Poços de Caldas, MG – Em seu terceiro ano de atividades, o projeto Funcional Fit segue promovendo saúde e qualidade de vida para a população de Poços de Caldas. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, o projeto tem patrocínio do Monteale Resort e é coordenado pela professora Rafaela Lourenço.
“Se você busca melhorar sua qualidade de vida, venha participar! As aulas são gratuitas e oferecem uma oportunidade valiosa de conquistar uma vida mais saudável e equilibrada”, destacou Rafaela Lourenço.
Com aulas gratuitas no Ginásio Issa Sarraf, no Jardim Country Club, e no Centro Comunitário Maria Imaculada, o Funcional Fit tem como foco principal o condicionamento físico funcional, utilizando exercícios que simulam os movimentos naturais do dia a dia, como agachar, correr, pular, empurrar, puxar e levantar. Esses treinos trabalham vários grupos musculares simultaneamente, contribuindo para o fortalecimento muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório, aumento da flexibilidade e da coordenação motora.
Voltado para todas as faixas etárias, inclusive idosos e crianças – desde que não haja restrições médicas –, o projeto já demonstra resultados concretos na vida de muitos participantes, como no caso de Maria Silveira, de 63 anos, que encontrou no Funcional Fit uma oportunidade de retomar sua independência.
“Eu fiz cinco cirurgias de prótese no quadril e estava com muita dificuldade para me mover. Não conseguia nem calçar um tênis ou abaixar para pegar algo no chão”, conta Maria. “Depois que entrei no projeto, há quatro meses, minha vida mudou completamente. Hoje eu ando, amarro meu tênis, faço caminhada e até brinco com as colegas durante os exercícios.”
Segundo ela, os benefícios vão além do físico. “Tem a convivência, a amizade. A gente conversa, ri, compartilha experiências. E isso faz toda a diferença”, destaca. Em quatro meses, Maria também emagreceu quatro quilos e afirma que se sente muito mais ativa e feliz. “Antes do projeto era uma vida. Agora é outra, totalmente melhor.”
Maria reforça ainda a importância de expandir o projeto: “A Casa do Povo, aqui no Jardim Country Club, poderia ser um novo ponto. Isso facilitaria muito para quem mora perto e tem dificuldade com transporte, como eu.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário