quarta-feira, 24 de junho de 2026

Atletas do SESI inspiram jovens judocas durante festival do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – O festival de encerramento do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida, realizado na Casa do Menor Dr. Edmundo Dias, contou com a presença especial dos atletas de alto rendimento Vinícius Geraldo Raimundo e Gustavo Gomes de Oliveira, integrantes da equipe do SESI São Paulo. Durante o evento, os judocas compartilharam suas trajetórias no esporte e levaram uma mensagem de incentivo às crianças e adolescentes participantes do projeto.

Natural de Poços de Caldas, Vinícius Geraldo Raimundo, de 20 anos, destacou a emoção de retornar ao local onde iniciou sua trajetória esportiva e reencontrar crianças que hoje vivem uma realidade semelhante à que ele experimentou há cerca de dez anos. “É muito gratificante ver essas crianças tendo a oportunidade que eu tive. Eu me vi ali no lugar delas. Também comecei em um projeto social e sei o quanto isso é importante para a formação de uma criança. Viemos contar nossa história para mostrar que elas também podem alcançar seus sonhos”, afirmou.

Segundo o atleta, além do desenvolvimento esportivo, o judô desempenha um papel fundamental na formação pessoal dos jovens. “As crianças vêm aqui para se divertir, aprender e ficar longe das ruas e de situações de risco. Isso ajuda muito no crescimento delas dentro e fora do tatame. Ver o brilho no olhar de cada uma delas é algo muito especial”, ressaltou.


Experiência no alto rendimento

Atualmente defendendo o SESI São Paulo, um dos principais clubes do país, Vinícius participa de uma rotina intensa de treinamentos e competições. Recentemente, ele disputou o Troféu Brasil de Judô, considerado o principal campeonato de clubes do país e uma das portas de acesso à seleção brasileira principal. “O SESI é um dos maiores clubes do Brasil. Nós treinamos três vezes por dia e vivemos um ambiente muito profissional. No Troféu Brasil tivemos a oportunidade de enfrentar atletas olímpicos e medalhistas internacionais. É uma experiência incrível para quem sonha chegar ao mais alto nível do esporte”, destacou



Exemplo para as novas gerações

Também presente no evento, o judoca Gustavo Gomes de Oliveira, natural de Diadema (SP) e companheiro de equipe de Vinícius no SESI, ressaltou a importância de compartilhar experiências com as novas gerações. “É muito legal poder voltar a um projeto social e conversar com crianças que estão começando agora. Eu também comecei dessa forma, sendo acolhido por um professor que acreditou em mim mesmo quando eu não tinha condições. Hoje, viver tudo isso e perceber que posso inspirar outras pessoas é algo muito especial”, afirmou.

Gustavo também destacou a relevância do Troféu Brasil na carreira dos atletas. “É a competição mais importante do país em nível nacional e serve como caminho para a seleção brasileira. Mesmo sendo jovens, estamos competindo com atletas olímpicos e de nível internacional. Estamos trabalhando forte para, futuramente, conquistar medalhas e buscar uma vaga na seleção principal”, explicou.

Para os dois atletas, participar do festival foi uma oportunidade de retribuir ao esporte tudo aquilo que receberam ao longo da trajetória. “Quando eu era criança, admirava atletas mais experientes que visitavam os projetos e competições. Hoje estar desse lado, podendo servir de exemplo para essas crianças, é muito emocionante. Isso renova nossa motivação e mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Gustavo.

Nenhum comentário: