terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Legado do professor Neco é mantido na 28ª edição do Natal Sem Fome da Banda da Lata

Poços de Caldas, MG – Durante décadas, o mês de dezembro teve um significado especial para crianças, famílias e para a comunidade esportiva de Poços de Caldas. Era o período em que Neco Moraes, o inesquecível professor Neco da Banda da Lata, realizava com orgulho o tradicional Natal Sem Fome. Em 2025, pela primeira vez, o evento aconteceu sem a presença física de seu idealizador, que faleceu neste ano. Ainda assim, o espírito solidário permaneceu vivo.

No último sábado, a família de Neco promoveu a 28ª edição do Natal Sem Fome, mantendo fielmente tudo aquilo que ele construiu ao longo dos anos. O evento, realizado no Moleque César,  foi marcado por emoção, carinho e respeito à história deixada pelo professor. Teve futebol, distribuição de algodão doce e refrigerante para as crianças e, principalmente, a arrecadação de donativos, essência da iniciativa.

Em entrevista à reportagem, Luciana Moraes, filha de Neco, falou com emoção sobre a importância de dar continuidade ao projeto. “Meu pai gostava muito disso aqui. A menina dos olhos dele era a escolinha, e a gente fez questão de dar continuidade. É o primeiro Natal Sem Fome sem ele, foi tudo meio corrido, mas a gente acredita que nos próximos anos vamos estar mais organizados. Com certeza, o Neco está feliz onde ele estiver”, afirmou.

Luciana também explicou o destino das doações arrecadadas. Segundo ela, antes de falecer, Neco já havia manifestado o desejo de novamente destinar os donativos ao GAAPO. “No ano passado ele já tinha doado para a GAAPO. Pelo tratamento que ele fez e por conhecer de perto o trabalho da entidade, ele me disse que este ano faria novamente a doação. Então estamos fazendo tudo do jeitinho que ele planejou”, contou.

Outro ponto importante destacado foi a continuidade da escolinha. A Escolinha Banda da Lata segue ativa, agora sob o comando do professor Anderson “Xuxa”, escolhido pelo próprio Neco e pela família. “O Xuxa sempre foi como um quinto filho do meu pai. Minha mãe falou que, se a escolinha fosse continuar, teria que ser com ele. E ele aceitou, abraçou essa missão”, ressaltou Luciana.

O professor Xuxa reforçou a importância de manter viva a tradição criada por Neco. “É fundamental não deixar morrer o legado do Tio Neco. A Banda da Lata vai estar sempre presente, e o Natal Sem Fome continuará acontecendo todo fim de ano, como sempre foi feito por ele”, afirmou.

Além de dar sequência ao evento solidário, Xuxa segue à frente da escolinha, que permanece aberta para novos alunos. Crianças e adolescentes, meninos e meninas de 5 a 16 anos, podem participar das atividades realizadas no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha. Os treinos acontecem das 18h às 20h, e, segundo o professor, “chegou aqui é só vir treinar”.

Nenhum comentário: