quarta-feira, 24 de junho de 2026

Festival de judô reúne alunos e famílias no encerramento do semestre do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – A Casa do Menor Dr. Edmundo Dias foi palco de um festival de judô e uma confraternização que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida. O evento reuniu alunos dos períodos da manhã, tarde e noite, familiares, professores e convidados especiais em uma celebração que destacou a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes.

De acordo com o coordenador do projeto, José Raimundo Júnior, a iniciativa não representa o fim das atividades esportivas, mas sim uma pausa para celebrar os resultados alcançados ao longo do semestre.

“Estamos encerrando o semestre, mas não os treinos. Optamos por realizar um festival junto com uma confraternização envolvendo os alunos e suas famílias. Está sendo muito bacana ver o acolhimento da comunidade e a participação de todos”, destacou.

Um dos destaques do evento foi a presença de dois atletas de alto rendimento do SESI São Paulo, que compartilharam experiências com os alunos, relatando desafios enfrentados na carreira e a rotina exigida pelo esporte de alto nível.

Júnior explicou que o projeto Judô para a Vida caminha para seu quarto ano de atividades e conta com o apoio da empresa Valgroup. Atualmente, a iniciativa atende um número crescente de participantes, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e alunos neurodivergentes.

“O projeto tem evoluído bastante. Hoje temos a felicidade de incluir alunos PCDs e neurodivergentes, promovendo integração e desenvolvimento por meio do judô. A procura aumentou muito e estamos conseguindo atender a demanda com a divisão das turmas, mas o espaço já está ficando pequeno”, afirmou.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira na Casa do Menor, nos períodos da manhã, tarde e noite, e permanecem abertas para novos participantes.


Esporte como ferramenta de transformação

A coordenadora da Casa do Menor, Maria de Fátima Rodrigues Alves, ressaltou a importância do esporte como instrumento de educação, disciplina e inclusão social. “Esporte é vida, saúde, educação e disciplina. Quando o Júnior nos procurou com a proposta do projeto, abrimos as portas porque acreditamos muito no potencial transformador dessas atividades. As crianças gostam muito do judô e os professores realizam um trabalho maravilhoso”, destacou.

Além do judô, a instituição oferece outras atividades voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, como futsal, música e informática.

“A gente procura oferecer várias opções porque sabemos da importância de manter essas crianças ocupadas com atividades positivas. Aqui elas são acolhidas com muito carinho”, afirmou.


Mais de 20 anos de atendimento

Maria de Fátima explicou que a Casa do Menor passou por uma transformação ao longo dos anos. Até 2010, a entidade mantinha um sistema de acolhimento institucional, mas posteriormente direcionou seus esforços para projetos socioeducativos desenvolvidos no contraturno escolar. “Hoje trabalhamos exclusivamente com esse modelo de atendimento. Já são mais de 20 anos oferecendo atividades que contribuem para o crescimento pessoal e social de crianças e adolescentes”, explicou.

A manutenção da instituição ocorre por meio de parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, responsável por grande parte dos recursos destinados aos profissionais que atuam no local. O restante é obtido através de eventos beneficentes, doações e campanhas promovidas pela própria entidade. “Realizamos jantares, almoços, rifas, bingos e diversas ações para complementar os recursos necessários para manter a instituição funcionando. É um trabalho contínuo, mas muito gratificante”, concluiu.

Nenhum comentário: