sexta-feira, 20 de junho de 2025

Grande Arraiá do Projeto DeterminaAção promove integração e saúde por meio da dança e da cultura

Poços de Caldas, MG – A noite da última quarta-feira foi marcada por muita animação, alegria e tradição com a realização do Grande Arraiá do Projeto DeterminaAção, uma iniciativa que une atividades físicas, bem-estar e convivência comunitária. Sob o comando da professora Agostinha Ângela da Silva, carinhosamente conhecida como Ângela, o projeto celebrou as festas juninas com uma programação especial, incluindo danças típicas, trajes caipiras e, claro, a tradicional quadrilha. O evento aconteceu no espaço do CAIC, onde o projeto acontece regularmente das 18h30 às 19h30.

O projeto comandado por Ângela também acontece nos bairros Jardim São Paulo (das 8h às 9h), Monte Verde (das 9h30 às 10h30) e, mais recentemente, no espaço do GAAPO, com atividades das 17h às 18h. O crescimento do projeto em diferentes regiões da cidade reflete o sucesso da proposta e o envolvimento crescente da comunidade.

A idealizadora e coordenadora Ângela destacou a importância do apoio recebido neste ano, fundamental para a ampliação das ações:

“Hoje quem apoia a gente é o Palace Hotel, ele entrou com esse apoio esse ano e a gente pretende continuar o ano que vem, mais um ano e sempre estarmos juntos.”

O Projeto DeterminaAção oferece uma variedade de atividades voltadas à saúde e qualidade de vida dos participantes. Uma das principais práticas desenvolvidas é o hitbox, uma modalidade que mistura movimentos de fortalecimento muscular, coordenação motora e exercícios aeróbicos.

“A gente trabalha com, hoje, dança, hitbox. Não é dança, ele é mais um trabalho de fortalecimento muscular, coordenação motora, ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, te ajuda a manter uma vida totalmente mais saudável”, explica Ângela, que convida a comunidade para participar das aulas: “Vocês são muito bem-vindos. Eu aguardo vocês.”

Festa junina

O clima junino tomou conta do ambiente com todos os participantes vestidos a caráter. Com músicas típicas e espírito de confraternização, a quadrilha foi o ponto alto da noite:

“ Estamos no mês de São João, então a gente resolveu fazer essa festa hoje e veio está todo mundo a caráterpara  a nossa quadrilha.”

Ângela também ressaltou que o espírito do projeto vai além dos exercícios físicos:

“Sempre a gente vai estar fazendo confraternização, conversando, se incluindo uns aos outros.”

 

Nenhum comentário: