Poços de Caldas, MG – Aos 20 anos, Carolina Silva Nascimento já é um dos grandes nomes do cricket brasileiro. Seu talento chamou a atenção de ninguém menos que Júlia Price, uma das maiores jogadoras da história do cricket mundial. Júlia, que esteve recentemente em Poços de Caldas, ficou impressionada com a habilidade de Carolina e a convidou para uma temporada de dois meses na Austrália, uma oportunidade de ouro para a jovem jogadora.
O Mantiqueira conversou com Carolina, que atualmente é a capitã da Seleção Brasileira de Cricket, sobre sua trajetória no esporte e o que essa experiência internacional representa para sua carreira. “Eu comecei a jogar cricket em 2018, quando houve uma apresentação sobre o esporte na minha escola. Gostei muito e segui treinando na Calden. Evoluí para a camiseta branca, depois para a azul, até chegar à seleção brasileira. Este ano, me tornei a nova capitã, então estou com uma grande responsabilidade”, contou Carolina.
A oportunidade de treinar na Austrália, um dos países mais fortes no cricket mundial, pode representar um divisor de águas na carreira de Carolina. Sob a orientação de Júlia Price, ela terá a chance de aprimorar suas habilidades e ganhar ainda mais experiência no esporte. “É uma chance incrível de aprender e evoluir ainda mais”, destacou Carolina.
Agora, Carolina embarca para a Austrália, a “terra dos cangurus”, para uma temporada que promete acelerar seu desenvolvimento como atleta e contribuir para o fortalecimento do cricket no Brasil. A jovem jogadora está determinada a aproveitar ao máximo essa oportunidade e trazer novos conhecimentos para a seleção brasileira, ajudando a elevar o nível do esporte no país.
“Tenho expectativas muito altas, principalmente de aprender coisas novas e adquirir conhecimentos. A Austrália é o segundo país do mundo em importância no cricket, então o esporte é muito grande lá. Espero conseguir trazer bastante coisa para me ajudar nessa nova missão como capitã.”
A oportunidade de treinar na Austrália surgiu após a visita de Júlia Price ao Brasil quando ela trabalhou como treinadora da equipe brasileira. Carolina relembrou o impacto dessa experiência e como a relação com Júlia evoluiu desde então. “A Júlia conquistou várias Copas do Mundo pela Austrália e, quando veio ao Brasil, nos ensinou muita coisa. Agora, vou ficar na casa dela e ela vai me ajudar nessa nova missão na Austrália”, comentou Carolina.
Matt
A viagem de Carolina Silva Nascimento para a Austrália foi comentada com entusiasmo por Matt Featherstone, presidente do Cricket Brasil. Em suas palavras, o convite recebido por Carolina é fruto do mérito e talento da jovem capitã da Seleção Brasileira de Cricket.
“Foi um mérito dela, do Carol, ser chamada por Júlia Price. A Júlia já esteve conosco algumas vezes aqui no Brasil e vai voltar no ano que vem para uma temporada de três meses. Ela ofereceu uma oportunidade que não dá para recusar. Carol vai ficar com Júlia, treinar com ela e absorver sua vasta experiência”, disse Matt.
Júlia Price, que disputou três finais de Copa do Mundo, é uma referência no esporte, e Matt destacou o impacto dessa experiência para o crescimento de Carolina como jogadora e líder da seleção. “Poucas mulheres no mundo tiveram essa experiência de estar em três finais de Copa do Mundo. Carolina vai aproveitar muito essas oito semanas fora, jogando, treinando e aprendendo intensamente.”
Featherstone também comentou sobre o ambiente esportivo na Austrália, que oferece condições excepcionais para o desenvolvimento do cricket. “Na Austrália, o cricket é o principal esporte, o país gira em torno do cricket, da mesma forma que o futebol aqui no Brasil. Lá, tudo está relacionado ao esporte, e Carol tem muito a aprender.”
Matt vê essa experiência como um ponto de virada para a seleção. “Essa oportunidade de passar oito semanas fora, voltando já preparada para o Mundial, vai trazer muitas riquezas. Talvez seja a chave que estamos precisando para superar os Estados Unidos em março e nos levar para o próximo nível”, afirmou Matt, referindo-se à forte rivalidade entre Brasil e Estados Unidos no cricket feminino.
Featherstone também ressaltou que o mérito é todo de Carolina, já que foi pessoalmente convidada por Júlia Price, uma das maiores jogadoras da história do cricket. “Fico muito feliz porque é o mérito dela. Eu não organizei nada. A Júlia a convidou, falei com o embaixador da Austrália para ajudar com o visto, e o restante foi organizado por eles. Já tem time, já tem camiseta. Dá para ver que, quando essas pessoas de fora chegam aqui, elas percebem o talento, enxergam algo especial e fazem questão de ajudar”, comentou Matt.
Júlia Price
“Júlia é uma pessoa fantástica. Ela está entre as 10 mulheres que já jogaram três finais de campeonatos mundiais, ganhando duas vezes. A riqueza de experiência que ela traz é algo que você não pode comprar”, disse Matt. Ele lembrou como o envolvimento de Júlia com o projeto cresceu ao longo dos anos. “Na primeira vez, ela veio por cinco ou seis dias, depois voltou por um mês, e no ano que vem ela vai passar três meses aqui. Além disso, ela está levando nossa capitã, Carolina Silva, para uma temporada de dois meses na Austrália.”
Featherstone acredita que essas parcerias, especialmente com uma figura de renome como Júlia Price, dão mais credibilidade e impulso aos projetos do Cricket Brasil. “Ter uma pessoa com tanta experiência mundial, que acredita e ainda acrescenta aos nossos projetos, é muito valioso. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Matt.
Júlia Price voltará ao Brasil em março de 2025, para uma estadia de três meses, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do cricket no país. Para Matt, esse envolvimento contínuo de figuras tão importantes no cenário mundial é um sinal claro de que o projeto está crescendo e evoluindo da maneira certa. “Cada vez mais, pessoas como ela estão ajudando nosso projeto a crescer ainda mais, e sou muito grato por isso”, concluiu Featherstone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário