sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Apoiada pela Alcoa, Rafaela Cristine fala do sonho olímpico no atletismo brasileiro

 PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com

pvc.mantiqueira@gmail.com

@pvcampos.pvc

@mantipocos

@alcoa


Poços de Caldas, MG – Dedicação, superação e sonhos que ultrapassam os limites da pista. Assim pode ser definida a trajetória da atleta atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa, que iniciou sua jornada no atletismo ainda na adolescência e hoje figura entre os principais nomes do país no arremesso de peso. Aos poucos, ela vem consolidando uma carreira que já a colocou entre as melhores do Brasil e que a leva a sonhar alto: disputar uma Olimpíada.


O início da caminhada

Rafaela começou a treinar por volta de 2011, quando tinha apenas 12 anos. Sua primeira experiência foi nas provas de velocidade, passando depois pelas provas combinadas – que reúnem várias modalidades. “Comecei nas corridas de velocidade, depois fui para as provas combinadas, que exigem bastante do atleta. Mais tarde, me encontrei nas provas de arremesso e lançamentos, e hoje minha especialidade é o arremesso de peso”, relembra.

A entrada no atletismo foi incentivada por professores. Rafaela faz questão de destacar a importância de quem abriu as portas para sua formação:

“Eu fui convidada por uma professora de Educação Física, a Vitalina Rossi, que me apresentou ao projeto. Foi fundamental esse incentivo ainda na escola. Depois, comecei a treinar com o professor Sidney Carlos De Parólis, que cuidava do grupo mais avançado. Nós, mais novos, olhávamos para os atletas mais experientes e queríamos chegar naquele nível. Foi uma motivação enorme.” Rafaela treina aos cuidados do professor Sidnei até os dias de hoje. 


Conquistas e evolução

O currículo de Rafaela é consistente. Ela já foi medalhista em várias competições nacionais e, neste ano, conquistou um dos maiores feitos da carreira:

“Tive o privilégio de ser vice-campeã brasileira na principal competição da América Latina. Já tinha sido terceira colocada em outra edição e também cheguei a ficar em quarto lugar. Agora consegui a segunda posição, graças a Deus. Foi um passo importante na minha trajetória.”

Atualmente, Rafaela ocupa a segunda colocação no ranking nacional do arremesso de peso, resultado que veio após uma de suas melhores marcas obtidas no início da temporada. Além da prova principal, ela também participa eventualmente do lançamento do disco.


Treinos e rotina

A preparação da atleta é intensa e envolve tanto treinos técnicos na pista quanto sessões de musculação. “No arremesso, a gente precisa muito da parte física. Então, faço musculação e treino específico de segunda a sábado. Primeiro na academia, que é do professor Sidney, e depois na pista, para trabalhar a parte técnica”, explica.

Com a temporada atual já encerrada, Rafaela se dedica agora à fase de base, preparando-se para os desafios de 2026. “Estamos na fase de condicionamento. Depois vêm outras etapas do treinamento, sempre visando as grandes competições, como o Brasileiro e até o Sul-Americano.”


O apoio essencial

Para alcançar grandes resultados, Rafaela conta com o patrocínio e incentivo da Alcoa, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, além do apoio incondicional da família. “Esse suporte é muito importante, principalmente porque a vida do atleta envolve custos com alimentação, suplementação, deslocamento e hospedagem. Ter esse apoio faz toda a diferença, porque consigo focar no que realmente importa: treinar e competir. Além disso, minha família sempre esteve ao meu lado. Minha mãe nunca me segurou, sempre me incentivou nas viagens e competições. Isso dá um gás enorme para seguir em frente.” “Já o apoio da Alcoa é muito importante, pois me dá suporte e respaldo suficiente para eu ficar tranquila em busca dos meus objetivos”, falou a atleta.


O sonho olímpico

Apesar de já ter conquistado resultados expressivos, Rafaela não esconde sua maior meta: representar o Brasil em uma Olimpíada. “Com certeza o sonho olímpico é o meu maior objetivo. Estamos trabalhando com calma, com os pés no chão, mas sempre com essa mentalidade. Para chegar lá, é preciso atingir os índices estabelecidos pela World Athletics, ou então manter uma sequência de boas marcas que garantam a vaga pelo sistema de pontuação. Não está tão longe. Tenho participado de competições internacionais e isso aumenta as chances. Vamos trabalhar muito para chegar até lá.”


Um exemplo para 

Poços de Caldas

De uma menina de 12 anos incentivada pela escola a uma atleta de ponta no ranking nacional, Rafaela mostra que o caminho é árduo, mas possível. Com disciplina, apoio e determinação, ela segue firme em busca do maior palco do esporte mundial. “O atletismo me mostrou a diversidade, a importância de experimentar e encontrar aquilo que mais combina com a gente. Hoje me encontrei no arremesso de peso, mas, mais do que isso, encontrei uma paixão e um propósito. O sonho olímpico é grande, mas estou cada vez mais próxima dele.”

Nenhum comentário: