sexta-feira, 26 de junho de 2026

IMS/Poços: Documentário resgata a trajetória do primeiro campeão negro do futebol brasileiro

 Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Secretaria Municipal de Cultura, convida a população para a exibição gratuita do documentário “O Médico e a Bola”, que acontece no próximo sábado, 27 de junho, às 16h, no cinema do Instituto Moreira Salles (IMS Poços). Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Mário Carvão e o pesquisador Roberto Tereziano.

Com 15 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos, o filme resgata a trajetória de Paulino de Souza, personagem fundamental para a história de Poços de Caldas e do futebol brasileiro. Filho de ex-escravizados, Paulino foi o responsável por trazer a primeira bola de futebol para a cidade, em 1904, e, dois anos depois, tornou-se o primeiro campeão negro do futebol brasileiro ao conquistar um título pelo Botafogo.

Além de sua importância para o esporte nacional, Paulino teve papel decisivo na introdução do futebol em Poços de Caldas, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade na cidade e para a construção de uma tradição esportiva que, anos mais tarde, daria origem a importantes clubes, como a Associação Atlética Caldense.

Produzido a partir de extensa pesquisa histórica, o documentário reúne documentos de arquivo, entrevistas e reconstruções visuais para revisitar a memória da família Souza e destacar sua contribuição para a formação cultural, esportiva e social de Poços de Caldas e do Brasil. A obra também propõe uma reflexão sobre memória, protagonismo negro e a valorização de personagens que, apesar de sua relevância histórica, permaneceram por décadas à margem dos registros oficiais.

Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com o pesquisador Roberto Tereziano, referência nos estudos sobre cultura afro-brasileira e representatividade negra, e com o diretor Mário Carvão, que compartilhará os bastidores da pesquisa e da produção do filme.

“O Médico e a Bola” foi produzido por meio do edital de patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Poços de Caldas. A finalização da obra contou com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, incentivo cultural da Alcoa e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é de Olho-Pião Filmes, Trama Ação Urbana e Michelle Veloso, com apoio da Carvalho Agência Cultural e da Cinemateca Brasileira.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Poços de Caldas com a valorização da memória, da cultura e da história local, promovendo o acesso gratuito à produção audiovisual e incentivando o reconhecimento de personagens que contribuíram para a construção da identidade do município e do país.


Serviço

Exibição do documentário “O Médico e a Bola” e bate-papo com Mário Carvão e Roberto Tereziano

Data: 27 de junho (sábado)

Horário: 16h

Local: Instituto Moreira Salles (IMS Poços) – Rua Teresópolis, 90 – Poços de Caldas

Entrada: Gratuita, sujeita à lotação da sala. As senhas serão distribuídas 60 minutos antes da sessão, com limite de uma por pessoa.

Mais informações: (35) 3722-2776.a

Nenhum comentário: