sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Maria Bernadete Sousa Adolfo: a corrida e a vida aos 68 Anos

 Poços de Caldas,MG - Maria Bernadete Sousa Adolfo, aos 68 anos, é uma prova viva de que a idade é apenas um número quando se trata de seguir paixões e superar limites. Viúva e mãe de três filhos notáveis — Valdir de Sousa, ex-jogador de futebol e empresário na Malásia; Luciane Adolfo Funchal, nutricionista; e Gustavinho Saraiva, professor e competidor de Jiu-Jitsu na Califórnia — Bernadete encontrou no esporte uma nova forma de viver intensamente.

Sua jornada no mundo das corridas de rua começou de maneira inusitada em 2016, após os 60 anos, quando, pesando 110 quilos, participou de uma corrida quase por diversão. O que era um evento ocasional transformou-se em uma paixão duradoura. Ela entrou para uma assessoria de corrida e desde então tem se dedicado intensamente ao esporte.

Hoje, Bernadete coleciona 155 medalhas e 43 pódios, evidências de sua dedicação e sucesso. Entre suas conquistas mais marcantes está a subida ao Cristo Redentor, um desafio que levou 365 dias para ser concluído. Além das corridas locais em Poços de Caldas, Bernadete tem expandido seus horizontes, participando de eventos em grandes cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos, Campinas e São Paulo.

Com a assessoria do Clube de Corredores da Caldense e como membro do grupo AsMarias, Maria continua a se destacar no cenário esportivo. Ela já completou cinco meias-maratonas oficiais — quatro no Rio de Janeiro e uma em São Paulo — e participou de três corridas de São Silvestre, com a quarta edição planejada para 31 de dezembro de 2024.

A paixão de Bernadete pelo esporte é acompanhada por seu comprometimento com a comunidade. Ela atua como coordenadora da catequese infantil na Basílica, ministra da Eucaristia e é envolvida com a Associação Damas de Caridade do Asilo São Vicente de Paulo. Seu trabalho e dedicação foram reconhecidos com diversas homenagens, incluindo o prêmio Mulheres Inspiradoras, por inspirar outras mulheres, e o prêmio Antônio Carlos Pereira, pela Dedicação ao Esporte.


 

Nenhum comentário: