sexta-feira, 8 de maio de 2020

Superação: a importância do esporte na vida de uma mãe poços-caldense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Mãe do lutador e professor de jiu-jitsu Gustavinho Saraiva, do ex-jogador profissional e um dos principais empresários de futebol Valdir Souza e de Luciane Adolfo Funchal, nutricionista, o que não faltou para Maria Bernadete Souza Adolfo, 64 anos, foi incentivo para entrar para o esporte. Ela não só seguiu o exemplo que teve dentro de casa como se tornou uma das principais atletas de corrida de rua de Poços de Caldas em sua categoria. Hoje, a orgulhosa mãe e atleta tem em sua casa uma infinita coleção de medalhas conquistadas em competições disputadas em diversas partes do Brasil. “Sou mãe de três filhos maravilhosos e eles são completamente ligados ao esporte, o que me ajudou bastante na transição de minha vida”, conta Maria Bernadete.
Mas a mudança de vida de Bernadete demorou. Até completar seus 60 anos de idade ela não sabia o que era o esporte, nem ao menos as corridas de rua. O falecimento do esposo a deixou sem rumo, mas com a ajuda dos filhos, irmãs e amigos se reencontrou no atletismo.
Hoje ela comemora uma qualidade de vida bem melhor. “Me identifiquei com as corridas de rua e, aos 64 anos, meu pensamento é um só, correr e correr”, fala Bernadete.
“Aproveito a data e quero desejar um feliz dia das mães para todas as minhas amigas corredoras”, finalizou Bernadete, destacando o trabalho de reeducação alimentar que realiza com a supervisão de sua filha nutricionista Luciane Adolfo Funchal.

Exemplos

Maria Bernadete conta que sempre vibrou com as conquistas dos filhos e cita como exemplo Gustavinho Saraiva, atleta que figura na ponta do ranking em sua categoria, com títulos importantes conquistados no Brasil e no mundo no jiu-jitsu. “Eu e meu filho Gustavinho temos uma parceria muito grande através do esporte. Vibro com as conquistas dele e ele com minha superação através das corridas de rua”, disse Bernadete. “O fato de ter começado tarde no esporte é para ele uma grande alegria, Na verdade meus filhos são meu espelho e responsáveis pela superação que tive em minha vida. Neste Dia das Mães só tenho que agradecer a Deus pelos filhos que tenho”, finalizou Maria Bernadete.

Caçula

Caçula entre os irmãos, o lutador Gustavinho Saraiva se enche de orgulho ao falar de sua mãe. “Minha relação com ela sempre foi algo muito especial, sou o filho mais novo e desde pequeno recebi muito carinho e apoio para aquilo que desejei fazer”, contou Saraiva. Ele diz que quando era mais novo jogava futebol e os pais sempre o apoiaram. “Aliás, se tem uma coisa que nunca posso reclamar foi da falta de apoio. Primeiro de meu pai e minha mãe e depois que perdi meu pai minha mãe seguiu firme sendo meu ponto de apoio e incentivando meus sonhos. Deixei o futebol e fui para o jiu-jitsu, onde tive minhas conquistas, mas nunca vou esquecer todo o suporte dado pelos meus pais. Tenho em minha mãe um grande exemplo de amor à família, exemplo que guardo e tento aplicar na criação de minhas filhas e no cultivo da minha família”, falou Saraiva.
Ele lembra que quando perdeu o pai, sua mãe teve um período de luto difícil, mas nunca desistiu de ser feliz. “Logo ela começou a fazer algumas caminhadas e pouco depois deu início a treinos de corrida, daí então não parou mais. Para mim é um orgulho poder acompanhar por toda a vida tudo que vivemos e todos os exemplos que pude ter da minha mãe e de minha família. Agradeço todos os dias a Deus por ser seu filho e poder receber dela todo carinho”, finalizou Saraiva.

Nenhum comentário: