sexta-feira, 20 de junho de 2025

Festa Junina reúne cerca de 200 idosos em celebração de inclusão, cultura e convivência em Poços de Caldas

 Festa Junina reúne cerca de 200 idosos em celebração de inclusão, cultura e convivência em Poços de Caldas



Poços de Caldas, MG – O salão nobre da Igreja de São Sebastião foi palco, na última quarta-feira, da tradicional e animada  Festa Junina promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Poços de Caldas. O evento contou com participação de cerca de 200 idosos, que participaram com alegria de uma tarde repleta de música, dança, tradição e integração.

Esse ano, além do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras, estiveram presentes as instituições parceiras de atendimento ao idoso que fazem parte do projeto Amigos do Tempo.

O Amigos do Tempo é uma união entre os alunos de capoterapia, comandados pelo professor Edy, os integrantes do grupo de convivência da Fungotac e a instituição Círculo de Artes, que executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.

A festa contou com a presença do prefeito Paulo Ney, Marcela Carvalho, secretária municipal de Assistência Social, dos secretários Nando Gonçalves (Cultura), Zélia Maria Testi Moreira (Esportes), José Benedito Damião (Obras), além do vereador Wellington Paulista, que acompanha de perto as atividades do projeto.


Tradição

A secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho destaca que todo mês de junho acontece o encontro dos idosos com todos os grupos da Secretaria de Assistência Social que desenvolvem trabalho com idosos. “A gente reúne os grupos de convivência dos oito CRAS e, nesse dia também, tivemos a participação dos idosos do grupo do SESC e também dos Amigos do Tempo, que participaram também Essa é uma iniciativa da Secretaria, nós promovemos o transporte, alimentação, tudo para o evento. Ele está dentro das ações que a Secretaria desenvolve no mês de junho, que é o Junho Violeta, mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa”, destaca Marcela “Fazemos esses encontros justamente para fortalecer. É um momento de integração entre os idosos, entre vários grupos. É um trabalho de socialização que fortalece as ações que a Secretaria realiza para o idoso. Essas ações são voltadas para aquele idoso que tem uma certa independência, que participa dos encontros por conta própria, e que tem esse vínculo com os grupos de convivência em sua região, coordenados pelo CRAS”, completa.  “Foi uma festa junina muito legal, onde eles puderam se divertir, socializar e se sentir incluídos. Nós vemos com grande carinho e amor esse trabalho feito nos territórios, com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos com os idosos e também com os outros grupos que trabalham com a terceira idade no município”, finaliza a secretária.


Projetos que transformam vidas

A psicóloga Patrícia Cristine Rodrigues, responsável pelo fortalecimento de vínculos com os idosos nos CRAS, celebrou o sucesso do evento e falou com entusiasmo sobre o projeto Amigos do Tempo, que vem crescendo e atraindo cada vez mais participantes. “Hoje é nosso segundo encontro e o objetivo do Amigos do Tempo é justamente reunir  grupos de pessoas idosas e oferecer cultura, diversão e entretenimento para a terceira idade. Eu sou do Círculo de Artes e já trabalhamos com  grupo de idosos nos Cras e o nosso objetivo é somar. É cada vez poder convidar e trazer mais pessoas da terceira idade pras nossas festas.”


Um compromisso com o envelhecimento ativo

A secretária de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, falou da importância de ações voltadas para os idosos:

“Às vezes eu até me emociono muito com tanta gente boa envolvida nas atividades na nossa cidade, no nosso município, através dos apoios da nossa prefeitura e outras entidades. E aqui hoje à tarde uma junção dos CRAS, da Fungotac, quer dizer, podendo reunir todos esses idosos nessa confraternização junina maravilhosa. E aliado a tudo isso, o meu compromisso do esporte de poder abrir uma brechinha aqui e também entrar nesse processo junto, levando o esporte para os nossos idosos.”

O secretário de Cultura, Nando Gonçalves, também esteve presente e ressaltou a importância da cultura como ferramenta de integração: “A gente tá aqui da Secretaria de Cultura acompanhando esse evento, essa festa tão gostosa e começando a conversa, sabendo quais são as possibilidades aí que a Secretaria de Cultura pode ajudar aqui nesse projeto tão bacana e tão importante pros nossos idosos.”

O vereador Wellington Paulista, parceiro constante do projeto, destacou o impacto social e emocional dessas iniciativas: “Este evento tem feito a diferença na vida dos idosos. Parabenizar a Marcela, a Patrícia, a Márcia, agradecer todo o apoio das secretarias de esporte, de cultura, de promoção social, que também tem nos ajudado muito.

E esse evento aí também tem os grandes parceiros. Estes  idosos que estão aqui hoje nessa oportunidade, se divertindo nesse momento tão especial na vida deles, e nós ficamos felizes de estar juntos.” “Todo cuidado é muito importante e essa questão é fundamental, né? Criar oportunidade pra eles nesse momento de vida que eles vivem e a gente buscar cada dia mais levar qualidade de vida no dia-a-dia deles.”


Capoterapia e alegria em movimento

Um dos destaques da festa foi a apresentação do grupo de Capoterapia, sob coordenação do professor Edy, que falou sobre o trabalho desenvolvido: “Minha função é que hoje eu vim fazer uma atividade de capoterapia, em apoio ao projeto do Amigos do Tempo, com a participação e apoio do nosso irmão Paulista, vereador Paulista.” “Capoterapia, ela vem desde 2019 em Poços, né? E abrange várias atividades ao idoso, atividades de roda, né? E a ideia principal é qualidade de vida à adversariedade. Tá? E temos ultravaios aqui em várias unidades, o Postal da PSF, SESC e agora em parceria com o Projeto Amigos do Tempo.” “Hoje a gente vai fazer uma atividade, né? Aproveitando o ensejo hoje que é a festa junina, né? A gente vai até fazer uma atividade de capo de la vida, uma festividade aqui.”


A voz da assistência social

A assistente social Laís de Fátima Generoso também comentou sobre o trabalho desenvolvido com os idosos atendidos pela Fungotac: “A gente tem um trabalho que se chama Florescer, a gente atende 30 idosos. Esses idosos fazem um encontro semanal, todas as sextas-feiras. É o Encontro de Fortalecimento Divino.” “E a gente fez uma parceria com a Patrícia e a Márcia, a gente tá fazendo esses eventos e se tornou Amigos do Tempo. Então, a gente vai fazer encontros durante o ano pra poder marcar o encontro de todos os serviços de fortalecimento divino.”


Uma tarde para ficar na memória

A Festa Junina promovida pela Secretaria de Promoção Social é uma demonstração concreta de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, com foco na socialização, valorização e respeito aos idosos. Os presentes se emocionaram, dançaram, compartilharam histórias e mostraram que, com apoio e inclusão, a terceira idade pode ser uma das fases mais felizes da vida.

Nenhum comentário: