Poços de Caldas, MG - O Torneio CrossFit Brasil (TCB), considerado o maior evento da modalidade no país, chega à sua etapa final entre os dias 25 e 28 de setembro, no Guarujá-SP. Com mais de 11 anos de existência, o campeonato teve, neste ano, mais de 4.600 atletas inscritos de todo o Brasil.
A competição foi dividida em três fases, a primeira, realizada online, a segunda (semifinal), presencial em quatro cidades, Anápolis/GO, Rio de Janeiro/RJ, Sorocaba/SP e São José/SC, e, agora a terceira e última etapa, a final, que reunirá os melhores competidores do país. Os poços-caldenses Otávio Troyano e Fábio Dechichi garantiram suas vagas sendo, campeão na primeira etapa (indo direto a final) e 3º lugar na segunda etapa (semi final), respectivamente.
O professor Otávio Troyano, que pela primeira vez conquistou vaga na final, está inscrito na categoria Master 3 (45 a 49 anos) e destaca que sua trajetória foi resultado de muito planejamento e foco. “No começo do ano filmamos as provas dentro do box em que treino para enviar às análises dos árbitros. A semifinal foi um verdadeiro teste mental e de força, a parte mais difícil. Apenas os três melhores de cada seletiva se classificaram, e consegui a vaga em Sorocaba-SP”, disse o atleta.
Troyano integra o seleto grupo dos 12 melhores atletas do Brasil na sua categoria. Para encarar o desafio, mantém treinos rigorosos, disciplina alimentar e preparação estratégica. Na final, enfrentará provas intensas, com até três baterias por dia, incluindo modalidades específicas: 400 metros de natação (“Hold Your Breath”) e 1.000 metros de remo seco no ergômetro (Rogue, no “Fôlego a Mil”), além das provas tradicionais do CrossFit, que envolvem movimentos ginásticos, levantamento de peso olímpico e desafios que testam todos os níveis de condicionamento físico dos participantes.
Já Fábio Dechichi comenta que tinha dois grandes objetivos em 2025, classificar-se e competir no Campeonato Mundial (CrossFit Games) pela primeira vez na categoria individual, feito realizado em agosto passado, e ser novamente campeão brasileiro pelo TCB, em Guarujá-SP, em sua 11ª participação no evento. “Estou treinando seis dias por semana, em duas sessões de treinos, onde tento fazer uma sessão de força e condicionamento no período da manhã e sempre um trabalho de endurance no período da tarde. Estarei competindo na categoria Master 35-39 anos e, no CrossFit, temos que estar preparados para literalmente tudo. Teremos prova de natação, corrida, levantamento de peso, ginástico e vários outros elementos surpresa”, afirma.
Dechichi também reforça suas expectativas positivas para o brasileiro. “Estou bem otimista, visto que eu sou o atual campeão brasileiro na minha categoria e realmente estou conseguindo elevar ainda mais o meu nível de condicionamento do ano passado para este”, diz o campeão.
Troyano, por sua vez, relembra a inspiração que o motivou a seguir no esporte. “Quando comecei no CrossFit, há seis anos, vi o Dechichi treinando para competir no TCB. Meu inconsciente me disse que um dia queria chegar lá. Este é o meu primeiro ano na final, e estarei ao lado dele, em categorias distintas. Estar entre os melhores do país e levar o nome de Poços de Caldas para um torneio nacional é uma grande conquista”, finaliza.
Com dedicação e garra, os representantes de Poços de Caldas seguem firmes na disputa, levando o nome da cidade para o cenário nacional do CrossFit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário