quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Almanaque da Caldense será lançado com fichas de todos os jogos, jogadores e técnicos da história da Veterana

 Poços de Caldas, MG - O Almanaque da Caldense será lançado dia 26 de novembro, quarta-feira, às 19h30 no Piano’s Bar, sede social da Veterana, na Rua Pernambuco 1145 em Poços de Caldas (MG). O livro de luxo a cores, capa dura e com 660 páginas, apresenta fichas técnicas de todos os jogos, jogadores e técnicos da história do futebol da Veterana, de 1925 a 2025. O autor é Renan Muniz, jornalista e gerente de marketing da equipe.


O Almanaque

O livro é em comemoração aos 100 anos da Caldense e a data de lançamento celebra os primeiros jogos realizados pela equipe, em novembro de 1925. O almanaque apresenta fichas técnicas de todos os 2.984 jogos da trajetória do futebol da Caldense com datas, placares, escalações da Veterana e dos adversários, autores dos gols, arbitragem, público, renda e curiosidades. Catálogo com os 1.794 jogadores que entraram em campo pela equipe em 100 anos de história, os 132 técnicos e suas respectivas estatísticas!

O resumo do que aconteceu em cada temporada, foto do time de cada ano, os títulos e troféus conquistados. Ranking dos jogadores que mais jogaram, os maiores artilheiros, técnicos que mais dirigiram, o retrospecto de confrontos contra cada adversário e muito mais! Inclusive as fichas dos treinos da Seleção Brasileira em Poços em 1949, 1958 e 1981!

A história de cada elemento relacionado à Caldense: nome, cores, mascote, alcunha, lema, slogan, hino, os diferentes escudos, as sedes ao longo dos anos, a evolução do Estádio Cristiano Osório, do Estádio Ronaldão e do CT Ninho dos Periquitos, as torcidas organizadas, torcedores que marcaram época e galeria dos presidentes. O livro tem como apoio cultural: Alares, Duson, Mart Minas, Embracon, Format e Álvaro Cagnani. Imperdível para todos os torcedores da Caldense e pesquisadores de futebol!


A pesquisa

O material é resultado de um trabalho intenso de quatro anos, entre pesquisa, redação, estatísticas e diagramação. Renan Muniz revirou todos os acervos possíveis de jornais, súmulas, atas, correspondências, relatórios, acervos pessoais, fotografias, filmagens e documentos para encontrar registros de todos os jogos da trajetória centenária da Caldense.

Também viajou para diversas cidades em que a equipe alviverde atuou em busca de informações e acervos de jornais, folheando centenas de encadernados, um a um, página por página, para encontrar matérias publicadas sobre o time. Entre as cidades visitadas: São João da Boa Vista, Belo Horizonte, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Casa Branca, Mococa, Itapira, Três Corações, São José do Rio Pardo, etc. Além disso, fez contato com pesquisadores de cidades de todo o Brasil para completar as fichas, como Nova Lima, Campinas, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Varginha, entre muitas outras.

Renan também esteve em instituições de preservação de memória como bibliotecas, museus e instituições culturais que tivessem em seu acervo importantes fontes de pesquisa, como o Museu do Futebol em São Paulo, um centro de referência para pesquisadores de futebol com livros e almanaques de diversos times brasileiros.


Materiais inéditos

O jornalista ainda teve acesso ao fantástico acervo do saudoso fotógrafo Décio Alves de Morais, que cobriu a Veterana por cinco décadas e deixou uma enorme quantidade de imagens inéditas que serão publicadas pela primeira vez. E também conseguiu com exclusividade as anotações do célebre radialista Lázaro Walter Alvisi, que por décadas anotou informações e estatísticas dos jogos da Veterana, material essencial para a pesquisa.

As páginas do livro são recheadas de elementos visuais, como ilustrações de todas as cerca de 200 camisas utilizadas pela equipe na história e suas variações, elaboradas pelo designer Romário Tavares e um total de 32 charges de curiosidades e fatos marcantes, feitas por Nando Motta, renomado ilustrador carioca, um dos melhores chargistas do Brasil, com mais 370 mil seguidores nas redes sociais.

A pesquisa proporcionou o resgate de um volume enorme de informações e fotos sobre a Caldense. O desafio para a produção do livro foi uma verdadeira aventura, o que rendeu um livreto digital intitulado “A jornada pela história da Veterana”, contando os desafios e os bastidores da pesquisa para o Almanaque da Caldense, que também será disponibilizado após o lançamento.

“É um trabalho que vinha sendo idealizado desde 2018 e que a partir de 2022 começou a ser colocado em prática. A pesquisa foi como montar um quebra-cabeça de 10 mil peças sem saber onde as peças estão. Foi uma verdadeira aventura para resgatar a história da Caldense, localizar as fontes de informações antigas e encontrar as fichas dos jogos. Um projeto repleto de alegrias a cada nova informação localizada. Um trabalho que registra cada detalhe da história da Caldense para sempre, que resgata a memória por cada jogador que defendeu nossas cores, traz grandes recordações para todos os nossos torcedores e que proporcionará curiosidades para a imprensa na cobertura dos jogos”, disse o autor Renan Muniz.


Preço

Sócio-torcedores que adquiriram o plano “Centenário”, lançado no início do ano, podem retirar gratuitamente um exemplar do livro após o lançamento, mediante apresentação do voucher original recebido no ato da aquisição do plano. O livro terá o preço promocional de 100 reais para o público presente no dia do lançamento, depois passará a custar 120 reais na Caldense Store. Edição limitada. Garanta o seu exemplar e celebre o centenário alviverde!

Durante o evento de lançamento, serão revelados e homenageados os jogadores que mais atuaram pela Caldense na história. Posteriormente, em dezembro, será publicado de forma gratuita o e-book “Caldense, Clube Centenário”, contendo a história do esporte especializado e do social da Veterana, com centenas de fotos inéditas.


Serviço

Lançamento 

livro: Almanaque da Caldense

Data: 26/11 às 19h30

Local: Piano’s Bar, sede da Caldense

Endereço: Rua Pernambuco 1.145, Poços de Caldas (MG)

Acesso: Aberto ao público


Ficha

Livro: Almanaque 

da Caldense

Autor: Renan Muniz

Editora: Edição do autor

Material: capa dura (660 páginas coloridas)

Dimensões: 16 x 23 cm

Nenhum comentário: