quarta-feira, 20 de maio de 2020

Poços-caldense é eleito melhor zagueiro da história da seleção brasileira

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O conceituado portal UOL, um dos principais meios de comunicação do Brasil, está realizando uma enquete para apontar os melhores jogadores da seleção brasileira de todos os tempos. Na zaga deu Poços de Caldas com Mauro Ramos de Oliveira. Com uma votação que atingiu mais de cinco mil pessoas, Mauro teve 21,46% dos votos. O segundo zagueiro mais bem votado foi o ex-jogador do São Paulo, Oscar, que teve 14,33% dos votos.
Defendendo as cores da seleção brasileira, o poços-caldense Mauro Ramos, nascido em 1930, foi campeão sul-americano em 1949 e venceu as copas de 1958, na Suécia, e 1962, disputada no Chile e como capitão do time coube a ele levantar a taça com as duas mãos em gesto que Bellini, quatro anos antes eternizou na história do futebol. 
O jogador também defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube e o Santos, fazendo parte do histórico time de Pelé.
Sua elegância nos campos do mundo lhe rendeu o apelido de Martha Rocha, miss da época e uma das mulheres mais lindas do Brasil. Ramos encerrou a carreira no México jogando pelo Toluca. Foi no México que iniciou sua carreira de treinador pelo Club Deportivo Oro. Em 1969 retornou ao Brasil onde treinou o Santos até 1972.  Deixou o futebol após treinar o Club Jalisco de fevereiro de 1973 a março de 1974.
Mauro Ramos morreu em 18 de setembro de 2002 em Poços de Caldas, vítima de câncer no estômago. Ele tinha 72 anos e seu corpo está sepultado no Cemitério da Saudade, onde o túmulo é até hoje o mais visitado da cidade. Mauro Ramos é ainda lembrado através de uma estátua localizada na praça das Rosas, em frente à Caldense, clube pelo qual ele atuou na década de 40.

Outros jogadores
A enquete do Uol segue em andamento. Até agora o time conta com os seguinte jogadores: Taffarel, Carlos Alberto Torres, Oscar, Mauro Ramos de Oliveira, Roberto Carlos e Falcão. Ainda falta eleger os meias e atacantes, além do treinador.

Nenhum comentário: