apoiar uma iniciativa que valoriza o esporte e projeta o nome do município para todo o Brasil e até para o exterior.”
Parceria histórica com a Unimed
Representando a patrocinadora máster do evento, Dr. Odilon Trefiglio Neto, da Unimed Poços de Caldas, destacou a satisfação da cooperativa em apoiar mais uma edição da corrida. “A Unimed tem enorme prazer em patrocinar a Volta ao Cristo. É um evento que tem tudo a ver com saúde, lazer e esporte. Estamos sempre apoiando iniciativas como essa”, afirmou.
Ele também ressaltou as novidades pensadas para a edição deste ano. “Criamos um circuito com pontos culturais, música ao longo do trajeto e várias surpresas para tornar o percurso mais leve e empolgante para os participantes”, revelou.
Emoção de quem viveu a prova pela primeira vez
Entre os milhares de corredores, Gilson Ghigiarelli participou pela primeira vez da Volta ao Cristo e descreveu a experiência como inesquecível. “Correr a Volta ao Cristo é uma satisfação muito grande. É a primeira vez, então dá um frio na barriga, mas acho que estou preparado, não para ser campeão, mas para concluir bem a prova”, disse. Segundo ele, a preparação envolveu treinos em academia e participação em outras corridas. “Tenho certeza de que é um grande desafio. A parte mais difícil é a subida, então a ideia é manter regularidade para conseguir fazer uma boa prova”, completou.
Realização e apoios
A Volta ao Cristo Unimed 2026 é uma realização da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com patrocínio da Unimed Poços de Caldas, parceira histórica do evento, e da Equaliv–Grupo Althaia. A competição conta ainda com uma ampla rede de apoiadores e empresas que acreditam no esporte como ferramenta de promoção da saúde, da cidadania e do desenvolvimento regional, consolidando Poços de Caldas como referência nacional em grandes eventos esportivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário