segunda-feira, 30 de junho de 2025

Torneio regional movimenta futsal feminino em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – O futsal feminino ganhou destaque no último domingo (29), com a realização de um torneio regional que reuniu 10 equipes de Poços de Caldas e de cidades da região. O evento, realizado no ginásio do PMJ João Monteiro, foi organizado por Janaína Rodrigues de Souza de Paula, uma entusiasta da modalidade e defensora da inclusão feminina no esporte.

A competição, disputada ao longo de um único dia, teve como objetivo proporcionar mais oportunidades de jogo para atletas amadoras e fomentar o crescimento do futsal feminino no cenário local. A campeão foi a equipe Portal do Sol, de Machado em segundo ficou Santana F. Fem TC, de Formiga e em terceiro a Fênix, de Divisa Nova/Botelhos.  Em entrevista à reportagem, Janaína destacou a importância de promover espaços voltados ao futebol das mulheres: “Foram 10 equipes da região e algumas aqui de Poços. Eu sempre faço esse tipo de evento para colocar as meninas em quadra, porque, infelizmente, ainda temos poucas oportunidades para o futebol feminino. O masculino tem muito mais espaço, então eu procuro sempre criar essas chances de inclusão.”

O torneio contou com a presença de times vindos de diversas localidades próximas e outras cidades da microrregião, além das representantes locais. Janaína comemorou a diversidade de participantes e reforçou a necessidade de iniciativas como essa para fortalecer o esporte entre as mulheres. O evento contou ainda com apoio do vereador Paulista.  “É sempre muito bom ver as meninas em quadra, competindo, se divertindo e mostrando talento. O futsal feminino merece mais visibilidade, e eventos como esse são importantes para manter as atletas motivadas e em ação.”


Novidades no calendário

Além da competição de domingo, Janaína adiantou que em breve a cidade voltará a sediar mais uma edição do tradicional Campeonato Damas da Bola, previsto para setembro. O evento é um dos mais esperados do calendário local.

“O Damas da Bola está chegando de novo. Em setembro a gente já começa a organizar. É mais uma oportunidade para mostrar que o futebol também é coisa de mulher. O incentivo é fundamental e precisamos seguir lutando por esse espaço.” 


 

Homenagem

A Câmara Municipal deverá aprovar homenagem ao sensei Mitsuhisa Matsuo, falecido em 23 de junho de 2024 e ao  Clube de Judô Poços de Caldas que passará a levar seu nome. Matsuo foi um dos maiores símbolos do judô na cidade, com uma trajetória marcada por disciplina, dedicação e amor ao esporte. A homenagem reconhece sua contribuição para o desenvolvimento do judô e da juventude local.

Equipe Paulão Rezende/Vísion/ Rising Sun brilha no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Equipe Paulão Rezende brilha no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJE com 8 medalhas 


Poços de Caldas, MG – No último final de semana, a cidade de São Paulo foi palco de mais uma edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu com e sem quimono da CBJJE, uma das competições mais respeitadas do calendário nacional, reunindo milhares de atletas da região Sudeste e de outras partes do país. A equipe formada pela Casa do Atleta/Academia Paulão Rezende, de Poços de Caldas, participou com sete atletas e conquistou um excelente resultado: oito medalhas, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze.

O principal destaque da delegação foi Marcos Viana, que em seu primeiro ano na categoria adulto já demonstrou maturidade e técnica para subir ao pódio três vezes: ouro com quimono, ouro sem quimono e bronze no absoluto.


O brilho dos atletas

Marcos Viana descreveu com entusiasmo o sentimento de estrear entre os adultos e já se sagrar campeão: “Fiquei feliz demais na minha estreia de adulto. Me consagrei campeão com e sem quimono e ainda levei bronze na categoria absoluto. Sou muito grato aos meus mestres que cuidam da minha parte física, mental e técnica. Meus companheiros de treino são minha segunda família, me ajudam sempre. Na Academia Paulão Rezende os treinos são sinistros e, pra quem quer ser campeão, não tem lugar melhor. Amo o que faço e, graças a Deus, o resultado está vindo. Agradeço também aos faixas pretas que me amassam todos os dias (risos). Dedico à minha família, que me apoia e motiva a seguir em frente.”

Outro grande nome da competição foi Maike, que havia acabado de receber a faixa roxa e já subiu duas vezes ao pódio com duas medalhas de prata, demonstrando força e superação: “Infelizmente não consegui o resultado que almejava, mas sei que Deus está no controle de tudo. Se essa foi a vontade dele, quem sou eu para questionar. Tenho somente a agradecer por tudo. Subi no tatame com o coração em paz e a mente focada, sabendo que cada luta era mais que um combate físico... Era um momento de entrega, obediência e propósito. O jiu-jitsu é o instrumento que Deus me deu, e cada luta se torna uma forma de expressar esse dom e levar a mensagem dele  aonde eu for. Sou grato a Deus, ao mestre Paulão Rezende, ao mestre Primo Liboni, aos patrocinadores, à equipe, minha família e todos que torcem por mim.”

A jovem Sarah Eloá, natural de Pratápolis, também brilhou ao conquistar o título de campeã brasileira juvenil faixa azul: “Hoje sou campeã brasileira juvenil faixa azul de Jiu-Jitsu. Sou de Pratápolis e atualmente estou na Casa do Atleta do mestre Paulão Rezende. Treino de forma integral aqui em Poços de Caldas, com muita dedicação e determinação na @thekongsbjj, com os ensinamentos do Sensei @leonardo65bjj, o apoio do projeto social @craspratapolismg e, claro, o alicerce da minha família abençoada @delei.bjj e @rosana.souza120. Muito obrigado ao mestre Primo Liboni e a toda minha segunda família da Casa do Atleta.”

Na categoria master, Ludimila da Silva Batista levou a prata, e Luís Felipe Quinteiro conquistou o bronze, ampliando o número de pódios para a equipe. “Venho treinando e dando o meu melhor na academia do Mestre Paulão Rezende. Faço meus treinos focada em apresentar um bom resultado nas competições. Não sou atleta profissional, mas gosto muito de me testar, e a adrenalina me faz muito bem. Agradeço o apoio da Coap Infotech, que me patrocina, aos mestres Paulão Rezende e Primo Liboni e a todos os companheiros de treinos.”

Quinteiro também fez questão de registrar sua gratidão: “Obrigado a todos que fazem isso ser possível. Em primeiro lugar, agradeço a Deus por Sua infinita misericórdia, minha família que está sempre comigo, minha namorada pelo apoio de sempre, meu mestre Paulão Rezende pela orientação diária, ao meu professor Primo, meu preparador físico Rafa pelo trabalho impecável e também à Botica Verbena por todo o suporte com minha suplementação. ‘Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.’ (1 Tessalonicenses 5:18).”


O olhar técnico dos mestres

O mestre Primo Liboni destacou a performance dos atletas e ressaltou a importância do trabalho contínuo: “Mais uma vez, a equipe Paulão Rezende teve um destaque muito importante no Campeonato Brasileiro da CBJJE. O Vianna ganhou com e sem kimono e pegou bronze no absoluto. O Maike ficou em segundo nas duas categorias. A Sarah foi campeã na faixa azul juvenil. O Luiz Felipe Quinteiro, faixa preta master, ficou em terceiro lugar. Tivemos também o Rian e a Tainá, que não trouxeram medalhas, mas tiveram participações excelentes e fundamentais.” Primo reforçou a estrutura da Casa do Atleta, os treinamentos intensivos e a meta de formar campeões:

“Estamos fazendo um trabalho direcionado para que esses meninos atinjam a faixa preta com títulos importantes no caminho. A rotina é árdua, são cerca de três treinos diários, além da preparação física. É uma carreira difícil, mas muito gratificante. Já temos campeões pan-americanos e mundiais, e seguimos na construção de trajetórias vitoriosas.”


Reconhecimento institucional

O mestre Paulão Rezende também celebrou os resultados e agradeceu o apoio recebido:

 “Esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo e nos deixam muito felizes. Ninguém vence sozinho. Temos orgulho de sermos uma família. Agradeço o apoio do Fabrício Moreira, da Rising Sun, da secretária de Esportes Zelinha e do prefeito Paulo Ney, que têm sido parceiros importantes na jornada desses atletas.”

 

Aranha inspira jovens goleiros e reforça valor da educação através do esporte

Poços de Caldas, MG – Um sábado inesquecível para dezenas de jovens atletas que sonham em se destacar no futebol, especialmente na posição de goleiro. A cidade recebeu a visita especial do ex-goleiro Aranha, ídolo com passagens marcantes por clubes como Santos, Palmeiras e Atlético-MG. A presença do ex-jogador integrou uma programação organizada pela Escola de Goleiros MR, em parceria com a Associação Sementes do Futuro, Grupo Curimbaba e a Escola Primeiro Passo.

O evento reuniu goleiros da cidade e região em atividades práticas e inspiradoras: uma competição técnica entre os jovens atletas, sessão de fotos e uma palestra com Aranha. O encontro contou ainda com a presença de autoridades locais, como o prefeito Paulo Ney, a secretária de Esportes Zelinha e o vereador Paulista.


Referência para a nova geração

Aranha conversou com o Jornal Mantiqueira durante o evento e destacou sua conexão com a cidade e a importância de sua presença para os jovens: “Não é a primeira vez que eu venho visitar o projeto. Marcelo é um grande amigo, parceiro, e sempre que posso estou aqui apoiando e prestigiando. Mesmo que com poucas palavras, só de estar aqui, a meninada vê que é possível. Às vezes a gente vê as pessoas só pela televisão e acha que é algo distante, impossível. A referência é sempre importante.”

Questionado sobre sua atuação atual, Aranha falou sobre sua nova fase profissional, voltada à educação: “Hoje eu faço um trabalho mais voltado para a educação de adolescentes e jovens, e também adultos. Faço palestras em escolas, empresas, sou escritor também, autor de dois livros. Minha vida seguiu totalmente fora do futebol, mais voltada para a educação.”

E ressaltou a importância de projetos como o da Escola de Goleiros MR: “A educação é o principal fator para o jovem se desenvolver em qualquer área. Se a gente quer ter ídolos melhores, tanto na música quanto no esporte, pessoas melhores, temos que cuidar dos jovens. O projeto é voltado para isso: boas mensagens, bons exemplos, para que cresçam como adultos melhores. Mas tem que se dedicar bastante, ser muito disciplinado, e ter respeito acima de tudo — principalmente com os professores e os mestres.”


“Um gigante visitando a gigante Poços de Caldas”

O professor Marcelo Rodrigues, idealizador da Escola de Goleiros MR, também falou ao Mantiqueira e celebrou mais uma visita de Aranha à cidade: “O Aranha veio duas vezes a Poços de Caldas. Eu até brinquei com ele: ele deu uma volta pela cidade para conhecer como ela está, e eu sempre chamo ele de ‘gigante’, porque é o gigante conhecendo a gigante Poços de Caldas. É muito gratificante quando você consegue trazer um goleiro do naipe do Aranha e trazer o conhecimento dele para os meninos.”

Marcelo destacou a importância do trabalho de base com goleiros e o valor formativo que isso representa: “Temos alguns goleiros nossos jogando no Campeonato Paulista. A gente quase não divulga, mas deveria divulgar mais, porque é importante. São goleiros de fora, de Machado, de Caconde, que treinam com a gente.”

Ele também exaltou a importância da preparação específica: “Hoje o trabalho de goleiro é essencial. Toda escolinha deveria ter isso. Eu gosto de frisar isso. O Zé Carlos lá na Coopoços também faz um trabalho maravilhoso. Ir para uma competição sem goleiro preparado é muito ruim. O goleiro ganha jogo e transforma a equipe. O Aranha mesmo disse que o treino de goleiro é desgastante. E é mesmo. O goleiro precisa se dedicar mais que o jogador de linha.” 

Marcelo seguiu destacando as dificuldades da posição. “É muito difícil, muito desgastante. Trabalha força, reação, parte cognitiva, velocidade. O jogador de linha nunca vai treinar igual ao goleiro”.


Autoridades elogiam projeto

O prefeito Paulo Ney falou sobre a importância de ações como essa para o esporte e o futuro dos jovens: “Claro, para incentivar também essa molecada. É um projeto muito bacana desenvolvido aqui na Yoorim, e a visita do Aranha incentiva ainda mais as crianças a continuarem fazendo esporte. O Paulo Aranha também tem um projeto bacana na parte de educação, ele vem aqui trazer um pouco dessa experiência dele e conversar com a moçada, incentivando-os a continuar praticando esporte.” A secretária de Esportes, Zelinha, destacou o simbolismo de ter um goleiro como protagonista do evento: “É muito importante, uma referência no nosso esporte, no futebol nacional. E é bacana um goleiro protagonizando a cena aqui para a criançada, porque quando a gente pensa em futebol, pensa no gol, no centroavante, naquele que está sempre fazendo os gols, mas se esquece do protagonismo do goleiro.” Ela reforçou o entusiasmo do público com a presença do ex-atleta: “O Aranha tem uma história muito positiva no nosso futebol. A criançada ama ter um ídolo de pertinho, e ele é muito simpático. Foi muito joia para a molecada.” 

sábado, 28 de junho de 2025

Atletas da Caldense conquistam vice-campeonatos na 4ª Etapa da Liga ProTennis em Aguaí-SP

Poços de Caldas, MG - A Associação Atlética Caldense marcou presença com força na 4ª Etapa da Liga ProTennis, realizada no Clube de Campo de Aguaí, em São Paulo, durante o mês de junho. A competição reuniu atletas de alto nível de várias cidades do interior paulista e mineiro, e a Veterana conquistou resultados expressivos, com destaques em diferentes categorias.

🎾 Categoria Elite Masculina

O atleta Luis Araújo foi o grande nome da Caldense na categoria principal. Após uma campanha sólida, chegou à grande final, onde foi vice-campeão, sendo superado por Henry Fior, de Leme-SP, com parciais de 6×3 e 6×1.

Outros representantes da equipe também estiveram em quadra:

Gabriel Tramonte fez uma partida equilibrada, mas acabou eliminado na primeira rodada ao perder para Eduardo Brunheroto, de São João da Boa Vista, por 6×3, 3×6 e 10×5 no match tie-break.

João Santos foi derrotado por João Bueno, de Pirassununga, com parciais de 6×2 e 6×2, também na primeira fase.

🎾 Categoria Feminino Livre

Na chave feminina, a Caldense também chegou às fases decisivas. Luana Leda brilhou e garantiu o vice-campeonato, sendo superada na final por Ana Venelli, com parciais de 6×0 e 6×3.

Na semifinal, Luana enfrentou a também atleta da Caldense Môniká Corrêä, vencendo por 6×4 e 6×0, em um confronto 100% alviverde. Môniká terminou a competição entre as quatro melhores da categoria.

Outros resultados da Caldense:

Nayara Nóbrega chegou às quartas de final, sendo derrotada por Sueli Urtado por 6×3 e 7×6, em jogo bastante equilibrado.

Talita Barbosa caiu na primeira rodada diante da campeã Ana Venelli, por 6×3 e 6×2.

Karine Camara também se despediu da competição na estreia, sendo superada por Sueli Urtado, por 6×3 e 6×2.

Caldense estreia com vitória no Campeonato Municipal de Futsal Sub-13

A equipe sub-13 de futsal da Associação Atlética Caldense iniciou sua trajetória no Campeonato Municipal de Futsal com o pé direito. Na noite desta segunda-feira, a Veterana venceu a Arena Primeiro Passo pelo placar de 8 a 4, demonstrando entrosamento, qualidade técnica e eficiência ofensiva.

O jogo foi movimentado do início ao fim, com a Caldense impondo ritmo forte e aproveitando bem as oportunidades criadas. A vitória reforça o bom trabalho que vem sendo desenvolvido com a categoria, sob orientação da comissão técnica, e anima a torcida para a sequência da competição.


Campeonato Interbairros tem semifinais neste sábado no Bandolão

O Campeonato Interbairros tem jogos decisivos neste sábado (28). O estádio municipal de Benedito Bandola, o Bandolão, sedia a semifinal do campeonato, que pode ser acompanhada pelo público.


As partidas prometem emoção, uma vez que os times classificados têm feito uma boa campanha ao longo da competição.

Programação

Sábado – Dia 28

15h – Nova Aurora x Cohab

18h – São José x Santa Rosália

A final do Interbairros está marcada para o dia 5 de julho, no Bandolão, às 17h. O campeonato é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a AAPC – Associação dos Árbitros de Poços de Caldas e a Liga Poços-caldense de Futebol (LPF).

Copa Municipal de Society Adulto Masculino abre inscrições

 A Copa Municipal de Society Adulto Masculino 2025 inscreve equipes até o dia 11 de julho. As vagas são limitadas a 20 times. A inscrição pode ser feita pela internet.

O congresso técnico da competição está marcado para o dia 16 de julho, às 19h, na sede da Liga Poços-caldense de Futebol (LPF), quando haverá apresentação do regulamento, forma de disputa, sorteio das chaves e a previsão da tabela de jogos.

Durante o congresso, também serão distribuídas fichas de inscrição de atletas. A devolução das fichas preenchidas deve ser feita até o dia 25 por e-mail ou presencialmente na LPF.

O campeonato tem previsão de início para final de julho, com jogos realizados nos campos de futebol society do Parque Municipal Antonio Molinari.

A Copa Municipal de Society Adulto Masculino 2025 é uma parceria da Secretaria de Esportes com a Associação dos Árbitros de Poços de Caldas (AAPC) e a LPF.

Secretaria de Esportes abre diálogo com IF para novas parcerias

 Poços de Caldas, MG - A secretária de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, e o diretor do Departamento de Políticas Públicas Esportivas, Israel Pereira, deram início a um ciclo de reuniões com instituições e outras secretarias municipais, com o objetivo de abrir novas parcerias e fortalecer projetos em conjunto, visando ampliar o alcance das ações esportivas na cidade. O primeiro contato foi realizado recentemente com o Instituto Federal – Campus Poços.

Durante o encontro, as equipes destacaram a importância de unir esforços para potencializar os benefícios do esporte, cultura e educação, especialmente nas regiões mais estratégicas da cidade, como a zona sul. O foco é movimentar a região, estimulando o desenvolvimento social e o bem-estar da população por meio de atividades conjuntas e planejadas.

“Estamos trabalhando para construir uma rede de parcerias que possibilite uma atuação mais eficiente e abrangente das secretarias e instituições, beneficiando diretamente a comunidade”, explicou o secretário de Esportes. “A ideia é que, ao integrar as áreas, possamos oferecer projetos que dialoguem entre si, promovendo um impacto ainda maior na qualidade de vida dos moradores.”

A perspectiva é que essa colaboração gere ações contínuas e inovadoras, que unam esporte, cultura e educação em prol do desenvolvimento humano e social em Poços de Caldas.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Atletismo de Poços de Caldas conquista medalhas e vagas para a final do JEMG 2025 em Itajubá

  Poços de Caldas, MG –  A delegação de atletismo de Poços de Caldas obteve excelente desempenho na fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2025), realizada entre os dias 23 e 26 de junho na cidade de Itajubá. Representando as escolas do município, os estudantes/atletas conquistaram 10 medalhas e garantiram quatro vagas para a fase final, que acontecerá de 14 a 20 de julho.

A equipe foi formada após a etapa municipal, realizada no dia 3 de maio na Pista Municipal de Atletismo, e contou com 26 atletas selecionados de diferentes escolas da cidade: 07 alunas na categoria feminina (04 no módulo I e 03 no módulo II) e 19 alunos na categoria masculina (10 no módulo I e 09 no módulo II).

Mais do que os pódios, a participação na competição regional foi considerada extremamente positiva pelos organizadores e treinadores, que destacaram o amadurecimento e o aprendizado dos jovens atletas ao longo do evento. “Independentemente da quantidade de medalhas obtidas, o grande objetivo foi a inserção de novos alunos em competições”, destacou o professor Sidnei Carlos De Parólis. “Ensinamos a importância do comportamento durante as provas, o aquecimento adequado, os procedimentos da câmara de chamada e os horários corretos de apresentação para cada disputa.”

De acordo com o professor, todos os atletas competiram muito bem, mostrando evolução técnica e disciplina. “Nossa equipe é muito nova, mas já demonstra potencial para grandes resultados futuros. Ficamos muito esperançosos com o que vimos em Itajubá.”

Outro destaque da participação foi o impacto positivo do Projeto Atletismo Escolar de Poços de Caldas, coordenado por Rodilson Domingues, que revelou cinco dos medalhistas nesta fase. O projeto, que realiza festivais de atletismo em diferentes regiões da cidade, tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes à prática da modalidade.

O Projeto Atletismo Poços de Caldas é uma iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com patrocínio da Unimed Poços, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09. Atualmente, o projeto também integra a rede de Centros Nacionais de Formação em Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Sidnei aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para o sucesso da participação dos estudantes na competição: “Agradecemos aos alunos, seus pais e responsáveis, e especialmente aos professores de educação física das escolas, que colaboraram com a documentação, inscrição e acompanhamento durante a competição. Também estendemos nosso agradecimento à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, à Prefeitura de Poços de Caldas, à Unimed Poços e à Confederação Brasileira de Atletismo pelo apoio essencial.”

Agora, os atletas classificados voltam ao foco dos treinamentos visando a fase final do JEMG, onde enfrentarão os melhores competidores do estado. A expectativa é de mais um capítulo promissor na trajetória do atletismo poços-caldense.


Escola Mineira de Ginástica Rítmica se destaca na Copa Aginat, em Natal (RN)

Poços de Caldas, MG – A Escola Mineira de Ginástica Rítmica brilhou na 9ª edição da Copa Aginat, realizada no Palácio dos Esportes, em Natal, no Rio Grande do Norte. A competição, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho, reuniu 420 atletas de 11 estados brasileiros, representando 33 clubes, e marcou os 10 anos da Aginat/América, uma das associações mais tradicionais da modalidade no país.

Com alto nível técnico e uma atmosfera de acolhimento e celebração, a Copa Aginat se consolidou como uma das maiores competições da ginástica rítmica nacional.  “Estou muito feliz com a participação da equipe que brilhou na  Copa Aginat que é uma competição muito importante. 

A Escola Mineira  teve uma participação marcante e trouxe na bagagem resultados expressivos, com destaque para pódios e colocações de alto nível entre as centenas de atletas participantes.

Resultados das atletas da Escola Mineira de Ginástica Rítmica:

Pré-Infantil Elite:  Luanna Abraão – 2º lugar

Pré-Infantil 3:  Maria Flor – 8º lugar eMariana Xavier – 24º lugar

Categoria Infantil: Gabrielly Miura – 5º lugar e Isadora Calixtro – 7º lugar

Juvenil Elite: Bianca Tavares – 3º lugar

Malu Pisani – 14º lugar

Juvenil 3: Giovanna Lago Senna – 3º lugar

A comissão técnica e os familiares comemoraram os resultados com entusiasmo, ressaltando o empenho e a dedicação das atletas ao longo da preparação. “Estamos muito felizes com o desempenho das meninas. Foi uma competição de altíssimo nível e ver nossas atletas entre as melhores do Brasil é motivo de grande orgulho. Vamos seguir treinando forte e encarando novos desafios”, declarou o técnico Branco Cardoso.


 

Esporte não caminha sem educação’: a visão de Zelinha à frente da Secretaria

 Poços de Caldas, MG- Com seis meses à frente da Secretaria de Esportes de Poços de Caldas, Zélia Maria Testi Moreira, a Zelinha, recebeu a reportagem para uma entrevista especial. Professora, ex-atleta e ex-gestora escolar, Zelinha compartilha nesta conversa suas experiências, desafios, percepções e metas como responsável por uma das principais pastas do município.


Mantiqueira - Seu nome foi surpresa, mas você sempre teve ligação com o esporte. Que ligação era esta?

Zélia Maria Testi Moreira - Nasci pelo esporte, na verdade.

Tive uma trajetória de alto rendimento esportivo até mais ou menos 1995, 96. Como praticante mesmo, em competições. O basquete é o meu esporte de preferência.

Desde os Jogos Escolares, enfim, depois ingresso no alto rendimento de basquete, em Poços jogando competições como os Jogos Regionais. E depois que eu deixei o basquete, me apaixonei pela corrida. Então, quando a corrida ainda, de fato, não era um esporte como é hoje, eu tinha que me deslocar até São Paulo para participar das corridas de rua. Fiz isso mais ou menos até meados de 2000 a 2015, por aí. E aí a corrida foi chegando para a nossa região, e eu me mantive nesse processo todo.


Mantiqueira - E como foi sua trajetória na educação?

Zelinha - Trabalhei em duas instituições escolares, no São João da Escócia, no qual eu estudei, fui atleta e depois me ingressei trabalhando ali na educação como professora.

Depois, em 91, no Colégio Objetivo, onde eu fiquei até o ano passado. Os dois colégios sempre movimentaram a questão esportiva de maneira muito assertiva, entendendo o esporte como uma ferramenta de muita transformação dos jovens e das crianças.

Então, o esporte sempre me acompanhou, mesmo nesse processo voltado para a gestão educacional.


Mantiqueira - E como foi a mudança da educação para a Secretaria de Esportes?

Zelinha - Esse convite foi muito inesperado. Já tinha uma relação coa com o Eduardo Januzzi, nosso vice-prefeito. Quando soube da entrada dele na candidatura com o prefeito Paulo Ney, pensei: “Puxa, olha que bacana, duas pessoas novas, com certeza com ideias inovadoras”. Vi ali uma ruptura, um processo novo dentro da política poços-caldense, que é tão tradicional. Conheci o Paulo Ney dentro da escola, num espaço que abrimos para os candidatos apresentarem suas propostas. Neste período o Eduardo brincou: “Você vai trabalhar comigo?” Foi uma brincadeira, mas depois veio o convite, no finalzinho de dezembro. Eu já estava envolvida com o início do ano letivo, mas entendi aquilo como uma proposta diferente. Após 34 anos no Colégio Objetivo, percebi que era um ciclo se encerrando. Acreditei que poderia contribuir com minha experiência em gestão, organização, planejamento e, claro, minha paixão pelo esporte.


Mantiqueira - Desafio aceito. O que foi encontrado aqui dentro da Secretaria?

Zelinha - Sabia do tamanho dos desafios. Existe, às vezes, um certo preconceito com o profissional da rede privada que chega ao serviço público. Mas fui muito bem recebida pela equipe, que é muito dedicada. Minha estratégia foi chegar com cautela, escuta ativa e respeito pelo que já estava consolidado. Comecei com pequenas mudanças, para não causar grandes impactos. Hoje, me sinto totalmente inserida, e acredito que já conseguimos imprimir um olhar de gestão, sem desconsiderar tudo que já era feito com carinho.

Estamos implementando projetos voltados ao esporte para pessoas acima de 50 anos, ao esporte paralímpico e mantendo todos os programas importantes da secretaria.


Mantiqueira - Como você encontrou a Secretaria de Esportes? Está conseguindo fazer tudo que pensou ao assumir?

Zelinha - Na rede privada o tempo de execução é mais rápido. Aqui no serviço público, é preciso aprender a lidar com o tempo, respeitar os trâmites, e isso exige paciência. Algumas coisas que eu queria fazer rapidamente precisam de tempo para acontecer. Estamos avançando no planejamento, organização, no mapeamento de quem ocupa os espaços, quais modalidades são atendidas e quais ainda precisam de atenção. Buscamos parcerias, estabelecemos rotinas de cuidado e manutenção – porque não se pode entregar um equipamento esportivo e esquecer dele por três anos. Esse primeiro ano é de ajustes, para que no segundo possamos avançar mais. Mesmo assim, conseguimos manter apoio a viagens, campeonatos, alimentação e eventos. E sempre com um olhar atento à igualdade. Importante destacar que houve um amumento de quase 50% nos editais de patrocínio direto e isto é muito importante  por promoverem e financiarem o esporte local. 


Mantiqueira - E como tem sido sua relação com as modalidades, com os professores, com os projetos? 

Zelinha - Tenho recebido representantes de várias modalidades aqui na secretaria.

Futebol, vôlei, basquete, tênis de mesa... Cada um traz suas expectativas, suas vivências, e isso enriquece a escuta e o planejamento. Estou sempre com a agenda aberta para esse diálogo. Acredito muito na construção coletiva, no esporte igual para todos.


Mantiqueira - Teremos novidades ainda este ano no esporte, novas competições ou algum evento?

Zelinha - O esporte em Poços de Caldas não para. De janeiro até agora quase não tivemos um fim de semana sem três, quatro eventos acontecendo simultaneamente. Já estamos organizando o calendário de 2026, com planejamento e cuidado. O calendário da própria secretaria já está praticamente fechado para o ano que vem. Neste fim de semana, por exemplo, estamos com atletas em Itajubá no JEMG (Jogos Escolares de Minas). Ainda há muitos eventos previstos para o segundo semestre, alguns promovidos diretamente pela secretaria e outros apoiados por ela ou pela Prefeitura. Neste primeiro ano, como é um ano de estudo e ajustes, optamos por não trazer grandes eventos de fora. Nosso foco foi entender o que temos, fortalecer as estruturas e apoiar o que já acontece. Mas já estamos em contato com instituições e propostas para 2026, para que possamos ampliar as competições de alto nível, diversificar as atrações esportivas e valorizar ainda mais o que já é feito em Poços.


Mantiqueira - Na sua visão, o que é o esporte?

Zelinha - Com certeza o esporte é parte essencial da transformação social e pessoal dos cidadãos. Refirmo  o compromisso de avançar com o esporte municipal em todas as frentes — da base ao alto rendimento, da inclusão à inovação.

Veterana 40+ é a quarta força da 8ª Conexão Caldense de Vôlei Master

 A equipe 40+ de vôlei da Associação Atlética Caldense conquistou o quarto lugar em sua categoria na 8ª edição da Conexão Caldense de Vôlei Master, realizada nas quadras da sede social do clube.

Na semifinal, o time enfrentou a equipe DJ Xandi MVM e foi superado por 2 sets a 0, seguindo para a disputa do terceiro lugar. Em um jogo equilibrado e decidido no tie-break, acabou sendo vencido pelo time Katadinho por 2 sets a 1, encerrando sua participação com muita garra e espírito esportivo.

A capitã Ana Paula Rodrigues Duarte destacou o esforço coletivo para formar o grupo, mesmo com pouco tempo de treino. “É um orgulho vestir essa camisa alviverde mais uma vez, ainda mais no ano do centenário do clube. Muitas atletas estavam paradas, mas nos reunimos por amizade e pelo amor ao esporte, em busca de uma medalha. O quarto lugar é honroso, pois lutamos até onde foi possível”, comentou a ponteira passadora.

Ana Paula também ressaltou a emoção dos reencontros proporcionados pelo torneio. “Foi lindo ver gerações se reencontrando, com ex-alunas, professoras, amigas e até mãe e filha jogando juntas. Para todas nós, é sempre uma alegria imensa representar a nossa querida Veterana”, disse.

A central Simoni Goerino da Silva também expressou sua felicidade com o retorno às quadras. “É uma sensação maravilhosa fazer parte deste grupo. Só tenho a agradecer ao Paulinho por mais uma oportunidade de integrar essa equipe incrível. Representar a Caldense, vindo da cidade de Itobi-MG, é uma honra gigantesca. Me sinto muito feliz e grata por essa chance”, afirmou a atleta emocionada.

O técnico Paulinho Togni, ao lado da auxiliar técnica Maria Eduarda (Dudinha), destacou o comprometimento da equipe, mesmo com poucos treinos. “As meninas são talentosas e muito queridas. Treinamos apenas três vezes antes do torneio, sabíamos que seria difícil, mas sonhávamos com uma medalha. Não veio, mas saímos de cabeça erguida. A entrega, a garra, o esforço em deixar a família e abrir mão do feriado para jogar. Isso tudo me deixa orgulhoso. Pode não ser o resultado que queríamos, mas foi uma participação que nos encheu de orgulho”, declarou.

Esta foi a primeira participação da equipe 40+ em um torneio em 2025. Paulinho espera novos reencontros ainda neste ano. “No segundo semestre, teremos a Lidarp, com o time adulto, e espero contar com elas novamente. Tudo indica também que em novembro acontecerá uma nova etapa do Conexão, em Vinhedo-SP. Quero muito ter esse grupo comigo novamente. São meninas que estão juntas há muitos anos, e isso me deixa feliz e confiante para o que está por vir”, finalizou o treinador.

SEMIFINAL

DJ Xandi MVM 2 X 0 AA Caldense

PARCIAIS

25/5 e 25/18


3º E 4º LUGAR

Katadinho 2 X 1 AA Caldense

PARCIAIS

25/23, 25/23 e 16/6


ATLETAS 40+

Keila S. Mendes, Anna Paula R. Duarte, Cecília M. Carvalho, Fabíola C. Marchi, Larissa C. Brasileiro, Vanessa C. B. S. de Oliveira, Elaine C. Firmino, Flávia R. Lourenço, Andrea de F. M. e Silva, Simoni G. da S. Sanches, Claudiomara U. Esteves, Izabel C. S. Souza e Edilene B. de C. Souza.


 

Av. João Pinheiro tem interdições no domingo para corrida da Apae

Por conta da realização da 11ª Corrida da Apae (Apae Run), a avenida João Pinheiro terá alguns trechos interditados momentaneamente na manhã de domingo (29).

As interdições parciais vão acontecer no sentido centro-bairro, na altura da ponte da rua Gama e subsequentes, até o trevo da Unifal. Motoristas devem usar rotas alternativas, como a avenida Champagnat.

Ao todo, 800 atletas devem participar da prova, que terá largada às 7h30 na Vila Cruz, em frente a sede da associação beneficente.

A Apae Run tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Várias corridas estão programadas até o fim do ano. Acesse o calendário municipal.

Pilotos poços-caldenses vão a Igrejinha-RS para disputa do Brasileiro de Hard Enduro

Poços de Caldas, MG - Os pilotos poços-caldenses, Pedro Zanetti e Marco Oliveira (categoria Silver) e Alexei Abrão (categoria Iron), participam neste fim de semana do Campeonato de Hard Enduro (BRHE), que acontece na cidade de Igrejinha-RS. A prova na serra gaúcha é válida pela 4ª etapa do brasileiro da modalidade.

A prova Mad-Ness, entre os dias 27 e 29 de junho, desembarca no sul com a promessa de uma disputa técnica e desafiadora, em um terreno onde as condições climáticas influenciam diretamente, lajes lisas, barro e variação de altitude, tudo isso temperado com o tradicional frio da região. O evento, que acontece no emblemático Parque da Oktoberfest, coração das festividades da cidade, contará com uma estrutura completa para garantir conforto e segurança ao público e competidores, com praça de alimentação, banheiros e serviços de apoio. 

Para o piloto Alexei Abrão, o terreno da região varia bastante de acordo com o clima. “Após uma semana de tempo bom, por exemplo, quase todos os pontos apresentam bom grip; porém, em dias mais úmidos, a resistência do piloto é colocada à prova: as trilhas ficam escorregadias e, para encontrar tração, o competidor precisa estar concentrado, buscando a dose exata de aceleração e o posicionamento adequado”, comenta.

Já Marco Oliveira, da Silver, afirma que o terreno é desafiador, uma mistura de pedras, areia, lajes lisas, saibro grosso, terra e barro. Os pilotos irão vivenciar diferentes tipos de terreno conforme sobe pelas camadas geográficas desenhadas pela natureza. Desafio e diversão não irão faltar”, finaliza.

A competição deve reunir cerca de 200 pilotos, representando mais de 5 países e 10 estados brasileiros. 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Basquete masculino Sub-15 da Caldense enfrenta Iracemápolis pela ARB

No último domingo (22), a equipe masculina Sub-15 entrou em quadra no Ginásio Dr. Ronaldo Junqueira para enfrentar o time da Prefeitura Municipal de Iracemápolis-SP, pela Associação Regional de Basquetebol (ARB). Em um jogo equilibrado, a equipe visitante venceu por 54 a 46.

Mesmo com a derrota, a partida foi marcada por uma atuação corajosa dos jovens atletas alviverdes, que encararam de igual para igual uma equipe invicta na competição. Sob o comando do técnico Vinícius Avalon, o time demonstrou volume de jogo, intensidade e capacidade de leitura, confirmando a evolução do grupo dentro do campeonato. “Foi um aprendizado muito grande para a gente. É legal ver os meninos jogarem com volume muito acima e eles demonstraram que estão preparados. Apesar da derrota, sempre temos que olhar o lado positivo, aprender com os erros e seguir em frente buscando melhorar os resultados”, avaliou o treinador.

O desempenho do Sub-15 é reflexo do trabalho consistente que vem sendo realizado nas categorias de base da Caldense. Com estrutura, apoio e acompanhamento técnico qualificado, a base do basquete do clube vem se consolidando como uma das grandes forças da região, formando atletas com disciplina, garra e espírito competitivo.

OS ATLETAS

Vinícius Salles, Antônio Gatto, Samuel Pinto, Olavo Campos, Luiz Lucas, Antônio Neto, Pietro Paula, Carlos Roberto, Matheus Marçall, Givan Júnior, Arthur Pellachin e Miguel Lemos.

Professor da Caldense, Otávio Troyano, está entre os melhores do CrossFit no Brasil

 O professor Otávio Troyano, da Associação Atlética Caldense, participou no último fim de semana (21 e 22), em Sorocaba-SP, da semifinal do Torneio CrossFit Brasil – TCB, principal campeonato nacional da modalidade. O seu desempenho foi notável, garantindo-lhe a classificação para a grande final, que terá lugar em setembro deste ano.

Troyano compete na categoria Master 45-49, que começou com cerca de 250 atletas de todo o país. Agora, com a vaga assegurada, ele está oficialmente entre os 16 melhores atletas do Brasil na sua faixa etária.

“Participar da semifinal foi um grande desafio. Disputar cada exercício diante de uma plateia empolgada dá-nos uma energia incrível. Estou muito feliz por estar entre os melhores do Brasil na minha categoria”, declarou o atleta.

Segundo o próprio Troyano, o campeonato é dividido em três fases. “A primeira etapa, chamada TCB For All, é realizada de forma online. Após a classificação, vem a segunda fase, que aconteceu neste fim de semana e se chama Super Seletivas. Esta é a semifinal, da qual se classificam os três melhores atletas. Essa fase foi disputada em quatro cidades-sede, Anápolis-GO, Rio de Janeiro-RJ, Sorocaba-SP e São José-SC”, explicou.

A conquista do professor da Veterana é um marco para o CrossFit regional, demonstrando que, com dedicação, foco e disciplina, é possível alcançar a elite da modalidade no país. “Procurei manter as estratégias de cada prova que foram definidas nos treinos e deu certo, e com Isso a cada prova que passava ficava mais confiante”, contou.

Ainda emocionado com o feito, Troyano destacou a importância da conquista. “Ainda estou tentando assimilar tudo o que aconteceu. Faz seis anos que tento participar neste campeonato e nunca tinha conseguido me classificar, foi sensacional. O nível estava altíssimo, os melhores atletas do Brasil estavam dentro da arena. É sempre um prazer representar a Caldense e exaltar a grandiosidade deste clube, especialmente neste ano centenário. Que a Veterana seja lembrada por onde passarmos. Esta conquista foi muito especial”, declarou.

Agora, o foco do atleta está totalmente voltado para a preparação rumo à final, que será realizada na cidade de Guarujá-SP. Intensificar os treinos, aprimorar a técnica e manter o ritmo são os principais objetivos nos próximos meses.


Caldense se destaca em fim de semana intenso no handebol masculino e feminino

A equipe feminina da Caldense também esteve em Campestre-MG, onde participou de três dias de disputas intensas pelo Campeonato Mineiro Cadete. Em um torneio bastante competitivo, a Veterana enfrentou grandes equipes do estado e garantiu o 3º lugar, superando também desafios fora das quatro linhas.

Segundo a técnica Elaibe Ferreira, situações externas ao ambiente esportivo impactaram emocionalmente o grupo, influenciando o rendimento das atletas em quadra. Mesmo assim, a equipe demonstrou resiliência e concluiu a competição com uma colocação de destaque.

No domingo (23), a equipe seguiu para Mogi Guaçu-SP, onde disputou a quinta rodada da LHESP diante do Guarani/SAB/NHC. Demonstrando grande força técnica e foco, a Caldense venceu a partida por 24 a 13, mantendo a invencibilidade na competição e a liderança da tabela de classificação.

Destaque mais uma vez para a atleta Gabriella Campos, artilheira da liga com 43 gols e eleita MVP da partida. Ao final do confronto, em gesto de respeito e solidariedade, a equipe adversária posou para uma foto conjunta com as atletas da Caldense.

Handebol Masculino – Categoria Cadete

Campeonato Mineiro – Campestre-MG

No sábado (22), a equipe masculina cadete entrou em quadra contra a forte equipe de Guaranésia e conquistou uma importante vitória pelo placar de 36 a 27, mostrando excelente desempenho coletivo e controle de jogo, mesmo atuando fora de casa.

Já no domingo (23), pela LHESP, os atletas alviverdes enfrentaram o Guarani, de Campinas-SP, em um duelo muito equilibrado. Apesar do esforço e da intensidade em quadra, a Caldense acabou sendo superada por 21 a 17, em sua primeira derrota na competição paulista.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Poços compete na fase regional dos Jogos Escolares em Itajubá

Poços de Caldas, MG - Alunos-atletas das escolas de Poços de Caldas estão participando da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). As competições vão até o fim desta semana em Itajubá.

Ao todo, uma delegação de 147 pessoas está na cidade sul-mineira sede dos jogos. O Jemg é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

A etapa regional acontece em seis municípios do estado, com competições de atletismo, basquetebol, basquete 3×3, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Nela, disputam as escolas inscritas das seis cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa microrregional, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol), e os quatro primeiros estudantes-atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez.

Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes de 12 a 14 anos, e o Módulo II, de 15 a 17 anos.

Poços compete nas seguintes modalidades:

– Basquete masculino e feminino, módulos 1 e 2, representado pelo Pelicano

– Vôlei feminino no módulo 2, pelo Colégio Municipal

– Futebol masculino, módulo 1, representado pelo Cepoc

– Futsal feminino módulo 1, representado pelo Caic

– Basquete 3×3, módulo 1, representado pelo Colégio Objetivo e no módulo 2 pelo COC

– Vôlei de praia feminino, módulo 1, com o Pelicano, e no módulo 2, pelo Objetivo

– Vôlei de praia masculino, módulo 1, com o Colégio São José Imaculada Conceição, e no módulo 2, pelo IF Sul de Minas

– Atletismo


As etapas do Jemg

A primeira etapa é a municipal, realizada pelos órgãos municipais que selecionam as escolas e estudantes-atletas para a etapa microrregional. Nesta etapa, o Estado é dividido em 47 microrregiões. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez levam os estudantes para a terceira etapa, denominada etapa regional.

A quarta etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela, disputam os campeões das seis regionais (modalidades coletivas, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Poços de Caldas recebe Desafio de Goleiros com presença de Aranha e Nilton César neste sábado

Poços de Caldas, MG – O próximo sábado, 28 de junho, promete ser especial para os amantes do futebol em Poços de Caldas. A cidade receberá o 2º Desafio de Goleiros, promovido pela Academia de Goleiros MR, com a presença de duas lendas da posição: Aranha, ex-goleiro de clubes como Santos, Atlético-MG e Palmeiras, e Nilton César. O evento será realizado a partir das 8h da manhã, no espaço esportivo da Yoorim.

A ação tem como objetivo incentivar a formação de goleiros, valorizar a posição e proporcionar uma experiência única a atletas da região. O evento é aberto ao público e conta com a participação de goleiros de diferentes idades e níveis, que poderão competir em categorias diversas e ainda concorrer ao sorteio de brindes exclusivos.

Um encontro com ídolos

Além da competição, o evento será uma oportunidade rara de interação direta com ídolos do futebol. Aranha, que é padrinho da Academia MR e apoiador do projeto desde sua criação, fará uma palestra motivacional, falando sobre sua carreira, os desafios da posição de goleiro e a importância da educação e da formação cidadã. “Voltar a Poços de Caldas é sempre uma alegria. Fazer parte dessa história é motivo de orgulho. Acredito muito no poder do esporte como ferramenta de transformação”, destacou.

Aranha reforçou que o Desafio de Goleiros é uma forma de manter os atletas motivados. “O treino de goleiro nem sempre é agradável, mas é essencial. Um evento como esse quebra a rotina, motiva e celebra quem está no gol.”

Inscrições e premiações

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente com os organizadores Marcelo Rodrigues ou Dionísio, através das redes sociais da Academia de Goleiros MR. O valor é de R$ 50,00, destinado à compra de medalhas, troféus e estrutura do evento.

Será promovida uma rodada de fotos, autógrafos e bate-papo com os convidados especiais, encerrando a programação com muita interação e aprendizado.

Formação dentro e fora de campo

O evento também tem um forte viés educativo e social. Hoje palestrante e escritor, Aranha ressalta a importância de olhar além das quatro linhas. “Nem sempre o futebol será a profissão. É por isso que precisamos de um plano B. E a educação é o melhor plano”, afirmou.

Serviço:

Evento: Desafio de Goleiros com Aranha e Nilton César

Data: 28 de junho de 2025 (sábado)

Horário: A partir das 8h

Local: Yoorim – Poços de Caldas/MG

Informações: Redes sociais da Academia de Goleiros MR 

Atleta Rafael Leôncio conquista resultados expressivos na Maratona do Rio de Janeiro 2025

Poços de Caldas, MG – O atleta poços-caldense Rafael Leôncio da Silva participou pela primeira vez da tradicional Maratona do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 19 e 22 de junho, e obteve resultados de grande destaque nas provas de 5km e 21km, enfrentando milhares de competidores de todo o Brasil.

A estreia de Rafael aconteceu no dia 19 de junho, às 16h, na prova de 5km, que reuniu 7.618 atletas, sendo 547 em sua faixa etária. Com excelente desempenho, ele conquistou o 6º lugar na classificação geral e o 1º lugar na sua categoria, cruzando a linha de chegada com o tempo de 16 minutos. “Foi um momento muito especial. Agradeço a Deus por essa conquista e pela força durante toda a prova”, comemorou.

No dia 21 de junho, às 6h da manhã, Rafael retornou às pistas para disputar os 21km (meia maratona), prova que contou com 23.700 corredores, sendo 2.120 em sua faixa etária. Novamente, o atleta brilhou: ficou em 18º lugar no geral e conquistou o 2º lugar em sua categoria, com o excelente tempo de 1h10min.

“Foi uma experiência inesquecível. Estou muito feliz com os resultados e por representar minha cidade em um dos maiores eventos de corrida do país. Agradeço a Deus, aos meus patrocinadores e amigos que me ajudaram a chegar até aqui”, destacou Rafael Leôncio.

Rampa do Cristo recebe o 2º Open de Parapente com grandes voos previstos em Poços de Caldas

Poços de Caldas está se preparando para um evento emocionante! Nos dias 28 e 29 de junho, acontece na Rampa do Cristo o 2º Open Poços de Parapente, um encontro que reunirá pilotos de diversos estados e apaixonados pelo voo livre para um final de semana cheio de adrenalina, técnica e celebração do esporte.

A competição será dividida em quatro categorias: iniciante, sport, serial e open, garantindo oportunidades para pilotos de todos os níveis. Além disso, parte da equipe brasileira que representará o Brasil no Campeonato Mundial estará presente, incluindo os pilotos Rafael Barros, Marcella Uchoa e o técnico Cristiano Ricci. Também estarão no evento os pilotos que representam Poços no Campeonato Brasileiro 2025, como o piloto poços-caldense Sergio Sampaio, que recentemente representou o Brasil na Copa do Mundo da China.

A programação começa na sexta-feira, dia 27, às 18h, com o credenciamento dos pilotos, uma recepção de boas-vindas e uma palestra especial com Ary Pradi, uma referência nacional no parapente. Essa primeira parte do evento será apenas para os pilotos no espaço de eventos do Minas Garden Hotel.

No sábado, dia 28, as competições começam às 9h, com os pilotos se preparando para decolar. O Teleférico estará liberado para os competidores, facilitando o acesso ao ponto de decolagem na Rampa do Cristo. A janela de voo abre às 11h, e durante a tarde, o evento preparou um Sunset com o DJ Dudu Reis, que animará o público com muita música boa.

No domingo, dia 29, acontece a segunda prova, e às 19h, será realizada a premiação, que distribuirá mais de 22 mil reais em prêmios, celebrando os melhores da competição.


Local: Rampa do Cristo - Poços de Caldas – MG

Data: 27 a 29 de junho de 2025

Mais informações: (35) 99903-2339


terça-feira, 24 de junho de 2025

Campeonato Interno do Kiah Thai Boxe movimenta academias de Muay Thai e Boxe

Poços de Caldas, MG – No último sábado, 21 de junho, foi realizado o 2º Campeonato Interno do Kiah Thai Boxe, reunindo quatro academias da cidade em um dia de muita técnica, espírito esportivo e integração. O evento contou com a participação do CT Thai Boxe, Academia Plateau Fighters (Lipe), Academia Léo Pitbull e Academia Léo Sgrili, promovendo ao todo 14 lutas, sendo 6 de Muay Thai e 8 de Boxe.

A academia anfitriã, Kiah Thai Boxe, celebrou a conquista de seis campeões, com destaque para os atletas Théo, Thales e Mirelle na categoria Kids, e Pedro, Mateus e Miguel entre os adultos.

O evento foi considerado um sucesso por participantes e organizadores, destacando-se pela boa estrutura e condução. A organização ficou sob responsabilidade de Elaine Cristina, esposa do mestre Kiah, que coordenou a competição desde o planejamento até a execução, com apoio da equipe da academia.

Além das lutas, o campeonato contou com a presença de convidados especiais, entre eles o vereador Paulista, e diversos patrocinadores que contribuíram para a realização do torneio.

Com saldo positivo e boa repercussão entre os participantes, a organização já projeta a 3ª edição para 2026, prometendo ainda mais estrutura e novas oportunidades para os atletas locais.

Equipe de Poços conquista 1º lugar no Torneio Regional Divas do Vôlei em Caldas

Poços de Caldas, MG – A equipe do Projeto Vôlei Adulto Feminino de Poços de Caldas conquistou, no último sábado (22), o título de campeã do Torneio Regional Divas do Vôlei, realizado na cidade vizinha de Caldas. Em sua primeira competição fora do município, o time poços-caldense brilhou nas quadras e garantiu o 1º lugar de forma invicta, sem perder nenhum set nas quatro partidas disputadas.

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com incentivo da empresa Donato, via Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09. A iniciativa tem como objetivo fomentar a prática esportiva entre mulheres adultas, promover a integração regional e revelar talentos no voleibol feminino.

 A Secretaria de Esportes parabenizou as atletas e comissão técnica pelo desempenho e destacou a importância do apoio da iniciativa privada e da política pública de incentivo ao esporte para resultados como este.

Poços de Caldas perde Neko, ícone do esporte, da solidariedade e do carnaval

Poços de Caldas, MG – A cidade amanheceu mais triste nesta segunda-feira, 23 de junho, com a notícia da morte de uma de suas figuras mais queridas e emblemáticas: o professor Antônio Moraes, o Neko. Aos 78 anos, ele lutava contra um câncer e foi internado na noite de domingo (22), mas não resistiu e acabou falecendo.

Referência no esporte, símbolo de solidariedade e apaixonado pelo carnaval, Neko deixa um legado inestimável para o município. Sua atuação à frente da escolinha de futebol Banda da Lata, fundada por ele em meados da década de 1980, transformou vidas e tirou gerações de jovens das ruas. Seu trabalho com a juventude teve início ainda nos anos 1970 e ganhou notoriedade ao longo dos anos, tornando-se uma instituição reconhecida no esporte poços-caldense.


Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, ele relatou com emoção o início da trajetória: “Antes a gente treinava no antigo campo do Flamengo do Aeroporto, muitos meninos passaram por mim. Fico feliz de hoje, ver o filho de um, neto de outro. A gente vai formando uma grande comunidade”, contou, com o olhar de quem sabia que o futebol era muito mais do que esporte — era inclusão, amizade e cidadania.


Reconhecimentos

Em 2020, Neko foi homenageado pela Secretaria Municipal de Esportes  com o nome da Copa de Futebol Society Mirim, evento que celebrou sua longa dedicação à formação de atletas e cidadãos.

“Fico emocionado com a homenagem, são muitos anos de dedicação. A minha família, os meus filhos, também ficaram muito felizes”, declarou na ocasião.


Dois anos depois, em 2022, foi contemplado com a Comenda Dom Pedro II, uma das mais importantes honrarias concedidas a personalidades de destaque na cidade. Ao longo da vida, Neko acumulou homenagens em reconhecimento ao seu trabalho incansável pelo esporte, pela cultura e pela solidariedade.


Natal Sem Fome: amor ao próximo

Outro marco da atuação de Neko foi a criação do tradicional Natal Sem Fome, no bairro Cascatinha, nos anos 1990. O evento, que nasceu com o objetivo de doar roupas e calçados a crianças carentes, logo ganhou uma nova dimensão ao incorporar a arrecadação de alimentos, ampliando o alcance da solidariedade.

“Quando o Natal sem Fome começou a gente doava tênis e roupas, mas muitas vezes o garoto não ficava satisfeito e por isso resolvemos coletar alimentos. Graças a Deus deu certo e a cada ano a participação do povo de Poços de Caldas aumenta”, explicou em entrevista.


Uma vida de legado

Neko também brilhou no carnaval da cidade, sendo figura marcante nos antigos desfiles de escolas de samba. Sua alegria contagiante e o amor pela cultura popular completavam a figura de um homem dedicado ao bem comum.


Ao longo de seus 78 anos, Antônio Moraes, o Neko, construiu pontes com o coração e espalhou respeito e amizade por onde passou. Ele deixa a esposa Lúcia Helena, filhos, netos e uma legião de amigos e admiradores.


O esporte, a cultura e a solidariedade de Poços de Caldas estão de luto. Mas o legado de Neko continuará vivo em cada criança que chutou sua primeira bola na escolinha, em cada família acolhida no Natal sem Fome, e em cada sorriso que ele ajudou a construir com sua dedicação, generosidade e amor pela cidade.

Master da Caldense vence Clube de Campo de Aguaí em amistoso festivo

No último sábado, dia 21 de junho, a equipe Master da Associação Atlética Caldense entrou em campo para mais um amistoso comemorativo ao centenário do clube. Desta vez, o confronto aconteceu no tradicional Clube de Campo da cidade de Aguaí-SP, reunindo ex-atletas e veteranos em um clima de confraternização e competitividade.

Em uma partida movimentada e bem disputada, a Caldense mostrou entrosamento e qualidade em campo, vencendo os donos da casa pelo placar de 3 a 1. Os gols da Veterana foram marcados por Marquinho, Claudinho e Diego Clementino. O time local ainda descontou com Lucas Maia, mas não conseguiu impedir a vitória alviverde.

Presidente da Caldense faz balanço da temporada 2025 do futebol profissional

 Poços de Caldas, MG - Com o encerramento da campanha da Caldense no Módulo II do Campeonato Mineiro 2025, o presidente do clube, Rovilson Ribeiro fez uma análise da temporada do futebol alviverde no ano do centenário, em entrevista na manhã desta segunda-feira (23/06).

O presidente lamentou a não classificação da equipe. “O campeonato transcorreu de uma maneira difícil para nós, assim como no ano passado as coisas não aconteceram. Fizemos o possível a nível de investimento, de estrutura. A Caldense, não é de agora, sempre manteve uma estrutura muito importante, muito boa para para o futebol, só que às vezes as coisas não acontecem”, disse Rovilson.

O fato de a Veterana viver o ano do centenário aumentou esperança do acesso, mas com as circunstâncias ao longo da competição, não foi possível. “A expectativa era muito alta, a gente montou um time com muito critério, o Alex veio, é uma pessoa muito experiente, contratou bem e nós não tivemos um início legal. E acabou que no final, na última rodada, corríamos o risco do descenso, o que seria um desastre. Analisando o contexto geral a gente está aliviado de nos mantermos no Módulo II”, acrescentou.

O presidente enalteceu o apoio que a Caldense recebeu da torcida, imprensa, associados, colaboradores, diretores, conselheiros e patrocinadores ao longo da temporada. “A Caldense é um clube de grande expressão no futebol mineiro e ela precisa voltar para o Módulo I. Não conseguimos, mas não faltou empenho. Quero agradecer o apoio da torcida que foi muito importante este ano, a imprensa nos apoiou, foi um conjunto de coisas boas que nos deu lá no início uma expectativa grande, mas infelizmente não conseguimos. Não faltou dedicação, não faltou empenho”, disse.

Para 2026, Rovilson espera contar com um investidor para buscar o almejado retorno à elite do futebol mineiro. “Ano que vem é trabalhar intensamente para conseguir o êxito de voltar. Nós estamos trabalhando na busca de um investidor, já tem uns dois anos. O futebol hoje precisa de investimento e é o que nós estamos fazendo. Vamos continuar trabalhando para que o ano que vem a gente consiga um investidor forte, para montarmos um time ainda melhor e conseguirmos o acesso”, finalizou o presidente.

sábado, 21 de junho de 2025

Caldense vence Patrocinense em Patrocínio, escapa do rebaixamento no Módulo II e encerra temporada

 Patrocínio, MG – A Associação Atlética Caldense derrotou o Patrocinense por 2 a 0 na tarde deste sábado, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, e afastou de vez o risco de queda para a Segunda Divisão (terceira divisão estadual). O resultado encerra uma campanha muito ruim no Módulo II, mas garante à Veterana a permanência na segunda principal categoria do futebol mineiro.

Os gols que selaram a vitória do time de Poços de Caldas saíram aos 21 min do primeiro tempo, o zagueiro Rikelmmer desviou contra o próprio patrimônio após cruzamento da direita; já aos 10 min da etapa final, o atacante Rayan aproveitou rebote na pequena área para ampliar e dar números finais à partida.

Semana de tensão
Ao apito final, o executivo de futebol da Caldense, Alex Joaquim, admitiu o clima de apreensão que antecedeu o confronto decisivo:
“Foi uma semana muito tensa, de muita aflição, mas trabalhamos bem com os jogadores. Eles entenderam que dependíamos apenas de nós mesmos. Fizemos um bom jogo aqui e saímos com o resultado positivo.”

Campanha aquém do esperado
Apesar do alívio, o dirigente reconheceu que o desempenho no campeonato ficou longe do objetivo inicial de lutar pelo acesso:
“Nossa equipe não é má; faltou sorte. Levamos gols nos acréscimos nos dois jogos contra o Mamoré, acertamos cinco bolas na trave contra o VEC e ainda tivemos um pênalti desperdiçado. Se esses pontos não tivessem escapado, hoje estaríamos comemorando a classificação.”“A Caldense não é time para estar no Módulo II. Pedimos desculpas ao torcedor. Vamos trabalhar intensamente para voltar mais fortes no ano que vem.”

Dispensas e planejamento
O elenco profissional será liberado nos próximos dias, e a diretoria já discute a reformulação para 2026. Entre as metas está a captação de recursos via lei de incentivo ao esporte para impulsionar as divisões de base – estratégia que ganhou força após a boa atuação do jovem poços-caldense Gabriel Cunha, que entrou no segundo tempo em Patrocínio:
“Precisamos ‘fabricar’ mais jogadores. Categoria de base não forma atletas de um ano para o outro, mas, se não começarmos, nunca teremos frutos.”

Palavra do treinador da Caldense
Após a partida, o técnico Nilson Corrêa, que chegou ao comando da equipe na reta final da competição, falou sobre o sentimento de alívio e a entrega do grupo nas últimas rodadas.
“Queríamos que essa vitória hoje nos trouxesse algo diferente, que fosse a classificação. Mas ela nos trouxe a permanência, e temos que louvar a Deus por isso. Fomos uma equipe equilibrada, séria, comprometida. Tenho orgulho desses jogadores. Eles foram homens, tiveram caráter e lutaram até o fim para levar a Caldense mais longe”, afirmou.
Nilson destacou que, embora o acesso não tenha vindo, a equipe demonstrou evolução e dignidade dentro de campo:
“É um misto de tristeza, frustração e alegria. Alegria por vencer, por não sair derrotado daqui. A Caldense merecia mais, o torcedor merecia mais. Mas saio de cabeça erguida e com gratidão por ter tido a honra de trabalhar nesse clube tão bonito e organizado.”

Reflexão e legado
Em tom emotivo, o treinador também compartilhou o que leva de aprendizado da curta, porém intensa passagem por Poços de Caldas:
“Aprendi que é possível mudar as coisas quando se trabalha com amor, paixão e entrega. Talvez não tenha sido suficiente para alcançar a classificação, mas acredito que deixei um legado. Acredito que os jogadores saem melhores do que chegaram.”

“Levo a Caldense no meu coração. Foi uma honra representar esse clube. Que Deus abençoe essa instituição, sua cidade e seus torcedores. E quem sabe, no futuro, nossos caminhos não se cruzem novamente.”

Foco no futuro
Com o fim da participação no Módulo II, o elenco profissional será dispensado e a diretoria começa a traçar os planos para 2026. O executivo de futebol Alex Joaquim já confirmou a intenção de investir nas categorias de base e buscar parcerias via lei de incentivo para montar um time mais competitivo e com identidade local.
O ano termina sem acesso, mas com a permanência assegurada e a promessa de reconstrução — dentro e fora das quatro linhas.

O rebaixado no grupo da Caldense foi o VEC de Varginha que fechou a sua participação com apenas 10 pontos, um a menos que Caldense e Uberaba. Os classificados foram Patrocinense, URT e Mamoré. No outro grupo o rebaixado foi o Nacional de Muriaé. Se classificaram Ipatinha, North e Democrata de Sete Lagoas. Os seis times classificados disputam duas vagas para a elite do Campeonato Mineiro em 2026.

 

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Projeto de atletismo leva atletas de Poços ao pódio na Corrida dos Bombeiros

Poços de Caldas, MG –  Alunos do Projeto Atletismo Poços de Caldas – Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo conquistaram excelentes resultados na tradicional Corrida dos Bombeiros, realizada recentemente. A iniciativa, que tem como empreendedor o professor Sídnei Carlos De Parolis e conta com o patrocínio da Unimed Poços por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 8.624/09), é um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo.

Representaram o projeto os atletas Júlio Cesar Nadalete Nogueira, Reinaldo de Lima Dias, Rosemeire de Lima Dias e Anderson Augusto de Oliveira, que competiram nas distâncias de 5 e 10 km e garantiram posições de destaque nas respectivas categorias.

Júlio Cesar Nadalete Nogueira – 1º lugar geral masculino (5 km)

Reinaldo de Lima Dias – 1º lugar na categoria veterano de 45 a 49 anos (5 km)

Rosemeire de Lima Dias – 1º lugar na categoria veterano de 45 a 49 anos (5 km)

Anderson Augusto de Oliveira – 3º lugar na categoria de 18 a 29 anos (10 km)

O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o objetivo de identificar e desenvolver talentos esportivos locais.

A organização do projeto agradeceu publicamente o apoio da Prefeitura, da Unimed Poços e da Confederação Brasileira de Atletismo pelo incentivo e suporte na participação dos atletas na competição, que reforça a importância do investimento contínuo no esporte de base e no alto rendimento.

Jiu-Jitsu: Serginho campeão mundial, Miguelzinho bronze e intercâmbio fortalece Casa do Atleta

Poços de Caldas, MG –  A cidade de Poços de Caldas segue consolidando-se como referência no cenário do jiu-jitsu nacional e internacional. Prova disso são os feitos recentes de três atletas ligados à Casa do Atleta, centro de excelência liderado pelo renomado mestre Paulão Rezende. Serginho Otávio, Miguelzinho e o espanhol Ouassim Adreuach Idrissi são destaques de um projeto que alia formação técnica, disciplina e intercâmbio global.

Serginho Otávio: títulos, disciplina e sonhos

Natural de Três Pontas (MG), Serginho Otávio vem se firmando como um dos grandes nomes da nova geração do jiu-jitsu. Em 2025, o atleta alcançou marcas expressivas: campeão Pan-Americano em Orlando (EUA), vice-campeão Brasileiro e, coroando sua temporada, campeão Mundial na Califórnia.

Com disciplina exemplar e espírito de equipe, Serginho agradece aos que pavimentaram seu caminho:

“Vim para a Casa do Atleta para treinar com o mestre Paulão Rezende, em busca do meu sonho de ser o melhor do mundo até a faixa preta. Sou grato ao meu professor Jô, que me deu a base para chegar até aqui, ao mestre Primo Liboni pela preparação física, e à secretária Zelinha e ao prefeito Paulo Ney, que sempre me apoiaram com muito orgulho.”

O atleta agora se prepara para um novo desafio: em agosto, embarca para New Jersey (EUA), onde fará um intercâmbio na academia Rising Sun, visando o aperfeiçoamento da língua inglesa e evolução técnica.

Miguelzinho: bronze no Brasileiro Kids com técnica e superação

Outro talento em ascensão é Miguelzinho, que garantiu a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Kids. O jovem atleta tem se dedicado com afinco aos treinos e já começa a colher frutos no cenário competitivo.

“Estou muito feliz por conquistar essa medalha. Já venho buscando resultados expressivos há bastante tempo. Agradeço aos meus companheiros de treino, ao mestre Paulão, ao mestre Primo e, principalmente, à minha família que me apoia e conforta a saudade nos momentos difíceis.”

Ouassim Idrissi: intercâmbio internacional fortalece a Casa do Atleta

A Casa do Atleta também se destaca por sua dimensão internacional. O espanhol Ouassim Adreuach Idrissi, faixa-roxa e atleta de Barcelona, está realizando um intercâmbio de 60 dias em Poços de Caldas. Ele é discípulo de Reinaldo Ribeiro, primeiro atleta formado por Paulão Rezende em 1994, na cidade de Varginha (MG).

“Vim treinar com o mestre Paulão por sua reputação mundial como um dos melhores treinadores. Ele é mestre do meu mestre. Estou feliz por estar aqui com atletas de alto nível e gostei muito da cidade de Poços de Caldas. Espero voltar outras vezes.”

Casa do Atleta: berço de campeões

Comandada por Paulão Rezende, a Casa do Atleta se reafirma como celeiro de talentos e exemplo de integração entre esporte, educação e cidadania. Com apoio da administração municipal e um ambiente de excelência, o projeto segue formando campeões nos tatames e na vida.

Cricket é oficialmente incluído no Pan-Americano de 2027 — Brasil entra com força para o pódio feminino

 Cricket é oficialmente incluído no Pan-Americano de 2027 — Brasil entra com força para o pódio feminino

Lima, Peru — O anúncio histórico foi feito hoje pelo Comitê Executivo da Panam Sports: o Cricket estará, pela primeira vez, no programa oficial dos Jogos Pan-Americanos. A edição de 2027, que acontecerá em Lima, no Peru, contará com 36 modalidades esportivas — e entre elas, pela primeira vez na história do evento continental, estará o esporte que mais cresce no mundo.

Com isso, o Cricket dá um passo decisivo rumo ao reconhecimento e consolidação nas Américas. E o Brasil já entra como uma das maiores potências do continente, especialmente no cenário feminino.

A Seleção Brasileira Feminina de Cricket, hexacampeã sul-americana e formada em sua maioria por atletas oriundas de projetos sociais, é vista como uma forte candidata ao pódio, reforçando o protagonismo do país na modalidade.

Roberta Moretti Avery, presidente da Confederação Brasileira de Cricket, celebrou o momento:

“É um marco histórico para o esporte nas Américas — e uma conquista construída com muito trabalho, dentro e fora de campo. Ver o cricket no Pan-Americano e saber que nossos atletas têm grandes chances de medalha é a prova de que estamos no caminho certo. Isso vai abrir ainda mais portas para o crescimento da modalidade no Brasil e na América Latina.”

Além do sucesso esportivo, o Brasil tem se destacado por utilizar o cricket como ferramenta de transformação social. Com mais de 80 projetos ativos e mais de 10 mil crianças e jovens impactados em todo o país, a Confederação Brasileira de Cricket (CBCR) aposta em uma abordagem que une educação, inclusão e alto rendimento.

 Matt Featherstone, ex-presidente da CBCR, também comentou sobre a conquista:

“Esse é um sonho antigo de quem ama o cricket. Ver o esporte em um palco como o Pan-Americano é mais que uma vitória: é um salto de visibilidade, investimento e orgulho. E o Brasil está pronto para competir — e emocionar. O futuro é brilhante.”

Com a entrada do Cricket também no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, o anúncio de hoje marca uma nova era para o esporte nas Américas — com o Brasil, mais uma vez, sendo protagonista.

________________________________________

Sobre a Confederação Brasileira de Cricket

A Confederação Brasileira de Cricket (CBCR), fundada em 2001 e afiliada à ICC desde 2003, é a entidade responsável pela organização, promoção e expansão do cricket no Brasil. Com sede em Poços de Caldas/MG, a CBCR coordena projetos sociais, competições nacionais, formações técnicas e a representação internacional do país na modalidade. Por meio do esporte, promove inclusão, educação e oportunidades reais de transformação de vida — dentro e fora dos campos.

Por Gustavo Mazzotti – Diretor de Marketing da CBCR


Grande Arraiá do Projeto DeterminaAção promove integração e saúde por meio da dança e da cultura

Poços de Caldas, MG – A noite da última quarta-feira foi marcada por muita animação, alegria e tradição com a realização do Grande Arraiá do Projeto DeterminaAção, uma iniciativa que une atividades físicas, bem-estar e convivência comunitária. Sob o comando da professora Agostinha Ângela da Silva, carinhosamente conhecida como Ângela, o projeto celebrou as festas juninas com uma programação especial, incluindo danças típicas, trajes caipiras e, claro, a tradicional quadrilha. O evento aconteceu no espaço do CAIC, onde o projeto acontece regularmente das 18h30 às 19h30.

O projeto comandado por Ângela também acontece nos bairros Jardim São Paulo (das 8h às 9h), Monte Verde (das 9h30 às 10h30) e, mais recentemente, no espaço do GAAPO, com atividades das 17h às 18h. O crescimento do projeto em diferentes regiões da cidade reflete o sucesso da proposta e o envolvimento crescente da comunidade.

A idealizadora e coordenadora Ângela destacou a importância do apoio recebido neste ano, fundamental para a ampliação das ações:

“Hoje quem apoia a gente é o Palace Hotel, ele entrou com esse apoio esse ano e a gente pretende continuar o ano que vem, mais um ano e sempre estarmos juntos.”

O Projeto DeterminaAção oferece uma variedade de atividades voltadas à saúde e qualidade de vida dos participantes. Uma das principais práticas desenvolvidas é o hitbox, uma modalidade que mistura movimentos de fortalecimento muscular, coordenação motora e exercícios aeróbicos.

“A gente trabalha com, hoje, dança, hitbox. Não é dança, ele é mais um trabalho de fortalecimento muscular, coordenação motora, ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, te ajuda a manter uma vida totalmente mais saudável”, explica Ângela, que convida a comunidade para participar das aulas: “Vocês são muito bem-vindos. Eu aguardo vocês.”

Festa junina

O clima junino tomou conta do ambiente com todos os participantes vestidos a caráter. Com músicas típicas e espírito de confraternização, a quadrilha foi o ponto alto da noite:

“ Estamos no mês de São João, então a gente resolveu fazer essa festa hoje e veio está todo mundo a caráterpara  a nossa quadrilha.”

Ângela também ressaltou que o espírito do projeto vai além dos exercícios físicos:

“Sempre a gente vai estar fazendo confraternização, conversando, se incluindo uns aos outros.”

 

Festa Junina reúne cerca de 200 idosos em celebração de inclusão, cultura e convivência em Poços de Caldas

 Festa Junina reúne cerca de 200 idosos em celebração de inclusão, cultura e convivência em Poços de Caldas



Poços de Caldas, MG – O salão nobre da Igreja de São Sebastião foi palco, na última quarta-feira, da tradicional e animada  Festa Junina promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Poços de Caldas. O evento contou com participação de cerca de 200 idosos, que participaram com alegria de uma tarde repleta de música, dança, tradição e integração.

Esse ano, além do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras, estiveram presentes as instituições parceiras de atendimento ao idoso que fazem parte do projeto Amigos do Tempo.

O Amigos do Tempo é uma união entre os alunos de capoterapia, comandados pelo professor Edy, os integrantes do grupo de convivência da Fungotac e a instituição Círculo de Artes, que executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.

A festa contou com a presença do prefeito Paulo Ney, Marcela Carvalho, secretária municipal de Assistência Social, dos secretários Nando Gonçalves (Cultura), Zélia Maria Testi Moreira (Esportes), José Benedito Damião (Obras), além do vereador Wellington Paulista, que acompanha de perto as atividades do projeto.


Tradição

A secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho destaca que todo mês de junho acontece o encontro dos idosos com todos os grupos da Secretaria de Assistência Social que desenvolvem trabalho com idosos. “A gente reúne os grupos de convivência dos oito CRAS e, nesse dia também, tivemos a participação dos idosos do grupo do SESC e também dos Amigos do Tempo, que participaram também Essa é uma iniciativa da Secretaria, nós promovemos o transporte, alimentação, tudo para o evento. Ele está dentro das ações que a Secretaria desenvolve no mês de junho, que é o Junho Violeta, mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa”, destaca Marcela “Fazemos esses encontros justamente para fortalecer. É um momento de integração entre os idosos, entre vários grupos. É um trabalho de socialização que fortalece as ações que a Secretaria realiza para o idoso. Essas ações são voltadas para aquele idoso que tem uma certa independência, que participa dos encontros por conta própria, e que tem esse vínculo com os grupos de convivência em sua região, coordenados pelo CRAS”, completa.  “Foi uma festa junina muito legal, onde eles puderam se divertir, socializar e se sentir incluídos. Nós vemos com grande carinho e amor esse trabalho feito nos territórios, com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos com os idosos e também com os outros grupos que trabalham com a terceira idade no município”, finaliza a secretária.


Projetos que transformam vidas

A psicóloga Patrícia Cristine Rodrigues, responsável pelo fortalecimento de vínculos com os idosos nos CRAS, celebrou o sucesso do evento e falou com entusiasmo sobre o projeto Amigos do Tempo, que vem crescendo e atraindo cada vez mais participantes. “Hoje é nosso segundo encontro e o objetivo do Amigos do Tempo é justamente reunir  grupos de pessoas idosas e oferecer cultura, diversão e entretenimento para a terceira idade. Eu sou do Círculo de Artes e já trabalhamos com  grupo de idosos nos Cras e o nosso objetivo é somar. É cada vez poder convidar e trazer mais pessoas da terceira idade pras nossas festas.”


Um compromisso com o envelhecimento ativo

A secretária de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, falou da importância de ações voltadas para os idosos:

“Às vezes eu até me emociono muito com tanta gente boa envolvida nas atividades na nossa cidade, no nosso município, através dos apoios da nossa prefeitura e outras entidades. E aqui hoje à tarde uma junção dos CRAS, da Fungotac, quer dizer, podendo reunir todos esses idosos nessa confraternização junina maravilhosa. E aliado a tudo isso, o meu compromisso do esporte de poder abrir uma brechinha aqui e também entrar nesse processo junto, levando o esporte para os nossos idosos.”

O secretário de Cultura, Nando Gonçalves, também esteve presente e ressaltou a importância da cultura como ferramenta de integração: “A gente tá aqui da Secretaria de Cultura acompanhando esse evento, essa festa tão gostosa e começando a conversa, sabendo quais são as possibilidades aí que a Secretaria de Cultura pode ajudar aqui nesse projeto tão bacana e tão importante pros nossos idosos.”

O vereador Wellington Paulista, parceiro constante do projeto, destacou o impacto social e emocional dessas iniciativas: “Este evento tem feito a diferença na vida dos idosos. Parabenizar a Marcela, a Patrícia, a Márcia, agradecer todo o apoio das secretarias de esporte, de cultura, de promoção social, que também tem nos ajudado muito.

E esse evento aí também tem os grandes parceiros. Estes  idosos que estão aqui hoje nessa oportunidade, se divertindo nesse momento tão especial na vida deles, e nós ficamos felizes de estar juntos.” “Todo cuidado é muito importante e essa questão é fundamental, né? Criar oportunidade pra eles nesse momento de vida que eles vivem e a gente buscar cada dia mais levar qualidade de vida no dia-a-dia deles.”


Capoterapia e alegria em movimento

Um dos destaques da festa foi a apresentação do grupo de Capoterapia, sob coordenação do professor Edy, que falou sobre o trabalho desenvolvido: “Minha função é que hoje eu vim fazer uma atividade de capoterapia, em apoio ao projeto do Amigos do Tempo, com a participação e apoio do nosso irmão Paulista, vereador Paulista.” “Capoterapia, ela vem desde 2019 em Poços, né? E abrange várias atividades ao idoso, atividades de roda, né? E a ideia principal é qualidade de vida à adversariedade. Tá? E temos ultravaios aqui em várias unidades, o Postal da PSF, SESC e agora em parceria com o Projeto Amigos do Tempo.” “Hoje a gente vai fazer uma atividade, né? Aproveitando o ensejo hoje que é a festa junina, né? A gente vai até fazer uma atividade de capo de la vida, uma festividade aqui.”


A voz da assistência social

A assistente social Laís de Fátima Generoso também comentou sobre o trabalho desenvolvido com os idosos atendidos pela Fungotac: “A gente tem um trabalho que se chama Florescer, a gente atende 30 idosos. Esses idosos fazem um encontro semanal, todas as sextas-feiras. É o Encontro de Fortalecimento Divino.” “E a gente fez uma parceria com a Patrícia e a Márcia, a gente tá fazendo esses eventos e se tornou Amigos do Tempo. Então, a gente vai fazer encontros durante o ano pra poder marcar o encontro de todos os serviços de fortalecimento divino.”


Uma tarde para ficar na memória

A Festa Junina promovida pela Secretaria de Promoção Social é uma demonstração concreta de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, com foco na socialização, valorização e respeito aos idosos. Os presentes se emocionaram, dançaram, compartilharam histórias e mostraram que, com apoio e inclusão, a terceira idade pode ser uma das fases mais felizes da vida.

Valendo a permanência no Módulo II, Caldense enfrenta Patrocinense neste sábado

Poços de Caldas, MG - A Caldense irá encarar o Patrocinense no Estádio Pedro Alves do Nascimento em Patrocínio (MG) neste sábado às 16 horas pela última rodada do Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A partida é de vida ou morte para a Veterana, que precisa vencer para se manter no Módulo II do Campeonato Mineiro sem depender de outros resultados.

No mesmo horário a bola rola para Uberaba x Mamoré em Uberlândia e URT x VEC em Patos de Minas. Uberaba (8 pontos), Caldense (8 pontos) e VEC (7 pontos) brigam contra o descenso. A Veterana tem a mesma pontuação, número de vitórias e saldo de gols do Uberaba, mas leva desvantagem no número de gols pró, 8 a 7, o terceiro critério de desempate. Os demais critérios são menor número de cartões vermelhos recebidos e menor número de cartões amarelos recebidos.

“Infelizmente as coisas não aconteceram da forma que a gente queria, a gente se preparou para brigar pelo acesso e as coisas não saíram conforme desejavamos. No meu caso que me identifico com o clube, é minha segunda passagem aqui, sinto ainda mais. Agora é focar nesse último jogo e fazer com que a Caldense permaneça onde a gente encontrou o clube”, disse o lateral Fábio Sá.

“Foi uma semana difícil pra gente. Não imaginávamos estar em uma situação dessa. Por tudo o que foi feito pela Caldense para nós jogadores, tanto do presidente, como nosso diretor, todo o staff. Deram do bom o do melhor pra gente e infelizmente aconteceu da gente não dar os resultados dentro de campo e estar nessa situação. Mas estamos focados em conseguir fazer um bom jogo lá em Patrocínio e buscar a vitória”, comentou o meia Nestor Mansur.

“Temos que fazer a nossa parte para não estarmos olhando para os outros jogos. É importante que a gente entre bem na partida, que a gente faça um bom jogo e que sejamos eficazes. E que possamos encerrar o campeonato com dignidade e com honra”, falou o técnico Nilson Corrêa.


Cenários favoráveis à Caldense na última rodada

– A vitória garante a permanência do Verdão no Módulo II.

– Em caso de empate, precisará torcer para derrota do Uberaba ou para o VEC não vencer.

– Em caso de derrota, a Caldense precisará que o Uberaba perca por um gol de diferença a mais do que a Veterana; ou que o VEC seja derrotado.


Campanhas

A Veterana vem dos seguintes resultados: Patrocinense (0-0), URT (0-2), Mamoré (2-2), VEC (2-0), Uberaba (1-3), Mamoré (1-1), Uberaba (0-0), VEC (1-1), URT (0-1) e está em 5º lugar do Grupo A com 8 pontos. Patrocinense ocupa a liderança do grupo com 17 pontos, tendo 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na última rodada venceu o Mamoré fora de casa por 1 a 0.


Arbitragem

Juiz: Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG).

Auxiliares: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG).

Quarto Juiz: Antônio Fernandes da Costa (MG).

Analista de Campo: Flávio Henrique Coutinho Teixeira (MG).


Retrospecto e curiosidades

O retrospecto geral do confronto aponta 17 jogos, 5 vitórias, 7 empates, 5 derrotas, 16 gols pró e 16 gols contra.


Cartões

Retorno: Léo Cruz (já cumpriu suspensão pelo 3º cartão amarelo)

Suspenso: não há.

Pendurados: Henrique Rocha, Fábio Sá, Marcílio, Elicley (2 cartões amarelos)

Receberam 01 amarelo os seguintes atletas: Igor Alves, Cesinha, Gleisinho, Igor Lemos, William Menezes, Nestor Mansur, Rayan, Júlio César, Mastherson, David Lima.


Transmissão

A partida será transmitida ao vivo com imagens pelo canal da Rádio Difusora 95.3 no YouTube, emissora autorizada pelo Patrocinense a exibir os jogos como mandante da equipe.

(Link: https://www.youtube.com/@difusora95/streams)

Projeto Funcional Fit transforma vidas com treinos gratuitos e inclusão social

Poços de Caldas, MG – Em seu terceiro ano de atividades, o projeto Funcional Fit segue promovendo saúde e qualidade de vida para a população de Poços de Caldas. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, o projeto tem patrocínio do Monteale Resort e é coordenado pela professora Rafaela Lourenço.

“Se você busca melhorar sua qualidade de vida, venha participar! As aulas são gratuitas e oferecem uma oportunidade valiosa de conquistar uma vida mais saudável e equilibrada”, destacou Rafaela Lourenço.

Com aulas gratuitas no Ginásio Issa Sarraf, no Jardim Country Club, e no Centro Comunitário Maria Imaculada, o Funcional Fit tem como foco principal o condicionamento físico funcional, utilizando exercícios que simulam os movimentos naturais do dia a dia, como agachar, correr, pular, empurrar, puxar e levantar. Esses treinos trabalham vários grupos musculares simultaneamente, contribuindo para o fortalecimento muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório, aumento da flexibilidade e da coordenação motora.

Voltado para todas as faixas etárias, inclusive idosos e crianças – desde que não haja restrições médicas –, o projeto já demonstra resultados concretos na vida de muitos participantes, como no caso de Maria Silveira, de 63 anos, que encontrou no Funcional Fit uma oportunidade de retomar sua independência.

“Eu fiz cinco cirurgias de prótese no quadril e estava com muita dificuldade para me mover. Não conseguia nem calçar um tênis ou abaixar para pegar algo no chão”, conta Maria. “Depois que entrei no projeto, há quatro meses, minha vida mudou completamente. Hoje eu ando, amarro meu tênis, faço caminhada e até brinco com as colegas durante os exercícios.”

Segundo ela, os benefícios vão além do físico. “Tem a convivência, a amizade. A gente conversa, ri, compartilha experiências. E isso faz toda a diferença”, destaca. Em quatro meses, Maria também emagreceu quatro quilos e afirma que se sente muito mais ativa e feliz. “Antes do projeto era uma vida. Agora é outra, totalmente melhor.”

Maria reforça ainda a importância de expandir o projeto: “A Casa do Povo, aqui no Jardim Country Club, poderia ser um novo ponto. Isso facilitaria muito para quem mora perto e tem dificuldade com transporte, como eu.”


  

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Sub-14 da Caldense demonstra raça em partida fora de casa pelo torneio da ARB

 A equipe masculina sub-14 da Associação Atlética Caldense entrou em quadra dia 17 para mais um desafio no torneio da Associação Regional de Basquetebol – ARB. Jogando fora de casa, em Sorocaba, SP, os jovens atletas enfrentaram a equipe paulista, sendo superados pelo placar de 53 a 43.

Apesar do resultado, a partida foi marcada por muita intensidade e disputa técnica. O treinador Otávio Troyano destacou o empenho do grupo durante os quatro períodos. “Foi um jogo com bom nível técnico, e nossos meninos mostraram muita garra. Lutaram até o fim, buscando o placar com inteligência e coragem. Saímos com a cabeça erguida, certos de que estamos no caminho certo”, disse o treinador.

Troyano também fez questão de valorizar o trabalho coletivo por trás do desempenho em quadra. “A comissão técnica tem feito um trabalho muito sério, com foco na formação e desenvolvimento dos atletas. Cada treino é planejado com dedicação, e isso se reflete no comprometimento dos jogadores. Agradecemos também ao departamento de basquete da Caldense, que não mede esforços para oferecer a melhor estrutura possível”, concluiu.

A Veterana segue firme em seu projeto de base, promovendo o crescimento do basquete na região e formando não apenas atletas, mas cidadãos de bem.

O TIME

Pedro Henrique Leão Bastos, Gian Araújo Garro Brito, Affonso Celso Blasi Mattos, Gustavo Henrique Ribeira Giachetta, Diego Barbosa Santos, Pedro Miguel Nicácio Terra, Renato Jorge Rodrigues Filho, Bruno Squarsado Tofoli, Gustavo de Oliveira Gomes, Theo Teller Silva Valentim, Miguel Moraes Aleixo dos Santos e Bruno A. Camilo.

Clara Camargo conquista o vice-campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu e projeta novos desafios nacionais e internacionais

Poços de Caldas, MG - A atleta poços-caldense Ana Clara Camargo, conhecida nos tatames como “Clarinha”, brilhou neste domingo (15) ao conquistar o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado em São Paulo e organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). A conquista coloca Clara entre as duas melhores atletas do Brasil em sua categoria, confirmando seu talento e dedicação à modalidade.

O Campeonato Brasileiro da CBJJ é reconhecido como o torneio de Jiu-Jitsu mais difícil do mundo, superando até mesmo o Campeonato Mundial, realizado nos Estados Unidos. Isso ocorre porque o Brasileiro reúne um número ainda maior de competidores, muitos dos quais não conseguem disputar o Mundial por questões logísticas. Dessa forma, a competição se consolida como um dos maiores e mais desafiadores eventos do calendário internacional da modalidade.

Com a medalha de prata, Clarinha escreve mais um capítulo importante em sua trajetória esportiva, agora com um dos títulos mais expressivos do Jiu-Jitsu nacional. Ao lado de seu treinador Mestre Clayson Jr., a atleta já se prepara para novos desafios ao longo de 2025, tanto no Brasil quanto em competições no exterior.

“Essa conquista representa muito pra mim. É fruto de muito treino, disciplina e apoio da minha equipe. Estou muito feliz por levar o nome de Poços de Caldas ao pódio e motivada para buscar ainda mais”, declarou a atleta.

8ª Conexão Caldense de Vôlei Master movimenta Poços de Caldas com mais de 30 equipes de cinco estados

 A Caldense sediará entre os dias 19 e 21 de junho, a 8ª Conexão Caldense de Vôlei Master, um dos principais torneios de vôlei para atletas veteranos do Brasil. A competição reúne equipes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo, em diversas categorias (40+, 45+, 50+, 55+ e 59+), com confrontos realizados nos ginásios da Associação Atlética Caldense.

O torneio é promovido pela Conexão Pró Sport, com apoio da Caldense, e vem ganhando cada vez mais força e prestígio no calendário do vôlei master nacional. Este ano, participam mais de 30 equipes, distribuídas em cinco quadras de competição, com disputas simultâneas em todas as categorias. Os jogos são classificatórios nos dois primeiros dias e as finais acontecem no sábado (21).

A Caldense participa com times nas categorias 40+ e 55+, enfrentando adversários tradicionais como Katadinho (Campinas), DJ Xandi (Limeira), Rara (Ribeirão Preto), Gaya (SP) e Show Time (SP). Para o clube, o torneio é mais do que uma competição: é uma celebração do esporte e da longevidade ativa, conectando atletas que mantêm a paixão pelo vôlei e pelo alto rendimento.

A expectativa é de ginásios cheios, partidas disputadas e um clima de confraternização entre os atletas, que vêm à cidade não só para jogar, mas para reviver amizades e fortalecer o espírito esportivo.

Rafael Leôncio vence prova de 18 km na Athenas Run Stronger 2025 em São Paulo

Poços de Caldas, MG - O atleta poços-caldense Rafael Leôncio da Silva conquistou mais um feito expressivo no cenário nacional ao vencer a prova de 18 km da Athenas Run Stronger 2025, realizada na cidade de São Paulo. Com o tempo de 58 minutos e 18 segundos, Rafael garantiu o 1º lugar geral, finalizando o percurso em menos de uma hora e levando o nome de Poços de Caldas ao topo do pódio.

A prova integrou o tradicional Circuito Athenas, promovido pela organização Iguana Sports, e reuniu mais de 7 mil corredores de diversas partes do país. O evento é considerado um dos mais técnicos e desafiadores do calendário nacional de corridas de rua, com percursos de 6 km, 12 km, 18 km e 25 km, voltados para o desenvolvimento de força física e mental, resistência e evolução técnica dos atletas.

Sobre a prova

A Athenas Run Stronger é voltada a corredores que buscam aplicar força com eficiência e ritmo, sendo uma etapa fundamental para aqueles que almejam avançar com consistência em seus treinos e competições. A edição deste ano premiou, com medalhas especiais, os 200 primeiros homens e 200 primeiras mulheres que completaram os 25 km.

Mesmo disputando a prova de 18 km, Rafael Leôncio chamou a atenção pelo desempenho superior e ritmo constante ao longo do percurso. “Fui abençoado por Deus, consegui fazer uma prova perfeita e conquistar esse resultado. Dedico essa vitória primeiramente a Deus, aos meus patrocinadores e apoiadores que caminham comigo. Espero que mais patrocinadores possam surgir para fortalecer minha jornada no esporte”, declarou o atleta após a premiação.


Top 5 – Prova de 18 km (tempo oficial)

1️⃣ Rafael Leôncio da Silva – 00:58:18

2️⃣ Gabriel dos Santos – 01:02:16

3️⃣ Maurício Júnior – 01:03:38

4️⃣ Jorge de Barros – 01:04:15

5️⃣ Otávio Cardoso – 01:07:23 

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Grande Mestre Krikor Mekhitarian participa de simultânea de xadrez em Poços e inspira jovens atletas

Poços de Caldas, MG – O último final de semana foi marcado por um evento inédito no cenário esportivo e educacional do município: a presença do Grande Mestre Internacional de xadrez Krikor Mekhitarian para uma disputa simultânea com 36 enxadristas, a maioria estudantes da rede pública e particular de ensino atendidos pelo projeto coordenado pelo professor Willian Silva.

A atividade foi realizada na sede da Associação Atlética Caldense e teve o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, além da própria Caldense, que selecionou 15 atletas para participar do desafio.

Uma oportunidade única para os alunos

O professor Willian Silva destacou a importância da vivência: “O Krikor é um dos melhores jogadores de xadrez do Brasil. Já foi campeão brasileiro duas vezes, representou o país em Olimpíadas e Copas do Mundo. Agora, no fim do ano, ele vai representar o Brasil na Índia. É uma honra recebê-lo em Poços. Dos 36 jogadores, 15 são da Caldense e o restante são alunos meus, do projeto de xadrez que atendo em 13 escolas – 11 públicas e 2 particulares – com mais de 200 alunos. Alguns já estão se destacando fora da cidade, como João, Lavinho e Gabriel.”


Os desafiantes

Entre os participantes estava Leandro Corrêa Martins, que falou sobre o privilégio e a tensão de enfrentar um grande nome do xadrez: “Inicialmente, a gente fica receoso. Mas pra quem ama o xadrez, enfrentar um campeão é uma honra. É uma oportunidade de testar habilidades, mesmo que a gente perca. O que mais me atrai no jogo é a estratégia, tentar adivinhar o pensamento do adversário. Vou tentar atrasar o jogo dele o máximo possível.”

Outro participante, Wilson de Souza, também compartilhou sua emoção: “É um momento histórico. Joguei com incentivo de projetos escolares e estar frente a frente com um bicampeão brasileiro é maravilhoso. A ideia é tentar dificultar um pouco, pelo menos no começo.”


Apoio institucional

O evento teve a presença de autoridades, entre elas o vereador Wellington Guimarães (Paulista), que reforçou o apoio da Câmara e da Secretaria de Esportes: “O xadrez se destaca no município, especialmente por meio do trabalho do professor Willian. Com o apoio do Programa Poços Ativa e da Caldense, esse evento proporciona uma experiência única aos alunos.”

A secretária de Esportes, Zelinha, ressaltou a diversidade e a potência dos eventos realizados:

“Esse é um final de semana esportivo muito rico. Tivemos o Festival Paralímpico, que promove a inclusão, e agora essa simultânea que movimenta corpo e mente. A Caldense, com apoio da Prefeitura, proporciona esse contato das crianças da rede pública com o esporte intelectual. Também anunciamos que Poços sediará duas etapas do Festival Paralímpico e, em agosto, os Jogos Paralímpicos, uma grande conquista para a cidade.”


A visão de Krikor Mekhitarian

Com grande simpatia, Krikor falou sobre sua experiência em Poços: “Já vim várias vezes para cá, desde os meus 10, 12 anos. É sempre bacana. Hoje vou enfrentar 36 adversários ao mesmo tempo. Parece fácil, mas sempre tem quem joga muito bem. É um desafio para mim também. O xadrez tem crescido muito nos últimos cinco anos, principalmente entre crianças. Isso eleva o nível nacional. Minha missão aqui é jogar, mas também servir de exemplo. Em novembro, participo da Copa do Mundo pela terceira vez, com os melhores do mundo. É difícil se classificar, então estou me preparando bastante.”

Sobre o “segredo do sucesso”, Krikor foi direto: “A receita é gostar muito do jogo e se dedicar. Não tem segredo. É prática, estudo e dedicação. Quanto mais você se dedica, mais longe vai.”


O desafio

O grande mestre Krikor Mekhitarian, um dos maiores nomes do xadrez brasileiro, enfrentou 36 jogadores ao mesmo tempo, conquistando 35 vitórias e empatando uma partida, em um evento que durou mais de 4 horas.

Para o diretor social da Caldense, Eduardo Ferreira, receber Krikor no ano do centenário do clube foi uma honra. “Nunca tínhamos promovido no clube um evento com essa profundidade intelectual. O xadrez traz uma diversidade enriquecedora, e com o maior enxadrista do país, o evento ganha ainda mais valor. Ver crianças e adultos, inclusive nossos próprios sócios, participando e se destacando é algo que engrandece os 100 anos do clube”, destacou.

Segundo Ailton Lopes, diretor do Departamento de Esportes Especializados da Caldense, a ideia do evento foi amadurecida ao longo do último ano. “A proposta foi apresentada ao conselheiro Eduardo pelo instrutor William Silva, e desde o início teve total apoio do presidente Rovilson Ribeiro. Realizamos uma seletiva entre nossos associados, e 16 deles garantiram vaga para jogar com o mestre”, explicou.

O sucesso da atividade também reacendeu discussões sobre a inclusão do xadrez no dia a dia do clube. “O xadrez está crescendo em Poços, e estamos estudando formas de trazê-lo permanentemente para a Caldense, com aulas regulares para os associados. No ano do nosso centenário, é mais uma atividade que movimenta e valoriza a Veterana”, afirmou Lopes.

Entre os destaques do evento esteve o jovem Lucas de Almeida Matos, de 18 anos, da cidade de Botelhos, MG, que conseguiu empatar com o mestre. “Quando recebi o convite, mal acreditei. Acompanho o Krikor há anos, assisto ao canal dele no YouTube, e poder jogar com ele foi uma sensação indescritível. Uma experiência que a Caldense me proporcionou e que ficará marcada para sempre”, relatou Lucas.

Outro nome que chamou atenção foi Ediel Romão Silva Marciano, de 14 anos, o último jogador a ser eliminado por Mekhitarian. “Foi uma partida muito intensa. Em vários momentos achei que perderia, mas consegui resistir bastante. No final, minha meta era apenas ser o último a ser derrotado. Foi incrível ver minha família e amigos torcendo por mim. O mestre é uma grande referência, estudo suas jogadas. Sabia que ganhar seria quase impossível, mas fui com o objetivo de segurar o máximo que conseguisse”, contou o jovem enxadrista.