Poços de Caldas, MG - O professor e atleta veterano de Poços de Caldas, Sensei Elton Fiebig, acaba de retornar da França com uma honrosa medalha de bronze no Campeonato Mundial de Veteranos de Judô, realizado em Paris, entre os dias 03 e 07 de novembro. A competição reuniu mais de 3.000 atletas masculinos e femininos de mais de 70 países, consolidando o resultado como um marco na carreira e no trabalho de base que o professor desenvolve na cidade.
Responsável pelo Projeto Judô Móvel 15 Anos desde sua chegada a Poços de Caldas em 2009, o professor sempre destacou a importância da iniciação desportiva para a formação plena do indivíduo, culminando, posteriormente, na busca por grandes conquistas.
Raízes e Trajetória de um Campeão
Formado na renomada Associação de Judô Vila Sônia, sob a tutela do saudoso Mestre Massao Shinohara (10º Grau, in memoriam) e seu filho Luiz Shinohara (8º Grau e técnico da Seleção Brasileira de 2001 a 2021), o professor cresceu ao lado de ídolos do judô nacional como Aurélio Miguel, Carlos Honorato e Luís Onmura. Sua base sólida se traduz em uma trajetória vitoriosa que começou cedo. “Tive minha primeira conquista internacional em 1988, ainda com 16 anos, e até hoje, na Classe de Veteranos M-5 (50-54 anos), venho mantendo esses aprendizados e deixando um legado a novas gerações”, ressaltou o professor.
Seu currículo internacional inclui uma medalha de Bronze no Campeonato Mundial Júnior (18-20 anos) em 1992, além de participações nas Seleções Nacionais Militar, Universitária e Adulta. Na carreira de veterano, iniciada aos 35 anos, o professor acumula um impressionante quadro de 5 medalhas de ouro, 4 pratas e 4 bronzes no Judô, somando-se a um Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu (com e sem kimono).
Lutas e a Conquista em Paris
A competição em Paris foi acirrada. O professor venceu a primeira luta por Ippon (o golpe máximo) contra o atleta belga, e na segunda, superou o atleta francês, também por Ippon. Na semifinal, enfrentou o atual campeão Mundial, o georgiano Aleksi Davidshivilli. Em uma luta de 4 minutos que se estendeu ao tempo extra, o professor acabou levando uma pontuação que determinou a vitória do adversário.
Na disputa pelo bronze, ele mostrou sua garra e experiência, vencendo novamente por Ippon o atleta da Polônia, garantindo o lugar no pódio.
Legado e Novo Foco
Com o resultado em Paris, o professor anunciou sua aposentadoria como atleta, marcando o fim de 45 anos de dedicação integral aos tatames. “Ao chegar em Poços de Caldas, meu principal objetivo sempre foi mostrar que é possível formar Campeões para o Esporte e Vida, desde que tenham profissionais capacitados para trabalhar desde a formação da criança! Hoje temos atletas que saíram de nossos Projetos em Grandes Clubes, Professores formados por nós dando continuidade ao nosso trabalho e isso mostra que com Apoio do poder público, Iniciativa Privada e Escolas podemos usar o Esporte para fortalecer nossa população e sociedade!”, destacou.
O professor fez questão de agradecer a todos que o apoiaram: “Gostaria de agradecer a Deus, minha Família, que é meu alicerce, e Alunos que me dão suporte na preparação, de coração.” Um agradecimento especial foi direcionado à Secretaria de Esportes e à Prefeitura, que, com patrocínio direto aprovado pelo Prefeito Paulo Ney, custeou as despesas aéreas e facilitou sua participação no evento.
Agora, o foco se volta integralmente para as futuras gerações: “Mudo o foco para continuar formando novos Atletas e tendo um pouco mais de qualidade de Vida, menos Stress e Lesões decorrentes de 45 anos da prática do judô!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário