Poços de Caldas, MG – Entre os dias 30 de julho e 03 de agosto de 2025, foi realizado, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), o XLIV Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025.
O evento contou com arquibancadas cheias, ações voltadas ao público, grande audiência e um altíssimo nível técnico nas disputas em pista. No total, foram 746 atletas inscritos, sendo 308 na categoria feminina e 438 na masculina. Durante a competição, foram estabelecidos 6 recordes sul-americanos (sendo 1 na categoria sub-18), 9 recordes brasileiros (2 deles sub-18) e 8 recordes do Troféu Brasil, além de três índices estabelecidos ou ratificados para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, que acontecerá entre 13 e 21 de setembro.
Poços de Caldas esteve representada por meio dos projetos “Atletismo Poços de Caldas – Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, coordenado pelo professor de Educação Física Sídnei Carlos De Parolis, com incentivo da empresa Unimed Poços, e pelo projeto “Rafaela Cristine Maciel de Sousa”, liderado pela própria atleta e com patrocínio da empresa Alcoa Alumínio S/A, via Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09.
A atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa participou da competição representando ambos os projetos. Este foi o quarto ano consecutivo em que Rafaela disputou o Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa. Em 2022, a competição foi realizada no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, onde Rafaela conquistou a 3ª colocação geral na prova do arremesso do peso, sua primeira medalha no campeonato.
Em 2023, o evento foi disputado entre os dias 6 e 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá (MT), onde a atleta obteve a 4ª colocação, mantendo-se entre as principais atletas da modalidade no país.
Já em 2024, o Troféu voltou ao Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Apesar das dificuldades enfrentadas durante a preparação — Rafaela contraiu dengue e, posteriormente, Covid-19 — ela conseguiu novamente uma excelente performance, repetindo a 4ª colocação geral na prova do arremesso do peso.
Neste ano, com a competição novamente realizada no CT Paralímpico de São Paulo, Rafaela conquistou sua melhor colocação na história do evento, alcançando o 2º lugar na prova do arremesso do peso e se tornando Vice-Campeã Brasileira Adulta. É a primeira vez que uma atleta de Poços de Caldas conquista essa posição e a segunda medalha da cidade nesta prova — a primeira também foi dela, em 2022.
A equipe técnica, os coordenadores e os patrocinadores parabenizam Rafaela pela dedicação, disciplina, resiliência, humildade e comprometimento nos treinamentos e competições. “Parabéns, Rafaela! Você é merecedora de tudo o que está acontecendo em sua vida”, destaca o professor Sidnei Carlos De Parólis.
O projeto “Rafaela Cristine Maciel de Sousa” é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e tem como empresa incentivadora a Alcoa Alumínio S/A, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
O professor Sidnei agradece à Secretaria de Esportes e Lazer, à Prefeitura de Poços de Caldas, à Alcoa Alumínio S/A e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pelo apoio fundamental à participação na competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário