PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcamposgmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos
Poços de Caldas, MG – O presidente da Cricket Brasil, Matthew Ross Featherstone, foi condecorado pelo Rei Charles III com a Ordem do Império Britânico (OBE), uma das mais importantes honrarias do Reino Unido. O feito tem valor ainda mais simbólico: em 2009, o pai de Matthew, Godfrey Eugene Featherstone , que jogava rugbi, também recebeu a mesma distinção do então Príncipe Charles, hoje Rei.
“Estou muito feliz, muito orgulhoso, não esperava. Hoje relembro meu pai e o quanto foi especial o dia que ele recebeu este incrível reconhecimento”, declarou emocionado Matthew, ao comentar a condecoração.
Trajetória de
vida e paixão por
Poços de Caldas
A história de Matthew com o Brasil começou em 2000, quando decidiu visitar Poços de Caldas por apenas seis meses, a convite da namorada na época, Aline Begalli Calil, que estudava em Londres. A previsão de estadia virou moradia definitiva. “Ela dizia que eu nunca mais iria querer sair do Brasil, e foi exatamente isso que aconteceu. Casei com Aline e foi a melhor escolha da minha vida. Adoro morar no Brasil, adoro morar em Poços de Caldas”, contou.
Desde então, Matthew tem sido peça-chave na popularização do críquete no Brasil, especialmente em projetos voltados para crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sob sua liderança, a Cricket Brasil se consolidou como um modelo de inclusão, educação e transformação social através do esporte.
Raízes no esporte e dedicação à educação
Natural de Londres, Matthew cresceu em uma família esportiva. O pai era jogador de rugby, e desde cedo ele respirava o ambiente das quadras e campos. Jogou squash, futebol, rugby e críquete, destacando-se na seleção inglesa nas categorias sub-15 e sub-19. Apesar do talento, nunca se considerou um craque. “Era um jogador mais ou menos, como se diz no Brasil, mas me apeguei aos estudos para correr atrás do resto quando fosse preciso.”
Featherstone formou-se em três faculdades: é bacharel em Educação Física, mestre em Psicologia do Esporte e bacharel em Administração Esportiva. Essa base acadêmica se somou à sua experiência como atleta para construir um dos projetos esportivos mais respeitados do país.
Reconhecimento internacional
A Ordem do Império Britânico é concedida a cidadãos britânicos e estrangeiros que prestam relevantes serviços à sociedade e à Coroa nas áreas de cultura, ciência, serviço público e esporte. A cerimônia de investidura de Matthew será realizada em breve no Palácio de Buckingham, em Londres. “Acredito que o cricket brasileiro, especialmente o feminino, tem potencial para estar entre os melhores do mundo. E esse reconhecimento do Rei Charles só reforça que estamos no caminho certo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário