sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Gijo conquista o título de campeão Internacional MTB Series 2024

Poços de Caldas, MG – O ciclista Luiz Lotti Neto,  Gijo, brilhou na International MTB Series 2024, conquistando o título de campeão após uma emocionante competição.

A prova final do campeonato ocorreu em Pará de Minas, MG, e Gijo garantiu o terceiro lugar na etapa decisiva, o suficiente para assegurar a vitória no campeonato.

Gijo expressou sua satisfação com a conquista e agradeceu aos apoiadores. “Graças a Deus deu tudo certo. Eu terminei em terceiro na etapa final, mas meu foco era ser campeão e consegui atingir esse objetivo. Agradeço profundamente ao INCORPE Instituto do Coração Poços, ao Hotel Nacional Inn e à Hard Rock Bike. Muito obrigado a todos os envolvidos!” declarou o ciclista.

O campeonato consistiu em quatro etapas, e Lotti Neto demonstrou uma performance consistente ao longo da competição. Na etapa final, o ciclista optou por não arriscar em trechos perigosos, priorizando a segurança para garantir a sua classificação final. “Havia alguns trechos perigosos com muitas pedras. Decidi não abusar para evitar quedas e garantir a minha posição. Consegui o terceiro lugar na etapa e, com isso, o título de campeão do campeonato,” explicou Lotti Neto.

A conquista de Lotti Neto também foi possível graças ao patrocínio obtido através da Lei de Incentivo do Município e ao apoio da Secretaria de Esportes.  

Poços de Caldas, MG -  A cada dois anos acontecem as eleições para eleger a Diretoria Executiva da Caldense. Na próxima terça-feira (17/09), das 9h às 11h da manhã, no Piano’s Bar, sede do clube, será realizada a votação para definir o presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e integrantes do conselho fiscal, para a administração 2025-2026.

Podem votar sócios quotistas com pelo menos dois anos de título e que estejam em dia com as mensalidades. O titular deve votar pessoalmente, não é permitido procuração. É muito importante que todos os sócios titulares compareçam e exerçam seu direito de voto. Logo após o término da votação, será feita a apuração das urnas e a divulgação dos resultados.

A eleição terá chapa única. O período de inscrição de chapas ficou aberto de 01 a 10 de setembro, conforme edital publicado na imprensa local. Apenas uma chapa se inscreveu, a Chapa 13 de Maio, da situação, apresentada por Antônio Bento Gonçalves e Marcelo Prézia Moura, liderada por Rovilson Ribeiro, candidato à reeleição, com os mesmos integrantes da atual administração do clube.

“O fato de nenhuma outra chapa ter procurado o clube para se inscrever e disputar a eleição, mostra que a nossa administração tem a aprovação dos associados, que os associados estão satisfeitos com o que vem sendo feito e querem continuar contando conosco. Temos recebido muito apoio de todos, diretores, conselheiros, colaboradores, associados e por isso desejamos continuar. Temos procurado fazer o melhor pela Caldense, sempre com muita responsabilidade e respeitando à todos. Muito obrigado à todos pelo apoio em prol da Caldense”, comentou o atual presidente e candidato à reeleição, Rovilson Ribeiro.

Veja a composição da Chapa 13 de Maio:


Diretoria Executiva

Presidente efetivo: Rovilson Jesus Ribeiro

1º vice-presidente: Luís Fernando Soares

2º vice-presidente: Luiz Carlos Pioli

Conselho Fiscal (titulares)

Alexandre Sampaio

Sebastião Carlos Rabelo

José Cássio Brasileiro do Carmo

Conselho Fiscal (suplentes)

Flávio Togni Lima e Silva

Antônio Luiz Mosca

Ivan Leite Ferreira

Poços de Caldas FC busca empate com Inter de Minas e segue reação no Mineiro

Poços de Caldas, MG - O Poços de Caldas FC jogou na noite desta sexta-feira contra o Inter de Minas e conquistou um ótimo resultado. 

A partida foi disputada na CE Universidade de Itaúna. A equipe de Poços perdia por 3x1, mas conseguiu buscar o empate, confirmando a reação no Campeonato Mineiro da segunda divisão. O jogo terminou empatado em 3x3.

O Poços de Caldas abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo com Kekel. Ainda no primeiro tempo, o Inter de Minas virou o placar com dois gols de Luiz Alberto. Ele empatou aos 29 minutos e virou o jogo aos 40. Na segunda etapa, o Inter marcou mais um. Dudu, aos 6 minutos, fez 3x1 para o time da casa. Jogando na raça, o Poços de Caldas FC não se entregou. Aos 17 minutos, Kaike empatou o jogo. O Poços de Caldas FC tomou conta do jogo e foi em busca do empate. De tanto pressionar, o resultado veio. Aos minutos com João Victor.

Com o resultado, o Poços de Caldas FC está na terceira colocação do grupo com 4 pontos. O líder é o Inter de Minas, que tem 7 pontos, seguido pelo Guarani de Divinópolis com 6 pontos.

O Poços de Caldas FC volta a campo na quarta-feira, dia 18, quando enfrenta o Vila Real no Ronaldão às 19h.

Academia Coopoços brilha no desfile de Sete de Setembro em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – A Academia Coopoços, uma referência em bem-estar e saúde na cidade, voltou a brilhar no tradicional Desfile de Sete de Setembro. Sob a liderança do professor Flávio Zanetti, a academia apresentou uma série de demonstrações que encantaram o público presente, destacando a versatilidade e a qualidade das atividades oferecidas.

Inaugurada em 2008, a Academia Coopoços surgiu com o propósito de proporcionar mais um benefício aos cooperados e seus dependentes, focando no bem-estar físico e na saúde. O espaço é amplamente elogiado por seu ambiente moderno e acolhedor, equipado com aparelhos de última geração e horários flexíveis que atendem a diversas necessidades.

A academia oferece uma ampla gama de atividades, incluindo musculação, ginástica localizada, jump, balé, spinning, kung fu, zumba, tai chi chuan, dança de rua e sapateado. Essas opções atendem a todos os membros da família, de crianças a idosos. Além das atividades regulares, a Coopoços desenvolve programas especiais voltados para a redução da glicemia, controle da pressão arterial e emagrecimento, reforçando seu compromisso com a saúde integral de seus participantes. 

Projeto Funcional Fit em Poços está em sua segunda Temporada com grande sucesso

 Poços de Caldas,MG - Em 2024, o Projeto Funcional Fit completou sua segunda temporada. O projeto é realizado através da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Secretaria Municipal de Esportes, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e tem como empresa patrocinadora o Hotel Monreale Resort. 

O projeto é comandado pela professora Rafaela Lourenço, que destaca que o corpo humano foi criado para viver em movimento. Suas “engrenagens” devem estar em sintonia e equilíbrio. 

As atividades funcionais fit proporcionam força, resistência, agilidade para a execução dos movimentos básicos, garantindo aos indivíduos qualidade de vida física e emocional.

As atividades devem ser realizadas no limite de cada um, mas sua frequência desenvolve o hábito saudável de se exercitar. 

Movimentos simples que estimulam as articulações contribuem para a independência em qualquer fase da vida, evitando quedas, torções, quebradeiras e inchaços que incomodam. “Por isso, vamos deixar o sofá de lado e pôr o corpo para movimentar para sermos seres humanos mais felizes”, destacou a professora Rafaela. “Atividades desenvolvidas em grupo promovem a interação entre as pessoas, motivação, reduz estresse e aprimora a comunicação”, seguiu Rafaela. 

O projeto comandado pela professora funciona em dois núcleos. As aulas acontecem no ginásio Issa Sarraf, no bairro Jardim Country Club, às segundas e quartas-feiras, às 7h. Já nas terças, quintas e sextas-feiras, também às 7h, as aulas acontecem no Centro Comunitário do bairro Maria Imaculada. As aulas são gratuitas e todos estão convidados a participar. 

Conversamos com algumas alunas que falaram sobre os benefícios das atividades do projeto. Regina Vilas Boas agradece à professora Rafaela Lourenço por proporcionar aulas maravilhosas e tanto aprendizado. 

Já Vera Lúcia Albino Figueiredo, as aulas representam saúde, vida e muita animação. “É ótimo estar aqui fazendo as atividades com a professora Rafaela”, destacou Vera, que começou as aulas há três meses e disse que sua vida teve uma melhora muito grande, desde então. 

Silvana Maria Martins Gonçalves é outra que comemora as aulas do projeto. “Os benefícios que tive com estas aulas foram muitos. A gente chega numa certa idade e começam os problemas. Vai doendo tudo e estas aulas para mim estão sendo ótimas. É bom para o corpo, para a alma. É gostoso a gente levar pela manhã e saber que tem alguma coisa boa para a gente participar”, conta Silva. “Gosto muito, estou aqui há dois anos. A gente faz zumba, ginástica e faço um convite para todos virem participar. Aqui a gente arruma uma família, fazemos grandes amigos e recomento muito”, destacou Silvana.

Festival Interno de Futebol Society reúne 80 alunos de 5 a 8 anos

 Poços de Caldas, MG - O Festival Interno de Futebol Society para alunos de 5 a 8 anos da Caldense chegou ao fim, com grande entusiasmo e espírito esportivo. Com um total de 80 participantes, o evento envolveu duas turmas, sendo 45 alunos da turma das 8h e 35 da turma das 9h.

As partidas, que tiveram início no dia 05 de setembro, foram repletas de emoção e competitividade saudável. Na turma das 8h, a equipe azul sagrou-se campeã, enquanto na turma das 9h, a vitória ficou com o time laranja. Todos os alunos receberam medalhas em reconhecimento ao esforço e participação ao longo do festival.

Um dos destaques do evento foi a utilização de goleiros fixos em todas as equipes, o que permitiu maior fluidez nas partidas e deu aos demais atletas a chance de focar no desenvolvimento de suas habilidades em campo. O festival proporcionou uma experiência enriquecedora, incentivando o esporte e a camaradagem entre os pequenos.

Atletas do Projeto Atletismo Poços de Caldas brilham na 3ª Caldense Running

 Poços de Caldas, MG - No último domingo, 8 de setembro, Poços de Caldas foi palco da 3ª Caldense Running, uma corrida que reuniu aproximadamente 1.800 corredores em diferentes modalidades, incluindo distâncias de 5km, 10km, 15km, caminhada e corrida kids. A competição teve sua largada e chegada em frente ao Clube da Associação Atlética Caldense.

O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” marcou presença na corrida com os atletas Júlio Cesar Nadalete Nogueira, Reinaldo de Lima Dias, Anderson Augusto de Oliveira e Rosemeire de Lima Dias.

Júlio Cesar Nadalete Nogueira e Anderson Augusto de Oliveira competiram na prova de 10km, que contou com a participação de 195 corredores. Júlio Cesar, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o título de campeão geral da prova, estabelecendo um novo recorde pessoal. Anderson Augusto, com uma formação em corridas de pista, destacou-se ao vencer na categoria 14 a 24 anos, demonstrando sua crescente adaptação às corridas de rua.

Reinaldo de Lima Dias e sua irmã Rosemeire de Lima Dias participaram da corrida de 5km, que teve 383 participantes no masculino e 53 no feminino. Reinaldo, competindo na categoria de 45 a 49 anos, obteve um impressionante 4º lugar geral, ficando a menos de um minuto do vencedor. Rosemeire também teve um desempenho notável, conquistando o 23º lugar na classificação geral e o 4º lugar em sua categoria de 40 a 44 anos. A sua preparação meticulosa e planejamento estratégico têm contribuído para seus resultados consistentes.

O Projeto Atletismo Poços de Caldas é promovido pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o apoio da Unimed Poços por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09. Sob a liderança do professor Sídnei Carlos De Parolis, o projeto é reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Projeto do Amanhã - Atleta do Futuro participa da 3ª Caldense Running 2024 Poços de Caldas

Poços de Caldas – MG - A equipe Projeto do Amanhã – Atleta do Futuro, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte , empresa incentivadora Unimed, participou da 3ª Caldense Running 2024 Poços de Caldas, realizada no dia 8 de setembro. A coordenação administrativa a cargo de Miranel de Oliveira Domingos, com a spervição técnica de Joana Darc Jeremias e o auxíliares de Luiz Roberto e Waldir Pelozi. A equipe expressa sua gratidão ao apoio dos patrocinadores, com especial agradecimento à Bioanálise  Laboratórios, que contribui para o sucesso dos atletas.

A participação da equipe foi marcada por excelentes resultados, com destaque para as seguintes colocações:


RESULTADOS GERAIS:

3º Maior Equipe

5 Quilometros Masculino:

Luan Antonio Goncalves – 3º Colocado Geral

10 Quilometros Feminino:

Mislene Aparecida Paiva – 2ª Colocada Geral

10 Quilometros Masculino:

Gabriel Candido Roberto – 2º Colocado Geral


Categorias Especificas

5 Quilometros Feminino:

Carla Maria Sances Dos Reis – 8ª Colocada (14 a 24 anos)

Emily Da Silva Ribeiro – 17ª Colocada (14 a 24 anos)

Lais Domingos – 19ª Colocada (14 a 24 anos)

Ariane Apolinario Barbosa – 41ª Colocada (14 a 24 anos)

Ana Clara Ferreira Da Silva – 42ª Colocada (14 a 24 anos)

Shaiene Aparecida Maciel – 21ª Colocada (30 a 34 anos)

Elizangela Apolinario –  2ª Colocada (40 a 44 Anos)

Danieli Carmo Da Silva – 3ª Colocada (45 a 49 anos)

Joziane De Souza Veronesi – 4ª Colocada (45 a 49 anos)

5 Quilometros Masculino:

Victor Veronesi De Lima – 6º Colocado (14 a 24 anos)

Rafael Camargo De Brito – 9º Colocado (14 a 24 anos)

Miguel Santos Porto – 23º Colocado (14 a 24 anos)

Joao Pedro Luis Ribeiro – 24º Colocado (14 a 24 anos)

Valdir Da Silva – 1º Colocado (50 a 54 anos)

Marco Antonio Da Silva – 3º Colocado (55 a 59 anos)

Celio Custodio De Lima – 1º Colocado (60 a 69 anos)

Dirceu Da Silva Flausino – 3º Colocado (60 a 69 anos)

10 Quilometros Feminino:

Izabel Pereira Maciel – 1ª Colocada (55 a 59 anos)

10 Quilometros Masculino:

Eduardo Hosakai Martins – 5º Colocado (18 a 24 anos)

Danilo Henrique Ideste Bento – 2º Colocado (30 a 34 anos)

Jonas Wilian Porto – 4º Colocado (35 a 39 anos)

Alexander Assis Moraes – 10º Colocado (45 a 49 anos)

Luis Antonio Dos Santos – 6º Colocado (50 a 54 anos)

15 Quilometros Feminino:

Soraya Lilian Dos Santos – 2ª Colocada (50 a 54 anos)

15 Quilometros Masculino:

Diego Henrique Ferreira Machado – 9º Colocado (25 a 29 anos)

Wander Otavio Maciel – 3º Colocado (30 a 34 anos)

Djarme Rodrigues Carolino – 1º Colocado (50 a 54 anos)

Marcio Antonio Martins – 9º Colocado (50 a 54 anos)


Poços-caldenses vencem todas as principais categorias da 3ª Caldense Running

 Foi realizada na manhã de domingo (08/09) a 3ª Caldense Running. A corrida de rua comemorou o aniversário de 99 anos da Veterana e contou com a participação de 1.812 atletas. Os poços-caldenses dominaram a prova e venceram todas as seis principais categorias (5k, 10k e 15k, no masculino e feminino), sendo que quatro dessas categorias foram vencidas por atletas do Clube de Corrida da Caldense.


Este ano a largada foi meia hora mais cedo, às 7h30, para pegar um clima mais ameno, devido ao sol ardido e o ar seco por conta do longo período sem chuvas. O percurso foi o mesmo do ano passado, largada na Rua Pernambuco, indo até o CT Ninho dos Periquitos e voltando, sendo que os 5km retornaram em frente ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), no trevo de acesso ao Parque Primavera, e os 10km fizeram o retorno no Ceasa, antes da chegada nos Campos Elíseos. Também houve caminhada e corridinha kids.


O evento foi transmitido ao vivo pela primeira vez, em parceria da TV Caldense com a TV Poços, com narração de Renan Muniz e reportagens de Rafael Santos. Uma grande estrutura foi montada com três câmeras, drone e celulares acompanhando os primeiros colocados. Milhares de pessoas acompanharam a corrida pela televisão e cerca de 21 mil pessoas assistiram pelas redes sociais.


A prova promoveu uma grande movimentação turística na cidade, pois 524 atletas de 79 cidades estiveram em Poços para competir, trazendo suas famílias. Participaram da prova 1.288 corredores de Poços. Todos os participantes receberam um kit com sacochila, boné, squeeze, medalha e outros brindes.


No momento da largada, pôde-se ver um mar verde de corredores, preenchendo a Rua Pernambuco, no entorno da sede social do clube. A corrida foi de muita alegria, promovendo a saúde, o bem-estar e a interação social. Também foi de desafios. Para muitos atletas amadores que iniciaram a prática esportiva a pouco tempo, cruzar a linha de chegada foi motivo de superação.


Houve música ao vivo com a banda Capitão Vinil, tenda de fisioterapia para recovery dos atletas, mesa de frutas, água, café, biscoitos, estandes de assessorias esportivas, estandes de produtos de empresas parceiras, plataforma de fotos, brinquedos infláveis e diversos outros atrativos.


O evento homenageou Chico Corredor, saudoso instrutor de atletismo. A diretoria da Caldense marcou presença com Rovilson Ribeiro (presidente), Luís Fernando (1º vice) e Luiz Carlos Pioli (2º vice) para fazer a entrega das premiações. Foram entregues mais de 300 troféus no total, para os campeões gerais e por categoria. O evento foi organizado pelo conselheiro do clube, Eduardo Ferreira, em parceria com a SuperAção Eventos e com ampla colaboração da diretoria, funcionários e conselheiros do clube.


O número de inscritos foi recorde, superando os 700 da primeira edição e os 1.053 da segunda. “Não esperávamos um público tão grande, havíamos nos planejado para 1.200 atletas, mas faltando dois meses para a prova já atingimos esse número. Conseguimos com os nossos fornecedores aumentar para 1.500. Em um mês esgotou. No final, fomos para 1.800 e ainda tivemos mais de 300 pessoas que deixaram para a última hora nos procurando para fazer inscrição e realmente não conseguimos incluir, pois prezamos por oferecer o kit para todos com qualidade e queremos sempre manter isso, mas ano que vem vamos nos programar para um número ainda maior”, disse Eduardo Ferreira, organizador do evento.


“A corrida veio para ficar, já é o terceiro ano. É uma festa maravilhosa, para a Caldense e para Poços de Caldas, pois a Caldense representa Poços de Caldas, não só no futebol profissional, como também nos esportes especializados. Estou muito feliz pela organização, quero parabenizar o Eduardo pela dedicação, os nossos colaboradores e todos os atletas que participaram, nessa linda festa, que é uma festa da alegria e da saúde”, comentou o presidente Rovilson Ribeiro.


Confira os campeões gerais de cada percurso e as maiores equipes:


Masculino Geral 5k

1º Henrique Ferreira de Assis – 16’10” (Poços / Vogo)

2º Robson Alvarenga – 16’21” (Caldense)

3º Luan Antônio Gonçalves – 16’40” (Projeto do Amanhã / Atletas do Futuro)

4º Reinaldo de Lima Dias – 16’53” (Atletismo Poços de Caldas)

5º Maicon Lago – 17’12” (Corug Mogi Guaçu)


Feminino 5k

1º Alana Roberta Freire Pacelle Figueiredo – 20’29” (Caldense)

2º Karina Vieira de Souza – 21’45” (Caldense)

3º Sarah Dias Ribeiro Costa – 22’04” (Alive Pro Fitness)

4º Bruna Cristiane Ferreira – 22’06” (Runners Machado)

5º Maressa Basso – 22’49” (Caldense)


Masculino Geral 10k

1º Júlio César Nadalete Nogueira – 37’09” (Atletismo Poços de Caldas)

2º Gabriel Cândido Roberto – 40’18” (Projeto do Amanhã / Atletas do Futuro)

3º Wallace Ferreira – 40’19” (Prata Runners)

4º Tiago Pereira de Mello Vasconcellos – 41’09” (Ativa Academia)

5º Eduardo Freitas de Morais Sousa – 41’29” (Cadinhos / Cabo Verde)


Feminino Geral 10k

1º Tatiele Roberta de Carvalho – 46’46” (Caldense)

2º Mislene Aparecida Paiva – 49’54” (Projeto do Amanhã / Atletas do Futuro)

3º Thalita Biasi Tandelo – 51’53” (Caldense)

4º Julia Lima – 52’18” (Caldense)

5º Simone de Oliveira Teodoro – 52’20” (Jps Runners)


Masculino Geral 15k

1º Rafael Leôncio da Silva – 50’44” (Caldense)

2º Jonathan Anunciação Barbosa da Silva – 54’00” (Dodo Runner)

3º Rafael Lopes – 55’48” (Rio Pardo Running)

4º Fernando Sandy dos Santos – 57’15” (PEQVOA)

5º Marcos Gabriel Pinto de Oliveira – 58’31” (PEQVOA)


Feminino Geral 15k

1º Raquel Amélia Garcia – 01:01’29” (Caldense)

2º Tânia Regina de Santis Bissoli – 01:10’00” (Titcha)

3º Isabelle Silva Honorato – 01:10’23” (Isabelle Silva)

4º Vitória Pratola Torres – 01:11’16” (KC Assessoria)

5º Isadora Beatriz Frizo Canton – 01:11’57” (Jones Cândido)


Maiores Equipes

1º Iron Runners (48 atletas)

2º PEQVOA (43 atletas)

3º Projeto do Amanhã – Atletas do futuro (34 atletas)

4º Grupo Movimentação (33 atletas)

5º Time São João/RPF (31 atletas)

Obs: A Caldense, equipe com maior número de atletas (294), não entrou na disputa por ser a organizadora do evento e para prestigiar as demais participantes.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Cerimônia marca assinatura de termos para projetos culturais e esportivos

 Poços de Caldas, MG - Foi realizada nesta terça-feira (10) a assinatura dos termos dos projetos culturais e esportivos patrocinados aprovados em edital. A cerimônia acontece no Espaço Cultural da Urca. 

Pelo Edital nº 8/2024 – Patrocínio para Projetos Culturais para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura, foram aprovados 100 projetos, de acordo com os recursos orçamentários previstos para o edital, da ordem de R$ 1 milhão. 

A iniciativa busca a garantia do acesso à cultura por meio da criação artística, nas suas diversas linguagens, fornecendo oportunidade a artistas locais e descentralizando as atividades culturais. O edital visa facilitar o acesso do público às propostas artístico-culturais, recomendando fortemente a execução de ações descentralizadas, realizadas presencialmente em todas as regiões da cidade, atuando de maneira fundamental na democratização do acesso e na formação de público nos diferentes territórios culturais locais. 

Já pelo Edital de Chamada Pública nº 005/2024  da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foram aprovados 134 projetos, divididos nas seguintes categorias: produção e realização de eventos e transmissões, campeonatos esportivos, provas ou jogos; atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades relacionadas à prática esportiva, atividade física, lazer ou com o esporte em geral; produção de pesquisa e levantamento de dados relacionados a ações esportivas; atendimento a projetos esportivos/educacionais; e incentivo/valorização de atletas de competição. 

Os investimentos do Programa de Patrocínio Esportivos somam R$ 1.144.000,00. Há projetos voltados aos públicos de várias faixas etárias em diversas modalidades esportivas.   

Estiveram no evento autoridades como o Secretário de Cultura, Gustavo Dutra, o Secretário Interino de Esportes, Fábio Paulista, a Secretária de Educação, Déborah Brianezzi, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Júlio César de Freitas, Andréa Martins, da Secretaria de Esportes e representantes dos projetos da cultura e do esportes. 


Cultura

O Secretário de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, destacou  o compromisso da prefeitura em fortalecer a cultura e o esporte na cidade. Durante o evento, Dutra anunciou a assinatura de um termo de cooperação para apoiar 100 projetos culturais, cada um com um valor de R$ 10 mil, totalizando R$ 1 milhão em investimentos. Este é mais um passo em um ciclo virtuoso de três anos, que já viu investimentos significativos na área cultural, somando R$ 3,5 milhões através de editais de patrocínio e abrangendo mais de 300 projetos em toda a cidade.

O secretário enfatizou a importância de descentralizar as atividades culturais, levando eventos e produções artísticas para regiões diversas e garantindo que a cultura chegue a um público mais amplo. “Nosso objetivo é oportunizar que todas as pessoas da cidade tenham acesso às produções culturais de alta qualidade dos nossos artistas, promovendo desenvolvimento humano e social”, afirmou Dutra.

Além dos novos investimentos, a Secretaria de Cultura está com três editais abertos. O Edital Científica Cultura, que tradicionalmente ocorre em setembro, está aberto até o dia 30 do mês. Também estão disponíveis dois editais na modalidade de credenciamento: um voltado para a programação musical dos espaços Coreto e Leãozinho, com prazo até o dia 16 de setembro, e outro para os PMJs (Programas de Música Jovem), que segue até o dia 17. Este último edital destina um total de R$ 210 mil para a seleção de 21 propostas.

Dutra ressaltou que essas iniciativas não apenas incentivam a produção cultural local, mas também são essenciais para a formação de público e o desenvolvimento contínuo da cultura em Poços de Caldas.


Já o Secretário Interino de Esportes de Poços de Caldas, Fábio Paulista, destacou a importância dos novos projetos que serão implementados no município a partir deste mês.  Paulista revelou que foram protocolados 150 projetos, dos quais 135 foram aprovados, com um investimento total de R$ 1.144.000. Esses projetos, que visam impactar diretamente a vida dos alunos e da comunidade, começam agora em setembro e se estenderão até janeiro de 2025.

“É importantíssimo que esses projetos façam a diferença na vida dos alunos e também agreguem valor às famílias. Eles são fundamentais para o desenvolvimento do esporte e para proporcionar oportunidades aos nossos jovens”, afirmou Paulista.

O secretário ressaltou que o início do projeto “Direto Patrocínio” marca um momento crucial para o setor esportivo da cidade. O edital da Lei de Incentivo, que também foi aberto em setembro, permitirá a inclusão de mais projetos significativos em Poços de Caldas. “Estamos empenhados em oferecer a melhor estrutura possível para fomentar esses projetos, garantindo que professores e atletas de alto rendimento tenham as oportunidades que merecem”, destacou.

Com o objetivo de abranger diversos bairros e atender a toda a população, a Secretaria de Esportes está comprometida em promover um trabalho abrangente e de qualidade. Os novos projetos visam não apenas atender a demanda local, mas também elevar o nível das competições e das atividades esportivas no município.

“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para garantir que Poços de Caldas receba o investimento e o suporte necessários para um desenvolvimento esportivo efetivo e de longo prazo”, concluiu o secretário.

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou o significativo aumento nos investimentos em esporte e cultura ao longo de seu mandato. Desde o início de sua administração, Azevedo enfatizou o compromisso de valorizar essas áreas, com um incremento de mais de 500% nos recursos destinados a ambos os setores.

“O nosso objetivo sempre foi e continuará sendo o de valorizar tanto o esporte quanto a cultura. Aumentamos substancialmente o investimento, e no caso do esporte, o valor ultrapassou o aumento geral”, afirmou o prefeito. Ele destacou que, anualmente, a administração tem se empenhado em ampliar o alcance dos projetos, assegurando que iniciativas culturais e esportivas cheguem a todos os segmentos da população, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos.

Azevedo expressou gratidão a todos os professores e responsáveis pelos projetos que contribuem para levar essas atividades à comunidade. “Agradeço a cada pessoa que apresentou um projeto e ajudou a levar essas iniciativas para a população. Esse apoio é crucial para o nosso trabalho de governo e para a elevação gradual dos investimentos, beneficiando cada vez mais cidadãos.”

O prefeito também abordou as críticas que recebeu no início de sua gestão, quando alguns questionavam o futuro da cultura na cidade. “Lembro-me de que, quando comecei, disseram que eu acabaria com a cultura. Mas, ao contrário, conseguimos multiplicar o investimento em mais de 500%. Isso demonstra nosso compromisso e o sucesso das políticas implementadas.” 



Wagner de Carvalho, conhecido por seu trabalho na promoção da capoeira, ressaltou a importância do esporte na vida dos jovens e das comunidades locais. Segundo Carvalho, a capoeira oferece uma oportunidade valiosa para os atletas e instituições envolvidas, contribuindo significativamente para o crescimento e desenvolvimento do esporte na cidade.

Atualmente, Carvalho lidera um projeto de capoeira que atende 150 crianças e jovens na Zona Leste de Poços de Caldas. O projeto visa não apenas o ensino da modalidade, mas também o fortalecimento de valores como disciplina e respeito entre os participantes. “O projeto é essencial para a nossa comunidade. Ele oferece uma alternativa saudável e construtiva para as crianças e jovens da Zona Leste, e estamos comprometidos em dar continuidade a esse trabalho em 2025 e além”, afirmou Carvalho.

Neste mês, Carvalho está organizando um evento especial que marca um marco significativo para o projeto: a formatura dos alunos. “Estamos preparando o 31º Encontro de Formatura, que é um momento muito importante para nós. Este evento reunirá cerca de 300 alunos, celebrando suas conquistas e a evolução que tiveram ao longo do programa”, explicou o organizador.

Ivonete Door que também atua na redação e elaboração de projetos, percebeu a necessidade de melhorar a visibilidade e a comunicação sobre os projetos esportivos na cidade. “Eu escrevo para diversos projetos e percebi a dificuldade que muitos enfrentam devido à falta de material de qualidade, como fotos e vídeos adequados. Muitas vezes, esses recursos não estão disponíveis, o que dificulta a promoção e a compreensão do impacto desses projetos”, explicou Door.

O projeto “Esporte em Conexão” surge como uma solução para essa lacuna. A iniciativa tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível todos os projetos esportivos contemplados em Poços de Caldas, abrangendo atividades como vôlei, natação, futebol, handebol, entre outros. “Com o ‘Esporte em Conexão’, pretendemos mostrar à população que, em todos os cantos da cidade, há opções de esporte gratuitas disponíveis para todos. O projeto reunirá informações e materiais de qualidade sobre cada uma dessas atividades”, afirmou Door.

Através deste projeto, Door espera facilitar o acesso da população às informações sobre os diversos programas esportivos e aumentar a participação comunitária. O objetivo é garantir que mais pessoas conheçam e aproveitem as oportunidades esportivas oferecidas em Poços de Caldas, promovendo a inclusão e o engajamento na prática de atividades físicas.

 

Futebol Master da Caldense vence Portuguesa Santista por 4 a 0 em jogo festivo dos 99 anos

 Poços de Caldas, MG - No último sábado, 07 de setembro, a Associação Atlética Caldense comemorou seus 99 anos com um jogo festivo de futebol master. O evento ocorreu no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, e contou com a presença de torcedores e personalidades da história do clube. A Caldense enfrentou a Portuguesa Santista e conquistou uma vitória expressiva por 4 a 0.

A partida começou com grande domínio da Veterana. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Galdino abriu o placar e, aos 31 minutos, ampliou com mais um gol, deixando o time em vantagem confortável antes do intervalo. No segundo tempo, a Caldense manteve a pressão e, aos 30 minutos, Tchele marcou o terceiro gol em cobrança de pênalti. Dois minutos depois, Tuta fechou o placar com mais um gol, consolidando a vitória.

Após o apito final, o presidente da Caldense, Rovilson, recebeu uma homenagem especial da Portuguesa Santista, que entregou a ele uma placa comemorativa. Em gesto de retribuição, o presidente da Veterana presenteou a equipe visitante com uma camiseta oficial da Associação Atlética Caldense, reforçando o clima de confraternização entre os clubes.

Eleição para a Diretoria Executiva da Caldense biênio 2025-2026 terá chapa única

Poços de Caldas, MG - Foi encerrado no final da tarde desta terça-feira (10) o prazo de inscrição de chapas para concorrer à eleição da Diretoria Executiva da Caldense referente ao biênio 2025-2026. O período de inscrição de chapas ficou aberto de 01 a 10 de setembro, conforme edital publicado na imprensa local. Apenas uma chapa se inscreveu, a Chapa 13 de Maio, da situação, apresentada por Antônio Bento Gonçalves e Marcelo Prezia Moura, liderada por Rovilson Ribeiro, candidato à reeleição, com exatamente os mesmos integrantes da atual administração do clube. A data da eleição será definida e divulgada nos próximos dias.


CHAPA 13 DE MAIO


Diretoria Executiva

Presidente efetivo: Rovilson Jesus Ribeiro

1º vice-presidente: Luís Fernando Soares

2º vice-presidente: Luiz Carlos Pioli


Conselho Fiscal (titulares)

Alexandre Sampaio

Sebastião Carlos Rabelo

José Cássio Brasileiro do Carmo


Conselho Fiscal (suplentes)

Flávio Togni Lima e Silva

Antônio Luiz Mosca

Ivan Leite Ferreira

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Caldense é vice-campeã mineira de handebol

Poços de Caldas, MG -  Na tarde deste domingo (08), no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, em Poços de Caldas, o time de handebol adulto masculino da Associação Atlética Caldense foi vice-campeão do Campeonato Mineiro de Clubes, Série Ouro. A Veterana enfrentou a equipe Hand7, da cidade de Ipatinga (MG) e foi superada pelo placar de 29 x 25.

O técnico Gabriel Basso analisou que o jogo foi pegado e o que o time perdeu no detalhe. Disse ainda que o resultado não foi o que o grupo esperava e que, já na próxima semana, os treinos continuam. “Vamos manter o foco nas preparações, pois estamos disputando a LHESP e já estamos na semifinal da Série Prata. Agora é erguer a cabeça, hoje não deu, mas lutamos até o fim. Se Deus quiser, ano que vem, a gente volta mais forte ainda”, comento.

José Mauro Brunório Júnior foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor armador central da competição e disse que isso é fruto do trabalho de equipe, que sem equipe não conseguiria chegar a esse título. “Hoje tenho um sentimento dividido, porque faltou, acho, que o título para consagrar com chave de ouro. Nossa equipe se portou muito bem, superou umas adversidades do primeiro tempo. Tentamos buscar o placar, mas a equipe de Ipatinga é muito qualificada e soube controlar o jogo. A gente não joga sozinho, a gente joga com os sete. Fico feliz, mas eu queria o título também”, falou.

Para Conrado Oliveira, eleito pela Federação Mineira da Handebol, melhor ponta esquerda do torneio, o sentimento é de felicidade. “A gente pela quarta vez consecutiva em mais uma vez no pódio, independente do resultado, é um motivo de felicidade. Lógico que a gente queria outro resultado, mas do mesmo jeito é uma felicidade que fica e todos estão de parabéns”, falou Oliveira.

O atleta alviverde João Ricardo Gabrioli agradeceu mais uma vez a Caldense pelo apoio dedicado ao time e comentou que os treinos ainda serão intensificados este ano, pois o time tem a frente confrontos na LHESP. “Mais uma vez em mais uma final, claro, pensamento sempre é de vitória, mas hoje infelizmente nosso time jogou muito abaixo, no primeiro tempo, e no segundo tempo jogamos muito bem. A gente sabe que o nosso potencial é muito bom, não é à toa que chegamos a mais uma final. Pedimos desculpa à torcida, que veio nos prestigiar, pois não era o que a gente queria realmente. Esporte é assim, um dia a gente perde, outro dia a gente ganha. Vamos tentar fazer o máximo, para que a próxima seja a vitória novamente”, finaliza Gabrioli.

Poços de Caldas derrota Atlético de Três Corações e se reabilita no Mineiro

Três Corações, MG – O Poços de Caldas superou o Atlético de Três Corações com uma vitória de 2 a 0 no Estádio Municipal Rei Pelé, em Três Corações na manhã de domingo. O jogo marcou a segunda rodada da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e foi fundamental para a recuperação do Vulcão na competição.

Os dois gols da partida foram anotados pelo centroavante Guilherme, que teve uma performance de destaque. O primeiro gol veio aos 21 minutos do primeiro tempo. Após uma cobrança de escanteio pela esquerda, Guilherme subiu bem e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Poços de Caldas: 1 a 0.

Aos 35 minutos, em outro escanteio da esquerda, Guilherme aproveitou uma falha da defesa do Atlético e completou de perna esquerda, ampliando a vantagem para 2 a 0. Com essa vitória, o Poços de Caldas dá um importante passo na competição, buscando consolidar sua recuperação na Segunda Divisão.


Próximos Jogos

O próximo desafio do Poços de Caldas será na sexta-feira (13), às 19h (de Brasília), contra o Inter de Minas. A partida será realizada no Centro Esportivo da Universidade de Itaúna, em Itaúna.

Por outro lado, o Atlético de Três Corações terá como adversário o Villa Real na terceira rodada da Segunda Divisão do Mineiro. O confronto ocorrerá no domingo (15), às 15h (de Brasília), em Machado, também no Sul de Minas.

Confira os resultados do vôlei e basquete Caldense deste final de semana

 As equipes de vôlei e basquete da Caldense enfrentaram desafios em partidas fora de casa neste fim de semana. O time de vôlei sub-19 feminino viajou até Araraquara para enfrentar a equipe local, mas acabou sendo derrotado por 3 sets a 0. Já o time de basquete também teve uma difícil missão, enfrentando Hortolândia, e foi superado pelo placar de 61 a 44.

Pedagoga Marina realiza atividades inspiradas nas Olimpíadas

 Poços de Caldas, MG - Nas últimas semanas a Pedagoga Marina Pereira, realizou no CEI Santa Terezinha, atividades inspiradas nas Olimpíadas e no Projeto Corpinho Feliz, que era realizado em 2023. A turma do Jardim II Violeta participou do Projeto Corpinho Feliz no ano passado, e sentia muita falta das atividades. Pensando em proporcionar novamente essa experiência de atividades fisicas e esportes às crianças, e ter os benefícios dessas práticas, a Pedagoga Marina Pereira proporcionou Jogos Olímpicos desportivos, e também jogos da Paraolimpíadas para que as crianças pudessem vivenciar também a inclusão e compreender a importância do esporte na sociedade.

As atividades foram um sucesso, e as crianças amaram.

Marina Pereira é professora há 26 anos, atuando sempre com as crianças de 3 a 6 anos nos CEIs. Ela sempre foi uma pedagoga diferente que confecciona os próprios materiais e busca proporcionar às crianças o máximo de vivências possíveis, de acordo sempre com o plano da BNCC; incluindo as atividades de habilidades motoras. Ela tem também 2 formações pelo curso JoyMoving - Brincadeiras e atividades fisicas para crianças. Inspirada pelo Projeto Corpinho Feliz, realizado pela Professora Carina Mesquita, através do @arte.pocos , ela deu continuidade nas aulas de educação física, um sucesso entre as crianças!

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Assinatura dos projetos de patrocínio das áreas de esporte e cultura será realizada nesta terça-feira

 Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (10/9), às 16h, será realizada a assinatura dos termos dos projetos culturais e esportivos patrocinados aprovados em edital. A cerimônia acontece no Espaço Cultural da Urca. 

Pelo Edital nº 8/2024 – Patrocínio para Projetos Culturais para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura, foram aprovados 100 projetos, de acordo com os recursos orçamentários previstos para o edital, da ordem de R$ 1 milhão. 

A iniciativa busca a garantia do acesso à cultura por meio da criação artística, nas suas diversas linguagens, fornecendo oportunidade a artistas locais e descentralizando as atividades culturais. O edital visa facilitar o acesso do público às propostas artístico-culturais, recomendando fortemente a execução de ações descentralizadas, realizadas presencialmente em todas as regiões da cidade, atuando de maneira fundamental na democratização do acesso e na formação de público nos diferentes territórios culturais locais. 

Já pelo Edital de Chamada Pública nº 005/2024  da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foram aprovados 134 projetos, divididos nas seguintes categorias: produção e realização de eventos e transmissões, campeonatos esportivos, provas ou jogos; atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades relacionadas à prática esportiva, atividade física, lazer ou com o esporte em geral; produção de pesquisa e levantamento de dados relacionados a ações esportivas; atendimento a projetos esportivos/educacionais; e incentivo/valorização de atletas de competição. 

Os investimentos do Programa de Patrocínio Esportivos somam R$ 1.144.000,00. Há projetos voltados aos públicos de várias faixas etárias em diversas modalidades esportivas.  


Serviço 

Assinatura dos Termos dos projetos culturais e esportivos 

Data: terça-feira (10/9) 

Horário: 16h 

Local: Espaço Cultural 

da Urca.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Caldense brilha no Circuito Sul Mineiro e se classifica para as finais nas categorias Sub-13 e Sub-15

Poços de Caldas, MG - A equipe de basquete da Caldense segue conquistando ótimos resultados no Circuito Sul Mineiro. Em uma atuação de destaque na última quarta (04/09), a equipe disputou duas partidas em Arceburgo e garantiu a vitória em ambas as categorias.

No Sub-13, a Caldense venceu a partida com um placar expressivo de 29 a 10, mostrando domínio e consistência durante todo o jogo. Já no Sub-15, em uma partida mais acirrada, a equipe conseguiu segurar a pressão adversária e saiu vitoriosa por 23 a 19.

Com esses resultados, tanto a equipe Sub-13 quanto a Sub-15 finalizaram a fase de classificação na primeira colocação, consolidando-se como fortes candidatas ao título.

As finais já têm datas e locais definidos. A categoria Sub-13 disputará a decisão no dia 14 de setembro, na cidade de Passos. Já a equipe Sub-15 entrará em quadra em Arceburgo, no dia 28 de agosto, em busca do troféu.


Inscrição de projetos esportivos e paradesportivos começa nesta sexta

 O prazo para inscrição de projetos esportivos e paradesportivos tem início nesta sexta-feira (6). A Lei Municipal de Incentivo ao Esporte visa atender a população poços-caldense com qualidade, profissionalismo, responsabilidade e compromisso, fomentando e auxiliando na promoção e execução de atividades esportivas, paradesportivas, físicas e de lazer em Poços de Caldas, de forma abrangente. A seleção dos projetos é de responsabilidade da Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte.

Quem pode participar

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, ainda que na condição de empreendedores.

Os projetos

Os projetos poderão ter valor de até R$ 33 mil e devem pertencer às seguintes áreas esportivas:

– produção e realização de campeonatos esportivos, provas ou jogos

– atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades relacionadas à prática esportiva, atividade física, lazer ou com o esporte em geral

– produção, workshops, oficinas, cursos, exposições e similares relacionadas com a prática esportiva ou com o esporte em geral

– preservação do patrimônio desportivo municipal

– construção, conservação e manutenção de quadras, ginásios, praças e centros de esportes;

– levantamentos, estudos e pesquisas na área desportiva

– realização de cursos e oficinas destinados à formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal na área desportiva, em estabelecimentos de ensino ou de entidades sem fins lucrativos

Inscrição

O prazo de inscrição vai até o dia 10 de outubro e deve ser feita na Secretaria Municipal de Esportes (rua São José, 345, Country Club, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Acesse o edital completo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2081.

Robson Silva assume o comando do Poços de Caldas FC e estreia domingo

 Poços de Caldas, MG - O Poços de Caldas FC já tem um novo comandante à frente da equipe. Robson Santos, natural de São Paulo, foi oficialmente contratado para substituir Alex Silva, que deixou o clube após a derrota na estreia do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão para o Tupynambás.

O novo treinador não terá muito tempo de trabalho e já estreia no comando do time neste domingo contra o Atlético TC emTrês Corações. 

Robsom Santos, experiente treinador com passagens por diversos clubes do Brasil, chega ao Vulcão com um currículo respeitável. Ele é bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e já atuou no sub-23 do Vasco da Gama. Seu último trabalho foi no América de Morrinhos, clube do interior de Goiás.

O presidente do Poços de Caldas FC, Alessandro Gaiga, assinou o contrato com o novo técnico e destacou a experiência e preparo de Robson para conduzir a equipe nesta temporada. “Estamos confiantes de que a chegada de Robsom trará uma nova dinâmica para o time”, afirmou o presidente.

O presidente destacou que uma coletiva de imprensa será marcada em breve para que o treinador apresente suas primeiras palavras como técnico do Vulcão. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Amanda Duarte, técnica e jogadora, se despede da Caldense em final de semana repleto de jogos de vôlei

 No último final de semana, o voleibol tomou conta da Associação Atlética Caldense, transformando cada canto do clube em um verdadeiro reduto de emoção e união. Com torcidas calorosas vibrando a cada ponto, o evento foi especial, recheado de momentos de superação e celebração. No entanto, em meio a tanta alegria, uma despedida trouxe lágrimas aos olhos de muitos: Amanda Duarte, ex-técnica do time feminino, estava se despedindo de suas alunas, que jogavam suas partidas com o coração cheio de orgulho.

Amanda, que dedicou anos de sua vida e paixão ao desenvolvimento dessas jovens atletas, observava atentamente cada movimento em quadra, reconhecendo em cada sorriso e vibração o resultado de todo o trabalho e amor que cultivaram juntas. Ao final do último jogo no domingo (1º), um momento emocionante marcou o dia: suas alunas correram para abraçá-la, em um gesto de profunda gratidão e carinho. Entre lágrimas e sorrisos, as jogadoras desejavam-lhe boa sorte em sua nova jornada como jogadora de voleibol na Grécia, na equipe: Asp Korinthos.

“Estávamos escrevendo uma história muito bonita juntas. Eu vou continuar torcendo muito por elas, pela evolução de cada uma. Nestes últimos dias aqui na Caldense, fiz questão de torcer, de acompanhar todos os jogos. Estou muito feliz com a evolução que alcançamos ao longo do ano, mas ao mesmo tempo, meu coração está apertado. Estou animada com essa oportunidade única, mas cada escolha é uma renúncia. Deixar essas meninas é doloroso, e já estou sentindo saudade de estar ao lado delas”, compartilhou Amanda, visivelmente emocionada.

Desde o início, Amanda contou com o apoio incondicional da direção do clube, dos pais das atletas, das próprias jogadoras e de sua família. “Recebi só incentivo, só coisas boas. É isso que vou levar daqui: a gratidão por todos que me apoiaram, torceram por mim e, claro, pelas meninas, que vão ficar guardadas no meu coração para sempre”, disse Amanda.

Os treinos árduos, os desafios superados, os risos compartilhados e as vitórias conquistadas ao longo de sua trajetória no clube construíram uma linda história. Emocionada, Amanda agradeceu por cada momento vivido, por cada ensinamento trocado e, principalmente, pelo vínculo criado com suas atletas. “Levo comigo cada uma de vocês”, afirmou com a voz embargada. “Levo nossas histórias, nossas vitórias e até as lágrimas que derramamos juntas. Vocês sempre terão um lugar especial no meu coração, onde quer que eu esteja. Obrigada por tudo.”

O pai de Amanda, Paulo Duarte, compartilhou o misto de emoções ao ver a filha partir. “É o sonho dela, a realização dela, e estamos aqui para apoiá-la. Sempre estivemos presentes em sua vida, e essa oportunidade vai enriquecer ainda mais o currículo dela. Estamos torcendo por ela com todo o nosso coração,” afirmou Paulo, que sempre foi ativo no clube desde 1976, quando o local ainda era conhecido como Cristiano Osório. “A Caldense faz parte da nossa família, e a emoção de ver Amanda partir para essa nova etapa é indescritível,” completou o pai, emocionado.

Colégio Pelicano promove amistoso com a Escolinha de Futsal “Meninos da Vila”

 O Colégio Pelicano realizou dia 29/08 um amistoso com a Escolinha de Futsal “Meninos da Vila”, com o objetivo de propiciar a integração dos atletas e desenvolver o hábito de competir com ética e respeito.

O esporte dentro do Colégio é referência e busca cada vez mais trazer para seus alunos oportunidades para que se desenvolvam, amadureçam e se encontrem preparados para os desafios da vida e do esporte.

Caldense brilha na 6ª Copa Educa Judô e conquista nove medalhas

 A equipe de judô da Associação Atlética Caldense brilhou na 6ª Edição da Copa Educa Judô, realizada no dia 31 de agosto de 2024, no Ginásio de Esportes Paulo Ricardo Arena, em Cajuru, SP. O evento, apoiado pela Federação Paulista de Judô e pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, reuniu 709 atletas de 26 agremiações, contando com a participação gratuita dos competidores, viabilizada por meio de destinação de parte do ICMS pelas empresas.

A equipe da Caldense, composta por 10 atletas sob a liderança dos técnicos Sensei Júnior e Sensei Kaio Henrique, conquistou um total de 9 medalhas, distribuídas nas seguintes categorias:

Davi Infante

Sub 18: Campeão

Sub 21: Campeão

Erik Batista

Sub 15: Campeão

Gabriel Henrique

Sub 18: Vice-Campeão

Emanuel Damazo

Sub 15: Vice-Campeão

Erica Suzuki

Sub 21: Vice-Campeã

Sub 18: 5º lugar

Ulisses Gregório

Sub 18: 3º lugar

Sub 21: 3º Lugar

Davi Brito

Sênior: 3º lugar

Sub 18: 5º lugar

Os atletas Dimitri Tercetti e Luca Del Rovari também representaram a Caldense, vencendo seus primeiros confrontos por ippon, mas foram eliminados nas fases seguintes.

O Sensei Júnior destacou o alto nível técnico do evento e o grande número de participantes, o que proporcionou aos judocas a oportunidade de realizar diversas lutas. “Tivemos atletas que competiram em categorias de peso e idade superiores, adquirindo experiência e confiança. Alguns deles até venceram nessas categorias, demonstrando muita garra, além de evolução técnica e física”, comentou.

Na categoria Sub 18, masculino, até 90 kg, a equipe da Caldense dominou o pódio, com Davi Infante em 1º lugar, Gabriel Henrique em 2º e Ulisses Gregório em 3º.

Sensei Júnior ressaltou o investimento do clube na modalidade olímpica que mais trouxe medalhas para o Brasil. “Junto com o Sensei Ronaldo, estamos trabalhando com crianças a partir de 5 anos, e atualmente contamos com cerca de 180 alunos. Nosso objetivo é federar nossos atletas, proporcionando a eles a oportunidade de disputar, no futuro, campeonatos nacionais, mundiais e até mesmo uma Olimpíada, algo que só é possível para quem pertence a uma Federação”, concluiu.

Alex Silva deixa o Poços de Caldas FC. Novo treinador deve ser anunciado hoje

Poços de Caldas, MG – Em uma decisão inesperada, o técnico Alex Silva, Alex Pirulito, anunciou sua saída do Poços de Caldas Futebol Clube, alegando motivos pessoais. A decisão vem após uma breve passagem pelo clube, na qual ele comandou a equipe durante a pré-temporada e na derrota para o Tupynambás no último domingo.

Em uma postagem nas redes sociais, Pirulito expressou sua gratidão pelo período em que esteve à frente do Vulcão. “Após semanas intensas de trabalho, dedicação e profissionalismo, quero expressar minha sincera gratidão a todos pelo apoio e colaboração durante minha passagem pelo Vulcão. Foi uma experiência enriquecedora, e guardarei com carinho as boas lembranças desse período”, escreveu.

O técnico também destacou seu desejo de sucesso para o clube, afirmando: “Desejo muita sorte ao Vulcão em suas futuras competições. Continuarei torcendo pelo clube, pois acredito firmemente que ninguém está acima da instituição, que é maior do que qualquer um de nós.” Ele agradeceu à gestão Gêmeos Marques e à gestão Alliance pelo apoio recebido, e fez uma menção especial ao presidente Alessandro Gaiga, à comissão técnica, aos atletas e aos torcedores apaixonados.

Enquanto o Poços de Caldas Futebol Clube se ajusta a esta mudança, o presidente Alessandro Gaiga já está em busca de um novo treinador. A expectativa é que o nome do substituto seja anunciado ainda hoje. O time volta a campo no próximo domingo, quando enfrentará o Atlético TC em Três Corações.

Em relação ao elenco, o Poços de Caldas confirmou a presença dos goleiros Luis Gustavo e Felipe Andrade, cujos nomes foram oficialmente registrados no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF ontem. A equipe seguirá completa para o próximo jogo, buscando uma recuperação rápida sob nova direção técnica. Vale destacar que no jogo contra o  Tupynambás a equipe jogou com o zagueiro Igor improvisado no gol. 

Caldense 99 anos e Ronaldão 45 anos

 Renan Muniz

A.A.Caldense



Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira, 04 de setembro, completaram exatos 45 anos da inauguração do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira. No próximo sábado, 07 de setembro, a Veterana festeja seus 99 anos de fundação. Para comemorar essas marcantes datas, o departamento de marketing da Caldense traz a público uma gravação histórica e nostálgica: a transmissão de rádio completa da inauguração do Ronaldão.

Após um intenso trabalho de pesquisa, foi localizada uma fita cassete contendo a gravação de toda a jornada esportiva da Rádio Cultura naquela noite histórica, desde o pré-jogo, com o tradicional programa Frente Esportiva, até a narração da partida e entrevistas pós-jogo. A fita estava guardada há 45 anos e o material vem a público pela primeira vez.

Na ocasião a equipe da rádio era composta por: Lázaro Walter Alvisi, Marcelo Luiz Benedetti, Wilmar Barbosa, Rubens Custódio, Marco Antônio, Sérgio Lira, Eduardo Paiva e Osvaldo Corrêa.

Nas mais de três horas de áudio é possível reviver todas as emoções da partida inaugural do estádio, um amistoso no dia 04/09/1979 entre Caldense e Corinthians, que trouxe a Poços um elenco recheado de jogadores famosos como Sócrates, Palinha, Biro-Biro, Basílio, Zé Maria e outros. A expectativa era enorme para saber quem marcaria o primeiro gol do estádio e um público de 11.744 torcedores compareceu ao local.

A gravação revela inúmeras curiosidades sobre a construção do estádio e conta com momentos curiosos, como um depoimento do primeiro torcedor a entrar no estádio, Armando Mendes Nogueira, um garoto de cinco anos, além de todas as solenidades de descerramento de placas e pronunciamentos de autoridades e personalidades.

Ao longo da transmissão foram feitas entrevistas ou coletados depoimentos de: João Francisco (técnico da Caldense), José Teixeira (técnico do Corinthians), Luiz Antônio (atacante da Caldense), Zé Maria (capitão do Corinthians), Francisco Luz (presidente da Caldense), Ronaldo Junqueira (prefeito municipal), Mauro Ramos de Oliveira (ex-jogador), Maurílio José Santiago (árbitro), Palinha (jogador do Corinthians), Paulo Roberto (jogador da Caldense), Jânio Joaquim (jogador da Caldense), Elmer Ferreira (representante da FMF), Caçapava (jogador do Corinthians), Basílio (jogador do Corinthians) e Armando (jogador da Caldense).

No intervalo participaram: Vaguinho (Corinthians), Paulo César (Caldense) e no pós-jogo falaram: Palinha (Corinthians), Basílio (Corinthians), Décio Alves de Morais (diretor do Jornal Mantiqueira), Biro-Biro (Corinthians), Márcio (Caldense), além da participação de ouvintes e torcedores.

A inauguração do Ronaldão marcou o início de uma nova era no futebol da Caldense, pois proporcionou a participação no Campeonato Brasileiro de 1979 e foi essencial para projetar ainda mais o nome da Veterana no cenário nacional. Ouça a transmissão na íntegra no canal da TV Caldense no YouTube e se emocione com cada detalhe e cada lance do histórico dia.


https://www.youtube.com/watch?v=fTBLrfonJhM

Primeiro torcedor a entrar no estádio Ronaldão relembra a emoção vivida naquele dia

 Poços de Caldas, MG - Armando Nogueira lembra muito bem daquele 4 de setembro de 1979. Na época, com cinco anos, ele era corintiano doente e não queria perder a chance de ver seu time de pertinho. Insistiu muito e conseguiu convencer a mãe Mercedes Mendes a levá-lo na inauguração do Ronaldão. Foram ele, a mãe e a irmã Áurea. “Lembro como se fosse hoje. Foi muito bacana ir ao estádio naquele dia, ver de perto a grande festa que foi e ainda ver o Corinthians em Poços de Caldas”, conta Nogueira, que hoje, aos 51 anos, é fanático torcedor da Caldense, porém, virou a casaca e agora torce para o Palmeiras. “Fiquei mais esperto e hoje amo os dois verdes, Caldense, em primeiro lugar, e Palmeiras, mas foi lindo ver a inauguração do Ronaldão e este dia é um dos mais marcantes de minha vida”, falou.

Nogueira ficou famoso na época. Assim que os portões foram abertos ele aproveitou seu pequeno tamanho, saiu correndo, passou por debaixo das pernas de algumas pessoas e adentrou o estádio. Foi o primeiro a ter acesso ao local e ficou famoso por isto. “Na época me entrevistaram com minha mãe, tiraram fotos, saiu até no jornal Mantiqueira”, lembra o ex-corintiano.


Matéria feita por Paulo Vitor de Campos e 

publicada no 

Mantiqueira de 2016.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Colégio Pelicano celebra conquista de 129 medalhas na Olimpíada Canguru Internacional de Matemática

Poços de Caldas, MG - Aconteceu, no dia 28/08, quarta-feira, às 19 horas, a  cerimônia de entrega de medalhas aos alunos que obtiveram premiação na Olimpíada Canguru Internacional de Matemática.

Atualmente, esta Olimpíada é organizada na França e suas medalhas contam pontos para participação em intercâmbios e vagas para universidades brasileiras e estrangeiras.

O Colégio Pelicano obteve um resultado excelente e seus alunos conquistaram 129 medalhas, entre ouro, prata, bronze e honra ao mérito

O Colégio oferece oportunidades a todos os alunos, não pré-seleciona candidatos. Oferece grupos de estudos à tarde para alunos com alto rendimento, plantões às vésperas das avaliações olímpicas, olimpíada interna elaborada pelos professores e todo suporte para que os estudantes tenham êxito em seus desafios.

O aluno que participa desses desafios desenvolve autoconfiança, controle de ansiedade, lida com frustrações e adquire mais gosto pelos estudos.

A cerimônia teve a participação dos pais e familiares dos alunos medalhistas em um ambiente de alegria e união entre estudantes e professores, que orgulhosamente entregaram as medalhas aos mais de cem alunos contemplados.

As diretorias administrativa e pedagógica estiveram presentes nessa noite de festa.

BMX Poços Clube brilha em eventos nacionais e internacionais

Poços de Caldas, MG - No último domingo, 1º de setembro de 2024, o BMX Poços Clube teve uma participação expressiva em eventos de grande relevância para o desenvolvimento do esporte e dos jovens atletas da região. Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o clube marcou presença no evento Poços Ativa, realizado no Parque Municipal Antônio Molinari em Poços de Caldas. A participação dos atletas nesse evento reforça a importância da integração entre esporte e educação, destacando o papel fundamental do BMX na promoção da saúde e do bem-estar entre as crianças e adolescentes.

No mesmo dia, os atletas Miguel Goularte, Augusto Brandão, Vinícius Felipe, Bruno Cogo, Enzo Madella, e Manu Ramos representaram o BMX Poços Clube na 3ª etapa da Copa Paulínia de BMX, realizada na cidade de Paulínia/SP.

A competição foi mais um passo importante na trajetória desses jovens talentos, que enfrentaram desafios e se destacaram, reforçando que alguns competiram em categorias acima da sua idade. A participação em eventos como este é crucial para o desenvolvimento técnico e mental dos atletas, proporcionando a eles a experiência necessária para evoluir no esporte.

“A copa Paulínia foi muito legal e divertida. Eu estava muito focado e liderei todas as classificatórias e a final. Corri com meninos mais velhos, na categoria acima da minha, sou Boys 13 e corri na Boys 15/16. Fiz a volta mais rápida da categoria e superei a minha volta mais rápida do ano. Valeu demais!” – Miguel Goularte

“Foi uma corrida muito legal, eu estava correndo em uma categoria acima, na Boys Expert 15/16, está sendo uma preparação muito boa para o Campeonato Brasileiro. Eu estava resfriado e não estava me sentindo muito bem, mais dei meu melhor dentro da pista e saí como vice-campeão.” Augusto Brandão 

Além disso, o clube tem um motivo especial para comemorar: o atleta Mateus Henrique Lobo embarcou para Lima, no Peru, onde irá competir no Campeonato Latino-Americano de BMX Racing. Representando o Brasil na categoria Boys 9 anos, Mateus enfrentará atletas de diversos países, como Chile, Colômbia, Argentina, Equador e Peru. Essa oportunidade internacional é muito importante para o jovem atleta, que terá a chance de medir seu talento contra os melhores da América Latina, enriquecendo seu desenvolvimento esportivo e pessoal.

Essas participações não são apenas oportunidades de competição, mas também de aprendizado, socialização e crescimento pessoal. O BMX, além de ser um esporte que exige alta performance física e mental, ensina valores como disciplina, trabalho em equipe, perseverança e respeito. Para as crianças e adolescentes do BMX Poços Clube, eventos como esses são fundamentais para moldar não apenas campeões, mas também cidadãos exemplares.

O BMX Poços Clube oferece aulas gratuitas através do projeto esportivo Pedalando com Energia, com incentivo das empresas Monreale, Poços TEC e AnimalMed e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 


Resultados da 3ª Etapa da Copa Paulínia

Bruno Cogo – Campeão Elite

Miguel Goularte - Campeão Boys 15/16

Augusto Brandão – Vice-Campeão Boys 15/16

Vinícius Felipe – Vice-Campeão Novatos 15/16

Manu Ramos – Vice-Campeã - Girls 10/12 anos

Enzo Madella – 8º lugar Boys 13/14


Fabil Marcolino conquista 5º lugar na 3ª Etapa do Troféu Brasil de Triathlon em Santos

 No último domingo, a cidade de Santos, em São Paulo, foi palco de mais uma emocionante etapa do Troféu Brasil de Triathlon. Na terceira etapa da competição, o atleta da Caldense Fabil Marcolino se destacou ao conquistar o 5º lugar em sua categoria, completando a prova em impressionantes 2 horas e 18 minutos.

O percurso desafiador incluiu 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida, exigindo dos competidores resistência, estratégia e preparação física impecável.

O Troféu Brasil é uma das competições mais tradicionais e prestigiadas do país, atraindo atletas de alto nível de todo o Brasil. Estar entre os cinco melhores na categoria é uma conquista que coloca Fábio Marcolino em evidência no cenário do triathlon, além de motivá-lo para as próximas etapas e desafios que estão por vir.

Handebol Infantil: Poços é vice-campeão da série prata no Campeonato Mineiro

 Poços de Caldas, MG - No último domingo, 1º de setembro, o time infantil masculino de handebol de Poços de Caldas conquistou o vice-campeonato da Série Prata no Campeonato Mineiro de Clubes, realizado na cidade de São Sebastião do Paraíso, MG. O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Federação Mineira de Handebol (FMH) e pela Penalty, reuniu equipes de diversas cidades do sul de Minas para a fase final da competição.

A equipe da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas enfrentou a Associação Bravos Sports, de Belo Horizonte, em uma disputa acirrada que terminou com um placar de 30 a 29 para os adversários. Apesar da derrota por apenas um gol de diferença, o desempenho dos jovens atletas poços-caldenses foi elogiado por sua garra e habilidade ao longo do campeonato.

O torneio destacou o nível competitivo das equipes e proporcionou uma plataforma para que novos talentos do handebol se revelassem. O time de Poços de Caldas, sob a orientação de seus treinadores e com o apoio da comunidade local, demonstrou grande potencial e promete continuar crescendo no cenário esportivo estadual.

 

Governo de Minas vistoria Cidep de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, vistoriou as dependências do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, nesta terça-feira (3/9).

A iniciativa tem apoio do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), investe na contratação de profissionais para a execução do projeto, que há três anos faz parte do programa “Núcleo de Fomento ao Paradesporto”.

O programa prevê o incentivo da atividade física nas modalidades paralímpicas Goalball, Futebol PC, Atletismo, Natação e Bocha Paralímpica. São beneficiados atletas de várias faixas etárias e com diferentes tipos de deficiência.

Professor Mateus demonstrou satisfação com os centros de treinamentos, e parabenizou os profissionais por proporcionarem a inclusão, por meio da atividade esportiva em Minas.

“Eu tenho percebido que, quando a gente tem células de inclusão e capacitação paradesportiva, o entorno vai se mobilizando, seja porque se sensibiliza, seja porque as famílias percebem a oportunidade que muitas vezes foi negada a elas”, observou o vice-governador mineiro.

 

Superação e conquista

O exemplo do sucesso do trabalho realizado no complexo esportivo pode ser observado nos resultados obtidos pelos atletas que utilizam a estrutura para treinamento. Como é o caso da atleta Mônica de Cassia Xavier, que com 19 anos é um dos destaques do atletismo brasileiro no lançamento de peso e no lançamento de dardo.

Desde 2016, ela participa de atividades, treinamentos e competições pelo Cidep, já competiu nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), Paralimpíadas Escolares, Meeting de Atletismo e Brasileiro sub-17 e sub-20 de atletismo. Essas participações lhe renderam várias convocações para a seleção brasileira de base do atletismo, em 2023 e 2024, nas fases de treinamento no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB),.

“Eu demorei um pouco para aceitar a minha situação, as competições e os treinamentos ajudaram a me adaptar ao esporte e, através do esporte, aprendi que não é só porque eu tenho deficiência que não sou capaz, e que a pessoa com deficiência pode fazer grandes coisas”, relatou a atleta.


Cidep

O Programa Núcleos de Fomentos ao Paradesportorto, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, convênio nº 1481002204/2023), tem como objetivo ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas esportivas, contribuindo no processo de inclusão e autonomia do público-alvo, e no surgimento de talentos paradesportivos. Aqui em Poços de Caldas essa proposta conta com o desenvolvimento de 5 modalidades paralimpicas sendo elas, Atletismo, Bocha, Futebol PC, Goalball e Natação



Depoimentos

“Essa visita do vice-governador foi muito importante para nós do Cidep porque é uma oportunidade única dele ver com seus próprios olhos projetos incentivados pelo Estado acontecendo ali, na prática e podendo impactar positivamente tantas vidas como esses projetos de fomento para o desporto e tudo aquilo que o CIDEP desenvolve e faz”.

Leonardo Rodrigues de Souza - Presidente do CIDEP



O depoimento do Bruno Santos Pereira - Coordenador Técnico do Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto em Poços de Caldas  - destaca a importância e o impacto positivo do Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto em Poços de Caldas. Ele menciona a colaboração entre o Cidep e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais para promover o esporte paralímpico na região.

Bruno enfatiza que o projeto oferece oportunidades significativas para pessoas com deficiência, tanto na iniciação quanto no alto rendimento esportivo. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento desses atletas e integrá-los plenamente na sociedade, proporcionando-lhes a chance de demonstrar seu potencial e alcançar novos patamares.

Ele ressalta a relevância do programa ao destacar que, por dois anos consecutivos, a iniciativa tem sido um veículo para promover e elevar o esporte paralímpico, contribuindo de forma significativa para a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com deficiência na cidade e na região.

 

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Corredores treinam em preparação para a 3ª Caldense Running

 Poços de Caldas, MG - Na manhã do último domingo (01/09), a Caldense foi palco de um treino preparatório para a tão aguardada 3ª Caldense Running. Com a prova marcada para o dia 8 de setembro, às 7h30, centenas de corredores se reuniram para afinar o preparo físico nos percursos de 5 km, 10 km, 15 km, além da caminhada e da corridinha kids.

Luciano Eduardo Lopes, associado do clube, decidiu se juntar ao Clube de Corrida da Caldense não apenas pelos benefícios à saúde, mas também pelo ambiente acolhedor que encontrou. “O clube oferece uma ampla variedade de atividades nessa área, e como associado, fico muito satisfeito. A quantidade de eventos faz uma grande diferença para a nossa saúde”, afirma Lopes.

Anteriormente acostumado a treinar sozinho na esteira, Luciano aderiu ao grupo da Caldense há alguns meses e agora compartilha a empolgação pelo evento. “É um grupo incrível, e todos estão ansiosos para a corrida. A expectativa é altíssima, com 1800 inscritos e um percurso excelente. Temos treinado intensamente, focados em superar nossos limites e conquistar uma chegada vitoriosa”, comenta o associado, cheio de entusiasmo.

Eduardo Ferreira Felipe, conselheiro do clube e administrador do Clube de Corrida, tem trabalhado para proporcionar uma experiência única aos participantes. “Desde o lançamento da nossa prova em 2022, organizamos um pré-treino exclusivo uma semana antes da corrida oficial. Esse evento é aberto tanto aos associados quanto a outras equipes de corrida, oferecendo uma oportunidade valiosa para que todos se familiarizem com o percurso que enfrentarão no dia da prova”, explica Eduardo.

Além de permitir que os corredores conheçam detalhes importantes do trajeto, como elevações, curvas e pontos estratégicos, o pré-treino fortalece o espírito de comunidade e incentiva a prática saudável do esporte. “Nosso objetivo é garantir que todos estejam bem-preparados e confiantes para dar o seu melhor na corrida, aproveitando cada quilômetro com entusiasmo e energia”, destaca o conselheiro.

Ao término do treino, o Clube de Corrida da Caldense ofereceu uma confraternização esportiva aos participantes, com distribuição gratuita de água, frutas e chope, reforçando o clima de união e celebração que marca a preparação para este grande evento.

Projeto “Escute o Tambor” promove cultura e inclusão em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A capoeira é esporte, educação, cultura e muito mais, pode-se dizer que ela é multidisciplinar e colabora proporcionando benefícios físicos e também psicológicos para os praticantes, além disso uma de suas vertentes é a confecção  de instrumentos afro-brasileiros como o berimbau, o atabaque, o agogô entre outros.

Porém o investimento financeiro para obter um instrumento musical como esses não é baixo e, a partir desse cenário, o Centro de Ensino Educação e Pesquisa Capoeira iniciou o projeto Escute o Tambor que foi aprovado pela secretaria de cultura municipal e posteriormente patrocinado, por meio da lei de incentivo à cultura , pelo Hotel Village Inn que acolheu a proposta e confiou no trabalho dos profissionais envolvidos na proposta.

Dessa maneira, o Mestre Vagner de Carvalho e o monitor Iuri Julierme de Melo Ferreira Penna iniciaram o trabalho que já está em sua terceira etapa e ocorreu na última sexta feira (30), o qual consiste em ensinar crianças e jovens a confeccionar o seu próprio instrumento utilizando materiais alternativos de modo que o participante ao final de cada oficina aprende cada passo da construção de um tambor e também pode levá-lo para casa.

Além disso, o projeto consegue proporcionar trabalho em equipe, boa convivência social, amizade, diversão e o principal que é o resgate cultural e também o resgate das crianças e jovens das esquinas de vícios fato que gera incontáveis benefícios sociais para a população e também para o setor público.

Portanto, fica claro evidenciar como são imprescindíveis os investimentos na cultura e na arte da capoeira que tem o poder de transformar a realidade e ofertar oportunidades verdadeiras para crianças e jovens , além de manter viva a chama das tradições afro-brasileiras tornando o município, mais uma vez, uma referência entre as demais cidades da região do Sul de Minas Gerais.

Quississana conquista o título do Campeonato Interbairros 2024

Poços de Caldas, MG -No último sábado (31), o Estádio Bandolão recebeu a final do Campeonato Interbairros 2024. As equipes dos bairros Santa Rosália e Quississana se enfrentaram em busca da glória da tradicional competição de futebol amador da cidade. 

O duelo começou equilibrado, com ambas as equipes mostrando determinação e habilidade. No entanto, foi o time do Quississana que se destacou, mostrando um desempenho superior ao longo dos 90 minutos. Com uma atuação inspirada, o Quississana conseguiu superar o Santa Rosália com um convincente placar de 3 a 1. 

Caldense Master brilha em confronto amistoso contra Guaçuano

 No último sábado, 31 de agosto de 2024, o Centro de Treinamento da Caldense foi palco de um confronto emocionante entre as equipes de veteranos da Caldense e do Guaçuano.

Em uma tarde inspirada, o time Master da Caldense venceu com autoridade por 4 a 1, em um jogo marcado pela técnica e experiência dos jogadores em campo. Os gols da Veterana foram de Rubimar, Tiago Granato e Léo Caxeta(2). Pelo lado dos visitantes, balançou as redes o jogador Fabinho.

No próximo sábado, dia 07 de setembro, em comemoração ao aniversário de 99 anos da Caldense, o master alviverde irá encarar a Portuguesa Santista às 10 horas no Ronaldão. Haverá preliminar a partir das 8 horas.


domingo, 1 de setembro de 2024

Com zagueiro improvisado no gol, Poços de Caldas FC perde para o Tupynambás

Poços de Caldas, MG – Com a equipe enfrentando sérios problemas de elenco e sem um goleiro disponível, o técnico Alex Pirulito foi forçado a improvisar o zagueiro Igor na posição de goleiro no primeiro jogo do Poços de Caldas FC na segunda divisão do Campeonato Mineiro.

O jogo, realizado no Ronaldão, teve um começo difícil para os anfitriões. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Mosquito abriu o placar para o Tupynambás, de Juiz de Fora, colocando pressão sobre o Poços de Caldas FC. No entanto, o time local mostrou resiliência e conseguiu igualar o jogo aos 41 minutos com um gol de Pedrinho, que trouxe esperança para os torcedores presentes.

Na segunda etapa, o equilíbrio não durou muito tempo. Aos 15 minutos, Guilherme Leite anotou o segundo gol para o Tupynambás, dando a eles a vantagem que se mostrou definitiva. Apesar dos esforços contínuos do Poços de Caldas para buscar o empate, a equipe não conseguiu furar a defesa adversária e a partida terminou com a vitória do Tupynambás por 2 a 1.

A improvisação de Alex Pirulito e o esforço do time foram de se destacar, mas a falta de jogadores em posições chave acabou pesando contra o Poços de Caldas FC. Com o campeonato apenas começando, a equipe terá que se reabilitar na próxima rodada quando enfrenta o Atlético TC em Três Corações.

Outros jogos

O Atlético de Três Corações, próximo adversário do Poços de Caldas FC, estreou no campeonato na noite desta segunda-feira. O time foi até Divinópolis e perdeu para o Guarani por 2x0. No domingo o Boston City marcou 2x0 no Social e o Coimbra venceu o Américo-TO por 2x0. Demais resultados: Araguari 0x5 Paracatu, Inter de Minas 3x2 Villa Real e Uberaba 3x2  Essube. O jogo Araxá e Nacional de Uberaba foi cancelado.