sexta-feira, 31 de outubro de 2025

9º Vozes da Resistência celebra a Capoeira Angola neste fim de semana em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, MG - O 9º Vozes da Resistência acontecerá nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, como parte das ações do Mês da Consciência Negra e com o compromisso de fortalecer, celebrar e difundir a Cultura Afro-Brasileira em Poços de Caldas e região. O evento é promovido pela Escola de Capoeira Angola Resistência, em parceria com o NEABI da UNIFAL-MG, com apoio do Chico Rei e da Secretaria de Promoção Social. Com o objetivo de reunir pessoas, saberes e manifestações que reafirmam a capoeira como arte, memória, educação e movimento coletivo de resistência.

A iniciativa é fruto do trabalho contínuo do Professor Danilo de Abreu e Silva, que há mais de dez anos conduz aulas gratuitas de Capoeira Angola no Chico Rei, abertas à comunidade e voltadas para crianças, jovens e adultos. As atividades envolvem musicalidade, corpo em movimento, história, ancestralidade e vivências em comunidade.

A abertura do evento será na sexta-feira (31/10), às 19h, com uma Roda de Capoeira Angola no Chico Rei (Avenida Francisco Jesualdi,84- Jd. Novo Mundo). A programação segue ao longo do sábado (01/11) na Escola Estadual Dona Francisca Tamm Bias Fortes (R. Capitão Maneco Junqueira, 65 - Nossa Sra. Aparecida), a partir das 09h30, com as oficinas conduzidas pelos oficineiros convidados deste ano: Mestre Topete, Trenel Henrique, Trenel Lua e Treinela Mari, que irão compartilhar vivências, fundamentos, e saberes ligados à capoeira, à musicalidade e suas práticas. Ao final do dia, acontece a Noite Cultural, momento de encontro e celebração, entre os participantes em uma roda de samba que também conecta com a cultura africana.

O encerramento será no domingo (02/11), com uma Roda de Capoeira Angola pela manhã, no Mirante Santa Rita (Rua Júpiter,1 - Bairro Santa Rita).

O 9º Vozes da Resistência reafirma que a capoeira é território vivo de cuidado, movimento, pertencimento e luta, fortalecendo as vozes negras que seguem, ontem e hoje, construindo caminhos de presença e continuidade.

Mais informações sobre o evento e inscrições podem ser acessadas pela rede social da escola: @escolaresistencia.pocos

SERVIÇO

Data: 31 de outubro, 01 e 02 de novembro

Locais: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei e Escola Estadual Dona Francisca Tamm Bias Fortes

Nenhum comentário: